Anda di halaman 1dari 12

Sum ario

1 DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DO CONCRETO . . . . 1.1 MECANISMOS DE DETERIORAC AO DA ARMADURA . . . 1.2 MECANISMOS DE DETERIORAC AO DA ESTRUTURA . . . 1.3 MECANISMOS DE DETERIORAC AO 1.4 AGRESSIVIDADE DO AMBIENTE . . . . . . . . . . . . . . . . 1.5 CUIDADOS NA DRENAGEM VISANDO A DURABILIDADE . 1.6 QUALIDADE DO CONCRETO DE COBRIMENTO . . . . . . 1.7 ESPESSURA DO COBRIMENTO DA ARMADURA . . . . . . 7 7 8 8 9 9 10 11

SUMARIO

Lista de Figuras
1.1 Cobrimento de Armadura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

LISTA DE FIGURAS

Lista de Tabelas
1.1 1.2 1.3 Classes de agressividade ambiental (NBR 6118/03). . . . . . . . . Correspond encia entre classe de agressividade e qualidade do concreto armado. (NBR 6118/03). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Correspond encia entre classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal para c = 10mm (NBR 6118/03). . . . . . . . . 9 10 12

LISTA DE TABELAS

Cap tulo 1

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO


As estruturas de concreto devem ser projetadas e constru das de modo que, quando utilizadas conforme as condi c oes ambientais previstas no projeto, conservem suas seguran ca, estabilidade e aptid ao em servi co, durante o per odo correspondente ` a sua vida u til (NBR 6118/03, item 6.1). Por vida u til de projeto entende-se o per odo de tempo durante o qual se mant em as caracter sticas das estruturas de concreto, desde que atendidos os requisitos de uso e manuten c ao prescritos pelo projetista e pelo construtor. Determinadas partes das estruturas podem possuir vida u til diferente do conjunto. No projeto visando a durabilidade das estruturas devem ser considerados, ao menos, os mecanismos de envelhecimento e deteriora c ao da estrutura, relativos ao concreto, ao a co e ` a pr opria estrutura.

1.1

DO MECANISMOS DE DETERIORAC AO CONCRETO

Os principais mecanismos de deteriora c ao do concreto s ao (NBR 6118/03, item 6.3.2): a) lixivia c ao: por a c ao de aguas puras, carb onicas agressivas ou acidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento; b) expans ao por a c ao de aguas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a rea c oes expansivas e delet erias com a pasta de cimento hidratado; c) expans ao por a c ao das rea c oes entre os alcalis do cimento e certos agregados reativos; d) rea c oes delet erias superciais de certos agregados decorrentes de transforma c oes de produtos ferruginosos presentes na sua constitui c ao mineral ogica. 7

CAP ITULO 1. DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

1.2

DA MECANISMOS DE DETERIORAC AO ARMADURA

a) despassiva c ao por carbonata c ao, ou seja, por a c ao do g as carb onico da atmosfera; b) despassiva c ao por elevado teor de on cloro (cloreto). O texto seguinte resume o fen omeno da despassiva c ao por carbonata c ao e foi escrito com base em CUNHA e HELENE (2001). A carbonata c ao e um fen omeno que ocorre devido as rea c oes qu micas entre o g as carb onico presente na atmosfera, que penetra nos poros do concreto, e o hidr oxido de c alcio e outros constituintes provenientes da hidrata c ao do cimento (CUNHA e HELENE, 2001). A carbonata c ao inicia-se na superf cie da pe ca e avan ca progressivamente para o interior do concreto, ocasionando a diminui c ao da alta alcalinidade do concreto, de pH pr oximo a 13, para valores pr oximos a 8. A alta alcalinidade do concreto origina a forma c ao de um lme passivante de oxidos, resistente e aderente ` a superf cie das barras de armadura existentes no interior das pe cas de concreto armado, que protege a armadura contra a corros ao. A frente de carbonata c ao, ao atingir a armadura, destr oi o lme protetor, possibilitando o in cio da corros ao da armadura, que ocorre com expans ao de volume e leva ao surgimento de ssuras, descolamento do concreto de cobrimento aderente ` a armadura, e principalmente a redu c ao da area de armadura. A corros ao obriga ` a necessidade de reparos nas pe cas, com s erios preju zos nanceiros aos propriet arios. A espessura do cobrimento de concreto e o principal fator para a prote c ao das armaduras, ao se interpor entre o meio corrosivo e agressivo e a armadura, evitando que a frente de carbonata c ao alcance as armaduras.

1.3

DA MECANISMOS DE DETERIORAC AO ESTRUTURA

S ao todos aqueles relacionados ` as a c oes mec anicas, movimenta c oes de origem t ermica, impactos, a c oes c clicas, retra c ao, u encia e relaxa c ao (para o concreto protendido). As movimenta c oes de origem t ermica s ao provocadas pelas varia c oes naturais nas temperaturas ambientes, que causam a varia c ao de volume das estruturas e fazem surgir conseq uentemente esfor cos adicionais nas estruturas. As varia c oes de temperatura podem ser tamb em de origem n ao natural, como aquelas que ocorrem em constru c oes para frigor cos, sider urgicas, metal urgicas, etc., como fornos e chamin es. As a c oes c clicas s ao aquelas repetitivas, que causam fadiga nos materiais. Podem ou n ao variar o esfor co de tra c ao para compress ao e vice-versa. A retra c ao e a u encia s ao deforma c oes que ocorrem no concreto e que levam a diminui c ao do seu volume, o que pode induzir esfor cos adicionais nas estruturas.

1.4. AGRESSIVIDADE DO AMBIENTE

1.4

AGRESSIVIDADE DO AMBIENTE

A agressividade do meio ambiente est a relacionada ` as a c oes f sicas e qu micas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das a c oes mec anicas, das varia c oes volum etricas de origem t ermica, da retra c ao hidr aulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto. Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classicada de acordo com o apresentado na Tabela 1.1 e pode ser avaliada, simplicadamente, segundo as condi c oes de exposi c ao da estrutura ou de suas partes. Tabela 1.1: Classes de agressividade ambiental (NBR 6118/03). Classe de Classica c ao geral Risco de agressividade Agressividade do tipo de ambiente deteriora c ao ambiental para efeito de Projeto da estrutura I Fraca Rural Insignicante Submersa II Moderada 1), 2) Pequeno Urbana III Forte 1) Grande Marinha 1), 2) Industrial IV Muito Forte 1), 3) Elevado Industrial Respingos de mar e Referente a Tabela 1.1 1) Pode-se admitir um micro-clima com classe de agressividade um n vel mais branda para ambientes internos secos (salas, dormit orios, banheiros, cozinhas e areas de servi co de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura). 2) Pode-se admitir uma classe de agressividade um n vel mais branda em: obras em regi oes de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos, ou regi oes onde chove raramente. 3) Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento em ind ustrias de celulose e papel, armaz ens de fertilizantes, ind ustrias qu micas.

1.5

CUIDADOS NA DRENAGEM VISANDO A DURABILIDADE

Para a adequada drenagem das estruturas devem ser tomados os seguintes cuidados (NBR 6118/03, item 7.2):

10 CAP ITULO 1. DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO a) presen ca ou ac umulo de agua proveniente de chuva ou decorrente de agua de limpeza e lavagem, sobre as superf cies das estruturas de concreto; b) superf cies expostas que necessitem ser horizontais, tais como coberturas, p atios, garagens, estacionamentos e outras, devem ser convenientemente drenadas, com disposi c ao de ralos e condutores; c) todas as juntas de movimento ou de dilata c ao, em superf cies sujeitas ` a a c ao de agua, devem ser convenientemente seladas, de forma a torn a-las estanques ` a passagem (percola c ao) de agua; d) todos os topos de platibandas e paredes devem ser protegidos por chapins. Todos os beirais devem ter pingadeiras e os encontros a diferentes n veis devem ser protegidos por rufos. A norma ainda preconiza que: a) disposi c oes arquitet onicas ou construtivas que possam reduzir a durabilidade da estrutura devem ser evitadas; b) deve ser previsto em projeto o acesso para inspe c ao e manuten c ao de partes da estrutura com vida u til inferior ao todo, tais como aparelhos de apoio, caix oes, insertos, impermeabiliza c oes e outros.

1.6

QUALIDADE DO CONCRETO DE COBRIMENTO

Segundo a NBR 6118/03, a durabilidade das estruturas e altamente dependente das caracter sticas do concreto e da espessura e qualidade do concreto do cobrimento da armadura. Na falta de ensaios comprobat orios de desempenho da durabilidade da estrutura frente ao tipo e n vel de agressividade previsto em projeto, e devido a exist ` encia de uma forte correspond encia entre a rela c ao agua/cimento, a resist encia ` a compress ao do concreto e sua durabilidade, permite-se adotar os requisitos m nimos expressos na Tabela 1.2.

Tabela 1.2: Correspond encia entre classe de agressividade e qualidade do concreto armado. (NBR 6118/03). Concreto Classe de agressividade (ver Tabela 1.1) I II III IV Rela c ao agua/cimento 0, 65 0, 60 0, 55 0, 45 em massa Classe de concreto C20 C25 C30 C40 (NBR 8953)

1.7. ESPESSURA DO COBRIMENTO DA ARMADURA

11

1.7

ESPESSURA DO COBRIMENTO DA ARMADURA

Dene-se como cobrimento de armadura (item 7.4 da NBR 6118/03) a espessura da camada de concreto respons avel pela prote c ao da armadura ao longo da estrutura. Essa camada inicia-se a partir da face externa das barras da armadura transversal (estribos) ou da armadura mais externa e se estende at ea face externa da estrutura em contato com o meio ambiente. Para garantir o cobrimento m nimo (cmin ) o projeto e a execu c ao devem considerar o cobrimento nominal (cnom ), que e o cobrimento m nimo acrescido da toler ancia de execu c ao (c ), Figura 1.1. cnom = cmin + c (1.1)

Nas obras correntes o valor de c deve ser maior ou igual a 10 mm. Esse valor pode ser reduzido para 5 mm quando houver um adequado controle de qualidade e r gidos limites de toler ancia da variabilidade das medidas durante a execu c ao das estruturas de concreto. Em geral, o cobrimento nominal de uma determinada barra deve ser: cnom cnom barra f eixe = n (1.2)

Figura 1.1: Cobrimento de Armadura A dimens ao m axima caracter stica do agregado gra udo dmax utilizado no concreto n ao pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento, ou seja: dmax 1, 2cnom (1.3)

Para determinar a espessura do cobrimento e necess ario antes denir a classe de agressividade ambiental a qual a estrutura est a inserida. Segundo a NBR

12 CAP ITULO 1. DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO 6118 (item 6.4.2), Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classicada de acordo com o apresentado na Tabela 6.1 e pode ser avaliada, simplicadamente, segundo as condi c oes de exposi c ao da estrutura ou de suas partes. A Tabela 6.1 foi apresentada na Tabela 1.1 deste texto. A Tabela 1.3 (Tabela 7.2 na NBR 6118) mostra os valores para o cobrimento nominal de lajes, vigas e pilares, para a toler ancia de execu c ao (c ) de 10 mm, em fun c ao da classe de agressividade ambiental, conforme mostrada na Tabela 1.1. Tabela 1.3: Correspond encia entre classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal para c = 10mm (NBR 6118/03). Classe de agressividade ambiental 2) Tipo de estrutura Componente ou Elemento I II III IV Cobrimento nominal (mm) 1) 20 25 35 45 Concreto Armado Laje Viga/Pilar 25 30 40 50 Referente a Tabela 1.3 : 1) Para a face superior de lajes e vigas que ser ao revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos nais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cer amicos, pisos asf alticos e outros tantos, as exig encias desta tabela podem ser substitu das por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal 15 mm; 2) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservat orios, esta c oes de tratamento de agua e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de euentes e outras obras em ambientes qu mica e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal 45 mm.

Anda mungkin juga menyukai