Anda di halaman 1dari 18

Leia estas instrues:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa esto corretos e, em seguida, assine no espao reservado. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, voc ser eliminado do Processo Seletiv o. Este Caderno contm, respectivamente, uma proposta de redao e 50 questes de mltipla escolha, assim distribudas: 01 a 10 Lngua Portuguesa; 11 a 20 Legislao; 21 a 50 Conhecimentos Especficos. Quando o Fiscal autorizar, verifique se o Caderno est completo e sem imperfeies grficas que impeam a leitura. Detectado algum problema, comunique-o, imediatamente, ao Fiscal. A redao ser avaliada considerando-se apenas o que estiver escrito no espao reservado para o texto definitivo. Escreva de modo legvel, pois dvida gerada por grafia ou rasura implicar reduo de pontos. Cada questo de mltipla escolha apresenta quatro opes de resposta, das quais apenas uma correta. Interpretar as questes faz parte da avaliao; port anto, no adianta pedir esclarecimentos aos fiscais. Utilize qualquer espao em branco deste Caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. Os rascunhos e as marcaes que voc fizer neste Caderno no sero considerados para efeito de avaliao. Voc dispe de, no mximo, quatro horas e trinta minutos para redigir o texto definitivo, responder s questes e preencher a Folha de Respostas. O preenchimento da Folha de Respostas de sua inteira responsabilidade.

4 5 6 7 8 9 10 11 12

Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal este Caderno e a Folha de Respostas . _________________________________________________________________________________

Assinatura do Candidato: ______________________________________________________________


Concurso Pblico UFRN 2013

Prova de Redao
Uma matria publicada no Jornal Le Monde Diplomatique Brasil , de maro de 2013, afirma que, de acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE, o nmero de brasileiros com diploma universitrio passou de 4,4 %, em 2000, para 7,9%, em 2010. Segue reproduzido trecho da matria, assinada pela professora Eliane Ribeiro, do Programa de Ps -Graduao em Educao da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A universalizao do ensino fundamental e, por conseguinte, a expressiva chega da da populao jovem ao ensino mdio tem despertado, em setores tradicionalmente excludos do ensino superior no Brasil, a possibilidade concreta de acesso carreira universitria, como estratgia plausvel para alavancar melhores nveis de vida e relati va mobilidade sociocultural [...].
Disponvel em: www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1385 . Acesso em: 29 de maio de 2013.

PROPOSTA DE REDAO Diante desse novo cenrio de acesso ao ensino superior, produza um artigo de opinio, no qual voc defenda um ponto de vista em resposta ao seguinte questionamento: O diploma de um curso superior condio necessria para ter sucesso no mundo do trabalho, no sculo XXI? INSTRUES Seu artigo dever, obrigatoriamente, atender s seguintes exigncias: ser redigido no espao destinado ao texto definitivo; apresentar explicitamente um ponto de vista, fundamentado em, no mnimo, argumentos ; ser redigido na variedade padro da lngua portuguesa; no ser escrito em versos; conter, no mximo, 40 linhas; no ser assinado (nem mesmo com pseudnimo). dois

ATENO Ser atribuda NOTA ZERO redao em qualquer um dos seguintes casos: texto com at 14 linhas; fuga ao tema ou proposta; letra ilegvel; identificao do candidato (nome, assinatura ou pseudnimo); artigo escrito em versos.

Observao: Embora se trate de um artigo de opinio, NO ASSINE O TEXTO (nem mesmo com pseudnimo).

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

ESPAO DESTINADO REDAO DEFINITIVA

__________________________________ ____________________________ _________ Ttulo


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

NO ASSINE O TEXTO .
2 Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

NO ASSINE O TEXTO .

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

Lngua Portuguesa
As questes de 01 a 10 referem -se ao texto reproduzido a seguir. A biblioteca roubada

01 a 10

VLADIMIR SAFATLE "A Carta Roubada" um dos contos mais clebres de Edgar Allan Poe. Nele, o escritor norte-americano conta a histria de um ministro que resolve chantagear a rainha roubando a carta que lhe fora endereada por um amante. Desesperada, a rainha encarrega sua polcia secreta de encontrar a carta, que provavelmente deveria estar na casa do ministro. Uma astuta anlise, com os mais modernos mtodos, feita sem sucesso. Reconhecendo sua incompetncia, o chefe de polcia apela a Auguste Dupin, um detetive que tem a nica ideia sensata do conto: procurar a carta no lugar mais bvio possvel, a saber, em um porta -cartas em cima da lareira. A leitura do conto de Edgar Allan Poe deveria ser obrigatria para os responsveis pela educao pblica. Muitas vezes, eles parecem se deleitar em procurar as mais finas explicaes, contratar os mais astutos consultores internacionais com seus mtodos pretensamente inovadores, sendo que os problemas a combater so primrios e bvios para qualquer um que queira, de fato, enxerg-los. Por exemplo, h semanas descobrimos, graas ao Censo Escolar de 2011, que 72,5% das escolas pblicas brasileiras simplesmente no tm bibliotecas. Isto equivale a 113.269 escolas. Um descaso que no mudou com o tempo, j que, das 7.2 84 escolas construdas a partir de 2008, apenas 19,4% tm algo parecido com uma biblioteca. Mesmo So Paulo, o Estado mais rico da Federao, conseguiu ter 85% de suas escolas pblicas nessa situao. Ou seja, um nmero pior do que a mdia nacional.
21

12

15

18

Diante de resultados dessa magnitude, no difcil entender a matriz dos graves problemas educacionais que atravessamos. Difcil entender por que demoramos tanto para ter uma imagem dessa realidade. Ningum precisa de mais um discurso bvio sobre a importnci a da leitura e do contato efetivo com livros para a boa formao educacional. Ou melhor, ningum a no ser os administradores da educao pblica, em todas as suas esferas. Pois no faz sentido algum discutir o fracasso educacional brasileiro se questes e lementares so negligenciadas a tal ponto. Em poltica educacional, talvez vamos acabar por descobrir que "menos mais". Quanto menos "revolues na educao" e quanto mais capacidade de realmente priorizar a resoluo de problemas elementares (biblioteca s, valorizao da carreira dos professores etc.), melhor para todos. A no ser para os consultores contratados a peso de ouro para vender o mais novo mtodo educacional, portador de grandes promessas.
Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 07 maio 2013. [Adaptado]

24

27

30

33

01. A referncia a um conto de Edgar Allan Poe justifica -se porque esse conto A) um gnero textual de circulao restrita ao meio acadmico. B) uma obra de fico que, estruturalmente, representa caract ersticas semelhantes s de A biblioteca roubada. C) um gnero textual de circulao restrita a jornais e revistas. D) uma obra de fico cujos acontecimentos revelam uma aproximao com a temtica presente em A biblioteca roubada.
4 Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

um

gnero

textual

com

02. De forma dominante, o texto A) descreve o quadro da falta de bibliotecas nas escolas pblicas brasileiras. B) comenta sobre a atualidade temtica de uma clebre obra de fico. C) defende um ponto de vista acerca das polticas educacionais brasileiras. D) explica a realidade educacional brasileira a partir de uma obra de fico.

03. No trecho Ningum precisa de mais um discurso bvio sobre a importncia da leitura [...] (linha 24) , est pressuposto que A) desnecessrio mais um discurso bvio sobre a importncia da leitura. B) existem vrios discursos bvios sobre a importncia da leitura. C) desnecessrio haver discursos bvios sobre a importncia da leitura. D) existem outros discursos mais bvios sobre a importncia da leitura.

04. O autor usa a expresso Em poltica educacional (linha 29) com a inteno de A) delimitar a um campo do conhecimento a afirmao que a segue. B) fazer ironia em relao ineficcia das polticas educacionais. C) polemizar com os responsveis pela formulao de polticas educaciona is. D) explicar por que as polticas educacionais so ineficazes.

05. Para desenvolver a ideia central, no penltimo pargrafo, o autor vale -se de uma relao semntica de A) adversidade. B) concesso. C) finalidade. D) proporo.

06. Considere o seguinte perodo: Nele, o escritor norte -americano conta a histria de um ministro que resolve chantagear a rainha roubando a carta que lhe fora endereada por um amante. (linhas 1 a 3) , Sobre as palavras em destaque, correto afirmar que A) a primeira tem como referente a rainha, e a segunda indica uma ao anterior ao roubo da carta. B) a primeira tem como referente um ministro, e a segunda indica uma ao concomitante ao roubo da carta. C) a primeira tem como referente a rainha, e a segunda indica uma ao concomitante chantagem feita pelo ministro. D) a primeira tem como referente um ministro, e a segunda indica uma ao anterior chantagem feita pelo ministro.

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

07. Considere o seguinte perodo: A leitura do conto de Edgar Allan Poe deveria ser obrigatria para os responsveis pela educao pblica. (linhas 10 e 11) Se o ncleo do sujeito for flexionado para o plural, na locuo em destaque, A) apenas o verbo principal acompanhar essa flexo. B) apenas o verbo auxiliar acompanhar essa fle xo. C) ambos os verbos iro para o plural. D) ambos os verbos permanecero no singular. 08. Em A no ser para os consultores contratados a peso de ouro [...] (linha 33) , a expresso em destaque exerce uma funo A) substantiva. B) adjetiva. C) adverbial. D) pronominal.

09. Considere o trecho a seguir: Reconhecendo sua incompetncia , o chefe de polcia apela a Auguste Dupin [...].
(linhas 6 e 7)

Desenvolvendo-se a orao destacada e mantendo-se a mesma relao semntica, obtm -se a forma A) Como reconhece sua incompetncia, [...]. B) Enquanto reconhece sua incompetncia, [...]. C) Embora reconhea sua incompetncia, [...]. D) Caso reconhea sua incompetncia, [...].

10. Considere o pargrafo: Ningum precisa de mais um discurso bvio sobre a importncia da leitura e do contato efetivo com livros para a boa formao educacional. Ou melhor, ningum a no ser os administradores da educao pblica, em todas as suas esferas. Pois no faz sentido algum discutir o fracasso educacional brasileiro se questes elementares so negligenciadas a tal ponto. (linhas 24 a 28) Tomando-se como referncia as relaes sinttico-semnticas da lngua portuguesa, correto afirmar que A) a vrgula aps ou melhor justifica -se, porque essa expresso no introduz uma orao alternativa. B) a ocorrncia do ponto antes de pois justifica -se, porque a explicao introduzida por essa palavra no se refere ao perodo imediatamente anterior. C) a ocorrncia do ponto antes de pois no se justifica, porque a explicao i ntroduzida por essa palavra no se refere ao perodo imediatamente anterior. D) a vrgula aps ou melhor no se justifica, porque essa expresso introduz uma orao explicativa.

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

Legislao
11. Considere as afirmativas abaixo, r eferentes Reverso prevista na Lei n 8.112/90. I II III Reverso o retorno atividade de servidor aposentado.
0

11 a 20

IV

A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. O servidor que retornar atividade por interesse da admi nistrao perceber, em substituio aos proventos da aposentadoria, a remunerao do cargo que voltar a exercer, excludas as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente aposentadoria. O tempo em que o servidor estiver em exerccio ser considerado para concesso da aposentadoria. C) II e III. D) III e IV.

Esto corretas as afirmativas A) I, II e IV. B) I, III e IV.

12. Um servidor pblico federal que estava em disponibilidade retornou atividade em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com aquele que ocupava anteriormente. De acordo 0 com a Lei n 8.112/90, correto afirmar que esse servidor foi A) aproveitado. B) reconduzido. C) readaptado. D) reintegrado.

13. Considere as afirmativas a seguir, relacionadas aos Direitos e s Vantagens do servidor 0 pblico estatutrio, previstos na Lei n 8.112/90. I II III Remunerao a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de ar resto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. Na hiptese do servidor pblico federal se afastar para exercer cargo em comisso ou funo de confiana em outro rgo do Municpio , a ajuda de custo ser paga pelo rgo cessionrio, quando cabvel. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, porm, no sero consideradas como efetivo exerccio.

IV

Esto corretas as afirmativas A) I e III. B) I e IV.


0

C) II e IV.

D) II e III.

14. De acordo com a Lei n 8.112/90, pode-se afirmar que o auxlio-moradia ser A) B) C) D) concedido, mesmo que o cnjuge ou companheiro do servidor ocupe imvel funcional. limitado a 35% (trinta e cinco por cento) da remunerao de Ministro de Estado. negado ao servidor, se alguma pessoa que resida com ele receba auxlio -moradia. deferido ao servidor, ainda que exista imvel funcional disponvel para o seu uso.

15. Um servidor pblico federal estvel requereu afastamento para participao em programa de 0 mestrado no Pas. luz do que dispe a Lei n 8.112/90, correto afirmar que esse afastamento poder ser concedido A) ao servidor que tiver se afastado por licena para tratar de assu ntos particulares nos dois ltimos anos anteriores data da solicitao do afastamento para participao no programa. B) ao servidor titular de cargo efetivo que esteja h pelo menos 3 (trs) anos, includo o estgio probatrio, no respectivo rgo ou ent idade. C) ao servidor que puder participar no programa, simultaneamente, com o exerccio do cargo ou mediante a compensao de horrio. D) ao servidor que se afastou para gozo de licena para capacitao nos dois ltimos anos anteriores data do pedido do afastamento a fim participar do programa.
Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo 9

16. De acordo com o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n 8.112/90), a ao disciplinar prescrever em A) dois anos, quanto s infraes punveis com suspenso. B) um ano, quanto s infraes punveis com advertncia. C) trs anos, quanto s infraes punveis com cassao de aposentadoria. D) seis anos, quanto s infraes punveis com demisso. 17. Considere as afirmativas no quadro a seguir, relacionadas ao PROCESSO ADMINISTRATIVO 0 DISCIPLINAR, normatizado na Lei n 8.112/90. I II III O servidor que estiver respondendo a processo disciplinar poder ser exonerado a pedido antes do trmino do referido processo disciplinar. A reviso do processo disciplinar poder ocorrer somente de ofcio , desde que existam fatos novos. O presidente da comisso que conduz o processo disciplinar deve ocupar cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand -la ou isentar o servidor de responsabilidade. B) II e III. C) I e IV. D) III e IV.
0

IV

Esto corretas as afirmativas A) I e II.

18. Considerando-se as normas referentes ao inqurito administrativo, previstas na Lei n 8.112/90, correto afirmar que A) o procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio diretamente, nas perguntas e respostas das testemunhas. bem como

interferir,

B) o incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. C) o depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. D) o pedido de prova pericial ser deferido, ainda que a comprovao do fato independa de conhecimento especial de perito. 19. Analise as assertivas a seguir, relacionadas SEGURIDADE SOCIAL do servidor pblico 0 federal, prevista na Lei n 8.112/90. I II III IV servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana at um ano de idade, sero concedidos noventa dias de licena remunerada. O pagamento do auxlio-recluso cessar a partir do dia imediato quele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condiciona l. O dependente do servidor pblico tem direito ao auxlio -natalidade. O servidor ser aposentado, compulsoriamente, aos sessenta e cinco anos de idade. B) I e II. C) III e IV. D) I e IV.
o

Esto corretas as afirmativas A) II e III.

20. luz do disposto na Seguridade Social do servidor pblico civil da Unio, prevista na Lei n 8.112/90, so beneficirios da penso vitalcia A) o irmo rfo que comprove dependncia econmica do servidor.

B) o menor sob guarda ou tutela do servidor, indepen dentemente da dependncia econmica. C) o pai e a me que comprovem dependncia econmica do servidor . D) o enteado que dependa economicamente do servidor.
10 Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

Conhecimentos Especficos
21. Considere as seguintes afirmaes sobre os micron utrientes.

21 a 50

II

III IV

Os solos orgnicos so os mais provveis de apresentarem deficincia de cobre. Os solos em geral apresentam abundncia desse micronutriente, mas formam complexos to estveis com a matria orgnica que somente pequenas quantidades so disponveis para a cultura. Os solos arenosos com alta capacidade de troca catinica (CTC) e sujeitos altos ndices pluviomtricos so os mais propensos a apresentar problemas de deficincia de mangans. Excesso de clcio, magnsio e ferro podem causar defici ncia de zinco. Alguns solos, quando recebem doses de corretivos para elevar o pH acima de 6,0, podem desenvolver srias deficincias de zinco principalmente se forem arenosos. Deficincias de molibdnio tm maior probabilidade de ocorrer em solos cidos (pH < 5,5). Os solos que possuem excesso de molibdnio so txicos aos animais sob pastejo.

Esto corretas as afirmaes A) I, III e IV. B) I, II e III. C) II, III e IV. D) I, II e IV.

22. Considere a seguinte descrio: um micronutriente essencial ao desenvolvimento das plantas superiores e deficincia mais comum que de qualquer outro micronutriente. No Brasil, deficincia ocorre com maior frequncia nos solos de Cerrados. No tomateiro, deficincia ocorre em folhas novas, as quais tornam-se bronzeadas, ocorrendo, seguida, a morte das gemas e das folhas. Esse micronutriente descrito o A) Cobre. B) Zinco. C) Ferro. D) Boro. sua sua sua em

23. Sobre a adubao do solo, correto afirmar: A) A adubao com fosfatos naturais recomendvel , pois estes apresentam elevado teor de fsforo solvel, so mais baratos e esto mais disponveis para as plantas no solo. B) O potssio um elemento muito escasso em grandes partes dos solos tropicais. Por essa razo, em sistemas mais extensivos, pode-se utilizar unicamente o potssio na adubao de pastagens, pois ele limita, seriamente, a produtividade. C) A adubao com cloreto de potssio solvel deve ser sempre feita aps uma calagem prvia, pois solos cidos imobilizam, severamente, o potssio. A o contrrio do fsforo, a exigncia desse nutriente nas plantas maior. D) O nitrognio um dos nutrientes que mais contribuem para a produtividade dos pastos, porque est intimamente relacionado com o crescimento vegetal e com o perfilhamento. As gramneas tropicais respondem muito intensamente a doses crescentes de nitrognio.

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

11

2 4. A acidez do solo um problema comum em quase todas as regies brasileiras e precisa ser
corrigida. Isso se d atravs da elevao do pH do solo onde se pretende neutraliz ar os ons + H (responsveis pela acidez) pelos ons OH , de alguns corretivos. Desse modo, analise as seguintes afirmaes. I Em solos cidos, alguns nutrientes tornam -se insolveis e outros se apresentam em formas txicas, retardando ou cessando a vida m icrobiana resultando em prejuzos para as plantas. Entre os efeitos da calagem, podem -se citar: correo da acidez, aumento da disponibilidade de Clcio, Magnsio, Fsforo e Molibdnio; diminuio da solubilidade do Alumnio, sendo que este ltimo pode se tornar txico para as plantas. Quanto mais rico em clcio e magnsio e quanto mais finamente modo o calcrio, menor o poder real de neutralizao total (PRNT). A cal virgem o xido de clcio (CaO), proveniente dos calcrios queimados. Os calcrios so os corretivos mais frequentemente usados. Eles so rochas modas ricas em carbonatos e existem dois tipos principais, os calcticos e os dolomticos, sendo que os primeiros so compostos de clcio e magnsio e os segundos (dolomticos) apenas de clcio.

II III IV V

Com relao as afirmaes, esto corretas A) I, II e IV. B) III, IV e V.


+3

C) I, II e III. D) II, IV e V.

25. Sendo o Al um on txico para as plantas, o ideal que seus teores no solo sejam nulos. A prtica da calagem tem como objetivo devolver ao solo o clcio e o magnsio que perderam (ou que nunca teve em teor adequado) elevando o pH do solo, neutralizando o alumnio, o mangans e o ferro txico, dando condies para a disponibilidade de macros e micronutrientes, garantindo assim um meio favorvel para o crescimento das plantas e para a vida dos microorganismos. Todos os mtodos de recomendao de calagem fornecem resultados com PRNT de 100%. Caso o calcrio adquirido tenha um PRNT diferente de 100%, necessrio fazer a correo da dose a ser aplicada. Um agricultor precisa fazer calagem em seu solo e procurou um profissional da rea agronmica para ajud-lo. Aps anlise qumica do solo e os clculos necessrios, o profissional recomendou uma dose de calcrio de 1.700 kg/ha, sem considerar a PRNT do calcrio. As doses de calcrio que se devem recomendar ao produtor caso a PRNT do calcrio seja de 85% e de 125% so, respectivamente, A) 1.289 kg e 1.460 kg. B) 1.989 kg e 1.360 kg. C) 1.989 kg e 1.560 kg. D) 1.889 kg e 1.400 kg.

26. A calagem considerada, por alguns autores, um remdio para a azia do solo. Considere as seguintes afirmativas: I Mesmo considerando a insolubilidade do calcrio, as reaes de neutralizao no exigem umidade, finura do material, nem t ampouco, antecedncia das aplicaes para que o efeito ocorra. Como princpio fundamental da calagem, admite -se que a prtica deve procurar elevar o pH do solo a 6,5 que, de modo geral, o mais adequado para a maioria das culturas. O clcio o principal responsvel pela acidez do solo, sendo possvel afirmar que as expresses solo cido e solo rico em clcio (solvel ou trocvel) so sinnimas. O calcrio deve ser distribudo de maneira uniforme sobre o terreno e incorporado na profundidade desejada. Sua incorporao deve ser observada com antecedncia de, no mnimo, 3 meses em relao ao plantio.

II III IV

Das afirmaes, esto corretas A) II e III. B) I e III. C) II e IV. D) I e IV.

12

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

27. Os insetos so as pragas que provocam maiore s danos s plantas de importncia agrcola, reduzindo a produtividade e aumentando o custo envolvido no seu controle. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir sobre a lagarta -do-cartucho ( Spodoptera frugiperda L. ). I II III IV considerada a principal praga do milho ( Zea mays L. ). um inseto que ataca a plantao todos os anos, em todas as regies produtoras de milho ( Zea mays L. ), seja em grandes ou em pequenas reas de cultivo. Sua importncia reconhecida porque ataca a planta do milho em tod as as fases de desenvolvimento. um inseto que ataca os gros armazenados do milho ( Zea mays L. ).

Est correto o que se afirma em A) I, II e IV. B) I, II e III. C) I, III e IV. D) II, III e IV.

28. O controle do mandorov-da-mandioca ( Erinnyis ello L.) deve acontecer quando a quantidade de indivduos da praga na rea causar dano econmico cultura. Ao se observar a infestao de lagartas no plantio, deve-se iniciar o controle quando forem encontrados, no mnimo, A) doze ou mais lagartas de 3 cm ou mais por planta. B) seis ou mais lagartas de 6 cm ou mais por planta. C) seis ou mais lagartas de 3 cm ou mais por planta. D) doze ou mais lagartas de 6 cm ou mais por planta.

29. O tomateiro ( Solanum lycopersicum L.) uma das hortalias mais im portantes em todo o mundo. Cerca de 200 espcies de insetos j foram relatadas alimentando -se de tomateiro. Alguns desses insetos so considerados pragas -chave da cultura e ocorrem no cultivo desde a fase de mudas at a poca da colheita. As pragas -chave que atacam o tomate so A) cochonilha, tripes, pulges, traa-do-tomateiro e broca-pequena-do-fruto. B) percevejo-barriga-verde, mosca-branca, trips, pulges e traa-do-tomateiro. C) gafanhoto, tripes, pulges, traa-do-tomateiro e broca-pequena-do-fruto. D) mosca-branca, tripes, pulges, traa-de-tomateiro e broca-pequena-do-fruto.

30. Em se tratando de pequeno produtor, uma das ferramentas mais utilizadas na aplicao de defensivos agrcolas o Pulverizador Costal, geralmente com capacidade de 20 litr os. A aplicao dos mais diversos tipos de defensivos agrcolas deve ser de acordo com a dosagem recomendada pelo fabricante, que pode ser nas seguintes formas: em concentrao (por exemplo, 150 mL/100 L) e por hectare (por exemplo, 2,5 L/ha). Para uma apl icao correta, necessrio, entre outros procedimentos, a determinao prvia da taxa de aplicao do produto (TAP), realizada pelo pulverizador costal utilizado (geralmente em L/ha) e da quantidade do produto (QP) a ser colocada a cada abastecimento. Supondo que um pequeno produtor identificou na bula a dosagem de 2,5 L do produto por hectare e que, aps a calibrao de seu pulverizador, a TAP foi de 150 L/ha, a quantidade do produto comercial (em mL) a ser colocada no tanque de pulverizao ser de A) 333 mL. B) 100 mL. C) 300 mL. D) 343 mL.

31. A mosca-branca ( Bemisia tabaci ) conhecida no Brasil, desde 1923, associada a plantas daninhas e plantas cultivadas, e considerada um importante vetor de vrus. Diversas tticas podem e devem ser usadas para auxiliar a implementao de um manejo de controle adequado dessa praga. Entre as mais diversas formas de controle, pode -se citar o controle cultural, o biolgico e o qumico. Considere as informaes a seguir que apresentam caractersticas dos mais diversos tipos de controle da mosca-branca.
Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo 13

II

III

IV V

No caso de alta infestao da praga, o controle deve ser iniciado logo aps o plantio e ser repetido durante os 30 dias seguintes, de preferncia com produtos pouco txicos para mamferos em geral, tais como carbamatos, fosforados, piretroides, leo mineral e detergentes. A utilizao de mulch (ou cobertura plstica) colocado sobre o solo das plantas cultivadas objetiva reduzir a evaporao da gua de irrigao e, de certa forma, proporciona uma reduo na incidncia de ervas daninhas. No entanto, observou -se tambm que a cor preta exerce certa repelncia mosca -branca no perodo que vai desde o transplantio das mudas at 4 a 6 semanas, pois, aps esse perodo, a folhagem das plantas cobre completamente a lona plstica. Usar a dosagem indicada pelo fabricante e a quantidade de gua adequada, em geral 400 600 L/ha, sendo interessante, quando possvel, fazer uso de atomizadores, pois esses equipamentos reduzem o tamanho das gotas e melhora sua distri buio sobre as folhagens. Plantar sorgo forrageiro e milho como barreiras fsicas entrada do inseto, de forma perpendicular direo predominante do vento, rodeando a lavoura. Plantar mudas de boa qualidade, longe de campos contaminados por vru s e infestados por mosca-branca, produzidas a partir de sementes com alto potencial germinativo.

Em relao a essas afirmativas, correto afirmar: A) A aplicao do mtodo IV de controle em nada adianta na reduo da infestao da praga, j que os insetos no so influenciados pela ao do vento, em virtude de sua incapacidade em se locomover ao longo da rea infestada. B) Os mtodos I e III de controle, alm de proporcionar melhor controle dessa praga e de modo mais rpido, no causam problemas ao meio ambiente nem ao consumidor se forem observadas as recomendaes dos fabricantes em termos de dosagens bem como das tcnicas adequadas de aplicao. C) O uso do mtodo II de controle, associado aos mtodos IV e V, permite menor agresso ao meio ambiente bem como ao consumidor, sendo recomendado seu emprego sempre que possvel. D) Sabe-se que a aplicao de um s produto qumico durante o ciclo da cultura pode favorecer o aparecimento de insetos resistentes ao princpio ativo. Nesse caso, pode -se aumentar a eficincia da ao do controle de pragas, constantes nas informaes I e III, atravs do uso de misturas de princpios ativos diferentes na calda de pulverizao bem como aumentar a dose recomendada. 32. A tecnologia de aplicao de defensivos agrcolas c onsiste na aplicao dos conhecimentos cientficos a um determinado processo produtivo. Dessa forma, entende - se como Tecnologia de Aplicao de Produtos Fitossanitrios o emprego de todos os conhecimentos cientficos que proporcionem a correta colocao do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessria, de forma econmica, com o mnimo de contaminao de outras reas. Sabendo -se que a pulverizao compreende o processo fsico-mecnico de transformao de uma substncia lquida em partculas (ou gotas) e que a aplicao a deposio de gotas sobre um alvo desejado, com tamanho e densidade adequada ao objetivo proposto, correto afirmar: A) Quando da aplicao de um produto fitossanitrio em uma cultura qualquer (visando a parte foliar), muitas gotas podem escorrer pela folhagem e atingir o solo. Outras gotas podem se deslocar para fora da rea cultivada. Esse tipo de perda, geralmente chamada de endoderiva, est relacionada aplicao de alto volume e de gotas grandes. B) comum os aplicadores ignorarem a regulagem e realizarem apenas a calibrao. Essa atitude est correta e no provoca perda de tempo e de produto, j que, durante o processo de calibrao, a dose comercial do produto respeitada, no havendo perigo de aplicao de uma dose acima da recomendada. C) Durante a aplicao, alguns fatores podem determinar a interrupo (ou paralizao) da pulverizao. Entre esses fatores, pode-se citar: o vento, a temperatura e a umidade relativa do ar. Esses fatores em nada interferem nas per das de produto por deriva nem na eficincia da aplicao do produto. D) Em geral, o produtor, ao adquirir um equipamento de pulverizao, a exemplo de um pulverizador costal de 5 L ou 20 L, no d nenhuma importncia ao tipo de ponta (bico) do pulverizador. Nesse caso, podemos concluir que o tamanho das gotas no tem nenhuma relao direta com a deriva, a evaporao e a cobertura do solo.
14 Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

33. A consorciao das gramneas com leguminosas um recurso para melhorar a produtividade de leite ou de carne por rea. Sobre consorciao, correto afirmar: A) No estabelecimento de consorciaes gramneas -leguminosas, em relao ao plantio, primeiro semeia-se as gramneas e, depois, no 2 ano, as leguminosas. B) As leguminosas so plantas dicotiledneas que se destac am pelo elevado teor de protenas e pela capacidade de fixar nitrognio no solo. C) O teor mdio de protena bruta das leguminosas tropicais , em mdia, de 37%, enquanto o das gramneas , em mdia, de 9%. D) Aps o lanamento do estilosante Campo Grande , a introduo de consrcio nas pastagens brasileiras tem sido muito grande, atingindo 46% do total de pastagem.

34. Aps fazer a colheita da produo de amostras experimentais de uma cultura agronmica, o pesquisador notou que os dados obtidos para a ca racterstica de principal interesse comercial desta cultura possua distribuio normal. A partir da estatstica descritiva, pode -se obter, nesse conjunto de dados, algumas medidas, tais como medidas de tendncia central, medidas de disperso e medidas de posio. No momento de descrever seu conjunto de dados, o pesquisador deve considerar como medidas de tendncia central A) o desvio mdio, a mediana e a mdia. B) a moda, a varincia e o desvio padro. C) o desvio mdio, a varincia e a mediana. D) a mdia, a moda e a mediana.

35. No planejamento de experimento agronmico, o delineamento em blocos ao acaso respeita trs princpios bsicos da experimentao. Esses princpios so os A) da estatstica, das parcelas e das observaes. B) do tratamento, da uniformidade e do ensaio. C) da repetio, da casualizao e do controle local. D) da formulao de hipteses, do desenvolvimento de teoria e da variao.

36. O experimento no esquema fatorial, de acordo com F. Yates (1937), aquele que inclui todas as combinaes de vrios conjuntos de tratamentos ou fatores. Desse modo, correto afirmar que fatorial um experimento organizado de forma a estudar A) a ao de um fator em apenas uma das suas combinaes. B) a ao de apenas um fator em todas as suas co mbinaes. C) a ao de dois ou mais fatores em apenas uma das suas combinaes. D) a ao de dois ou mais fatores em todas suas combinaes.

37. Fotoperiodismo A) os efeitos da presena ou ausncia de luz nos processos fisiolgicos da planta. B) a influncia exercida pelo perodo da luz solar incidente sobre a germinao. C) o efeito da luz solar sobre o sistema de sntese da clorofila. D) movimento das clulas dos cloroplastos em resposta luz.

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

15

38. A estimativa das necessidades hdricas das plant as pode ser feita de diversas maneiras, dependendo do conhecimento tcnico do produtor e da utilizao de equipamentos diversos. Alguns fatores podem ser levados em considerao na escolha do mtodo mais adequado s necessidades do produtor bem como sua ca pacidade de aplic-las no seu dia-a-dia. Entre eles, podemos citar: 1 - a evapotranspirao da cultura (ET c ); 2 o percentual de rea sombreada (PAS); 3 eficincia do sistema de irrigao (Ei). (Observao: 1,0 mm equivale 2 a 1,0 L de gua/m ) Um plantio de graviola com espaamento 4,0 m 3,0 m encontra -se irrigado por microasperso (1 emissor por planta), cuja vazo mdia dos emissores de 45 L/h. O dimetro de copa de aproximadamente 1,8 m e sabe -se que o sistema de irrigao apresenta uma eficincia de 80%. A ETc para o ms crtico, aquele com maior dficit hdrico, de 7,5 mm/dia. Com base nessas informaes, conclui -se: A) A determinao no campo e a utilizao da Ei, sendo na microasperso denominada de Coeficiente de Uniformidade de Distribuio (ou CUD) e calculada com base nas vazes dos emissores, em nada contribui para o correto manejo da irrigao. Nesse caso, torna se desnecessria sua determinao e uso. B) O volume mdio de gua necessrio para suprir as necessidades hdricas das plantas , suficiente para repor a gua evapotranspirada diria no ms em questo, sem considerar nos clculos o percentual de rea sombreada e a eficincia de irrigao, ser de 112,5 L/planta/dia. C) Considerando-se que a maior parte do sistema radicular das plan tas encontra-se sob a projeo da copa, pode-se economizar gua se for includo nos clculos o PAS. Com isso, o volume mdio de gua suficiente para repor a gua evapotranspirada diariamente ser de 19,05 L/planta/dia para uma eficincia de 100% e 23,81 L/ planta/dia para uma Ei de 80%. D) Considerando, nos clculos, a determinao da rea sombreada bem como da eficincia de irrigao, o tempo necessrio para se aplicar um volume de gua (em Litros) equivalente a evapotranspirao diria de 7,5 mm/dia, ser de aproximadamente 51 minutos. 39. H vrias definies para a precipitao efetiva (PE), dependendo do objetivo que se tem em mente. Para fins de irrigao, pode-se definir a precipitao efetiva como sendo a parte da precipitao total que utilizada pela cultura para atender sua demanda evapotranspirativa. Nesse caso, podemos entender que se trata da precipitao total (PT), medida atravs de pluvimetros, menos a parte que escoada atravs da superfcie do solo e a parte que percola abaixo do sistem a radicular da cultura. Em termos prticos, pode -se adotar o seguinte critrio para a estimativa da PE, por ser de fcil aplicao para o pequeno produtor, e com isso, decidir se haver necessidade de irrigao ou no: 1 PT 5,0 mm, considera se a PE = 0,0 mm; 2 5,0 mm < PT 10,0 mm, pode -se suspender a irrigao por 1 dia; 3 10,0 mm < PT 20,0 mm, pode -se suspender a irrigao por 2 dias; 4 PT > 20,0 mm, recomenda-se monitorar a umidade do solo para se decidir quando ser a prxima irrigao Um agricultor possui uma horta composta por 10 canteiros de alface com dimenses de 10,0 m 1,1 m e, mesmo sem ter um sistema de irrigao motomecanizado, gostaria de aplicar princpios de irrigao em sua pequena horta, com o objetivo de otimizar o uso de sua gua. Para isso, sabe-se que a medio da precipitao pluviomtrica e da evapotranspirao da cultura se fazem necessrios para que se possa estimar a quantidade de gua a ser aplicada em sua horta diariamente. Considere que, no ms de outubro de 2012 , a ETc mdia foi de 6,0 mm/dia e que houve precipitao total distribuda apenas nos seguintes dias desse ms: 10.10.2012 (4 mm), 12.10.2012 (5 mm) e 13.10.2012 (4 mm). Considere ainda que o ms crtico (Novembro), ou seja, aquele que exige maior reposi o de gua, apresenta uma ETc de 8,0 mm/dia. Em relao a esse caso, correto afirmar: A) Nos 9 (nove) primeiros dias do ms de outubro, haver necessidade de reposio da gua evapotranspirada (6,0 mm/dia), j que no houve precipitao pluviomtrica, se ndo que o volume a ser reposto ser de 40,0 L/canteiro/dia. B) Com uma precipitao de 4 mm ocorrida no dia 10.10.2012, haver necessidade de reposio da gua evapotranspirada, sendo necessrio uma complementao com uma lmina de 2,0 mm.

16

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

C) Considerando as chuvas ocorridas nos dias 12 e 13 de outubro, o produtor poderia decidir em aplicar 66,0 L/canteiro/dia, o que seria suficiente para repor a evapotranspirao mdia de 6,0 mm/dia. D) Para evitar a falta de gua na pequena horta, o produtor deveria ter uma reserva de 780,0 L de gua por dia, no mnimo.

40. Considere as seguintes descries de sistemas de irrigao. I Em sistemas de irrigao localizada, a gua aspergida sobre as plantas ou sob a copa das plantas, simulando-se uma chuva. Trata-se do mtodo mais utilizado na atualidade e pode ser fixo ou mvel, com movimentao manual ou mecnica. O sistema de microasperso consiste de uma nica lateral, que gira em torno do centro de um crculo. Segmentos da linha lateral metlica so suportados p or torres em formato de A e conectados entre si por juntas flexveis. Um pequeno motor eltrico, colocado em cada torre, permite o acionamento independente dessas juntas. No sistema de gotejamento, a gua aplicada de forma pontual na superfcie do solo, prximo ao sistema radicular. Os emissores podem ser instalados sobre a linha ou ser manufaturados junto com o tubo da linha lateral, sendo que suas vazes, geralmente, no ultrapassam os 12 L/h. Um nico canho ou minicanho montado num carri nho, que se desloca, longitudinalmente, ao longo da rea a ser irrigada. A conexo do carrinho aos hidrantes da linha principal feita por mangueira flexvel. Esse o sistema de asperso. Em condies de vento forte, a uniformidade de distribuio de gua, que pode ser medida atravs do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) em sistemas de irrigao por asperso convencional, pode ser muito prejudicada no mtodo da asperso e, portanto, sua determinao deve ser evitada.

II

III

IV

Com relao a essas descries, esto corretas A) I e IV. B) I, II e III. C) II, IV e V. D) III e IV.

41. Considere as seguintes afirmativas, relacionadas integrao lavoura -pecuria-floresta. I A cultura do milho fundamental em sistemas de integrao lavoura -pecuria em virtude de sua larga utilizao na fazenda, tanto na forma de gros, na elaborao de rao, quanto na forma de silagem, ou como produto para comercializao. A cultura do milho a mais utilizada para o plantio consorciado com capim em razo de seu rpido crescimento inicial, de seu porte alto e da boa capacidade de competio com o capim plantado em consrcio. Deve-se considerar que os capins tropicais apresentam desenvolvimento inicial muito lento, especialmente as espcies implantadas vege tativamente, que so as mais apropriadas para cultivo consorciado com milho. Uma das vantagens do plantio consorciado lavoura de milho -capim so as pastagens mais produtivas e de melhor qualidade, permitindo uso intensivo e sustentvel do solo durante os doze meses do ano.

II

III

IV

Esto corretas as afirmativas A) I, III e IV. B) I, II e III. C) II, III e IV. D) I, II e IV.

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

17

42. Considere as seguintes afirmativas, relacionadas ao sistema de produo do cajueiro. I O cajueiro uma cultura que necessita de m enos de 500 mm de chuva por ano, distribudo de cinco a seis meses. Resiste bem seca, mas necessita de cuidados para produzir satisfatoriamente. O cajueiro uma planta nativa do Brasil. A regio Nordeste responde por mais de 95% da produo, e os principais estados produtores so o Cear, o Piau e o Rio Grande do Norte. Em pomares de cajueiros com plantas velhas, doentes e com baixa produo, pode se utilizar a tcnica da substituio de copas. Para as tcnicas de substituio de copas e de plantio de novas mudas, deve-se fazer o uso de material gentico melhorado. No segundo caso, deve -se dar preferncia a mudas enxertadas, usando clones de porte menor (cajueiro ano).

II III IV

Esto corretas as afirmativas A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I, III e IV. D) I, II e IV.

43. A implantao adequada de um pomar, por exemplo, no que se diz respeito s necessidades hdricas das plantas a serem cultivadas, deve ser do conhecimento do profissional de agronomia. No seu dia-a-dia, o profissional depara-se com diversas situaes em que se exigem tomadas de decises, dentre elas: o sistema de irrigao a ser adotado, a aplicao de adubos qumicos, o controle de pragas e doenas bem como a rea a ser implantada. Nesse aspecto, a vazo da fonte hdric a que ir suprir toda a rea no pode ser esquecida. Nesse contexto, analise a situao a seguir. Um produtor pretende implantar um pomar de caju -ano precoce, no espaamento 6,0 m x 8,0 m, irrigado na regio de Macaba RN. Para isso, ele dispe de uma f onte de gua cuja 3 vazo de 20 m /h. Sabendo-se que, durante a poca de mxima demanda hdrica, o cajueiro necessita de, aproximadamente, 147,8 L/planta/dia, a quantidade mxima de hectares que o produtor poderia plantar e o nmero de mudas a serem adquir idas so, respectivamente, A) 15,5 ha e 3.247 mudas. B) 20,5 ha e 3.567 mudas. C) 14,5 ha e 3.000 mudas. D) 12,5 ha e 3.347 mudas.

44. No Brasil, as forrageiras mais utilizadas para a formao de capineiras o capim -elefante, que possui muitas cultivares. As mais utilizadas so: A) Napier, Pioneiro, Taiwan e Marandu. B) Napier, Roxo, Cameroon e Mineiro. C) Roxo, Cameroon, Mineiro e Xaras. D) Roxo, Mombaa, Piat e Mott.

45. Em relao s espcies de gramneas tropicais utilizadas no Brasil, c orreto afirmar: A) O capim-elefante ( Pennisetum purpureum ), mais conhecido com Napier, para consrcio com leguminosas, resistente seca e tolera solos encharcados. B) O capim-tifton ( Cynodon dactylon ) possui hbitos de crescimento cespitoso e ereto de grande porte, que so indicados para o pastejo intensivo. C) O capim-pangola ( Digitaria decumbens ) exibe hbito de crescimento estolonfero e comportamento agressivo, porm apresenta srios problemas de doenas (viroses) e de ataque severo de cochonilhas. D) O capim-brizanto ( Brachiaria brizantha ) tem importncia reconhecida na alimentao animal, originria de processos de melhoramento gentico, o que lhe conferiu alta produtividade e adequado valor nutritivo.

18

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

46. As sementes de milho hbrido possuem alto potencial gentico de produo porque essa tcnica permite explorar a heterose (superioridade do cruzamento em relao a qualquer um dos pais), tambm chamado de vigor hbrido. Os hbridos s tm alto vigor e alta produtividade na primeira gerao (F 1 ), sendo necessria a aquisio de sementes hbridas todos os anos. Se os gros colhidos forem semeados, o que corresponde a uma segunda gerao (F 2 ), haver reduo de produtividade, perda de vigor e grande variao entre plantas. Dependendo do tipo de h brido, os valores dessas perdas na produtividade sero de, no mximo, A) 90%. B) 80%. C) 10%. D) 40%.

47. O abacaxi ( Ananas comosus (L.) Merril) uma espcie frutfera de grande importncia econmica e social, cultivada em mais de 70 pases de clima tro pical e subtropical, mas as doenas que a atingem provocam enormes prejuzos aos produtores. Entre as doenas que afetam essa cultura, esto A) antracnose, murcha-do-abacaxizeiro e podrido-das-razes. B) anel vermelho, murcha-do-abacaxizeiro e podrido-do-olho. C) fusariose, murcha-do-abacaxizeiro e podrido-negra ou podrido-mole. D) resinose, murcha-do-abacaxizeiro e mancha amarela.

48. Os organismos geneticamente modificados (OGM) ou transgnicos so aqueles que A) possuem em seu genoma a informao gentica de um ou mais genes provenientes de outra espcie ou da mesma, desde que tenham sido modificados e/ou inseridos por meio de tcnicas da engenharia gentica. B) so constitudos por conjuntos de genes provenientes de espcies diferentes, desde que tenham sido modificados e/ou inseridos por meio de biotecnologia. C) so modificados e/ou inseridos por meio de biotecnologia atravs de cruzamento sexual de espcies isoladas. D) possuem em seu genoma as caractersticas expressas pelo(s) gene(s) modifica do(s) ou pelo(s) gene(s) que foi(foram) introduzido(s), sem apresentarem quaisquer diferenas em relao s plantas convencionais.

49. Atualmente, a transformao de plantas modificadas geneticamente est sendo utilizadas em diferentes reas para desenvolver cultivares com caractersticas especficas, tais como: resistncia ao ataque de insetos-pragas, tolerncia a diferentes herbicidas, resistncia a virose, e a tolerncia seca. Essas caractersticas correspondem, respectivamente, s culturas de A) algodo, soja, milho e caf. B) algodo, soja, feijo e cana-de-acar. C) algodo, milho, caf e cana-de-acar. D) algodo, batata, soja e caf.

50. Nos supermercados, atualmente, comum encontrar frutos selecionados por no formarem sementes e somente apresentarem rudimentos brancos de sementes. correto afirmar que essas frutas, tais como melancias, uvas, mas, so de natureza A) monoploides. B) tetraploides. C) triploides. D) diploides.
19

Concurso Pblico UFRN 2013 Engenheiro Agrnomo

Anda mungkin juga menyukai