Anda di halaman 1dari 2

PROPOSTA DE REDAO TEMA: QUALIDADE DE VIDA Fala-se tanto de qualidade de vida no mundo atual que mdicos e profissionais de outras

reas so convidados a indicar os comportamentos adequados para se ter uma vida mais saudvel. Sabemos, entretanto, que ter qualidade de vida implica um conjunto de procedimentos a serem incorporados ao nosso dia a dia. Para auxiliar sua reflexo, leia os trechos a seguir selecionados da reportagem da revista "Superinteressante" e, a seguir, escreva um texto dissertativo entre 25 e 30 linhas, argumentando sobre o que ter qualidade de vida na sociedade contempornea. Se preferir, poder dar um ttulo ao seu texto. A CINCIA DO BEM VIVER Pequenas mudanas de atitude podem melhorar sua sade fsica, mental e material. Conhea 7 hbitos comprovados cientificamente que voc deve adotar para ganhar qualidade de vida.
1. OUA MSICA No se culpe se voc daqueles que passam o dia todo com um fone de ouvido cantarolando por a. A msica tem efeitos muito benficos para a sade fsica e mental. J no de hoje que os cientistas vm estudando o fenmeno. Entre outras coisas, a msica pode acalmar, estimular a criatividade e a concentrao, alm de ajudar na cura de uma poro de doenas. 2. PREPARE-SE PARA ENVELHECER Ningum gosta muito da ideia de vir a ser velho, mas isso a melhor coisa que pode acontecer (pense na outra possibilidade). bom reservar um tempo desde j para planejar como voc pretende que seja sua velhice. Inclusive porque bem possvel que essa fase da sua vida dure bastante tempo. Graas aos avanos no saneamento bsico, descoberta de novas drogas e a fatores ambientais e de preveno, estamos vivendo cada vez mais. Em 1900, a expectativa de vida mdia no Brasil ao nascer era de 33 anos. Hoje, j estamos na marca dos 67. Estudos demogrficos apontam que, em 2025, o brasileiro viver em mdia 75,3 anos e, por volta do ano 2050, 2 bilhes de pessoas no mundo tero mais de 60 anos. E, graas a esses mesmos motivos, os velhos esto ficando cada vez mais velhos.

3. TENHA F Costuma ser mais feliz quem consegue encontrar um significado para a vida. Esse significado pode estar em qualquer coisa - da filatelia filantropia. Mas na religiosidade que a maior parte da populao vai buscar essa razo de viver. E encontra. Pesquisas mostram que as pessoas religiosas consideram-se, em mdia, mais felizes do que as no religiosas. Elas tambm tm menos depresso, menos ansiedade e ndices menores de suicdio. 4. ANDE MAIS A P Gastar sola de sapato um dos melhores exerccios que existem, seja para a sade fsica, mental, do meio ambiente ou do bolso mesmo. Sim, porque para fazer caminhadas voc no precisa gastar rios de dinheiro com academias elaboradas, muito menos com personal trainer. Um par de tnis basta, quando falamos de caminhada, no estamos nos referindo a nada profissional, que exija pista adequada e treinamento. Pode ser no seu bairro, no quarteiro da sua casa, ou at mesmo na escadaria do prdio, na pior das hipteses. 5. TENHA (PELO MENOS) UM AMIGO Todo mundo quer ser feliz, isso to verdadeiro quanto bvio. O psiclogo Martin Seligman, da Universidade da Pensilvnia (EUA), passou anos pesquisando o assunto e concluiu que, para chegar a tal felicidade, precisamos ter amigos. Os amigos, segundo ele, resumem a soma de 3 coisas que resultam na alegria: prazer, engajamento e significado. Explicando: conversar com um amigo, por exemplo, nos d prazer. 6. COMA DEVAGAR Parece at falatrio de me, mas os benefcios de diminuir o ritmo das garfadas so incrveis. Para comear, ningum ganha tempo comendo um sanduche na frente de um computador - o mximo que voc ganha so quilos a mais, uma vez que, quanto mais rpido come, mais sente fome. Isso quer dizer que, se voc comer mais devagar, provavelmente vai comer menos sem ter que fazer nenhuma dieta. O que ser um ganho danado sua sade. Fora a reduo do peso e do risco de doenas aliadas obesidade, h diversas pesquisas que apontam que devemos diminuir a quantidade de comida se quisermos viver mais. 7. DESLIGUE A TV Ningum est dizendo aqui para voc nunca assistir televiso. Mas que voc poderia diminuir o tempo em frente ao aparelho, isso voc poderia. At porque televiso em excesso no faz bem. Sim, o hbito de se largar no sof e assistir a qualquer porcaria que esteja no ar pode deixar as pessoas viciadas no relaxamento que a TV produz. O problema que essa sensao gostosa vai embora assim que o aparelho desligado - igualzinho ao vcio em substncias qumicas. O estado de passividade e a diminuio no grau de ateno, no entanto, continuam. Quando vista por mais de 20 horas por semana, a televiso pode danificar as funes do lado esquerdo do crebro, reduzindo o desenvolvimento lgico-verbal. (Adaptado da Revista "Superinteressante", Editora Abril, janeiro de 2012, 49-57)

Anda mungkin juga menyukai