Anda di halaman 1dari 2

PRINCPIO DE OPERAO

O fludo a ser resfriado circula internamente aos tubos do trocador de calor da unidade. Este fludo no se evapora e nem sofre contaminao do ar ambiente. O calor do fludo do processo passa atravs das paredes da serpentina para gua de recirculao, que levada para baixo em cascatas sobre as paredes da mesma. O ar forado para cima atravs da serpentina, evaporando uma pequena porcentagem de gua de recirculao, absorvendo o calor latente de vaporizao, lanando o calor na atmosfera. A gua de recirculao remanescente cai no tanque, enquanto que a gua arrastada pela corrente de ar separada nos eliminadores de gotas, retornando tambm ao tanque para ser recirculada pela bomba.

DETALHE CONSTRUTIVO
Mdulo de Troca Trmica
1. A serpentina constituda de uma tubulao de ao testada pneumaticamente sob gua a uma presso de 28kg/cm2. projetada para uma baixa perda de carga, com tubos em espiral, a fim de possibilitar o rpido escoamento do fludo resfriado. A serpentina instalada em uma estrutura de ao e todo o conjunto galvanizado quente, aps a fabricao. O projeto do equipamento prev que a serpentina seja auto-suportante, o que evita problemas de estrutura no decorrer da vida til do equipamento. 2. O sistema de distribuio de gua consiste de distribuidores e ramais de pulverizao em tubos de PVC, com bicos plsticos de grande dimetro do tipo antientupimento, permitindo um completo molhamento da serpentina sob quaisquer condies de operao. Os bicos, ramais de pulverizao e distribuies so conectados por anis de borracha que permitem uma fcil remoo para limpeza. 3. Os eliminadores separam de forma eficaz as gotas de gua do fluxo de ar atravs de trs deflexes direcionais. O formato das lminas na sada do ar aumenta a velocidade de descarga, direcionando-a para longe da tomada de ar dos ventiladores. Os conjuntos de eliminadores so montados em sees que facilmente podem ser retirados, permitindo acesso ao sistema de distribuio de gua.

VISTA EM CORTE DO TUBO

Mdulo Tanque/Ventilador
1. Portas circulares de acesso prova de vazamento acham-se localizadas nos painis laterais e traseiro, possibilitando inspeo e ajuste da vlvula bia, remoo e limpeza dos filtros e do reservatrio. 2. A bomba dgua de recirculao, tipo centrfuga, acoplada ao equipamento, com selo mecnico dotada de todas as ligaes necessrias ao filtro de suco e ao sistema de distribuio de gua. O motor da bomba a prova de pingos. 3. Uma linha de sangria com vlvula est instalada entre a descarga da bomba e o ladro. 4. Vlvula de gua de reposio controlada por uma bia de plstico de grande dimetro. A altura da bia facilmente ajustada por meio de uma unio. 5. O filtro leve, porm resistente, de formato cilndrico e facilmente removvel para limpeza. 6. O motor standard dos ventiladores IP55 TFVE e podendo outros tipos serem fornecidos a pedido. Os motores so protegidos pela sua prpria localizao dentro da unidade. 7. Os mancais montados ao lado do acionamento so fornecidos com rolamentos esfricos para servio pesado auto-alinhveis e relubrificveis, para servio contnuo. Os demais mancais so fornecidos com rolamentos esfricos, auto-alinhveis e lubrificveis. 8. A proteo para as partes mveis feita atravs de telas metlicas situadas na face frontal das unidades, e painis cegos nas faces laterais. As telas e painis so facilmente removveis para acesso aos ventiladores, mancais, motores e acionamentos. 9. O acionamento dos ventiladores feito atravs de polias e correias. Todo acionamento projetado para um mnimo de 150% da potncia nominal do motor e ajustado por meio de um dispositivo acessvel ao lado externo do conjunto do ventilador. 10. Os ventiladores centrfugos de ps curvadas para a frente, balanceados esttica e dinamicamente, so montados em conjuntos especiais da Semco e projetados para permitir uma tomada de ar sem turbilhonamento. As coifas de descarga do ventilador montadas dentro do reservatrio minimizam a perda de presso esttica para maior eficincia do ventilador com menos potncia. As aletas estabilizadoras evitam a prrotao do ar na entrada dos ventiladores.
Mdulo de Troca Trmica

Mdulo Tanque/Ventilador

Representante:

SEMCO Equipamentos Industriais Ltda. Rua Dom Aguirre, 438 04671-390 So Paulo - SP Tel.: (55 11) 3576-2000 - Fax: (55 11) 5521-4140

semcobac@semco.com.br www.semcobac.com.br

atlantis

ago/04

Anda mungkin juga menyukai