Anda di halaman 1dari 18

Tarefa 2 Sistema PU

Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva 72. Faa um trabalho de no mnimo cinco pginas sobre os Leiles de Compra e Venda de Energia no Brasil.

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva Introduo Os leiles so a principal forma de contratao de energia no Brasil. Por meio desse mecanismo, concessionrias, permissionrias e autorizadas de servio pblico de distribuio de energia eltrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) garantem o atendimento totalidade de seu mercado no Ambiente de Contratao Regulada (ACR). Quem realiza os leiles de energia eltrica a CCEE, por delegao da Aneel. O critrio de menor tarifa utilizado para definir os vencedores do certame, visando a eficincia na contratao de energia.

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva O que um leilo de energia? O termo leilo, por si s, remete concorrncia entre agentes em um local pr-designado, em data marcada. No diferente o caso dos leiles da rea de energia eltrica, sendo a partir deles que se realiza a concesso de novas usinas e se fecham contratos de fornecimento para atender demanda futura das distribuidoras de energia (dentre elas, tambm, as distribuidoras associadas Abradee). Desse modo, os leiles de energia so de extrema importncia para a sustentabilidade do setor eltrico brasileiro. O Leilo de energia eltrica um processo licitatrio, ou seja, uma concorrncia promovida pelo poder pblico com vistas a se obter energia eltrica em um prazo futuro (pr-determinado nos termos de um edital), seja pela construo de novas usinas de gerao eltrica, linhas de transmisso at os centros consumidores ou mesmo a energia que gerada em usinas em funcionamento e com seus investimentos j pagos, conhecida no setor como energia velha. Sem os leiles, portanto, seria difcil para o setor eltrico conseguir equilibrar oferta e consumo de energia e, consequentemente, aumentariam-se os riscos de falta de energia e de racionamento. Os leiles de energia eltrica, ao definirem os preos dos contratos, definem, tambm, a participao das fontes de energia utilizadas na gerao, o que impacta na qualidade da matriz eltrica de nosso pas em termos ambientais (mais ou menos energia hidreltrica, nuclear, elica, queima de combustveis, biomassa, etc.), bem como no valor das tarifas pagas pelos consumidores. Em termos de coordenao hierrquica, todos os leiles de energia passam pela coordenao e controle da Agncia reguladora do setor eltrico, a ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica), a qual, por sua vez, ligada ao Ministrio das Minas e Energia (MME). Vale acrescentar que o Instituto Acende Brasil realiza uma anlise sistemtica dos leiles realizados no setor eltrico, trabalho desempenhado desde junho/2007 e que pode ser conferido no site www.acendebrasil.com.br/br/analises. Um exemplo de anlise realizado pelo Instituto Acende Brasil encontra-se no Anexo I

Os leiles de compra / venda de energia Os leiles de compra / venda de energia eltrica so realizados no mbito do Ambiente de Contratao Regulada (ACR) - parte do mercado eltrico em que a Cmara de Comercializao de Energia Eltrica (CCEE) opera, atuando em sua coordenao. A maior parte da energia contratada nessa modalidade de leiles vai para as prprias Distribuidoras de energia - dentre elas, as associadas da Abradee - para distribuir aos consumidores da

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva rea geogrfica em que atuam. Adicionalmente, conforme redao do Decreto n. 5.163 de 2004, em seu artigo 11, pargrafo 4, a ANEEL tambm poder promover leiles para compra de energia de fontes alternativas, nos casos em que esteja em risco a obrigao de atendimento de 100% da demanda dos agentes de distribuio.

Energia Nova/ Energia Existente Os leiles so divididos de acordo com o tipo de empreendimento: se novo ou existente. Os chamados leiles de energia existente so aqueles destinados a atender as distribuidoras no ano subsequente ao da contratao (denominado A-1) a partir de energia proveniente de empreendimentos em operao. J os leiles de energia nova destinam-se contratao de energia proveniente de usinas em projeto ou em construo, que podero fornecer energia em 3 (denominado A-3) ou 5 (A-5) anos a partir da contratao. Esta segmentao necessria porque os custos de capital dos empreendimentos existentes no so comparveis aos de empreendimentos novos, ainda a ser amortizados. Deve-se observar tambm que aps o advento da Lei 12.783 de 2013, parte considervel da energia velha, proveniente de empreendimentos hidroeltricos com mais de trinta anos, passou a ser comercializada com preos regulados pela ANEEL e com montantes contratados pelo regime de cotas nas distribuidoras. Com efeito, esses agentes passaram a no poder mais participar dos leiles do ACR.

Contratos por Quantidade / por Disponibilidade Os contratos resultantes dos leiles podem ser de duas modalidades diferentes: por quantidade ou por disponibilidade. Os contratos por quantidade preveem o fornecimento de um montante fixo de energia a um determinado preo. Nesta modalidade, geralmente utilizada para a contratao de energia hidrulica, os geradores esto sujeitos a riscos de sobras ou dficits de energia, liquidados ao PLD , sendo que esses riscos so minimizados pelo chamado Mecanismo de Realocao de Energia (MRE ). Esse mecanismo realoca montantes de energia gerados entre as usinas participantes, reduzindo o risco de exposio de agentes individuais. Os contratos por disponibilidade, por sua vez, so destinados contratao de usinas termeltricas, e preveem uma remunerao fixa ao agente gerador, independente do que for efetivamente gerado. Nesses contratos, a parcela fixa destinada cobertura dos custos

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva fixos para a disponibilizao da usina ao sistema, que pode ou no ser despachada por conta das condies hidrolgicas do sistema interligado. Todavia, quando essas usinas so despachadas, as distribuidoras devem pagar os curtos variveis relativos ao uso do combustvel, que sero repassados aos consumidores no momento do reajuste tarifrio. O objetivo dos contratos por disponibilidade garantir a segurana do sistema hidrotrmico. Caso as condies hidrolgicas sejam desfavorveis, como em perodos excessivamente secos, essas usinas podem ser solicitadas a despachar sua energia, reduzindo o risco do dficit de oferta do sistema como um todo. Ao contrrio, quando as condies hidrolgicas so favorveis, essas usinas so deixadas em estado de espera.

Outras modalidades de leiles de energia Tambm fazem parte dos leiles de energia a construo de usinas de gerao de eletricidade e de linhas de transmisso de energia, tanto para a maior parte do Brasil que integrada a Sistema Interligado Nacional (SIN), quanto aos sistemas isolados de nosso pas, onde ainda no foi possvel efetuar a conexo com nosso sistema eltrico principal, o SIN. Nesses leiles, a ANEEL e o MME atuam mais diretamente, tendo inclusive a ANEEL mantido uma pgina dedicada divulgao desses leiles, o Espao do Empreendedor . Nele, as sees Editais de Gerao e Editais de Transmisso apresentam as novidades em termos de planejamento de expanso tanto de nossa capacidade geradora quanto de ampliao de nossa infraestrutura de transmisso.

Explicitaes de conceitos em Leiles de Energia Por ser uma das partes mais importantes da arquitetura recente (ps-anos 2000) do setor eltrico, os leiles de energia apresentam algumas conceituaes prprias, sem as quais fica difcil compreender o cotidiano do tema, abaixo apresenta-se algumas delas:

A-1 (Leilo) Essa nomenclatura utilizada para designar o ano para o qual se realizam os Leiles de Compra de Energia Eltrica (geralmente se utiliza "Leilo A-1" para qualificar o Leilo de

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva Energia). Corresponde, para todos os efeitos, ao ano posterior ao Ano Base "A", onde o ano "A" o ano em que o Leilo realizado. Exemplo: em um hipottico Leilo "A-1" realizado em 2012, a energia dever ser fornecida a partir de 2013; em outras palavras, o ano-base "A" o ano em que o Leilo foi realizado 2012 - para se comear o fornecimento 1 ano depois, ou seja, em 2013. Portaria MME n. 120, de 13 de junho de 2007 (Dirio Oficial, de 14 jun. 2007, seo 1, p.54)

A-3 (Leilo) Essa nomenclatura utilizada para designar o ano para o qual se realizam os Leiles de Compra de Energia Eltrica (geralmente se utiliza "Leilo A-3" para qualificar o Leilo de Energia). Corresponde, para todos os efeitos, ao terceiro ano posterior ao Ano Base "A", onde o ano "A" o ano em que o Leilo realizado. Exemplo: em um hipottico Leilo "A-3" realizado em 2013, a energia dever ser fornecida a partir de 2016; em outras palavras, o ano-base "A" o ano em que o Leilo foi realizado 2013 - para se comear o fornecimento 3 anos depois, ou seja, em 2016. Portaria MME n. 91, de 29 de maio de 2007 (Dirio Oficial, de 30 maio 2007, seo 1, p.103)

A-5 (Leilo) Essa nomenclatura utilizada para designar o ano para o qual se realizam os Leiles de Compra de Energia Eltrica (geralmente se utiliza "Leilo A-5" para qualificar o Leilo de Energia). Corresponde, para todos os efeitos, ao quinto ano posterior ao Ano-Base "A", onde o ano "A" o ano em que o Leilo realizado. Exemplo: em um hipottico Leilo "A-5" realizado em 2013, a energia dever ser fornecida a partir de 2018; em outras palavras, o ano-base "A" o ano em que o Leilo foi realizado 2013 - para se comear o fornecimento 5 anos depois, ou seja, em 2018. Portaria MME n. 91, de 29 de maio de 2007 (Dirio Oficial, de 30 maio 2007, seo 1, p.103)

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Energia Nova a energia que, no modelo recente do setor, comprada atravs dos Leiles de Energia Eltrica, sendo produzida por usinas recm-construdas (de qualquer tipo). A diferena para a chamada "energia velha", contudo, so os investimentos para a sua construo e entrada em operao, os quais ainda no foram amortizados (pagos) - o que, por essa razo, tornam a energia nova mais cara que a energia velha. A ANEEL e a CCEE fazem leiles para os dois tipos de energia.

Energia Velha a energia que, no modelo recente do setor, comprada atravs dos Leiles de Energia Eltrica, sendo produzida por usinas antigas, com grande tempo em atividade. A diferena marcante para a chamada "energia nova", contudo, so os investimentos para a sua construo e entrada em operao, os quais j foram amortizados (pagos) - o que, por essa razo, tornam a energia velha mais barata que a energia nova. Vale frisar que a ANEEL e a CCEE fazem leiles para os dois tipos de energia.

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva Concluso A grande importncia de manter o comrcio de energia eltrica atravs deste modelo o de reduzir os riscos de novos blackouts e racionamentos, mantendo o preo da energia compatvel com as demandas do mercado. Alm de manter a competitividade dos tipos de energia que so comercializadas, mantendo a balana equilibrada entre os diversos setores do mercado de energia.

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva Anexos

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva

Tarefa 2 Sistema PU
Anlise de Sistemas de Potncia 1 Daniel Anjos e Silva Bibliografia http://www.abradee.com.br/ http://www.ccee.org.br/ http://www.acendebrasil.com.br/br/analises

Anda mungkin juga menyukai