Anda di halaman 1dari 16

Comisso Europeia

Redigir com

clareza

PT
1

Redigir com

clareza

Os funcionrios da Comisso Europeia redigem variadssimos tipos de documentos. Seja qual for a natureza do texto legislao, relatrios tcnicos, actas, comunicados de imprensa ou discursos , uma redaco clara permite ser mais convincente e facilita a compreenso. O presente guia pretende auxili-lo a redigir com mais clareza tanto na sua prpria lngua como nas outras lnguas oficiais, que so, todas elas, lnguas de trabalho da Comisso segundo o Regulamento n. 1/1958 do Conselho (que vigora at hoje!). Este guia apresenta sugestes, sem carcter obrigatrio; ao aplic-las, tenha em conta os destinatrios e o objectivo do seu documento. H trs boas razes para redigir com clareza: trabalhar em conjunto de forma mais eficaz reduzir a correspondncia desnecessria dispor favoravelmente o leitor.

Sugesto 1: Pense antes de escrever..............................................................................................................pgina 3 Sugesto 2: D prioridade ao leitor seja directo e interessante...........................................................pgina 4 Sugesto 3: Organize o seu documento. ......................................................................................................pgina 5 Sugesto 4: Seja breve e claro. .........................................................................................................................pgina 6 Sugesto 5: Seja coerente organize as frases.............................................................................................pgina 7 Sugesto 6: Elimine os substantivos desnecessrios as formas verbais tm mais aco............pgina 8 Sugesto 7: V directo ao assunto, evite as abstraces........................................................................pgina 9 Sugesto 8: No seja passivo, prefira a voz activa e diga quem faz o qu!.................................pgina 10 Sugesto 9: Fuja dos falsos amigos e evite o jargo e as siglas.........................................................pgina 11 Sugesto 10: Reveja e verifique.....................................................................................................................pgina 14 Apoio em linha....................................................................................................................................................pgina 15

1.

Pense antes de escrever

Uma redaco clara parte e depende de um raciocnio lgico. Defina partida:

Que aspectos devem ser abordados no documento?


Defina claramente a sua mensagem. Faa uma lista ou um diagrama (como o do exemplo) com todos os argumentos que quer expor, no necessariamente por ordem. Elimine os argumentos irrelevantes. Estabelea relaes entre os argumentos. Colmate eventuais lacunas de conhecimentos: tome nota dos factos que dever verificar e/ou dos peritos a consultar. Esta abordagem aplica-se a praticamente todos os textos no literrios: notas informativas, relatrios, cartas, manuais do utilizador, etc. J os textos formais, por exemplo, actos legislativos, devem seguir regras especficas. Em alternativa, pode optar pelo mtodo das 7 perguntas, uma forma estruturada de seleco da informao pertinente: O QU? A mensagem fundamental QUEM? As partes interessadas QUANDO? Dias, horas, calendrios, prazos ONDE? Locais COMO? Circunstncias, explicaes PORQU? Causas e/ou objectivo QUANTO? Valores calculados e dados mensurveis

Quem vai ler o documento?


Os trs principais grupos de pessoas que lem os documentos da Comisso Europeia so: o pessoal da UE colegas da Comisso Europeia ou de outras instituies os peritos externos o grande pblico que constitui, de longe, o grupo mais numeroso. A maior parte dos documentos da Comisso Europeia est actualmente na Internet ao alcance de todos. Tudo o que redigimos e publicamos no mbito do nosso trabalho para a Comisso Europeia influencia inevitavelmente a imagem pblica da UE. Consulte, a propsito, a sugesto 2, d prioridade ao leitor.

O que se pretende alcanar?


Qual o objectivo do documento? O que se pretende que os leitores faam uma vez terminada a leitura do documento? Tomar uma deciso? Lidar com determinada situao? Resolver um problema especfico? Mudar a sua atitude em relao a algo?

comple

xidade

siglas jargo

voz pa ss

iva

abstra

ces

2.

D prioridade ao leitor

Seja directo e interessante


Pense sempre nas pessoas a quem a mensagem realmente se dirige: para alm do chefe ou do revisor das tradues, h os utilizadores finais. semelhana de quem redige, tambm eles tm pouco tempo. Quem so, que conhecimentos tm e que informaes lhes devemos transmitir? Tente ver a questo que expe do ponto de vista dos seus leitores: Dirija-se-lhes directamente para os implicar no assunto (o tratamento directo subutilizado nos documentos da Comisso Europeia; utilize-o sempre que possvel).

Imagine as perguntas que podero surgir e assegure-se de que lhes d resposta no seu documento. Poder mesmo utilizar estas perguntas como subttulos. Por exemplo: O que vir esta nova medida alterar? Por que razo necessria esta medida? Quem ser afectado? O que esperamos concretizar?. Interesse-os. D-lhes apenas a informao de que eles realmente precisam. No necessrio pormenorizar os procedimentos da Comisso Europeia e as formalidades interinstitucionais. No s so irrelevantes para a maior parte dos leitores como se limitam a reforar a imagem distante e burocrtica da Comisso. Caso sejam essenciais, explique sucintamente porqu.

A seguir faa um plano do seu documento.

3.

Organize o seu documento

No incio
Se o seu plano contiver um resumo, redija-o em primeiro lugar: poder chegar concluso de que no necessrio acrescentar mais nada! Coloque-o no incio do documento, porque esta a primeira (e por vezes a nica) parte que as pessoas lero. Considere, em especial, elementos de ligao que ajudem os leitores a seguir a lgica e a fundamentao do documento. Escolha ttulos e outros indicadores que permitam ao leitor identificar a informao essencial sem que esta tenha de ser repetida ao longo do documento. Utilize ttulos e subttulos informativos para pr em destaque os aspectos mais importantes do documento. Um ttulo como Acompanhar as fuses de forma mais atenta mais informativo do que Acompanhamento de fuses. Pense na melhor forma de apresentar os seus argumentos sem hostilizar o leitor. Ser possvel substituir o texto por smbolos, grficos ou quadros? necessrio incluir um glossrio ou uma lista de definies? Para alm do incio, a parte mais lida de um documento a concluso. Um leitor pode passar frente de todo o texto para chegar concluso. Assegure-se de que esta clara, concisa e pertinente. Apresente aos seus leitores a estrutura de documentos mais longos atravs de um ndice.

Ao redigir
Siga as sugestes que apresentamos em seguida Consulte os guias de apoio redaco (ver a ltima pgina) Corte! H que ser implacvel assegure-se de que cada pargrafo ou cada palavra so realmente imprescindveis.

Suprima todas as palavras suprfluas, mas assegure-se de que a mensagem continua a ser perceptvel: A data-limite que deve ser respeitada para a apresentao das candidaturas 31 de Maro de 2010. A data-limite para apresentao das candidaturas 31 de Maro de 2010. Prazo de apresentao das candidaturas: 31 de Maro de 2010.

Uma vez terminado o documento


Veja as recomendaes sobre reviso e verificao constantes da sugesto 10.

Dois problemas frequentes na Comisso Europeia:


1. Reciclagem de um texto anterior sem adaptao
Os textos mais antigos podem pecar por falta de clareza e no repercutir novas realidades nem novas prticas de redaco. No se esquea de introduzir as adaptaes necessrias.

2. Corta e cola
Por vezes, so utilizados excertos de diferentes documentos para elaborar um novo texto. Ateno s incoerncias terminolgicas, s repeties e omisses, porque podem pr em causa a lgica interna e a clareza do produto final.

4.

Seja breve e claro

Breve ...
O valor de um documento no proporcional dimenso. Os seus leitores no o respeitaro mais por ter escrito 20 pginas em vez de 10, sobretudo quando se aperceberem de que 10 pginas teriam bastado para apresentar a argumentao. muito mais provvel que fiquem irritados consigo por lhes ter feito perder mais tempo do que o necessrio. Eis algumas formas de suprimir o que intil: No afirme evidncias. Confie no bom senso dos seus leitores. No encha o documento com expresses redundantes, por exemplo, como do conhecimento geral, consensualmente reconhecido, em meu entender, e assim sucessivamente, na dupla perspectiva de A e de B. No seja repetitivo. Ao referir, por exemplo, um comit com uma longa designao, redija-a na ntegra apenas uma vez: Esta questo foi apresentada ao Comit para os Contratos relativos aos Cdigos de Redaco. O Comit respondeu.... Os documentos mais curtos tm geralmente mais impacto, como alis as frases curtas. O ideal seria: 1 documento = 15 pginas, no mximo 1 frase = 20 palavras em mdia (tendo o cuidado de intercalar algumas frases mais curtas) Um dos grandes obstculos clareza nos documentos da Comisso Europeia o comprimento excessivo das frases. Tente dividi-las em frases mais curtas. Lembre-se tambm de que as conjunes (mas, e, portanto, contudo) so indispensveis para manter a coerncia interna.

... e claro:
Sempre que possvel, use palavras simples. Uma linguagem mais acessvel no o tornar menos culto ou elegante aos olhos do leitor; pelo contrrio, dar-lhe mais credibilidade.

atendendo ao facto de um certo nmero de o conjunto de nesta conformidade em sede de por consequncia para efeitos de na eventualidade de: se tal no for o caso na eventualidade de que tal se produza nos termos do disposto

dado que alguns todos em em por isso para se caso contrrio nesse caso segundo

Um estilo acessvel e depurado consiste tambm em:


... evitar as ambiguidades Utilizar um nico termo para fazer referncia a duas coisas diferentes pode confundir o leitor: Deve apresentar o requerimento at tera-feira. Pode tambm apresentar um requerimento de prorrogao do prazo. O seu requerimento (de que requerimento estamos a falar?) Deve apresentar o requerimento at tera-feira. Pode tambm solicitar que o prazo seja adiado. O seu requerimento

Deve apresentar o requerimento at tera-feira. O comit pode rejeitar o seu pedido (ou seja, o seu requerimento - no ?) Deve apresentar o requerimento at terafeira. O comit pode rejeit-lo.

... preferir a forma afirmativa negativa No invulgar que as candidaturas sejam rejeitadas, por isso no apresente recurso, salvo se tiver a certeza de que no preencheu a sua candidatura de forma incorrecta. Por vezes, as candidaturas so rejeitadas, por isso apresente recurso apenas se tiver a certeza de que preencheu a sua correctamente.

... no alterar palavras por uma mera questo estilstica H quem pense que pode tornar o documento menos enfadonho dando nomes diferentes mesma coisa. Mas, pelo contrrio, pode acabar apenas por confundir o leitor:

5.

Seja coerente organize as frases


Por vezes, h que redigir (ou melhorar) um documento que contm muitos factos e ideias. Eis aqui algumas formas de simplificar a informao para que os leitores compreendam de imediato cada frase.

No esconda a informao importante no meio da frase.


No que diz respeito reduo das tarifas de roaming, a Comisso apresentou vrias propostas. A Comisso apresentou vrias propostas para reduzir as tarifas de roaming. Afigura-se que a medida relativa proibio de fumar em restaurantes ser aplicada. Tudo indica que fumar nos restaurantes passe a ser proibido.

Indique os sujeitos de cada aco (ver a sugesto 8) e apresente as aces pela ordem em que ocorrem
A sua deciso relativa atribuio das ajudas comunitrias ser tomada aps a recepo de todas as propostas de projecto na reunio anual do Comit. Aps todos os candidatos terem apresentado as suas propostas de projecto 1 o Comit de Adjudicao reunir-se- para decidir o montante da ajuda comunitria que conceder a cada um. 2 3 4

Tente realar a parte final das frases essa que os leitores vo recordar.
Uma reforma institucional absoluta preconizada pelo relatrio na maior parte dos casos. Na maior parte dos casos, o relatrio preconiza uma reforma institucional absoluta. 7

6.

Elimine os substantivos desnecessrios as formas verbais tm mais aco


Uma forma muito simples de escrever com mais clareza substituir isto ... por isto: proceder a um exame de efectuar um clculo de proceder melhoria de examinar calcular melhorar H outros substantivos que no acabam em o mas que so tambm verbos disfarados:

atravs da destruio de para a optimizao de da introduo de

destruindo para optimizar de introduzir

Esta alterao implica muito simplesmente trocar um substantivo por um verbo. Os verbos so mais directos e menos abstractos do que os substantivos. Muitos substantivos acabados em o no so mais do que verbos disfarados. Surgem frequentemente em frases como estas, onde o emprego de um verbo seria muito mais claro:

, pois, possvel tornar um documento mais claro substituindo os substantivos por verbos: A prtica de cultivo de culturas perenes em vez de culturas anuais pode dar azo melhoria da qualidade do solo mediante o aumento da cobertura do solo Optar por culturas perenes em vez de culturas anuais pode melhorar a qualidade do solo ao aumentar a cobertura.

proceder avaliao de realizar uma investigao ter em considerao

avaliar investigar considerar

7.

V directo ao assunto, evite as abstraces

As mensagens objectivas so claras a linguagem abstracta pode ser vaga e desencorajante. Abusar da abstraco pode mesmo levar o leitor a pensar que o autor do texto no sabe do que est a falar ou que algo de suspeito est na origem desta verborreia. De modo geral, se puder utilizar um termo objectivo em vez de um mais abstracto que queira dizer exactamente a mesma coisa, escolha o termo objectivo. Tornar a mensagem mais directa e, por conseguinte, dar-lhe- mais impacto. Assim, em vez de : extirpar perseguir um objectivo oportunidades de emprego evoluo negativa emprego remunerado investimento em capital humano* cortar visar postos de trabalho declnio trabalho pago ... experimente usar:

SUGESTO: Em Word, seleccione uma palavra, carregue no boto direito do rato e escolha a opo sinnimos do menu, para encontrar outros vocbulos. A lista de sinnimos tem palavras abstractas e objectivas. Tente escolher uma palavra objectiva em vez de um termo mais vago que se possa utilizar indiscriminadamente. Por exemplo, a palavra identificar perfeitamente aceitvel, mas h casos em que prefervel substitu-la por uma palavra mais clara: identificar problemas identificar a soluo identificar a inteno detectar problemas encontrar a soluo indicar a inteno

-formar (os trabalhadores) -melhorar as competncias (dos trabalhadores) -formar e instruir * Este exemplo ilustra como por vezes difcil ser objectivo. 9

8.

No seja passivo, prefira a voz activa

Outra forma simples de redigir com clareza utilizar verbos na voz activa (o ministro apresentou o plano) e no na passiva (o plano foi apresentado pelo ministro). Compare as seguintes frases: Novas orientaes foram definidas pelo presidente para que a extenso dos documentos apresentados pelas direces-gerais seja limitada a 15 pginas. O presidente definiu novas orientaes para que as direces-gerais limitem a extenso dos documentos a 15 pginas.

e diga quem faz o qu


Se preferir a voz activa voz passiva, a sua redaco tornar-se- muito mais clara porque ser obrigado a referir o sujeito da frase a pessoa, a organizao ou aquilo que realiza a aco. Neste caso, identifica-se facilmente o sujeito da aco Este projecto foi apoiado a nvel da Comisso. A Comisso apoiou este projecto.

Como tornar uma frase mais clara suprimindo as passivas... : obscura: Segundo uma recomendao formulada pelo Parlamento Europeu, uma simplificao do procedimento deve ser tomada em considerao pelos Estados-Membros. um pouco melhor: O Parlamento Europeu formulou uma recomendao nos termos da qual os Estados-Membros devem considerar uma simplificao do procedimento.

mas neste caso a identificao no possvel: Julga-se conveniente que a publicidade ao tabaco seja proibida na UE. Quem julga conveniente? O autor, a Comisso, o pblico, os mdicos? Lembre-se de que os documentos da UE devem ser traduzidos para vrias lnguas. Se o documento original for ambguo, as vrias tradues podero ser discordantes, uma vez que cada tradutor tentar adivinhar as intenes do autor do texto e poder chegar a uma soluo diferente. Contudo, no necessrio evitar a voz passiva custe o que custar. A passiva til, por exemplo, quando o sujeito da frase to evidente que no necessrio referi-lo (incentiva-se todo o pessoal a redigir com clareza).

e, por ltimo, substituindo os substantivos abstractos por verbos: muito melhor: O Parlamento Europeu recomendou que os Estados-Membros considerem simplificar o procedimento.

10

9.

Fuja dos falsos amigos e evite o jargo e as siglas

Fuja dos falsos amigos


Os falsos amigos ou falsos cognatos so pares de palavras de lnguas diferentes que tm uma estrutura externa muito semelhante ou equivalente mas cujo significado completamente diferente. No de estranhar que num ambiente multilingue como o da Comisso Europeia misturemos e confundamos palavras de vrias lnguas. As interferncias do francs e do ingls so muito frequentes. Por exemplo, o verbo to control em ingls usualmente utilizado na acepo de ter sob controlo/dominar ou limi-

tar/conter ao passo que, em portugus, frequente utilizar o verbo controlar na acepo de conferir, verificar. O uso da palavra errada pode fazer com que os leitores se sintam marginalizados e dar s instituies comunitrias a imagem de uma torre de marfim alheia ao mundo real. Na pior das hipteses, pode gerar equvocos e incidentes diplomticos (por exemplo, quando se tenciona apenas afirmar que o Luxemburgo um pas pequeno mas se escreve que o Luxemburgo no um pas importante). Eis alguns exemplos de falsos amigos que muito facilmente podem criar mal-entendidos nos textos da Comisso: Qual o termo correcto? real, verdadeiro esperar, prever, antever tirar partido de concluir coerente acrescentar informao, esclarecer o significado por fim, finalmente, em ltima anlise lucros, ganho na melhor das hipteses expresso idiomtica

Termo original actual (EN) anticipate (EN) capitalize on (EN) complete (EN) consistent (EN) elaborate (vb. EN) eventually (EN) ganancia (ES) ideally (EN) idiom (EN) important (FR)

Falso amigo actual antecipar capitalizar completar consistente elaborar eventualmente ganncia idealmente idioma importante

Por que razo est errado? actual significa presente, prevalecente, do momento antecipar significa fazer acontecer antes da data marcada, adiantar capitalizar significa acumular para formar um capital, converter, transformar em capital completar significa preencher consistente significa que tem consistncia, firme, slido elaborar significa preparar, produzir, conceber, realizar eventualmente significa possivelmente, casualmente ganncia significa ambio desmedida, usura idealmente significa de uma forma total e completamente perfeita idioma significa lngua importante est correcto se utilizado na acepo de digno de considerao, aquilo que mais interessa, mas no com o sentido de > inverso significa mudana em sentido contrrio manuteno significa acto ou efeito de manter, conservao menor significa mais pequeno

> grande, avultado, considervel investimento movimentao secundrio, de somenos importncia

inversin (ES) manutention (FR) minor (EN)

inverso manuteno menor

11

Evite ou explique o jargo


O jargo vocabulrio usado por um grupo de pessoas que trabalham na mesma rea, especialistas ou grupos profissionais para comunicarem entre si, sendo o seu emprego aceitvel em documentos que lhes so exclusivamente destinados. Para perceber o jargo, as restantes pessoas (nomeadamente, o grande pblico) tm de fazer um esforo desnecessrio e desagradvel. Alguns leitores podem at desistir da leitura por isso, assegure-se de que

os documentos que devem ser lidos pelo pblico em geral tm uma linguagem desprovida de jargo. Caso TENHA de recorrer ao jargo em documentos destinados ao grande pblico, comece por explicar o seu significado, ou inclua um glossrio, uma ligao ou uma remisso para um dos stios Web indicados nesta pgina. Esta lista, que no exaustiva, contm diversos termos comummente utilizados nas instituies da UE.

Termo de jargo pas em vias de adeso acervo (comunitrio) pas candidato coeso (poltica de) comitologia mtodo comunitrio alargamento integrao proporcionalidade subsidiariedade

Sugesto de definio pas prestes a tornar-se membro da UE conjunto da legislao, dos Tratados, das declaraes e resolues e de outros acordos celebrados pela Unio, mais a jurisprudncia do Tribunal de Justia pas cuja candidatura UE est em fase de negociao esforos que visam reduzir as disparidades sociais e econmicas no mbito da UE procedimento que descreve a obrigao de a Comisso consultar comits de peritos mtodo habitual de tomada de deciso da Unio Europeia, que envolve a Comisso, o Conselho e o Parlamento aumento do nmero de membros da Unio Europeia tomada em considerao de todas as polticas comunitrias princpio segundo o qual a aco de uma administrao pblica se deve limitar ao que necessrio para atingir os objectivos visados princpio segundo o qual as decises so tomadas, sempre que possvel, a nvel dos governos nacionais, ou seja, a um nvel to prximo quanto possvel dos cidados

H explicaes claras sobre muitos termos de jargo nos seguintes endereos: o Guia Explicativo do Jargo Comunitrio no stio Europa na Web: (http://europa.eu/abc/eurojargon/index_pt.htm). Para as definies de termos mais tcnicos ou de termos jurdicos utilizados no contexto da UE, consulte o Glossrio Europa em linha (http://europa.eu/scadplus/glossary/index_pt.htm).

12

Cuidado com as siglas


Uma utilizao excessiva de siglas pode tornar um documento incompreensvel e ter um efeito soporfero: (FEDER + FEOGA + PAC = ZZZ). Caso o significado de uma sigla possa no ser claro para o leitor, h que: escrever o seu significado por extenso se surgir apenas uma ou duas vezes no documento; ou escrever o seu significado por extenso na primeira ocorrncia, juntando a respectiva sigla entre parnteses, e seguidamente usar a sigla no resto do texto; e/ou incluir uma lista de siglas ou uma hiperligao que esclarea o seu significado. O captulo dedicado a Siglas e Acrnimos no Cdigo de Redaco Interinstitucional (http://publications.europa.eu/code/pt/pt-5000400.htm) apresenta muitos dos acrnimos e das siglas utilizados nos documentos da Comisso Europeia.

Como sempre, considere primeiro aquilo que os seus leitores pretendem: Alguns leitores ficaro irritados se lhes explicarem as siglas mais conhecidas. Escrever titular da autorizao de introduo no mercado a cada duas linhas em vez de titular da AIM tornar o documento muito mais extenso. Lembre-se de que as siglas e os acrnimos podem ter significados diferentes consoante o seu contexto. Por exemplo: CAP significa Confederao dos Agricultores de Portugal Centro de Atendimento Permanente contrato administrativo de provimento Conselho de Administrao Paritrio Conselho da sia e do Pacfico caties cidos permutveis compra antecipada da produo entre muitas outras possibilidades. Base terminolgica da UE: IATE. http://iate.europa.eu

CAP

CAP

CAP

CAP

CAP

CAP

CAP

CAP

CAP

13

10. Reveja e verifica verifique

Use correctores automticos para verificar a ortografia e a gramtica, mas lembre-se de que no detectam todos os erros. Ponha-se no lugar do leitor e reveja o documento de forma crtica. H uma ligao clara entre as frases e os pargrafos? O discurso tem um encadeamento lgico? H sempre algo a melhorar ou simplificar. Pea a opinio dos seus colegas, mesmo daqueles a quem no costuma recorrer. Tome nota das sugestes apresentadas. Aceite as que tornarem o texto mais breve e claro e facilitarem a leitura.

Precisa de mais ajuda?


Aps ter redigido o seu documento o mais claramente possvel de acordo com as sugestes atrs indicadas poder achar que um ou outro aspecto precisa de ser melhorado. Talvez tenha dvidas quanto ao verbo ideal ou preposio correcta. Talvez algumas frases sejam ainda demasiado longas e artificiais. Pode contactar a Direco-Geral da Traduo (DGT) e pedir uma reviso do seu documento. A DGT oferece dois servios, consoante a natureza do documento: Pginas Web: ou seja, as pginas principais de um stio na Web, em formato html. Para a reviso deste tipo de documento, apresente um pedido por meio do Poetry: cdigo WEB (e no a designao da sua DG), produto REV. Se tem dvidas, contacte a DGT-D-2. Para mais informaes sobre a reviso destes documentos: http://www.cc.cec/translation/facilities/products/ web/tutorial/index_en.htm Outros documentos: (em ingls ou francs) Envie-os para a Unidade Editing. Se est a utilizar este servio pela primeira vez ou precisa de esclarecimentos, envie uma mensagem electrnica com as suas dvidas para DGTEDIT. Para mais informao, consulte: http://www.cc.cec/translation/facilities/products/ editing_en.htm (noutra lngua oficial da UE) Pode solicitar uma reviso lingustica de documentos importantes por um falante nativo de qualquer lngua oficial. Apresente um pedido por meio do Poetry e seleccione o produto REV.

Tendo em conta os graves efeitos negativos das hostilidades exigimos que estas cessem de imediato

Paz?

14

Apoio em linha
Para obter informao pormenorizada sobre as convenes da Comisso em matria de ortografia, pontuao ou prticas lingusticas, consulte o Guia do Tradutor do Departamento de Lngua Portuguesa da DG Traduo, disponvel em linha no seguinte endereo: http://www.cc.cec/DGT/lang/pt/guia/ guiadotradutor.pdf O stio da DG Traduo na Web contm guias de redaco clara e guias de estilo em vrias lnguas oficiais da UE: http://ec.europa.eu/translation/language_aids.

O Cdigo de Redaco Interinstitucional, da responsabilidade do Servio das Publicaes, aplica-se s publicaes oficiais em todas as lnguas oficiais: http://publications.europa.eu/code/pt/pt-000100.htm O Guia Prtico Comum contm orientaes relativas redaco de textos legislativos em todas as lnguas oficiais: http://eur-lex.europa.eu/pt/techleg/index.htm O Information Providers Guide (guia dos fornecedores de informao) inclui recomendaes sobre a redaco de textos para a Web: http://eur-lex.europa.eu/pt/techleg/index.htm

d trata eve e r b osso idad s o n simplic o m a u oncl nte d ma c termina r o f ta de Des rtncia o p im

o so

bre a

! M FI

15

Publications Office Graphic Design Service Layout made by DGT.02

Fontes
O presente guia foi elaborado recorrendo s seguintes fontes: The Oxford Guide to Plain English by Martin Cutts, Oxford, Reino Unido crire pour tre Lu, Ministre de la Communaut franaise, Blgica 30 Regole per Scrivere Testi Amministrativi Chiari, Universit di Padova, Itlia Brgernahe Verwaltungssprache, Bundesverwaltungsamt, Alemanha Klarsprk lnar sig, Regeringskansliet, Justitiedepartementet, Sucia Knnetnk tekstisi, tulkataanko puheenvuorosi? Kotimaisten kielten tutkimuskeskus, Finlndia Writing for Translation Centro de Traduo dos Organismos da Unio Europeia The OECD Style Guide, 2. Edio, OCDE, Paris http://www.oecd.org/dataoecd/8/39/40500006.pdf Regras de Legstica a Observar na Elaborao de Actos Normativos da Assembleia da Repblica, Assembleia da Repblica, Portugal

Ilustraes de Zeta Field, DG Traduo, Comisso Europeia. A verso em linha do presente guia pode ser consultada no seguinte endereo: http://ec.europa.eu/translation

16

Anda mungkin juga menyukai