Anda di halaman 1dari 5

Revista Brasileira de Ensino de F sica, vol. 25, no.

1, Marc o, 2003

81

o Qualitativa do Anel de Thomson. Explicac a o Magn Como Ocorre a Levitac a etica?


A qualitative explanation for Thomsons ring experiment. How does the magnetic levitation happen?

Fernando Lang da Silveira


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Instituto de F sica Caixa Postal 15051, 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil lang@if.ufrgs.br

Rolando Axt
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI Departamento de F sica, Estat stica e Matem atica Caixa Postal 560, 98700-000, Iju , RS, Brasil Recebido em 6 de novembro, 2002. Aceito em 21 de fevereiro, 2003. A levitac a o magn etica de um anel condutor (anel de Thomson ou anel saltante) e uma demonstrac a o bem conhecida; mais f acil de realizar do que de explicar. No presente trabalho propomos uma explicac a o qualitativa com o objetivo de esclarecer alguns aspectos obscuros das explanac o es comumente encontradas na literatura. The magnetic levitation of a conducting ring (Thomsons ring or jumping ring experiment) is a wellknown demonstration, easier to perform than to explain. In this paper we propose a qualitative way to explain it, to clarify some obscure aspects of explanations found in literature.

o Introduc a

Uma fascinante demonstrac a o sobre eletromagnetismo e a levitac a o magn etica de uma argola de alum nio. Conforme mostra a gura 1a, a argola e posicionada ao redor de um longo n ucleo de ferro-doce, instalado em uma bobina a o que e alimentada com tens ao alternada 1. Essa demonstrac e conhecida como anel saltante ou anel de Thomson, em homenagem ao f sico norte-americano Elihu Thomson, que a inventou no s eculo XIX. Pelo interesse que desperta nos alunos, e por ser uma pr atica de laborat orio simples, o experimento da levitac a o magn etica e freq uentemente demonstrado em cursos de eletromagnetismo. Infelizmente, n ao se explica a levitac a o da argola num simples abano de m aos. Essa diculdade pode estar sendo subestimada em certas explicac o es demasiadamente resumidas que se encontram na literatura. Por exem-

plo, alguns autores apresentam explicac o es como as seguintes: a polaridade do campo magn e tico gerado pela argola e entica a id ` polaridade do campo gerado na bobina do prim ario, resultando ent a a de repuls a o uma forc o entre ambos (Ara ujo e M uller, 2002; p. 118) ou o campo magn etico dessa corrente induzida (corrente induzida na argola) se opo e ao campo magn e tico da bobina (Walker, 1990; p. 470). Na verdade estas justicativas constituem petic a pio - erro l ogico que consiste em tomar o de princ por estabelecida, sob uma forma um pouco diferente, a pr opria tese que se trata de demonstrar (Lalande, 1993; p. 815) -. O que precisa ser explicado e como ocorre a repuls ao da argola, j a que tamb em poderia existir atrac a o sobre ela2 . Demonstraremos adiante que em algumas etapas do ciclo das correntes el etricas que circulam na bobina e na argola ocorre atrac a o, ao passo que em outras ocorre repuls ao, sendo o efeito m edio, ao longo do ciclo completo,

1 O dispositivo mostrado nessa gura e uma esp ecie de transformador, com 500 espiras na bobina prim aria, alimentada em 127 V e 60 Hz. O secund ario consiste em uma ou duas argolas de alum nio que levitam em func a o de correntes el etricas induzidas nessas argolas. O n ucleo de ferro foi montado empilhando tr es n ucleos convencionais. 2 Uma bobina e uma espira pr oximas uma da outra, podem interagir atrativa ou repulsivamente quando percorridas por correntes el etricas. Desta forma, uma explicac a o satisfat oria para a levitac a o, dever a reconhecer a possibilidade da exist encia desses dois efeitos e justicar como acaba prevalecendo o efeito repulsivo que faz a argola levitar.

82

Fernando Lang da Silveira e Rolando Axt

preponderantemente repulsivo. Portanto, o procedimento comum de restringir a explicac a o do fen omeno a ` ocorr encia exclusiva de repuls ao e incompleto e, em u ltima an alise, conduz a uma explicac a o incorreta.

Figura 2. Duas espiras com corrente el etrica interagem magneticamente.

A gura 3a representa um solen oide, conduzindo uma corrente el etrica i 1 , juntamente com algumas linhas de induc a o magn etica. Um pouco a ` direita do solen oide encontra-se um anel, conduzindo uma corrente el etrica i 2 , de mesmo sentido que i 1 . Quando as correntes el etricas t em o mesmo sentido, a interac a o entre o solen oide e o anel e atrativa.

Figura 1. Demonstrac a o da levitac a o magn etica com uma argola (1a) e duas argolas (1b).

Figura 3. Interac a o magn etica entre um solen oide e uma u nica espira.

Na gura 1 tamb em e mostrado o que acontece quando uma segunda argola, id entica a ` primeira, e justaposta a ` primeira. A forc a de repuls ao, na posic a o da gura 1a, aumenta, levando as duas argolas a levitarem mais distantes do prim ario (gura 1b). As marcas brancas no n ucleo de ferro permitem comparar as duas situac o es. Se a inclus ao da segunda argola n ao afetasse a forc a magn etica j a existente sobre a primeira, esta continuaria a levitar no mesmo lugar onde levitou na situac a o apresentada na gura 1a. O objetivo do presente trabalho e apresentar uma explicac a o qualitativa para esses efeitos, j a que tal explicac a o raramente e encontrada, particularmente em livros-texto, inclusive naqueles em que h a refer encias ao anel de Thomson ou ao anel saltante.

Na gura 3b est ao indicados, em cada um de dois pontos sim etricos do anel, o vetor induc a o magn etica B1 , produzido por i 1 , e o vetor FB , representando a forc a magn etica exercida sobre o anel. A gura 3c mostra apenas a forc a magn etica FB , agora decomposta em duas componentes, uma paralela ao plano do anel e a outra perpendicular a esse orio, sobre todos os pontos plano - FB// e FB . O somat do anel, das componentes FB , tem como resultante uma forc a magn etica que aponta para o solen oide e, sendo assim, a interac a o entre o solen oide e o anel e atrativa. Bastaria inverter ou i 1 ou i2 para que a forc a sobre o anel se tornasse repulsiva. Nos dois casos o efeito se deve ao fato de que o solen oide n ao produz uma induc a o magn etica uniforme. Se a induc a o magn etica sobre o anel fosse uniforme, n ao haveria forc a magn etica resultante e, conseq uentemente, n ao haveria nem atrac a o nem repuls ao.

o magn II A interac a etica


bem sabido que duas espiras ou an E eis percorridos por corrente el etrica interagem magneticamente. Essa interac a o pode ser atrativa - quando o sentido das duas correntes e o mesmo -, ou repulsiva - quando o sentido das duas correntes e diferente. A gura 2 e uma ilustrac a o dessas duas possibilidades.

III A lei de Faraday-Lenz e a lei de Lenz


A lei de Faraday-Lenz relaciona a forc a eletromotriz induzida, e n ao a corrente induzida, com a taxa de variac a o do uxo magn etico no tempo. Esta lei arma que a forc a eletromotriz induzida tem valor igual ao m odulo da derivada B temporal do uxo magn etico d dt e sinal contr ario ao da

Revista Brasileira de Ensino de F sica, vol. 25, no. 1, Marc o, 2003

83

taxa de variac a o do uxo. A express ao matem atica da lei e a seguinte: = B d B dt t (1)

IV

A defasagem entre a corrente el etrica no prim ario, a forc a eletromotriz e a corrente el etrica no anel

Nessa equac a o, o sinal negativo expressa o fato de a forc a eletromotriz induzida se opor a ` taxa de variac a o do uxo magn etico (lei de Lenz). Entretanto, e comum nos livros-texto de F sica se enunciar a lei de Lenz em termos da corrente induzida. Em tal procedimento est a impl cito que a corrente induzida tem o mesmo sinal da forc a eletromotriz induzida. Se isto sempre fosse verdade, o anel n ao levitaria, como provaremos adiante. A gura 4 representa uma espira que, ao conduzir uma corrente i1 vari avel no tempo, produz ao seu redor uma induc a o magn etica vari avel. Em outra espira, que se encontra pr oxima, ocorrer a uma variac a o temporal do uxo magn etico. A taxa de variac a o no tempo do uxo magn etico que a corrente vari avel i 1 da primeira espira produz sobre a segunda, tem o mesmo sinal da taxa de variac a o no tempo da corrente i 1 . Desta forma, de acordo com a lei de FaradayLenz, na segunda espira h a uma forc a eletromotriz induzida 2 , com sinal contr ario ao da taxa de variac a o no tempo da a eletromotriz induzida est a corrente i1 . O sentido da forc indicado na gura 4. Quando a corrente i 1 decresce (e portanto sua taxa de variac a o e negativa), a forc a eletromotriz induzida 2 e positiva (tem o mesmo sentido de i 1 ). Quando a o e poa corrente i 1 aumenta (e portanto sua taxa de variac sitiva), a forc a eletromotriz induzida 2 e negativa (tem sentido contr ario ao de i 1 ).

No caso espec co do anel de Thomson, a corrente el etrica na bobina prim aria e alternada e pode ser descrita matematicamente por uma curva sen oide cujo argumento e func a o do tempo. Como o uxo magn etico que o prim ario produz sobre o secund ario (anel) depende diretamente da ario, o uxo tem o mesmo sinal da corcorrente i1 no prim rente el etrica no prim ario. De acordo com a lei de Faraday dada pela Lenz, a forc a eletromotriz induzida 2 no anel e func a o cosseno multiplicada por menos um, j a que ela e obtida derivando-se, em relac a o ao tempo, o uxo magn etico (que e dado pela func a o seno) e multiplicando essa derivada por menos um (lei de Faraday-Lenz). Assim sendo, a forc a eletromotriz induzida 2 no anel atrasa-se 1/4 de ciclo (90 o ) em relac a o a ` corrente i 1 no prim ario. O gr aco da gura 5 representa, ao longo de um ciclo completo, a variac a o da corrente i1 no prim ario (linha cont nua) e a variac a o da forc a eletromotriz induzida 2 no secund ario (linha tracejada), em func a o do tempo.

Figura 4. Sentido da forc a eletromotriz induzida segundo a lei de Faraday-Lenz.

Figura 5. Gr aco da corrente el etrica no prim ario e da forc a eletromotriz induzida no anel em func a o do tempo.

Se a corrente el etrica induzida i 2 tiver o mesmo sinal da forc a eletromotriz induzida 2 (o que n ao e necessariamente verdade), haver a atrac a o entre as espiras quando i 1 decresce e repuls ao quando i 1 aumenta (ver gura 2). Ora, no dispositivo proposto para a levitac a o do anel, a corrente el etrica indutora i 1 na bobina e alternada, signicando que, ao longo de um ciclo completo, para cada instante em que a corrente aumenta a uma determinada taxa, existe um correspondente instante em que ela diminui na mesma proporc a o. Desta forma, poder a ocorrer atrac a o e repuls ao entre a bobina e o anel. Percebe-se ent ao que, ao longo de um ciclo completo, sempre haver a repuls ao e sempre haver a atrac a o, mas n ao na mesma intensidade, como demonstraremos adiante.

Devido a ` defasagem entre i 1 e 2 , identicamos em um mesmo ciclo, dois intervalos de tempo (T /4 < t < T /2 e 3T /4 < t < T ) durante os quais i 1 e 2 t em o mesmo sinal e, outros dois (0 < t < T /4 e T /2 < t < 3T /4), durante os quais i1 e 2 t em sinais contr arios. Se a corrente i 2 no secund ario tivesse sempre o mesmo sinal da forc a eletromotriz induzida 3, em dois quartos de ciclo a forc a no anel seria repulsiva e em dois quartos de ciclo a forc a no anel seria atrativa. Ent ao o efeito m edio sobre um ciclo inteiro seria nulo e o anel n ao levitaria. Entretanto, a corrente el etrica i 2 no secund ario (anel) n ao ter a sempre o mesmo sinal da forc a eletromotriz 2 induzida pelo prim ario, pois o se- cund ario possui auto-indut ancia. A auto-indut ancia funciona como se a corrente el etrica tivesse

3 Como j a dissemos, a atribuic a o de mesmo sinal a ` forc a eletromotriz e a ` corrente el etrica induzida e tacitamente feita nos livros-texto ao enunciarem a lei de Lenz. Em um circuito de corrente alternada, a corrente el etrica ter a sempre o mesmo sinal da forc a eletromotriz s o se ele for exclusivamente resistivo; em circuitos capacitivos e/ou indutivos, haver a defasagem, excec a o feita a ` situac a o de resson ancia.

84

Fernando Lang da Silveira e Rolando Axt

in ercia (Nussenzveig, 1997) e determina que a corrente i2 se atrase em relac a o a ` forc a eletromotriz induzida 2 . O retardo ser a m aximo, isto e , 1/4 de ciclo, no caso ideal em que o anel n ao apresenta resist encia el etrica. Contudo, em uma situac a o pr atica, o retardo efetivo da corrente i 2 , em relac a o a ` forc a eletromotriz induzida 2 , depende da raz ao da auto-indut ancia pela resist encia el etrica do anel. Quanto maior for esta raz ao, tanto mais o atraso tender a para 1/4 de ciclo. a sofre Pois bem, como a forc a eletromotriz induzida 2 j naturalmente um atraso de 1/4 de ciclo em relac a o a ` corrente ario, o papel da auto-indut ancia no secund ario e i1 no prim fazer com que o atraso da corrente i 2 no anel, em relac a o a ` ario, seja ainda maior do que 1/4 de ciclo, corrente i1 no prim pois a ` defasagem de 1/4 de ciclo entre i 1 e 2 , acrescenta-se a o a 2 . No caso extremo de n ao hao atraso de i2 em relac ver resist encia el etrica no anel, o retardo de i 2 em relac a o a i1 perfaz 1/2 ciclo. Portanto, se o anel fosse um autoindutor sem resist encia el etrica, as correntes no prim ario e no anel teriam, em qualquer momento, sentidos opostos e, assim, haveria sempre repuls ao magn etica do anel pela bobina. O caso real, o do anel que possui resist encia el etrica n ao nula, determina um atraso da corrente i 2 no secund ario a o a ` corrente i 1 na que e maior do que 1/4 de ciclo, em relac bobina, e menor do que 1/2 ciclo, em relac a o a ` mesma corrente. Esta e a situac a o representada na gura 6, para um ciclo completo.

portanto, nas quais ocorrer a repuls ao. Nas demais regi oes as correntes t em o mesmo sentido, ocorrendo atrac a o. Desta forma, ao longo de um ciclo haver a atrac a o e repuls ao 4, mas o efeito m edio ser a preponderantemente repulsivo. Tal fato e f acil de se inferir da gura 6 por duas raz oes: 1) e not orio que os intervalos de tempo em que ocorre a repuls ao s ao maiores do que os de atrac a o; 2) em m edia as correntes el etricas durante a repuls ao s ao maiores do que durante a atrac a o. Em poucas palavras: o efeito preponderantemente repulsivo sobre o anel deve-se ao fato de que a corrente a atrasada mais do que 1/4 de ciclo el etrica no anel (i 2 ) est em relac a o a ` corrente el etrica na bobina (i 1 ).

Outros efeitos observados

Figura 6. Correntes el etricas na bobina e no anel defasadas por mais do que 1/4 de ciclo e menos do que 1/2 ciclo.

A mesma gura tamb em identica as regi oes onde as duas correntes ter ao sentidos opostos (regi oes achuradas) e,
4O

Um efeito interessante, ao qual a literatura n ao se refere 5 , ocorre quando um segundo anel, id entico ao primeiro, e justaposto a este. O que se observa e que a forc a repulsiva sobre o conjunto mais do que duplica. Se essa forc a simplesmente duplicasse, os dois an eis levitariam a ` mesma dist ancia da bobina, pois o peso dos dois an eis e o dobro do de um. Entretanto, como mostra a gura 1b, o conjunto dos dois an eis se posiciona um pouco acima de onde o primeiro anel se encontrava (gura 1a). O motivo disto e que a auto-indut ancia do conjunto aumenta 6 (quase duplicando) e, al em disso, a resist encia el etrica do conjunto e reduzida a ` metade. Desta forma n ao somente a intensidade da corrente el etrica quase em aumenta a defasagem entre as que duplica 7 , como tamb correntes no prim ario e no anel (lembremos que a defasagem aumenta quando aumenta a raz ao da auto-indut ancia pela resist encia el etrica). A conseq ue ncia disso e que a forc a repulsiva exercida sobre os dois an eis, na hip otese de serem forc ados a permanecer juntos na posic a o da gura 1a, seria maior do que o dobro da forc a que e exercida sobre um u nico anel nessa mesma posic a o. Ent ao, estando soltos, os dois an eis se afastam um pouco mais do solen oide 8 (gura 9 1b), at e que uma nova posic a o de equil brio seja encontrada. Outro efeito interessante ocorre quando o anel e resfriado em nitrog enio l quido. A forc a repulsiva aumenta muito, n ao apenas porque a resist encia el etrica diminuiu, mas tamb em porque cresce a raz ao da auto-indut ancia - que n ao e afetada pela temperatura - pela resist encia el etrica, determinando um aumento da defasagem entre a corrente el etrica na bobina e no anel, aproximando-se de 1/2 ciclo. Se o anel de alum nio for cortado, interrompido, obviamente o efeito de levitac a o n ao acontece, pois a corrente el etrica induzida n ao existe. Demonstrar isto e importante

fato de haver repuls ao e atrac a o ao longo do ciclo completo explica a vibrac a o do anel enquanto levita. A freq ue ncia da forc a peri odica exercida no anel e o dobro da freq ue ncia de alimentac a o pois, conforme se observa na gura 6, ao longo de um ciclo da corrente el etrica h a duas atrac o es e duas repuls oes. 5 Nenhum dos artigos que constam da bibliograa deste trabalho menciona tal efeito. 6 A auto-indut ancia de uma coroa cil ndrica condutora cresce com o aumento da altura da coroa. 7 A intensidade da corrente el etrica em um indutor sob tens ao alternada depende da resist encia el etrica e da reat ancia indutiva (que por sua vez depende da auto-indut ancia e da freq ue ncia de alimentac a o). 8 A interac a o dos an eis com o solen oide diminui quando aumenta a dist ancia ao solen oide. 9 O local onde os an eis levitam n ao e precisamente uma posic a o de equil brio, j a que est ao vibrando, oscilando com pequena amplitude. Eles oscilam em torno da posic a o na qual a forc a m edia ao longo de um ciclo e igual ao peso dos an eis.

Revista Brasileira de Ensino de F sica, vol. 25, no. 1, Marc o, 2003

85

para desqualicar uma explicac a enua que atribui a o ing levitac a o magn etica a um efeito de magnetizac a o do anel. Finalmente, se o circuito prim ario n ao estiver ligado e o anel estiver apoiado sobre a bobina prim aria, a s ubita alimentac a o do circuito prim ario produzir a um pulso de corrente muito grande no prim ario, muito maior do que a corrente m axima que ocorre quando a bobina prim aria j a est a alimentada durante algum tempo 10. Quando o interruptor que permite alimentar a bobina prim aria e fechado, produzse o grande pulso de corrente el etrica no prim ario. Este pulso determina um r apido crescimento do uxo magn etico atrav es do anel, gerando uma corrente induzida com sinal contr ario ao da corrente indutora e, em conseq ue ncia, uma forc a magn etica repulsiva muito intensa e sucientemente grande para lanc ar o anel para longe da bobina prim aria. Dependendo de como o sistema esteja dimensionado, o anel voar a para fora do n ucleo de ferro (anel saltante); neste caso o sistema pode ser considerado um canh ao eletromagn etico. Com um conjunto solen oide/anel adequadamente dimensionado, o salto do anel pode alcanc ar v arios metros de altura e, se adicionalmente o anel for resfriado em nitrog enio l quido, ele saltar a espetacularmente (podendo bater no teto da sala). A gura 7 mostra meninos experimentando o anel saltante em uma Exposic a o Interativa de F sica promovida pela UNIJU I (projeto A F sica para Todos) 11. Observase no ar um anel feito com uma caneca de alum nio sem fundo (vide a seta), depois de lanc ado pelo canh ao eletromagn etico. Conforme expusemos no in cio do trabalho, o nosso objetivo era apresentar uma explicac a o qualitativa para o anel de Thomson reconhecendo, inicialmente, a possibilidade da exist encia de efeitos atrativos e repulsivos sobre ele, e justicando, a seguir, como e que acaba prevalecendo o efeito repulsivo. Foge desse escopo a abordagem quantitativa; o leitor nela interessado poder a consultar a bibliograa em l ngua inglesa indicada a seguir. Agradecimentos ` Profa . Maria Cristina Varriale agradecemos a leitura A minuciosa deste trabalho e as cr ticas que permitiram o seu aprimoramento.

Figura 7. Meninos experimentando o anel saltante e a levitac a o magn etica em uma das exposic o es itinerantes promovidas pela UNIJU I.

Refer encias
[1] ARAUJO, M. S.T. e MULLER, P. Levitac a o magn etica: uma aplicac a o do eletromagnetismo. Caderno Brasileiro de Ensino de F sica, Florian opolis, v.19, n.1: p. 115-120, 2002. [2] FORD, P. J. e SULLIVAN, R. A. L. The jumping ring experiment revisited. Physics Education, UK, v.26, p. 380-382, 1991. [3] HALL, J. Forces on the jumping ring. The Physics Teacher, vol.35, p. 80-83, 1997. [4] LALANDE, A. Vocabul ario t ecnico e cr tico da losoa. S ao Paulo: Martins Fontes, 1993. [5] NUSSENZVEIG, H. M. Curso de F sica B asica 3 - Eletromagnetismo. S ao Paulo: Edgar Bl ucher, 1997. [6] QUINTON, A. R. The ac repulsion demonstration of Elihu Thomson. The Physics Teacher, v.17, p. 40-42, 1972. [7] SUMNER, D. J. E THAKKAR, A. K. Experiments with a jumping ring apparatus. Physics Education, UK, v.7, n. 4, p. 238-242, 1972. [8] WALKER, J. O grande circo da F sica. Lisboa: Gradiva, 1990.

10 Os gr acos das guras 5 e 6 s ao v alidos quando a bobina prim aria j a est a alimentada durante algum tempo. O pulso de corrente el etrica que acontece, quando a alimentac a o e iniciada, n ao est a representado nesses gr acos. 11 A fotograa foi gentilmente cedida pelo professor H elio Bonadiman, coordenador do projeto.

Anda mungkin juga menyukai