Anda di halaman 1dari 4

Superior Tribunal de Justia

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 23.569 - PR (2011/0157764-7) RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO CASTRO MEIRA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL INDSTRIA METALRGICA ROMANELLI LTDA HERCLITO ALVES RIBEIRO JNIOR E OUTRO(S) EMENTA

PROCESSO CIVIL. TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. PRESCRIO INTERCORRENTE. VIOLAO DO ART. 535, DO CPC. ALEGAO GENRICA. SMULA 284/STF. ARQUIVAMENTO FORMAL. INTIMAO. DESNECESSIDADE. CONTAGEM DO PRAZO. APS 1 ANO DA SUSPENSO DO FEITO EXECUTIVO. SMULA 314/STJ. 1. Alegaes genricas de violao do artigo 535 do CPC no so suficientes para viabilizar o conhecimento do recurso especial. mister que sejam apontadas as omisses, contradies ou obscuridades, consideradas como existentes no acrdo recorrido. Inteligncia da Smula 284/STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deficincia na sua fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia" . 2. despicienda a intimao da Fazenda Pblica acerca da suspenso por ela mesma requerida, bem como do arquivamento, pois este ltimo decorre automaticamente do transcurso do prazo de um ano, conforme dispe a Smula 314/STJ, in verbis: "Em execuo fiscal, no localizados bens penhorveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrio quinquenal intercorrente". 3. Agravo em recurso especial no provido. DECISO Cuida-se de agravo em recurso especial interposto contra deciso que negou seguimento ao apelo nobre manejado contra acrdo do Tribunal Regional Federal da 4 Regio assim ementado:
EXECUO FISCAL. PRESCRIO INTERCORRENTE. LEI N 11.051/04. LAPSO TEMPORAL. 1. O pargrafo 4 do art. 40 da Lei n 6.830/80, acrescentado pela Lei n 11.051, de 30.12.2004, permite a decretao da prescrio intercorrente por iniciativa judicial, com a nica condio de ser previamente ouvida a Fazenda Pblica, afastando a jurisprudncia anterior dos tribunais de que a prescrio intercorrente em matria tributria no podeis ser declarada de ofcio. 2. Caso em que a formalidade de prvia oitiva da Fazenda Pblica restou observada, viabilizando o decreto de prescrio. 3. Tendo ocorrido o transcurso do lapso temporal previsto na lei, cabvel a decretao da prescrio intercorrente (e-STJ fl. 119).

Os embargos de declarao opostos na sequncia foram rejeitados em aresto encartado s e-STJ fls. 137-141. A agravante, nas razes do recurso interposto com base na alnea "a" do inciso III do art. 105 da Constituio, alega violao do disposto no art. 535 do Cdigo de Processo Civil e no art.
Documento: 18295949 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/10/2011 Pgina 1 de 4

Superior Tribunal de Justia


40, 4, da LEF. Argumenta que a prescrio no poderia ser decretada, pois a exequente no foi intimada quanto ao arquivamento do feito. o relatrio. Decido. No tocante suposta ofensa ao art. 535, I, e II, do CPC, a agravante no apontou de modo preciso as omisses que poderiam influenciar no julgamento do acrdo recorrido. Limitou-se a afirmar que o Tribunal a quo no poderia ter se recusado a apreciar as questes suscitadas nos aclaratrios, os quais seriam o meio idneo para obter o prequestionamento explcito da matria, requisito indispensvel interposio dos recursos extraordinrios, sem contudo, indicar especificamente sobre quais pontos o julgador deveria manifestar-se. Assim, inadmissvel o apelo especial pela alegada violao do artigo 535 do CPC, nos casos em que a arguio genrica, por incidir a Smula 284/STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deficincia na fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia" . Nesse sentido, confiram-se:
PROCESSUAL. TRIBUTRIO. VIOLAO DO ARTIGO 535 DO CPC. ALEGAES GENRICAS. SMULA 284/STF. NULIDADE DAS CDAs. SMULA 07/STJ. DECOTE DE EXCESSO DE EXECUO. POSSIBILIDADE. SELIC. LEGALIDADE. CARTER CONFISCATRIO DE MULTA. MATRIA CONSTITUCIONAL. COMPETNCIA DA SUPREMA CORTE. VERIFICAO DE SUCUMBNCIA, SE MNIMA OU RECPROCA, NA VIA ESPECIAL. INVIABILIDADE. SMULA 07/STJ. 1. Alegaes genricas de afronta ao artigo 535 do CPC, sem apontar efetivamente as omisses e motivos pelos quais o Tribunal de origem deveria manifestar-se sobre elas, no bastam abertura da via especial pela alnea "a" do permissivo da Constituio da Repblica, nos termos da Smula 284/STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deficincia na sua fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia". 2. A investigao acerca do preenchimento dos requisitos formais da CDA que aparelha a execuo fiscal demanda, necessariamente, a reviso do substrato ftico-probatrio contido nos autos, providncia que no se coaduna com a via eleita, conforme vedao expressa da Smula 7/STJ. 3. Constatada a cobrana de valores indevidos, possvel a mera alterao da CDA, j que bastam clculos aritmticos para tanto, com a diminuio respectiva, no induzindo sua nulidade. Precedentes. 4. A apurao do carter confiscatrio da multa tributria depende da interpretao da norma prevista no artigo 150, V, da Constituio Federal, o que refoge ao mbito do recurso especial. 5. devida a Taxa Selic nos clculos dos dbitos dos contribuintes para com a Fazenda Pblica Federal. 6. Mostra-se invivel, no mbito de recurso especial, aferir o quantitativo em que autor e ru saram vencidos na demanda, bem como da existncia de sucumbncia mnima ou recproca, pois demanda anlise de matria ftica, procedimento obstado, nos termos da Smula 07/STJ: "A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial". 7. A recorrente no observou, no tocante interposio do apelo pela alnea "c" do permissivo constitucional, as formalidades indispensveis ao conhecimento do especial, porquanto no procedeu ao indispensvel cotejo analtico no intuito de demonstrar que os arestos confrontados partiram de situaes ftico-jurdicas idnticas e adotaram concluses discrepantes. 8. Agravo regimental no provido (AgRg no Ag 1354461/PR, Rel. Ministro Castro Meira, Segunda Turma, DJe 14.02.2010);
Documento: 18295949 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/10/2011 Pgina 2 de 4

Superior Tribunal de Justia


PROCESSUAL CIVIL AGRAVO REGIMENTAL - AGRAVO DE INSTRUMENTO - RESCISRIA - PERCIA - SUBIDA DE RECURSO ESPECIAL AGRAVO REGIMENTAL PROVIDO. 1. Ausncia de peas. Quanto viabilidade de conhecimento do agravo, mesmo com peas faltantes, tenho de ser acolhida essa tese. Na espcie, no se identifica a ausncia total da pea, mas, to-somente, de algumas partes. Ante a possibilidade de entendimento da controvrsia, concordo que de ser afastado esse obstculo. 2. Deficincia de fundamentao do art.535, CPC. de ser reconhecido a deficincia de fundamentao, ao estilo do que dispe a Smula 284/STF. A matria no admite conhecimento. O carter genrico das alegaes refora essa compreenso. 3. Smula 7/STJ e prequestionamento dos arts.130 e 330, CPC. Quanto ao este bice, entendo ser supervel, especialmente pela deciso aqui j proferida, na ocasio em que se admitiu a eficcia suspensiva cautelar. de todo razovel que suba o especial e, em seu ambiente especfico, sejam apreciadas essas questes de ordem procedimental. A relevncia do interesse pblico e a total ineficcia de sua proteo ante o xito de questes de tcnica processual sobre as questes de fundo autorizam o provimento do agravo. Agravo regimental provido, para determinar a subida do recurso especial (AgRg no Ag 934.704/SP, Rel. Ministra Eliana Calmon, Rel. p/ Acrdo Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 20.08.2009).

Tambm quanto ao mrito, no assiste razo recorrente. O legislador, ao estabelecer o prazo mximo de suspenso de 1 ano, aps o qual o magistrado ordenar o arquivamento dos autos com subsequente transcurso do prazo prescricional, objetivou combater a perenidade das aes executivas da Fazenda Pblica, de modo a resguardar a segurana jurdica do executado. Desse modo, despicienda a intimao da Fazenda Pblica acerca da suspenso por ela mesma requerida, bem como do arquivamento, pois este ltimo decorre automaticamente do transcurso do prazo de um ano, conforme dispe a Smula 314/STJ, in verbis: "Em execuo fiscal, no localizados bens penhorveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrio quinquenal intercorrente". Dessarte, perfeitamente possvel o reconhecimento da prescrio intercorrente sem o efetivo arquivamento dos autos, tendo em vista a inrcia do exequente em dar impulso aos atos executivos. A propsito, trago os seguintes julgados:
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. PRESCRIO INTERCORRENTE. OCORRNCIA. REEXAME DE PROVA. SMULA N 7/STJ. 1. "Em execuo fiscal, no localizados bens penhorveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrio qinqenal intercorrente." (Smula do STJ, Enunciado n 314). 2. O que d ensejo ocorrncia da prescrio intercorrente o transcurso do prazo de cinco anos aps o perodo da suspenso, independentemente do arquivamento formal dos autos. 3. Concluindo o acrdo que o processo ficou paralisado por mais de cinco anos e que a inrcia deve ser imputada Fazenda Nacional, a alegao em sentido contrrio, a motivar insurgncia recursal, implica o reexame do universo fctico-probatrio dos autos, vedado pelo enunciado n 7 da Smula do Superior Tribunal de Justia. 4. "A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial." (Smula do STJ, Enunciado n 7). 5. Agravo regimental improvido (AgRg no REsp 1117819/ES, Relator Ministro Hamilton Carvalhido, Primeira Turma, DJe 25/10/2010);
Documento: 18295949 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/10/2011 Pgina 3 de 4

Superior Tribunal de Justia


TRIBUTRIO EXECUO FISCAL PRESCRIO INTERCORRENTE POSSIBILIDADE DE DECRETAO DE OFCIO PELO JUIZ, APS MANIFESTAO DA FAZENDA PBLICA PRESCINDIBILIDADE DO DESPACHO DE ARQUIVAMENTO ARQUIVAMENTO AUTOMTICO DECORRENTE DO TRANSCURSO DO PRAZO DE UM ANO DE SUSPENSO SMULA 83/STJ. 1. Com o advento da Lei n. 11.051, de 29.12.2004, que acrescentou o 4 ao art. 40 da Lei n. 6.830/80, tornou-se possvel a decretao ex officio da prescrio intercorrente pelo juiz, aps ouvido o representante da Fazenda Pblica. 2. Consigne-se que a discusso aventada concentra-se na observncia de requisito formal, qual seja a inexistncia de despacho de arquivamento - a partir do qual comearia a fluir a contagem do prazo prescricional. O arquivamento automtico e decorre do transcurso do prazo de um ano de suspenso, razo pela qual desnecessrio o despacho de arquivamento. Precedentes. 3. A instncia a quo decidiu de acordo com jurisprudncia desta Corte, de modo que se aplica, espcie, o enunciado da Smula 83/STJ. Agravo regimental improvido (AgRg no Ag 1.287.025/CE, Relator Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 7/6/2010).

Ante o exposto, nego provimento ao agravo em recurso especial. Publique-se. Intime-se. Braslia, 20 de outubro de 2011.

Ministro Castro Meira Relator

Documento: 18295949 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/10/2011

Pgina 4 de 4

Anda mungkin juga menyukai