Anda di halaman 1dari 95

UM CURSO RPIDO DE COMO ESCOLHER E USAR SUA CMERA DIGITAL

Introduo 1. Que uma fotografia Digital? Pixels: os pontos so tudo o que existe Definio

9. Telas de Visualizao Prvia Monitores Visores

10. Lentes Comprimento focal Lentes zoom Modalidade macro Lentes e acessrios permutveis; Abertura 2. Por que ir de Digital? Fotografia livre, liberdade fotogrfica As trs etapas da mxima Lentes destacveis ou rotativas Vidro ou plstico? fotografia digital 11. Controles Criativos Controles automticos Auto exposio Como funciona a auto exposio Compensao da exposio; Controle da exposio; Controle da tonalidade; Foco Travando a exposio e o foco; Balano do branco. 12. Flash Automtico Escala do flash Modalidades de flash Flash de enchimento; Congelando a ao; deve haver uma lei; Reduo do olho vermelho; Unidades de flash externas Flash escravo Flash de anel 13. Baterias Tipos de baterias recarregveis Prolongando sua carga As baterias morrem demasiado Reciclando 14. Outras Caractersticas Olhe e sinta;Tamanho e peso; Sensor de orientao; Fotografia contnua; Modalidade de Panorama; Exposies mltiplas; Trip; Controle remoto/temporizador; Indicadores de data/hora; Anotao escrita; Gravao de som; Modalidades de imagem; Software

3. Como funciona uma cmera Digital A exposio No final tudo preto e branco Que cor? Do preto e branco cor Existe um computador em sua cmera 4. Tipos de cmeras Digitais Cmeras de apontar e disparar; Cmeras semiprofissionais; Cmeras profissionais; Cmeras de vdeo; Cmeras especiais; Cmeras de novidade 5. Sensores de Imagem Tipo de sensores de imagem; Definio dos sensores de imagem; Resoluo ptica e interpolada; Relaes de aspecto; Profundidade de cor; Sensibilidade; Qualidade da imagem; Taxa de quadro 6. Armazenamento de Imagem Armazenamento Removvel versus fixo; Armazenamento removvel: similaridades e diferenas Cartes de memria flash Tipos de cartes flash Discos magnticos

7. Transferindo Imagens Que plugar Onde plugar Sada de vdeo para tela de TV; Transferindo a uma impressora Enviando por email 15. hora de comprar? A maldio da lei de Moore; Os preos e os contras da fotografia digital 8. Formatos de Compresso e de Arquivos de Imagem Que compresso? Formatos de arquivos da cmera Digital

Introduo
Este livro acaba com a complexidade desnecessria e explica o que voc necessita realmente saber sobre a compra da cmera digital perfeita para suas necessidades. Embora detalhado, ele o manter a salvo de se perder em uma selva de termos tcnicos e complicados. Provavelmente a melhor coisa sobre este livro que ele no descreve apenas as muitas caractersticas da cmera, ele tambm lhe mostra porque so importantes e como afetam suas fotografias. A Fotografia Digital comea com as imagens sendo capturadas em um formato digital. Voc pode fazer isto fazendo fotografias com uma cmera de filme comum e ento escaneando as cpias impressas ou os negativos. Entretanto, muito mais rpido e mais fcil capturar imagens com uma cmera digital. No momento em que existem muitas cmeras digitais e novos modelos so introduzidos semanalmente.

Canon S20

Indiscutivelmente, hoje em dia quase todos querem saber mais sobre fotografia digital, que caractersticas devem considerar quando for comprar uma cmera e como desfrutar destas caractersticas uma vez que possuam uma. Mesmo que voc seja um fotgrafo experiente, cmeras digitais introduzem critrios novos que voc tem que considerar em sua deciso de compra. Este livro est desenhado para informar com muitos detalhes e apresentar respostas descompromissadas e diretas para as perguntas que voc pde ter, incluindo as seguintes:
Porque ir de digital? O que uma fotografia digital? Como funciona uma cmera digital? O que fotografia digital? Quanto boas so as cmeras digitais? Que caractersticas devo procurar em uma cmera digital? Que resoluo eu necessito? Eu quero uma cmera simples tipo apontar e disparar ou uma com controles criativos? O quo importante so os acessrios? Que alternativas existem em cmeras digitais? Como eu devo usar as caractersticas que minha cmera tem?

Embora detalhado, voc no se vir perdido em uma selva de termos e conceitos complicados. Provavelmente a melhor coisa sobre este livro que no apenas descreve muitas caractersticas da cmera, ele lhe mostra porque so importantes e como afetam suas fotografias. Isto faz do livro uma referncia valiosa mesmo depois que voc compre uma cmera, porque explica coisas que os manuais dos fabricantes supem que voc j sabe.

CAPITULO 1: QUE UMA FOTOGRAFIA DIGITAL?


Este livro sobre cmeras digitais e as fotografias que elas capturam. Compreendendo o produto final, ou seja, a fotografia digital, um bom comeo para se compreender na totalidade o processo da fotografia digital.

Pixels - pontos tudo o que existe


As fotografias digitais so compostas das centenas de milhares ou de milhes de minsculos quadrados chamados elemento de imagem ou simplesmente pixels. Como os impressionistas que pintaram cenas maravilhosas com pequenos pontos de tinta, o seu computador e a sua impressora podem usar estes pixels minsculos para exibir ou imprimir fotografias. Para fazer isso, o computador divide a tela ou a pgina impressa em uma grade de pixels. Usa ento os valores armazenados na fotografia digital para especificar o brilho e a cor de cada pixel nesta grade, uma forma de pintar por nmeros. Controlar, ou dirigir-se a uma grade de pixels individuais nesta maneira chamado bit mapping e as imagens digitais so chamadas bit-maps.

Aqui voc v um retrato de Amelia Earhart feito inteiramente em jujubas. Pense cada jujuba como sendo um pixel e fica fcil de ver como os pontos podem dar forma a imagens.

Tamanho da imagem
A qualidade de uma imagem digital, se impressa ou exibida em uma tela, depende em parte do nmero dos pixels usados para criar a imagem (referenciado s vezes como definio). Mais pixels aumentam o detalhe e tornam as bordas mais definidas e ntidas. Se voc ampliar bastante qualquer imagem digital, os pixels comearo a aparecer, um efeito chamado de pixelizao. Esta no diferente das cpias de filmes tradicionais onde a granulao comea a aparecer quando as cpias so ampliadas aps certo ponto. Quanto mais pixels existem em uma imagem, quanto mais ela poder ser ampliada antes que a pixelizao comece a ocorrer.

A foto do rosto (direita) parece normal, mas quando o olho demasiadamente ampliado (esquerda) os pixels comeam a aparecer. Cada pixel um quadrado pequeno composto de uma nica cor.

O tamanho de uma fotografia especificado de duas maneiras - por suas dimenses de pixels ou pelo nmero total dos pixels que contem. Por exemplo, a mesma imagem pode ser dita ter 1800 x 1600 pixels (onde "x" pronunciado "por" como em "1800 por 1600"), ou conter 2.88 milhes de pixels (1800 multiplicado por 1600).

Esta imagem digital de uma borboleta monarch tem 1800 pixels de largura e 1600 pixels de altura. Diz-se ser 1800x1600.

CAPITULO 2: POR QUE IR DE DIGITAL?


Uma vez que capturadas, as fotografias digitais j esto em um formato que as faz incrivelmente fceis de distribuir e de usar. Para o exemplo, voc pode introduzir fotografias digitais em processadores de texto, envia-las por E-mail aos amigos, ou disponibiliza-las em um Web site onde qualquer um no mundo possa ver. Em alguns modelos de cmeras voc pode imediatamente ver suas imagens em uma tela pequena de LCD na parte traseira, ou conectar a cmera a uma tev e mostr-las como uma mostra de slides. Fotografia digital fotografia imediata sem os custos de filme!

Uma cmera digital pequena fcil de carregar assim voc pode t-la quando v coisas inusitadas

Se voc estiver considerando optar pelo digital, aqui esto mais algumas razes conclusivas. Optando pelo digital economizar dinheiro em longo prazo, no tendo que comprar rolos e rolos de pelculas e no pagando pela revelao. Economiza tempo porque voc no tem que fazer duas viagens loja para deixar o filme e depois voltar para pegar seus retratos. Cmeras digitais mostram-lhe imediatamente como seus retratos ficaram. Assim voc no ter mais aqueles desapontamentos um ou dois dias mais tarde quando sua pelcula foi revelada. Voc pode ver imagens antes que sejam impressas e se voc no gostar do que voc v, edite-as com perfeio ou as suprima. Fotografia digital no usa produtos qumicos txicos que terminam frequentemente fluindo no esgoto e em nossos crregos, rios e lagos. No se tem mais que esperar para terminar um rolo antes que se possa process-lo (ou desperdiando o filme no exposto quando voc no puder esperar).

Uma vez que voc capturou uma imagem no formato digital, voc pode facilmente distribuir, organizar, armazenar e edita-la.

As cmeras digitais esto transformando-se em mais do que apenas cmeras. Algumas cmeras digitais so capazes de capturar no somente fotografias, mas tambm som e at vdeo, esto transformando-se mais como registradores de multimdia do que cmeras. Alm de mostrar e distribuir fotografias, voc pode tambm usar um programa de edio de foto para melhor-las ou alter-las. Por exemplo, voc pode cortar, remover o vermelho dos olhos, mudar cores ou contraste, e mesmo adicionar e suprimir elementos. como ter um quarto escuro de revelao com as luzes acesas e sem os produtos qumicos.

Fotografia livre, liberdade fotogrfica


Embora seja o imediatismo e a flexibilidade da fotografia digital que a fez assim popular, h um aspecto que raramente mencionado. Esta a nova liberdade que temos para explorar a fotografia criativa. Nos anos 1870s quando o Henry William Jackson carregava negativos de placa de vidro de 20 x 24 polegadas no oeste americano em uma mula, voc pde apostar que ele pensava duas vezes antes de tirar uma fotografia. Ns podemos no estar carregando placas de vidro do tamanho de uma janela, mas voc e eu tambm pensamos antes de fazer uma foto. Ns estamos fazendo sempre um clculo mental "ser que vale a pena?" Subconscientemente ns estamos funcionando segundo uma lista de verificao de custos, tempo, esforos e assim por diante. Durante esse "momento decisivo," a imagem frequentemente perdida ou ns falhamos em tentar coisas novas. Ns perdemos a oportunidade para o crescimento criativo e escolhemos permanecer com o familiar que nos foi entregue no passado. Surpreendentemente, Jackson teve uma grande vantagem que ns perdemos durante o ltimo sculo. Se uma imagem no ficasse boa, ou se ele ficasse sem placas de vidro, poderia apenas raspar a emulso de um negativo previamente exposto, revestia novamente a placa, e tentava outra vez. A fotografia digital elimina no somente aquela indeciso "ser que vale a pena?", mas tambm nos retorna a essa era da pelcula infinita reusvel (e ns no necessitamos uma mula para ajudar a carregar). Entregue a cmera s crianas, use ngulos estranhos e incomuns, fotografe sem olhar atravs do visor, e ignore todos os conceitos previamente aprendidos sobre como fazer fotografias. Voc pode ser surpreendido com as fotos que voc obter se voc explorar esta era nova de desinibio fotogrfica.

Uma mula carrega o equipamento fotogrfico de William Henry Jackson. Cortesia da Biblioteca do Congresso

As trs etapas da fotografia digital


As cmeras digitais so apenas ligaes em uma corrente longa que vai da cena original imagem final que voc exibe ou distribui. De fato, uma cmera digital no nem mesmo uma ligao necessria na corrente. O elemento chave na fotografia digital uma imagem num formato digital feito de pixels. Embora uma cmera digital capture fotos neste formato digital, voc pode tambm escanear slides, negativos ou cpias para converter estas imagens tradicionais no mesmo formato digital. Para compreender como a cmera se ajusta com outras partes do sistema de fotografia digital, nos ajuda compreender as trs etapas bsicas envolvidas na criao e uso da fotografia digital: Entrada Processamento da Imagem Sada

Etapa 1. Entrada de fotografias


Os dispositivos de entrada enviam fotografias ou outros dados para um sistema computadorizado. O dispositivo de entrada de dados que voc provavelmente est mais familiarizado o teclado. Entretanto, h umas centenas de outros dispositivos de entrada incluindo mouses, almofadas de toque, sistemas do reconhecimento de voz, escaneres e assim por diante. Esto aqui alguns dos dispositivos de entrada que voc pode usar para criar fotografias digitais: Cmeras fotogrficas digitais capturam fotografias em um formato digital. Cmeras de filme capturam fotografias em slides, em negativos ou em cpias que voc pode ento escanear para as converter em fotografias digitais. Vdeo cmeras capturam imagens em um formato de vdeo. Voc pode ento usar um grabber para isolar quadros individuais e converte-los em imagens. Cmeras de vdeo digitais podem s vezes capturar imagens imveis, como uma cmera fotogrfica digital. Voc pode tambm usar um carto de edio de vdeo para extrair imagens imveis do vdeo digital.

Etapa 2. Processamento da imagem


Uma vez que uma fotografia est no formulrio digital, voc pode armazen-la em seu sistema e ento edit-la ou manipula-la com um programa de edio de foto tal como o

10

Photoshop. As coisas que voc pode fazer com uma imagem digital so quase infinitas. Em alguns casos voc melhora uma imagem eliminando ou reduzindo suas falhas. Em outros casos, voc ajusta uma imagem para outras finalidades, talvez faz-la menor para e-mail ou exibir em um Web site. Finalmente, voc pde levar uma imagem a um lugar novo, fazendolhe algo que nunca se tentou. Veja aqui apenas algumas das maneiras em que voc pode processar imagens: Recorte a fotografia para enfatizar uma parte chave. Reduza o nmero de pixels em uma imagem para faz-la menor e poder exibi-la na Web ou em um e-mail. Use filtros digitais para aumentar a nitidez ou mesmo para fazer-lhe parecer como uma pintura de tinta guache ou de leo.

Com apenas alguns toques no teclado, uma foto de uma igreja na periferia de Tucson, Arizona fica parecida a uma pintura.

Costure mltiplos quadros juntos para criar panoramas. Fusione duas imagens para criar um efeito 3d estreo, ou uma imagem animada para exibir na Web. Modifique o brilho e contraste para melhorar a imagem. Corte e cole partes de uma imagem em outra para criar uma foto montagem. Converta a fotografia a um outro formato.

11

Imagem normal de um rosto...

.. e com um filtro halftone aplicado para um efeito especial

Etapa 3. Sada de fotografias


Uma vez que uma imagem esta como voc a quer, voc pode expedi-la a para compartilhar com outras pessoas. Existem muitas maneiras para exibir e distribuir fotografias digitais. Aqui esto algumas das maneiras mais populares: Imprima a imagem em uma impressora colorida ou envie-a a um servio em linha para imprimi-la em papel fotogrfico, como aquele usado com cmeras da filme. Insira a fotografia em um processador de palavras ou em um software de publicao de documentos. Coloque a fotografia em um Web site ou em uma rede de fotografias. Envie a fotografia via e-mail aos amigos ou a membros da famlia. Envie a foto a um servio da Web que imprime em camisetas, em psteres, em chaveiros, em almofadas para mouse, ate mesmo em bolos e em biscoitos comestveis. Guarde a fotografia em seu sistema para uso mais tarde. Use um registrador de filme para converter a fotografia em um slide que voc possa projetar com um projetor de slides.
Se voc estiver pensando que a fotografia digital est se espalhando mais rapidamente do que uma planta trepadeira, veja aqui algumas das suas razes: Imediatamente inspecione suas imagens na tela da cmera. Esteja mais confiante porque voc pode verificar suas fotos imediatamente e ver se voc conseguiu o que voc quis. Conecte a cmera a uma tev e mostre suas imagens como um slide show. Conecte a cmera a um projetor digital para exibir imagens dramticas ampliadas em uma tela gigante. Cole varias fotos juntas para formar um panorama com imagens mltiplas da mesma cena. Imprima a imagem em uma impressora colorida. Crie imagens 3d estreo para exibir em uma tela. Crie animaes para exibir na tela. Economize dinheiro no comprando rolos e rolos de filme e pagando pela revelao.

12

Ganhe tempo porque voc no tem que fazer duas viagens loja para deixar os filmes e para voltar a recolher as fotos. Escolha apenas as melhores imagens para imprimir. Seja um ambientalista, no usando os produtos qumicos txicos utilizados na fotografia tradicional. No espere terminar um rolo antes que possa processa-lo. (ou desperdice pelcula no usada quando voc no puder esperar.) Capture sons e mesmo ate vdeos com a mesma cmera. Melhore ou altere suas imagens com um programa de edio de fotos. De a cmera aos filhos, use ngulos estranhos e incomuns, dispare sem olhar atravs do visor. No h nenhum custo de filme com que se preocupar. Insira a fotografia em processador de palavras ou em um software de publicao de textos. Exiba a fotografia em um Web site ou em uma rede da fotografias. Envie por e-mail a fotografia aos amigos ou a membros da famlia. Envie a foto a um servio na Web para que imprime em camisetas, chaveiros, nas almofadas para mouse, ate mesmo em bolos e em biscoitos comestveis. Salve a fotografia em seu sistema para o uso futuro. Use um gravador de filme para converter a fotografia em um slide que voc possa projetar com um projetor de slides.

13

CAPITULO 3: COMO FUNCIONA UMA CMERA DIGITAL


As cmeras digitais so muito parecidas como as cmeras de filme 35mm. Ambos contm uma lente, uma abertura, e um obturador. A lente traz a luz da cena em foco dentro da cmera assim que se pode expor a imagem. A abertura um buraco que pode ser diminudo ou aumentado para controlar a quantidade de luz que entra na cmera. O obturador um dispositivo que pode ser aberto ou fechado para controlar o tempo em que a luz entra.

A Nikon Coolpix 4300 se parece muito com uma A Nikon Coolpix 3500 parece muito diferente. cmera tradicional de filme.

A diferena grande entre cmeras tradicionais da filme e cmeras digitais como capturam a imagem. Em vez do filme, as cmeras digitais usam um dispositivo em estado slido chamado de sensor de imagem, geralmente um dispositivo CCD. Na superfcie de cada uma destas microplaquetas de silicone est uma grade que contem centenas de milhares ou de milhes de diodos foto sensveis chamados photosites, photoelements, ou pixels. Cada photosite captura um nico pixel da futura fotografia.

Um sensor de imagem colocado de encontro a uma ampliao de seus pixels quadrados, cada um capaz de capturar um pixel da imagem final. Cortesia da IBM

A exposio
Quando voc pressiona o boto do obturador de uma cmera digital, uma clula fotoeltrica mede a luz que vem atravs da lente e ajusta a velocidade da abertura e do obturador para a exposio correta. Quando o obturador abre momentaneamente, cada pixel no sensor de imagem grava o brilho da luz que cai nele acumulando uma carga eltrica. Quanto mais luz cai sobre um pixel, mais elevada a carga que grava. Os pixels que capturam a luz das reas claras na cena tero cargas mais elevadas. Aqueles que capturam a luz das reas escuras ou sombras tero cargas mais baixas. Quando o obturador se fecha para terminar a exposio, a carga de cada pixel e medida e convertida em um nmero digital. A srie de nmeros pode ento ser usada para reconstruir a imagem ajustando a cor e o brilho de pixels combinados na tela ou na pgina impressa.

14

Quando o obturador abre, a luz golpeia o sensor da imagem para dar forma imagem. Cortesia da Canon.

No final e tudo preto e branco


Pode surpreender, mas os pixels em um sensor da imagem podem somente capturar o brilho, no a cor. Grava somente uma escala de cinza, uma srie de 256 tons cada vez mais escuros que variam do branco puro ao preto puro. Como a cmera cria uma imagem colorida do brilho gravado por cada pixel uma histria interessante.

A escala cinzenta contem uma escala de 256 tons do branco puro ao preto puro.

O que cor?
Quando a fotografia foi inicialmente inventada, podia somente gravar imagens em preto e branco. A busca da cor foi um processo longo e rduo, e muita colorao feita a mo foi usada no nterim (que fez com que um fotgrafo comentasse "assim que no final voc tm que saber pintar!").

15

Caras sorridentes para cumpriment-lo: espelhando interna alegria. (ttulo da etiqueta de uma foto colorida a mo.) Um grupo no identificado de seis pessoas, dois das quais crianas (2 famlias?), posando na frente de uma casa recentemente construda.

Cortesia da Biblioteca Congresso Americano

do

Uma grande descoberta foi a descoberta em 1860 de James Maxwell de que as fotografias coloridas poderiam ser criadas usando um filme preto e branco e filtros vermelhos, azuis, e verdes. Ele fez o fotografo Thomas Sutton fotografar uma fita de tecido trs vezes, cada vez com um filtro de diferente cor sobre a lente. As trs imagens em preto e branco foram projetados ento em uma tela com trs projetores diferentes, cada um equipado com o mesmo filtro de cor usado para fazer a imagem que estava sendo projetada. Quando projetadas simultaneamente, as trs imagens deram forma a uma fotografia cheia de cor. Agora, um sculo mais tarde, os sensores de imagem funcionam da mesma maneira. As cores em uma imagem fotogrfica so baseadas geralmente nas trs cores primares vermelho, verde e azul (RGB). Isto chamado sistema aditivo de cor porque quando as trs cores so combinadas ou adicionadas em quantidades iguais, do forma ao branco. Este sistema RGB e usado sempre que uma luz e projetada para dar forma a cores em um monitor (ou em seu olho).

16

O RGB usa cores aditivas. Quando todos as trs so misturadas em quantidades iguais, do forma ao branco. Quando o vermelho e o verde se sobrepem, formam o amarelo e assim por diante. Para ver como isto funciona, visite a apresentao interativa da Konica clicando no boto MoreInfo abaixo.

Do preto e branco cor


Desde que a luz do dia composta da luz vermelha, verde, e azul, colocando filtros vermelhos, verdes e azuis sobre pixels individuais no sensor de imagem pode se criar imagens coloridas assim como fez Maxwell em 1860. No popular padro Bayer usado em muitos sensores de imagem, existem duas vezes mais filtros verdes do que filtros vermelhos ou azuis. Isso porque um olho humano mais sensvel ao verde do que as outras duas cores, assim que a exatido da cor verde mais importante.

Filtros coloridos cobrem cada photosite no sensor de imagem assim que os photosites capturam somente o brilho da luz que passa completamente. As lentes no alto de cada pixel so usadas para coletar a luz e tornar o sensor mais sensvel. Cortesia de Fuji

Com os filtros no lugar, cada pixel s pode gravar o brilho da luz que combina com seu filtro e passa atravs dele enquanto que as outras cores so bloqueadas. Por exemplo, um pixel com um filtro vermelho reconhece somente o brilho da luz vermelha que cai sobre ele. Para definir de que cor cada pixel realmente, usa-se um processo chamado de interpolao que usa as cores de pixels vizinhos para calcular as duas cores que o pixel no gravou diretamente. Combinando estas duas cores interpoladas com a cor medida pelo sensor diretamente, a cor completa e final do pixel pode ser calculada. "eu sou um pixels vermelho brilhante e os pixels verdes e azuis ao meu redor so tambm brilhantes de modo que isto deve significar que eu sou realmente um pixel branco." como um pintor que cria uma cor misturando varias quantidades de outras cores em sua paleta. Esta etapa requer

17

muito do computador pois as comparaes se do com ate oito pixels vizinhos para executar corretamente este processo.

Aqui a cor cheia de um pixel verde est a ponto de ser interpolada pelos oito pixels que a cercam.

Existe um computador em sua cmera.


Cada vez que voc tira uma foto, milhes de clculos tm que ser feitos apenas em alguns segundos. estes clculos que fazem possvel com que a cmera inspecione, capture, comprima, filtre, armazene, transfira, e mostre a imagem. Todos estes clculos so executados por um microprocessador na cmera que similar a esse em seu computador de mesa.

18

CAPITULO 4: TIPOS DE CMERAS DIGITAIS


Vamos olhar os tipos, ou famlias, das cmeras digitais atualmente disponveis. Podemos encontrar uma cmera digital de todos os tipos e formas, mesmo a mais estranhas. As cmeras de 35mm tem um formato familiar porque requerem um espao para o filme e o trajeto da luz, alem de prismas e outras coisas. As cmeras digitais esto livres de muitas destas limitaes assim que podem ter formatos novos. No inicio, alguns fabricantes fizeram suas cmeras parecer como cmeras do tipo 35mm enquanto outros utilizaram desenhos novos. No obstante como as cmeras digitais se paream, o mercado para elas dividido aproximadamente em trs nveis, com as linhas indefinidas que separam as cmeras baseadas principalmente na resoluo de imagem, caractersticas e naturalmente, preo. Na extremidade inferior esto as do tipo aponte e dispare, inteiramente automticas e com resolues de 3 a 5 milhes de pixels e de preos abaixo de US $500, embora j existam modelos Canon de 7.2 Megapixels abaixo deste custo e fabricantes desconhecidos vendendo cmeras de 5MP abaixo de US $100. No nvel seguinte esto cmeras Prosumer, ou semi-profissionais. So aquelas que tm 5 a 8MP em seus sensores de imagem. Custando menos de US $800 estas cmeras lhe oferecem tambm vrios controles de criatividade. No mais alto nvel encontramos as cmeras que custam entre $1000 e $2000 que apelam aos fotgrafos amadores e profissionais. Estas cmeras tm de 6 a 16MP, muitas esto baseadas em modelos de 35mm e aceitam as mesmas lentes de suas primas de filme tradicional. Estas cmeras tm a mais elevada definio, as melhores caractersticas e os preos mais elevados. Vamos fazer exame destas trs categorias mais detalhadamente.

Cmeras do tipo apontar e disparar


Durante as passadas dcadas, os fotgrafos srios tm usado principalmente cmeras tradicionais de 35mm SLR. Mas estas cmeras grandes e pesadas so inconvenientes, para dizer o menos, de modos que muitos fotgrafos dedicados e profissionais costumavam a levar tambem uma maquina amadora do tipo aponte e dispare no bolso da camisa. As fotos destas cmeras pequenas no podem ser consideradas como boas (embora isto seja discutvel), mas vo a qualquer lugar e as fotos que se perderiam por no as ter a mo devem ser consideradas. As cmeras amadoras ganharam seus ttulos e honras e so adies bem-vindas para nivelar a coleo de cmera de qualquer fotgrafo dos mais profissionais. Por que esta discusso sobre cmeras amadoras? porque na nova arena da fotografia digital, so no somente muito popular, elas so tambm a cmeras digitais menos caras. Estas cmeras so inteiramente automticas e geralmente no fornecem muitos controles criativos -- que porque so chamados " apontar e disparar." Com definies at 7 milho pixels, voc pode obter cpias grandes at 8 x 10 ou tamanho 81/2 x 11 polegadas. O que torna suas fotos menos atrativas e o fato de possurem um sensor de imagem muito diminuto, que contem milhares de pixels espremidos resultando em perda de nitidez e contribuindo para a apario do famigerado "rudo" nas fotos. Embora muitos softwares de edio possam corrigir estes problemas e a cada dia as fabricas lanam modelos mais aperfeioados. A tecnologia da fotografia digital avana a uma velocidade impressionante.

19

Canon Powershot SD500 (USA) ou IXUS 700 (Europa), com 7.1 MP e super porttil.

Cmeras semi-profissionais
Posicionada acima das cmeras amadoras, trata-se de uma famlia de cmeras com 5 a 8 milho pixels ou mais, conforme a tecnologia avana. Geralmente, a resoluo mais elevada combinada com caractersticas mais avanadas tais como foco atravs da lente (TTL) e controles criativos. Esta uma das categorias que mais rpido crescem entre as cmeras porque estas cmeras apelam aos fotgrafos srios que gostam de ter controle criativo de ajustes da sua cmera e para fazer cpias de at 81/2 x 11 polegadas de tamanho com excelente definio.

Konica-Minolta Dimage A200, uma 8MP de excelentes caractersticas semi-profissionais.

Cmeras profissionais
Se voc tem dinheiro para queimar, voc pde colocar seu olho nas cmeras projetadas para profissionais e amadores avanados. Custando entre $1500 e $8000 estas cmeras so baseadas frequentemente em definies das SLR e com resolues entre 6 e 16 MP. Uma vantagem enorme destas cmeras que a maioria das caractersticas ( tais como controles da exposio) e os acessrios (tais como lentes) projetados para as verses de filme servem tambm para as verses digitais. A entrada a mais recente na arena digital SLR o sistema de Quatro Teros, desenvolvido conjuntamente por Olympus, Kodak, e Fuji. As caractersticas chaves deste sistema so um tamanho padro do sensor de imagem e uma montagem padro da lente. O sensor da imagem tem 18 x 13,5 milmetros de tamanho -- ou uma relao de 4 por 3. Como o sensor de imagem tem um tamanho e uma forma padro, lentes projetadas para uma cmera podem ser usadas em qualquer outra, desde que a montagem seja estandardizada. Voc no pode usar uma lente da Canon em uma cmera da Nikon, mas voc poder usar a mesma lente em algumas ou em todas as cmeras do sistema 4/3. Isto permitira que outras fabricantes menores de cmeras compitam com os gigantes tipo Canon e Nikon que fazem suas prprias lentes de alta qualidade porque tm o volume necessrio de vendas para recuperar seus custos. Assim uma companhia pode projetar uma cmera e

20

deixar os usurios escolherem de um grupo sempre em expanso de lentes disponveis de todos os fabricantes de lentes.

O sensor de imagem de Quatro Teros tem uma relao de tamanho de 4:3 (quatro unidades de largura e 3 de altura), dai o nome do sistema. Embora menor do que um quadro de filme 35mm, o sensor e maior do que aqueles usados em muitas cmeras semi-profissionais.

Um benefcio lateral de um sistema onde as lentes sejam projetadas especificamente para a fotografia digital est o tamanho e o peso. Como os sensores de imagem digital so menores do que os quadros de filme 35mm, as lentes podem ser menores. Acima at da introduo do sistema 4/3rds isto no foi feito. Entretanto, as cmeras foram projetadas para usar as lentes de cmeras de filme existentes. Como somente a parte central do sistema tico das lentes que recolhe a imagem e usada, isto era se torna um desperdcio de cristal, peso e custo. Entretanto, a maioria dos fabricantes de cmeras digitais SLR j esto vendendo lentes especialmente desenhadas para os sensores menores, como o fazem Canon, Nikon, Pentax.

O sistema novo Quatro Teros da Kodak e da Olympus estabelece um projeto aberto que possa ser usado por todo fabricante de cmera. Permite o desenvolvimento de lentes que podem ser usadas em toda cmera usando o padro. Isto pde tornar lentes de alta qualidade e baixo custo mais extensamente disponveis para a fotografia digital.

Existem porem, vrios modelos de cmeras digitais profissionais que utilizam sensores do mesmo tamanho que suas primas mais velhas do formato 35mm. Com estes sensores de alta resoluo, as lentes usadas em cmeras convencionais so aproveitadas em sua totalidade do espectro tico. Estas so cmeras utilizadas por fotgrafos de grandes revistas e jornais, famosas agencias de publicidade, etc. Possuem acima de 12MP, como e o caso da fabulosa Canon EOS 1DS Mark II, que tem um sensor CMOS de tamanho normal (como o formato 35mm) de 16,7MP.

Cmeras de vdeo digital


Normalmente ns fazemos uma foto a cada vez com uma cmera fotogrfica, ou talvez algumas centenas com nas cmeras fotogrficas que oferecem uma modalidade de captao de vdeo. Entretanto, tambm possvel selecionar quadros individuais de uma fita de vdeo. Fotografado a razo de 30 quadros por segundo, o vdeo captura 1800 imagens por minuto. A habilidade de escolher entre uma quantidade to vasta de imagens e

21

tentadora, mas tenha em mente que o vdeo tem menos definio do que a maioria das cmeras digitais. Com as mais recentes cmeras de vdeo digitais, voc no tem que digitalizar os quadro porque estes j so capturados em um formato digital. As linhas que separam os dois tipos de cmeras se fazem muito turvas hoje em dia, porque algumas cmeras fotogrficas digitais so capazes de capturar seqncias curtas de vdeo e algumas cmeras de vdeo digitais podem tambm capturar imagens fotogrficas.

A MiniDV Handycam Camcorder DCRTRV33 da Sony captura imagens fotogrficas de 1152 x 864 pixels.

Cmeras de novidade
As cmeras digitais so to teis que esto sendo incorporadas em mais e mais dispositivos que variam de PDAs aos telefones celulares e outros aparelhos mais. Estas cmeras podem frequentemente emitir imagens a outros telefones ou mesmo coloca-las na Internet para que outros as possam ver.

O PDA Sony Clie tem uma cmera digital embutida

22

Os telefones celulares, como este da Nokia possuem cmeras digitais internas, cada dia com mais resoluo. Recentemente a Samsung anunciou um telefone com 7MP, alem do que os celulares tambm podem gravar vdeos e receber imagens de televiso.

Cmeras de novidade
Como o tamanho e o preo de sensores de imagem caindo a cada dia, as cmeras podem ser incorporadas em mais e mais objetos, brinquedos, aos relgios, etc.

Casio produz um relgio com cmera que pode capturar imagens pequenas de at 176 x 144 pixels e armazenar aproximadamente 100 delas.

23

CAPITULO 5: Sensores de imagem


Todas as cmeras de filme so apenas caixas escuras em que voc pode introduzir qualquer tipo de filme que voc quer. o filme que voc escolhe que do cores as fotografias, tons e granulao distintas. Se voc pensar um filme d imagens que so demasiado azuis ou vermelhas, voc pode mudar a um outro filme. Com cmeras digitais, o " filme " permanentemente parte da cmera assim que comprar uma cmera digital e em parte como selecionar um filme para se usar. Como o filme, os diferentes sensores de imagem rendem cores diferentemente, tm quantidades diferentes de " gros, " diferentes sensibilidades a luz e assim por diante. As nicas maneiras para se avaliar estes aspectos e examinando algumas amostras de fotografias da cmera ou ler as revises escritas por pessoas e stios da Internet que voc confia.

Canon EOS 1DS Mark II de 16,7MP.

Tipos de sensores de imagem


At recentemente, os dispositivos charge-coupled devices (CCDs) eram os nicos sensores de imagem usados em cmeras digitais. Foram bem desenvolvidos com seu uso em telescpios astronmicos, em scanners e nas vdeo cmeras. Entretanto, h um novo desafiante no horizonte, o sensor de imagem CMOS que promete eventualmente se transformar no sensor de imagem de escolha em um grande segmento do mercado. Os sensores de imagem CCD e CMOS capturam a luz em uma

24

grade de pequenos pixels em suas superfcies. como processam a imagem e como so fabricados onde diferem um do outro.

Esta foto mostra os pixels em um sensor de imagem extremamente ampliado. Cortesia da IBM

Sensores de imagem CCD


Um dispositivo charge-coupled device (CCD) recebeu seu nome da maneira com que as cargas eltricas em seus pixels so lidas aps uma exposio. Depois que da exposio as cargas na primeira fileira so transferidas a um lugar no sensor chamado registro de leitura. De l, os sinais so alimentados a um amplificador e ento a um conversor analgopara-digital. Uma vez que a fileira foi lida, suas cargas na fileira do registro de leitura esto suprimidas, a fileira seguinte entra, e todas as fileiras acima do marcham uma fileira abaixo. As cargas em cada fileira " so acopladas " quelas na fileira acima, assim quando uma abaixa, as seguinte abaixam para encher o espao vazio. Nesta maneira, cada fileira pode ser lida uma fileira em cada momento.

O CCD desloca uma fileira inteira de cada vez ao registro de leitura. O registro de leitura desloca ento um pixel de cada vez ao amplificador de sada.

Sensores de imagem do CMOS


Os sensores de imagem so manufaturados nas fbricas chamadas wafer foundries ou fabs onde os circuitos e os dispositivos minsculos so gravados em chips de silicone. O maior problema com CCDs que no h bastante economia de escala. So criados nos foundries usando processos especializados e caros que podem somente ser usados para fazer outros CCDs. Entrementes, mais e mais grandes foundries esto usando um processo diferente chamado de semicondutor de xido de metal complementar (Complementary Metal Oxide Semiconductor - CMOS) para fazer milhes de chips para processadores e memria de computador. O CMOS e de longe o mais comum e o mais altamente lucrativo processo de fabricao de chips do mundo. Os processadores mais recentes de CMOS, tais como o Pentium IV, contm dezenas de milhes de elementos ativos. Usando este mesmo processo

25

e o mesmo equipamento os custos de fabricao dos sensores de imagem CMOS se reduzem dramticamente porque os custos fixos da fabrica so espalhados sobre um nmero muito maior de dispositivos. Em conseqncia destas economias de escala, o custo de fabricar um wafer de CMOS um tero do custo de fabricar um wafer similar usando o processo especializado do CCD. Os custos so ainda menores porque os sensores de imagem CMOS podem ter os circuitos de processamento criados no mesmo chip. Quando CCDs so usados, estes circuitos processadores devem estar em chip separados. As verses mais antigas de sensores de imagem CMOS tinham muitos problemas de rudo, e eram usados principalmente nas cmeras de baixo custo. Entretanto, grandes foram feitos avanos e os sensores de imagem CMOS agora tem qualidade comparvel a CCDs e so usados em algumas das cmeras as mais profissionais e caras, como a Canon 1DS Mark II e EOS 20D.

A EOS 20D da Canon uma SLR digital de alta tecnologia de um dos maiores fabricantes e que usa um sensor de imagem tipo CMOS. As EOS 1DS da Canon, usadas por profissionais, tambm usam sensores CMOS e tem 16,7 milhes de pixels.

Sensor CMOS de 8,2MP da Canon 20D

Resoluo do sensor de imagem


Como voc viu, a resoluo da imagem uma maneira de expressar o quanto as imagens so ntidas ou detalhadas. As cmeras de nvel inferior do tipo aponte e dispare tm atualmente resolues em torno de 3 milhes de pixels ou menos, embora este nmero se mova constantemente para cima. Melhores cmeras, tem entre 4 a 8 milhes de pixels (MP). As cmeras digitais profissionais mais caras apresentam j mais de 16MP. Embora impressionante, nem mesmo estas definies se comparam com os estimados 20 milhes ou mais de pixels de um filme tradicional de 35 milmetros e 120 milhes em seu olho. Mas j hoje em dia as cmeras profissionais conseguem resultados comparveis das melhores profissionais de filme.

A coliso de dois mundos


O termo "resoluo" foi introduzido no mundo do computador como uma maneira de descrever indicadores da tela. Nos tempos passados, uma tela teria a resoluo CGA ou VGA. Mais tarde, outros nomes foram introduzidos para descrever telas maiores. Os termos foram usados para descrever o nmero de pixels na tela. Para o exemplo, uma tela pode ter 1024 pixels na horizontal da tela e 768 para baixo (1024 x 768). Ningum estava preocupado sobre o uso do termo quando foi introduzido. Foi somente quando a fotografia

26

se tornou digital que um outro grupo de pessoas incorporou-se a cena com um uso totalmente diferente do termo. Aos fotgrafos, ou a qualquer um no sistema tico, a resoluo descreve a habilidade de um dispositivo de resolver linhas tais como aqueles encontrados em uma carta de teste.

Carta de Resoluo de Cmera PIMA / ISO

Porque voc pde esperar, em iguais circunstncias, os custos aumentam com o aumento da resoluo de uma cmera. Uma resoluo maior cria tambm outros problemas. Por exemplo, mais pixels significam arquivos maiores de imagem. Arquivos maiores no so somente mais difceis de armazenar, elas so tambm mais difceis de editar, enviar por E-mail, e colocar em um Web site. Resolues baixas (tais como 640 x 480) so perfeitas para publicar na Web, como acessrios de E-mail, para cpias pequenas, ou colocar imagens em documentos e nas apresentaes. Para estes usos, definies mais elevadas aumentam apenas tamanhos de arquivos sem significativamente melhorar as imagens. Resolues altas (de 5 milhes de pixels ou mais, so as melhores para imprimir ampliaes fotos-realsticas maiores de 5 " x 7 ". Kodak indica que uma cmera com aproximadamente 1MP dar cpias fotos-realsticas ate 5 x 7, mas no conte muito com isto. Prefiro dizer que 1MP lhe Dara boas ampliaes ate 4 x 6, e isto dependendo da qualidade da lente, do processador de imagem e, claro, da mesma foto. Voc comear a ter mais detalhes e cores mais brilhantes com mais pixels na imagem. Para cpias at 8 x 10 voc pode obter bons resultados a partir de 4 MP.

27

A resoluo determina tamanho da imagem.

Resoluo-tica e interpolada
Tenha cuidado com as reivindicaes sobre a resoluo para cmeras e scanners porque h dois tipos da resoluo; tica e interpolada. A resoluo tica de uma cmera ou de um scanner um nmero absoluto porque os pixels ou os foto elementos de um sensor de imagem so os dispositivos fsicos que podem ser contados. Para melhorar a resoluo em determinados aspectos limitados, a resoluo tica pode ser aumentada usando o software. Este processo, chamado de resoluo interpolada, adiciona pixels imagem para aumentar o nmero total dos pixels. Para fazer assim, o software avalia aqueles pixels que cercam cada pixel novo para determinar o que sua cor devera ser, se todos os pixels em torno de um pixel recentemente introduzido forem vermelhos, o pixel novo ser vermelho. O que importante de se ter em mente que a resoluo interpolada no adiciona nenhuma informao nova a imagem-ela apenas adiciona pixels e faz o arquivo maior. Esta mesma coisa pode ser feita em um programa de edio de fotos como o Photoshop faz ao aumentar o tamanho de uma imagem. Tenha cuidado com as companhias que promovem ou enfatizam a resoluo interpolada do seu dispositivo. Voc est obtendo menos do que voc pensa. Verifique sempre para ver se h a resoluo tica do dispositivo. Se isto no for fornecido, fuja do produto - voc esta lidando com pessoas de marketing que no tm os seus melhores interesses como prioridade.
Ao trabalhar com imagens digitais, voc tem sempre um nmero fixo de pixels originais para trabalhar. O nmero determinado pelo nmero dos photosites no sensor da imagem. Para fazer uma imagem menor, alguns daqueles pixels so removidos. Para fazer uma imagem maior, os pixels novos tm que ser adicionados. Desde que a adio dos pixels novos no adicionam nenhuma informao nova imagem, ele so uma a forma " de ampliao vazia" A imagem esquerda foi inicialmente " interpolada " a

28

um tamanho menor (abaixo a esquerda) e ento essa imagem foi novamente interpolada a um tamanho maior (abaixo a direita) para dramatizar o efeito. As imagens no ficam melhor, elas apenas se tornam mais grandes.

Relao de aspecto
Os sensores de imagem tm diferentes relao de aspecto- as relaes entre a altura da imagem largura. A relao de um quadrado e de 1:1 (largura igual a altura) e a do filme de 35mm 1.5:1 (1,5 vezes mais larga do que a altura). A maioria dos sensores de imagem caem dentro destes extremos. A relao de aspecto de um sensor importante porque determina a forma e as propores das fotografias que voc cria. Quando uma imagem tem uma relao de aspecto diferente que o dispositivo em que ela est sendo mostrada impressa, tem que ser encolhida ou re-dimensionada para caber. Sua escolha deve cair entre perder parte da imagem ou de desperdiar papel. Para imaginar isto melhor, tente colocar uma imagem quadrada em uma folha de papel retangular.

29

A relao de aspecto de um sensor de imagem determina a forma de suas cpias. Uma imagem somente encher perfeitamente uma folha de papel se ambas tem a mesma relao de aspecto. Se as relaes forem diferentes, voc tem que escolher entre cortar parte da imagem, ou deixar algum espao branco no papel.

Imagem filme de 35 milmetros Monitor de PC Cmera Digital Papel de foto Papel de foto Papel Carta HDTV

Altura x largura 36 x 24 milmetros 1024 x 768 1600 x 1200 4 x 6 polegadas 8 x 10 polegadas 8,5 x 11 16 x 9

Relao de Aspecto 1,50 1,33 1,33 1,50 1,25 1,29 1,80

Para calcular a relao de aspecto de qualquer cmera, divida o nmero da sua maior resoluo pelo nmero menor. Por exemplo, se um sensor tiver uma resoluo de 3000 x de 2000, divida 3000 por 2000. Neste caso a relao de aspecto 1,5, a mesma que a do filme de 35mm.

Profundidade de cor
A resoluo no o nico fator que governa a qualidade de suas imagens. Igualmente importante a cor. Quando voc v uma cena natural, ou uma cpia fotogrfica colorida, voc pode distinguir milhes de cores. As imagens digitais podem se aproximar deste realismo de cor, mas se conseguem fazer isto em seu sistema ser uma dependncia de suas potencialidades e de seus ajustes. O nmero das cores em uma imagem considerado como a sua profundidade de cor, profundidade de pixel, ou bit deph. Uns PCs mais antigos esto dependentes de monitores que mostram somente 16 ou 256 cores. Entretanto, quase todos os sistemas mais novos podem mostrar o que chamado de cor 24-bit verdadeira. o chamado Cor Verdadeira - True Color- porque estes sistemas mostram 16 milhes de cores, mais ou menos o nmero que o olho humano pode distinguir.

30

Dica: Verificando Seu Sistema


Voc pode ter que ajustar seu sistema para obter cor total, isto no acontece automaticamente. Para ver se seu sistema Windows suportar cor verdadeira, clique com o boto direito do mouse no seu desktop e ento clique em propriedades no menu que aparece. Clique na aba dos ajustes na caixa de dilogo e verifique o ajuste da paleta de cor ou da qualidade da cor. Por que se necessita de 24 bits para obter 16 milhes de cores? aritmtica simples. Para calcular quantas cores diferentes podem ser capturadas ou mostradas, simplesmente eleve o nmero 2 a potncia do nmero dos bits usados para gravar ou mostrar a imagem. Para o exemplo, 8-bits lhe da 256 cores porque 2 8 = 256. Est aqui uma tabela para mostrar-lhe algumas outras possibilidades. Nome Preto e branco Tela do Windows Escala Cinzenta 256 cores Bits por pixel 1 4 8 8 Frmula 21 24 28 28 2 16 2 24 Nmero de cores 2 16 256 256 65 mil 16 milhes

Cor elevada - High 16 Color Cor verdadeira - True 24 Color

Algumas cmeras digitais (e os scanners) usam 30 ou mais bits por pixel e aplicaes profissional frequentemente requerem a profundidade de cor 36-bit, um nvel conseguido somente por cmeras digitais do nvel profissional. Estes bits extra no so usados para gerar cores que so mostradas mais tarde. So usados para melhorar a cor na imagem enquanto ela processada a seu formato inferior de 24-bit final, e ento estes bits extras so descartados.

Sensibilidade
Um numero ISO (International Organization for Standardization) que aparece nos pacotes dos filmes especifica a velocidade, ou a sensibilidade, de uma filme fotogrfico. Quanto mais elevado o nmero "mais rpido" ou mais sensvel ser o filme a luz. Se voc j comprou filme, voc j esta familiarizado com as velocidades tais como 100, 200, ou 400. Cada vez que se dobrar o nmero do ISO indica dobra na velocidade do filme, assim que cada um destes filmes duas vezes mais rpido que o mais rpido seguinte. Os sensores de imagem so avaliados tambm usando nmeros equivalentes a ISO. Assim como com filme, um sensor de imagem com um ISO mais baixo necessita mais luz para uma exposio boa do que um com um mais ISO elevado. Para obter mais luz voc necessita uma exposio mais longa da exposio, o que pode conduzir s imagens borradas ou a uma abertura mais larga que lhe da menos profundidade de campo. Se todas as coisas forem iguais, melhor obter um sensor de imagem com um ISO mais elevado porque realar o movimento congelando e fotografara com pouca luz. Tipicamente, ISOs variam de 100 (razoavelmente lento) a 3200 ou mais elevado (muito rpido). Algumas cmeras tm mais de uma avaliao do ISO. Em situaes de pouca luz, voc pode aumentar o ISO do sensor amplificando o sinal do sensor de imagem (que

31

aumenta seu ganho). Algumas cmeras aumentam o ganho automaticamente. Isto aumenta no somente a sensibilidade do sensor, ele aumenta tambm o rudo ou a "granulao, " fazendo as imagens mais tnues e menos ntidas.

A luz fraca requer uma lente rpida e um ISO elevado ou voc tm que recorrer a usar um flash.

Qualidade da imagem
O tamanho de uma arquivo de imagem depende em parte da resoluo da imagem. Quanto mais elevada a resoluo, mais pixels devem ser armazenados, assim que maior se torna o arquivo da imagem. Para fazer grandes arquivos de imagem se tornarem menores e mais fceis de manipular a maioria das cmeras armazenam imagens em um formato chamado JPEG nome dado devido ao grupo de peritos fotogrficos que o desenvolveram (Joint Photographic Experts Group ) e se pronuncia como " Jai-Peg." Este formato de arquivo comprime no somente imagens, ele permite tambm que voc especifique o quanto so comprimidas. Esta uma caracterstica til porque h uma perda entre a compresso e a qualidade da imagem. Menos compresso d-lhe imagens melhores assim que voc pode fazer cpias maiores, mas voc no poder armazenar tantas imagens. Mais compresso o deixa armazenar mais imagens e as faz melhores para colocar em uma Web page ou enviar como um acessrio de E-mail. O nico problema que suas cpias no sero to boas.

Uma imagem fortemente comprimida mostrar Uma imagem com menos compresso retm um uma serie de blocos quadrados quando ampliada visual liso e limpo. aps um certo tamanho.

Em vez de usar a compresso, algumas cmeras permitem que voc mude a resoluo como uma maneira de controlar o tamanho de arquivos da imagem. Porque voc

32

pode espremer mais imagens 640 x 480 em um dispositivo de armazenamento do que imagens 1024 x 768, pode haver casos em que voc querer mudar a uma resoluo mais baixa sacrificando qualidade para obter quantidade.

Velocidade de quadro
Henri Cartier-Bresson famoso por suas fotografias que capturam aquele "momento decisivo" quando aes aleatrias se cruzam em um nico instante que faz de uma fotografia uma obra de arte. Sua coordenao de olho e mo no tinha rival, e ele podia conseguir os resultados que queria porque estava sempre pronto para uma foto. Nunca titubeava com os controles ou oportunidades perdidas. A maioria das cmeras digitais tem um sistema automtico de exposio que o livra da preocupao sobre controles. Entretanto, estas cmeras tm outros problemas que fazem momentos decisivos difceis de capturar. Existem duas demoras inerentes as cmeras digitais que afetam sua habilidade de responder rpido ao ao fazer fotos. A primeira demora que voc experimenta est entre pressionar a tecla do obturador e realmente capturar a imagem. Esta demora, chamada taxa de refrescamento, ocorre porque a cmera limpa o sensor da imagem, ajusta o balano do branco para corrigir a cor, ajusta a exposio, e focaliza a imagem. Finalmente dispara o flash (se necessrio) e finalmente e que tira a foto. A segunda demora, o tempo de reciclagem ocorre quando a imagem capturada processada e armazenada. Esta demora pode variar de vrios segundos.

A demora entre pressionar a tecla do obturador e tomar a foto significa que voc tem que antecipar aes ou voc perder o momento de ouro.

Ambas estas demoras afetam o quo rapidamente uma srie de fotos pode ser feita uma aps outra, chamado de taxa de quadro ou frame rate. Se a demora for demasiado longa, voc poder perder uma foto. Para capturar aes contnuas rpidamente, muitas cmeras tm um modo contnuo, ou uma modalidade seqencial que o deixa tirar uma foto atrs da outra pelo tempo que voc mantm apertada a tecla do obturador. Para fazer isto possvel, estas cmeras armazenam as imagens em uma rea de memria chamada buffer e ento as vo processando enquanto a seqncia disparada e ate que o buffer fique cheio, quando os disparam sero contidos. Quantas fotos voc pode fazer de uma vez depende do tamanho das imagens e do tamanho do buffer.

33

CAPITULO 6: ARMAZENAMENTO DA IMAGEM


Com cmeras tradicionais, o filme usado para gravar e armazenar a imagem. Com as cmeras digitais, dispositivos separados executam estas duas funes. A imagem capturada pelo sensor de imagem, a seguir armazenada na cmera em um dispositivo de armazenamento de algum tipo. Nesta seo ns examinaremos muitos dos dispositivos de armazenamento que atualmente esto sendo usados.

Armazenamento removvel contra armazenamento fixo


Cmeras mais antigas e menos caras tm o armazenamento fixo interno que no pode ser removido ou aumentado. Isto reduz extremamente o nmero das fotos que voc possa fazer antes que tenha de apag-las para fazer espao para novas fotos. Quase todas as cmeras digitais mais novas usam alguma forma ou mdia de armazenamento removvel, cartes de memria geralmente flash, mas tambm ocasionalmente discos duros pequenos, e mesmo CDs alem de variaes do venervel disco flexvel. O que quer que seja a forma, mdias removveis permitem a voc remover um dispositivo de armazenamento quando estiver cheio e introduzir outro. O nmero das imagens que voc pode fazer limitado somente pelo nmero de dispositivos de armazenamento que voc tem e a capacidade de cada um. O nmero das imagens que voc pode armazenar em uma cmera depende de uma variedade de fatores incluindo: a capacidade do dispositivo de armazenamento (expressado em megabytes). a definio em que as fotos so feitas. a quantidade de compresso usada. O nmero que voc pode armazenar importante porque uma vez que voc alcana o limite no ter nenhuma outra escolha, mas parar de tomar fotos ou apagar algumas existentes e fazer espao para novas. Quanta capacidade de armazenamento voc necessita depende em parte de como voc usara a cmera. Se voc for usualmente consumia de 5 a 6 rolos de filme padro em frias, sua cmera devera ter a mesma capacidade de armazenar o mesmo nmero das imagens ou voc se vai ressentir.

As mdias removveis permitem a voc manter-se disparando at que se esgote o espao dos cartes.

As vantagens do armazenamento removvel so muitas. Incluem o seguinte: So apagveis e reusveis.

34

So geralmente removveis, assim que voc pode remover um e plugar outra, tornando o armazenamento limitado somente pelo nmero dos dispositivos que voc tem. Podem ser removidas da cmera e plugadas no computador ou na impressora para transferir as imagens.

Armazenamento em carto flash


Com a crescente popularidade das cmeras digitais e de outros dispositivos de mo (como os mini computadores PDA PocketPC e Palm, os tocadores de musica MP3, etc) tm crescido assim a necessidade para dispositivos de memria pequenos, baratos. O tipo que mais se usa a memria flash que usa chips de estado slido para armazenar seus arquivos de imagem. Embora os chips de memria flash sejam similares aos chips de RAM usadas dentro de seu computador h uma diferena importante. No requerem nenhuma bateria e no perdem as imagens quando a eletricidade desligada. Suas fotografias so retidas indefinidamente sem nenhuma necessidade de alimentao de energia aos componentes de memria flash. Estes chips so empacotados dentro de uma caixa equipada com os conectores eltricos e a unidade selada chamada de carto. Os cartes de memria flash consomem pouca energia, ocupam pouco espao, e so muito resistentes. So tambm muito convenientes; voc pode carregar um lote deles com voc e mud-los como necessitados (supondo-se que tenha recursos para comprar um lote deles). H uma velha piada que diz " tenha uma notcia boa e uma notcia m." A notcia boa que ns temos estes cartes de memria. A notcia m que eles existem em uma variedade de formatos que no so permutveis. Uma vez que voc tem um investimento considervel em cartes de memria, voc esta preso em usar somente aquelas cmeras que suportam este formato. At recentemente, a maioria de cartes flash tinham o formato padro do carto de PC (PCMCIA) que usado extensamente com computadores portateis. Entretanto, com o crescimento da cmera digital e de outros mercados, um nmero de formatos menores foram introduzidos. Em conseqncia da competio, as cmeras suportam uma variedade desconcertante de cartes de memria flash incompatveis incluindo (mas como diz a lei " no limitado a") os seguintes: PC Cards CompactFlash SmartMedia MemorySticks xD-Picture Cards SD e MMC Cards Cada um destes formatos suportado por seu prprio grupo de companhias. Se um prevalecera sobre o outro ainda esta por ser visto.

Cartes De PC (Ata)

35

Os cartes de PC tm as capacidades de armazenamento flash mais elevadas mas seu maior tamanho faz com que seja usado s em computadores portteis.

Cartes de CompactFlash

Os cartes CompactFlash so geralmente os dispositivos de armazenamento flash mais utilizados para cmeras digitais, sendo o preferido para as cmeras profissionais. Sua capacidade atual e de 8 GB, mas j esto sendo desenvolvidos Compactflash de ate 20GB

Terminologia Flash Compacta


Como muitas tecnologias avanadas, CompactFlash est movendo-se mais rapidamente que a terminologia usada para descreve-lo. A associao de CompactFlash (CFA) est tentando estandardizar a terminologia para evitar a confuso. CompactFlash que tm 3,3 milmetros de espessura so chamados CompactFlash (abreviado como CF) ou de CompactFlash tipo I (abreviado como CF-I). Veja que quando no h nenhuma designao que seja do tipo I ou do tipo II implica um dispositivo do tipo I. CompactFlash que tem 5mm de espessura so chamados CompactFlash Tipo II (abreviado como CF-II ). Os Microdrives inventados pela IBM e agora fabricados pela Hitachi so talvez os mais conhecidos cartes do tipo II.

Cartes de SmartMedia

36

Os cartes SmartMedia so menores do que cartes CompactFlash e geralmente no vm com grandes capacidades de armazenamento. Este tipo de carto j no mais e usado pelos fabricantes de cmeras novas.

Cartes de Memria da Sony: Memory Sticks

Os Memory Sticks da Sony, com um formato de goma de mascar, so usados atualmente principalmente em produtos da Sony.

Cartes xD-Picture

O xD-Picture Card um dos menores cartes de memria e e usado em cmeras muito pequenas. Foi desenvolvido conjuntamente por Fuji e por Olympus como uma substituio para o carto SmartMedia.

Cartes SD e MMC

37

Os cartes SD (Secure Digital) e MMC (Multimedia Card) so muito populares com as cmeras digitais amadoras e dispositivos de musica MP3 e os computadores PDA devido a sua forma pequena e altas capacidades, chegando j a 2GB de memria.

Case para guarda de carto de memria


Os cartes so fceis de se perder. Se voc no encontrar uma maneira de os armazenar com segurana, voc certamente ter alguns passados atravs da mquina de lavar roupa, esquecidos em uma camisa ou nos bolsos das calas. Uma maneira para mant-los em segurana e usar um case de armazenamento.
O Microtech internacional MediaVault construdo usando uma placa de alumnio, um quadro rgido interno, e um forro de borracha absorvente ao choque. O CompactFlash MediaVault segura de dois cartes CompactFlash do tipo I ou II e um adaptador de carto de PC. Os MediaVault para cartes SmartMedia, MMC-SD, e MemoryStick armazenam quatro e um adaptador de carto de PC. O MediaVault para carto de PC armazena dois cartes PCMCIA.

Armazenamento em disco duro


Um dos inconvenientes atuais de cartes de memria flash compactos sua capacidade de armazenamento limitada. Para cmeras de alta resoluo este um inconveniente real. Uma soluo so os disco duros de alta velocidade e alta capacidade. At recentemente, estes discos eram demasiado grandes e caros para serem montado dentro das cmeras, mas isto mudou com introduo do IBM Microdrive. Estes discos duros, agora de propriedade da Hitachi so menores no volume e mais leves do que um rolo de filme. De fato, so assim to pequenos que podem ser plugados em um encaixe de CompactFlash tipo II da cmera. (encaixes do tipo CompactFlash I so mais finos.) Estes discos apareceram primeiramente em cmeras profissionais caras, mas agora esto bem mais baratos e so usados extensamente em cmeras para o consumidor.

38

O Hitachi Microdrive cabe um encaixe de CF-II e uma maravilha da engenharia. Conta com capacidades de 1, 2 e 4GB e a Hitachi j desenvolve um de 20GB.

Armazenamento em disco tico


CDs so usados em algumas cmeras e tm a vantagem que podem ser lidos por todo sistema com um drive de CD. Os discos so write-once, ou seja, no so reagravveis, mas isto assegura a qualidade de arquivamento com nenhum perigo de que os arquivos importantes sero suprimidos ou regravados por cima.

Linha da Sony de CD Mavicas armazenamento em discos de CD.

para o

Armazenamento provisrio
Os dispositivos portteis de armazenamento e da visualizao de imagem digital esto avanando rpidamente isto bom porque se encontram com uma necessidade real. Quando se termina de fotografar, se seu dispositivo de armazenamento se tiver enchido com imagens, voc necessitara de um lugar para armazenar temporariamente as imagens at que voc possa transferi-las a seu sistema principal ou computador. Um dispositivo usado para esta tarefa o computador porttil. No somente muitos pessoas j tm um destes, mas tambm suas telas grandes e a habilidade de rodar qualquer software deixamno ter uma verso mvel que duplique sua instalao permanente, o seu PC principal. Entretanto, um computador porttil no sempre o dispositivo provisrio ideal por causa de seu peso, vida curta da bateria, e tempo longo para acende-lo. Dai a necessidade da introduo de um sistema de disco duro porttil.

39

FlashTrax da SmartDisk um dos dispositivos novos de multimdia para armazenamento e visualizao de imagens.

Para usar um destes dispositivos voc introduz seu carto de memria em um encaixe, frequentemente usando um adaptador, e transfere rapidamente suas imagens. Voc pode ento apagar o dispositivo de armazenamento de sua cmera para tomar outras imagens. Quando voc retorna a seu escritrio, casa ou laboratrio, voc copia ou move as imagens do dispositivo de armazenamento intermedirio para o sistema que voc usa para editar, imprimir, e distribuir as fotos. A velocidade com que voc pode fazer esta transferncia depende das conexes suportadas pelo dispositivo. A maioria suportam USB 2 e alguns suportam FireWire. A tendncia mais recente incorporar o armazenamento de imagem em dispositivos multi-utilidade. Muitos destes dispositivos permitem ver no prprio dispositivo suas imagens armazenadas ou conectado a uma TV -- e ate gir-las, fazer zoom e panorama. Alguns permitem tambm imprimir diretamente a uma impressora sem usar um computador. A tendncia hoje combinar fotos digitais, vdeos digitais, e msica MP3 no mesmo dispositivo. Com um dispositivo tal como este voc poder criar shows de slides com transies especiais, panoramas, com acompanhamento de msica e toca-los em qualquer lugar. Uma maneira para eliminar ou reduzir a necessidade de um armazenamento intermedirio seria usar um dispositivo de armazenamento de elevada capacidade na cmera. Para exemplo, alguns dispositivos armazenam agora muitos gigabytes de dados, bastantes para armazenar centenas de fotos grandes. As perguntas chave quando se considera um dispositivo intermedirio de armazenamento so: Qual sua capacidade de armazenamento? Qual o custo por megabyte do armazenamento? Tem encaixes ou adaptadores para os dispositivos de armazenamento que voc usa? Suporta os formatos de imagem que voc usa? Muitos dispositivos suportam apenas formatos comuns como o JPEG, mas formatos no proprietrios tais como os formatos RAW da Canon (CRW e CR2) e NEF da Nikon. Suporta o playback de vdeo e de msica MP3? Suporta o formato do filme da sua cmera, se voc tiver um?

40

Qual e a taxa de transferncia e quanto tempo ele leva para a transferncia de um carto ao dispositivo? Pode ele mostrar imagens em uma tev ou ser conectado diretamente a uma impressora? Se se conecta a uma tev, tem ele um controle remoto? Pode voc ver imagens armazenadas em uma tela prpria do dispositivo? Existem maneiras para girar, fazer zoom, avanar e retroceder as imagens?

41

CAPITULO 7: TRANSFERINDO IMAGENS


Uma vez que voc tirou fotografias, elas ficam no dispositivo de armazenamento da sua cmera at que voc as transfira ou baixe a um computador ou a outro dispositivo. Como voc ver aqui, h um nmero de mtodos que voc pode usar para transferir arquivos. Ao escolher um mtodo, esteja certo de inquirir sobre tempos de transferncia. Podem variar de segundos a minutos por imagem.

O que e Baixar (transferir)?


Quando voc transfere arquivos entre dispositivos, voc os esta subindo e baixando. Estes termos simplesmente se referem ao sentido da transferncia do ponto de vista de um dos dispositivos. Subir significa que voc est enviando um arquivo a um outro dispositivo. Por exemplo, se voc publicar imagens em um Web site, geralmente chamado como fazer o uploading ou subir as imagens. Baixar significa que voc est recebendo um arquivo de um outro dispositivo. Transferir imagens de sua cmera a seu computador geralmente chamado de downloading, ou baixar imagens. Tambm ocasionalmente se diz adquirir imagens, " acquiring ". O lugar o mais comum para baixar as imagens a um computador que age ento como um dispositivo de armazenamento para as imagens quando voc as edita, distribui ou mostra. Alguns computadores, especial os portteis e mesmo algumas impressoras esto equipados com encaixes internos em que voc pode plugar dispositivos de armazenamento que voc removeu da cmera. Se em seu sistema faltar estes encaixes, h outros dispositivos que voc pode usar para baixar suas imagens. Vejamos alguns destes dispositivos (o que plugar) e as portas de computador com que trabalham (onde plugar).

O que plugar
H um nmero de dispositivos que voc pode usar para transferir imagens de sua cmera a seu computador. Antes de baixar as imagens, voc necessita geralmente conectar um leitor de carto da cmera ou instal-lo pela primeira vez que voc o usa. Cabos. A maioria de cmeras vm com uma porta USB ou FireWire que voc possa usar para conectar a cmera ao computador com um cabo. Em cmeras menos caras ou mais antigas, o cabo pode ser um que conecta a cmera a uma porta serial.

Uma cmera conectada aqui com um cabo USB.

Leitores de carto. Se seu sistema faltar encaixes para cartes de memria, voc pode adicion-los atravs de um leitor de carto. Estes dispositivos tm um encaixe para um ou mais tipos de cartes e so conectados ao computador por um cabo.

42

ActionTec's CameraConnect pro tem trs encaixes para CompactFlash, SmartMedia, e cartes de PC e conecta-os a sua porta paralela

Adaptadores de carto. Nem todos os cartes de memria cabem em todos os encaixes de carto e leitores de carto. Entretanto, h adaptadores disponveis que permitem combinar cartes e encaixes. Tudo que voc necessita um adaptador que caiba no encaixe em seu computador ou leitor de carto e aceite o carto de memria que voc est usando. O encaixe de carto de PC, sendo o maior encaixe para mdias removveis transformou-se num padro de encaixe. Pode acomodar todos as outras mdias, desde que se tenha o adaptador correto. Voc pluga seu carto de armazenamento no adaptador, ento coloca o adaptador no encaixe.

Um pequeno carto SD deslizado aqui em um adaptador para um encaixe de carto de PC. Cortesia de Sandisk.

Estaes de conexo. Porque muitas cmeras digitais antigas no tinham mdia removveis, a estao de conexo foi introduzida. uma base pequena para prender a cmera e conectada por um cabo ao computador. Quando pronto para baixar arquivos, voc pem apenas a cmera na estao de conexo. Estes dispositivos tm sado de uso hoje em dia (exceto como estaes para carregar baterias) desde que quase todas as cmeras digitais tm algum formato de mdia removvel. Existe porem, alguns fabricantes que as usam com freqncia, entre eles a Kodak que as usa montadas encima de uma impressora que permite transferir imagens diretas da cmera e imprimi-las sem uso do computador. Tambm a Fuji as usa e a Casio. Estas permitem ligar a cmera a uma TV e impressoras e carregar as baterias.

Onde plugar 43

A menos que o dispositivo for interno, tem que ser plugado em uma porta no computador. No somente isto, mas voc frequentemente tem que instalar software de drivers para que o computador saiba que o dispositivo est l. Isto torna difcil de mover dispositivos de uma mquina para outra. A porta que seu dispositivo est projetada para ser conectado e que faz a diferena quanto aos tempos de transferncia. Suas opes incluem antiquadas portas seriais e paralelas, e portas mais modernas como USB e FireWire. Portas seriais. As portas seriais so usadas principalmente para conectar modem anlogos para que voc possa se conectar a Internet. Entretanto, umas cmeras digitais mais antigas as usavam para transferir arquivos de imagem ao computador. Elas tm um problema real com velocidade -- ou melhor, a falta dela. No h uma porta mais lenta no computador. Transferir arquivos de imagem atravs de uma porta serial muito lento. Portas paralelas. As portas paralelas normalmente so usadas para impressoras e fornecem uma maneira ligeiramente mais rpida de transferir imagens do que a porta serial. Se voc adicionar um leitor de carto a esta porta, esteja certo de ter um conector passthrough assim que voc pode plugar o leitor na nica porta paralela do computador e ainda plugar sua impressora nela. Se no tiver esta possibilidade, voc ter que se manter trocando cabos. Portas USB e FireWire. Porque as demandas da entrada e da sada aumentaram, as portas existentes transformaram-se em gargalos ao desempenho. Duas portas complementarias, USB e FireWire, foram adicionadas aos sistemas mais novos para melhorar esta situao. Ambas as portas tm algumas caractersticas em comum. Ambas usam cabos finos para fazer conexes, suportam Plug and Play de modos que o computador reconhecera automaticamente um dispositivo novo, suportam hot plugging (possibilidade de removendo e adicionar dispositivos sem primeiramente ter que desligar o computador), transferem os dados muito mais rpidos do que as portas mais antigas, e distribuem a energia ao longo de seus prprios cabos fazendo com que os dispositivos de baixo consumo podem operar sem cabos de energia separados. Quase todos os sistemas novos de PC vm com uma ou mais portas USB. As portas FireWire so iguais de rpida como as USB 2.0, embora sejam muitssimo mais rpidas que as portas USB 1.0 mais antigas. Estas FireWire so encontradas nos computadores da Apple mas so quase sempre opcionais em PCs. O padro USB (chamado agora USB 1) foi substitudo pelo novo USB 2.0, mais rpido, ligeiramente mais rpido e uniforme do que FireWire. Para usar algumas destas portas, elas devem ser suportadas por sua cmera. Quase todas as cmeras digitais suportam USB 1 e USB 2.0, muito poucas sustentam FireWire. O FireWire e o padro para as vdeo cmeras digitais. Ao conectar cmeras USB a outros dispositivos, voc necessita um cabo com o tipo certo do conector em ambas as extremidades. Para complicar mais as coisas alguns dispositivos usam conectores incomuns e assim e necessitam seu prprio cabo especial. Para interconectar dispositivos tais como os computadores de mo, os telefones celulares e as cmeras digitais, o novo padro USB OTG (on-the-go) define as regras para estes dispositivos. H um cabo padro para o USB? Naturalmente no! A extremidade que se conecta ao computador sempre a mesma, mas a extremidade que conecta cmera varia de modelo a modelo. Para frustr-lo ainda mais, muitos fabricantes de cmeras no pem seu nome sobre seus cabos. Eles supem que s existe um cabo em sua vida. Os receptculos e os plugues do USB so codificados com cores dentro do conector para gui-lo ao conectalos.

44

Um plugue do USB (esquerdo) e soquete (direito).

O Firewire foi originalmente concebido pela Apple mas tem sido adotado pela indstria inteira da eletrnica do computador e de consumidor. Conhecido s vezes como IEEE 1394, o Firewire muito mais rpido do que o USB 1.0 e projetado para conectar at 63 dispositivos em linha, tais como vdeo cmeras digitais, cmeras fotogrficas digitais, jogos de vdeo digitais e tambm dispositivos tpicos do PC tais como gravadores de CDROM, impressoras, scanners e disco duros. Permite tambm conexes de elevadas velocidades na Internet. Pode transferir um total de 200 megabytes por segundo, ou 25 megabytes para cada um dispositivo.

Sada de vdeo para a tela da televiso


Muitas cmeras digitais tm um terminal de sada de vdeo anlogo (NTSC ou PAL) assim que podem ser conectadas a uma tev usando a entrada padro ou terminais de vdeo. Esta uma maneira excelente para inspecionar suas fotos ou compartilhar com as outras pessoas. Voc pode mesmo montar e salvar um show de slides no videocassete e adicionar o narrao e tudo o mais. Voc pode tambm conectar a cmera em uma tev quando voc ao mesmo tempo que fotografa e deixar outros ver enquanto as fotos esto sendo tomadas. Isto cria interao ao vivo se houver um grupo de pessoas prestando ateno enquanto voc faz as fotos.

Um cabo e plug de vdeo se parece como um plug e RCA. So geralmente codificados com a cor amarela.

Transferncia sem fio


Se voc se esticar sobre sua mesa para olhar atrs de seu computador, voc ver que os cabos podem ser uma dor de cabea para se conectar. Entretanto, h dispositivos e tecnologias que o ajudam a evitar isto.

45

Wireless networking - redes sem fio. A soluo final para baixar imagens digitais e a tecnologia wireless, sem fio. Isto ainda no foi adotado extensamente mas no futuro voc poder transmitir imagens de sua cmera a todas os tipos de outros dispositivos. As tecnologias que esto sendo criadas incluem o Infra Vermelho (IrDA), o Bluetooth, e os padres 80211 entre outros. As diferenas principais entre elas so alcance e velocidade de transferncia. As similaridades so que resolvem o problema de componentes conectandose com cabos. Atualmente, s as cmeras digitais profissionais da Canon e Nikon utilizam este sistema sem fio para transmitir imagens, facilitando o trabalho de fotgrafos profissionais, principalmente os esportivos e de jornais, que no tem tempo a perder para fazer suas imagens chegarem ate suas redaes. Discos CD. Algumas cmeras armazenam imagens em pequenos discos CD na cmera. Estes discos podem ento ser lidos por qualquer leitor de CD padro. Leitores de cartes internos. Os computadores portteis e algumas impressoras tm encaixes de carto de PC internos. Com adaptadores, podem ler quase todo dispositivo de armazenamento digital de cmera. Isto permite que voc transfira fcilmente imagens ao computador ou imprimir diretamente do dispositivo de armazenamento da sua cmera sem usar um computador. Cada vez mais, as impressoras esto sendo equipadas com os encaixes assim que voc pode introduzir um dispositivo de armazenamento e imprimir suas imagens sem um computador. Voc usa a tela LCD na cmera e escolhe que fotos deve imprimir. Lojas de revelao de fotos e outros tipos de comercio esto tambm instalando impressoras de alta qualidade em que voc pode introduzir estes cartes. Voc pode baixar as imagens, manipul-las para remover olho vermelho, corta-las, adicionar bordas, mudar seu tamanho e imprimi-las.

A impressora digital de foto DPP-SV88 da Sony permite tambm queimar discos CD diretamente de todo o carto que puder caber em um encaixe de carto de PC com ou sem um adaptador. As imagens podem ser arranjadas diversos arquivos no CD

Internet. Algumas cmeras, especial aquelas construdas em PDAs (computadores de mo) e em telefones celulares, permitem que voc envie imagens diretamente da cmera como acessrios em mensagens de E-mail. Esta uma excelente caracterstica para quando voc est na estrada e quer enviar imagens a sua casa ou ao escritrio. Algumas cmeras permitem tambm que voc suba imagens da cmera a um Web site.

46

CAPITULO 8: FORMATOS DE COMPRESSO E DE ARQUIVOS DE IMAGEM


Ao tomar fotografias, h um nmero de escolhas que voc pode fazer sobre tamanhos da imagem, relaes de compresso e formatos de arquivos. Suas escolhas determinam a qualidade da imagem e o tamanho dos arquivos que voc cria. Quando voc tira uma fotografia, o tamanho do arquivo da imagem enorme comparado a muitos outros tipos de arquivos de computador j que cada pixel requer 24 bits (3 bytes) para armazenar a informao de cor. Quanto a definio aumenta, aumenta tambm o tamanho do arquivo. Um arquivo para uma imagem de baixa resoluo de 1 megapixel 3 megabytes, e com 3 megapixels esta sobe a 9 megabytes, e com 6 megapixels chega a 18 megabytes. Os arquivos tornam-se demasiado grandes para armazenar, transmitir e editar fcilmente. Para fazer arquivos de imagem menores e as cmeras mais manejveis, cmeras digitais usam um processo chamado compresso. Comprimir imagens permite no somente guardar mais imagens no dispositivo de armazenamento de uma cmera, ele permitem tambm que voc os transfira, mostre-os, edite-os e transmita-os mais rapidamente.

O que compresso?
Durante a compresso, dados que so duplicados ou que tem nenhum valor eliminado ou conservado em um formato mais curto, reduzindo extremamente um tamanho de arquivo. Por exemplo, se as grandes reas do cu tiverem a mesma tonalidade de azul, somente o valor para um pixel necessita ser conservado junto com as posies dos outros pixels com a mesma cor. Quando a imagem ento editada ou mostrada, o processo da compresso ser invertido. H dois formatos de compresso -- lossless e lossy, sem perda e com perda -- e as cmeras digitais usam ambos os formatos. Compresso Lossless. A compresso sem perda comprime uma imagem de modos que sua qualidade e igual a da fonte original -- nada perdido. Embora a compresso lossless soe ideal, no fornece muita compresso e as arquivos remanescem grandes. Por esta razo, a compresso lossless usada principalmente onde o detalhe extremamente importante, quando se planeja fazer cpias grandes. A compresso de Lossless oferecida por algumas cmeras digitais no formato tiff e formatos de arquivo RAW. Compresso Lossy. Porque a compresso lossless no prtica em muitos casos, todas as cmeras digitais populares oferecem uma compresso do tipo lossy (com perda). Este processo degrada imagens a um certo grau e quanto mais so comprimidas, mais degradadas se tornam. Em muitas situaes, tais como imagens colocadas na Web ou para fazer pequenas cpias de tamanho mdio, a degradao da imagem no bvia. Entretanto, se voc ampliar uma imagem bastante, ela aparecer.

Formatos de arquivos da cmera digital


Voc tem um nmero de escolhas quanto a formatos de arquivos. Todas as cmeras digitais armazenam imagens fotogrficas no formato JPEG, mas algumas permitem tambm selecionar tiff e/ou CCD RAW. Vamos olhar todos os trs formatos. JPEG, nomeado segundo um grupo de peritos fotogrfico que o desenvolveu - Joint Photographic Experts Group e pronunciado como "Jei-Peg," e o formato mais popular para imagens fotogrficas. De fato, as maiorias das cmeras conservam suas imagens neste formato a menos que voc especifique de outra maneira.

47

Uma imagem JPEG armazenada usando a compresso lossy e voc pode variar a quantidade de compresso. Isto permite que voc escolha entre uma compresso mais baixa e maior qualidade da imagem ou uma mais elevada compresso e de resultado mais deficiente. A nica razo de escolher uma compresso mais elevada porque cria um arquivo menor onde voc pode armazenar mais imagens, e mais fcil envia-las por E-mail, ou coloca-las na Web. Esta e a razo pela qual a maioria de cmeras lhe do duas ou trs escolhas equivalentes a bom, melhor, superior, embora os nomes variem.

Usando menos compresso...

.. e usando a maior.

A compresso JPEG executada em blocos de pixels oito em cada lado. Voc pode ver estes blocos quando voc usa os nveis mais elevados de compresso ou amplia extremamente a imagem.

Aqui, uma seo pequena de uma imagem extremamente ampliada para mostrar os efeitos de uma quantidade mnima de compresso.

48

E aqui quantidade mxima compresso.

a de

O JPEG 2000 uma verso nova do JPEG que no foi implementada ainda extensamente. Esta no uma reviso menor, como se re-escrito completamente novo o JPEG, um formato de arquivo inteiramente novo. Usa a compresso wavelet em vez da Discrete Cosine Transformation (DCT) para dar uma compresso mais elevada (20% maior) e qualidade melhor da imagem com poucos artefatos (falhas da imagem). A tecnologia do wavelet permite tambm que uma imagem "seja fluda". Uma imagem de baixa definio aparece rapidamente e " ento preenchida gradualmente" com mais detalhe. Como um usurio, voc pode decidir quando voc j tem bastante definio para suas finalidades. Isto chamado de "nvel de interesse do acesso" Voc pode tambm salvar uma imagem em um formato lossless novo do JPEG sem ter que salvar em um formato lossless tal como o tiff. O formato mais antigo do JPEG no tem nenhuma proviso para como as cores so mostradas assim que as imagens aparecem diferentes em sistemas diferentes. O JPEG 2000 inclui o que chamado gerncia de cor, assim que as cores da imagem so rendidas mais exatamente. TIFF (Tag Image File Format) e aceito extensamente e suportado extensamente como um formato da imagem. Algumas cmeras permitem salvar suas imagens neste formato e por causa de sua popularidade na fotografia digital, o formato foi revisado a TIFF/EP (Tag Image File FormatElectronic Photography). TIFF/EP pode ser armazenado pela cmera no formato uncompressed, ou em usando a compresso JPEG. Os arquivos da imagem TIFF/EP so armazenados frequentemente em uma forma " de apenas leitura " para impedir a perda acidental da informao importante contida dentro do arquivo. Desta forma voc s vezes no os pode suprimir uma vez que esto em seu computador sem primeiramente mudar o atributo de leitura do arquivo. CCD RAW. Este formato armazena os dados diretamente do sensor da imagem sem primeiramente process-los. Estes dados contm tudo que foi capturado pela cmera. Alm dos dados crus digitados do sensor, o formato RAW grava tambm a cor e a outra informao que aplicada durante o processamento para realar a exatido da cor e os outros aspectos da qualidade da imagem. Em vez de ser processado na cmera, onde o espao de trabalho e potencia de computao so limitados, os dados crus podem ser processados em uma imagem final em um computador de mesa poderoso. A potncia do computador e o espao aumentados de trabalho podem fazer uma diferena significativa nos resultados. Voc no obtm artefatos (falhas da imagem) que aparecem s vezes em imagens JPEG. Alm, voc pode conservar os dados crus originais e process-los com outro software, ou em maneiras diferentes. Isto diferente de uma imagem JPEG onde os dados so permanentemente mudados ou suprimidos durante processamento na cmera e nunca podero ser recuperados. Alm da

49

qualidade de imagem, os arquivos RAW tm outras vantagens. Seus arquivos so aproximadamente 60% menor que arquivos descompactados tiff com o mesmo nmero de pixels e o tempo que voc tem que esperar entre disparos so mais curtos, j que o tempo de processamento na cmera so tambm mais curtos. Os arquivo RAW so chamados comumente de Negativos Digitais, pois funcionam como um negativo de filme comum, que podem ser usados varias vezes para se obter copias diferentes, conforme ajustes que se de a eles. PNG (Portable Network Graphics e " pronunciados " ping") um formato lossless projetado para substituir o GIF, um formato de imagem que ficou amarrado a reivindicaes legais. um formato universal que seja reconhecido pelo consocio da World Wide Web, e suportado por todos os navegadores da Web. Veja como o png difere dos outros formatos extensamente usados da imagem digital. O TIFF um formato popular porque usa uma compresso lossless. O problema que o formato foi alterado por muita gente e h agora 50 ou mais sabores e no todos so reconhecidos pelos programas. O JPEG usa a compresso do lossy onde as imagens perdem a qualidade cada vez que so salvadas, fechadas, e ento reabertas. As imagens do png so lossless assim que retm sua qualidade. Porque sua compresso lossy, as imagens do JPEG so geralmente menores. Por essa razo, embora o png seja um formato intermedirio bom porque lossless, voc pode querer converter-lo ao menor formato JPEG antes de enviar a imagem por e-mail ou coloca-la na Web

Escolhendo um formato
Se sua cmera o deixa escolher um tipo de formato ou de compresso da imagem voc deve sempre escolher aqueles que lhe do a qualidade mais elevada. Se voc se decidir mais tarde que voc pode usar uma imagem menor ou uma compresso maior, voc pode fazer uma cpia da imagem usando um programa de edio de fotos. Se voc fizer uma imagem com um ajuste de qualidade baixo, voc nunca poder realmente melhor-la muito ou fazer uma impresso, ntida se voc quiser depois. O nico problema com esta modo, e um grande problema, tem a ver com o tamanho dos arquivos. As imagens de qualidade mais elevada podem ter 15 ou mais megabytes de tamanho. Estes so quase impossveis enviar a uma pessoa e so lentos para abrir, editar, mesmo com um computador de mesa poderoso. De fato, quando voc toma imagens com esta qualidade voc frequentemente tem que esperar uma tempo entre as tomas porque a cmera fica presa em processar a ltima imagem que voc fez. A maioria dos fotgrafos usam o formato JPEG mas com a mais elevada qualidade. Mesmo estes arquivos de imagem podem ter de 3-8 megabytes de tamanho nas cmeras com muitos megapixels. Quando voc abre uma imagem para trabalhar nela, voc deve primeiramente salvala, para que voc esteja trabalhando em uma cpia, preservando um original inalterado. Salve em um formato sem perda tal como o TIFF. No abra e feche repetidamente imagens JPEG. Cada vez que voc abre um destes arquivos, e ento salva-o outra vez, a imagem ser de novo comprimida. Al final de uma srie de abres e fechas, a imagem torna-se mais e mais degradada -- uma espiral da morte da qualidade de imagem. Tambm, quando voc salva uma imagem como JPEG, a imagem na tela no refletir a compresso a menos que voc feche o arquivo e ento abrir a verso salvada. Muitas fotos digitais terminam na Web ou enviadas em E-mail, assim que so vistas na tela. Para estas finalidades, os arquivos pequenos, pesadamente comprimidos que so fceis de ver ou enviar pela Internet so favorecidos. O formato principal para as imagens usadas nestas maneiras JPEG. Para a qualidade mais elevada das imagens impressas, o TIFF ou os formatos RAW devem ser usados.

50

CAPITULO 9: Telas de Visualizao Previa e Visores


A maioria de cmeras digitais fornecem uma tela de visualizao prvia e um visor tico. Os papis preliminares destas dois acessrios so completamente diferentes, embora haja se confundam um pouco.

Monitores
Telas de visualizao, ou monitores, so telas LCD coloridas pequenas construdas diretamente na cmera. Seu tamanho especificado em polegadas, e a medida como aquelas das tevs, baseada na medida diagonal. Estas telas variam entre 2 e 3,5 polegadas e servem a um nmero de funes teis: Permitem que voc inspecione uma foto antes que voc a fotografe (embora em cmeras profissionais SLR, o monitor s mostra as fotos j tiradas, devido ao desenho interno destas caras cmeras). Deixam rever imagens que voc fez de modos que saiba que saram como voc as queria. No mais surpresas tipo "fulano saiu de olho fechado" como quando voc verifica suas cpias tradicionais um o dia mais tarde, depois de as recorrer do laboratrio de revelao. Permitem correr todas as imagens que voc fez, para frente e para trs. Se voc necessitar de espao para uma outra imagem, voc pode encontrar uma que voc no gostou tanto e simplesmente a apaga. Algumas telas de visualizao prvia mostram apenas uma imagem, outras mostram tambm figurinhas de um grupo de imagens assim que voc pode rapidamente encontrar a imagem que est procurando. Ainda outros permitem ampliar a imagem na tela para verificar detalhes em sua foto. Permitem selecionar imagens para imprimir quando voc no utiliza o computador.

Os monitores LCD mostram a imagem que voc acabou de tomar e correr para cima e para baixo com aquelas armazenados na cmera.

A imagem que voc v em uma tela de visualizao prvia tirada diretamente do sensor de imagem, assim que uma viso verdadeira TTL (atravs-da-lente). Embora voc possa usar o monitor para compor as fotos que vai tomar, isto normalmente no funciona bem por um nmero de razes. Estas telas sugam as baterias. melhor mant-los desligados e usar o visor tico para tomar as fotos. Ligue a tela de visualizao prvia somente quando voc est certo que voc no ficara sem de bateria. A imagem na tela de visualizao prvia pode ser difcil de ler diante da luz solar. Os movimentos da cena na tela quando voc move a cmera para enquadrar a imagem pode ser tirar a ateno a muitos usurios.

51

Voc tem que segurar a cmera ao com o brao estendido, uma posio que tenda a introduzir o borro em suas imagens com a movimentao da cmera. Embora a tela de visualizao prvia deva ser desligada ao fotografar, h algumas situaes em que se torna indispensvel. Para fotografar close-ups na modalidade macro, a tela de visualizao prvia uma excelente maneira para compor e focalizar a imagem, pois que mostra exatamente a mesma imagem que voc capturar. Quando fotografando sobre uma multido, ou em torno de uma esquina, voc pode compor a imagem sem prender a cmera ao seu olho Para tirar fotos de flores ou de outros objetivos naturais geralmente requer que se posicione rente ao cho para fotografar ao nvel em que se encontra o objetivo. Com um destes monitores, voc pode vira-lo e olhar para baixo no monitor enquanto a cmera descansa na terra.

Algumas cmeras tm os monitores que giram para fora e tambm para cima e para baixo. Assim voc pode posicion-lo em quase todos os ngulos -- mesmo para frente, permitindo tirar uma foto sua.

Visores
Para faz-lo mais fcil e mais rpido para compor imagens, as melhores cmeras tem um visor tico. Estes visores so ideais para seguir ao rpida conforme ela se desenrola ou aguardar que o momento ideal acontea. Uma de suas vantagens que no gastam energia da bateria assim elas duram muito mais tempo. Mas isto no tudo. Os melhores visores ticos, conhecidos como visores de imagem real so acoplados lente zoom e mostram a rea completa coberta pelo sensor de imagem. O nico inconveniente que no o deixam saber se a imagem esta em foco. Alguns visores ticos tm um ajuste de dioptria. Se voc normalmente usa culos de grau voc pode fazer o ajuste de modos a no necessitar usar culos para olhar atravs do visor. Os visores ticos do mostram uma imagem direta da cena mas no o deixam ver se a imagem esta em foco. Eles tambm usam uma janela separada na cena que deslocada ligeiramente da cena real vista pela lente. Isto no um problema exceto na fotografia close-up onde o efeito paralaxe faz com que voc ver uma cena que esta ligeiramente deslocada para a direita de cena real que a lente v, um objeto centrado no visor no estar centrado na imagem.

52

A imagem esta centrada no visor tico....

.. mas descentralizada na imagem capturada.

Embora os visores ticos sejam associados frequentemente com as cmeras baratas, elas so encontrados tambm em cmeras caras tais como a venervel Leica. Um visor tico bom tem um campo de vista mais amplo do que apenas a rea da imagem que indicada por um quadro brilhante. Isto permite que voc antecipe aes melhor porque pode ver coisas antes que entrem realmente na rea da foto. Os melhores visores oferecem viso atravs-da-lente igual como nas populares 35mm SLRs. A luz que entra atravs da lente dividida por um prisma de modos que parte da luz mostra a imagem no visor e o passa diretamente ao CCD. Este o verdadeiro visor "o que voc v o que voc fotografa", porque voc v exatamente o que a lente v. Algumas cmeras incorporam um visor eletrnico (EVF) que e uma tela LCD igual como o monitor na parte traseira da cmera, s que menor. Embora comum nas cmeras de vdeo, estas s aparecem em cmeras digitais fotogrficas do tipo "prosumer", que so semi-profissionais. Sua vantagem que indicam a mesma informao mostrada no monitor LCD da cmera. Sua definio mais baixa do que dos visores ticos, mas tm uma vantagem enorme. Os menus e os ajustes podem ser indicados no visor, igual como so mostrados no monitor. Em um visor eletrnico voc pode ler sem culos e sem o brilho do sol ou de outras luzes brilhantes para atrapalhar. Estando livre de estar continuamente pondo e tirando culos de leitura para ler o monitor uma vantagem enorme para aqueles que necessitam usar culos. Poder ler menus na luz solar uma vantagem enorme para todos.

Visores eletrnicos e monitores mostram os menus que voc pode usar para mudar ajustes na cmera.

53

CAPITULO 10: LENTES


exceo do sensor de imagem, a lente a parte da cmera que tem o efeito mais importante na qualidade de suas imagens. Nesta seo ns veremos alguns aspectos que impactam nas fotos que voc tira.

Distancia focal
Uma das caractersticas mais importantes de toda lente e seu distancia focal. E o distancia focal que determine o ngulo de viso das lentes da grande angular, para a normal, ate a teleobjetiva. Os distancias focais das lentes so indicados em milmetros (mm). Em uma cmera de filme 35mm, uma lente com um distancia focal de menos de 35 milmetros considerada uma lente grande angular e uma acima de 65mm e considerada uma lente de telefoto. As lentes entre 35mm e 65mm so consideradas normal e a lente de 50mm a lente normal mais comum.

Conforme o distancia focal de uma lente aumenta, seu ngulo de viso diminui. Aqui as lentes com distancia focal curtas esto na esquerda e as lentes com distancia focal longas esto na direita. Quando voc se move da esquerda para a direita a distancia focal aumenta e o campo de viso diminui.

Quando voc troca distancias focais, dois efeitos importantes se tornam imediatamente bvios no ngulo de viso das lentes e em seu poder de ampliao, ambos que podem ser vistos em seu visor. O angulo de viso descreve o quanto de uma cena a lente pode " ver ". Uma lente curta tem um ngulo amplo de viso; quando a distancia focal comea a aumentar, o ngulo de viso torna-se mais estreito. Uma lente curta capturar uma extenso larga de uma cena; uma lente longa com seu ngulo mais estreito de viso isolar parcelas pequenas da cena sem que voc tenha que mover a cmera mais perto do objetivo. Ampliao esta relacionada com o ngulo de viso das lentes. Como uma lente curta inclui uma varredura larga da cena, todos os objetos na cena so reduzidos para caber no sensor de imagem. As teleobjetivas tm um ngulo muito mais estreito de viso, assim que os objetos em uma cena parecem maiores. Sua escolha da lente depende em parte de que voc planeja fotografar com a cmera. As lentes grande angular so as mais indicadas para fotografar edifcios, paisagens, interiores e fotografia de rua. As teleobjetivas so as melhores para retratos e muitas cenas da natureza. As lentes normais servem para um pouco de tudo, mas com limites bem observados. Com uma lente grande angular voc obtm muita cobertura e muita profundidade de campo. Tambm o foco no to crtico porque a lente tem grande profundidade de campo. As teleobjetivas permitem isolar-se detalhes de uma cena mas tem profundidade de campo rasa o que as torna mais crticas para focalizar. Tambm, porque as teleobjetivas ampliam mais, so mais difceis de empunhar e ainda obter imagens ntidas. O mais ligeiro movimento resulta em falta de nitidez.

54

Esto aqui temos imagens diferentes da mesma cena que voc pode capturar com lentes de diferentes distancias focais.

Ento o que a distancia focal de uma ser grande angular, normal ou tele? Quando a distancia focal de uma lente se acerca da medida diagonal do formato do filme, a lente e chamada de " normal " ou perto da ampliao do olho humano. Quando o distancia focal de uma lente mais longa do que a diagonal do filme, uma lente " longa " ou uma teleobjetiva. Quando a distancia focal mais curta do que a diagonal do filme, uma lente " curta " ou grande angular. Desde que a colocao das lentes nestas categorias baseada no tamanho do filme que est usado, uma certa distancia focal pode ser considerada normal em um tipo de cmera, grande angular em outra, e tele em uma terceira. Aqui apresentamos uma lista de alguns formatos comuns de filme e as distancias focais de suas lentes normais. Formato do filme 35mm 2 1/4 x 2 1/4 de polegada 4 x 5 polegadas Diagonal do filme (mm) 43mm 90mm 163mm Lente Normal 50mm 80mm 150mm

Desde que o filme 35mm tem uma rea de imagem que mede 24-por-36mm, sua diagonal 43 milmetros-no completamente 50 milmetros. A lente de 50mm transformouse como lente normal porque h alguma latitude em caracterizar uma lente como normal e so mais uma escala do que um nmero exato. As cmeras digitais usam a mesma relao que outras cmeras para determinar as lentes grande angular, normal e teleobjetivas. Entretanto, as distancias focais so muito mais curtas porque os sensores de imagem so muito menores do que o menor filme. Por o exemplo, enquanto 35mm tem uma rea de 36 x 24 milmetros, um sensor de imagem de 2/3-polegada tem somente 8,8 por 6,6 milmetros e muitos sensores so ainda menores.

55

Aqui esta como os tamanhos de sensores de imagem de 1/3-polegada, 1/2-polegada, e os 2/3-polegada se comparam na perspectiva de um quadro de filme 35mm.

A tabela abaixo mostra as medidas diagonais de sensores tpicos de imagem e da pelcula de 35 milmetros. Estas medidas especificam aproximadamente o que seria a distancia focal normal para cada um. Sensor de imagem pelcula de 35mm sensor 2/3-polegada sensor 1/2-polegada sensor 1/3-polegada Largura (em mm) 36 8,8 6,4 4,8 Altura (em mm) 24 6,6 4,8 3,6 Diagonal (em mm) 43 11 8 6

Para fazer as distancias focais das cmeras digitais mais compreensveis aos fotgrafos familiarizados com as cmeras de 35mm, voc ver frequentemente referncias a distancias focais de lente como:

7mm equivalentes a 50 mm em uma cmera 35mm 7mm e a real distancia focal da lente na cmera digital. D o mesmo ngulo de viso como uma lente de 50mm faz em uma cmera de 35mm.

Assim que so normal, e porque?


Uma lente chamada normal porque v uma cena como o olho humano. Isto parece violar o sentido comum, porque o ngulo de viso do olho muito mais amplo do que qualquer lente normal. Entretanto, voc pode demonstrar para voc mesmo porque um distancia focal especfica normal para sua cmera. Se voc for um passageiro em um carro e tiver uma cmera com uma lente de zoom, tente acionar o zoom enquanto voc presta ateno ao trfego adiante. As distancias focais mais longas fazem carros distantes parecerem diretos em cima de voc; na reao voc pde ate mesmo pr seus ps no freio e para logo descobrir que os carros no esto nada prximo quanto voc pensa. Com distancias focais mais curtas, os carros parecero distantes, mesmo quando estiverem relativamente perto. Uma distancia focal normal faz os carros parecerem no mesmo relacionamento da distncia que voc os percebe ordinariamente. Uma outra demonstrao e pegar duas fotografias de tamanho extremamente diferentes e gruda-las a uma parede. Olhe-as uma de cada vez atravs do visor da cmera com uma

56

lente de distancia focal normal. Mova-se perto o bastante para que cada uma preencha o quadro do visor. Tire a cmera de seu olho sem mover-se, e voc descobrir que est na distncia correta para ver as fotos. Com distancias focais mais longas voc se sentiria demasiadamente afastado e com as mais curtas demasiado prximo.

Lentes zoom
Muitas cmeras digitais vm com lentes zoom que o deixam mudar a distancia focal da lente sequencialmente. A escala de distancias focais que a lente zoom cobre especificada geralmente por sua ampliao. Uma lente zoom 3x ampliar ou reduzir o objeto em uma imagem por trs vezes dependendo de que maneira acionada sobre sua escala de zoom. A escala equivalente quando usada em uma cmera de 35 milmetros dada tambm geralmente, por exemplo, de " 38mm ~ 114mm ." As lentes zoom vm em duas variedades; zoom tico e digital. Uma lente de zoom tica muda realmente a quantidade da cena que incide no sensor de imagem. Cada pixel na imagem contem dados originais assim que a foto final ser ntida e clara. Uma lente zoom digital usa uma parte da imagem normal que incide no sensor e armazena essa parte como , ou ampliando-a para cobrir a rea do sensor. Isto e feito adicionando-se pixels novos imagem usando a interpolao. A imagem interpolada no tem tantos pixels originais quanto uma tirada com um zoom tico, portanto de inferior qualidade. De fato, voc no necessita mesmo desta caracterstica de zoom porque voc pode alcanar exatamente o mesmo efeito simplesmente cortando uma imagem normal em um programa de edio de fotos e ento ampliando-a.

A foto da esquerda foi capturada com a lente zoom em grande angular e essa da direita com ela em tele.

Embora muitas lentes zoom funcionem pressionando teclas ou uma alavanca de zoom, algumas cmeras tm anis de zoom na lente iguais aqueles em lentes zoom para cmeras de 35mm.

57

A lente em uma cmera da Olympus tem um anel de zoom em que voc gire para abrir ou fechar o campo de viso.

Girando o anel do zoom durante uma exposio, voc pode obter efeitos especiais, especialmente quando combinado com o flash. Eu tenho tomado centenas destas fotos e encontro que realmente uma matria de experimentao para que se acerte. Fotografe muitas para ver o que funciona e o que no.

A cmera foi descansada em uma mureta e velocidade do obturador ajustada para 2 segundos. Aps ter pressionado a tecla do obturador, eu girei imediatamente o anel do zoom para dar o efeito do zoom nos raios de luz na foto.

58

Nesta foto a cmera foi montada em um trip de modos que os raios de luz forma linhas muito mais retas. A cmera foi ajustada prioridade de obturao e uma exposio de um segundo foi selecionada. O flash foi disparado para congelar a moa e o anel do zoom foi girado com o obturador ainda aberto.

Aqui o mesmo procedimento foi usado como acima, mas a cmera foi segura na mo de modos que as linhas no so retas mas tremidas.

Modalidade macro e lentes macro


Muitas lentes de cmera digitais tm uma modalidade macro. Estas lentes agem como toda a outra lente at que voc as comute modalidade macro. Nesta modalidade voc pode chegar muito perto dos objetos que sero extremamente ampliados na imagem. Porem, a profundidade de campo, a rea que ntida do primeiro plano ao fundo, muito rasa.

59

A modalidade macro permite-o chegar bastante prximo para tirar fotos em close-up de objetos pequenos, mas no espere demasiada profundidade de campo.

As cmeras com lentes intercambiveis tm algumas lentes com modalidades macro mas tm tambm as lentes macro especiais dedicadas fotografia macro.

A lente macro da Canon P-E65 a primeira lente macro de foto projetada para uma elevada ampliao acima de 1x sem acessrios adicionais. Pode capturar imagens at 5x o tamanho real.

Lentes intercambiveis e acessrios


Por anos os fotgrafos que usam cmeras de 35mm SLR tiveram a vantagem de poder mudar lentes em sua cmera para servir a situao que esto fotografando. As cmeras digitais no lhe do ainda esta vantagem exceto as custosas Digitais SLR, que custam bem acima de USD1.000 (com exceo das Canon Digital Rebel e novos modelos D-SLR da Nikon e Pentax semi-profissionais).

Conversores de lente
Embora voc no possa mudar lentes na maioria das cmeras, as melhores cmeras tornam fcil de aparafusar ou de unir de outra maneira conversores de lente e outros acessrios. Por o exemplo, voc pode unir conversores de grande angular ou telefoto ou filtros. Embora parea estranho, por alguma razo desconhecida muitas cmeras tornam difcil de se usar estes tipos de acessrios. Uma outra coisa estranha que a maioria das fabricas de cmeras fabricam estes tipos de acessrios, mas no os promovem nem os fazem fceis de encontrar ou informam o que tm disponvel para seus clientes.

60

As lentes e outros acessrios podem ser usados em cmeras digitais. Cortesia da Olympus.

Lentes intercambiveis
Muitos fabricantes de cmeras projetaram suas cmeras digitais para que aceitam as lentes projetadas originalmente para cmeras de filme. Isto causa alguma confuso sobre distancias focais. As distancias focais da lente so baseados nas caractersticas fsicas de uma lente assim que so valores absolutos. Entretanto, uma lente de uma dada distancia focal pode ter uma distancia focal " efetiva " em uma cmera que diferente de seu distancia focal efetiva em uma outra cmera. Isto porque o distancia focal efetiva depende do tamanho do filme ou do sensor de imagem que esto sendo usados. Conforme estes comecem a diminuir, uma lente de uma dada distancia focal amplia mais a cena.
Em cmeras digitais SLR semi-profissionais da Canon (Digital Rebel e 20D) o sensor tem uma rea de 15,1 x 22,7 milmetros em comparao com o tamanho de uma imagem de 24 x 36 milmetros de uma cmera do filme de 35mm. Assim existe uma diminuio de 1,6 vezes do campo de viso. As lentes tendem a ganhar mais tele e perder mais na amplitude. J as cmeras SLR profissionais 1DS Mark II da Canon, tem sensores do mesmo tamanho do filme de 35mm e as lentes nestas cmeras funcionaro normais dentro de suas distancias focais.

Como o menor sensor captura essencialmente somente a seo central da imagem focalizada, a distancia focal efetiva aumenta para um fator de 1,6 vezes comparadas a distancia focal indicada na lente. Esta multiplicao funciona atravs de toda a escala de distancias focais, fazendo a lente grande angular menos ampla no digital do que na cmera de filme, e fazendo lentes teleobjetivas dramticamente mais longas.

61

Uma lente projeta um crculo de luz e o tamanho do filme ou do sensor de imagem determina o quo grande uma rea do crculo capturada. As cmeras digitais amadoras da Canon (menor quadro a esquerda) capturam uma rea menor do que uma de 35 milmetros (quadro maior na esquerda). J as profissionais SLR da Canon teriam a mesma rea grande do filme 35mm.

H duas maneiras para resolver este " problema." A primeiro seria projetar um sensor de imagem do mesmo tamanho e forma de um quadro de filme de 35 milmetros. Estes sensores de imagem " full frame " esto disponveis, mas no so usados ainda extensamente por causa de seu preo. A outra soluo seria projetar lentes para combinar com o sensor. Como no h nenhum tamanho e forma padro de sensor, isto at recentemente no era feito. Agora tais lentes intercambiveis esto sendo projetadas especificamente para cmeras digitais por membros do grupo do sistema Four Thirds, Olympus, Kodak e Fuji. Estas cmeras e lentes tm uma montagem padro assim que as lentes so utilizveis em toda cmera produzida por membros do grupo. Porque foram projetados especificamente para cmeras digitais, no tm o efeito de multiplicador que as lentes das cmeras de filme possuem.

As lentes projetadas para qualquer cmera do sistema de Four Thirds funcionaro em qualquer outra cmera projetada no mesmo padro.

Estabilizao de imagem
Se voc fotografar sempre com pouca luz, ou tentar empunhar uma lente longa teleobjetiva, voc sabe como e fcil de obter imagens tremidas com a agitao da cmera. Na a maioria de casos, ns recorremos aos trips ou s outras sustentaes de cmera. Entretanto, algumas lentes tm agora o um sistema de estabilizao de imagem. As lentes com esta caracterstica contm sensores de giroscpio que detectam o movimento da lente e micro-motores que deslocam imediatamente um grupo especial de lentes de estabilizao vertical de imagem para compensar o movimento e para manter a imagem constante no

62

sensor. Estas lentes quebram a velha regra de que voc nunca deve empunhar uma lente usando uma velocidade de obturador mais lenta do que a recproca da distancia focal da lente. Por o exemplo, ao usar uma lente padro de 125mm, voc no deve usar uma velocidade de obturador mais lenta que 1/125. Lentes de imagem estabilizada permitem adicionar dois ou trs batentes da escala de velocidade a esse clculo. Voc pode empunhar uma lente de imagem estabilizada de 125mm em velocidades de 1/30 de segundo de obturador e ainda conseguir excelentes fotos ntidas. Anote que quando usar uma lente de imagem estabilizada em um trip, voc deve desligar a estabilizao da imagem. Se voc no fizer assim, voc pode realmente adicionar tremor imagem. (algumas lentes tm um mecanismo que impede este problema.) Isto porque quando a estabilizao da imagem esta ligada, o grupo especial da lente de estabilizao de imagem est livre para se mover. Se este grupo se move quando tudo o mais for perfeitamente estvel, o resultado ser um tremor. Quando a estabilizao da imagem est desligada, o grupo da lente de estabilizao da imagem est travado no lugar, assim que no pode mover-se em todas as direes livremente.

Abertura mxima
Quando voc pressiona o boto do obturador para fazer uma foto, o obturador da cmera abre e a luz da cena focalizada pela lente no sensor de imagem. Para obter a uma foto perfeita voc quer que apenas a quantidade correta de luz golpeie o sensor de imagem. Se houver demasiada luz, voc necessita diminu-la. Se houver demasiado pouca luz, voc necessita aument-la. Uma maneira para aumentar ou diminuir a quantidade de luz que passa atravs da lente abrir ou fechar a abertura da lente, que e uma abertura circular ajustvel atravs da qual a luz passa. Diminuindo a abertura deixa passar menos luz. Abri-la deixa entrar mais. Uma maneira de ver isto imaginar que e como se fosse uma vlvula de torneira da pia da cozinha onde a gua que passa e mais ou menos dependendo se se fecha ou abre a vlvula. Os ajustes de abertura so chamados f-stops e cada f-stop deixa passar metade de tanta luz quanto a abertura maior seguinte e duas vezes mais luz quanto a abertura menor seguinte. A partir da maior abertura possvel ate a menor, os f-stops so f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45. Nenhuma lente tem a escala inteira de ajustes; por exemplo, a lente padro que fornecida quando voc compra uma cmera digital variar de aproximadamente f/2 aproximadamente f/16. Note que conforme o nmero f-stop comea a crescer (f/8 a f/11, por exemplo), o tamanho da abertura comea a diminuir. Isto pode ser mais fcil de recordar se voc pensar no f-stop como sendo uma frao: 1/11 e menor do que 1/8, do mesmo modo que o tamanho da abertura da lente f/11 menor que o tamanho da abertura f/8.

63

Quanto voc pode abrir uma lente depende da sua abertura mxima. As maiores aberturas mximas (tais como f/1.8) deixam passar mais luz do que menores aberturas mximas (tais como f/3.2), onde voc pode congelar imagens de aes mais rpidas (como em eventos esportivos) ou fotografar com pouca luz ambiente.

Lentes giratrias
As lentes em cmeras digitais no tm que ser montadas rgidas em uma posio fixa como em uma cmera de filme. Alguns dos projetos de cmeras tomam vantagem disto e oferecem lentes giratrias, separando a lente do corpo. Em vez de inclinar ou de girar o monitor, voc gira a lente da cmera o que permite a voc pode ver a imagem no monitor ao ainda apontar a lente onde voc quer. Por exemplo, voc pode segurar a cmera sobre sua cabea enquanto olha acima no monitor conforme gira a lente para baixo para tirar a foto que voc quer.

As lentes giratrias no so to comuns quanto foram uma vez. Entretanto, Nikon ainda faz cmeras com este projeto.

Vidro ou plstico?
O trabalho das lentes e o de focalizar corretamente a cena na superfcie do sensor de imagem. Quanto melhor faz isto, melhor a foto ser. Geralmente, as lentes feitas de vidro (cristais) so mais ntidas e mais resistentes aos danos do que as lentes feitas de plstico. Entretanto, mesmo as lentes de vidro no so todas criadas igualmente. A mais melhor maneira de saber sobre a qualidade da lente para uma cmera especfica e lendo revises e artigos em revistas especializadas ou stios na Internet. Geralmente as lentes feitas por um fabricante conhecida com uma tradio longa de fazer lentes tais como Nikon, Canon, ou Olympus so consideradas superiores.

64

CAPITULO 11: CONTROLES CRIATIVOS


Todas as cmeras digitais permitem operao inteiramente automtica assim que voc pode apenas apontar e disparar para fazer fotos. Estes sistemas automticos so excelentes na vasta maioria das situaes e mesmo os pros usam-nas muitas vezes. Entretanto, para obter mais controle criativo voc necessita poder cancelar os auto ajustes. Nesta seo ns veremos como voc cancela os ajustes automticos e porque fazer isto.

Controles automticos
A maioria das cmeras digitais vem com muita automatizao interna. Auto-exposio calcula a exposio correta para a cena. Autofoco faz seu objetivo principal sair bem ntido na foto. O balano do branco ajusta as cores na imagem para combinar com a fonte de luz que ilumina a cena. Autoflash dispara automaticamente se no houver bastante luz. Auto-avano prepara a cmera para a foto seguinte. Estas caractersticas fazem as cmeras fceis de operar ate mesmo pelas crianas. Tudo que voc tem que deve fazer e lhes ensinar como pressionar suavemente a tecla de liberao do obturador e no manter seus dedos na frente da lente.

Algumas cenas so fceis de fotografar com todos os ajustes no automtico.

A maioria das pessoas que tiram fotos nunca encontram a necessidade de progredir alm do ponto inteiramente automtico das cmeras comuns. Entretanto, realmente para estar no controle de suas imagens, voc tem que cruzar a ponte do controle manual. somente ento que voc pode criativamente jogar os planos de fundo fora de foco ou escolher entre tremer ou congelar um objetivo que se move rapidamente. Vamos examinar algumas das caractersticas que permitem que voc cancele manualmente ajustes automticos.

Auto-exposio
A exposio, a quantidade de luz que chega ao sensor de imagem, determina quanto clara ou escura resultara a fotografia. Quando o obturador abre, a luz (refletida do objetivo e

65

focalizada pela lente) golpeia o sensor de imagem dentro da cmera. Se demasiada luz o golpeia, a fotografia estar sobre exposta, parecera lavada e com cor desvanecida. Muita pouca luz produz fotografia subexposta -escura e com falta de detalhes, especial em reas sombreadas. A quantidade de luz que expe a imagem controlada ajustando a abertura (o tamanho da abertura por onde a luz entra na cmera) ou a velocidade do obturador (a quantidade de tempo em que permitido a luz entrar). Com controle automtico da exposio, a cmera faz um ou ambos destes ajustes para voc. Muitas cmeras digitais oferecem somente a auto-exposio inteiramente automtica, mas as melhores oferecem voc uma escolha. Inteiramente automtica, seleciona a abertura e a velocidade do obturador. Prioridade de Abertura, deixa-o selecionar a abertura (para controlar a profundidade de campo) e a cmera seleciona ento a melhor velocidade do obturador para uma boa exposio. Prioridade do Obturador, deixa-o selecionar a velocidade do obturador (para controlar o movimento) e a cmera a seguir seleciona a melhor abertura para uma boa exposio.

Como funciona a auto-exposio


Para medir a luz que reflete da cena, uma cmera usa um medidor de luz. A parte da cena que medem e que faz toda a diferena do mundo. A maioria lem a rea inteira da imagem mas do mais nfase parte inferior da cena porque isto reduz a possibilidade que o cu brilhante faca com que a foto saia subexposta. Enfatizam tambm o centro da rea da imagem na suposio de que e onde voc colocou o assunto principal. Isto chamado um sistema de peso central. Algumas cmeras deixaram-no selecionar uma rea pequena da cena e medi-la diretamente usando um medidor de ponto. Nesta modalidade, somente a parte da cena bem ao centro do visor e medida. Tudo o mais ignorado. Voc pode usar a auto-exposio com mais sucesso se voc souber um pouco sobre como ela "pensa." Todos os sistemas so calibrados na suposio de que na maioria das cenas existem algumas sombras escuras, muitos meio tons cinzentos e alguns destaques brilhantes, e de que todos estes tons se somaro numa mdia que dar um tom de luminosidade mdio chamado cinza mdio. Quando o medidor l a luminosidade de uma cena, no pensa realmente em tudo; calcula simplesmente uma exposio que reproduza um tom dessa luminosidade corretamente como sendo o cinza mdio. Se voc fotografa uma parede branca, uma parede cinzenta, e uma parede preta, a cmera os faz sair todos cinzentos nas fotografias. Para rend-los na imagem, da maneira que realmente aparecem na vida real, voc usa a compensao de exposio.

Compensao da exposio
A forma mais comum de usar o manual para o controle criativo chamado compensao da exposio. Este controle lhe permite ajustes seletivos tais como +1, +2, -1, e -2 para aumentar ou diminuir a exposio. Mudar este ajuste essencial nos ajustes onde a exposio automtica comea a se confundir, por exemplo, nas cenas iluminadas por detrs, cenas na areia ou na neve brilhante. To bom como os sistemas de auto-exposio so, tendem a fazer cenas claras demasiado escuras e as cenas escuras demasiado claras. Com compensao da exposio, voc pode iluminar ou escurecer a imagem para melhor representar a cena da maneira que voc a quer.

66

A maioria das cmeras fariam uma cena como esta demasiado escura. Para captur-la da maneira que deve ser, voc necessita usar a compensao da exposio.

Saber quando iluminar ou escurecer uma cena faz parte de muita experincia. Algumas cmeras digitais fazem isto fcil ao deixa-lo inspecionar a cena na tela de inspeo prvia e ento clarear ou escurecer a imagem indicada a seu gosto. Este tipo de monitor " o que voc v o que voc obtm " acaba com todo mistrio de usar este controle. Muitas cmeras tm tambm um comando de suporte do auto-exposio (AEB) que tira uma srie de fotos para voc com a exposio mudada ligeiramente entre cada uma. Isto d-lhe uma srie de fotos de que voc pode escolher a melhor.

+2

+1

-1

-2

Controle da exposio
Embora a compensao da exposio o deixe clarear ou escurecer fotos, mantm ainda a cmera na modalidade automtica da exposio. Para comear realmente a ser criativo, voc necessita sair desta modalidade de modos que voc, e no a cmera, selecione a velocidade e a abertura do obturador. Podendo escolher estes dois ajustes permite-o controlar como o movimento e a profundidade de campo sairo em suas imagens.

Velocidades do obturador
Podendo controlar velocidades do obturador lhe permite decidir se um objeto mvel sair ntido ou tremido na imagem. Escolher uma velocidade mais rpida do obturador permite que voc congele as aes mais rpidas.

67

Uma velocidade rpida do obturador pode congelar um beija-flor em vo. Entretanto, seria necessrio uma velocidade ainda mais rpida do obturador para congelar as asas.

Escolher uma mais lenta deixa-o borrar a ao ou capturar cenas em nveis de luz baixa, talvez ao usar um trip eliminara a trepidao causada pelo movimento da cmera.

O menino acena atravs de um vidro de uma grande lupa no museu de cincia de Boston. Uma velocidade baixa do obturador faz seu brao pintar uma imagem borrada ao se mover.

Aberturas
Podendo controlar a abertura deixa-o controlar a profundidade de campo - a rea que vai do primeiro plano ao fundo que sai bem focalizada na imagem. Isto deixa-o jogar o fundo fora de foco ou manter ambos em foco e ntidos.

68

Uma abertura pequena d-lhe uma profundidade de Uma abertura grande deixa-o jogar o fundo fora de foco. campo maior.

Histogramas
Muitas cmeras apresentam um histograma e um indicador de sobre-exposio dos destaques, que mostram que reas esto to sobre-expostas que se tornaram totalmente brancas e sem nenhum detalhe. Estes indicam se voc esta obtendo a melhor exposio possvel. O histograma, como aqueles encontrados na a maioria dos programas de edio de fotos profissionais, tais como o Photoshop, permitem avaliar a distribuio dos tons. Desde que a maioria das correes da imagem podem ser diagnosticadas olhando um histograma, ajudar muito poder olh-lo quando ainda em uma posio de retomar a foto. Cada pixel em uma imagem pode ser ajustado a qualquer dos 256 nveis de luminosidade que vai do preto puro (0) ao branco puro (255). Um histograma um grfico que mostra como os 256 nveis possveis da luminosidade esto distribudos na imagem.

O eixo horizontal representa a escala da luminosidade de 0 (sombras) na esquerda a 255 (destaques) na direita. Pense nela como uma linha com 256 espaos para empilhar pixels da mesma luminosidade. Desde que estes so os nicos valores que podem ser capturados pela cmera, a linha horizontal representa tambm a escala dinmica potencial mxima da cmera. O eixo vertical representa o nmero de pixels que tm cada um dos 256 valores de luminosidade. Quanto mais elevada for a linha que vem acima do eixo horizontal, mais pixels existem nesse nvel de luminosidade. Para ler o histograma, voc olha a distribuio dos pixels. Uma imagem que use a escala dinmica inteira da cmera ter um nmero razovel de pixels em todos os nveis de luminosidade. Uma imagem que tenha baixo contraste ter os pixels todos amontoados e ter uma escala dinmica mais estreita.

Controle da curva de tonalidade 69

Quando as cmeras tm compensao de exposio voc pode usa-la para aumentar ou diminuir a exposio, algumas tm tambm um controle similar que voc pode usar para aumentar ou diminuir o contraste ou a luminosidade. A Nikon chama sua verso deste controle de " um seletor da curva de tonalidade."

O controle da curva de tonalidade permite ajustar os relacionamentos entre as tonalidades na escala cinzenta para expandi-las ou comprimi-las em determinados pontos.

Foco
Quando voc focalizar uma cmera, somente um plano na frente de voc pode estar no mais ntido foco-chamado o plano do foco crtico. Enquanto voc se move para trs ou para frente, os objetos comeam a ficar cada vez menos ntidos. At um certo ponto, so tidos como "aceitavelmente ntidos" e no se parecem esfumaados ou fora de foco. Entretanto, finalmente um ponto alcanado onde eles comeam a sair de foco. A rea na frente e atras do plano do foco crtico onde as coisas parecem aceitavelmente ntidas, e chamadas "profundidade de campo." As cmeras digitais vm com um de trs tipos de foco, fixo, auto, ou manual.

Foco fixo
As cmeras com foco fixo so pr-ajustadas para manter todas as coisas ntidas dentro de uma escala especificada, de talvez 6 ps ao infinito. No h nenhuma maneira para que voc ajuste o foco. Este tipo de foco encontrado somente em cmeras simples e baratas.

Autofoco
Autofoco geralmente usa um ponto pequeno no centro exato da cena para focalizar automaticamente a lente da cmera. Isto funciona muito bem quando h algo no centro exato da cena que voc quer que seja focalizado corretamente. Se no houver, ou se voc quiser borrar essa parte da cena, o autofoco no pode ajuda-lo.

Foco manual
Com foco ajustvel, ou manual voc pode escolher a parte da cena que estar no foco mais ntido enquanto usa o ajuste da abertura para determinar o que sair ntido e o que sair pouco ntido no primeiro plano e no fundo.

70

O foco manual permitiu focalizar na mo nesta imagem. Uma abertura grande manteve a profundidade de campo rasa, para que o fundo estivesse fora de foco.

Com apenas uma mudana ligeira no foco, a cabea foi colocada ntida e mo, no primeiro plano, saiu esfumaada.

rea mvel do foco


No faz muito tempo em que as cmeras sempre s focalizavam no assunto no centro do visor. Desde que muitas imagens boas tm assuntos descentralizados, os fotgrafos usavam o travamento do foco para controla-lo. Recentemente, as cmeras introduziram sistemas de foco com um nmero de reas de focalizao, ou mesmo uma rea mvel. Se houver um nmero de reas de foco, a cmera selecionar automaticamente essa que cobre a parte da cena mais prxima cmera. Se voc preferir que uma outra rea seja usada, voc pode manualmente selecion-la. Se a rea de foco for mvel, voc pressiona um seletor de movimento para posicion-lo onde voc a quer. Em algumas cmeras, voc pode tambm ligar a medio de foco por ponto rea do foco, assim podemos medir e focalizar na mesma parte da cena. Esta uma maneira ideal para focalizar, e em alguns casos ajustar a exposio, mas isto o forar a usar o monitor se a rea do foco mvel no for indicada no visor.

71

A rea do foco mvel foi posicionada aqui sobre a cabea da cisne.

Escala do foco
Alguns desenhos de lente permitem chegar mais perto de um objeto do que outras . Isto especificado como a escala focal das lentes. Quanto mais prximo voc pode se aproximar e ainda manter a nitidez das coisas, maior aparecero na imagem.

Trava da exposio e do foco


Ao usar o auto-exposio e o autofoco, algumas cmeras permitem apontar em uma parte da cena e pressionar o boto do disparador meio curso para baixo para travar os ajustes da exposio e do foco. Ento, enquanto mantm pressionada a tecla do obturador para manter os ajustes travados, voc pode apontar a cmera em qualquer outra direo para recompor a foto. Pressionando o obturador ate o fundo, a foto ser feita usando os ajustes obtidos anteriormente.

Balano do branco
Nem todos os brancos so os mesmos porque podem ser tingidos por outras cores. Mesmo um objeto branco puro muda a cor quando a luz que cai sobre ele muda. A luz do dia uma luz limpa e fria mas adiciona alguma colorao na tonalidade e tudo adquire um matiz azulado. Em um quarto iluminado com lmpadas incandescentes, a luz tem-lhe um fulgor alaranjado morno, quando sob dispositivos eltricos fluorescentes as cores apresentam um matiz de amarelado/esverdeado.

No toda a luz tem a mesma cor e a luz que voc utiliza para fotografar pode afetar as cores em sua imagem.

Na fotografia de pelcula, o filme equilibrada para um tipo particular de iluminao e os filtros para balancear a cor so colocados sobre a lente para ajustar cores e remover os matizes quando voc fotografa. Com cmeras digitais as cores so ajustadas mudando o ajuste do balano do branco. Este ajuste modifica a luminosidade relativa dos componentes vermelhos, verdes, e azuis de modo que o objeto mais claro na imagem parea branco.

72

Ajustar a parte branca da cena assegura-nos de que todas as outras cores sero tambm gravadas mais exatamente. Embora todas as cmeras ajustem automaticamente o balano do branco, algumas permitem cancelar o ajuste automtico. Algumas cmeras permitem que voc ajuste manualmente o balano do branco apontando a cmera a uma superfcie branca e pressionando a tecla do balano do branco. Outras cmeras do-lhe uma escolha dos balanos do branco disponveis. Por exemplo, voc pode escolher entre o balano do branco para a luz ensolarada, incandescente, fluorescente, nublada e flash.

A luz do dia (esquerda superior) d as cores um tom razoavelmente neutro com nenhuma modificao do matiz da cor. Entretanto, as lmpadas incandescentes do uma tonalidade amarelo/verde ( esquerda) e as lmpadas fluorescentes do tonalidade esverdeada/azulada..

73

CAPITULO 12: FLASH AUTOMTICO


A fotografia com flash vem evoluindo desde o sculo 19 em quando um fotgrafo teve que inflamar uma bandeja cheia de plvora para iluminar uma cena. A unidade de flash automtico construda em uma cmera digital usa um tubo eletrnico permanente que emite uma luz intensa por curto prazo. Esta fonte de luz reutilizvel combinada com um sistema de controle de medio de luz e de exposio sofisticado. Estas unidades de flash internas permitem fazer fotos quando a luz disponvel no suficiente ou no existe. Permitem tambm que voc preencha sombras escuras em dias ensolarados. So assim conveniente e fceis de usar, tanto que voc geralmente nem se da conta de quando o flash funciona. Vamos examinar estas unidades flash e algumas alternativas em que do os melhores resultados.

Escala do flash
A potncia de um flash determina o qual sua escala til. Os objetos dentro dessa escala podem ser corretamente expostos. Aqueles em distncias maiores sairo demasiadamente escuros. Os fabricantes especificam, s vezes, a potncia de um flash como um nmero de guia. Quanto mais elevado o nmero de guia, maior ser a escala til do flash. Porque os nmeros de guia mudam quando a velocidade do sensor muda ou os comprimentos focais da lente mudam, a maioria dos fabricantes preferem informar a escala mxima de seus flash. Quando indicam esta escala, supem que o flash est inteiramente carregado e a abertura da lente e a mais larga.

Modalidades de flash
Em cmeras inteiramente automticas, os flash disparam automaticamente sempre que a luz demasiadamente insuficiente para fazer uma foto com a luz natural. Em umas cmeras mais sofisticadas, existem vrias modalidades de flash que voc pode escolher para obter efeitos mais criativos. O modo automtico dispara o flash sempre que h demasiada pouca luz para uma exposio boa ou quando o assunto principal esta iluminado por detrs. O modo de reduo de vermelho dos olhos dispara um primeiro uma serie de curtas descargas para fechar as ris dos objetivos a serem fotografados antes que o flash principal e a foto seja feita.

Se voc no quiser que os olhos saiam vermelhos, no compre uma cmera que tenha o flash perto da lente. Se a cmera que voc est considerando tiver tal instalao, certifique-se que fcil conectar a ela um flash separado, para que possa desligar o flash interno.

74

Flash de preenchimento e usado quando h bastante luz natural para fazer uma foto mas voc quer preencher sombras. Esta modalidade til na luz solar brilhante quando o assunto est sendo iluminado por detrs ou de lado. A modalidade de flash desligado usada quando a luz e bastante baixa para provocar o disparo do flash mas voc prefere usar uma exposio mais longa para fotografar com a luz natural. A modalidade de preenchimento de flash com outro flash externo dispara o autoflash quando um flash externo conectado. O modo de somente flash externo desliga o autoflash quando um flash externo conectado. O modo de cena noturna expe corretamente o assunto do primeiro plano sem queimar o fundo. O modo de sincronizao lenta dispara uma descarga curta do flash no meio de uma exposio mais longa para congelar os objetos enquanto ainda permitindo que saiam borrados. Este ajuste permite-o tambm deixar o obturador aberto o suficiente para iluminar o fundo. A velocidade do obturador determina a exposio do fundo enquanto o flash determinar a exposio do assunto do primeiro plano.

A sincronizao lenta d efeitos interessantes porque congela assuntos e ainda permite o borro na imagem.

Flash de enchimento
Um dos mais melhores usos de unidades flash internas e o de preencher sombras escuras ao fotografar pessoas ou outros assuntos ao sol brilhante. Sem flash, as reas de sombra podem sair escuras na imagem e no mostram quase nenhum detalhe. Se a sombra cobrir uma parte grande do assunto, o efeito pode tornar-se desinteressante e esteticamente feio. Voc pode iluminar tais sombras usando o flash para " encher " as sombras e iluminlas.

Congelando a ao
A descarga do flash de uma unidade de flash eletrnica muito mais rpido do que o obturador mais rpido, pode ter um perodo de tempo to curto como 1/50.000 de um segundo. Esta descarga curta, de luz intensa pode congelar a ao e fazer assuntos em movimento parecer como que estivessem congelados na ao.

75

Aqui uma criana aparece congelada em meio a um vo pelo flash no dia em que ela pensou que poderia voar

Deve haver uma lei


O quanto luminosa a luz quando alcana um assunto depende do inverso da lei que descreve o relacionamento entre a distncia de um assunto ao flash e quanta luz cair em cima dele. Se a distncia for dobrada, somente um quarto da quantidade de luz alcanar o assunto. Isto porque a luz emitida pelo flash se expande quando se move mais distante da cmera. A mesma quantidade de luz espalhada sobre uma rea maior assim que os assuntos mais distantes do flash recebem menos luz do que objetos mais pertos dela. Quando os objetivos em uma imagem esto situados em distncias diferentes da cmera, a exposio ser correta somente para aqueles a uma distncia-normalmente aqueles mais prximos cmera ou na parte da cena que foi medida pelo sistema de autoexposio. Os objetivos situados mais distantes do flash sero cada vez mais escuros quanto mais distantes esto do flash.

O flash cai (se torna menos ofuscante) quanto mais distante viaja. Os objetos perto do flash estaro mais claros do que objetos mais distantes. Voc pode usar este efeito para isolar uma figura chave de encontro a um fundo menos interessante.

Reduo de olho vermelho


Ao fotografar pessoas, voc ver frequentemente imagens com o que chamado olho vermelho. A luz de um flash entra atravs da pupila do assunto e e refletida na retina na parte traseira do olho e ento e refletida de novo para fora em direo cmera. Desde que a retina est cheia de vasos de sangue finos, produz uma cor vermelha. Algumas unidades flash tm uma modalidade de reduo de olho vermelho. Estes trabalham disparando uma

76

lmpada de reduo de olho vermelho separada, ou uma srie de curtas descargas de flash do flash principal para fechar a ris um pouco antes de disparar o flash real usado para fazer a foto.

Esta criana demonstra o uma maneira para se livrar do olho vermelho (s de piada).

No so s seres humanos que podem ter problemas com o olho vermelho. Aqui temos uma foto de uma coruja como um mau exemplo de olho vermelho.

Outras maneiras para minimizar o olho vermelho so: mover o flash mais distante da linha central da lente da cmera; dizer a pessoa para no olhar diretamente para a cmera, ou aumentar a luminosidade total do ambiente.

77

Algumas cmeras digitais tm um flash escamoteavel que separa o flash da linha central da lente. Isto reduzir substancialmente o olho vermelho.

Unidades de flash externas


O flash interno conveniente de usar-se porque vai a cada lugar que voc e sua cmera vo. Entretanto, estas unidades de flash internas no tm muita escala e voc no pode posicionar o flash fora da cmera para eliminar o olho vermelho. As fotos feitas com estas unidades tm tambm uma caracterstica que minimize as texturas e os volumes de superfcie. No podem ser girados para ricochetear o flash em uma parede ou um teto para amaciar a luz incidente.

Flash frontal

Frontal e flash com Frontal e flash com rebote lateral rebote superior

Somente com rebote lateral

Somente com rebote superior

As melhores cmeras digitais oferecem uma de duas maneiras de conectar um outro flash: Uma sapata quente "hot shoe" no alto da cmera permite montar uma unidade de flash separada. No somente isto fixa o flash cmera, fornece tambm as conexes eltricas necessrias entre elas. Uma conexo sincronizada permite conectar um flash separado usando um cabo de sincronizao, bsicamente um cabo pequeno. Este cabo de sincronizao faz a mesma conexo eltrica que a sapata quente o faz, mas permite posicionar o flash fora da cmera.

78

Olympus oferece um flash externo dedicado para algumas de suas cmeras digitais.

Flash escravo
As unidades de flash escravos so os flashes fisicamente separados que so disparados pela descarga da unidade de flash interna da cmera. Desde que muitas cmeras digitais disparam o flash duas vezes para cada foto (a primeira deve ajustar o balano do branco e as vezes o foco), estas unidades tm que ser ajustveis assim elas disparam quando o flash da cmera dispara a segunda e principal descarga.

Flash de anel
As unidades flash de anel se acomodam em torno da lente e descarregam um crculo de luz no objeto. Estas unidades so ideais para close-ups de objetos pequenos tais como selos, moedas, e objetos da natureza. So usados tambm extensamente na medicina e na odontologia. Porque a luz do anel lisa (sem sombras), algumas unidades permitem que voc dispare em apenas um lado ou ao outro de modos que o flash molda as sombras que mostram o molde de superfcie do assunto.

79

CAPITULO 13: BATERIAS


As cmeras digitais de hoje em dia no so como a venervel Leica que inteiramente mecnica. Dependem de energia de bateria para operar e o monitor LCD e o flash da cmera podem drenar suas baterias muito rapidamente. Se voc usar as baterias erradas ou no conservar a energia, poder fcilmente ficar sem energia de bateria aps somente algumas fotos. Nesta seo ns veremos a especificamente tudo sobre baterias de cmeras digitais.

Este no um Leica real, a Minox Leica III(f) uma replica de um tero do tamanho real. Como o original, toda mecnica e no usa nenhuma bateria.

Tipos de baterias
A cmera que voc escolheu normalmente determina o tipo da baterias que voc tem de usar. Suas escolhas so completamente limitadas. Ao adicionar ou ao substituir baterias para sua cmera, leia o manual que veio com a cmera para estar certo de selecionar o tipo correto. Muitas cmeras usam baterias do tipo AA, frequentemente quatro delas. Se este for o caso com sua cmera, sua melhor escolha NiMH (Nickel-Metal Hydride). As baterias do Nickel-Metal Hydride so as que voc precisa. So recarregveis, amigas do ambiente (feita com materiais no txicos), e relativamente baratas. Mais importante ainda, so projetadas para aplicaes que requerem drenagem elevada tais como cmeras digitais e do mais fotos por carga do que qualquer outro tipo padro da bateria exceo das baterias muito mais caras do on de ltio. Se elas tiverem qualquer fraqueza, sua longevidade; duram aproximadamente s 400 ciclos carga e descarga.

As melhores baterias para as cmeras que aceitam baterias do tipo AA so claramente as NiMH (Nickel-Metal Hydride).

Voc pode usar baterias alcalinas, porm no deixe que seu baixo custo o seduzam ao uso regular. Muitos pessoas as compram para sua cmera para descobrir que so consumidas a uma taxa muito rpida. O mesmo verdadeiro para a baterias alcalinas recarregveis. Tm tipicamente uma capacidade mais baixa do que baterias alcalinas padro. Isto significa que se uma alcalina padro dura somente para algumas exposies, uma alcalina recarregvel dura ainda menos!

80

O Departamento de Justia dos EUA desenvolveu um guia de 63 pginas sobre a tecnologia de baterias "New Technology Batteries Guide" muito detalhado e que pode ser baixado grtis clicando no boto abaixo e obter uma cpia do pdf. Cortesia de greenbatteries.com

Baterias LiIon (on de ltio) esto sendo usadas cada vez mais em cmeras digitais. Duram duas vezes mais que baterias de NiMH do tamanho igual e no perdem sua carga to rapidamente quando armazenadas. Tm tambm uma curva previsvel de tenso que permita que as cmeras tenham de " um indicador de combustvel de confiana " indicando quanto carga ainda resta. Podem ser carregadas e descarregadas tantas vezes quanto as baterias de NiMH mas tornam-se normalmente imprestveis aps 2-3 anos. O problema que no esto disponveis to largamente em muitos modelos. Isto significa que voc no ter muita escolha quando tenha de comprar baterias extra ou um carregador de bateria mais rpido.

A maioria de cmeras vm com suas prprias baterias, mas voc encontrar que uma nunca o bastante. Voc deve ter ao menos duas para que possa disparar com uma ao recarregar a outra.

Uma bateria parecida, mas no recarregvel a bateria de ltio. Estas baterias vm em tamanhos e em voltagens padro, permitem duas a trs vezes o numero de disparos quanto as baterias alcalinas do mesmo tamanho, e tm uma vida til de at dez anos. Sua excelente vida til e capacidade elevada fazem das baterias de ltio ideais como baterias de reposio. A m notcia sobre baterias de LiIon que no esto disponveis em tamanhos padro tais como as AA, e so muito mais difceis (caro) de manufaturar.

Avaliaes de bateria
As baterias so avaliadas pela voltagem e por horas miliampre (mAH). A maioria das baterias NiMH de tamanho AA so avaliadas em at 2100 mAH. Uma bateria de 2100 mAH pode entregar 2.100 miliampres (mA) por uma hora (H). Geralmente falando, quanto mais elevada a avaliao, mais fotos voc poder fazer (com todos os demais todos fatores sendo idnticos). Quanto voc realmente consegue depende de quo eficiente em energia a sua cmera, porque ela consome energia entre as fotos e tambm ao disparar. Se voc tiver cuidado, voc pde obter aproximadamente 100 fotos por carga. Entretanto, se voc usar baterias alcalinas, fizer muitos zooms e focalizaes, ou deixar o monitor ligado a toda hora, voc devera obter somente 25 fotos.

81

Como escolher um carregador de bateria


Existem tantos carregadores de bateria no mercado que pode ser difcil escolher entre eles. Para ajudar-lhe, veja aqui algumas dicas preparados por Stephen Dougherty da GreenBatteries.com Tenha em mente que muitas caractersticas adicionam ao custo de um carregador. Variam no preo de aproximadamente US$8 para modelos simples e ate US$50 para modelos completos. Geralmente, quanto mais rpido e o mais flexvel um carregador for, mais caro ser.

Para ver uma tabela que compare carregadores populares, clique no boto abaixo. Cortesia de Greenbatteries.com

NiMH e/ou NiCad? A maioria dos carregadores de bateria de NiMH podem tambm carregar pilhas de NiCad. Mas o reverso no sempre verdadeiro. Se voc quiser carregar ambos os tipos de baterias certifique-se de que o carregador que voc comprar est projetado para ambos. No use um carregador de NiCad para carregar baterias de NiMH. No os danificar necessariamente, mas no as carregar inteiramente tampouco. Muitos dos carregadores de bateria baratos de NiMH so simplesmente os carregadores de NiCad que foram modificados ligeiramente. Tipicamente um carregador de 5 horas de NiCad tem um interruptor que permita que o tempo da carga seja aumentado de cinco horas a oito horas que o fazem um carregador de 8 horas de NiMH. Voc pde ter que ter cuidado ao usar este tipo de carregador. Enquanto e mais barato manufaturar do que um carregador esperto, pode conduzir a sobrecarregar e danificar a bateria.

Algumas cmeras vm com seus prprios carregadores, mas voc pode encontrar melhores e com mais caractersticas.

Tamanho das pilhas? A maioria das cmeras digitais usam pilhas de bateria do tamanho AA. Entretanto mais e mais cmeras esto comeando usar tamanhos proprietrios de bateria. Se sua cmera usar algo exceo das baterias do tipo AA ou AAA voc necessitar comprar um carregador especial projetado especificamente para a bateria da sua cmera e suas escolhas sero muito limitadas e provavelmente muito caras. Tanto quanto ns sabemos, se sua cmera usar baterias de LiIon, voc necessitar usar as baterias e o carregador de bateria fornecidos pelo fabricante. Numero de pilhas? Desde que importante manter junto suas baterias nos jogos, voc querer escolher um carregador que possa carregar o mesmo nmero de pilhas que sua

82

cmera usa. Quase todo carregador de bateria do tipo AA pode carregar quatro pilhas de uma vez. Mas se sua cmera usar somente duas ou trs pilhas, voc deve comprar um carregador que carregue tambm apenas duas ou trs pilhas de cada vez. Mesmo se sua cmera usa quatro pilhas de cada vez, voc pode decidir usar baterias recarregveis em seu rdio ou tocador de MP3. Nesse caso, a habilidade de carregar duas ou trs pilhas pode ser til. Tempo de carga? O quo rapidamente um carregador carrega um jogo de baterias provavelmente o mais importante fator para as pessoas. A velocidade de um carregador tem tambm impacto no preo do carregador. Ignore etiquetas tais como " o carregador rpido " ou " o carregador noturno " e procure ver quanto tempo realmente um carregador em particular carrega de um jogo de baterias NiMH de capacidade elevada. Os carregadores mais rpidos no mercado podem carregar pilhas de 1600 mAh em um pouco mais de uma hora. Estes carregadores tm uma taxa da carga de aproximadamente 800 mA.

Para uma idia precisa de quanto tempo um carregador particular levar para carregar suas baterias, clique no boto abaixo para usar a calculadora em linha da GreenBatteries.

fcil estimar quanto tempo levar um carregador para carregar suas baterias. Divida simplesmente a capacidade da bateria pela taxa de carga do carregador, a seguir aumente a quantidade de tempo por aproximadamente 20% para permitir uma determinada quantidade de ineficincia. Como um exemplo, uma bateria com uma capacidade de 1200 mAh requerer aproximadamente 6 horas para ser carregada inteiramente por um carregador com uma taxa da carga de 250 mA. (1200 mAh/250 mA x120%). Coincidentemente este exemplo tpico para uma bateria padro AA de NiMH e " um carregador rpido tpico." Mantenha em mente que uma bateria que seja descarregada somente parcialmente ser recarregada em menos tempo. Algumas pessoas querem saber se carga rpida reduz a vida de suas baterias. Pode, mas no se as baterias e o carregador so projetados para carregamento rpido. Com um correto carregador "inteligente" a maioria das baterias de NiMH podem ser recarregadas dentro de uma hora sem nenhum dano ou reduo em sua vida. Como cuidar de adaptadores e de cabos de corrente continua? Os carregadores de bateria recebem normalmente energia de uma tomada da de corrente continua. Alguns carregadores se conectam diretamente em tomadas eltricas. Estes carregadores tm conversores de corrente alternada para corrente continua internos, que fornecem a alimentao necessria para carregar as baterias. Um carregador de conexo direta normalmente e a soluo a mais simples. Se voc se decidir comprar um carregador de conexo direta, voc pode tambm querer procurar um com um plugue que se dobre no carregador para quando no usado. Muitos carregadores requerem um adaptador externo da corrente, conhecido como "transformador" esse se conecta em uma tomada eltrica e conecta-se ao carregador com um cabo de energia fino. Como o transformador e o cabo adicionam desordem de sua casa ou escritrio, algo a considerar. Alm a ser pouco esttico, o transformador e o cabo podem ser um incmodo quando voc viaja, adicionando ainda mais desordem coleo de

83

adaptadores e cabos requerida j por sua cmera e PC. Uma vantagem dos carregadores que usam o transformador e cabo que aceitam frequentemente um "um cabo para carro" estes se conectam na tomada do isqueiro do carro.

O menino verifica o transformador de energia na extremidade do cabo de um carregador. O transformador um dispositivo que evita que voc possa conectar outros dispositivos na mesma tomada de parede porque cobre as outras tomadas. Voc observar que a maioria das fotos em catlogos convenientemente se "esquecem" de incluir o transformador e o cabo na foto.

Controle da carga Todo carregador de bateria que carrega baterias em uma taxa razoavelmente rpida, necessita uma maneira de parar o ciclo da carga quando est completo para que as baterias no sejam sobrecarregadas. A pior coisa que voc pode fazer a suas baterias sobrecarrega-las. A maneira para impedir isto e usar um carregador inteligente controlado por microprocessador que monitore a carga da bateria e saiba exatamente qual a carga necessria para elas. Evite os carregadores que carregam por um tempo fixo, no obstante o que seja necessrio. Estes " carregadores rpidos " de 5 ou 8 horas entregam a mesma carga a cada jogo de baterias no obstante quanto carga necessitem realmente. Seu nico controle um temporizador simples de liga/desliga. Estes carregadores causam problemas da duas maneiras: Se voc introduzir baterias inteiramente carregadas ou parcialmente carregadas no carregador no tem nenhuma maneira detectar isto, assim que d s baterias a carga total que foi projetado a entregar. Se voc interromper a carga puxando o plugue e ento plugar de novo, um ciclo completo da carga comea outra vez, mesmo se o ciclo precedente da carga estava quase completo. A melhor maneira evitar estes cenrios e usar um carregador inteligente com controle de microprocessador. Os tipos mais sofisticados realmente tm os circuitos separados para monitorar o nvel da carga de cada bateria individual que est sendo carregada. Um carregador inteligente pode determinar quando uma bateria esta carregada inteiramente e ento dependendo de seu projeto, desligar-se ou mudar para carga por pulsos. A idia da carga por pulsos e manter a bateria carregada inteiramente sem sobrecarreg-la. Voltagem dupla. Se voc estiver viajando em outros pases que no tm a energia padro de seu pais, um carregador que trabalhe tambm com 220 ou 240 volts de corrente necessrio ter. Os carregadores que usam um transformador e cabo tm frequentemente os adaptadores especiais disponveis como uma opo (as vezes cara). Alguns carregadores de encaixe trabalham automaticamente com uma ou outra voltagem. LEDs e alertas sonoros. LEDs so padro na maioria dos carregadores. Assim e fcil de dizer quando o ciclo da carga est completo ou se as baterias no forem introduzidas corretamente. Os alertas sonoros em alguns carregadores so agradveis, mas no so certamente necessrios de ter.

84

Adaptadores para carros Alguns carregadores que usam um transformador tambm tm uma opo para usar um cabo no carro. Embora estes possam ser teis s vezes, seria provavelmente melhor ter um jogo de reposio de baterias e de carreg-las de noite.

Um cabo adaptador de isqueiro para o uso no carro

Carga por pulsos. Todos menos os carregadores mais baratos agora fornecem uma modalidade de carga por pulsos que mantm a carga das baterias depois que o ciclo normal da carga est completo. Muitos fabricantes de bateria no recomendam carregar por pulsos. Para estar seguro, carregue inteiramente suas baterias e armazene-as no freezer. Circuito acondicionador Alguns carregadores inteligentes tm tambm um circuito "condicionador". Isto bsicamente um circuito da descarga, que descarregue as baterias antes que as carregar. Pode ser til para impedir o efeito descarregar a tenso que ocorre em baterias de NiCad, mas no demasiado importante para baterias de NiMH. A nica ocasio onde realmente til para baterias de NiMH e quando se tem que condicionar rapidamente as pilhas quando so novas. Desde que e necessrio alguns ciclos de carga/descarga para que as baterias de NiMH alcancem sua capacidade plena, um circuito condicionador faz fcil de preparar as baterias atravs de alguns ciclos.

Como prolongar sua carga


Uma vez que suas baterias esto carregadas, o objetivo mant-las desta forma por tanto tempo quanto for possvel. Quando voc fica sem energia de bateria, voc tem que parar de disparar. H umas maneiras de prolongar a carga da sua bateria. Nesta seo ns discutimos alguma delas.

Sua cmera pode mostrar cones como estes para indicar o status de suas baterias. Em algumas cmeras, o cone de energia baixa pisca quando voc est comeando realmente a ficar sem energia.

Carga Plena

Carga Baixa

Quando voc compra baterias recarregveis novas, deve carregar e descarregar algumas vezes para que elas obtenham carga plena. Ao fotografar, desligam o monitor LCD e use o visor tico. melhor para fazer as fotos de qualquer maneira. Quando voc tem que usar o monitor LCD, regule para pouco brilho, ou use a modalidade preto & branco, se estiver disponvel em sua cmera. Se o dia estiver frio, mantenha a cmera ou as baterias dentro de seu abrigo para mantlos mais aquecidos. As baterias frias rendem menos energia e morrem mais rapidamente do que baterias aquecidas.

85

Confuso?
Em um lugar voc leu que as baterias retm sua carga por mais tempo quando armazenadas em um freezer, e em um outro lugar voc l que necessita manter-las mornas para prolongar sua carga. E ai? Se voc pensar em baterias como pequenos motores qumicos, tudo faz sentido. Quando as baterias esto frias ou congeladas suas reaes qumicas diminuem e as baterias mantero sua carga armazenada por mais tempo. Entretanto, se voc tentar usar as baterias quando esto frias, no existe uma reao qumica muito ativa para gerar a energia que voc necessita. Aquec-las acelera a reao lhes d mais energia. Se a cmera for ajustada ao autofoco continuo, voc ouvir a lente "caar" um ponto de foco quando voc aponta a cmera em sentidos diferentes. Para conservar a energia, desligue o autofoco continuo assim a cmera somente focalizara quando voc pressionar a tecla do obturador meio curso para baixo. Se usa baterias de NiCad, inteiramente drenadas e as recarrega peridicamente. A maneira a mais fcil para fazer isto com um carregador condicionador que drene as baterias antes de as recarregar, ou um carregador de pulsos que use um pulso negativo para remover as bolhas de gs que aparecem nas sees da pilha. Limpe ocasionalmente os contatos de bateria na cmera e no carregador com um cotonete de algodo e esfregando lcool (lcool isoproplico). A maioria dos problemas de carga so causados por contatos sujos na bateria ou no carregador. Se no usar a cmera por um perodo prolongado, remova as baterias e as armazene em um lugar fresco, seco. (remova tambm os cartes de memria flash da cmera quando no os usar.) As baterias NiMH e NiCad comeam a perder alguns pontos da porcentagem de energia um pouco a cada dia quando armazenadas a temperatura ambiente. Mas retero uma carga de 90% por diversos meses se voc as mantiver no freezer depois que esto carregados inteiramente. Ao congela-las, coloquea-as em sacos firmemente selados assim que permaneam secas e deixe-as tambm no mesmo saco quanto retornar temperatura ambiente antes de us-las. Quando usar a cmera para mostrar, imprimir ou transferir imagens, use um adaptador de corrente, assim as baterias no estaro sendo drenadas. As baterias no duram para sempre. Dependendo de seu tipo, duraro entre 400-700 ciclos de recarga. Para usurios pesados isto significa aproximadamente 1 a 2 anos. Geralmente, voc pode dizer quando esto falhando quando elas no mais seguram carga por muito tempo.

Como carregar e que armazenar suas baterias


No h nada mais decepcionante do que ter suas baterias morrerem justo quando h fotos importantes a serem feitas. A nica maneira de impedir isto e ter jogos de baterias de reposio com voc em todas as vezes. Entretanto, isto apresenta um problema para carregar e armazenar, o que pode ser resolvido com carteiras de baterias ou um transportador de baterias. Carteiras de baterias Para ser mais fcil e mais conveniente de transportar baterias, voc usa uma carteira de bateria que leva em seu bolso ou prendida a seu cinto. No somente as carteiras de bateria tornam as baterias mais fceis de carregar, elas tambm fazem mais fceis de armazenar. Os jogos de baterias devem ser carregados e usados juntos, como se fossem uma unidade durante toda sua vida e estas carteiras fazem fcil para que voc manter-las juntas. (dica: Quando carregadas, ponha as baterias com o lado direito para cima na carteira. Quando inoperantes, introduza-as com o lado direito para baixo. Desta maneira

86

voc saber sempre que jogos de bateria esto carregados e quais no esto.) Alguns fotgrafos mantm um jogo de baterias AA de ltio em uma carteira como um backup permanente. No somente elas tm trs vezes a capacidade das baterias alcalinas, elas tm tambm uma vida til de 10 anos!

Esta resistente carteira da bateria de nylon spero projetada para carregar a com segurana e firmemente 4 baterias AA. Fcilmente se ajustam em uma bolsa ou em um bolso e inclui um lao interno tipo correia para carreg-la em um cinto ou correia da cmera. Ns recomendamo-lo a compra de uma para cada jogo de suas baterias.

Transportadores para baterias


Em casa fcil de perder suas baterias. Deixando rolar em uma mesa no a soluo ideal. tambm fcil de misturar os jogos e pode ser perigoso se as baterias derem um curto ao contato de uma com outra. Para mant-las organizadas, voc necessita um transportador de mesa de baterias. Como uma carteira, um transportador mantm os jogos de bateria junto e fcil de encontrar. Como com a carteira, quando carregadas, ponha as baterias no transportador com o lado direito para acima. Quando inoperante, introduza-as com o lado direito para baixo.

Voc tem baterias rolando por toda a casa? Ento voc deve considerar um transportador de baterias.

Baterias externas
Para aumentar sua energia disponvel, voc pode procurar por baterias externas que se conectam ao adaptador de energia da cmera. Estes dispositivos esto disponveis mas no funcionam com todas as cmeras. Esteja certo de verificar a lista de compatibilidade dos fabricantes. Uma vantagem que elas podem ser presas em seu cinto e algumas o deixam remover as baterias da cmera e isto as torna bem mais leves.

87

Aqui um "fotografo profissional" utiliza um sistema de baterias externas com sua cmera prendida ao cinto.

Como viajar com baterias


Ao voar, esteja certo que suas baterias esto carregadas. Voc pode ser pedido para ligar a cmera em um ponto de verificao de segurana. Tambm, esteja certo que voc pode recarregar suas baterias. Nos paises sul-americanos, geralmente o sistema de energia 120 volts e 60Hz. Na Europa 220 ou 240 volts e 50Hz. Alem disto, h uma grande variedade de plugues de parede. Para conectar carregadores de bateria, adaptadores da voltagem e computadores portteis, voc necessita de um jogo de adaptadores: preferivelmente um adaptador de plugues e um de voltagem universal. Um adaptador usado para conectar um dispositivo, um conversor, ou um transformador duplo de tenso em uma tomada de parede que no combine com o dispositivo. Um conversor usado com os dispositivos eltricos tais como secadores de cabelo. Um transformador usado com dispositivos eletrnicos tais como computadores. Os conversores podem prejudicar dispositivos com o tempo e no devem ser usados para mais do que algumas horas de cada vez. Os transformadores podem ser usados por perodos mais longos. O nico problema com transformadores que so muito mais pesados do que conversores.

Tipos de tomadas.

Voc s vezes sai fora da estrada, talvez em um passeio de canoa, e na necessidade recarregar suas baterias AA recarregveis. Para fazer isto, voc necessita de um carregador de bateria solar. Estes carregam baterias muito lentamente (cerca de 12 horas de luz solar direta para uma carga plena), mas quando voc no tem nenhuma escolha, so muito melhores do que nada.

88

Os carregadores solares podem fazer o trabalho, mas levam muito tempo para isto.

Como reciclar baterias


A cada ano mais de 2 bilhes de baterias usadas so dispostas em facilidades apropriadas nos Estados Unidos. Isto constitui 88% de mercrio altamente txico e 54% d cdmio depositado em rios. Muitos tipos de baterias, como aquelas usadas em cmeras digitais, podem ser recicladas em vez de jogadas fora. Quando desgastam, seria melhor devolve-las loja onde voc as comprou. Muitas lojas coletam as baterias usadas e enviamnas de volta a uma fbrica para recicla-las. As baterias de NiCad usam o cdmio, um metal pesado altamente txico, que pode danificar o ambiente se no for disposta corretamente. (devem ser recicladas; no jogar fora). As baterias de NiMH (Nickel Metal Hydride) so as mais amigas do ambiente porque so feitas de metais no txicos.

89

CAPITULO 14: OUTRAS CARACTERSTICAS


Alm adio s caractersticas das cmeras digitais que ns j discutimos, h um nmero de outras caractersticas de que pde ser interessante ter ou ao menos estar ciente.

Olhe e sinta
Uma das coisas as mais importantes sobre uma cmera e o mais subjetivo seus olhar e sensao. A nica maneira que voc pode avaliar este aspecto e escolh-lo, trabalhar os controles, e ver se voc gosta dele. A cmera deve sentir ergonmica e natural em suas mos, e os controles (chamados de interface do usurio) devem ser fceis e rpidos de operar. Se voc tiver que atravessar trs nveis de escolhas do menu para mudar um ajuste, voc no o estar mudando frequentemente.

H algo sobre uma cmera belamente projetada que dela ser mais fcil e mais agradvel para de usar. A Leica, um dos grandes nomes na fotografia, agora cria cmeras digitais belamente projetadas.

Tamanho e peso
O tamanho e o peso de uma cmera podem ter um efeito pronunciado em quanto voc gosta dela. E muito menos provvel que voc carregue uma cmera volumosa. Se ela se ajusta em seu bolso da camisa, e bem mais provvel que se torne em sua companheira constante. O dilema que ao se adicionar caractersticas criativas se adiciona o volume e peso ao fazer a cmera demasiadamente pequena e leve, fica mais difcil de tirar fotos livres da tremores da cmera. No existe uma escolha perfeita.

Sensor de orientao
As fotografias no so quadradas; so retangulares. Quando voc segura uma cmera na posio normal, voc faz fotos em uma modalidade horizontal, ou de paisagem. Quando voc gira a cmera 90 graus, voc faz fotos na vertical ou na modalidade de retrato. Estas fotos de retrato so frequentemente mostradas lateralmente quando voc v as figurinhas em um monitor, v as imagens em uma tev conectada, ou carrega as imagens no computador. Voc tem que gir-las para v-las corretamente. Algumas cmeras eliminam este problema com imagens da modalidade de retrato. Seu sensor de orientao pode dizer quando voc gira a cmera para a modalidade (vertical) do retrato e giram automaticamente aquelas imagens para voc.

90

Quando voc gira a cmera para fazer uma foto na modalidade de retrato, esta e mostrada no monitor LCD, na tela do computador, e na tev na modalidade de paisagem.

Um sensor de orientao girar automaticamente a imagem assim que mostrada corretamente na modalidade de retrato.

Fotografia continua
Algumas cmeras permitem fazer uma srie de fotos. Voc pode usar estas seqncias de imagem para criar GIFs animados ou filmes curtos para mostrar em uma Web page. Estas seqncias vm em uma variedade de modos e de formatos. Um motor drive digital ou modalidade de rajada deixam-no tomar uma foto depois de outra, por tanto tempo quanto voc mantm abaixada a tecla do obturador. Fotografia temporizada faz uma srie de fotos em um especificado intervalo de tempo para mostrar uma abertura de uma flor. O modo de gravao de vdeo permite capturar alguns segundos ou minutos de vdeo com uma resoluo relativamente baixa (depende da cmera, j que algumas tem gravao com excelente resoluo) definio nos formatos de vdeo de computador MPEG, MOV ou JPEG.

Clique na imagem esquerda para ver um exemplo de vdeo de baixa resoluo no formato MOV capturado com a cmera digital C-2020 Zoom da Olympus, que e uma cmera de s 2MP.

Com modalidades de estampido e de gravao de vdeo, a resoluo frequentemente reduzida para aumentar o nmero da taxa de quadros das fotos que podem ser feitas em um dado perodo de tempo. Algumas cmeras podem capturar uma srie de imagens de resoluo mais elevadas porque armazenam temporariamente as

91

imagens na memria enquanto so capturadas. Ento processam todas as imagens quando voc termina de capturar a seqncia.

Modalidade de Panorama
As fotos panormicas so muito mais largas do que altas e podem mostrar uma imagem arrebatadora de uma cena de at 360 graus ao redor. As cmeras digitais oferecem frequentemente a modalidade panormica. H dois tipos, um muito mais limitado do que o outro. Como as cmeras do tipo APS (de filme), algumas cmeras digitais capturam apenas uma faixa atravs do meio do sensor da imagem, deixando faixas no expostas no alto e no fundo da rea da imagem. Voc pode conseguir o mesmo efeito com toda a imagem que voc fizer usando um programa de edio de foto.

Alguns panoramas so criados jogando fora muita da imagem capturada. (as faixas em preto mostradas aqui.) Quando apenas a tira central impressa, a foto parece panormica.

Entretanto, hoje em dias, quase todas as cmeras digitais amadoras de melhor qualidade permitem criar panoramas de imagem mltipla. Voc faz uma srie de imagens enquanto voc vai girando em um crculo e depois usa um software que "costura" as imagens de forma imperceptvel, formando um panorama sem emendas. O software analisa os quadros e calcula onde junt-los e misturar as reas para junta-las. Ao fazer isto, ajuda se a cmera indicar a imagem precedente de modos que voc possa alinhar a seguinte com e sobreplas um pouco. Ajuda tambm se a cmera trava a exposio do primeiro ajuste para que de todas as imagens tenham a mesma exposio. Se no as imagens podero sair demasiadamente claras ou escuras.

92

Este panorama foi capturado com uma cmera digital durante uma missa, de modos que ningum estava se movendo. As imagens foram cozidas com um programa de fazer panoramas.

Exposies mltiplas
A maioria das cmeras avanam automaticamente a foto seguinte quando voc tira uma foto. Entretanto, uma modalidade de exposio mltipla permite que voc sobreponha dois ou mais imagens antes que voc a avance.

Esta dupla exposio pe o gato ao lado da mulher que se esconde atrs da folha de papel.

Trip
Em situaes de pouca luz, ao usar lentes longas, ou quando voc quer ampliar uma imagem tanto quanto possvel, voc necessita montar a cmera em um trip. Isto elimina todo o movimento da cmera que de outra maneira apareceria na imagem ampliada como esfumaada ou um borro. Para acomodar um trip, esteja certo que sua cmera tem o necessrio receptculo para a montagem (normalmente localizado na base da cmera).

Temporizador/controle remoto
Os temporizadores permitem que voc aparea na foto. Basta voc acionar o temporizador e sair correndo, feito um louco, para posicionar-se na rea de foco da imagem. Os controles remotos sem fio permitem que voc retenha sua dignidade e simplesmente e

93

calmamente se posicione para a foto. Depois aciona o controle e pronto. O problema e manter o tele comando sem que ele tambm aparea na imagem. Um temporizador ou um controle remoto so tambm excelentes em situaes de pouca luz. Voc pode descansar a cmera em uma mesa ou em um trip e us-los para acionar o obturador. Isto elimina a trepidao da cmera que causa imagens tremulas ou borradas.

Indicadores de dia/hora
Os indicadores de data e hora lhe do um registro permanente de quando uma foto foi tirada. Alguns so indicados na rea da imagem de modos que diminuem um pouco a imagem. Outros esto escondidos no arquivo da imagem e vistos somente quando se usa um software tal como o explorador do Windows.

Anotao escrita
As telas da visualizaro prvia LCD so usadas geralmente para inspecionar imagens. Neste respeito agem como dispositivos de sada. Uma cmera, agora fora de fabricao, tinha a sua tela de inspeo prvia para executar trabalho duplo, fazendo dela um dispositivo de entrada de dados sensvel ao toque. Voc podia apontar s escolhas do menu, e usava um estilete para escrever nas imagens. A tela de inspeo prvia era uma interface a um computador baseado em escrita por toque. Esta caracterstica pode aparecer em outras cmeras no futuro.

Gravao de som
Algumas cmeras tm microfones internos que lhe permitem gravar som em sua cmera. Esta uma caracterstica agradvel quando voc quer preservar comentrios sobre uma imagem antes, durante, ou aps que voc a tomou. Estas gravaes so conservadas nos arquivos de som que podem mais tarde ser transferidos e editado no computador. Uma gravao unida a uma foto nesta maneira considerada uma anotao e diferente de uma gravao de som que seja sincronizada com uma seqncia de vdeo.

Uma pos com uma cpia do Harry Potter . CLIQUE AQUI para ouvir a gravao capturada com a mesma cmera; uma Epson 850Z.

Modos de imagem

94

Alm de cor, algumas cmeras permitem tambm fotografar imagens em preto e branco ou em um tom antigo chamado spia.

Spia d um toque antigo s fotografias.

Software
Quase todas as cmeras vm com software includo. Os tipos de software so frequentemente os seguintes: Software de Transferncia que o deixa transferir imagens de sua cmera a seu computador ou a outro dispositivo. De Foto Edio que permite-o editar suas imagens. Em alguns casos, este software uma verso limitada das edies normais completas disponveis para compra em lojas de computador. Software Panorama, que costura imagens para fazer panoramas. Software de Foto lbum, que permite organizar e anotar as imagens armazenadas em seu sistema. Software de Impresso, que deixa voc imprimir um nmero de imagens feitas sob medida e em diferentes tamanhos na mesma folha de papel.

95

Photoshop o programa de edio de foto ao qual todos os outros so postos a comparao.

96

CAPITULO 15: HORA DE COMPRAR?


Se voc no tiver uma cmera digital e estiver tentando se decidir se comprar uma, voc na verdade no tem pensar muito para se decidir. Na verdade, fotografia digital j praticamente to boa em muitas maneiras quanto a fotografia tradicional de pelcula. E bem verdade que existem muitas maquinas fotogrficas digitais de baixa qualidade e de baixa resoluo. A questo da resoluo, j quase esta definida. Os sensores de imagem j esto to avanados e custando to mais baratos, que quase toda cmera hoje em dia tem pelo menos 3 megapixels de resoluo, o que permite uma razovel ampliao a ate o tamanho 8 x 10, e no tamanho 4 x 6 ou postal, as imagens so muito boas. Claro que existem muitas e muitas maquinas que tem excelentes caractersticas e ate superam suas correlatas de filme tradicional. Mas estou me referindo as mais baratas, mais simples, que no tem lentes de alta qualidade nem recursos criativos para tornar as fotos em obras de arte. Mas o que j existe no mercado e com preo accessvel, e suficiente para que se invista de uma vez na fotografia digital, pois ela traz tantas vantagens e tanto mais prazer que a fotografia tradicional, com a possibilidade de fotografar quase que infinitamente (s depende do tamanho do carto de imagem) sem custo adicional, de poder-mos ver as fotos instantaneamente, de poder-mos modific-las como queiramos em nosso computador (e quem no tem um computador em casa?), de poder imprimi-las em uma boa impressora colorida jato de tinta em nossa casa a hora que quiser-mos, etc. Alem do mais, o fator mais importante em se obter uma boa fotografia no esta na maquina e sim no fotografo.

A maldio da lei de Moore


Qualquer um que j comprou um computador sabe das perenes perguntas, " agora o momento de comprar, ou seria melhor esperar?" Enquanto a habilidade de pr mais e mais transistores em um chip aumenta os custos por unidade da potncia de computao diminui. Em 1965 Gordon Moore, um dos fundadores da Intel Corporation, previu que a densidade dos transistores em um chip dobraria a cada ano e meio. Sua previso, conhecida como a lei de Moore, provou ser muito exata. Em 25 anos, o nmero dos transistores em um chip aumentou de 2.300 no processador 4004 em 1971 a 28 milhes no processador Pentium III Xeon em 1999. De l e ate hoje, esta progresso continua verdadeira, com os microprocessadores ficando cada vez mais potentes a cada 18 meses, conforme previu Moore. A lei de Moore empurra a inovao para frente em uma taxa perturbadora. Neste ambiente somente natural pensar que voc deve esperar para comprar um dispositivo digital porque em seis meses voc obter muito mais com o seu dinheiro, e voc esta certo em pensar assim! O problema que voc pode usar esta racionalizao e seguir atrasando uma compra por muitos anos, e mesmo dcadas. Os modelos novos e melhorados estaro sempre a somente seis meses de distancia. No mundo do computador, usurios potentes compram seus computadores quando os necessitam, sabendo muito bem que os passaro adiante em alguns anos e os substituiro com os modelos mais novos. Se voc for realmente srio sobre a fotografia, voc ter que investir em um sistema novo de cmera a cada 2 ou 3 anos.

Os pros e os contras da fotografia digital


Provavelmente a principal pergunta se voc quer mesmo comprar uma cmera digital. H uns pros e uns contras deciso e a voc no necessita uma cmera digital para obter uma imagem digital. Voc pode sempre usar uma cmera padro de filme e selecionar os slides ou os negativos e escanea-los em seu laboratrio local ou em seu scanner. Est aqui uma tabela que pesa os pros e os contras de cada aproximao.
Ponto para considerar Cmera Digital Foto Escaneada

97

Imediato

As imagens esto imediatamente As imagens esto disponveis disponveis somente quando os rolos so terminados e processados A resoluo (detalhe) considerada menor que a do filme nas cmeras amadoras. Porem, j existem muitas cmeras semi-profissionais (prosumer) alem das excelentes digitais SLR que se comparam a qualquer uma de filme profissional de 35mm. Excelente. Voc pode fazer cpias de 16 x 20-polegadas de um filme de 35 milmetros se voc disparar com um trip.

Resoluo

Armazenamento

Os meios magnticos ou pticos Os negativos e os slides so se adicionam aos custos totais da armazena sozinhos, mas os slides imagem. devem ser montados em folha com suportes para a proteo, a convenincia, e a facilidade do uso . As mdias de armazenamento podem no ser lidas no futuro enquanto os formatos e os dispositivos sigam mudando. As cpias impressas em impressoras jato de tinta no so to estveis quanto cpias de filmes, embora a Epson e Canon garantem mais de 60 anos para suas tintas. O filme e o custo de processamento so eliminados assim que voc pode fotografar sem nenhum custo. Entretanto, os custos so incorridos quando voc armazena ou imprime. Os custos da bateria tambm sero um fator durante a vida da cmera. Os slides e as cpias podem sempre ser vistas sem dispositivos; e os slides, os negativos, e as cpias devem fcilmente durar um sculo ou mais.

Longevidade

Custo

O filme tem de ser comprado e processado. Entretanto, a partir deste ponto no h nenhum custo adicional a menos que voc queira mais cpias ou ampliaes adicionais.

Controles Criativos

Todos mas somente as cmeras Os controles de nvel profissional so digitais de nvel profissional SLR encontrados mesmo nas cmeras contam com o Maximo de facilidades SLR de 35 milmetros mais baratas. criativas.

98

Anda mungkin juga menyukai