Anda di halaman 1dari 30

A Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado da Sociedade George Novack

O Curso Desigual da Histria


Este ensaio pretende dar uma explicao compreensvel e coerente de uma das leis fundamentais da histria humana, a lei do desenvolvimento desigual e combinado. a primeira vez, em minha opinio, que se tenta fazer isto. rocurarei demonstrar o que ! esta lei, como funcionou nas principais etapas da histria e tamb!m como pode clarificar alguns dos mais importantes fen"menos sociais e problemas polticos de nossa !poca.

A Dupla Natureza da Lei


# lei do desenvolvimento desigual e combinado ! uma lei cientfica da mais ampla aplicao no processo histrico. $em um car%ter dual ou, melhor dizendo, ! uma fuso de duas leis intimamente relacionadas. & seu primeiro aspecto se refere 's distintas propor(es no crescimento da vida social. & segundo, ' correlao concreta destes fatores desigualmente desenvolvidos no processo histrico. &s aspectos fundamentais da lei podem ser brevemente exemplificados da seguinte maneira) & fato mais importante do progresso humano ! o domnio do homem sobre as foras de produo. $odo avano histrico se produz por um crescimento mais r%pido ou mais lento das foras produtivas neste ou naquele segmento da sociedade, devido 's diferenas nas condi(es naturais e nas conex(es histricas. Essas disparidades do um car%ter de expanso ou compresso a toda uma !poca histrica e conferem distintas propor(es de desenvolvimento aos diferentes povos, aos diferentes ramos da economia, 's diferentes classes, institui(es sociais e setores da cultura. Esta ! a ess*ncia da lei do desenvolvimento desigual. Essas varia(es entre os m+ltiplos fatores da histria do a base para o surgimento de um fen"meno excepcional, no qual as caractersticas de uma etapa inferior de desenvolvimento social se misturam com as de outra, superior. Essas forma(es combinadas, t*m um car%ter altamente contraditrio e exibem acentuadas peculiaridades. Elas podem desviar-se muito das regras e efetuar tal oscilao de modo a produzir um salto qualitativo na evoluo social e capacitar povos que eram atrasados a superar, durante certo tempo, os mais avanados. Esta ! a ess*ncia da lei do desenvolvimento combinado. bvio que estas duas leis, estes dois aspectos de uma s lei, no atuam ao mesmo nvel. # desigualdade do desenvolvimento precede qualquer combinao de fatores desproporcionalmente desenvolvidos. # segunda lei cresce sobre a

primeira e depende desta. E, por sua vez, esta atua, sobre aquela, afetando-a no seu posterior funcionamento.

O En uadramento Histrico
# descoberta e formulao desta lei ! o resultado de mais de dois mil e quinhentos anos de investiga(es tericas sobre as formas de desenvolvimento social. #s primeiras observa(es sobre ela foram feitas pelos filsofos e historiadores gregos. .as a lei como tal foi levada a primeiro plano e efetivamente aplicada, pela primeira vez, pelos fundadores do materialismo histrico, .arx e Engels, h% aproximadamente um s!culo. Esta lei ! uma das maiores contribui(es do marxismo ' compreenso cientfica da histria e um dos mais poderosos instrumentos de an%lise histrica. .arx e Engels, por sua vez, derivaram a ess*ncia desta lei da filosofia dial!tica de /egel. /egel utilizou a lei em suas obras sobre a histria universal e a histria da filosofia, por!m sem lhe dar um nome especial nem reconhecimento explcito. 0a mesma maneira, muitos pensadores dial!ticos, antes e depois de /egel, utilizaram esta lei em seus estudos e aplicaram-na mais ou menos conscientemente, para a soluo de complexos problemas histrico-sociais e polticos. &s mais destacados tericos do marxismo, desde 1auts23 e4uxemburgo at! le2hanov e 4*nin, reconheceram a sua import5ncia, observaram seu funcionamento e conseq6*ncias e usaram-na para a soluo de problemas que confundiam a outras escolas de pensamento.

!m E"emplo de L#nin
7itemos um exemplo de 4*nin, que baseou nesta lei sua an%lise da primeira etapa da revoluo russa de 898:. Em suas ;7artas de 4onge; escrevia, da <ua, aos seus colaboradores bolcheviques) ;$ %ato de ue a revolu&'o (de %evereiro) ten*a ocorrido t'o rapidamente+++ deve,se a uma con-untura *istrica incomum. na ual se combinavam. de maneira /altamente %avor0vel/. movimentos absolutamente distintos. interesses de classe absolutamente di%erentes e tend#ncias pol1ticas e sociais absolutamente opostas;. =7ollected >or2s, ?oo2 @, p%g. A 8.B & que havia ocorridoC Dm setor da nobreza e dos propriet%rios rurais russos, a oposio burguesa, os intelectuais radicais, os oper%rios e soldados insurretos, Eunto com os aliados do imperialismo - foras sociais absolutamente antag"nicas - haviam se unido momentaneamente contra a autocracia czarista. 7ada qual pelas suas prprias raz(es. $odas Euntas sitiaram, isolaram e derrubaram o regime dos Fomanov. Essa. extraordin%ria e irrepetvel

conEuntura de circunst5ncias e combina(es de fora surgiu da totalidade de desigualdades pr!vias do desenvolvimento histrico russo por seus largamente adiados e no resolvidos problemas sociais e polticos exacerbados pela primeira guerra imperialista mundial. #s diferenas, que haviam desaparecido superficialmente na ofensiva contra o czarismo, se manifestaram imediatamente e no passou muito tempo at! que esta aliana de fato, de foras opostas por natureza, se desintegrasse e rompesse. &s aliados da revoluo de fevereiro de 898: se transformaram nos inimigos irreconcili%veis de outubro de 898:. 7omo se chegou a istoC # queda do czarismo, na !poca, produziu um desigualdade nova e superior, na situao, que pode ser sentida na seguinte frmula) por um lado, as condi(es obEetivas estavam maduras para a tomada do poder pelos oper%rios, por outro, a classe oper%ria russa - e sobretudo sua direo - no haviam apreciado corretamente a situao real nem experimentado, a nova relao de foras. &u seEa, subEetivamente, no estavam amadurecidas para realizar a tarefa suprema. ode-se dizer que o desenvolvimento da luta de classes, de fevereiro a outubro de 898:, consistiu no reconhecimento crescente, por parte da classe oper%ria e seus lderes revolucion%rios, do que era preciso fazer, bem como das condi(es obEetivas e da preparao subEetiva. # brecha aberta entre eles foi preenchida na ao pelo triunfo dos bolcheviques na Fevoluo de &utubro, que combinou a conquista oper%ria do poder com o mais amplo levante campon*s.

O 2ormulador da Lei
Este processo est% totalmente explicado por $rots23 em sua ;/istria da Fevoluo Fussa;. # prpria revoluo russa foi o exemplo mais claro do desenvolvimento desigual e combinado na histria moderna. Em sua an%lise cl%ssica deste acontecimento, $rots23 deu ao movimento marxista a primeira formulao explcita da lei. $rots23, como terico, !, c!lebre sobretudo pela formulao da teoria da Fevoluo ermanente. 7ontudo, sua exposio da lei do desenvolvimento desigual e combinado poderia ser comparada 'quela em import5ncia. $rots23 no s deu nome a essa lei, como tamb!m foi o primeiro que a exp"s em seu pleno significado e lho deu expresso acabada. Estas duas contribui(es ' compreenso cientfica dos movimentos sociais esto, de fato, intimamente ligadas. # concepo de $rots23 da Fevoluo ermanente resultou de seu estudo das peculiaridades do desenvolvimento histrico russo, ' luz dos novos problemas que se apresentaram ao socialismo mundial na !poca do imperialismo. Esses problemas eram particularmente agudos e complexos em pases atrasados, onde a revoluo democr%ticoburguesa no tinha ocorrido, e exigiam a soluo de suas tarefas mais elementares em um momento em que estava colocada a revoluo prolet%ria.

&s frutos de suas id!ias sobre esta questo, confirmados pelo desenvolvimento real da Fevoluo Fussa, prepararam e estimularam sua subseq6ente elaborao da lei do desenvolvimento desigual e combinado. 7ertamente, a teoria de $rots23 da Fevoluo ermanente ! a aplicao mais frutfera desta verdadeira lei aos problemas cruciais da luta de classes internacional de nosso tempo - !poca de transio da dominao capitalista ao mundo socialista - e oferece o mais alto exemplo de seu penetrante poder. 7ontudo, a lei ! aplic%vel no apenas aos acontecimentos revolucion%rios da !poca presente como tamb!m, como veremos, a toda evoluo social. ossui tamb!m aplica(es mais amplas.

Desenvolvimento Desigual na Natureza


0eixando de lado o enquadramento histrico do qual surgiu a lei do desenvolvimento desigual e combinado, passemos agora ' an%lise do alcance de sua aplicao. Embora tenha se originado do estudo da histria moderna, a lei do desenvolvimento desigual e combinado tem razes em acontecimentos comuns a todos os processos de crescimento, tanto na natureza como na sociedade. &s investigadores cientficos enfatizaram o prevalecimento das desigualdades dominantes em muitos campos. $odos os elementos constituintes de um obEeto, todos os aspectos de um acontecimento, todos os fatores de um processo em desenvolvimento no se realizam na mesma proporo ou em igual grau. .ais ainda, sob diferentes condi(es materiais, as mesmas coisas exibem diferentes propor(es e graus de crescimento. Gualquer campon*s ou trabalhador urbano sabe disso. Em ;4ife of the ast;, H. H. <impson, uma das mais not%veis autoridades em mat!ria de evoluo, desenvolve este mesmo ponto, dizendo) ;O mais importante a respeito das propor&3es da evolu&'o 4 ue variam enormemente e ue as mais r0pidas delas parecem ao mesmo tempo as mais lentas para os seres *umanos (incluindo os paleontlogos. poderia dizer,se)+ Se seguirmos uma lin*a de %ilogenia em seu registro %ssil. 4 uase certo ue veri%icaremos ue distintos caracteres e partes evoluem em propor&3es bastante di%erentes e. em geral. ue nen*uma parte evolui por longo tempo na mesma propor&'o+ O c4rebro do cavalo evolui rapidamente en uanto o resto do corpo muda muito pouco+ A evolu&'o do c4rebro 4 muito mais r0pida. durante um espa&o de tempo relativamente curto. do ue em ual uer outro momento+ A evolu&'o do p4 %ica praticamente estacionada durante toda a evolu&'o

do cavalo. mas em tr#s oportunidades so%re mudan&as relativamente r0pidas em seu mecanismo;. ;As propor&3es da evolu&'o tamb4m variam muito de uma %am1lia a outra. e igualmente entre %am1lias ligadas+ H0 uma s4rie de animais atualmente e"istentes ue mudaram muito pouco em longos per1odos de tempo5 um pe ueno bran uipode c*amado Lingula. por cerca de 6$$ mil*3es de anos7 o Limidus. o 8carangue-o %erradura/ , mais um escorpi'o ue um carangue-o ,. em 9:; mil*3es de anos ou mais7 o Esp*enodon. um r4ptil parecido a uma lagarti"a. agora con%inado < Nova =el>ndia. por cerca de 9; mil*3es de anos7 o Didelp*is. um gamb0 americano. por cerca de :; mil*3es de anos+ Estes e outros animais . para os uais a evolu&'o se deteve *0 muito tempo. tiveram ue evoluir todos numa propor&'o comum relativamente r0pida+; ;H0. por outro lado. di%erentes caracter1sticas de propor&3es nos distintos grupos+ A maior parte dos animais terrestres evoluiu mais r0pido ue a maioria dos a u0ticos , esta generaliza&'o n'o contradiz o %ato de ue alguns animais a u0ticos ten*am evolu1do mais r0pido ue alguns terrestres+; =p%g. 8A:-8AI.B # evoluo de uma ordem inteira de organismos passou, durante um ciclo completo, por uma fase inicial de crescimento lento, restrito, seguido por um perodo mais curto mas intenso de ;expanso explosiva;, voltando a cair em uma prolongada fase de mudanas menores. Em ;& <ignificado da Evoluo; =p%g. :J-:AB, H. H. <impson assinala) ;O tempo de e"pans'o r0pida. alta variabilidade e come&o de radia&'o adaptativa+++ s'o per1odos ue aumentam as oportunidades ue se apresentam aos grupos capazes de continu0,la;. ?al oportunidade para uma e"pans'o e"plosiva se abriu aos r4pteis uando evolu1ram. ao ponto de %icarem independentes da 0gua como meio de vida e passarem a viver na terra. na 0rida vida dos vertebrados+ @uando um 8per1odo mais tran Ailo. posterior < radica&'o. se completou8. o grupo pode entrar indulgentemente no gozo progressivo da con uista obtida;. # evoluo de nossa prpria esp!cie logrou, atrav!s da primeira fase de tal ciclo, entrar na segunda. &s antecessores animais imediatos do g*nero humano passaram por um prolongado perodo de crescimento restrito, como o demonstra o seu pequeno c!rebro, comparado a outros. & g*nero humano

atingiu a sua fase de ;expanso explosiva; s no +ltimo milho de anos, aproximadamente, aps o primata do qual descendemos ter adquirido os necess%rios poderes sociais. 7ontudo, o posterior desenvolvimento do g*nero humano no duplicou o seu cicio de evoluo animal, porque o crescimento da sociedade prov!m de uma base qualitativamente diferente e ! governado por suas leis especficas. # evoluo dos distintos organismos humanos ! marcada por uma consider%vel irregularidade. & cr5nio desenvolveu suas atuais caractersticas entre nossos antecessores smios, muito antes das nossas mos articuladas com o polegar oposto. <omente depois de nossos antecessores terem adquirido a postura ereta e as mos para trabalhar, ! que o c!rebro dentro do cr5nio desenvolveu as suas atuais propor(es e complexidades. & que ! v%lido para ordens inteiras e para esp!cies de animais e plantas tamb!m o ! para esp!cimes individuais. <e a igualdade prevalecesse no crescimento biolgico, cada rgo do corpo poderia desenvolver-se simultaneamente e no mesmo grau de propor(es, mas to perfeita simetria no existe na vida real. Ko crescimento do feto humano, alguns rgos aparecem e amadurecem antes dos outros. # cabea e o pescoo formam-se antes dos braos e pernas, o corao na terceira semana e os pulm(es mais tarde. # culminao de todas estas irregularidades se manifesta nos rec!mnascidos, que so gerados em diferentes condi(es, com deforma(es e em distintos intervalos entre a concepo e o nascimento. & perodo de nove meses de gestao no passa de uma m!dia estatstica. # data do nascimento pode variar dias, semanas ou meses dessa m!dia. & sinus frontal, um desenvolvimento tardio que s possuem os primatas e os homens, no se d% nos Eovens humanos e sim depois da puberdade e, em muitos casos, nunca chega a ocorrer.

A Evolu&'o Desigual das Sociedades Brimitivas


& desenvolvimento da organizao social e das estruturas sociais particulares exibe desigualdades no menos pronunciadas que a histria biolgica dos antecessores) da raa humana. &s diversos elementos da exist*ncia social apareceram em tempos diferentes, evoluram em propor(es enormemente distintas e se desenvolveram, sob distintas condi(es, em graus diferentes. &s arquelogos dividem a histria humana em idade da edra, do ?ronze e do Lerro, em funo dos principais materiais usados na fabricao de ferramentas e armas. Essas tr*s etapas de desenvolvimento tecnolgico tiveram imensas diferenas temporais de durao. # @dade da edra durou cerca de novecentos mil anos, a @dade do ?ronze, de tr*s a quatro mil anos #.7., a @dade do Lerro tem menos de quatro mil anos. 7ontudo, os diversos grupos do g*nero humano atravessaram essas etapas em diversas !pocas, em v%rias partes do mundo. # @dade da edra acabou por volta de A.MNN #.7. na .esopot5mia,

cerca de 8.ONN #.7. na 0inamarca, em 8P9J na #m!rica e ainda no se encerrara em 8.INN na Kova Qel5ndia. Dma desigualdade parecida pode ser assinalada na organizao social. # etapa de selvageria, baseada na coleta de ervas alimentares, caa e pesca, estendese por muitas centenas de milhares de anos, ao passo que a barb%rie, baseada na criao de animais e no cultivo de cereais, data de oito mil anos #.7.. # civilizao tem menos de seis mil anos de exist*ncia. # produo regular, ampla e crescente de alimentos produziu um avano revolucion%rio no desenvolvimento econ"mico, e elevou a produo alimentcia das aldeias muito acima daquela das tribos atrasadas, que continuavam subsistindo com base na coleta de alimentos. # Rsia foi o lugar de nascimento da domesticao de animais e da horticultura. incerto qual desses ramos da produo se desenvolveu antes, mas os arquelogos descobriram remanescentes de comunidades camponesas mistas, com os dois tipos de produo de alimentos, que remontam a oito mil anos #.7. Existem tribos puramente pastoris que dependem exclusivamente do rebanho de animais para a sua exist*ncia, como tamb!m povos completamente agrcolas, cuEa economia est% baseada no cultivo de cereais ou tub!rculos. # cultura desses grupos especializados tem um desenvolvimento unilateral, em conseq6*ncia de seu tipo particular de produo dos meios b%sicos de vida. & modo de subsist*ncia puramente pastoril no tem, por!m, as potencialidades inerentes ao desenvolvimento agrcola. #s tribos pastoris no podem incorporar na sua economia os tipos mais elevados de produo de alimentos, em qualquer escala, sem abandonar e mudar inteiramente seu modo de vida. @sto acontece especialmente depois da introduo, do arado, que supera as t!cnicas de queimada e de semeadura da horticultura. Ko podiam desenvolver uma diviso extensa do trabalho nem avanar da aldeia ' cidade enquanto continuassem como simples guardadores do seu rebanho de gado. # superioridade inerente da agricultura sobre a criao de gado ! demonstrada pelo fato de que as popula(es densas e as mais avanadas civiliza(es, como a asteca, a inca ou a maia o provaram, se desenvolveram com base na agricultura. &s agricultores puderam incorporar facilmente a domesticao de animais, ao seu modo de produo, mesclando ou combinando o cultivo do alimento com o pastoreio de animais, assim como transferindo animais de trao ' tecnologia da agricultura, com a inveno do arado. Loi a combinao da criao de gado com o cultivo de cereais em %reas mistas que aEudou os povos agrcolas, dentro da sociedade b%rbara, a superar as tribos meramente pastoris, e a se transformarem, nas condi(es favor%veis dos vales dos rios da .esopot5mia, Egito, Sndia e 7hina, nos beros da civilizao.

0esde o advento dos povos civilizados, existiram tr*s, diferentes nveis essenciais de progresso, que correspondem a seus modos de assegurar as necessidades vitais) a coleta de alimentos, a produo elementar de alimentos e a produo mista, com um alto desenvolvimento da diviso do trabalho e uma crescente troca de mercadorias. &s gregos da !poca cl%ssica eram altamente conscientes desta disparidade de desenvolvimento entre eles prprios e os povos que ainda se mantinham numa, etapa mais atrasada de desenvolvimento social. #ssinalaram esta diferena fazendo uma distino marcante entre os gregos civilizados e os b%rbaros. # conexo e dist5ncia histrica entre eles foi explicitamente assinalada pelo historiador $ucdides, ao afirmar) ;Os gregos viviam anteriormente como os b0rbaros vivem *o-e;.

O Novo e o Cel*o Dundo


# desigualdade do desenvolvimento histrico mundial raras vezes foi to not%vel como quando os nativos da #m!rica se enfrentaram pela primeira vez com os invasores brancos que vinham da Europa. Encontraram-se ali duas rotas de evoluo social completamente separadas, produtos de dez a vinte mil anos de desenvolvimento independente nos dois hemisf!rios. #mbas se viram obrigadas a comparar suas propor(es de crescimento e a medir seus respectivos resultados globais. Esta foi uma das mais marcantes confronta(es de diferentes culturas em toda a /istria. Kaquele momento a @dade da edra chocou-se com o final da @dade do Lerro e o comeo da mecanizao. Ka caa e na guerra, o arco e a flecha tiveram que competir com o mosquete e o canho, na agricultura, a enxada e o basto, com o arado e os animais de trao, no transporte aqu%tico, a canoa com o navio, na locomoo terrestre, as pernas humanas com o cavalo e os p!s descalos com a roda. Ka organizao social, o coletivismo tribal contra as institui(es e costumes feudal-burgueses, a produo para o consumo imediato da comunidade contra uma economia monet%ria e o com!rcio internacional. oderamos multiplicar estes contrastes entre os ndios americanos e os europeus ocidentais. 7ontudo, a desigualdade dos produtos humanos de enormes etapas separadas de desenvolvimento econ"mico foi, aparentemente, demasiado violenta. <urgiram grandes antagonismos, trataram de manter-se separados uns dos outros e, assim como no princpio os chefes astecas identificaram os rec!m chegados brancos com deuses, os europeus, reciprocamente, olhavam e tratavam os nativos como animais. 7omo sabemos, a desigualdade de produtividade e poder destrutivo na #m!rica do Korte no foi superada pela adoo, pelos ndios, dos m!todos dos brancos e sua assimilao gradual e pacfica ' sociedade de classes. elo

contr%rio, nos quatro s!culos seguintes chegou-se ' expropriao e aniquilao das tribos indgenas.

O Atraso da Cida Colonial


<e os colonizadores brancos desenvolveram sua superioridade material sobre os povos nativos, eles prOprios estavam atrasados em relao ' p%tria de origem. & atraso geral do continente norte-americano e suas col"nias, em comparao ao ocidente europeu, predeterminou as principais linhas de seu desenvolvimento desde o comeo do s!culo T-U@ at! meados do s!culo T@T. Keste perodo, a tarefa central dos americanos foi alcanar a Europa e superar a disparidade no desenvolvimento social dos dois continentes. 7omo e por quem foi feito isto ! o principal tema da histria norte-americana ao longo destes tr*s s!culos e meio. @sto exigiu, entre outras coisas, duas revolu(es para completar a tarefa. # revoluo colonial, que coroou a primeira etapa de progresso, deu ao povo americano institui(es polticas mais avanadas que as de qualquer outro lugar do velho mundo e aplainou o caminho para a r%pida expanso econ"mica. 0e toda maneira, depois de haver conquistado a independ*ncia nacional, os ED# tiveram ainda que conquistar a independ*ncia econ"mica dentro do mundo capitalista. # diferena econ"mica entre esse pais e as na(es do ocidente da Europa limitou-se ' primeira metade do s!culo T@T e encerrou-se virtualmente com o triunfo do capitalismo industrial do Korte sobre os poderes escravistas, na guerra civil. Ko foi necess%rio muito tempo para que os Estados Dnidos superassem a Europa &cidental.

A Desigualdades dos Continentes e Ba1ses


Estas mudanas na posio dos Estados Dnidos ilustram a desigualdade de desenvolvimento entre os centros metropolitanos e as col"nias, entre os diferentes continentes e entre os pases de um mesmo continente. Dma comparao entre os diversos modos de produo nos diversos pases demonstraria mais abruptamente suas desigualdades. & escravismo havia virtualmente terminado como modo de produo, nos pases da Europa, antes de ser introduzido na #m!rica, em virtude das necessidades dos prprios europeus. # servido havia desaparecido na @nglaterra antes de surgir na F+ssia e houve tentativas de implant%-la nas col"nias norte-americanas depois de ter sido varrida na metrpole. Ka ?olvia, o feudalismo floresceu sob os conquistadores espanhis e fez deteriorar o escravismo, ao passo que, nos Estados Dnidos, este surgiu freando o feudalismo.

& capitalismo estava altamente desenvolvido no ocidente da Europa, enquanto que no 4este era implantado s superficialmente. Dma disparidade similar no desenvolvimento capitalista prevaleceu entre os Estados Dnidos e .!xico. # desigualdade ! a ;lei mais geral do processo histrico; =/istria da Fevoluo Fussa, p%g. MB. Estas desigualdades so a expresso especfica da natureza contraditria do progresso social e da dial!tica do desenvolvimento humano.

Desigualdades Enternas
# desigualdade do desenvolvimento entre os continentes e pases ! acompanhada por um semelhante crescimento desigual dos distintos elementos dentro de cada grupo social ou organismo nacional. Em uma obra sobre a classe oper%ria norte-americana, escrita por 1arl 1auts23 no comeo do s!culo, o marxista alemo assinalava alguns dos contrastes marcantes no desenvolvimento social da F+ssia e dos Estados Dnidos nessa !poca. ;Dois estados e"istem; -escreveu - ;diametralmente opostos um ao outro+ Cada um deles cont4m um elemento e"tremamente desenvolvido em compara&'o com o seu n1vel capitalista+ Na FGssia 4 o proletariado+ Em nen*um outro pa1s como na Am4rica do Norte se pode %alar com tanta propriedade da ditadura do capital. ao passo ue em nen*um o proletariado ad uiriu tanta import>ncia como na FGssia;. Esta diferena no desenvolvimento, que 1auts23 descreve nos seus primrdios, se acentuou enormemente em suas etapas ulteriores. $rots23 fez uma an%lise extraordin%ria do significado de tais desigualdades para explicar o curso de uma histria nacional, no primeiro captulo de sua ;/istria da Fevoluo Fussa;, sobre ;as peculiaridades do desenvolvimento russo;. # F+ssia czarista continha foras sociais que pertenciam a tr*s diferentes etapas do desenvolvimento histrico. Ko alto estavam os elementos feudais) uma monstruosa autocracia asi%tica, um clero estatal, uma burocracia servil, uma nobreza territorial privilegiada. .ais abaixo, havia uma fraca e impopular burguesia e uma intelectualidade covarde. Estes fen"menos opostos estavam organicamente inter-relacionados. 7onstituam distintos aspectos de um processo social unificado. #s condi(es histricas que fortificaram e preservaram o predomnio das foras feudais - a lentido do desenvolvimento russo, a sua economia atrasada, o primitivismo de suas formas sociais e seu baixo nvel de cultura - haviam freado o crescimento das foras sociais e acentuado sua debilidade social e poltica. Este foi um aspecto da situao. or outro lado, o extremo atraso da histria russa havia deixado sem resolver os problemas agr%rios e nacionais, provocando descontentamento, fome de terra no campesinato e anseio de

liberdade nas nacionalidades oprimidas. Enquanto isso, aparecia a ind+stria capitalista, dando origem a empresas altamente concentradas, sob a dominao do capital financeiro estrangeiro, e a um proletariado no menos concentrado, armado com as +ltimas id!ias, organiza(es e m!todos de luta. Esta violenta desigualdade na estrutura social da F+ssia czarista forneceu a base para os acontecimentos revolucion%rios que explodiram, quando da queda da decadente estrutura medieval em 898:, e culminaram em poucos meses levando ao poder o proletariado e o partido bolchevique. <omente analisando e compreendendo isto, ! possvel captar porque a revoluo russa se deu desta maneira.

Erregularidades na Sociedade
#s pronunciadas irregularidades que se produziram na histria induziram alguns pensadores a negar que haEa, ou possa haver, alguma causalidade ou lei no desenvolvimento social. # escola mais conhecida de antroplogos norteamericanos, encabeada pelo falecido Lranz ?oas, nega explicitamente que possa haver alguma seq6*ncia determinada de etapas que possam ser descobertas na evoluo social, ou que as express(es culturais esteEam ligadas ' tecnologia ou ' economia. <egundo F. /. 4oVitt, o expositor mais conhecido deste ponto de vista, os fen"menos culturais apresentam meramente o car%ter de ;um caos sem plano;, uma ;selva catica;. # ;selva catica; est% na cabea desse anti-materialista e anti-evolucionista, e no na histria ou na constituio da sociedade. possvel que os povos que vivem, no s!culo TT, sob as condi(es da @dade da edra, possuam um r%dio - resultado do desenvolvimento combinado. .as ! categoricamente impossvel encontrar tal produto da eletr"nica contempor5nea enterrado com os resqucios humanos da @dade da edra depositados h% muitssimos anos. Ko ! preciso ser muito esperto para perceber que um coletor de alimentos, de ervas, um caador, um pescador ou um caador de aves, existiram muito antes que a produo de alimentos em forma de horticultura ou criao de gado. &u que as ferramentas de pedra precederam as de metal, que a palavra precedeu a escrita, que as cavernas existiram antes das aldeias, que a troca de bens precedeu a moeda. Kuma escala histrica geral, estas seq6*ncias so absolutamente inviol%veis. #s principais caractersticas da estrutura social simples dos selvagens so determinadas por seus primitivos m!todos de produzir os meios de vida, que dependem, por sua vez, do baixo nvel de suas foras produtivas. Estima-se que os povos coletores de alimentos requerem, em m!dia, PN milhas quadradas per capita para se manterem. Ko podem produzir nem manter grandes concentra(es de populao sobre tais fundamentos econ"micos.

Heralmente agrupam menos de quarenta pessoas e raras vezes excedem a cem. # iniludvel estreiteza de sua produo de alimentos e a disperso de sua fora limitam estritamente seu desenvolvimento.

Da Harb0rie < Civiliza&'o


Gue se pode dizer a respeito da etapa seguinte de desenvolvimento social, a barb%rieC N not%vel arquelogo U. Hordon 7hilde publicou recentemente, num livro chamado ;Evoluo <ocial;, um resumo, dos ;sucessivos passos atrav!s dos quais as culturas b%rbaras entram na via da civilizao, em contraste com seu ambiente natural;. 7hilde reconhece que o ponto de partida na esfera econ"mica foi id*ntico em todos os casos, ;na medida em que as primeiras culturas b%rbaras examinadas estavam baseadas no cultivo dos mesmos cereais, e no pastoreio das mesmas esp!cies de animais;. &u seEa, a barb%rie separa-se das formas selvagens de vida pela aquisio e aplicao de t!cnicas produtivas mais elevadas para a agricultura e a criao de gado. # chegada ao resultado final - a civilizao - exibe diferenas concretas em cada caso, ;contudo. em toda parte. signi%ica a agrega&'o de grandes popula&3es nas cidades. assim como a di%eren&a entre a produ&'o prim0ria (pescadores. agricultores etc+) e a de artes'os especializados em tempo integral. mercadores. burocratas. clero e governantes7 uma e%etiva concentra&'o do poder pol1tico e econImico7 o uso de s1mbolos convencionais para lembrar e transmitir in%orma&3es (escrita) e tamb4m padr3es convencionais de pesos e medidas e de medidas de tempo e espa&o ue levam a um tipo de ci#ncia matem0tica e calend0rio;. #o mesmo tempo, 7hilde assinala que ; os passos ue integram este desenvolvimento n'o apresentam. igualmente. um paralelismo abstrato;. # economia rural do Egito, por exemplo, tem um desenvolvimento diferente do da Europa de clima temperado. Ka agricultura do velho mundo, a enxada foi substituda pelo arado, ferramenta que no era conhecida pelos maias. # concluso geral que 7hilde tira destes fatos ! que ; o desenvolvimento da economia rural b0rbara das regi3es estudadas n'o apresenta paralelismo e sim converg#ncias e diverg#ncias ; =p%g. 8OJB. .as isto no ! suficiente. 7onsiderados em sua totalidade e em sua inter-relao histrica, a maioria dos povos que entram na barb%rie surge das mesmas atividades econ"micas essenciais, o cultivo de cereais e criao de gado. $iveram um desenvolvimento diversificado de acordo aos diferentes habitats naturais e circunst5ncias histricas e comprovam, ao percorrer o caminho rumo ' civilizao, que no foram detidos na rota ou obliterados, e atingiram por fim o mesmo destino) a civilizao.

A Darca da Civiliza&'o
Gue ocorreu com a evoluo da civilizaoC um ;caos sem plano;C, Guando analisamos a marcha do g*nero humano atrav!s da civilizao, vemos que seus segmentos avanados passaram sucessivamente pelo escravismo, feudalismo e capitalismo e agora esto a caminho do socialismo. @sto no significa que cada setor da humanidade tenha passado por esta seq6*ncia invari%vel de etapas histricas, como cada um dos povos b%rbaros passou atrav!s da mesma seq6*ncia de, etapas. .as a sua efetiva consecuo permite a quem chega mais tarde combinar ou comprimir etapas histricas inteiras. & curso real da histria, a passagem de um sistema social a outro, de um nvel de organizao a outro, ! muito mais complicado, heterog*neo e contraditrio do que aquele que se pode dar num esquema histrico geral. & esquema histrico universal das estruturas sociais - selvageria, barb%rie, civilizao com suas respectivas etapas, ! uma abstrao. uma abstrao indispens%vel e racional, que corresponde 's realidades essenciais do desenvolvimento e serve como guia para a investigao, mas no pode subestimar diretamente a an%lise de nenhum segmento concreto da sociedade. Dma linha reta pode ser a dist5ncia mais curta entre dois pontos, mas a humanidade freq6entemente deixou de lado esse ad%gio e seguiu aquele que diz que ;o caminho mais longo ! o mais perto de casa;. Ka histria mesclam-se ambas) regularidades e irregularidades. # regularidade ! fundamentalmente determinada pelo car%ter e desenvolvimento das foras produtivas e o modo de produzir os meios de vida. 7ontudo, este determinismo b%sico no se manifesta no desenvolvimento real da sociedade de maneira simples, direta e uniforme, e sim por meios extremamente complexos, desviados e heterog*neos.

A Evolu&'o Desigual do Capitalismo


@sto est% exemplificado com maior *nfase na evoluo do capitalismo e suas partes componentes. & capitalismo ! um sistema econ"mico mundial. Kos +ltimos cinco s!culos se desenvolveu de pas a pas, de continente a continente, e passou atrav!s das fases sucessivas do capitalismo comercial, industrial, financeiro e capitalismo estatal monopolista. 7ada pas, mesmo que atrasado, foi levado ' estrutura das rela(es capitalistas e se viu suEeito 's suas leis de funcionamento. Enquanto cada nao entrou na diviso internacional do trabalho sobre a base do mercado mundial capitalista, cada uma participou de forma peculiar e em grau diferente na expresso e expanso do capitalismo, e Eogou diferente papel nas distintas etapas de seu desenvolvimento. & capitalismo surgiu com muito maior fora na Europa e #m!rica do Korte do que na Rsia e Rfrica. Estes foram fen"menos interdependentes, lados opostos

de um +nico processo. & fraco desenvolvimento capitalista nas col"nias foi produto e condio do superdesenvolvimento das %reas metropolitanas, que se realizou 's custas das primeiras. # participao de v%rias na(es no desenvolvimento do capitalismo no foi menos irregular. # /olanda e a @nglaterra tomaram a direo no estabelecimento das formas e foras capitalistas nos s!culos TU@ e TU@@, enquanto a #m!rica do Korte estava ainda, em grande medida, em posse dos ndios. 7ontudo, na fase final do capitalismo, no s!culo TT, os Estados Dnidos superaram amplamente a @nglaterra e a /olanda. W medida que o capitalismo ia captando dentro de sua rbita um pas aps o outro, aumentavam as diferenas m+tuas. Esta crescente interdepend*ncia no significa que sigam pautas id*nticas ou possuam as mesmas caractersticas. Guando mais se estreitam as suas rela(es econ"micas, surgem profundas diferenas que os separam. & seu desenvolvimento nacional no se realiza, em muitos aspectos, ao longo de linhas paralelas, e sim atrav!s de linhas angulares, 's vezes divergentes como 5ngulos retos. #dquirem troos no id*nticos, mas complementares.

A Causas Eguais. E%eitos Di%erentes


# regra que diz que as mesmas causas produzem os mesmos efeitos no ! incondicional e geral. # lei s ! v%lida quando a histria produz as mesmas condi(es, mas geralmente h% diferenas para cada pas e constantes mudanas e interc5mbios entre eles. #s mesmas causas b%sicas podem conduzir a resultados muito diferentes e at! opostos. or exemplo, na primeira metade do s!culo T@T, a @nglaterra e os ED# eram ambos governados pelas mesmas leis do capitalismo industrial. .as estas leis operavam sob diferentes condi(es nos dois pases e produziram resultados muito diferentes na agricultura. # enorme demanda da ind+stria brit5nica por algodo e alimentos baratos estimulou poderosamente a agricultura norteamericana, ao mesmo tempo que os mesmos fatores econ"micos sufocaram os camponeses da @nglaterra. # expanso da agricultura num pas e sua contrao no outro foram conseq6*ncias opostas, mas interdependentes, das mesmas causas econ"micas. assando do processo econ"mico ao intelectual, o marxista russo le2hanov assinalava, no seu not%vel trabalho ;Em defesa do materialismo; =p%g. 8JOB, como o desenvolvimento desigual dos diversos elementos que comp(em uma estrutura nacional permite ao mesmo conEunto de id!ias produzir um impacto social muito diferente sobre a vida filosfica. Lalando do desenvolvimento ideolgico no s!culo TU@@@, le2hanov assinalava) ;O mesmo militante con-unto de id4ias levou ao ate1smo dos materialistas %ranceses. ao

indi%erentismo religioso de Hume. e < religi'o /pr0tica/ de Jant+ A raz'o %oi ue a uest'o religiosa na Englaterra. nesse tempo. n'o -ogava o mesmo papel ue na 2ran&a. nem nesta como na Aleman*a+ E esta di%eren&a no signi%icado da uest'o religiosa tin*a suas ra1zes na distinta rela&'o em ue estavam as %or&as sociais em cada um desses pa1ses+ Similares em sua natureza. mas d1spares em seu grau de desenvolvimento. os elementos da sociedade combinavam,se de modo di%erente nos distintos pa1ses europeus e conduziam. cada um deles. a um estado de consci#ncia muito particular. ue se e"pressava na literatura nacional. na %iloso%ia. na arte etc+ Como conse A#ncia disto. uma mesma uest'o pode apai"onar os %ranceses e dei"ar indi%erentes os brit>nicos+ !m mesmo argumento pode ser considerado com respeito por um alem'o progressista. en uanto um %ranc#s progressista o ver0 com dio amargo;.

Beculiaridades Nacionais
0eseEaria terminar este exame do processo de desenvolvimento desigual com uma discusso do problema das peculiaridades nacionais. &s marxistas so ami+de acusados por seus inimigos de negar, ignorar ou subestimar as peculiaridades nacionais em favor das leis histricas universais. Ko ! verdade. Ko ! correta essa crtica, embora alguns marxistas individualmente possam ser acusados de tais erros. & marxismo no nega a exist*ncia e a import5ncia das peculiaridades nacionais. <eria teoricamente est+pido e praticamente sem valor se o fizesse, dado que as diferenas nacionais podem ser decisivas para orientar a poltica do movimento oper%rio, de uma luta nacional ou de um partido revolucion%rio, durante um certo perodo num dado pas. or exemplo, a maior parte dos ativistas oper%rios da Hr-?retanha seguem o partido trabalhista. Este monoplio ! uma peculiaridade fundamental da Hr-?retanha e do desenvolvimento poltico dos seus trabalhadores. &s marxistas que no levarem em conta este fator, como chave de sua orientao organizativa, estaro violando o esprito do seu m!todo. /% outro exemplo remoto) na maior parte dos pases coloniais, hoEe em dia, as raas de cor esto lutando contra o imperialismo pela independ*ncia nacional contra a opresso das na(es brancas. Kos Estados Dnidos, pelo contr%rio, a luta dos negros contra seu car%ter de cidados de segunda classe se caracteriza por no ser um movimento pela separao e sim pela demanda de integrao incondicional ' vida americana, sobre bases iguais.

<em ter em conta este car%ter especfico ! impossvel compreender as principais tend*ncias da luta dos negros americanos na atual etapa. 4onge de reEeitar as diferenas nacionais, o marxismo ! o +nico m!todo histrico, a +nica teoria sociolgica que as explica adequadamente, demonstrando quais so suas razes nas condi(es materiais de vida e considerando suas origens histricas, desenvolvimento, desintegrao e desaparecimento. #s escolas burguesas de pensamento v*em as peculiaridades nacionais com um crit!rio distinto, como acidentes inexplic%veis, como produto da vontade divina ou de caractersticas fixas e finais de um determinado povo. & marxismo as v* como um produto histrico que surge de combina(es concretas de foras e condi(es internacionais. Este procedimento de combinar o geral com o particular e o abstrato com o concreto est% de acordo no somente com as exig*ncias da ci*ncia como tamb!m com nossos h%bitos di%rios de raciocnio. 7ada indivduo tem um expresso facial diferente, o que nos permite reconhec*-lo e separ%-lo dos outros. #o mesmo tempo, compreendemos que este indivduo tem o mesmo g*nero de olhos, ouvidos, boca, fronte e outros rgos que o restante da raa humana. 0e fato, a fisionomia particular que produz sua expresso diferente ! s a manifestao fundamental de um conEunto especfico dessas estruturas e caractersticas humanas comuns. & mesmo ocorre com a vida e a fisionomia de uma dada nao. 7ada nao tem seus prprios traos caractersticos. .as essas peculiaridades surgem como conseq6*ncia da modificao de leis gerais em funo das condi(es materiais e histricas especficas. <o, em +ltima inst5ncia, a cristalizao particular de um processo universal. $rots23 concluiu que as peculiaridades nacionais so o produto mais geral do desenvolvimento histrico desigual, seu resultado final.

Os Limites das Beculiaridades Nacionais


7ontudo, por mais profundamente assentadas que esteEam estas peculiaridades na estrutura social e por mais poderosa que seEa sua influ*ncia sobre a vida nacional, elas so limitadas. Em primeiro lugar, so limitadas na ao. Ko substituem o processo superior da economia e poltica mundial nem podem abolir o funcionamento de suas leis. 7onsideremos, por exemplo, as diferentes conseq6*ncias polticas da crise mundial de 89J9, nos ED# e #lemanha, devidas 's diferenas no contexto histrico, na estrutura social especfica e na evoluo poltica nacional. Kum caso, o KeV 0eal de Foosevelt chegou ao poder e no outro, o fascismo de /itler. & programa de reforma sob os auspcios democr%tico-burgueses, e o programa da contra-revoluo sob a fria ditadura totalit%ria, foram m!todos totalmente diferentes utilizados pelas respectivas classes capitalistas para salvar a pele.

Este contraste entre as foras capitalistas americana e alem de autopreservao foi explorada at! a exausto pelos apologistas do capitalismo norte-americano, os quais o atriburam ao esprito democr%tico inerente ' nao americana e aos seus governantes capitalistas. Ka realidade, a diferena se deveu ' maior riqueza e recursos do imperialismo dos ED#, por um lado, e ' imaturidade das rela(es de classe e conflitos, por outro. 7ontudo, na etapa seguinte e antes que sobreviesse a decad*ncia, o processo do imperialismo levou ambas as pot*ncias a uma segunda guerra mundial, para determinar quem dominaria o mercado mundial. #pesar de significativas diferenas em seus regimes polticos internos, ambas chegaram ao mesmo destino. 7ontinuaram subordinadas 's mesmas leis fundamentais do imperialismo capitalista e no puderam impedir seu funcionamento nem evitar suas conseq6*ncias. Em segundo lugar, as peculiaridades nacionais t*m limites historicamente definidos. Ko esto fixadas para sempre nem t*m um destino absolutamente determinado. 7ondi(es histricas as geram e as suplantam, novas condi(es histricas podem alter%-las, elimin%-las e ainda transform%-las em seus opostos. Ko s!culo T@T, a F+ssia era o pas mais reacion%rio da Europa e da poltica mundial, no s!culo TT transforma-se no mais revolucion%rio. Em meados do s!culo T@T os Estados Dnidos eram a nao mais revolucion%ria e progressista, em meados do s!culo TT, substituram a F+ssia como fortaleza da contrarevoluo mundial. .as este papel tampouco pode ser eterno, como assinalaremos no prOximo captulo, onde estudaremos o car%ter e conseq6*ncias do desenvolvimento desigual e combinado.

O Desenvolvimento Combinado e suas Conse A#ncias


#nalisaremos agora o segundo aspecto da lei do desenvolvimento desigual e combinado. <eu nome indica de qual lei geral ! ela uma expresso particular, ou seEa, a lei da lgica dial!tica chamada ;lei da interpenetrao dos opostos;. &s dois processos - desigualdade e combinao - que esto unidos nesta formulao representam dois aspectos ou etapas da realidade opostos e, no obstante, integralmente relacionados e interpenetrados. # lei do desenvolvimento combinado parte do reconhecimento da desigualdade nas propor(es de desenvolvimento de v%rios fen"menos das mudanas histricas. # disparidade no desenvolvimento t!cnico e social, e a combinao fortuita de elementos, tend*ncias e movimentos pertencentes a diferentes etapas da organizao social, do a base para o surgimento de algo novo e de qualidade superior. Esta lei permite-nos observar como surge a nova qualidade. <e a sociedade no se desenvolvesse num caminho diferencial, ou seEa, atrav!s do surgimento de diferenas, 's vezes to agudas que se tomam contraditrias, no haveria

possibilidade de combinao e integrao de fen"menos contraditrios. 7ontudo, a primeira fase do processo evolutivo - desigualdade - ! o pr!requisito indispens%vel para a segunda fase) a combinao de caractersticas que pertencem a diferentes etapas da vida social nas distintas forma(es sociais, desviando-se dos padr(es deduzidos abstratamente ou tipos ;normais;. Esta combinao surge como a necess%ria superao da desigualdade pr!existente. odemos ver como ocorrem quase sempre Euntas e ligadas na simples lei da combinao e desigualdade do desenvolvimento. artindo do fato dos nveis diversos de desenvolvimento que resultam da progresso desigual dos distintos aspectos da sociedade, poderemos agora analisar a prxima etapa e a necess%ria conseq6*ncia desta situao) a sua combinao.

2us'o de Di%erentes 2atores Histricos


#ntes de mais nada, devemos perguntar-nos o que significa combinado. udemos ver como caractersticas que pertencem a uma etapa da evoluo se ligam a outras que so essencialmente prprias de uma etapa mais elevada. # igreEa catlica, cuEo centro est% no Uaticano, ! uma caracterstica instituio feudal. Ka atualidade, o papa usa r%dio e televiso - inven(es do s!culo TT para disseminar a doutrina da igreEa. @sto, conduz a uma segunda questo) como se combinam as diferentes caractersticasC #qui, as combina(es dos metais nos proporcionam uma analogia +til. & bronze, que Eoga um grande papel no desenvolvimento das mais antigas constru(es de ferramentas, que deu seu nome a toda uma etapa do desenvolvimento histrico, comp"s-se de dois metais elementares, o cobre e o estanho, misturados em propor(es especficas. # sua fuso produz uma liga com propriedades importantes que diferem de ambos os metais que o constituem. #@gN semelhante &corre na histria quando se unem elementos que pertencem a diferentes etapas da evoluo social. Esta fuso d% origem a um novo fen"meno, com suas prprias caractersticas especiais. & perodo colonial da histria norte-americana une-se ' selvageria e barb%rie, quando a civilizao europ!ia mudava do feudalismo para o capitalismo. 0este modo, proporcionou um magnfico caldo de cultivo para as combina(es e deu o mais instrutivo campo para seu estudo. Guase todos os g*neros de rela(es sociais conhecidos, desde a selvageria 's companhias por a(es, podiam ser encontradas no novo mundo durante o perodo colonial. U%rias col"nias, como Uirgnia e 7arolina do Korte e do <ul, foram originalmente civilizadas por empresas capitalistas por a(es, cuEas licenas haviam sido garantidas pela 7oroa. #s formas mais avanadas de capitalismo regiam a empresa acion%ria que entrou em contato com os ndios que viviam ainda sob primitivas condi(es tribais. #s formas pr!-capitalistas de vida com as que depararam foram combinadas num grau ou outro com as caractersticas fundamentais da civilizao

burguesa. $ribos indgenas, por exemplo, foram anexadas ao mercado mundial atrav!s do com!rcio de peles, e ! verdade que os ndios se tomaram, em certa medida, civilizados. or outro lado, os colonos brancos europeus, caadores, lenhadores e pioneiros da agricultura barbarizaram-se parcialmente por terem sobrevivido no deserto das plancies e nas montanhas dos campos ;virgens;. 7ontudo, o lenhador europeu que penetrava nos desertos da #m!rica, com seu rifle e sua enxada de ferro, e tamb!m com sua concepo e h%bitos de civilizao, foi muito diferente do ndio ele-Uermelha, ainda que muitas das atividades da sociedade b%rbara do lenhador tamb!m lhe correspondessem. Em sua obra sobre as foras sociais na histria norte-americana, #. .. <imon, um dos principais historiadores socialistas, escreveu) ; O curso da evolu&'o seguiu em cada colInia uma lin*a de desenvolvimento muito parecida < ue a ra&a *avia seguido; =p%g. AN-A8B. Ko comeo - assinalou - houve um comunismo primitivo. 0epois, uma pequena produo individual, e assim prosseguiu at! chegar ao capitalismo. 7ontudo, a concepo segundo a qual a col"nia americana, ou algumas delas, substancialmente repetiram as seq6*ncias das etapas que as sociedades avanadas haviam atravessado antes delas, ! excessivamente esquem%tica e ignota o principal ponto relativo ao seu desenvolvimento e estrutura. # peculiaridade mais significativa da evoluo das col"nias brit5nicas na #m!rica deriva do fato de que todas as formas de organizao e as foras impulsionadoras pertencentes 's primeiras etapas do desenvolvimento social, desde a selvageria e igualmente no caso da escravido, foram incorporadas e condicionadas pelo sistema em expanso do capitalismo internacional. Ko h%, no solo americano, repetio mec5nica das etapas historicamente superadas. elo contr%rio, a vida colonial testemunha uma mescla dial!tica de todos esses variados elementos, da qual resultam deforma(es sociais combinadas de um tipo novo e especial. # escravido nas col"nias americanas foi muito distinta da escravido na Hr!cia cl%ssica e em Foma. # escravido norte-americana foi uma escravido burguesificada, no se tratando apenas de um brao subordinado do mercado capitalista mundial, seno que cada ramificao dessa fuso de escravido e capitalismo resultou na apario de traficantes de escravos entre os ndios 7ree2, no <ul. oder-se-ia encontrar algo mais contraditrio que ndios comunistas, agora propriet%rios de escravos, vendendo seu produto num mercado burgu*sC

Dial4tica da Combina&'o
& resultado desta fuso de diferentes etapas ou elementos de progresso histrico !, por conseq6*ncia, uma mescla ou ligao particular de coisas. Ka unio de elementos diferentes e opostos, a natureza dial!tica da histria manifesta-se por si mesma mais poderosa e proeminente. #qui a contradio simples, bvia, flagrante, predomina.

# histria prega peas a todas as formas rgidas e 's rotinas fixas. <urgem todos os g*neros de desenvolvimentos paradoxais que confundem e deixam perplexas as mentes limitadas e formalizadas. 7omo um importante exemplo disto, permita-nos considerar a natureza do stalinismo. Ka F+ssia atual, a mais avanada forma de propriedade, a propriedade nacionalizada, e o mais eficiente modo de organizao industrial, a economia planificada, ambas logradas atrav!s da revoluo prolet%ria de 898:, uniram-se numa s massa com o tipo mais brutal de tirania, criada por uma contra-revoluo poltica da burocracia sovi!tica. &s fundamentos econ"micos do regime stalinista historicamente pertencem ' era socialista do futuro. 7ontudo, este fundamento econ"mico est% unido a uma superestrutura poltica que mostra os aspectos mais malignos das ditaduras de classe do passado. Ko devemos admirar-nos com o fato de que este fen"meno extraordinariamente contraditrio tenha confundido muita gente e as tenha levado pelo mau caminho. & desenvolvimento desigual e combinado apresenta-se-nos como uma mescla particular de elementos atrasados com os fatores mais modernos. .uitos catlicos devotos levam imagens em seus carros, supondo que os protegero contra os acidentes. Este costume, combina o fetichismo dos cr!dulos selvagens com o produto da ind+stria automobilstica, uma das ind+strias mais automatizadas, mais avanadas do mundo moderno. or outro lado, estas anomalias so mais evidentes nos pases mais atrasados. Existem curiosidades como har!ns com ar condicionadoX ;O desenvolvimento das na&3es *istoricamente atrasadas leva necessariamente a uma combina&'o Beculiar de di%erentes etapas do desenvolvimento *istrico;, escreveu $rots23 na ;/istria da Fevoluo Fussa; =p%g. MB. 7arlton. <. 7oone escreveu) ; +++ H0 todavia regi3es marginais onde a di%us'o cultural 4 desigual. onde simples ca&adores da Edade da Bedra surpreendentemente se en%rentam com estran*os ca&adores com ri%les. onde trabal*adores neol1ticos est'o mudando suas en"adas de pedra por outras de a&o e seus potes de barro por vasil*as de lata para carregar 0gua. onde orgul*osos cidad'os dos antigos imp4rios costumavam receber as not1cias algumas semanas depois das caravanas de camelos. ouvem agora a propaganda atrav4s de r0dios pGblicas+ E na cal&ada de ladril*os azuis e brancos das cidades o claro apelo dos mu&ulmanos. incitando a %4 do crente. ser0 substitu1do um dia por uma cai"a met0lica

pendurada no minarete+ 2ora. no aeroporto. os peregrinos dos lugares santos saltam diretamente do lombo de seus camelos aos assentos do DC,6+ Estas mudan&as na tecnologia levam ao nascimento de novas institui&3es nestes lugares. como em ual uer outro. mas o rec4m,nascido geralmente 4 uma criatura n'o %amiliar. ue n'o se recorda nem dos parentes pr"imos nem dos distantes. superando a ambos;. ;$he /istor3 of .an; =p%g. 88A-88PB. Ka Rfrica atual, entre os 2i2u3os do Gu*nia, como tamb!m entre os povos da 7osta do &uro, as antigas liga(es e costumes aEudam a fortalecer sua solidariedade na luta pelo avano social e pela independ*ncia nacional contra o imperialismo brit5nico. Ko movimento nacionalista de K2rumah, o partido parlamentar nacional est% ligado aos sindicatos e ao tribalismo - os tr*s pertencem a diferentes etapas da histria social. # mescla de elementos atrasados com os mais modernos fatores pode ser vista quando comparamos a 7hina moderna com os Estados Dnidos da #m!rica. #tualmente, muitos camponeses chineses de pequenas aldeias t*m retratos de .arx e 4*nin em suas paredes e inspiram-se em suas id!ias. & oper%rio norteamericano m!dio vive em cidades mais modernas e tem, em contraste, pinturas de 7risto ou fotografias de EisenhoVer ou do apa sobre suas paredes pr!-fabricadas. 7ontudo, os camponeses chineses no t*m %gua corrente, estradas asfaltadas, automveis, r%dios ou televiso, como t*m os oper%rios norte-americanos. 0esta maneira, ainda que os Estados Dnidos e a sua classe oper%ria tenham progredido mais que a 7hina em seu desenvolvimento industrial e padro de vida e de cultura, em certos aspectos os camponeses chineses superaram o oper%rio norte-americano. ;A dial4tica *istrica n'o con*ece nada semel*ante ao atraso absoluto ou ao progresso uimicamente puro ; como assinalou$rots23.

A Estrutura Social da Gr',Hretan*a


<e analisarmos a estrutura social da Hr-?retanha contempor5nea, poderemos ver que a mesma conserva caractersticas de tr*s perodos histrico-sociais distintos, inextricavelmente relacionados. Ko cume de seu sistema poltico h% uma monarquia e uma igreEa estabelecidas, ambas herdadas do feudalismo. Estas esto conectadas ' estrutura de propriedade capitalista monopolista pertencente ' etapa mais elevada do capitalismo. Yunto a essa ind+stria capitalista existe a ind+stria socializada, sindicatos e um partido trabalhista, todos precursores do socialismo.

significativo que esta particular combinao contraditria na Hr-?retanha deixe perplexos os norte-americanos. &s norte-americanos liberais no podem compreender porque os ingleses t*m uma monarquia e uma igreEa estabelecidas. &s norte-americanos com mentalidade capitalista surpreendemse com o fato da classe dominante brit5nica tolerar o artido $rabalhista. #o mesmo tempo, a Hr-?retanha ! atingida pelo mais formid%vel de todos os movimentos combinados de foras sociais de nosso tempo em escala mundial, ou seEa, a combinao do movimento anticapitalista da classe oper%ria com a revoluo anticolonial dos povos de cor. Estes dois movimentos muito diferentes, ambos opostos ao domnio imperialista, reforam-se mutuamente. 7ontudo, estes dois movimentos no t*m o mesmo efeito em todos os pases imperialistas. <o sentidos, por exemplo, mais forte e diretamente na Lrana e Hr-?retanha que nos ED#. Ko obstante, nos ED# a luta dos povos coloniais pela independ*ncia e da minoria negra pela igualdade influenciam-se mutuamente.

Os Saltos Brogressivos na Histria


# manifestao mais importante da interao do desenvolvimento desigual e combinado ! o surgimento de ;saltos; no fluxo histrico. &s maiores saltos tornam-se possveis pela coexist*ncia de povos de diferentes nveis de organizao social. Ko mundo atual, estas organiza(es sociais variam muito, desde a selvageria at! o verdadeiro limiar do socialismo. Ka #m!rica do Korte, enquanto os esquims no Rrtico e os ndios <eri na ?aixa 7alifrnia vivem ainda na selvageria, os banqueiros de Kova @orque e os oper%rios de 0etroit vivem na mais elevada etapa do capitalismo monopolista. &s ;saltos; histricos se tomam inevit%veis porque os setores atrasados da sociedade enfrentam tarefas que s podem ser resolvidas com a utilizao dos m!todos mais modernos. <ob a presso das condi(es externas, v*em-se obrigados a saltar ou precipitar etapas da evoluo que originalmente requerem um perodo histrico inteiro para desenvolver as suas potencialidades. Guanto mais amplas so as diferenas do desenvolvimento e maior o n+mero de etapas presentes num dado perodo, mais dram%ticas so as possveis combina(es de condi(es e foras, e mais r%pida a natureza dos saltos #lgumas combina(es produzem extraordin%rias erup(es e r%pidos movimentos na histria. & transporte fez evoluir lentamente a locomoo humana e animal, desde os veculos de rodas at! o trem, automveis e avi(es. Fecentemente, contudo, os povos da #m!rica do <ul e da <ib!ria passaram diretamente, e de um s salto, do animal ao uso de avi(es. $ribo, nao e classe so capazes de comprimir etapas ou de saltar sobre elas, assimilando as conquistas dos povos mais avanados. Dsam isto como uma alavanca para se elevarem sobre as etapas intermedi%rias e ultrapassam obst%culos de um s salto. .as no podem fazer nada at! que os pases

pioneiros na vanguarda do g*nero humano tenham previamente aberto o caminho, pr!-fabricando as condi(es materiais. &utros povos preparam os meios e modelos para, uma vez maduros, adapt%-los 's suas condi(es peculiares. # ind+stria sovi!tica foi capaz de progredir to r%pido porque, entre outras raz(es, p"de importar as t!cnicas e maquin%rios do &cidente. #gora tamb!m a 7hina pode marchar em um ritmo mais acelerado em sua industrializao porque se baseia no somente nas conquistas t!cnicas dos pases capitalistas avanados, como tamb!m em m!todos de planificao da economia sovi!tica. Em seus esforos para superar a Europa &cidental, os colonizadores da costa do #tl5ntico Korte passaram atrav!s da ;barb%rie selvagem;, saltando virtualmente, por cima do feudalismo, implantando e extirpando a escravido, constituindo grandes povoa(es e cidades sobre uma base capitalista. @sto se fez em ritmo acelerado. #os povos europeus foram necess%rios tr*s mil anos para saltar da etapa superior da barb%rie da Hr!cia hom!rica ' @nglaterra vitoriosa da revoluo burguesa de 8IP9. # #m!rica do Korte cobriu as mesmas transforma(es em trezentos anos, ou seEa, a um ritmo de desenvolvimento dez vezes mais r%pido. .as isto foi possvel pelo fato de que a #m!rica do Korte p"de beneficiar-se com as aquisi(es pr!vias da Europa, combinando-as com a impetuosa expanso do mercado capitalista em todos os cantos do globo. #o longo desta acelerao e compresso do desenvolvimento social foi-se acelerando tamb!m o tempo de desenvolvimento dos acontecimentos revolucion%rios. & povo brit5nico tardou oito s!culos desde o comeo do feudalismo no s!culo @T, at! a sua revoluo burguesa vitoriosa no s!culo TU@@. &s colonos norte-americanos somente em cento e setenta e cinco anos passaram de seus primeiros assentamentos no s!culo TU@@ ' sua revoluo vitoriosa no +ltimo quarto do s!culo TU@@@. Kestes saltos histricos as etapas do desenvolvimento so algumas vezes comprimidas e outras omitidas, o que depende das condi(es e das foras particulares. Kas col"nias norte-americanas, por exemplo, o feudalismo - que floresceu na Europa e na Rsia por muitos s!culos - mal conseguiu existir. #s institui(es caractersticas do feudalismo =feudo, servos, monarquia, a igreEa estabelecida e as corpora(es medievaisB no tiveram um ambiente favor%vel e foram comprimidas entre a escravido comercial por um lado, e a sociedade burguesa enxertada por outro. aradoxalmente, ao mesmo tempo que o feudalismo ia sendo atrofiado e estrangulado nas col"nias norte-americanas, adquiria uma vigorosa expanso no outro lado do mundo, na F+ssia.

Fevers3es Histricas
# histria tem as suas revers(es, assim como seus movimentos para frente, seus perodos de reao, formas infantis e caractersticas caducas prprias de

etapas primitivas de desenvolvimento. odem unir-se com estruturas avanadas para gerar forma(es extremamente regressivas e impedir o avano social. Dm exemplo prim%rio de tal combinao regressiva foi a escravido na #m!rica do Korte, onde um modo de propriedade e uma forma de produo anacr"nica, pertencente ' inf5ncia da civilizao se inseriu num ambiente burgu*s que pertencia a uma sociedade de classe madura. # recente histria poltica familiarizou-nos com os exemplos do fascismo e do stalinismo, que so fen"menos histricos do s!culo TT sim!tricos, ainda que no id*nticos. #mbos representam revers(es de formas de governos democr%ticos pr!-existentes que tinham bases sociais completamente diferentes. & fascismo foi o destruidor e substituto da democracia burguesa no perodo final da decad*ncia e destruio do imperialismo. & stalinismo foi o destruidor e substituto da democracia oper%ria da F+ssia revolucion%ria no perodo inicial da revoluo socialista internacional. 0esta forma, encontramos misturadas duas etapas no movimento dial!tico da sociedade. rimeiro, algumas partes do g*nero humano e certos elementos da sociedade movem-se mais rapidamente e desenvolvem-se antes que outros. .ais tarde, sob o choque de foras externas produz-se um retrocesso, ou uma estagnao, em relao ao ritmo de progresso de seus precursores, pela combinao das +ltimas inova(es com velhos modos de exist*ncia.

A Desintegra&'o das Combina&3es


.as a histria no se det!m neste ponto. 7ada sntese +nica surgida do desenvolvimento desigual e combinado engendra em si mesma posteriores crescimentos e mudanas, as quais, por sua vez, podem levar a uma eventual desintegrao e destruio da sntese. Dma formao combinada ! um am%lgama de elementos derivados de diferentes nveis de desenvolvimento social. # sua estrutura interna !, portanto, altamente contraditria. # oposio dos seus plos constituintes no s provoca instabilidade na formao, seno que leva diretamente a posteriores desenvolvimentos. .ais claramente que a qualquer outra formao, a luta dos opostos caracteriza o curso de vida de uma formao combinada. /% dois tipos principais de combinao. Em um caso, o produto de unia cultura avanada ! absorvida na estrutura de um organismo social arcaico. Em outro, aspectos de uma ordem primitiva so incorporados a um organismo social em grau mais elevado de desenvolvimento. & efeito que produz a assimilao de elementos mais modernos numa estrutura depende de muitas circunst5ncias. or exemplo, os ndios puderam substituir a enxada de pedra pela de ferro sem deslocamentos fundamentais da sua ordem social, porque esta mudana significou apenas uma depend*ncia mnima da civilizao branca, da qual a enxada de ferro foi tomada. #

introduo do cavalo mudou consideravelmente a vida dos ndios das pradarias, ao estender o alcance de seus campos de caa e de suas habilidades guerreiras. 7ontudo, o cavalo no transformou sua relao tribal b%sica. .as, em contrapartida, a participao num nascente com!rcio e a penetrao da moeda teve conseq6*ncias revolucion%rias sobre os ndios destruindo seu sistema tribal, opondo os interesses. privados aos costumes comunit%rios, lanando uma tribo contra outra e subordinando os novos comerciantes e caadores ndios ao mercado mundial. <ob certas condi(es histricas a introduo de novas coisas pode, tamb!m, prolongar por algum tempo a vida das institui(es mais arcaicas. # entrada dos grandes consrcios de petrleo capitalistas no &riente .!dio fortaleceu temporariamente os shei2s, dando-lhes enormes quantidades de riquezas. .as a longo prazo, a invaso de t!cnicos e id!ias modernas no pode aEudar, e sim minar os velhos regimes tribais, porque rompem as condi(es sobre as quais eles se apiam e criam novas foras que se lhes op(e para substitu-los. Dm poder primitivo pode afirmar-se rapidamente sobre um mais moderno, ganhando renovada vitalidade, e pode tamb!m aparecer por um certo perodo como superior ao outro. .as o poder menos desenvolvido levar% uma exist*ncia essencialmente parasita e no poder% sustentar-se indefinidamente 's expensas do mais desenvolvido. Lalta-lhe adequado terreno e atmosfera para seu crescimento, enquanto as institui(es mais desenvolvidas no s so superiores por natureza, como al!m disso, podem contar com um favor%vel ambiente para a sua expanso.

Escravid'o e Capitalismo
& desenvolvimento da escravido na #m!rica do Korte d% um excelente ilustrao dessa dial!tica. 0o ponto de vista da histria mundial, a escravido foi um anacronismo desde o seu nascimento neste continente. 7omo modo de produo pertencia ' inf5ncia da sociedade de classes, havia praticamente desaparecido da Europa &cidental. 7ontudo, a import5ncia das demandas, por parte da Europa &cidental, de mat!rias-primas como a+car, algodo e tabaco, combinada com a car*ncia de trabalhadores para levar a cabo opera(es agrcolas em grande escala, obrigaram a implantar a escravido na #m!rica do Korte. # escravido colonial cresceu como um brao do capitalismo comercial. 0esta maneira um modo de produo e uma forma de propriedade superados h% muito tempo, surgiram novamente como conseq6*ncia das exig*ncias de um sistema mais moderno e fizeram parte dele. Esta contradio agudizou-se quando o surgimento do capitalismo industrial na @nglaterra e nos Estados Dnidos incrementou a produo de algodo dos estados do <ul levando a um lugar de destaque na vida econ"mica e poltica da #m!rica do Korte. 0urante d!cadas os dois sistemas opostos funcionaram como equipe. Guando a guerra civil norte-americana estourou, os mesmos se

romperam. & sistema capitalista que numa etapa de seu desenvolvimento alentou o crescimento da escravido, em outra criou uma nova combinao de foras que a destruiu. # formao combinada do velho e do novo, do mais baixo e do mais alto, da escravido e do capitalismo demonstrou no ser permanente nem indissol+vel, foi condicional, tempor%ria, relativa. # associao forada dos dois tendia para a dissoluo e para um conflito crescente. <e uma sociedade anda para frente, a vantagem preponderante corresponder%, em larga escala, ' estrutura superior, que prosperar% ' custa de caractersticas inferiores, superando-as e deslocando-as eventualmente.

A Substitui&'o de Classes
Dma das conseq6*ncias mais importantes e paradoxais do desenvolvimento desigual e combinado ! a soluo dos problemas de uma classe atrav!s de outra. 7ada etapa do desenvolvimento social gera, coloca e resolve os seus prprios complexos especficos de tarefas histricas. # barb%rie, por exemplo, desenvolveu as t!cnicas produtivas de cultivo das plantas, do pastoreio de animais e a agricultura, como ramos de sua atividade econ"mica. Estas atividades foram tamb!m pr!-requisitos para a suplantao da barb%rie pela civilizao. Ka !poca burguesa, a unificao de provncias separadas em estados centralizados nacionais e a industrializao destes estados foram tarefas histricas colocadas pelo surgimento da burguesia. .as, em alguns pases, o baixo desenvolvimento da economia capitalista e a conseq6ente debilidade da burguesia toma insustent%vel a realizao destas tarefas histricas da burguesia. Ko corao da Europa, por exemplo, a unidade do povo alemo foi lograda desde 8IOO a 8IO9 no pela burguesia ou pela classe oper%ria, seno por uma casta social E% superada, os propriet%rios rurais ;Eun2ers; prussianos, encabeados pela monarquia /ohenzollern e dirigida por ?ismarc2. Keste caso, a tarefa histrica da classe capitalista foi levada a cabo por foras capitalistas. Ko s!culo atual, a 7hina representa outro exemplo oposto, num nvel histrico mais elevado. <ob a dupla explorao de suas velhas rela(es feudais e da subordinao imperialista, a 7hina no podia ser unificada nem industrializada. $omou-se necess%rio nada menos que uma revoluo prolet%ria, =ainda que deformada em seu comeoB que, apoiando-se numa insurreio camponesa, abriu caminho para a soluo dessas tarefas burguesas longamente adiadas. /oEe em dia, a 7hina est% unificada pela primeira vez e industrializa-se rapidamente. 7ontudo, estas tarefas no foram levadas a cabo pelas foras capitalistas ou pr!-capitalistas, seno pela classe oper%ria e sob sua prpria direo. Keste caso, as tarefas no completadas da abortada era de desenvolvimento capitalista foram realizadas por uma classe ps-capitalista.

& desenvolvimento extremamente desigual da sociedade fez necess%ria esta mudana de papel histrico entre as classes) a grandiosidade da etapa histrica fez possvel a substituio. 7omo /egel assinalou, a histria recorre freq6entemente aos mecanismos mais indiretos e astutos para lograr seus fins. Dm dos maiores problemas que a revoluo democr%tico-burguesa dos Estados Dnidos deixou sem resolver foi a abolio dos velhos estigmas da escravido, com a integrao sem restri(es dos negros na vida norte-americana. Esta tarefa foi parcialmente solucionada pela burguesia industrial do norte durante a guerra civil. Este fracasso da burguesia industrial foi igualmente uma grande fonte de problemas e dificuldades para os seus representantes. # questo que agora est% colocada ! se os atuais governantes capitalistas ultra-reacion%rios dos ED# podero levar a cabo uma tarefa nacional que foram incapazes de completar em sua !poca revolucion%ria. &s porta-vozes dos democratas e republicanos consideram necess%rio dizer que podero de fato cumprir esta tarefa, os reformistas de todo tipo Euram que o governo burgu*s poder% faz*-lo. nossa opinio, contudo, que s a luta conEunta do povo negro e das massas oper%rias contra os governantes capitalistas ser% capaz de combater os restos da escravido at! sua concluso vitoriosa. Kesse sentido, a revoluo socialista completar% o que resta realizar da revoluo democr%tico-burguesa.

Os Enconvenientes do Brogresso e os Brivil4gios do Atraso


#queles que fazem um culto do progresso puro cr*em que grandes conquistas num certo n+mero de campos pressup(em equivalente perfeio em outros. .uitos norte-americanos tiram a concluso imediata de que os Estados Dnidos ultrapassam o resto do mundo em todas as esferas da atividade humana, Eustamente porque assim ocorre na tecnologia, na produo material. e no padro de vida. 7ontudo, na poltica e na filosofia, para no mencionar outros campos, o desenvolvimento geral dos Estados Dnidos no foi mais al!m do s!culo T@T, enquanto que pases da Europa e Rsia, muito menos favorecidos economicamente, esto muito al!m dos ED# nestes campos. Kos +ltimos anos do seu governo, <t%lin tratou de impor a noo de que somente ;cosmopolitas sem razes; podiam sustentar que o &cidente superava a DF<< em algum ramo do esforo humano desde as inven(es mec5nicas at! a ci*ncia da gen!tica. Esta expresso do nacionalismo ;pan-russo; no foi menos est+pida que a concepo ocidental de que nada superior pode derivar da barb%rie asi%tica da Dnio <ovi!tica. # verdade ! que cada etapa do desenvolvimento social, cada tipo de organizao social, cada nacionalidade, tem suas virtudes e defeitos essenciais, vantagens e desvantagens. & progresso tem os seus inconvenientes) h% que pagar por ele. #vanos em certos terrenos podem significar retrocessos em outros. or exemplo, a civilizao desenvolveu o

poder de produo e a riqueza do g*nero humano sacrificando a igualdade e a fraternidade das sociedades primitivas que suplantou. or outro lado, sob certas condi(es o atraso tem seus benefcios. .ais ainda, o que ! progressivo numa; etapa de desenvolvimento pode tornar-se uma pr!-condio para o estabelecimento de um atraso numa etapa subseq6ente ou num terreno a ele ligado. E o que ! um atraso pode tornar-se a base para um salto adiante. arece ridculo dizer a povos oprimidos pelo atraso, e que deseEam vivamente super%-lo, que o seu arcasmo tem suas vantagens. ara eles o atraso aparece como um mal evidente. .as a consci*ncia deste ;mal; aparece em primeiro lugar depois destes povos terem tomado contato com formas superiores de desenvolvimento social. o contato das duas formas, atrasada e adiantada, que demonstra as defici*ncias da cultura atrasada. Ka medida em que a civilizao ! desconhecida, o selvagem primitivo mant!m-se contente. somente a Eustaposio das duas que introduz a viso de algo melhor e planta as sementes do descontentamento. Kesse sentido, a presena e o conhecimento da etapa superior toma-se um motor do progresso. # crtica e condenao resultante da velha situao gera a urg*ncia de superar a disparidade no desenvolvimento e leva os atrasados para frente por fazer surgir neles o deseEo de superar os mais avanados. 7ada pessoa que conhece o que ! aprender E% sentiu isto pessoalmente. Guando povos atrasados fazem novas e imperativas reivindica(es, a aus*ncia de institui(es acumuladas e intermedi%rias pode ser positiva, pelos poucos obst%culos que se apresentam para obstruir o avano e a assimilao do novo. <e as foras sociais existem e atuam efetiva e inteligentemente e no momento oportuno, o que tem sido um inconveniente pode tomar-se uma vantagem.

Os Dois Cursos da Fevolu&'o Fussa


# recente histria da F+ssia d% o exemplo mais extraordin%rio desta converso de um inconveniente histrico num privil!gio. Ko incio do s!culo TT, a F+ssia era, entre as grandes na(es da Europa, a mais atrasada. Este atraso abarcava todos os estratos, desde o campesinato at! a dinastia absolutista dos Fomanov. & povo russo e as suas nacionalidades oprimidas sofriam, ambos, as mis!rias do feudalismo decadente e do atraso do desenvolvimento burgu*s na F+ssia. 7ontudo, quando chegou o momento da soluo revolucion%ria destes problemas acumulados, esse atraso demonstrou suas vantagens em muitos terrenos. rimeiro, o czarismo estava totalmente separado das massas. <egundo, a burguesia era muito fraca para tomar o poder em seu prprio nome e mant*-lo. $erceiro, o campesinato, ao no receber satisfa(es por parte da burguesia, foi obrigado a virar-se para a classe oper%ria em busca de direo. Guarto, a classe oper%ria no tinha formas de atividade petrificadas ou sindicatos pelegos e burocracias polticas que a fizessem retroceder. Loi mais

f%cil para essa Eovem e en!rgica classe, que tinha muito pouco a perder e muito a ganhar, adotar rapidamente a mais avanada teoria, o mais claro programa de ao e o mais elevado tipo de organizao partid%ria. # revolta camponesa contra o feudalismo, um movimento que no ocidente da Europa caracterizou o surgimento de revolu(es democr%tico-burguesas, misturou-se com a revoluo prolet%ria contra o capitalismo, exclusiva do s!culo TT. 7omo $rots23 assinalou na ;/istria da Fevoluo Fussa;, foi a conEuno destas duas revolu(es diferentes que deu o poder expansivo ao levante do povo russo e qu* explica a extraordin%ria rapidez do seu triunfo. .as os privil!gios do atraso no so inesgot%veis, esto limitados por condi(es histricas e materiais. Efetivamente, o atraso herdado da F+ssia dos czares reagiu, na etapa seguinte de seu desenvolvimento, sob novas condi(es histricas e sobre uma base social inteiramente nova. &s privil!gios pr!vios deveriam ser pagos nas prximas d!cadas pelos amargos sofrimentos, priva(es econ"micas e perda das liberdades que o povo russo suportou sob a ditadura stalinista. & grande atraso que havia fortalecido a revoluo e impulsionado as massas russas ' cabea do resto do mundo , transformou-se ento no ponto de partida da reao poltica e da contra-revoluo burocr%tica, em conseq6*ncia da qual a revoluo internacional fracassou na conquista dos pases industriais mais avanados. & atraso econ"mico e cultural da F+ssia combinado com o atraso da revoluo mundial foram as condi(es b%sicas que permitiram ' camarilha stalinista golpear o partido bolchevique e ' burocracia usurpar o poder poltico. or estas raz(es, o regime stalinista se converteu no mais contraditrio da histria moderna, uma coagulao das mais avanadas formas de propriedade e conquistas sociais surgidas da revoluo, com uma ressurreio das mais repulsivas caractersticas do domnio de classe. L%bricas gigantes, providas das maquinarias mais modernas, eram mantidas por oper%rios aos quais, como os servos, no se lhes permitiam deixar seus lugares de trabalho, avi(es que voavam por intransit%veis caminhos cheios de barro, uma economia planificada que funcionava Eunto a ;campos de trabalho escravo;, colossais avanos industriais paralelos ' regresso poltica, enfim, o prodigioso crescimento da F+ssia como poder mundial acompanhado por uma igualmente prodigiosa decad*ncia interna do regime. 7ontudo, o desenvolvimento dial!tico da revoluo russa no se deteve nesse ponto. # extenso da revoluo no 4este europeu e na Rsia, depois da <egunda Huerra .undial, a expanso da ind+stria sovi!tica e o ascenso em n+mero e nvel de cultura dos oper%rios sovi!ticos, prepararam condi(es para uma transformao das velhas tend*ncias, o renascimento da revoluo em uma etapa superior e a decad*ncia e parcial superao da calamidade do stalinismo. # primeira manifestao desse movimento frente 's massas na F+ssia e seus sat!lites, com a classe oper%ria na sua direo, E% foi anunciada ao mundo.

0esde o discurso de 1ruschev at! a revoluo h+ngara, produziu-se uma s!rie contnua de acontecimentos que demonstra a dial!tica do desenvolvimento revolucion%rio. # cada passo da revoluo russa, podemos ver a interao de seu atraso e de seu progresso com a converso de um no outro, de acordo com as circunst5ncias concretas do desenvolvimento internacional e nacional. <omente a compreenso da dial!tica dessas mudanas pode dar-nos uma imagem exata do desenvolvimento extremamente complexo e comtraditOrio da DF<<, durante os PN anos de sua exist*ncia revolucion%ria. #s dezenas de caracteriza(es ultra-simplificadas da natureza da atual sociedade moderna russa, que servem apenas para confundir o movimento revolucion%rio, derivam de uma falta de compreenso das leis da dial!tica, e do uso de m!todos metafsicos nas an%lises do processo histrico. # lei do desenvolvimento desigual e combinado ! uma ferramenta indispens%vel para analisar a revoluo russa e para precisar seu crescimento e decad*ncia atrav!s de suas complexas fases, seus triunfos, sua degenerao e sua prxima regenerao.

Anda mungkin juga menyukai