Anda di halaman 1dari 4

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.270.022 - RS (2011/0184509-1) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO RENNER ADMINISTRADORA DE CARTES DE CRDITO LTDA JLIO CSAR GOULART LANES E OUTRO(S) CASSIA CILENE BRAZEIRO VARGAS DIEGO AYRES CORRA E OUTRO(S) DECISO 1. Cuida-se de recurso especial interposto com fundamento no artigo 105, inciso III, alneas "a" e "c" da Constituio Federal, em face de acrdo do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, integrado pelo proferido em sede de embargos de declarao, assim ementado:
"EMBARGOS DE DECLARAO. OMISSO COM RELAO ANLISE DA ALEGAO DE EXISTNCIA DE REVISIONAL, ARGUIDA EM CONTRARAZES. SANEAMENTO. De fato, a existncia de ao revisional sobre o mesmo contrato afasta o interesse de agir na prestao de contas. Entretanto, tal fato no restou devidamente demonstrado nas contrarrazes. Impossibilidade de juntada de documentos em embargos de declarao." (fl. 134)

Aponta a recorrente violao dos arts. 165, 267, VI, 333, I, 458, II, 535, II, 914, I, 917 do Cdigo de Processo Civil, dissdio jurisprudencial. Sustenta, em sntese, a ausncia de interesse de agir na prestao de contas, diante da existncia de ao revisional acerca do mesmo contrato. Decido. 2. Inicialmente, observa-se que no se viabiliza o recurso especial pela indicada violao do artigo 535 do Cdigo de Processo Civil. Isso porque, embora rejeitados os embargos de declarao, a matria em exame foi devidamente enfrentada pelo Tribunal de origem, que emitiu pronunciamento de forma fundamentada, ainda que em sentido contrrio pretenso da recorrente. No se verifica, tambm, no caso, a alegada vulnerao dos artigos 165 e 458, II, do Cdigo de Processo Civil, porquanto a Corte local apreciou a lide, discutindo e dirimindo as questes fticas e jurdicas que lhe foram submetidas. O teor do acrdo recorrido resulta de exerccio lgico, ficando mantida a pertinncia entre os fundamentos e a concluso. 3. No que tange existncia de ao revisional, o aresto consignou, verbis:
"De fato, consoante entendimento adotado por esta Corte, a existncia de ao revisional sobre o mesmo contrato afasta o interesse de agir com relao ao de prestao de contas. Entretanto, tal fato no restou devidamente comprovado pelo demandado, no momento do oferecimento das contrarrazes, porquanto limitou-se a afirmar a existncia da revisional, informando o nmero da ao e juntando somente uma informao processual (fl. 71). Ocorre que a informao acostada no traz qualquer elemento a comprovar que a ao declaratria n 107/0020168-0, diz com a revisional ajuizada, tampouco que o contrato objeto desta o mesmo relativamente prestao
Documento: 19091651 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 29/11/2011 Pgina 1 de 4

Superior Tribunal de Justia


de contas. Tal comprovao era nus do apelado, o que no logrou demonstrar, no momento adequado. Por fim, saliento que no se pode conhecer de documentos s trazidos nos embargos de declarao, como no caso em tela, em que o requerido juntou, no momento da interposio dos primeiros embargos, documentos a comprovar a tese de existncia de revisional sobre o mesmo contrato (fls. 85/105), sob pena de afronta ao art. 396 do CPC. E isso ocorre justamente porque essenciais ao deslinde da controvrsia, deveriam ter sido juntados na contestao ou, por se tratar de matria de ordem pblica, seria admitida a juntada, ao menos, at s contrarrazes. Alm disso, tais documentos no dizem respeito a qualquer fato novo, posterior contestao ou contrarrazes, tampouco foi deduzida qualquer razo que pudesse justificar a no produo da prova no momento processual oportuno. Por isso, no se prestam prova dos fatos, invivel deles conhecer." (fl. 135-136)

Como se v, o Tribunal de origem ao rejeitar os embargos da recorrente, afastou a alegao de existncia de ao revisional sobre o contrato. Desse modo, o acolhimento da pretenso recursal, demandaria a alterao das premissas ftico-probatrias estabelecidas pelo acrdo recorrido, com o revolvimento das provas carreadas aos autos, o que vedado em sede de recurso especial, nos termos do enunciado da Smula 7 do STJ. 4. Outrossim, esta Corte Superior tem reconhecido o direito de o titular de carto de crdito obter da administradora a prestao de contas do modo pelo qual est executando o mandato que recebeu para o financiamento de eventual dbito mensal. Como o custo desse financiamento lanado conta da mandante, parece bem evidente que esta tem o direito de saber como a mandatria est cumprindo com a sua obrigao, que deve ser a de preservar o interesse da mandante e celebrar contratos mais favorveis pessoa que representa. Essa negociao exercida pela mandatria acontece longe do controle e do conhecimento da mandante, de tal sorte que esta no tem condies de saber o que foi contratado. Tambm no pode atender exigncia que lhe foi feita nos autos, de fornecer elementos ao juiz sobre os fatos dos quais procura informar-se, porquanto exatamente deles que no tem conhecimento. Assim, tem a recorrida ntido interesse na prestao de contas. Nesse sentido, confiram-se:
CARTO DE CRDITO. Ao de prestao de contas. Mandato. Direito de ao. - O titular do carto de crdito que celebra contrato com a administradora a fim de que esta obtenha financiamento para cobertura de suas despesas, tem o direito de obter da mandatria a prestao de contas a respeito dos contratos que celebrou e dos respectivos custos, uma vez que estes lhe so repassados. - A informao deve ser no apenas dos valores que esto sendo cobrados do titular do carto, mas tambm das operaes que justificam a cobrana dessas quantias. Recurso conhecido e provido. (REsp 457.391/RS, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, QUARTA TURMA, julgado em 19/11/2002, DJ
Documento: 19091651 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 29/11/2011 Pgina 2 de 4

Superior Tribunal de Justia


16/12/2002 p. 347) _________ PROCESSO CIVIL. AGRAVO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONTRATO DE CARTO DE CRDITO. PRESTAO DE CONTAS. PRESCRIO. PREQUESTIONAMENTO. INEXISTNCIA. PEDIDO GENRICO. AUSNCIA. ACRDO RECORRIDO QUE SE AFINA JURISPRUDNCIA DO STJ. SMULA 83, STJ. - O prequestionamento dos dispositivos legais tidos por violados constitui requisito especfico de admissibilidade do recurso especial. - Na linha da orientao das turmas que integram a Segunda Seo deste Tribunal, o titular do carto de crdito, independentemente do recebimento das faturas mensais, pode acionar judicialmente a administradora de carto de crdito, objetivando receber a prestao de contas dos encargos que lhe so cobrados. Precedentes. - No genrico o pedido de prestao de contas que indica a relao jurdica existente entre as partes - a administrao de carto de crdito - e o perodo em que entende necessria os esclarecimentos. - No se conhece do recurso especial pela divergncia, quando a orientao do tribunal se firmou no mesmo sentido da deciso recorrida. Smula 83, STJ. Negado provimento ao agravo no agravo de instrumento. (AgRg no Ag 925210/SC, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 06/05/2008, DJe 23/05/2008) _________ PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO EM CONTA-CORRENTE. AO DE PRESTAO DE CONTAS. PEDIDO GENRICO. INOCORRNCIA. DIVERGNCIA NO DEMONSTRADA. INCIDNCIA DA SMULA 83/STJ. I - A jurisprudncia do STJ orienta-se no sentido de que no possvel exigir do cliente do banco uma pormenorizao rigorosa dos pontos que se lhe apresentam duvidosos, durante a relao jurdica mantida. Incidncia da Smula 83/STJ. II. Agravo improvido. (AgRg no Ag 812.923/PR, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 07/08/2008, DJe 28/08/2008) _________ BANCO. PRESTAO DE CONTAS. CONTA CORRENTE. O correntista tem o direito de propor ao de prestao de contas ao Banco com o qual manteve contrato de conta corrente, solicitando informaes sobre a natureza dos lanamentos unilateralmente efetuados. - Recurso conhecido e provido. (REsp 238162/RJ, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, QUARTA TURMA, julgado em 29/02/2000, DJ 15/05/2000 p. 167) _________ PROCESSO CIVIL - RECURSO ESPECIAL - AO DE PRESTAO DE CONTAS - LANAMENTOS EM CONTA-CORRENTE - PEDIDO GENRICO INEXISTNCIA - INDICAO DO PERODO E DOS LANAMENTOS DE DBITO A SEREM ESCLARECIDOS. 1 - Na ao de prestao de contas, inexiste pedido genrico se o autor indica o perodo e os lanamentos de dbito efetuados pela instituio financeira a serem esclarecidos. Esta Corte de Uniformizao j decidiu no sentido da negativa do direito ao exerccio da ao em exame na hiptese
Documento: 19091651 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 29/11/2011 Pgina 3 de 4

Superior Tribunal de Justia


de se exigir do autor detalhada descrio, na petio inicial, de datas, itens e lanamentos realizados em sua conta-corrente em desconformidade com o contrato celebrado entre as partes. Ademais, direito do correntista solicitar informaes acerca dos lanamentos realizados unilateralmente pelo Banco. 2 - Precedentes (REsp ns 175.569/SC, 238.162/RJ, 114.237/SC; e AgRg no AgRg no Ag n 402.420/SE). 3 - Recurso no conhecido. (REsp 242.204/RJ, Rel. Ministro JORGE SCARTEZZINI, QUARTA TURMA, julgado em 04/08/2005, DJ 22/08/2005 p. 275)

5. Diante do exposto, nego seguimento ao recurso. Publique-se. Intimem-se. Braslia, 25 de novembro de 2011.

MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO Relator

Documento: 19091651 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 29/11/2011

Pgina 4 de 4

Anda mungkin juga menyukai