Anda di halaman 1dari 2

Como fazer uma redao dissertativa

Qualquer redao dissertativa ou no consiste numa estrutura bsica, tendo conhecimento dela possvel escrever sobre qualquer assunto mostrando domnio e produzindo textos coerentes, desta forma voc no corre o risco do texto se tornar cansativo e com muitas voltas. A estrutura bsica de uma redao introduo, desenvolvimento e concluso, porm, isso uma maneira superficial de se pensar, pois a redao exige uma estrutura mais completa, veja abaixo cada um dos itens estruturais de uma redao. Titulo Parte importante da redao dissertativa o titulo, muitas vezes esquecido, deve ser uma sntese do que o texto representa, e a melhor maneira de chegarmos a um titulo coerente criando-o ao final do texto, pois a mente est fresca e podemos chegar a ele mais facilmente. Introduo A introduo consiste em um breve resumo do que ser abordado no tema, ou qual ser a opinio defendida no decorrer da redao dissertativa, lembrando que a introduo deve ser concisa, no muito longa nem curta, que estimule o restante da leitura mas no entregue realmente o desenvolvimento do texto. Desenvolvimento O desenvolvimento na redao dissertativa representa os argumentos do texto, ou seja, aqui voc deve explicar sobre o assunto ou defender uma ideia, inclua aqui todas as informaes pertinentes ao tema, sempre empregando clareza. Concluso Como o nome diz a parte final da redao dissertativa, aqui que voc deve abordar seus pensamentos finais sobre o tema, respostas a perguntas que ficam no ar ou simplesmente uma soluo para um problema como um todo.

Modelo de redao dissertativa


De olho no legado.
Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpadas do Rio de Janeiro em 2016, comeamos a compreender o legado que ir ficar para a populao em geral, modernos centros de treinamentos, reas para prtica de modalidades esportivas e centros de treinamento esto sendo criados, mas o que realmente a populao poder utilizar ainda uma incgnita. Em suas campanhas de lanamentos e no perodo que o pas angariava votos para poder sediar tanto a Copa quanto os jogos Olmpicos incansveis vdeos foram apresentados a exausto, neles as cidades sede eram retratadas com seus pontos tursticos e o Brasil como um todo era exemplo de modernidade, porm, o que temos notado que no bem assim. De fato, o Brasil est em fase de concluso de doze novos estdios que sero sedes da Copa do Mundo, e a cidade do Rio j comea a receber obras para as Olimpadas de 2016, mas o que podemos notar que o entorno destes

estdios ainda esto sem projetos definidos, nossos aeroportos continuam lotados e mostrando que o pas no tem condies de receber milhares de turistas. Alm disso, o Brasil mostra que realmente pode concluir os seus estdios at a data de inicio da Copa do Mundo, mas vemos e temos acesso a diversas denuncias de superfaturamento, irregularidades em obras e condies de trabalho precrias nestes estdios, o que mostra o famoso jeitinho brasileiro de concluir seus desafios, mas isso no motivo de orgulho para ningum. O grande fato que vemos que os vdeos de lanamento de cidades como sede destes eventos nada mais so do que uma grande maquiagem na realidade da populao Brasileira, que no ir usufruir do legado deixado pelos eventos, pois a grande maioria da populao no ter acesso aos modernos centros de treinamento ou estdios, a no ser pagando ingressos para ir assistir jogos e competies, alm claro, dos famosos elefantes brancos, estdios como o do Amazonas que no sero utilizados aps a Copa, a no ser em jogos promocionais da Seleo Brasileira de futebol, ou seja, parafraseando o grande Jos Roberto Malia A festa deles, a conta nossa.

Anda mungkin juga menyukai