Anda di halaman 1dari 11

O Sacerdote Ibiapina: o Mstico da Caridade 6/22/2010 7:41:36 PM Por Pe.

Virgilio Bezerra de Almeida

Uma pergunta povoou o meu corao na peregrinao de cerca de 500 padres e 14 bispos para Santa F, municpio de Solnea (PB), no ltimo dia 8 de abril: Qual a razo de uma celebrao, que ocorreu diante de uma fortssima chuva, atrair centenas de sacerdotes em um lugar to desconhecido pelas pessoas de nossa poca? Que mistrio envolve a vida deste homem, que viveu no Nordeste do Brasil, h bastante tempo e que hoje continua atraindo tantas pessoas? O padre Ibiapina viveu no sculo XIX e no existe divulgao de sua pessoa, de sua histria, nos modernos meios de comunicao. Estive , no dia 19 de fevereiro, junto com uma multido de mais de 12.000 peregrinos. No havia um cartaz convidando para a peregrinao, no havia notcias nos jornais da Paraba anunciando a celebrao do dia partiu para o Paraso. Eram milhares de homens e mulheres, principalmente, pobres com as mos calejadas, que percebemos no momento da distribuio do Corpo do Senhor. Que mistrio envolve este homem capaz de atrair tantos peregrinos se no existe promessas de curas e milagres extraordinrios? No quero aqui descrever sobre os preciosos dons de sua vida missionria e caridosa. Como estamos no ano sacerdotal, gostaria de salientar as razes que moveram este homem para escolher o Sacerdcio, como caminho de explicitar uma vida doada a Deus e ao povo nordestino. importante salientar, de inicio, que a nossa aproximao a figura do Pe. Ibiapina se d a partir de nossas preocupaes atuais, dos desafios que so lanados aos presbteros neste momento de nossa vida. O nosso olhar dista mais de 150 anos do exerccio de seu ministrio. Em que sentido este padre, misteriosa e longamente esquecido na histria da Igreja do Nordeste, tem uma vida relevante para ns presbteros atuais? apostando nesta relevncia que partilho algumas reflexes. Aqui eu me coloco como um sacerdote que busca um aconselhamento ao Pe. Ibiapina para os ministros do Povo de Deus, nos tempos de Hoje.

Introduo

A misso fundamental dos cristos ser sempre Evangelizar. A evangelizao a tarefa especfica da Igreja, o anncio do Evangelho uma dvida que a Igreja tem para com todo o povo de Deus i[1]. Mas esta evangelizao deve ser realizada com profundidade. Deve tocar a pessoa, formar comunidade e transformar a sociedade: Essa vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existncia humana em sua dimenso pessoal, familiar, social e culturalii[2]. A misso evangelizadora exige muita ateno situao em que vivemos, sincera abertura de esprito e solidariedade diante das aspiraes, angstias e interrogaes da nossa poca iii[3]. Temos que perceber e compreender as realidades desafiantes do tempo, captar seus sinais para uma ao capaz de transformar as culturas.iv[4] Dentro da complexidade que nos envolve no mundo atual, especialmente na Amrica Latina e no Caribe, apontamos o captulo II, do DA, no qual o nosso Magistrio latino-americano e do Caribe nos oferece um extraordinrio olhar dos discpulos missionrios sobre a realidade. Como o objeto de nossa reflexo, no permite que faamos uma exaustiva reflexo sobre a realidade em que estamos inseridos, gostaria de assinalar que, toda busca de descrio fenomenolgica de nossa realidade nos aponta duas grandes questes que se colocam conscincia eclesial. Elas nos foram explicitadas pelo Papa Joo Paulo II ao afirmar que a pessoa tem fome de po e fome de Deus. Esses so, na verdade, os problemas humanos permanentes, que podem ser expressos como a busca constante de sobrevivncia e o sentido da sua existncia. Impem-se assinalar duas indagaes: como vamos sobreviver neste mundo? E que sentido tem viver neste mundo? Como elas acompanham a humanidade em todos os tempos, devem ser compreendidas simultaneamente, e delas surgem uma imensido de desafios para a prtica evangelizadora. Assim afirmamos que toda evangelizao no pode fugir ou desprezar a questo da sobrevivncia humana, de como vivemos neste mundo; nem tampouco da outra questo que habita o corao humano: a de que sentido tem viver neste mundo. Se, como Igreja, compreendemos estas questes, iremos perceber que os nossos desafios pastorais devem gravitar em torno de duas tarefas fundamentais: a defesa da dignidade da vida e de cada pessoa e o anncio alegre de Jesus como Senhor Caminho, Verdade e Vida - nica realidade capaz de responder as indagaes mais profundas do corao humano. com esta convico que os nossos bispos afirmaram em Aparecida: Conhecer a Jesus o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; t-lo encontrado foi o melhor que nos ocorreu em nossas vidas; e faz-lo conhecido com nossa palavra obra a nossa alegriav[5].

O Mundo em que vivemos Quero rapidamente situar o nosso momento atual para irmos descobrindo a relevncia da vida do Pe. Ibiapina. Qual o mundo em que vivemos? O nosso universo vital marcado pela aguda crise que atinge as vrias esferas da vida e das instituies sociais. Um rpido olhar para o universo da poltica deixa-nos profundamente desapontados: os graves escndalos ticos, especialmente no campo da poltica, so exemplos dolorosos a minar as esperanas de nosso povo. Um olhar sobre o cotidiano do judicirio no nos deixaro alentados. O arcabouo jurdico e as deficientes estruturas estatais de defesa dos menos favorecidos deixam a impresso de uma justia elitista, alm de um conhecido internacionalmente como catastroficamente desumano sistema penitencirio Penso que para muitos o exerccio da magistratura ou do direito deve ser muito delicado.

Alm da gravssima crise tica que rapidamente nos referimos acima, uma outra, ainda mais aguda continua a desafiar a conscincia da Igreja e dos homens e mulheres de boa vontade: a fome, a excluso social de milhes de pessoas em nosso pas, a violncia e o desprezo pela vida e os direitos humanos. Uma pesquisa realizada pelo CERIS em 2004 e cujo resultado foram agora publicados num precioso livro sobre o trnsito religiosovi[6], oferece-nos um panorama sobre desafios atuais para a evangelizao do nosso povo. As pessoas esto desesperadamente em busca de acolhida, de atendimento de suas necessidades mais urgentes e de uma experincia profunda de Deus. O grande desafio de nossa Igreja ser oferecer, na atualidade, um projeto de vida que encarne a experincia de um encontro com Deus e, ao mesmo tempo, uma profunda dedicao amorosa aos sofredores de nosso mundo. Que padres so necessrios neste momento? Como projetar um presbitrio nordestino capaz de carregar uma paixo pelo Cristo e pelo povo? Um presbitrio livre das glrias deste mundo, seduzido pelo Absoluto e por isto mesmo, alegre samaritano nas estradas do Nordeste? Seguramente no uma descrio terica que empolga, mas o testemunho vivo de pessoas que souberam reconhecer o ideal cristo na vida sacerdotal. Assim se explica a tarefa nossa que ser como que escavar um tesouro da Igreja no Nordeste do Brasil, capaz de fascinar com sua vida de centenas de presbteros, que se deslocaram at Santa F, no ltimo dia 8 de abril.

Ibiapina: por que ser Padre? Quando nos perguntamos por aquilo que caracteriza o Pe. Ibiapina, o povo responde-nos rapidamente sobre as maravilhas de sua vida marcada pela caridade. Muitos so os testemunhos do povo, bem como de livros que exaltam a singularidade de uma vida que se fez caridade, em meio s dores do Nordeste, no sculo XIX. Neste momento no quero fazer um comentrio sobre o belssimo testemunho de caridade que nos deixou o Padre Mestre. A sua afirmao sobre a caridade recolhida nas diretrizes da CNBB (2003-2007) algo profundamente comovedor e revelador de toda a sua existncia: o programa da caridade morrer com os pobres sequiosos e famintos, e no v-los morrer de sede e fome. essa a lei fundamental da caridadevii[7]. As suas obras, espalhadas por vrios estados e que partiam das necessidades mais urgentes do povo, atestam a veracidade deste apstolo da caridade. Mas fica uma pergunta: o que fez Pe. Ibiapina ser assim? Ele poderia ser caridoso, exercer o seu amor pelos pobres a partir da vida pblica, como poltico ou no mundo do direito, onde foi professor de faculdade, advogado e juiz! Mas ele fez esta escolha por acreditar que o ministrio sacerdotal encerrava um sentido da caridade que no pode ser medido pelo pragmatismo. Afirmo que ele procurou um caminho, que foi e relevante, ao exercer uma existncia da caridade sem poder. Por que ser padre, se poderia ter uma brilhante carreira no mundo do Direito ou da Poltica? Por que abandonar estes espaos pblicos de influncia? Quais as razes disto? Algum poderia at buscar na frustrao pelo casamento que fracassou pela inesperada traio da noiva Carolina Clarence, a razo pela escolha sacerdotal. O Pe. Sadoc, repetindo Paulino Nogueira nega tal possibilidade: Certo tambm que esse fato, embora constrangedor e decepcionante, nada influenciou na futura deciso de ser sacerdote, pois a vocao eclesistica sempre acompanhou desde a mais tenra infncia. Deve ter sentido, isto sim, que a mo bondosa de Deus lhe indicava novos caminhos a trilhar, como depois demonstrariaviii[8].

Entre o Sacerdcio e a vida inserida em instituies corrompidas Para refletir sobre isso eu vou voltar a um antigo texto, A vida do Padre Ibiapina ix[9], escrito pelo Beato Antnio Modesto em maro de cerca de um ms aps o falecimento do Pe. Ibiapina, que capaz de nos situar diante destas razes que ns procuramos. Em 1834, o ento jovem Antonio Pereira Ibiapina, conclui o Bacharelado em cincias sociais e jurdicas. Neste mesmo ano foi nomeado legista substituto desta mesma faculdade, foi eleito Deputado para a Assemblia Geral pela sua Provncia do ano seguinte, bem como Juiz de Direito, e chefe de polcia da Comarca de Santo Antnio de Quixeramobim. O Beato Antonio Modesto, refletindo sobre isto, indica a inquietao, que a formao crist suscitava no corao de Ibiapina e que vai acompanh-lo at sua deciso definitiva pela vida sacerdotal junto com os pobres do Nordeste. Ibiapina quer algo consistente, no perecvel: A sua misso, porm era mais nobre. O seu esprito forte em suas concepes aspirava atingir ao seu alto destino, a sua alma educada nas verdades eternas, via alm do oriente mais vastos delcias imutveis, gozos perenes, felicidade perdurvel, a sua conscincia o acusava no silncio da noite, na ausncia dos convivas, e uma voz secreta dizia incessantemente:- Este caminho est errado, o nosso destino outro, procuremo-lo. E prossegue o Beato apontando a contradio entre a cultura marcada pela degradao tica no universo pblico e as profundas exigncias de integridade que o Ibiapina guardava no corao: Neste choque contnuo do esprito contra a matria, da religio contra a poltica, da virtude contra o vcio, o nosso doutor estancava e vacilava, quando queria retroceder o mundo lhe bradava forte: Vamos! A glria vos espera! Mas aonde est a glria? Dizia ele (o Pe. Ibiapina) que desde o chefe da Nao at o ultimo dos magistrados, no vejo seno fingimentos, mentiras e traies. A glria, pois no se encontra por este caminho. Mas qual ser o caminho da glria? O seu esprito enfraquecido no tinha liberdade para lhe apontar. Ele vacilava ainda, dizia:- Cumpramos o nosso dever! (...) Todas as paixes se tinham feito aceitveis em poltica, o vcio igual a virtude, o patriotismo ao egosmo, a probidade a hipocrisia, e s se distinguiam os indivduos pela fora de sua bajulao, e maior servilismo. O homem Antonio Pereira Ibiapina no suporta viver neste ambiente e quer viver apenas como um modesto advogado: O Dr. Ibiapina que prestava culto a verdade, a probidade, a justia, saiu da corte desgostoso em fim de 1834 em procura da sua Comarca, tratou de desempenhar seus deveres de Magistrado. Abriu a cesso do jri e novos escndalos lhe apresentaram, alm das pretenses exageradas que teve de combater, deu-se um fato que muito o impressionou. Um indivduo tinha sido arrancado da cadeia pblica da Vila do Ta e assassinado cruelmente no meio das ruas mais pblicas da Vila, instaurou-se o processo, e no havia criminoso, as testemunhas confessaram o criminoso. A vista, pois da desmoralizao, que lavravam nas classes mais elevadas da sociedade, resolveu o Dr. Ibiapina deixar a vida pblica e estabelecer-se na modesta profisso de advogado. Exerceu com extrema competncia a sua profisso, mas continuava inquieto o corao do advogado Ibiapina: Concludos os seus trabalhos na cidade de Areia, voltou ao Recife, onde se ocupou com a profisso de advogado at 1850. Acredito que conquistou a grande fama de bom advogado, no s pela vastido de seus conhecimentos profissionais, mas tambm pela certeza de sua probidade. As vantagens que auferia era a sua independncia, o que era algo que ele muito prezava dessa sua nobre e modesta profisso. Tais

qualidades seriam motivos de glria e invejvel felicidade para os espritos vos, no o era para o nosso Doutor.

A escolha doa vida silenciosa para o discernimento espiritual diante desta profunda e prolongada inquietao, que o Doutor Antonio Ibiapina busca a solido, o silncio, para fazer os acertos definitivos consigo mesmo e com Deus: Ele olhava para o cu e consultando o povo no encontrava uma tan gente que tocasse a morada eterna dos bem-aventurados. A sua alma desejava ardentemente conversar essas coisas com Deus, e s pendia para a solido. Retirou-se do mundo no ano de 1850 e procurou a solido que a sua alma desejava constantemente com tanto empenho. Assim o Dr. Ibiapina, com 44 anos, com um pouco de dinheiro que acumulou ao longo de sua vida profissional, comprou um stio em Caxang, na margem do Rio Capibaribe. Ficou morando numa simples casa de tijolo, e pertinho de uma antiga Igreja de So Francisco de Paula, onde Dr. Ibiapina ia meditar, orar e participar da missa aos domingos. E que beleza ler a reflexo do Beato sobre o silncio e o seu significado na experincia de Deus: A solido templo da sabedoria, o santurio do esprito, o palc io da virtude, a pedra de toque das almas puras, a medida de aferir os costumes. Na solido esquecemos do mundo e o mundo nos esquece. Falamos a Deus e Deus nos revela amorosamente. Se olharmos para o cu durante o dia, vemos o criador e regulador do mundo, como que dando vida e movimento a suas criaturas dizendo: andai e obrai. Se o olhamos durante a noite, vemos a Deus como que descansando no seio da natureza, iluminando milhes de tochas, dizendo: - descansais e meditais. Se subirmos o monte, veremos o rosto de Deus esculpido nas pedras, nos troncos e nas flores das rvores. As brisas nos cochicham aos ouvidos dizendo: - louvamos a Deus. Escrevamos nossos hinos, desamos aos prados, vemos as vrzeas nos aveludados das flores, na harmonia deliciosa que respiramos e olhamos a lmpida corrente que nos murmura dizendo: - S Deus bom. Se encararmos o mar, veremos o seu poder e sua imensido. Sim no h solido que nos traga ao conhecimento o poder e a grandeza de Deus como o oceano. A sua imensido, a sua constante ebulio de suas ondas, ora nivelando-se e elevando-se como montanhas, ora decaindo e quebrando-se contra os rochedos. Ora maravilhando, placidamente quebram-se docemente nas praias e vo beijar a humilde areia. Estas mesmas guas ora suportam grossas armadas (frotas de navios), ora brincam com um frgil barco, como as crianas brincam com os leves papagaios de papelo. Ondas que em momentos de fria engolem todos os viventes que se aventuram sua inconstncia. So outras tantas lnguas que nos dizem: - S Deus grande. Se olharmos ao Oriente ao despertar do sono, vemos a aurora tingida de rubor como que envergonhada por causa dos viventes to descridos que naquela hora no une o seu cntico de louvor ao de tantos milhes de viventes menos favorecidos do que ns. Se entrarmos em ns, vemos internamente um ente insacivel por outro ente que lhe serve de centro e que no se acha em ns nem em volta de ns, sentimos um vcuo to profundo, que todas as honras, todas as riquezas, todas as dignidades, no podem arrasar. Um desejo incessante de gozar um sentimento forte para amar algum que no vemos, nem podemos tocar com o sentido, entretanto uma voz interior nos diz: - Existe. Dr. Ibiapina fez uma verdadeira viagem espiritual. Foi um momento fecundo naquele ambiente tranqilo. Ele, com aquela idade era impelido a tomar uma deciso definitiva. No acreditava no judicirio, nem na poltica, nem guardava anseios de glrias nos crculos sociais. Era um momento de

responder e resolver definitivamente as angstias que o tomavam ao se pr diante do mistrio de Deus que o chamava vocao sacerdotal. Que brilhante coragem deste homem que buscou na solido, que acompanhado pela Bblia, o brevirio, o precioso livro a Imitao de Cristo e mais um Manual de Teol ogia, buscou fazer um discernimento espiritual numa viagem silenciosa de trs anos! O contato com a natureza com os trabalhos manuais no jardim e pomar, era seu lazer. Quais as questes que acompanharam o Dr. Ibiapina nesta viagem? Ele mesmo registra as grandes questes que foram hspedes de sua alma, o sentido da vida, a escolha de Deus e a relatividade de tudo o mais que compe a vida presente: ...Meu esprito se impressiona e me convida a meditar sobre os destinos da humanidade e a marcha sapientssima com que Deus leva o homem ao fim para que foi criado. O presente e os sucessos ordinrios da vida no me impressionam. x[10] E completa num relato profundamente mstico sua misteriosa experincia de Deus atravs da solido envolvida pela natureza: As obras da natureza me convidam a reflexes sublimes, que me elevam at ao Criador, a quem curvado adoro, admiro e me confundoxi[11]. O Beato Antonio Modesto descreve analiticamente este tempo de meditao que o conduziu a vida sacerdotal: O Dr. Ibiapina, que nas grandezas, nas honras e nas prosperidades dos sculos sentia seu corao vazio de um objeto a quem amasse; logo que experimentou a solido, sentiu-se outro homem. Levantou seu pensamento e foi encontrar-se com Deus. Lanou as vistas sobre a vastido dos mares e viu a Deus, escutou o murmurar das ondas, o assoviou dos ventos, o gorjeio das aves e ouviu: - Deus provou os frutos e apalpou os corpos que o cercavam, pisando sobre as flores e as areias, encontrou em toda parte a sabedoria e a providncia de Deus. O seu esprito embriagado de prazer celeste exultava, a sua alma encontrando em Deus o ente que procurava, como que rejuvenesceu os sentimentos, as idias que lhe afagaram a infncia e que ao reaparecer tomaram vulto. Seu grande empenho para uma vida de piedade acaba por ajud-lo a tomar uma deciso importantssima para sua vida, que ser a sua dedicao a uma vida contemplativa e solitria. De forma sinttica o Beato Antonio Modesto descreve a experincia contemplativa do Doutor Ibiapina, como fundamental para a sua atuao posterior: Estudou e aprofundou na virtude da humildade e pobreza voluntria, bem como cultivou a essncia da piedade por meio da freqncia aos sacramentos. Passou trs anos na solido, at que purificado a sua alma e repartidos todos os seus bens, recebeu aos 3 de julho de 1853, pelas mos do seu prelado D. Joo da Purificao Marques Perdigo, o sacro Presbiterado. Creio que agora podemos entender melhor a raiz da brilhante vida Sacerdotal do Pe. Ibiapina. Como tantos outros poderia ter feito gestos importantes em funo do bem estar do povo nordestino, o poderia ter feito desde a poltica ou do mundo do Direito. Mas vislumbrou atravs de uma profunda experincia de Deus, de converso radical ao evangelho, no sacerdcio o nico caminho para viver autenticamente o chamado que Deus lhe havia feito. Muito j se falou como missionrio, como o peregrino, como o homem da caridade. Mas tudo isto se explica somente a partir de sua rica vida espiritual. Estes trs anos explicitam aquilo que acompanhou toda a sua histria, o forte vnculo com Deus, atravs da contemplao.

A Escolha de Deus

No basta dizer que Ibiapina fez a opo pelos pobres, que era caridoso, que no procurou a Capital de Pernambuco para sua obra sacerdotal, mas escolheu os ltimos dos ltimos para dedicar a sua vida presbiteral. Isto s foi possvel por conta da vida espiritual curtida na contemplao. exatamente aqui que ele deixa tudo, a partir da sua escolha nica da vida Deus A opo fundamental de Ibiapina no foi pelos pobres, foi por Deus. A opo pelos pobres uma opo segunda. Sua opo primeira foi por Aquele que o absoluto da sua existncia, a quem, nas suas palavras, curvado adoro, admiro e me confundo. E Este Absoluto exigiu de Ibiapina a pobreza, a kenoses, o despojamento de tudo, das glrias deste mundo e a dedicao total aos pobres. A consistncia de seu amor aos pobres proporcional sua paixo por Deus. Na vida das pessoas, generosamente dedicadas caridade, sempre encontramos msticos seduzidos pelo amor divino. no silncio que encontramos Deus, o que ele nos fala, mas tambm no silncio que vamos nos descobrindo, vamos percebendo nossa identidade vinculada ao mistrio de Deus. Na descoberta do amor de Deus como nico capaz de preencher suas carncias e a percepes da relatividade de qualquer outro amor, aprofundado no silncio de trs anos, que impeliu Ibiapina a abandonar definitivamente as glrias do mundo da poltica ou do mundo jurdico. Depois destes trs anos Ibiapina era outro homem, como nos lembrava Antonio Modesto, seu contemporneo. Agora existe um homem absolutamente livre, que se nutre somente de Deus e entrega-se totalmente a vivncia da caridade com os pobres. E peregrinando no Nordeste, com o corao ancorado em Deus, e sintonizado com as dores e sofrimentos dos pobres, que temos o mais belo testemunho de oblao da vida de um sacerdote em solo nordestino. Ao sair da solido na simplicidade de uma casa na Caxang, at o momento final , o Pe. Ibiapina trilhou, fez-se nada, como Maria, para que a Palavra de Deus se fizesse carne em seu ministrio sacerdotal. Aqui estendemos a sua afirmao, recolhida pelos Bispos do Btasil: No centro da Caridade eu coloquei a minha existncia. Diante do mundo atual, da crise de sentido, das tentaes que so lanadas aos sacerdotes atualmente, especialmente das glrias do mundo pblico, seja ele poltico, miditico, eclesistico; temos o exemplo de um homem, com rosto sertanejo, que assume o sacerdcio somente depois de percorrer caminhos interiores da alma, depois de uma profunda experincia de Deus que suscita em sua alma uma belssima paixo pela vida de caridade, especialmente em relao aos pobres. O sacerdote torna-se instrumento do Cristo no altar da Eucaristia. O Padre Mestre Ibiapina fez isso no conjunto de sua existncia sacerdotal, ofereceu todo o seu ser como testemunho do amor misericordioso do Senhor Jesus pelos pobres do Nordeste.

A ao sacerdotal Algum poderia imaginar que este caminho percorrido pelo Pe. Mestre foi uma fuga do mundo, uma negao da responsabilidade histrica que carregamos. Eu creio que no! Em um tempo em que no poucos interpretavam a misso da Igreja, como uma preparao para a morte, Pe. Ibiapina nos mostrou como foi capaz de dar um vigor e relevncia social inesperada ao ministrio sacerdotal. Trs exemplos que descrevo a seguir apontam a novidade alvissareira que nasce de um homem profundamente mstico:

a) O rosto de Deus revelado por Ibiapina:

Atravs de ao missionria foi revelando a face de um Deus compassivo, terno, misericordioso, que se apieda pela misria e situao de abandono de seu povo. O povo sertanejo vivia disperso, totalmente abandonado pelos poderes pblicos e vtima de tantos cataclismos naturais. Ele apresenta um Deus que envia os seus missionrios para aliviar, consolar, para melhorar a situao do povo e lev-lo a uma vida digna. Neste sentido, revela um Deus preocupado com a situao material do seu povo, que quer no o sofrimento, mas a vida, e tem compaixo de suas dores. E pela sua prpria histria, que de verdadeira encarnao na vida do povo, que Pe. Ibiapina apresenta um Deus que faz sua a dor do povo. Sua vida a misericrdia divina em ao, na sua palavra manifesta um Deus que exige a partilha, a reconciliao, como sinais da materializao do evangelho.

b) Um jeito bem singular de ser Pastor Sua ao evangelizadora foi caracterizada pela misso. Ele andava pelos sertes ao encontro das massas dispersas de camponeses, organizando misses que duravam semanas, e tinham o esquema tradicional de preparao para a vida sacramental e a pregao dos temas fundamentais da doutrinaxii[12]. No entanto, Pe. Ibiapina acrescenta a isto obras materiais de caridade. Um ato central da misso exatamente a construo de obras materiais, assim, durante a misso, em regime de mutiro, constroem-se hospitais, casas de caridade, igrejas, cemitrios, audes. Enfim, obras que sero de uma ajuda fundamental para os pobres. Aparece aqui, outro elemento fundamental do exerccio do seu sacerdcio: a formao de uma conscincia comunitria. Ele faz apelos para a partilha dos bens, o que possibilitar a construo das obras materiais. As contribuies financeiras ficavam no prprio lugar onde foram arrecadadas, transformadas em obras de caridade. E estas obras representavam dimenso tal que ningum, sozinho, seria capaz de realiz-las. Pe. Ibiapina, portanto, mostrava a ao do trabalho comunitrio, a associao de centenas, de milhares de trabalhadores para oferecer respostas situao de extrema misria em que se encontrava o povo. Acresce a isto, possibilitando o desenvolvimento da conscincia comunitria, o surgimento das irms de caridade: So inmeras mulheres do povo que se dedicam, em tempo integral, s casas de caridade, constituindo um corpo a gestar a solidariedade no mundo dos pobres, so enfermeiras, educadoras e conselheiras do povo. Vai se constituindo um povo movido pelos ideais do evangelho, a superar a disperso de massa e descobrindo, a chave da soluo dos seus problemas. Salienta-se que a misso do Pe. Ibiapina no terminava em si mesma e nem se fechava em sua pessoa, mas se prolonga pela existncia das casas de caridade, pela atuao das irms, dos beatos, que se constituem, de alguma forma, um povo organizado, a partir das intuies do Padre Mestre. A misso e suas obras comunitrias tambm suscitavam atividades econmicas: estimulada a agricultura, o artesanato e outras atividades que apontavam para uma transformao da vida do povo em torno das casas de caridade. Como podemos observar, a ao evangelizadora do Pe. Ibiapina alm da pregao explcita do Evangelho, da celebrao dos sacramentos, contm a vivncia do mandamento novo entre os pobres, a solidariedade que vence a morte e gera vida. dimenso interna de sua ao evangelizadora o esforo para superar as situaes de misria em que se encontrava o povo. Sua misso uma feliz aliana entre a proclamao da f e o testemunho de servio em defesa da vida dos pobres. Um outro elemento fundamental que, a Igreja vai ao encontro do povo. E pelo seu despojamento pessoal - havia sido juiz, deputado, vigrio geral para a Paraba, aponta para a necessidade de uma Igreja que vai ao encontro dos pobres dos sertes, abandonados pelos poderes pblicos e, at muitas vezes,

por poderes religiosos. Ele mostra que possvel pregar o evangelho sem muitos recursos. E, finalmente, emerge uma questo para reflexo: como este homem era capaz de, numa misso, alm de fazer a arrecadao de recursos, organizar o povo em mutiro e ainda deixar pequenas comunidades de servidores da caridade, num espao de tempo to curto? Creio que aqui no se trata simplesmente de uma questo de mtodo, de organizao pastoral, mas tambm de carisma. E, mais ainda, pela fora do testemunho de sua santidade. Somente, que tem chama chama, somente quem foi profundamente seduzido pelo Amor do Senhor capaz de tocar e atrair tantos coraes.

c) O Impacto Social Envolvido nas atividades acadmicas, jurdicas ou polticas, teria o Pe. Ibiapina suscitado com sua vida sacerdotal algum relevante impacto social? A sua misso tem um impacto fundamental sobre a vida social: o despertar de uma conscincia de povo, de associao. As obras da misso, de alguma forma, eram educativas, davam incio a um processo em que se tecia um corpo popular articulado. Ainda que sejam difceis as condies pela disperso em que viviam os sertanejos daquele tempo, as misses gestavam uma nova conscincia. O exemplo disto, foi a revolta de Quebra-quilosxiii[13]. Tendo as autoridades atribudo influncia do Pe. Ibiapina, que quase foi preso, e no o foi por causa do apoio popular de milhares de camponeses que se mobilizaram para impedir que a polcia chegasse at elexiv[14]. No que ele tenha tido uma influncia direta, mas que se criou uma conscincia social onde antes no existia e que produziu, entre outras coisas, mobilizaes de protesto, de revolta como a mencionada. Desta forma, podemos afirmar que a atuao do Pe. Ibiapina teve um impacto social importante na mobilizao, na tomada de conscincia da populao dispersa dos sertes, dando-lhe uma impresso, um sentimento de fora e a conscincia de que, organizando-se, poderiam ter a capacidade de resolver problemas sociais. Pode-se entender, ento, porque ele suscitou uma certa oposio dos vigrios comprometidos com os grandes proprietrios, com os fazendeiros e com as oligarquias nordestinas. que a ao do Pe. Ibiapina havia fomentado uma fora nova no meio do serto, no controlada pelos grandes proprietrios. Esta fora segue um plo de atividades que autnoma, independente. Pena que depois de sua morte sua obra no obteve o necessrio apoio para que se consolidasse uma verdadeira revoluo da caridade no Nordeste do Brasil. Sobre a relevncia da vida sacerdotal do Pe. Ibiapina, cito as Palavras de Gilberto Freire: No momento em que nos preparamos para harmonizar valores e aproveitar energias que precisam de estar coordenados no interesse da nossa condio de povo mestio com pretenses a livre, exemplos como o do padre Ibiapina - que sozinho, fundou e organizou vinte casa de caridade nos sertes do nordeste - se impem aos brasileiros como grandes valores morais. Valores morais acima dos proprios recursos materiais julgados indispensaveis defesa e ao aperfeioamento da nossa personalidade nacional. Ibiapina foi realmente isto: uma enorme fora moral a servio da Igreja e do Brasil. Foi um Dom Bosco a quem s faltou maior esprito de cooperao da parte dos catlicos e da parte dos brasileiros do seu tempo para a sua obra perpetuar-se numa organizao semelhante dos Salesianos voltada com especial ternura para a educao industrial da gente dos sertes. Organizao que nos dias decisivos em que vamos nos empenhar em formidavel esforo de "mobilizao total", nos faz uma falta tremenda. Nunca o Brasil precisou tanto como hoje de padres que ao ideal universalista de catlicos, larga simpatia humana de cristos, reunam, como Ibiapina reunia, a autenticidade de sua condio, do seu

sentimento e das suas preocupaes de brasileiros. No que devemos desejar o catolicismo fragmentado em seitas to numerosas quanto as repblicas para o seu clero a sua doutrina corresponderem mesquinha e burocraticamente a confiana dos nacionalismos exaltados de hoje. De modo nenhum.

Concluso: O grande valor da vida do Pe. Mestre emana de sua vida interior. Ele disse silenciosamente aos pobres do Nordeste, como Paulo outrora: J no sou eu que vivo, Cristo que vive em mim. A fama, a fortuna, os aplausos, nada disso o seduziu, a no ser a Caridade de Cristo. Ibiapina era um mstico ambulante no mundo dos pobres do Nordeste. A profundidade e fecundidade, a consistncia das obras de algum, depende de sua largueza espiritual. Ibiapina tocou o Mistrio, foi envolvido por Ele e tornouse um ser para os outros: no centro da caridade (Deus) coloquei a minha existncia que bela articulao entre os dois mandamentos de amor a Deus e aos pobres. A pequena histria, recolhida nos fragmentos escritos do perodo da Casa de Caridade , da senhora ao lado do tmulo tem profundo significado. Perto do Padre Mestre o povo tinha o suave cheiro de Deus e a acontecia o milagre do po para a sobrevivncia material dos pobres. Perto do Padre Ibiapina no faltava orao do Rosrio, a contemplao dos mistrios do Cristo com os olhos de Maria, e o po para saciar a fome no deserto da vida dos pobres do Nordeste. Um mes depois de sua morte uma pobre velhinha a quem ele dava esmolas veio pedir para visitar o tumulo do Pai Pe. Mestre. L chegando sosinha, comeou a lamentar-se pedindo socorro ao Padre Mestre para no morrer de fome, pois nada tinha para comer: comeou de joelhos a rezar o Rosario e pedir socorro ao padre quando findou o primeiro misterio veio voando dos campos uma rolinha, bateu na parede do tumulo e cahio morta, a velhinha alegrou-se, agradeceu dizendo: Hoje no morro mais de fome! Continuou a rezar o segundo mistrio no fim do qual, veio outra rolinha e cahiu da mesma forma, e assim no fim de cada misterio. Quando terminou o Rozario cahiu a ultima rolinha, completando 15 e foi mostr-las na Caridade contando o sucedido. A superiora, enternecida, deu-lhe farinha, sal e dali em diante ficou a velhinha at morrer sustentada pela Casa de Caridade (isto posso atestar por juramento que me foi dado pela superiora) Querido Padre Mestre, neste Ano Sacerdotal, interceda pelos padres do Nordeste, para que perto de ns o povo encontre o Mistrio de Deus e a Caridade Pastoral, o apoio para superao da fome, da violncia e de todas as suas dores. Amm.

Joo Pessoa (PB), 17 de abril de 2010 i[1] DGAE (2003-2006), pg. 7. i[2] Documento de Aparecida (DA), n. 356. i[3] Idem, pg 19. i[4] Para a Igreja no se trata tanto de pregar o Evangelho a espaos geogrficos cada vez mais vastos ou populaes maiores, mas de chegar a atingir e como que a transformar pela fora do Evangelho os critrios de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade.(...) preciso evangelizar no de maneira decorativa, como que aplicando um verniz superficial, mas de maneira vital, em profundidade e isto at as suas razes a cultura e as culturas humanas. (Evangelli Nunciandi, nn. 19-20)

10

i[5] DA, n. 29. i[6] Mudana de religio: desvendando sentidos e motivaes no Brasil, ed. Palavra e Prece i[7] DGAE (2003-2006), n. 41. Na citao de rodap n.39 , os bispos recolherem o testemunho de caridade de dois notveis, o bem-aventurado Frederico Ozanam e o nosso querido Pe. Ibiapina. i[8] Arajo, Francisco Sadoc, Pe. Ibiapina Peregino da Caridade, Paulinas, 1996, p. 149-150. i[9] Os manuscritos originais, ainda inditos, deste texto, se encontram em poder da Diocese de Guarabira, que conserva o acervo a respeito da vida do Padre Mestre. i[10] MARIZ, Celso, Ibiapina Um Apstolo do Nordeste, Ed. A Unio, 1942, p. 227. i[11] Ibid. i[12] Pe. Ibiapina foi o maior propagador do livro Misso Abreviada, que foi o livro de catequese mais lido na segunda metade do sculo XIX. Era um livro de oraes e instrues para o povo. Visava despertar o sentido do ser cristo, converter o pecador e sustentar os frutos da misso. i[13] Revolta popular contra a extorso feita aos camponeses, com a decretao de novos impostos provinciais que vem com a introduo do sistema de pesos e medidas com algarismos decimais. i[14] O Pe. Calixto Nbrega vigrio de Campina Grande foi preso.

11

Anda mungkin juga menyukai