Anda di halaman 1dari 28

Universidade Estadual do Cear (Uece) - Centro de Humanidades Curso de Letras

MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE A a Z: UMA PROPOSTA DE GLOSSRIO

Autoria Prof.Dr. Joo Batista Costa Gonalves (Orientador) Indira Lima Guedes e Laryssa rika Queiroz Gonalves (Orientandas)

Introduo

O chamado Crculo Bakhtiniano, constitudo por intelectuais de diversas reas, construram, ao longo dos anos, uma postura singular em relao linguagem e seus estudos, dialogando sempre com as principais correntes de pensamento de seu tempo, na Rssia da dcada de 1920. O cenrio cultural vigente, nesta poca, era o de efervescncia dos ideais sociais marxistas e das teorias estruturalistas da linguagem recm-formuladas por Ferdinand de Saussure. No decorrer desse perodo, Bakhtin e seu Crculo voltaram seus pensamentos para um estudo da linguagem na sua relao com a sociedade e quebraram barreiras ao colocarem como objeto de estudo a lngua e seu carter interindividual, opondo a uma proposta de estudo que tirava a lngua das suas condies reais de uso. Dentre as muitas obras produzidas pelo Crculo Bakhtiniano, h para ns uma em especial: Marxismo e Filosofia da Linguagem, que foi publicada em 1929, sendo traduzida para o portugus somente em 1979. Entre estudiosos da lngua, tem sido esta obra reconhecida como um clssico de lingustica, por antecipar muitas questes que os estudos lingusticos atuais pem em cena, assim como figurar como uma das obras mais importantes da filosofia marxista geral. Marxismo e Filosofia da Linguagem, cuja autoria, para alguns, ainda incerta, visto que intelectuais ora a vinculam a Valentin Voloshinov, ora a Mikhail Bakhtin, , portanto, a mais distinta introduo s idias do crculo bakhtiniano, que revela as imbricaes da relao que o homem mantm com o seu outro e com o mundo atravs da linguagem e prope uma abordagem social e histrica da linguagem. Tomamos, portanto, esta obra para a construo de um pequeno glossrio de termos principais que circulam no livro. Para isso, sucedeu-se a uma leitura informativa e crtica da obra, atravs de procedimentos que nos permitiram identificar, eleger, analisar e compilar diversos verbetes constituintes do arcabouo terico da obra, resultando no glossrio. Na primeira triagem para a escolha dos termos, foram compilados 45 verbetes condizentes com a proposta terica da obra em questo, independente se o termo fazia parte ou no da arquitetura conceitual da obra. Numa segunda anlise, restringimos este arquivo aos termos criados (ou reavaliados) e utilizados exclusivamente pelos autores, resultando, por fim, em 38 termos, como o seguinte verbete:

Entoao expressiva S.f. A entoao expressiva s acontece no enunciado concreto, num contexto scio-histrico-ideolgico e localiza-se entre o verbal e o no-verbal. O enunciador utiliza-se dela para expressar uma emoo, um juzo de valor, etc, ou seja, sua relao emotivo-valorativa com o contedo do discurso. No h enunciado puramente lingustico, que seja exclusivamente construdo a partir do material sgnico, visto que todo discurso est eivado de uma avaliao social. Assim, um mesmo vocbulo evolui historicamente, em seu significado, por meio da entonao expressiva. Mesmo as palavras grafadas, imprimem as mais variadas apreenses axiolgicas incutidas na tessitura de um enunciado. O nvel mais bvio, que ao mesmo tempo o mais superficial da apreciao social contida na palavra, transmitido atravs da entoao expressiva. Na maioria dos casos, a entoao determinada pela situao imediata e freqentemente por suas circunstncias mais efmeras. (BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 1981, p.132). Cf: Significao, acento apreciativo.

Para efeito de organizao, o glossrio foi construdo a partir da relao da srie dos termos tcnicos encontrados em cada captulo, listados em ordem alfabtica e negritados com letra maiscula. Alm disso, elaboramos definies de prprio punho dos verbetes listados, seguidas do contexto em que aparecem na obra, ou seja, foram indicadas literalmente as passagens da obra analisada em que os termos surgem, inclusive fazendo-se referncia ao ano e pgina do trecho citado, a fim de se observar de que parte do textofonte se construiu o significado do termo em questo. Tambm, procedemos criao de uma rede conceitual dos termos encontrados, quando houve necessidade. Para tanto, utilizou-se a abreviao Cf. que significa confira e referncias, dependendo do caso, das palavras sinnimas ou expresses equivalentes com uma remissiva, atravs da abreviao Sin. Como pode-se conferir no seguinte exemplo:
Estilo Linear S.m. O estilo linear, primeira orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, fronteiriza nitidamente o discurso do enunciador do discurso de outrem. Ele elabora contornos em volta do discurso citado a fim de utiliz-lo como objeto de sua enunciao, mas, ao mesmo tempo, isentar-se de qualquer responsabilidade exigida sobre o discurso alheio. Dessa forma, pode-se, a partir de aspectos lingusticos constituintes do discurso, reconhecer nuances ideolgicas. Dessa forma, o estilo linear, por circunscrever integralmente o discurso citado, facilmente apreendido pelo uso de verbos dicendi (estratgia utilizada para introduzir um discurso direto) e exatamente a partir da escolha desse material lingustico que a

primeira orientao de citao da palavra alheia ir imprimir seu posicionamento axiolgico. Isso demonstra que o prprio ato de seleo desse material j revela uma reelaborao do dito de outrem e os efeitos de sentido pretendidos. A tendncia principal do estilo linear criar contornos exteriores ntidos volta do discurso citado, correspondendo a uma fraqueza do fator individual interno. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.150). Sin: primeira orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, Cf: discurso citado, estilo pictrico.

CAPTULO 1
Smbolo S.m. o responsvel pela transmutao de sinal para signo (simbolizao). O smbolo material e representa algo nessa materialidade, seu sentido dependente do objeto no mundo, por isso, o smbolo apenas reflete a realidade que representa. Um corpo fsico vale por si prprio: no significa nada e coincide inteiramente com sua prpria natureza. Neste caso, no se trata de ideologia. No entanto, todo corpo fsico pode ser percebido como smbolo o caso, por exemplo, da simbolizao do princpio de inrcia e de necessidade na natureza (determinismo) por um determinado objeto nico. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.31). Cf: signo, sinal.

Palavra S.f. A palavra o fenmeno ideolgico por excelncia.(BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.36). Ela produz, reflete e refrata a realidade. Por isso, considerada um signo puro, pois, ao contrrio do signo, que possui funo ideolgica especfica, a palavra pode ser impregnada de quaisquer funes ideolgicas. , portanto, o instrumento e canal privilegiados da comunicao na vida cotidiana. Alm disso, mesmo que a existncia da palavra seja produto da interrelao discursiva entre indivduos socialmente organizados, esta formulada pelos prprios indivduos, a partir da capacidade orgnica, por isso, tambm signo interior, ou seja, instrumento semitico da conscincia individual, do discurso interior, aquele que no proferido. Sendo assim, a palavra est presente em todo ato consciente, ou seja, acompanha e comenta toda e qualquer criao e apreenso dos fenmenos ideolgicos. A palavra, portanto, semioticamente pura, ideologicamente neutra, significada na interrelao discursiva ordinria, mas tambm material semitico do discurso interior e elemento imprescindvel em todo ato consciente. Cf: signo. Sin: signo neutro.

Signo S.m. O signo emerge da interao entre conscincias individuais, entre sujeitos organizados socialmente, e seu sentido s apreendido na relao com outros signos, por isso, um produto estritamente ideolgico. O domnio do ideolgico coincide com o domnio dos signos: so mutuamente correspondentes. Ali onde o signo se encontra, encontra-se tambm o ideolgico. Tudo que ideolgico possui valor semitico. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 32). Mesmo sendo ideolgico, o signo pertence a uma realidade material (natural ou social), pois contrudo em meio interao e possui suporte na realidade. No entanto, o signo, sem deixar de fazer parte da realidade material, remete a uma outra situada fora de si mesmo refletindo-a e refratando-a. Cf: signo ideolgico. Signo Ideolgico S.m. O signo, em contraposio palavra, que ideologicamente neutra, de natureza especfica, ou seja, a realidade de cada esfera ideolgica refletida e refratada segundo sua prpria maneira. O signo, ento, criado por uma funo ideolgica precisa e permanece inseparvel dela. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.37). Por exemplo, uma cruz, para quem tenha o mnimo de conhecimento bblico, sempre remeter ao mbito religioso cristo e nunca esfera cientfica. Alm disso, os signos do forma e existncia

conscincia individual, esta s pode ser caracterizada como tal quando, no processo de interao social, entra em contato com as ideologias vigentes e, a partir da, capaz de materializar essas ideologias em signos. A lgica da conscincia individual a lgica da comunicao ideolgica, da interao semitica de um grupo social. Se privarmos a conscincia de seu contedo semitico e ideolgico, no sobra nada. A imagem, a palavra, o gesto significante, etc. constituem seu nico abrigo. Fora desse material h apenas o simples ato fisiolgico, no esclarecido pela conscincia, desprovido do sentido que os signos lhe conferem.(BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.36). Sin: produto ideolgico. Cf: smbolo, palavra, significao.

CAPTULO 2 ndice de valor S.m. O ndice de valor por natureza interindividual (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 45). Ou seja, surge a partir do consenso entre membros de uma mesma esfera scioeconmica. Por isso, mesmo que um ndice de valor seja proferido por um s indivduo, este representar a ideologia da esfera scio-econmica a qual pertence. Ao entrar em contato com a conscincia individual, que toda ideologia, o ndice de valor pode ser interiorizado por esta como ndice individual de valor, no entanto, no engendrado por ela. Isso ocorre porque todo enunciado apresenta uma valorizao, em maior ou menor grau, obrigatoriamente marcada pelo social, variando de acordo com a ideologia de cada esfera. Cf: Entoao expressiva.

Comunidade Semitica S.f. [...] a comunidade que utiliza um nico e mesmo cdigo ideolgico de comunicao. Assim, classes sociais diferentes servem-se de uma s e mesma lngua (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 46). A comunidade semitica, como o prprio nome sugere, compartilha sentido que esto, em sua maioria, estabilizados por convenes sociais. Tais convenes so forosamente intrincadas s conscincias individuais, limitando as possibilidades de variaes abruptas no cdigo lingstico e as flutuaes extremas de significados.

InfraestruturaS.f. A infraestrutura a base material de toda e qualquer comunicao viva e eficaz. Ela a realidade concreta, social, originria de todos os signos, ideologias e sentidos. Estes elementos, por sua vez, se ratificados reiteradamente ao longo da histria e entre as mais diferentes esferas discursivas, atualizam-se como a prpria infraestrutura. A infraestrutura

interage diretamente com as superestruturas, assumindo, assim, uma relao de interdependncia. Quando o objeto entra em contato com a esfera ideolgica, (as superestruturas) torna-se signo, sendo hbil, a partir da, de refletir e refratar a infraestrutura, sua geradora. Afinal, so as mesmas condies econmicas [infraestrutura] que associam um novo elemento da realidade ao horizonte social, que o tornam socialmente pertinente, e so as mesmas foras que criam as formas de comunicao ideolgica (cognitiva, arttica, religiosa, etc.), as quais determinam, por sua vez, as formas da expresso semitica. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 45, 46).

Superestrutura S.f. A realidade dos fenmenos ideolgicos a realidade objetiva dos signos sociais. As leis dessa realidade so as leis da comunicao semitica e so diretamente determinadas pelo conjunto das leis sociais e econmicas. A realidade ideolgica uma superestrutura situada imediatamente acima da base econmica. A conscincia individual no o arquiteto dessa superestrutura ideolgica, mas apenas um inquilino do edifcio social dos signos ideolgicos (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 36). As foras das condies econmicas formulam a comunicao ideolgica, que, por sua vez, determina e reformulada pela comunicao semitica, esta, finalmente, materializada pelas formas concretas da comunicao social. Consequentemente, deve-se ressaltar que so as superestruturas as desencadeadoras das mudanas ideolgicas.

Refrao S.m. Cada classe social possui seu arcabouo ideolgico e no signo que essa ideologia materializada, ou seja, sua capacidade de ser revestido de qualquer que seja a ideologia, promove confronto entre as classes sociais o que confere ao signo o carter vivo e movente que lhe comum. [...] Mas aquilo mesmo que torna os sino ideolgico vivo e dinmico faz dele um instrumento de refrao e deformao do ser. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 47). A refrao do ser atravs do signo consiste, portanto, na luta pela hegemonia de um dos diferentes ndices de valor conferidos aos signos pelas esferas scio-ideolgicas.

Cf: Reflexo.

Reflexo S.m A palavra a forma mais pura de representao das ideologias de uma sociedade. Portanto, a partir dela que percebemos mesmo as mais tnues alteraes no mbito social. O destino da palavra o da sociedade (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 194). Ento, a palavra atravessa todas as mudanas pelas quais passa a sociedade, refletindo-as fielmente. Assim, a reflexo consiste em reiterar, ratificar e reproduzir sentidos scio-histrico e culturalmente construdos. A reflexo, ao contrrio da refrao, no almeja transgredir sentidos j estabilizados e, sim, resgat-los, confirmando, desta forma o sentido inicial do enunciado. Cf: Refrao

CAPTULO 3 Atividade mental S.f. A atividade mental formada pelos signos interiores e somente neles que ela se constitui, transmitindo-se atravs da palavra (excelsa manisfestao do signo interior), de outra forma, torna-se inexequvel. No entanto, mesmo os signos interiores so formados pelos signos exteriores, ou seja, a produo semitica social, que constantemente atualizada, ressignificada, e sempre eivada de ideologias. O movimento inverso tambm comprovado, dado que os signos exteriores so inexoravelmente advindos do consenso das concincias individuais. O psquico goza de extra-territorialidade em relao ao organismo. o social infiltrado no organismo do indivduo. E tudo que ideolgico extraterritorial no domnio scio-econmico, pois o signo ideolgico, situado fora do organismo, deve penetrar no mundo interior para realizar sua natureza semitica (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 64). Por isso, todo signo ideolgico exterior, qualquer que seja sua natureza, banha-se nos signos interiores, na conscincia. Ele nasce deste oceano de signos interiores e a continua a viver, pois a vida do signo exterior

constituda por um processo sempre renovado de compreenso, de emoo, de assimilao, isto , por uma integrao reiterada no contexto interior. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 57). Bakhtin/Voloshinov polarizam a atividade mental em dois: o polo do eu e o polo do ns. Quanto mais individualizada for a atividade mental do eu, mais primitiva ela tende a ser, mais instintiva no que tange a reao fisiolgica, pois no se constitui a partir de signos, ou mesmo cdigos, socialmente aceitos e estabilizados. Na verdade a atividade mental do eu tende para a auto-eliminao; medida que se aproxima do seu limite, perde a sua modelagem ideolgica e consequentemente seu grau de conscincia, aproximando-se assim da reao fisiolgica do animal. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.115). Em contrapartida, a atividade mental do ns internaliza a tomada de conscincia e a elaborao ideolgica. Tais manifestaes determinam um grupo social, que, quanto maior for seu nvel de conscincia, mais ideologicamente estvel ele . A atividade mental do ns no uma atividade de carter primitivo, gregrio: uma atividade diferenciada. Melhor ainda, a diferenciao ideolgica, o crescimento do grau de conscincia so diretamente proporcionais firmeza e estabilidade da orientao social.

(BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.115).

Sin:conscincia individual, psiquismo subjetivo, psiquismo interior, discurso interior, psicologia individual.

CAPTULO 4 Identidade normativa S.f. A identidade normativa o elemento que autoriza a forma lingustica de cada lngua, ou seja, seus esquemas autnticos, de nvel fontico, morfolgico e sinttico, propiciam uma distino das demais lnguas, que, consequentemente, articulam o sistema lingustico de modo a uniformizar a comunicao em uma dada lngua durante o ato da comunicao, tornando-se um cdigo irrevogvel para seus indivduos. Estes, por sua vez, devem ser aptos a manejar, com desenvoltura, esse sistema imutvel, para que sejam considerados falantes natos. (...)E esta identidade normativa constitui justamente (posto

que no existe identidade de fato) a unicidade do sistema fontico da lngua (neste quadro sincrnico) e garante a compreenso da palavra por todos os membros da comunidade lingstica. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.78).

Subjetivismo Idealista S.f. O Subjetivismo Idealista concebe a lngua como sistema intrnseco conscincia individual, de onde provm toda e qualquer regncia atuante na linguagem. A psicologia individual, aqui, funciona como alicerce da criao lingustica, numa relao similar a que acontece com a criao artstica esta a ideia central que norteia o pensamento desta corrente de orientao filosfico-lingustica. A lngua deste ponto de vista, anloga s outras manifestaes ideolgicas, em particular s do domnio da arte e da esttica. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.72). Ela um procedimento de incessante criao individual, ainda que seu sistema seja imutvel (instrumental) com relao ao lxico, sintaxe, fontica etc., articulada atravs de enunciaes individuais da fala. Outro fator, a ser ressaltado o seu sentido artstico de ordem puramente esttica, em que vigora o gosto lingustico como cnone a ser desvelado pelo linguista. Para a primeira orientao, a essncia da lngua est precisamente na sua histria. A lgica da lngua no absolutamente a da repetio de formas identificadas a uma norma, mas sim uma renovao constante, a individualizao das formas em enunciaes estilisticamente nicas e no reiterveis. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.82).

Sin: Primeira orientao do pensamento filosfico-lingustico. Cf: objetivismo abstrato. Objetivismo Abstrato S.m. O objetivismo abstrato fundamenta sua teoria na sistematizao da lngua, aqui denominada langue. Tal orientao do pensamento filosfico-lingustico comporta uma norma categrica aos sujeitos falantes, descartando subjetividades e apelos artsticos. A lingua deve ser, portanto, analisada sincronicamente, ou seja, desconsiderando-se os aspectos evolutivos intrnsecos linguagem e que lhe conferem o carter vivaz. As construes e reprodues semnticas so apreendidas a partir de uma amlgama de

relaes essencialmente lingusticas, em que a ideologia no se configura como elemento produtor de sentido. Do ponto de vista da segunda orientao, no se poderia falar de uma criao refletida da lngua pelo sujeito falante. A lngua ope-se ao indivduo enquanto norma indestrutvel, peremptria, que o indivduo s pode aceitar como tal. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.78). Sin: segunda orientao do pensamento filosfico-lingustico. Cf: subjetivismo idealista, ideologia.

CAPTULO 5 Sinal S.m. O sinal pode ser assimilado como transmissor de uma determinada mensagem independente do contexto e sem qualquer relao ideolgica, ainda que seja um conhecimento socialmente compartilhado e reiterado. Ele pode ser direcionado a um ou a vrios interlocutores, com objetivos distintos, sem manter necessariamente uma relao pr-estabelecida com a situao social imediata. Por isso, o sinal um elemento lingustico de carter imutvel, que, por ser sempre idntico a si mesmo, facilmente identificvel. Bakhtin/Voloshinov afirmam, no entanto, que no existe um sinal totalmente puro, sem que a ele seja atribuida uma significao. Ao ser compreendido e no mais identificado o sinal passa ao estatuto de signo e nesse processo que reside a assimilao ideal de uma lngua. O sinal uma entidade de contedo imutvel; ele no pode substituir, nem refletir, nem refratar nada; constitui apenas um instrumento tcnico para designar este ou aquele objeto (preciso e imutvel) ou este ou aquele acontecimento (igualmente preciso e imutvel). O sinal no pertence ao domnio da ideologia; ele faz parte do mundo dos objetos tcnicos, dos instrumentos de produo no sentido amplo do termo. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.93).

Cf: palavra, signo, smbolo. Enunciao S.f. A enunciao configura-se, fundamentalmente, como uma resposta a algo, de forma mais especfica, a enunciados anteriores. Ela guarda ainda uma relao responsiva com

enunciados posteriores que so resultantes da cadeia ininterrupta discursiva e, por sua vez, constituem-se como respostas s enunciaes primeiras, seja refutando-as, ratificando-as, reiterando-as, aditando-as etc. Sempre resgatando enunciados que os precederam, ainda que o enunciador realize esta relao de forma inconsciente, a enunciao constituda sciohistrico-ideologicamente, tornando-se, assim, um elemento inalienvel da linguagem verbal. Toda enunciao, mesmo na forma imobilizada da escrita, uma resposta a alguma coisa e construda como tal. No passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrio prolonga aquelas que a precederam, trava uma polmica com elas, conta com as reaes ativas da compreenso, antecipa-as. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 98). Cf. enunciado Lngua S.f. A lngua, sob a tica de Bakhtin/Voloshinov, constitui-se como entidade concreta e viva dos signos. O que importa no o aspecto da forma lingstica que, em qualquer caso em que esta utilizada, permanece sempre idntico. No; para o locutor o que importa aquilo que permite que a forma lingstica figure num dado contexto, aquilo que a torna um signo adequado s condies de uma situao concreta dada. Para o locutor, a forma lingstica no tem importncia enquanto sinal estvel e sempre igual a si mesmo, mas somente enquanto signo sempre varivel e flexvel. Este o ponto de vista do locutor. (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p. 92 - 93). A lngua s sincrnica a partir do enfoque do falante, uma vez que est em contnua reconstruo, no h a possibilidade de concebla como detentora de significados estticos. As mudanas histricas transformam a lngua e a legitimam, pois esta s se constitui como tal no processo de interao verbal. Por isso, os falantes atribuem-na significados autnticos e ressignificam-na de acordo com suas necessidades. A lngua, desta forma, no um sistema de normas imutveis e peremptrias, como acreditava a teoria do objetivismo abstrato, e, sim, resultante de construes sciohistrico-ideolgicas. A interao verbal o fator que d sentido lngua. Ela manifesta-se a partir dos dilogos travados entre falantes reais e/ou virtuais atualizando-se atravs das enunciaes concretas. O carter social da lngua solidifica-se, portanto, a partir do conjunto desses elementos combinados na ininterrupta e vivaz cadeia discursiva e no de um sistema de normas pr-estabelecidas, imutveis e peremptrias.

Cf: Interao Verbal,

CAPTULO 6 Interao Verbal S.f. Sob a tica de Bakhtin/Voloshinov nossas palavras so respostas explcitas ou implcitas s palavras de outrem, mesmo nosso pensamento arraigado de conhecimentos e ideias formuladas e intercambiadas por outras anteriores. A interao verbal, portanto, o evento social histrico-ideologicamente situado que engendra esse processo de formao da lngua. Assim, a lngua no um mero arranjo de elementos formais abstratos, em estado de constncia, mas, sim, passvel de transmutao, uma vez que, constituda pelas interaes verbais da sociedade que a utiliza de forma viva e reitervel. A verdadeira substncia da lngua no constituda por um sistema abstrato de formas lingsticas nem pela enunciao monolgica isolada, nem pelo ato psicofisiolgico da sua produo, mas pelo fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao ou das enunciaes. A interao verbal constitui assim a realidade fundamental da lngua.

(BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1981, p.123).

Cf: auditrio social. Auditrio Social S.m. A instncia que outorga e valida a interao verbal o auditrio social. Este, por sua vez, se constitui a partir dos sujeitos presentes na interao verbal, que compartilham um mesmo cdigo, determinam e produzem as apreciaes ideolgicas de seu grupo social. O mundo interior e a reflexo de cada individuo tm um auditrio social prprio bem estabelecido, em cuja atmosfera se constroem suas dedues interiores, suas motivaes, apreciaes, etc. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.112, 113.) Cf: Interao verbal. Sin: Horizonte social.

CAPTULO 7 Acento Apreciativo S.m. O acento de valor, tambm compreendido como dimenso axiolgica, o tratamento avaliativo que constitui todo enunciado. Toda palavra usada na fala real possui no apenas tema e significao no sentido objetivo, de contedo, desses termos, mas tambm um acento de valor ou apreciativo, isto , quando um contedo objetivo expresso (dito ou escrito) pela fala viva, ele sempre acompanhado por um acento apreciativo determinado. Sem acento apreciativo, no h palavra. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.132). Toda enunciao s pode ser concebida como tal se contiver em si um acento axiolgico; toda palavra, por isso, recebe um tratamento avaliativo que acontece na relao do locutor com outrem frente a uma realidade especfica. Desta forma, cada acento valorativo incita variados temas. O acento apreciativo est mais relacionado ao plano avaliativo intimista, ou seja, intrnseco atividade mental do enunciador, do que entoao expressiva. Esta, como o prprio nome indica, expressa uma determinada apreciao que viabiliza a assimilao desse acento pelo horizonte social. verdade que a entoao no traduz adequadamente o valor apreciativo; esse serve antes de mais nada para orientar a escolha e a distribuio dos elementos mais carregados de sentido da enunciao (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.134, 135). Assim, a apreciao est intrinsecamente relacionada ao momento imediato da enunciao e ao grupo social em que foi proferida configurando-se, portanto, como um adjuntor no processo de significao. Sin: orientao apreciativa. Cf: entoao expressiva, tema, signifio, atividade mental. Contrapalavra S.f. Os sentidos residem no intervalo de duas conscincias e , nesta relao complexa, que est a compreenso. Esta, por sua vez, exige uma reao ativa do interlocutor quanto palavra de seu locutor, pois a resposta uma caracterstica engendradora do enunciado. Compreender a enunciao de outrem significa orientar-se em relao a ela, encontrar o

seu lugar adequado no contexto correspondente. A cada palavra da enunciao que estamos em processo de compreender, fazemos corresponder uma srie de palavras nossas, formando uma rplica. Quanto mais numerosas e substanciais forem, mais profunda e real a nossa compreenso. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.131, 132). Qualquer enunciao, como se sabe, s possui sentido quando em interao verbal. Portanto, a significao situa-se exatamente nessa rea limtrofe entre palavra e contrapalavra, uma vez que a palavra configura-se como elo entre os interlocutores do dilogo e esse elo s legitimado mediante a ininterrupta compreenso ativa e responsiva. Por isso, observa-se a necessidade de todo enunciado em ser compreendido, pois a compreenso uma forma de dilogo; ela est para a enunciao assim como uma rplica est para a outra no dilogo. Compreender opor a palavra do locutor uma contrapalavra.

(BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.132).

Cf: Palavra, Significao.

Entoao expressiva S.f. A entoao expressiva s acontece no enunciado concreto, num contexto sciohistrico-ideolgico e localiza-se entre o verbal e o no-verbal. O enunciador utiliza-se dela para expressar uma emoo, um juzo de valor, etc, ou seja, sua relao emotivo-valorativa com o contedo do discurso. No h enunciado puramente lingustico, que seja exclusivamente construdo a partir do material sgnico, visto que todo discurso est eivado de uma avaliao social. Assim, um mesmo vocbulo evolui historicamente, em seu significado, por meio da entonao expressiva. Mesmo as palavras grafadas, imprimem as mais variadas apreenses axiolgicas incutidas na tessitura de um enunciado. O nvel mais bvio, que ao mesmo tempo o mais superficial da apreciao social contida na palavra, transmitido atravs da entoao expressiva. Na maioria dos casos, a entoao determinada pela situao imediata e freqentemente por suas circunstncias mais efmeras. (BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 1981, p.132).

Cf: Significao, acento apreciativo.

Significao S.f. A significao um aparato tcnico para a realizao do tema. (BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 1981, p.129). Portanto, em contraposio ao tema, configura-se como elemento reitervel e sempre igual a si mesmo, sujeito a uma conveno para assumir carter de legitimidade. A significao um elemento abstrato que serve de suporte s situaes comunicativas, pois est intrinsecamente relacionada ao material lingustico, dicionarizado e que visa a uma estabilidade semntica. atravs da reiterao dos significados que a comunicao verbal entre participantes da mesma comunidade lingustica torna-se possvel, pois s pela padronizao que os significados podem ser compartilhados e, a partir da, entendidos e at ressignificados. A significao o estgio inferior da capacidade de significar. A significao no quer dizer nada em si mesma, ela apenas um potencial, uma possibilidade de significar no interior de um tema concreto. (BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 1981, p.131).

Cf: Tema, Entoao expressiva.

Tema S.m. O tema o sentido da enunciao completa, enunciao esta que traz um contexto histrico-social, concreto, nico e, por isso, efmero, cujo tema apresenta-se com essas mesmas caractersticas. O tema, portanto, nico e irreitervel, pois expressa a situao histrica especfica em que est sendo enunciado, atravs de elementos lingusticos e, principalmente, extralingusticos. Ele no est subjugado ao sentido estritamente dicionarizado e abstrato, ou seja, independe dos significados estveis e sempre idnticos a si mesmos, pois configura-se como uma instncia superior significao, reconhecvel em sua totalidade apenas pelos participantes ativos da situao comunicativa. Uma mesma palavra assume um novo tema a cada enunciao histrico-discursiva em que estiver inscrita, sem que se esgote seu leque de novos sentidos. O tema representa, assim, o que h

de instvel e inusitado na enunciao e que no pode ser apreendido somente atravs do material lingustico, sendo o principal articulador na construo completa do sentido. Por outro lado, o tema deve apoiar-se sobre uma certa estabilidade da significao; caso contrrio, ele perderia seu elo com o que precede e o que segue, ou seja, ele perderia, em suma, o seu sentido. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.129).

Cf: Significao, Entoao expressiva.

CAPTULO 8 Pargrafo S.m. O pargrafo, nesta perspectiva, no funciona como o simulacro de um pensamento completo, que encerra uma ideia na tessitura do texto, pois as propriedades deste elemento ultrapassam o nvel puramente lingustico e no podem ser dissociadas das relaes ideolgicas. Penetrando mais fundo na essncia lingstica dos pargrafos, convencer-nosemos de que, em certos aspectos essenciais, eles so anlogos s rplicas de um dilogo. Trata-se, de qualquer forma, de dilogos viciados trabalhados no corpo de uma enunciao monolgica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.141). Em sua funo como organizador do texto escrito, o pargrafo determinado de acordo com a audincia a qual ele se destina, pois, ao intencionar o dilogo com o exterior (leitor ou ouvinte), descarta qualquer tipo de enunciao monolgica. Quanto mais importncia se confere ao outro do discurso, subjugado s contrapalavras, mais claro e organizado ser o texto. Os tipos clssicos de pargrafo so: pergunta e resposta (o autor faz as perguntas e d as respostas); suplementao; antecipao de possveis objees; exposio de aparentes incoerncias ou contradies no prprio discurso, etc. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.141).

Cf: contrapalavra.

CAPTULO 9

Discurso citado S.m. O discurso citado o discurso no discurso, a enunciao na enunciao, mas , ao mesmo tempo, um discurso sobre o discurso, uma enunciao sobre a enunciao (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.144). A enunciao de outrem pode ser transmitida exatamente como foi apreendida, ou seja, palavra por palavra, e manter o sentido objetivo da apreciao do enunciador primeiro, como tambm pode ser apreendida e transmitida de forma analtica, adquirindo um tom prprio do enunciador segundo. Em toda enunciao, percetvel a presena deste enunciador a partir das posies axiolgicas impressas por ele na utilizao do discurso citado, mostrando, assim, uma voz concordante, ou discordante, com a do discurso citante. Tal confluncia de vozes resulta em efeitos de sentidos, que, longe de serem mera reproduo de um discurso anterior, demonstram no s os julgamentos de valor do enunciador primeiro, como tambm a avaliao e reelaborao deste enunciado pelo enunciador segundo. A enunciao do narrador, tendo integrado na sua composio uma outra enunciao, elabora regras sintticas, estilsticas e composicionais para assimil-la parcialmente, para associ-la sua prpria unidade sinttica, estilstica e composicional, embora conservando, pelo menos sob uma forma rudimentar, a autonomia primitiva do discurso de outrem, sem o que ele no poderia ser completamente apreendido. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.145). No

desenvolvimento de uma narrao, possvel identificar diferentes efeitos axiolgicos produzidos atravs da insero da voz de outrem no discurso citante. Tal processo incita diferentes tomadas de posies ideolgicas, por parte dos sujeitos participantes da interao verbal, que so produzidas atravs de diferentes estratgias de manipulao da palavra do outro (estilo linear e estilo pictrico), nas quais o enunciador estabelece fronteiras entre as vozes constituintes do discurso, com que, de acordo com sua inteno, o falante pode distanciar-se ou apoderar-se do discurso citado.

Cf: estilo linear, estilo pictrico.

Estilo Linear S.m. O estilo linear, primeira orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, fronteiriza nitidamente o discurso do enunciador do discurso de outrem. Ele elabora contornos em volta do discurso citado a fim de utiliz-lo como objeto de sua enunciao, mas, ao mesmo tempo, isentar-se de qualquer responsabilidade exigida sobre o discurso alheio. Dessa forma, pode-se, a partir de aspectos lingusticos constituintes do discurso, reconhecer nuances ideolgicas. Dessa forma, o estilo linear, por circunscrever integralmente o discurso citado, facilmente apreendido pelo uso de verbos dicendi (estratgia utilizada para introduzir um discurso direto) e exatamente a partir da escolha desse material lingustico que a primeira orientao de citao da palavra alheia ir imprimir seu posicionamento axiolgico. Isso demonstra que o prprio ato de seleo desse material j revela uma reelaborao do dito de outrem e os efeitos de sentido pretendidos. A tendncia principal do estilo linear criar contornos exteriores ntidos volta do discurso citado, correspondendo a uma fraqueza do fator individual interno.

(BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981, p.150).

Sin: primeira orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, Cf: discurso citado, estilo pictrico.

Estilo Pictrico S.m. A segunda orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, o estilo pictrico, consiste na articulao que um enunciador faz do discurso de outrem, atravs de meios mais delicados, de forma que ele insira suas orientaes axiolgicas no discurso do outro, recolorindo-o com suas entoaes. Nesse caso, h uma diluio dos limites existentes entre ambos os discursos em que o enunciador insere suas intenes. A lngua elabora meios mais sutis e mais versteis para permitir ao autor infiltrar suas rplicas e seus comentrios no discurso de outrem. O contexto narrativo esfora-se por desfazer a estrutura compacta e fechada do discurso citado, por absorv-lo

e apagar as suas fronteiras. Podemos chamar esse esti-lo de transmisso do discurso de outrem o estilo pictrico. Sua tendncia atenuar os contornos exteriores ntidos da palavra de outrem (BAKHTIN/VOLOCHNOV, 1981, p. 150).

Sin: segunda orientao da dinmica da interrelao da enunciao e do discurso citado, Cf: discurso citado, entoao, estilo linear.

CAPTULO 10
Discurso indireto S.m. O discurso indireto ouve de forma diferente o discurso de outrem; ele integra ativamente e concretiza na sua transmisso outros elementos e matizes que os outros esquemas deixam de lado. [...] A anlise a alma do discurso indireto. (BAKHTIN/VOLOCHNOV, 1981, p. 159). Tais assertivas esclarecem a improbabilidade de o discurso indireto ser analisado mecanicamente, sem que recaia apenas no mbito formal da gramtica como simples material lingustico. Esta postura de anlise demonstra que inevitavelmente o discurso indireto ser ressignificado em diferentes enunciaes e ter como consequncia a reelaborao de sua ideologia. A transposio ipsis literis do discurso de outrem no conserva em sua totalidade a entonao expressiva primeira e os maneirismos do linguajar da enunciao de origem. Desta forma, o discurso indireto resgata semanticamente esta situao enunciativa para o coenunciador, reelaborando, assim, as particularidades do momento de enunciao. A tendncia analtica do discurso indireto manifesta-se principalmente pelo fato de que os elementos emocionais e afetivos do discurso no so literalmente transpostos ao discurso indireto, na medida em que no so expressos no contedo, mas nas formas da enunciao (BAKHTIN/VOLOCHNOV, 1981, p. 159).

Cf: discurso citado, discurso indireto livre, discurso indireto analisador do contedo, discurso indireto analisador da expresso, discurso indireto impressionista.

Discurso indireto analisador do contedo S.m. O discurso indireto analisador do contedo a primeira variante do discurso indireto. Esta intenciona preservar a autonomia da enunciao primeira; mantendo no discurso citado aspectos pertencentes ao eixo estritamente conteudstico, ignorando, assim, tudo o que no tenha relao com a significao temtica. Para a primeira variante, a personalidade do falante s existe enquanto ocupa uma posio semntica determinada (cognitiva, tica, moral, de forma de vida) e, fora dessa posio, transmitida de maneira estritamente objetiva, ela no existe para o transmissor. No h aqui condies para que a individualidade do falante se cristalize numa imagem. (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.164). Desta forma, interessa ao discurso citante no a pessoa que fala, mas o contedo da sua fala. Utilizando-se de aspectos do estilo linear, o discurso analisador do contedo procura manter uma distncia ntida entre o discurso primeiro e o discurso relatado, dando vazo a rplicas e comentrios contextualmente inseridos. A variante analisadora do contedo s pode desenvolver-se de maneira razoavelmente ampla e substancial num contexto enunciador suficientemente racional e dogmtico, no qual, de qualquer forma, se manifesta um forte interesse pelo contedo semntico, e onde o autor afirma atravs de suas prprias palavras, com sua prpria personalidade, uma posio de forte contedo semntico (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.161).

Cf: discurso citado, discurso indireto, discurso indireto analisador da expresso, discurso indireto impressionista, estilo linear.

Discurso indireto analisador da expresso S.m.

O discurso indireto analisador da expresso integra e enfatiza os maneirismos, o estilo, a entonao expressiva, etc. do discurso de outrem, inserindo no discurso citante um carter mais subjetivo e apresentando a fala do outro com estruturas que remetem ao estilo pictrico. Nessa modalidade de transmisso do discurso alheio, o ndice de demarcao

mais utilizado so as aspas, que, aqui, so responsveis pela acomodao e colorao do discurso citado. As palavras e expresses de outrem integrados no discurso indireto e percebidos na sua especificidade (particularmente quando so postos entre aspas), sofrem um estranhamento, para usar a linguagem dos formalistas, um estranhamento que se d justamente na direo que convm s necessidades do autor: elas adquirem relevo, sua colorao se destaca mais claramente, mas ao mesmo tempo elas se acomodam aos matizes da atitude do autor sua ironia, humor, etc (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.163). Ele tambm acentua os vieses ideolgicos e os julgamentos de valores do autor primeiro, criando uma espcie de imagem mental do mesmo e selecionando neste discurso o que mais lhe convm. Cf: discurso citado, discurso indireto, discurso indireto analisador do contedo, discurso indireto impressionista, estilo pictrico.

Discurso indireto impressionista S.m. O discurso indireto impressionista transita entre o discurso indireto analisador do contedo e o discurso indireto analisador da expresso. O que o diferencia das outras modalidades de transmisso do discurso de outrem que este reproduz objetivamente e com bastante liberdade trechos do discurso interior de uma personagem, com acentos valorativos prprios da ideologia do enunciador segundo. Ela essencialmente utilizada para a transmisso do discurso interior, dos pensamentos e sentimentos da personagem. Ela trata o discurso de outrem com bastante liberdade, abrevia-o, indicando freqentemente apenas os seus temas e suas dominantes: por isso, pode ser chamado impressionista. A entoao do autor flutua livre e facilmente sobre a sua estrutura fluda (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.164, 165).

Cf: acento apreciativo, discurso citado, discurso indireto, discurso indireto analisador do contedo, discurso indireto analisador da expresso, discurso interior.

Discurso direto preparado S.m.

O discurso direto preparado utilizado quando o narrador colore com suas prprias entonaes o discurso citado futuro, antecipando os temas a serem abordados. Assim, ele analisa o discurso citado de forma que o coenunciador apreenda valores acerca do que ser dito, antes mesmo de ter contato com o dito em si. O discurso citado destaca-se sobre um fundo perceptivo que pertence metade ao autor e metade ao heri. Entretanto, fica perfeitamente claro para ns que uma infiltrao profunda das entoaes do autor no discurso direto quase sempre acompanhada por um enfraquecimento da objetividade do contexto narrativo (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.166).

Cf: discurso citado, discurso citado antecipado e disseminado, discurso direto esvaziado, discurso direto retrico, discurso direto substitudo, entonao, tema.

Discurso direto esvaziado S.m. O contexto narrativo aqui construdo de tal forma que a caracterizao objetiva do heri, feita pelo autor, lana espessas sombras sobre o seu discurso direto. As apreciaes e o valor emocional de que sua representao objetiva est carregada, transmitem-se s palavras do heri. (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.166). Como o prprio nome indica, o discurso citante procura esvaziar, significativamente, o discurso citado, anulando seus efeitos de sentido, atravs da apreciao valorativa do narrador sobre a personagem. Este tipo de discurso direto apresenta dificuldades em desmontar as concepes que o coenunciador pr-concebeu a respeito do enunciador primeiro.

Cf: discurso citado, discurso citado antecipado e disseminado, discurso direto retrico, discurso direto substitudo, discurso direto preparado.

Discurso citado antecipado e disseminado S.m.

O discurso citado antecipado e disseminado ocorre, quando, no desenrolar da narrao, tornam-se perceptveis as marcas entonativas de uma das personagens da trama concomitantemente matizadas pelos tons do autor/narrador, criando um efeito de dupla significao em uma mesma voz. Assim, nessa construo do dito em via dupla, o narrador e o personagem colocam suas valoraes nesse mesmo discurso, que, embora, digam a mesma sentena, percebem-se, no mnimo, duas concepes e valores que se interpenetram. Toda a narrativa poderia ser posta entre aspas como se fosse de um narrador, embora isso no seja marcado temtica ou composicionalmente. Mas, no interior da narrativa, praticamente cada epteto, cada definio ou julgamento de valor poderiam tambm estar entre aspas, como se tivessem sado da conscincia de uma ou outra das personagens. (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.167).

Sin: discurso citado oculto.

Cf: discurso citado, discurso direto retrico, discurso direto substitudo, discurso direto preparado, entonao.

Discurso direto retrico S.m. O discurso direto retrico corresponde a uma indagao ou exclamao que pode partir tanto do autor/narrador quanto do personagem, sendo que, neste tipo de discurso, eles colaboram entre si, para refletir sobre as vicissitudes que interfiram, de alguma forma, no destino das personagens. Este tipo de discurso pode aparecer, por exemplo, em uma pergunta de cunho existencial feita pela personagem que se indaga sobre a sua existncia, sobre o rumo de suas aes futuras, etc. Eles situam-se, de alguma forma, na prpria fronteira do discurso narrativo e do discurso citado (usualmente discurso interior) e entram muitas vezes diretamente em um ou outro discurso. Assim, podem ser interpretados como uma pergunta ou exclamao da parte do autor, mas tambm, ao mesmo tempo, como pergunta ou exclamao da parte da personagem, dirigida a si mesma

(BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.170).

Cf: discurso citado, discurso citado antecipado e disseminado, discurso direto substitudo, discurso direto preparado.

Discurso direto substitudo S.m. No discurso direto substitudo o narrador se apodera do discurso do heri, narrando os fatos de acordo com as concepes deste, a ponto de se tornarem quase imperceptveis as diferenas nas apreenses apreciativas do dito. Aqui, o narrador se solidariza com o personagem, de modo que os liames entre a sua viso e a viso do personagem se imbriquem de forma una, embora o lugar de onde falam e suas orientaes sejam distintas. Quando h solidariedade total entre autor e heri nos limites de um contexto retoricamente construdo, no que concerne s apreciaes e entoaes, a retrica do autor e a do heri podem eventualmente sobrepor-se uma outra; suas vozes, ento, fundem-se e criam-se longos perodos que pertencem simultaneamente a narrativa do autor e ao discurso interior (por vezes mesmo exterior) do heri. Resulta disso um fenmeno que no se pode praticamente mais distinguir do discurso indireto livre. Nele, s falta a interferncia. (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.172).

Cf: discurso citado, discurso citado antecipado e disseminado, discurso direto retrico, discurso direto preparado.

CAPTULO 11

Discurso indireto livre S.m. O discurso indireto livre a instncia mais complexa das categorias do discurso citado, pois, mais do que uma mera amlgama entre os discursos direto e indireto, ele a apreenso ativa do discurso de outrem, reportando-o e matizando-o com suas entonaes. Este discurso identificado muito mais por seus acentos apreciativos do que pelas suas

estruturas formais de ordem lxico-semntica. Neste caso, no h alternncia de vozes diferentes e, sim, simultaneidade dessas mesmas vozes, que, aqui, exprimem tons, julgamentos axiolgicos e posicionamentos ideolgicos divergentes por meio de um s e mesmo enunciado. No discurso indireto livre, identificamos a palavra citada no tanto graas ao sentido, considerado isoladamente, mas, antes de mais nada, graas s entoaes e acentuaes prprias do heri, graas orientao apreciativa do discurso. Ns percebemos que os acentos e as entoaes do autor esto seno interrompidos por esses julgamentos de valor de outra pessoa. E isso, como sabemos, que distingue o discurso indireto livre do discurso substitudo, no qual nenhum acento novo aparece em relao ao contexto narrativo. (BAKHTIN/VOLOCHINOV,1981, p.191). Cf: discurso citado, discurso direto substitudo, discurso indireto, entonao.

Referncias ALTHIER-REVUZ. (1982) Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagemdo outro no discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. AMORIM, M. O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas Cincias Humanas. So Paulo: Musa, 2001. BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Hucitec, 1992. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo, Martins Fontes, 1992. _________. Problemas da potica de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1981. _________. Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento. O Contexto de Franois Rabelais. Hucitec, So Paulo, 1987. ______. Questes de Literatura e de esttica. A Teoria do Romance. Hucitec, So Paulo, 1993. _________. O freudismo. So Paulo: Perspectiva, 2001. BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN, Jos Luiz (orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. So Paulo, EDUSP, 1994. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005. _________(org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005. BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepes tericas s concepes dos trabalhadores. So Paulo: Mercado deLetras, 2008. CLARK, K. & HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Perspectiva: So Paulo, 1998. FARACO, Carlos Alberto et ali. Uma Introduo a Bakhtin. Curitiba: Hatier, 1988. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Dilogo: as idias lingsticas do Crculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edies, 2003. SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gnero: As bases do pensamento do Crculo de Bakhtin.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. TEZZA, Cristvo. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. ZANDWAIS, Ana (org.). Mikhail Bakhtin: contribuies para a Filosofia da Linguagem e estudos discursivos. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2005.

Anda mungkin juga menyukai