Anda di halaman 1dari 3

Sistema Sensorial

O sistema sensorial um conjunto de rgos dotados de clulas especiais chamadas de receptores. Atravs dos receptores, o indivduo capta estmulos e informaes do ambiente que o cerca e do seu prprio corpo. Os estmulos so transmitidos na forma de impulsos eltricos at o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informaes, traduzindo-as em sensaes e gerando respostas. O crebro o rgo responsvel por dar ordens que vo determinar as diferentes reaes do corpo. Existem diferentes receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Em relao natureza do estmulo: Quimiorreceptores Termorreceptores Mecanorreceptores Fotorreceptores RECEPTORES Quimiorreceptores Termorreceptores Mecanorreceptores Fotorreceptores SENTIDO Olfato/Paladar Tato Audio Viso

Local onde se capta os estmulos, os receptores sensoriais so classificados em: Interorreceptores Exterorreceptores Propriorreceptores

Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificao nervosa. Dessa maneira: Pelo tato Sentimos frio, calor e presso atmosfrica Pela gustao Identificamos sabores Pelo olfato Sentimos odor e cheiro Pela viso Cores, formas, contornos. Pela audio Captamos sons.

Em cada rgo do sentido h 3 elementos nervosos: - Receptor externo: recebe impresso sensitiva na periferia do organismo - Transmisso: transporta essas impresses atravs de fibras nervosas - Receptor interno (CREBRO): recebem o transmissor as impresses colhidas e as transportam em sensaes.

Viso Atravs da viso que distinguimos cores, formas, a distncia entre os objetos e nos permite ter uma integrao perfeita com o meio ambiente. O ser o humano e os animais possuem dois globos oculares, e se situam na cavidade ssea, chamada rbita.

Audio As orelhas so rgos da audio e do equilbrio. Ela contm receptores sensveis a presso ou estmulo mecnico capazes de captar os sons. A orelha dividida em orelha externa, orelha mdia e orelha interna.

Olfato Refere-se capacidade de captar odores. O nariz o principal rgo do sistema olfativo. Se dividindo em pirmide nasal, septo nasal e fossas nasais. O olfato dos animais bem mais desenvolvido do que dos humanos. Os receptores olfativos so neurnios genunos, com receptores prprios que penetram no sistema nervoso central. Quando inspiramos e sentimos o cheiro de gases perfumados ou produtos volteis, entram nas fossas nasais e geram impulsos nervosos, que so conduzidos at o corpo celular das clulas olfativas, de onde atingem o axnio que transmite para o bulbo informaes olfativas. Os axnios emitem a informao para o Sistema Nervoso Central, onde o processo de sinalizao interpretado e decodificado.

Tato O tato o sentido atravs da pele, est presente em todo nosso corpo e sua principal funo proteo. A pele tambm exerce funo de respirao e excreo: - Respirao: onde a pele absorve oxignio atravs dos seus poros - Excreo: as glndulas sudorparas e sebceas eliminam suor e gordura. Os receptores sensoriais da pele so Terminaes nervosas livres, algumas delas detectam dor, frio e calor. Atravs do tato a pele recebe estmulos a todo instante que so enviados ao encfalo.

Paladar O sentido gustativo chamado de sentido qumico, pois seus receptores so excitados por substncias qumicas encontradas em determinados alimentos. O olfato e paladar trabalham juntos na percepo de sabores. Os estmulos passam das papilas gustativas na boca, em seguida, os estmulos so transmitidos ao tlamo, do tlamo passam ao crtex gustativo primrio e, subsequentemente para as reas gustativas circundantes, regio que responsvel pela integrao de todas as sensaes.

Referncias Bibliogrficas AMABIS & MARTHO, Conceitos de biologia, Volume 2. So Paulo, Editora Moderna, 2001. GUYTON, A.C. Fisiologia Humana, 5 edio. Rio de Janeiro, Editora Interamericana, 1981. http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-sensorial.htm Acesso em: 08/04/14.

Anda mungkin juga menyukai