Anda di halaman 1dari 3

1

Efsios 1:8,9
Gordon Haddon Clark
Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto

... com a qual ele abundou para conosco em [nos dando] toda a sabedoria e prudncia, fazendo-nos conhecido o segredo da sua vontade, de acordo com o seu bom propsito, que demonstrou nele... (Efsios 1:8,9, traduo do autor). As palavras em colchetes certamente no so uma traduo, mas uma interpretao. Leia os versculos sem as palavras em colchetes e voc pode pensar que o versculo tem algum significado diferente. Se a interpolao aceitvel depende de respostas a diversas questes. A frase em toda a sabedoria e prudncia deve ser conectada ao que precede ou ao que se segue? Isto o mesmo que perguntar: Deus, abundando em toda a sabedoria e prudncia, revelou seus segredos para ns, ou Deus nos deu sabedoria e prudncia revelando-nos seus segredos? Foi prudente Deus se revelar a ns? A prudncia pode ser chamada de uma caracterstica de Deus, ou dos homens somente? Que a graa de Deus foi abundante tem sido feito claro o suficiente nas reas precedentes. O Novo Testamento como um todo, com seu ensino sobre a depravao total, deixa isso ainda mais claro. E que graa maior poderia ser imaginada alm daquela do divino Filho de Deus se sacrificando na cruz? Mas at onde esse versculo diz respeito, essa graa abundou em prudncia e sabedoria, isto , a prudncia e a sabedoria foram dons graciosos de Deus para ns, ou foi o prprio Deus quem foi sbio e prudente ao mostrar graa? A primeira viso, a saber, de que a graa de Deus produziu sabedoria e prudncia nos eleitos, pode ser apoiada pelo fato de que a prudncia uma qualidade peculiar para atribuir a Deus. Os homens podem ser prudentes, mas no um eufemismo embaraador, inconsistente com a onipotncia e oniscincia, dizer que Deus prudente? Em segundo lugar, embora sabedoria seja de fato um atributo divino, a frase toda a sabedoria, cada sabedoria, todo tipo de sabedoria possvel, pelo menos permite a idia de que Deus tem dado aos homens todo tipo de sabedoria que um homem pode receber. Isso no tornado impossvel por Colossenses 2:3, que diz que em Cristo esto todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, pois, primeiro, sabedoria no tem nenhum modificador todos os tesouros, no todos os tipos de sabedoria, e, em segundo lugar, Colossenses no menciona prudncia. Nem Efsios 3:10 torna essa interpretao impossvel, pois ali a idia parece ser as maneiras multiformes e intricadas nas quais Deus faz conhecida sua sabedoria. Uma pessoa pode enfatizar tambm o substantivo ao qual o pronome relativo se refere: sua graa com a qual ele nos deu todos os tipos de sabedoria e prudncia. Se a nfase cai sobre a graa, sobre o dom divino, inteiramente apropriado identificar sabedoria e prudncia como o dom. O Novo Testamento, por diversas vezes, diz que Deus tem dado sabedoria aos seus eleitos; e isso confirmado pela negativa em 1 Corntios 1:17. Portanto, as tradues da Revised Standard Version, New International Version, e New American Standard esto equivocadas. A King James ambgua.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Esse dom de sabedoria e prudncia veio atravs do ato de Deus de revelar ou nos fazer conhecido o segredo de sua vontade. Sabedoria e prudncia o conhecimento ou compreenso da mensagem bblica. Isso o que Paulo quer dizer em 1 Corntios 2:9-13. Ele contrasta a sabedoria dos homens, que Deus destruir como 1 Corntios 1:19 diz, com a sabedoria que Paulo prega. Paulo, certamente, pregava o evangelho, e a parte do evangelho mais proeminente nos primeiros captulos de Corntios a doutrina da expiao. Essa doutrina e tudo o que a acompanha algo que os homens no podem descobrir na experincia: ela um segredo que Deus revela. Deus a fez conhecida (gnorisas) e atravs disso, nos fez sbios. Esses segredos, essas doutrinas, so os segredos de sua vontade. Por sua vontade ou decreto eterno ele as estabeleceu como verdade. Estabeleceu no exatamente o termo correto, pois ele conota um tempo antes do processo de estabelecimento ser completado. Essas doutrinas, contudo, so a verdade eterna. Pregadores populares frequentemente repetem que Deus amor; e isso, se entendido nesse contexto bblico, como oposto ao amor de Joseph Fletcher,1 correto. Mas muitos pregadores, e conseqentemente, seus ouvintes tambm, falham em perceber quo definitivamente Deus a verdade. Deus no um ser corpreo com uma mente; ele um ser racional sem um corpo. As doutrinas da expiao e da graa so constituintes eternos da mente de Deus, isto , de Deus. Deus relevou essas doutrinas, os se gredos de sua vontade. Ele no relevou toda a sua vontade ou segredos. Mas ele escolheu alguns, de acordo com o seu bom propsito, e esses ele deu aos seus profetas e apstolos para serem registrados para nossa edificao. Que Deus faz isso ou aquilo pelo bom propsito de sua vontade foi mencionado no versculo cinco. Agora repetido. Isso merece um comentrio adicional. Em livros cristos que fazem alguma reivindicao de conhecimento teolgico, uma pessoa ocasionalmente encontra a declarao de que Deus no age arbitrariamente. A maioria desses livros, contudo, no explica o que eles querem dizer. Eles parecem no conhecer qual o significado base de arbitrrio. Agostinho escreveu um livro sobre De Libero Arbitrio: Sobre o Livre-Arbtrio. Erasmo usou o mesmo ttulo, ao qual livro Lutero replicou com seu famoso De Servo Arbitrio. Arbitrium significa a vontade; e dizer que Deus no deseja, no decreta ou age por arbtrio contradizer uma ampla parte da Escritura. O problema que a palavra arbitrrio tem pelo menos dois significados muito diferentes no ingls. Para citar (verbatim, mas condensado) o Merriam Websters Unabridged Dictionary: Arbitrrio 1. Dependente da vontade ou discrio... 2. Fixado atravs do exerccio da vontade, ou por capricho, sem

Nota do tradutor: Joseph Fletcher (1905-1991) professor americano que criou a teoria de situaes ticas na dcada de 1960, e foi um pioneiro no campo de biotica. Fletcher foi um acadmico importante envolvido nos assuntos de aborto, infanticdio, eutansia, eugenia e clonagem. Ordenado como um sacerdote episcopal, mais tarde ele renunciou sua crena em Deus e se tornou um atesta.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

considerao ou ajuste com referncia a princpios, circunstncias... 3. Desptico; absoluto em poder; no limitado por nenhuma lei. Consideremos esses trs significados na ordem inversa. Suponho que muitos cristos tremeriam diante do pensamento de Deus ser desptico. Todavia, seis vezes no Novo Testamento, tanto Deus o Pai como o Senhor Jesus Cristo so chamados de Dspota.2 Certamente Deus absoluto em poder e no limitado por nenhuma lei [externa]. Ento, nada de errado no terceiro significado de arbitrrio. O segundo significado, como declarado, uma mistura confusa. Certamente os atos de Deus so fixados atravs do exerccio da vontade; mas capricho e sem ajuste so termos inapropriados. Deus controla o mundo de forma que os eventos histricos preparam os eventos futuros; por essa razo, uma circunstncia aqui e agora se encaixa em outras circunstncias no aqui, mas tambm agora, e outras aqui mas no tambm agora, incluindo eventos passados. Se arbitrrio significa capricho, e se capricho, como usual, significa desorientado, sem propsito, no-teleolgico, ento mui enfaticamente Deus no arbitrrio. Mas no primeiro sentido da palavra, Dependente da vontade ou discrio, os atos de Deus so supremamente arbitrrios. Ele age de acordo com o conselho de sua vontade e por seu bom propsito. Escritores religiosos no nos fazem nenhum bem se eles minimizam a soberania divina. Agora, a ltima frase do versculo que ele proetheto nele. Weymouth a traduz assim: O propsito que ele tem abrigado em sua prpria mente. O pronome relativo que deve se referir a bom propsito, e bom propsito que ele abrigou muito redundante. Em todo caso, abrigou uma traduo virtualmente impossvel de proetheto. O verbo literalmente significa colocar diante. Ele poderia significar colocar a si mesmo como um projeto para ser realizado; e aqueles que optam por essa traduo apontam que Cristo mencionado depois e, portanto, no pode ser intentado aqui. Mas, primeiro, Paulo frequentemente repete o nome Cristo: trs vezes nos primeiros dois versculos, duas vezes no versculo 3, e uma vez no versculo cinco. Repetio, portanto, no uma boa razo para negar que esse pronome pode se referir a Cristo. Ento, em segundo lugar, o verbo colocar diante na voz mdia (verbos gregos tm uma voz mdia assim como vozes ativas e passivas) tambm significa mostrar. Romanos 3:25 tem a mesma forma exata: a quem Deus proetheto, colocou diante, mostrou publicamente, como uma propiciao. Uma pessoa deve observar que o versculo comea com a idia de revelao. Deus revelou certas doutrinas, que ele selecionou por escolha arbitrria ou bom propsito, cujo bom propsito ele demonstrou por Cristo. Essa interpretao tambm se encaixa muito bem com o versculo seguinte, o qual, sem nenhuma surpresa, a continuao da mesma sentena.

Fonte: Ephesians, Gordon Clark, Trinity Foundation, pginas 17-22.

Nota do tradutor: O grego despotes () com referncia Deus, frequentemente traduzido como Senhor, aparece nas seguintes passagens: Lucas 2:29, Atos 4:24, 2 Pedro 2:1, Judas 1:4, Apocalipse 6:10 e 2 Timteo 2:21.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Anda mungkin juga menyukai