Anda di halaman 1dari 15

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

1. OBJETIVoS
Conhecer o mito da neutralidade da cincia. Discutir as implicaes ticas e polticas da cincia.

2. CoNTEDoS
Neutralidade Cientfica. Cincia e Ideologia. tica e Cincia.

3. oRIENTAES PARA o ESTUDo DA UNIDADE


Antes de iniciar o estudo desta unidade, importante que voc leia as orientaes a seguir: 1) Sugerimos que voc conhea um pouco mais sobre a biografia dos pensadores indicados a seguir:

EAD

80

Filosofia da Cincia

Marilena Chau

Filsofa e professora da Faculdade de Letras e Cincias Humanas da USP (FFLCH). Escreveu inmeros livros, dos quais utilizou um em especfico para produzir este artigo: Convite Filosofia, de 1994. Nele, Marilena apoia-se numa filosofia humanitria para esclarecer alguns dilemas mundiais e suas especificidades brasileiras (Imagem e texto disponveis em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/ artigos/art_24/demochaui.html>. Acesso em: 5 mar. 2012).

Alan Chalmers

Nasceu em Bristol, Inglaterra, em 1939 e formou-se em Fsica, antes de dedicar-se aos estudos da Filosofia e da Histria. Publicou inmeros artigos sobre problemas cientficos e a obra que lhe grangeou reputao internacional: What is this thing called science? Australiano naturalizado, hoje professor de Histria e Filosofia da Cincia na Universidade de Sydney (Imagem disponvel em: <http:// www.eguk.org.uk/TPCG03/images/alanbw.gif>. Acesso em: 5 mar. 2012. Texto disponvel em: <http://www. hucitec.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_ br&codigo_produto=1418>. Acesso em: 30 maio 2011).

Frantz Fanon (1925-1961)

Nasceu na ilha de Martinica, territrio francs situado na Amrica Central. Psiquiatra de origem martinicana atuou como mdico e revolucionrio na Arglia no processo de descolonizao (Imagem disponvel em: <http://www. eutopia.nl/column.php?curr_id=165>. Acesso em: 5 mar. 2012. Texto disponvel em: <http://ffabios.sites.uol.com. br>. Acesso em: 5 mar. 2012).

4. INTRODUO UNIDADE
Nesta ltima unidade, discutiremos a concepo que j se tornou lugar comum de que a cincia um conhecimento neutro, ou seja, imune aos interesses sociais, polticos e econmicos.

Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

81

5. CINCIA NO UM CONHECIMENTO NEUTRO


Para comearmos a reflexo sobre este tpico, observemos um trecho do texto da professora Marilena Chaui:
Como a cincia se caracteriza pela separao e pela distino entre o sujeito do conhecimento e o objeto e por retirar dos objetos do conhecimento os elementos subjetivos, como os procedimentos cientficos de observao, experimentao e interpretao procuram alcanar o objeto real ou o objeto construdo como modelo aproximado do real; e enfim, como os resultados obtidos por uma cincia no dependem da boa ou m vontade do cientista nem de suas paixes, estamos convencidos de que a cincia neutra ou imparcial. Diz razo o que as coisas so em si mesmas. Desinteressadamente. No entanto, essa imagem da neutralidade cientfica ilusria. Quando o cientista escolhe uma certa definio de seu objeto, decide usar um determinado mtodo espera de se obter certos resultados, sua atividade no neutra nem imparcial, mas feita por escolhas precisas (2004, p. 235).

Chaui argumenta que o to propalado mtodo cientfico, muitas vezes, orientado por critrios que no tm nenhuma relao com a to decantada objetividade cientfica. Para comear a ilustrar esse ponto, podemos dizer que de conhecimento comum que grande parte dos avanos cientficos que o ocidente conquistou se deve ao desenvolvimento da tecnologia militar. Alan Chalmers, que provavelmente no concordaria com a abordagem aqui desenvolvida, tambm reconhece esse fato:
inquestionvel que uma grande fora por trs da direo do desenvolvimento da cincia ocidental proveniente dos interesses militares e econmicos das agncias governamentais e dos interesses aliados das corporaes multinacionais. Muitos de ns desejariam que as coisas fossem diferentes e que a cincia tivesse desenvolvido em direes mais de acordo com os interesses e as necessidades das pessoas comuns (CHALMERS, 1994, p. 161-162).

Podemos apresentar mais exemplos de que o conhecimento cientfico se pautou (e pauta-se), em grande medida, por interesses sociais e ideolgicos precisos. Tomemos como exemplo a questo do racismo.

82

Filosofia da Cincia

Ser apenas coincidncia que, no momento em que a Europa comea a consolidar sua expanso mundial e que a explicao religiosa das diferenas humanas comea a ser questionada, os cientistas desenvolvam o conceito de raa? Tal conceito permitiu por aproximadamente dois sculos classificar os seres humanos em superiores e inferiores e, novamente, por mera coincidncia, a cincia determinou que os brancos europeus eram a raa superior. Podemos notar, ento, que a cincia que se vangloria de sua objetividade sustentou por quase dois sculos, por meio de investigaes "imparciais", que trs quartos da humanidade no to humana quanto parece. A pretenso "cientfica" foi tamanha que se criou uma "rea de conhecimento" denominada frenologia, que estudava as diferenas craniais entre os grupos humanos a fim de estabelecer a devida hierarquia entre as raas. A iluso de que a cincia um conhecimento objetivo e neutro faz com que os resultados obtidos por esse domnio do conhecimento adquiram respeitabilidade social, e, desse modo, escapam ao questionamento. nessa altura que a cincia adquire um carter ideolgico. Uma passagem do texto Os Condenados da Terra, do intelectual martinicano Frantz Fanon, ajuda-nos a entender essa transformao:
[...] o argelino, afirmavam, um criminoso nato. Formularam uma teoria, apresentaram provas cientficas. Essa teoria foi objeto, durante mais de 20 anos, de ensino universitrio. Os estudantes argelinos de medicina receberam esses ensinamentos, e pouco a pouco imperceptivelmente, depois de se acomodarem ao colonialismo, as elites conformaram-se com as taras naturais do povo argelino. Indolentes natos, mentirosos natos, ladres natos, criminosos natos. [...] Ainda me lembro de um colega que expunha solenemente essas teorias e acrescentava: - " duro engolir isso, mas est cientificamente estabelecido". O norte africano um criminoso, seu instinto predatrio conhecido, sua agressividade macia facilmente perceptvel. O norte africano gosta de extremos; por isso no se pode confiar integralmente
Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

83

nele. Hoje o maior amigo, amanh o maior inimigo. Impermevel s nuanas, o cartesianismo lhe fundamentalmente estranho, o senso do equilbrio, da ponderao, da medida contraria suas disposies mais ntimas. O norte africano um violento, hereditariamente violento. H nele uma impossibilidade de se disciplinar, de canalizar seus impulsos. Sim, o argelino um impulsivo congnito (FANON, 1961, p. 255-257).

A respeitabilidade do conhecimento cientfico tamanha nas sociedades ocidentais que mesmo as aberraes descritas acima quando revestidas com o manto da cincia parecem plausveis a ponto inclusive de convencer as vtimas desse conhecimento que elas so inferiores, violentas, criminosas etc. Aqueles que sustentam essa imagem ideolgica do conhecimento cientfico no raro sustentam que defender a cincia o mesmo que defender a racionalidade ocidental. Sabemos, infelizmente, as consequncias dessa ideologia para os no ocidentais. Na unidade anterior, estudamos a posio relativista de Feyerabend. Apesar de ser um crtico da superioridade da racionalidade ocidental e dos mitos envolvendo o conhecimento cientfico, sua posio a respeito do nazismo bem controvertida:
Quer dizer que o senhor se opem condenao das atrocidades nazistas? Sim, se como tem sucedido, a condenao pronunciada num espao vazio com base em fatos superficiais e agigantados, e se exigido por gente que no tem nenhum contato emotivo com os eventos e com a vtimas. Uma "condenao moral" desse gnero uma maldio despida de sentido, a exigncia de repeti-la uma imposio e qualquer ao empreendida em tal base um crime. Parece que muitos dos assim chamados educadores da Alemanha hodierna no se aperceberam disso. Condenar Auschwitz uma maldio vazia? Se a palavra no tiver alguma conexo com as experincias, os temores e os aspectos pessoais sim. O passado no pode ser subjugado e no deveria ser julgado seno por aqueles que esto dispostos a entrar dentro dele (FEYERABEND, 1991, p. 98).

Obviamente no h aqui a inteno de qualificar Feyerabend como nazista, ou defensor das atrocidades do regime. Entretan-

84

Filosofia da Cincia

to, sintomtico que quase 50 anos depois do trmino da Segunda Guerra o texto de Feyerabend de 1991 ele ainda esteja discutindo as responsabilidades do povo alemo no tocante ao Holocausto. Para nos encaminharmos para o final da unidade, vejamos, a seguir, outro exemplo que ajuda a solapar a ideologia da neutralidade cientfica. O caso Tuskegee Quando a cincia se torna eticamente inadequada
O caso Tuskegee tem sido objeto de divulgao e reflexo nestes ltimos anos. Analisar um projeto de pesquisa feito no passado (1932) merece alguns cuidados. O primeiro e mais o importante deles o de manter a adequao dentro dos parmetros ento utilizados e no cair na tentao de utilizar reflexes posteriores como base para o julgamento. fundamental utilizar os critrios contemporneos para criticar e prevenir outras situaes semelhantes. Desde o final do sculo 19 inmeras tentativas de regulamentao das atividades cientficas vm sendo feitas. Em 02 de maro de 1900, o Senador norte-americano Jacob H. Gallinger, do partido Republicano, props ao Senado dos Estados Unidos uma lei regulamentando os experimentos cientficos em seres humanos. Esta proposta no foi aceita. Mas o primeiro documento que estabelece regras claras para a realizao de pesquisas em seres humanos. A pesquisa, segundo esta proposta, somente poderia ser realizada por profissionais habilitados, os bebes, crianas, adolescentes, gestantes, nutrizes, velhos e doentes mentais no seriam elegveis para pesquisas, os sujeitos de pesquisa deveriam ter mais de vinte anos de idade e estarem em plena capacidade para tomarem decises. Uma semana antes da execuo do experimento, o pesquisador deveria encaminhar a uma comisso do Distrito de Columbia, para licenciamento, os objetivos e os mtodos do projeto, acompanhados de uma permisso, por escrito, dos participantes, assinadas na presena de duas testemunhas e autenticada em um notariado. A comisso avaliaria os riscos envolvidos, a idade, a capacidade e o conhecimento que as pessoas envolvidas tinham dos procedimentos e o seu desejo em participar, para ento licenciarem o experimento. Nenhum experimento teria continuidade contra a vontade de seus participantes. A comisso exigiria a entrega de relatrios sobre os mtodos empregados e os resultados obtidos nos experimentos efetivamente realizados. Vale salientar que todas as intercorrncias imprevistas deveriam ser relatadas de forma imediata e detalhada.
Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

85

De 1932 a 1972 o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos da Amrica realizou uma pesquisa, cujo projeto escrito nunca foi localizado, que envolveu 600 homens negros, sendo 399 com sfilis e 201 sem a doena, da cidade de Macon, no estado do Alabama. O objetivo do Estudo Tuskegee, nome do centro de sade onde foi realizado, era observar a evoluo da doena, livre de tratamento. Vale relembrar que em 1929, j havia sido publicado um estudo, realizado na Noruega, a partir de dados histricos, relatando mais de 2000 casos de sfilis no tratado. No foi dito aos participantes do estudo de Tuskegee que eles tinham sfilis, nem dos efeitos desta patologia. O diagnstico dado era de "sangue ruim". Esta denominao era a mesma utilizada pelos Eugenistas norte-americanos, no final da dcada de 1920, para justificar a esterilizao de pessoas portadoras de deficincias. A contrapartida pela participao no projeto era o acompanhamento mdico, uma refeio quente no dia dos exames e o pagamento das despesas com o funeral. Durante o projeto foram dados, tambm, alguns prmios em dinheiro pela participao. A inadequao inicial do estudo no foi a de no tratar, pois no havia uma teraputica comprovada para sfilis naquela poca. A inadequao foi omitir o diagnstico conhecido e o prognstico esperado. A partir da dcada de 50 j havia teraputica estabelecida para o tratamento de sfilis, mesmo assim, todos os indivduos includos no estudo foram mantidos sem tratamento. Todas as instituies de sade dos EEUU receberam uma lista com o nome dos participantes com o objetivo de evitar que qualquer um deles, mesmo em outra localidade, recebesse tratamento. A inadequao do estudo foi seguindo o padro conhecido como "slippery slope", isto , uma inadequao leva a outra e o problema vai se agravando de forma crescente. Da omisso do diagnstico se evoluiu para o no tratamento, e deste para o impedimento de qualquer possibilidade de ajuda aos participantes. Nesta poca, incio da dcada de 1950, j havia sido proclamado o Cdigo de Nuremberg que estabelecia as primeiras diretrizes ticas internacionais para a pesquisa em seres humanos. Vale lembrar que o Cdigo de Nuremberg foi escrito por norte-americanos e parte da sentena do Tribunal de Nuremberg II, que na realidade era uma corte militar composta apenas por juzes norte-americanos. A Associao Mdica Americana (AMA) tambm j tinha publicado algumas normas no sentido de proteger as pessoas envolvidas em pesquisas. Os resultados parciais do estudo foram aceitos para apresentao em congressos cientficos e no mereceram qualquer restrio por parte da comunidade cientfica.

86

Filosofia da Cincia

Em 1969, a imprensa noticiou a confirmao de que j tinham ocorrido 28 mortes no estudo. O historiador James H. Jones tomou contato, por acaso, com documentos relativos ao experimento tambm em 1969, mas pensou que o mesmo j havia sido descontinuado. Somente quando a reprter Jean Heller, da Associated Press, publicou no New York Times, em 26/7/72, uma matria denunciando este projeto, que houve uma forte repercusso social e poltica sobre o mesmo. Aps 40 anos de acompanhamento dos participantes, ao trmino do projeto, somente 74 sobreviveram. Mais de 100 participantes morreram de sfilis ou de complicaes da doena. A instituio responsvel pela conduo do projeto, na suas ltimas etapas, foi o Centro de Controle de Doenas (CDC) de Atlanta. Em 1997 existiam apenas 8 pessoas ainda vivas. O governo norte-americano decidiu fazer um pedido de desculpas formais a todos os que foram enganados durante o experimento de Tuskegee. Muitas vezes para exemplificar a inadequao de projetos de pesquisa so utilizados os experimentos realizados em campos de concentrao durante a Segunda Guerra Mundial. Estes exemplos no so bons, pois na maioria das vezes no so pesquisas propriamente ditas, so aberraes pseudo cientficas. O caso Tuskegee paradigmtico, pois foi elaborado por pesquisadores supostamente preparados e com superviso e respaldo de organismos governamentais. Mesmo que tendo alguma relevncia inicial, este estudo teve sua maior inadequao ao no se confrontar frente aos novos conhecimentos que foram sendo gerados ao longo do tempo. A no reao de editores, comisses cientficas de seleo de trabalhos em congressos, e comunidade cientfica em geral tambm pode ser responsabilizada e questionada. Somente com a indignao social que o rumo da adequao tica e metodolgica foi novamente encontrado. Esta talvez a sua maior lio, da importncia do acompanhamento sistemtico pela comunidade dos projetos de pesquisa que esto sendo realizados (GOLDIM, 2012).

Nunca demais ressaltar que esse "experimento" foi conduzido na "maior democracia do planeta", atual bastio da racionalidade e dos valores ocidentais.

Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

87

6. TEXTO COMPLEMENTAR
Pressuposto dominante
James Rachels H alguns anos, os membros de um grupo de investigadores liderados pelo Dr. David Rosenham, professor de psicologia e direito na Universidade de Stanford, conseguiram introduzir-se em vrios hospitais psiquitricos fazendo-se passar por doentes. Os funcionrios dos hospitais ignoravam que eles eram especiais; pensavam que os investigadores eram doentes como os outros. Os investigadores eram perfeitamente normais, seja qual for o significado do termo, mas a sua simples presena nos hospitais criou o pressuposto de que estavam mentalmente perturbados. Apesar de se comportarem com normalidade nada fizeram para se fingir doentes descobriram rapidamente que tudo quanto faziam era interpretado pelos mdicos como sinal de seja qual for o problema mental que tinham inscrito nos formulrios de admisso. Quando um deles era apanhado a tomar notas, eram inscritas notas do seguinte gnero nos seus relatrios: o paciente envolve-se num comportamento de escrita. Durante uma entrevista, um paciente confessou que apesar de ter maior proximidade com a me quando era criana se ligou mais ao pai medida que cresceu uma mudana perfeitamente normal. Mas isto foi interpretado como prova de relaes instveis na infncia. Mesmo os seus protestos e declaraes de normalidade foram voltados contra eles. Um dos verdadeiros pacientes alertou-os: nunca digam a um mdico que esto bem. Ele no vai acreditar. Isso chama-se fuga para a sade. Digam-lhe que continuam doentes, mas sentem-se muito melhor. Isso chama-se perspiccia. Do pessoal dos hospitais, ningum deu pelo logro. Os verdadeiros pacientes, no entanto, perceberam tudo. Um deles disse a um investigador, Voc no louco. Est a investigar o hospital. E de fato estava. Por que razo os mdicos no perceberam? A experincia revelou algo sobre o poder de um pressuposto dominante: uma vez aceite uma hiptese, tudo pode ser interpretado para a apoiar. Quando a ideia de que os pacientes falsos tinham perturbaes mentais foi admitida como pressuposto dominante, o seu comportamento no importava. Fizessem o que fizessem isso seria interpretado de modo a adaptar-se ao pressuposto. Mas o sucesso desta tcnica no provou que a hiptese estivesse correta. Era sinal, isso sim, de que algo correu mal. A hiptese de que os pacientes falsos sofriam de perturbaes mentais era defeituosa porque era insusceptvel de ser testada. Se uma hiptese pretende dizer algo de factual sobre o mundo, ento tem de haver condies imaginveis que possam verific-la e outras que possam refut-la. Caso contrrio, no tem qualquer sentido. Se a hiptese for que todos os cisnes so brancos, por exemplo, podemos olhar para cisnes para ver se os h verdes, azuis ou de qualquer outra cor. Mesmo que no encontremos cisnes verdes ou azuis, sabemos como seria encontrar algum. A nossa concluso deve basear-se nos resultados destas observaes. (De fato, h cisnes pretos, pelo que a hiptese falsa.) Suponha-se ainda que algum afirma: O Shaquille ONeal no consegue entrar no meu Volkswagen. Sabemos o que isto significa, pois podemos imaginar as circunstncias que tornariam a afirmao verdadeira e as que a tornariam falsa. Para testar a afirmao levamos o carro at ao Sr. ONeal, convidamo-lo a entrar, e vemos o que acontece. Se for de uma maneira, a afirmao verdadeira; se for de outra, falsa.

88

Filosofia da Cincia

Deveria ter sido possvel aos mdicos examinar os pacientes falsos, olhar os resultados, e afirmar: Esperem l, nada h de errado com estas pessoas. (Recorde-se que os pacientes falsos agiram com normalidade; nada fizeram para fingir qualquer tipo de sintomas psiquitricos.) Mas os mdicos no estavam a agir desta forma. Para eles, nada podia ser admitido contra a hiptese de que os pacientes estavam doentes (RACHELS, 2012).

7. QUESTES AUToAVAlIATIVAS
Confira, a seguir, as questes propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade:
1) Por quais motivos a neutralidade cientfica foi questionada nesta unidade? 2) A tese da neutralidade cientfica sustenta que: a) a cincia depende da ideologia dominante. b) a cincia fortalece a ideologia das classes dominantes. c) a cincia est imune aos interesses, sociais, polticos e ideolgicos. d) a cincia um conhecimento falvel. e) est fundamentada no falsificacionismo. 3) De que maneira se pode defender a tese da neutralidade cientfica? 4) Pela leitura do texto Pressuposto dominante apresentado no tpico anterior, podemos concluir que: a) o conhecimento cientfico deve ser descartado, pois conduz, muitas vezes, a erros grosseiros. b) os cientistas que analisaram os pacientes no tinham o devido preparo. c) ideologia e cincia nunca devem se misturar, pois a ideologia vicia a metodologia cientfica. d) ideologia e cincia sempre se misturam. e) o pressuposto dominante exerceu um poder considervel sobre a interpretao dos pacientes oferecida pelos cientistas. Para responder s prximas questes, leia o artigo a seguir:

Cincia e tica: um pacto fadado ao fracasso?


Ricardo Fenati
A cincia, trao que singulariza as sociedades modernas, vem sendo analisada sob os mais diversos ngulos. Desde o enfoque mais clssico da epistemologia ao olhar mais recente dos estudos culturais, multiplicam-se os estudos sobre a atividade cientfica. Entretanto, em nossos dias, uma perspectiva, a da tica, exerce particular interesse, associada que est ao espetacular desenvolvimento contemporneo das cincias da vida.

Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

89

Alternativas inditas, muitas sequer sonhadas, so, hoje, parte do cotidiano. Possibilidades como a preservao duradoura da vida em condies artificiais, a interveno em fetos ou as que decorrem do amplo repertrio de aes ligadas clonagem evidenciam a expanso do nosso poderio cientfico-tecnolgico. Poderio que nos inscreve, de imediato, no horizonte tico: podendo fazer, devemos fazer? Que a reflexo tica encontre algum abrigo nas instituies ligadas cincia louvvel. Os comits de tica regulamentadores das pesquisas que envolvam humanos, o crescente cuidado no trato dos animais associados pesquisa cientfica, a ateno e a sensibilidade com que so vistas as questes relativas interveno no meio ambiente so indicadores de que estamos, felizmente, diante de um novo cenrio. Mas, se, de um lado, devemos celebrar o reaparecimento da temtica tica, na medida em que se localiza no campo da ao humana o que parecia um destino inescapvel, por outro lado, cabe perguntar sob que condies razovel esperar uma aproximao permanente entre a cincia e a tica. tica , hoje, um termo quente, a que todos buscam se associar. O termo vastamente empregado na imprensa, freqenta discursos oficiais de matizes distintos, corrente no meio empresarial e, o que no deixa de ser surpreendente, comea a invadir a linguagem do dia-a-dia. Caracterizar algum ou algum comportamento como no-tico uma forma imediata e irrecorrvel de condenao. Mas esse acordo rpido e fcil a respeito de um tema sabidamente controverso no deve nos enganar. tica, entre outras coisas, significa restrio. O recurso a valores, constitutivos de qualquer agenda tica, implica aceitar proibies e limites. Caso existisse, uma sociedade inteiramente permissiva levaria supresso da dimenso tica, que se tornaria suprflua num ambiente onde tudo fosse tolerado. Se aceitarmos a associao entre a atitude tica e o estabelecimento de alguma espcie de limite, que aproximaes podemos fazer entre a tica e a cincia, entre os procedimentos ticos e a busca do conhecimento? Sociedades tradicionais, ordenadas de um ponto de vista religioso, sempre se pautaram pelo reconhecimento de limites intransponveis, derivados da afirmao da finitude humana. Sociedades dessa espcie no tm dificuldades para admitir a existncia de reas indevassveis ao conhecimento. Outro o contexto das sociedades a que pertencemos. A criao dos campos cientficos na modernidade ocidental decorrncia, entre outros fatores, da ideologia que preconiza a defesa da liberdade mais plena no que diz respeito ao conhecimento. A concepo moderna de cincia, a que estamos, ainda hoje, associados, inseparvel da progressiva reafirmao do princpio da autonomia da pesquisa e da rejeio, inegocivel, da tutela, seja religiosa, seja poltica. Os evidentes benefcios derivados da cincia ao longo da modernidade desembocaram na aceitao, quase sempre irrefletida, mas nem por isso menos eficaz, da doutrina de que a busca da verdade, em curso na cincia, a rota que conduz, rpida e seguramente, ao bem. Eventuais indecises ou ambigidades apenas tm lugar o que se diz ainda hoje quando est em questo o uso da cincia. Separando a cincia do seu uso, de suas aplicaes, somos cada vez mais ciosos dos limites atinentes interveno humana na natureza. Certamente e isto j faz parte do currculo de nossas escolas de ensino fundamental e mdio , h coisas que no devemos fazer. Reconhecemos, por exemplo, ciclos objetivos na natureza e procuramos obedecer a eles. Entretanto, uma coisa reconhecer

90

Filosofia da Cincia

limites no nvel da ao, aceitar normas e padres ticos na nossa relao com a natureza e proibir certas aes como inoportunas ou imprprias. Outra coisa muito diferente reconhecer ou estabelecer limites ao conhecimento e no apenas sua aplicao. Mesmo desconsiderando que a fronteira entre a cincia e suas aplicaes perde, cada vez mais, a antiga nitidez, como aceitar que existam verdades inoportunas ou imprprias? A verdade no desfrutaria de um salvo-conduto no campo da tica? Tal entendimento, ao que tudo indica, recebe contnua e justa confirmao por parte do material proveniente de episdios da histria da cincia. Estudando casos como a condenao de Galileu na aurora da modernidade ou, j mais perto de ns, a desastrosa atuao de Lysenko na Unio Sovitica, no parece mais prudente separar os domnios de validade da cincia e da tica? Pode ser. Entretanto, assim procedendo, a idia de uma tica da cincia, no sentido preciso de um pacto em torno de valores a que a atividade de conhecimento deva se submeter, talvez seja uma meta, se desejada ou, mesmo, se no desejada, de cumprimento impossvel. Ainda que essa concluso possa nos desagradar, no despropositada. A busca da verdade, tal como, hoje, a entendemos nas modernas cincias ocidentais, autolegitimadora, no tendo como ser objeto de uma tica. Escolhemos a cincia como a estratgia mais segura e conseqente de obteno da verdade. Nesse horizonte, quaisquer tentativas de compatibilizar cincia e tica, tais como as entendemos neste momento, parecem fadadas ao fracasso. medida que desfrute de plena autonomia, talvez o conhecimento nos conduza a um beco sem sada. Escolhendo o cultivo da curiosidade como o mais alto dos valores, a nossa destruio pode vir a ser o preo a pagar. Entretanto, escolhendo uma impossvel conteno, no estaramos com a salvao garantida. Impasses como esse tm um duplo valor: de um lado, assinalam a caducidade das antigas solues; de outro, convidam a que a reflexo, nossa mais poderosa arma contra o desespero, se ponha, ainda uma vez, a trabalhar (FENATTI, 2012).

5) Por que o autor sustenta que a tica coloca limites para a cincia?

6) Sobre o texto podemos afirmar que: a) as sociedades tradicionais com orientao religiosa so mais afeitas aos avanos cientficos do que as modernas. b) as sociedades modernas so mais racionais que as tradicionais. c) as sociedades religiosas aceitam mais tranquilamente que existem limites que no devem ser ultrapassados no que diz respeito busca do conhecimento. d) as sociedades modernas so menos racionais que as tradicionais com orientao religiosa. e) todas as alternativas esto erradas. 7) De acordo com o autor: a) no atual estgio de nosso conhecimento, parece fadado ao fracasso compatibilizar cincia e tica. b) a cincia no busca verdade. Esta tarefa da tica. c) a cincia dependente tica.
Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

91

d) a tica sempre limita os avanos cientficos. e) devemos parar de nos preocupar com a superada controvrsia entre tica e cincia. 8) De que maneira o autor percebe a controvrsia entre cincia e tica?

Gabarito Confira, a seguir, as respostas corretas para as questes autoavaliativas propostas: 1) Concluso pessoal. 2) c. 3) Concluso pessoal. 4) e. 5) Concluso pessoal. 6) c. 7) a. 8) Concluso pessoal.

8. CONSIDERAES FINAIS
Estamos comeando nossa jornada pelos domnios da Filosofia da Cincia. Isso mesmo, a nossa jornada est apenas no incio e, assim, no deve ficar restrita introduo apresentada nesta disciplina. importante ressaltar que embora os programas da cincia aqui expostos tenham seguido uma ordem cronolgica, essa ordem no garante a superioridade de um programa sobre o outro. No garante, tambm, que, com o advento do falsificacionismo, o indutivismo tenha acabado, e que com o advento do relativismo, tenha substitudo o falsificacionismo. Os paradigmas, para usar o termo de Kuhn, convivem entre si. O que podemos dizer que esses modelos tm maior ou menor apoio da comunidade cientfica. Tambm devemos salientar que a crtica apresentada ao conhecimento cientfico no tem a inteno de sustentar que essa

92

Filosofia da Cincia

forma de conhecimento seja destituda de valor. O importante oferecer a ela o seu devido valor, bem como uma caracterizao adequada dos seus mtodos, objetivos e interesses. No entanto, as desigualdades que marcam as sociedades ocidentais fazem com que no raro a cincia atenda aos interesses dos poderosos. Lakatos apud Chalmers (1993, p. 141), em sua crtica ao relativismo, afirma que:
[...] se no h maneira alguma de julgar uma teoria a no ser avaliando o nmero, f e energia vocal de seus partidrios, ento a verdade se encontra no poder, a mudana cientfica se transforma numa questo de psicologia das multides e o progresso cientfico , em sua essncia, um efeito de adeso aos vitoriosos.

Na ausncia de critrios racionais que guiem a escolha de teorias, sua mudana aproxima-se da converso religiosa. Talvez, mesmo sem querer, Lakatos nos tenha dado uma descrio adequada da cincia...

9. E-REFERNCIAS
FENATTI, R. Cincia e tica: um pacto fadado ao fracasso?. Disponvel em: <http://www. ufmg.br/diversa/4/cienciaeetica.htm>. Acesso em: 27 mar. 2012. GOLDIM, J. R. O Caso Tuskegee. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/tueke2. htm>. Acesso em: 10 abr. 2012. RACHELS, J. Pressuposto dominante. Disponvel em: <http://criticanarede.com/cie_ dominante.html>. Acesso em: 10 abr. 2012.

10. REfERNcIAS BIBlIogRfIcAS


CHALMERS, A. O que cincia afinal? So Paulo: Brasiliense, 1993. ______. A fabricao da cincia. So Paulo: Unesp, 1994. FANON, F. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1961. FEYERABEND, P. K. Contra o mtodo. So Paulo: Unesp, 2007. ______. Dilogos sobre o conhecimento. So Paulo: Perspectiva, 1991. HUME, D. Investigao sobre o entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleo Os Pensadores).
Centro Universitrio Claretiano

Crtica Suposta Neutralidade Cientfica

93

KUHN, T. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2006. LAKATOS, I. Falsificao e metodologia dos programas de investigao. So Paulo: Edies 70, 1998. LAKATOS, I; MUSGRAVE, A. A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo: Edusp, 1979. MARILENA, C. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2004. OLIVA, A. Filosofia da cincia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. POPPER, K. R. A lgica da pesquisa cientfica. So Paulo: Cultrix, 1975.

Anda mungkin juga menyukai