Anda di halaman 1dari 4

FILOSOFIA 10ANO Introduo ao Trabalho Filosfico A vida da filosofia expande-se nos textos.

Filosofar dialogar. A histria da Filosofia caracterizada por um longo dilogo entre filsofos. As suas obras constituem a maior herana do pensamento, tendo contribudo ao longos dos tempos para a evoluo das mentalidades e para o alargamento dos horizontes da humanidade. Os textos filosficos contm, pois, intuies e inspiraes ancestrais com que os filsofos foram saciando essa inquietao profunda de saber e de procurar a verdade acerca de si mesmos, da vida e do mundo. nos textos que os pensamentos se consolidam. Nos textos as perguntas assentam no seu lugar espera das respostas, que por sua vez originaro novas indagaes; nos textos os problemas renascem em ngulos diversos, as teorias enfrentam a batalha entre os argumentos e os contra-argumentos, e a descoberta de outras perspectivas traa contornos inimaginveis. Nos textos ecoa o mundo filosfico de um autor, as sombras que teve que atravessar e a luz que lhe foi possvel perscrutar. , ento, a, no ventre de uma filosofia edificada, que sero gerados os primeiros rebentos do filosofar sistemtico. De facto, dedicar-se leitura atenta e cuidada dos textos filosficos, compreender as suas intuies fundamentais, explicar as suas teses e teorias, apresentar os argumentos expostos para as defender, contar com a contra-argumentao existente e, finalmente, elaborar um comentrio, ver convocada a reflexo pessoal que conduzir mais tarde tomada de posio prpria. Nisto consiste a arte de fazer filosofia.

GONALVES, Joaquim Cerqueira, - Fazer Filosofia, Braga, 1990, p.65.

1. Atitude Filosfica Inicial


A atitude inicial do aprendiz de filsofo dever ser receptiva e de todo humilde. Antnio Srgio

Fazer filosofia , pois, a tentativa de pensar sistematicamente, com ideias organizadas e fundamentadas, construindo um pensamento prprio, em dilogo permanente com os filsofos de todos os tempos. importante, portanto, adquirir uma atitude filosfica inicial, como condio de possibilidade para que o trabalho filosfico seja realizado o mais plenamente possvel. Eis alguns conselhos importantes:
a) Cultivar uma atitude de investigao, caracterizada pela disponibilidade para interrogar e receber perspectivas novas; b) Sinceridade na procura da verdade; c) Compromisso com a interiorizao dos temas e com a profundidade em que esto a ser abordados; d) Percia para construir pensamentos prprios consolidados e no se deixar seduzir pela pressa das opinies impulsivas e superficiais; e) Receptividade para os pensamentos, ideias e reflexes dos outros; f) Humildade nos conhecimentos adquiridos, sabendo-os pontes para novos conhecimentos, pois a filosofia ser sempre a procura da verdade e no a sua posse. (Karl Jaspers)

Com esta atitude pode, ento, ser iniciado o trabalho filosfico srio e a srio. 2. O texto filosfico: anlise, explicao e comentrio Quando estamos perante um texto de cariz filosfico, temos de procurar nele, metodicamente, as respostas s questes que ele coloca. No chega compreender os textos filosficos, preciso saber discutir as ideias presentes nesses textos. Para isso, h que saber trabalhar corretamente sobre trs aspetos: problemas, teorias e argumentos.

1. Compreender corretamente o problema que est em causa. Uma forma de verificar essa compreenso formular uma pergunta direta e clara sobre o que est a ser apresentado no texto. 2. Compreender a teoria que o filsofo defende. Teses ou ideias: so as posies que os filsofos (ou outros) defendem. Teorias: so respostas organizadas num conjunto de afirmaes. Uma teoria pode conter vrias teses ou ideias. 3. Procurar os argumentos ou razes que os filsofos apresentam a favor das suas ideias. Os argumentos ervem para fundamentar, defender e sustentar as teorias. Um argumento no se trata de uma simples afirmao mas um conjunto de afirmaes de tal modo organizado que se pretende sustentar uma delas (a concluso) recorrendo s outras (as premissas). 4. Ser capaz de discutir a posio do filsofo. Temos de ser capazes de tomar uma posio prpria perante o problema, ou seja, apresentar argumentos a favor ou contra essa posio. Estas razes no podem consistir na mera repetio das razes do filsofo, pelo contrrio, tm de resultar de uma opinio refletida e tm de ser as nossas razes. Resumindo: Conhecer o problema Enunciar as principais questes Explicar e compreender as teorias e argumentos apresentados Tomar uma posio

Assim, h que distinguir explicao e comentrio. A primeira implica a anlise do texto a presentado, a sua compreenso e a explicitao daquilo que o autor diz, sendo-lhe inteiramente fiel. O comentrio de texto implica no s a explicao do texto mas a reflexo individual, o que leva a o leitor a uma tomada de posio pessoal.

Explicao de Textos Filosficos Texto 1 A capacidade de escolher no prova de forma alguma que o homem livre: ele apenas delibera quando ainda no sabe o que escolher de entre os objetos que o atraem e vive, por isso, uma situao de embarao, que s termina quando a sua vontade vier a escolher o objecto ou a ao que acredita ser mais vantajosa. Donde se pode ver que a escolha necessria porque ele no se decidiria por um objecto ou ao se no acreditasse que lhe traz alguma vantagem direta. Para que o homem pudesse agir livremente seria necessrio que pudesse ter vontade ou escolher sem motivo, ou que pudesse impedir que os motivos coagissem a sua vontade. () Temse acreditado que o homem um agente livre porque tem uma vontade com o poder de escolher; mas no tem sido dada ateno ao facto de que a sua vontade determinada por causas independentes dele prprio, devido ao que inerente sua prpria organizao ou ao que pertence natureza dos seres que atuam sobre ele. () Ser que senhor da vontade de no tirar a mo do fogo quando tem medo de se queimar? Ou ser que tem o poder de afastar do fogo a propriedade que provoca o medo? Ser que senhor da deciso de no escolher um prato de carne, que sabe ser agradvel ou familiar ao seu paladar, ou ao preferir aquilo que sabe ser desagradvel e perigoso? sempre em conformidade com as suas sensaes, com a sua experincia peculiar, ou com as suas suposies, que julga as coisas, bem ou mal; mas seja qual for o seu julgamento, depende necessariamente do seu modo de sentir, habitual ou acidental, e das qualidades que ele encontra nas causas que o influenciam e que existem independentemente dele prprio. Paul Henri D'Holbach (1783-1789) 1. Explica o texto 1 considerando os seguintes tpicos:
a) Tema b) Interrogaes filosficas c) Tese d) Argumentao e) Objees e) Contra-argumentao f) Concluso

2. Elabora o teu comentrio pessoal ao texto 1.

Anda mungkin juga menyukai