Anda di halaman 1dari 6

O Ouvido Humano

Eng. Adriano Luiz Spada Attack do Brasil

1- Introduo
Neste artigo abordaremos as principais caractersticas do ouvido humano, uma das principais ferramentas para quem trabalha com udio. A figura 1 apresenta as principais divises, envolvendo o ouvido externo, o ouvido mdio e o ouvido interno.

Orelha

Ouvido Externo

Ouvido Mdio Bigorna

Ouvido Interno Nervo Auditivo

Martelo Canal Tmpano Estribo Cclea

Tubo de Eustquio

Figura 1 - Ouvido Humano Cada parte tem uma funo especfica para interpretar os sons. Basicamente ocorre o seguinte: o ouvido externo serve para coletar o som e lev-lo pelo canal ao ouvido mdio. No ouvido mdio ocorre a transformao da energia de uma onda sonora em vibraes internas da estrutura ssea do ouvido mdio, estas vibraes, por sua vez, formam uma onda de compresso no ouvido interno. O ouvido interno transforma a energia da onda de compresso dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro. O tubo de Eustquio (Trompa de Eustquio) um canal o qual permite que a cavidade do tmpano fique cheia de ar, provido da nasofaringe (poro mais alta da faringe). Sua funo equilibrar a presso atmosfrica no ouvido mdio. Na figura 2 podemos observar a membrana do tmpano (chamada comumente de tmpano) juntamente com o sistema ossicular, os quais conduzem o som desde a membrana timpnica, pelo ouvido mdio, at a cclea, j no ouvido interno.

Rampa do vestbulo Martelo Bigorna Rampa do tmpano Estribo Nervo coclear Gnglio espiral Meato auditivo Membrana timpnica Cclea Janela oval Janela redonda

Figura 2 Membrana Timpnica, Sistema Ossicular do Ouvido Mdio e Interno


A membrana timpnica possui a forma de um cone, sendo que o cabo do martelo est fixado ao centro da membrana timpnica. Na outra extremidade, o martelo est ligado bigorna atravs de diminutos

ligamentos, onde sempre que o martelo se mover, a bigorna tambm se mover com ele. A outra extremidade da bigorna est ligada ao cabo do estribo, e a platina do estribo ligada extremidade do labirinto membranoso da cclea, na abertura da janela oval. Os ossculos do ouvido mdio so suspensos por ligamentos, que fazem o martelo e a bigorna combinados, agirem como uma alavanca nica. Como a bigorna est articulada com o estribo, toda vez que a membrana e o cabo do martelo se movem para dentro o lquido coclear empurrado, e toda vez que eles se movem para fora o lquido coclear puxado. A extremidade do cabo do martelo est ligada ao centro da membrana timpnica, esse ponto constantemente empurrado pelo msculo tensor do tmpano, mantendo a membrana do tmpano sempre sob tenso, isso permite que qualquer vibrao sonora, em qualquer poro da membrana seja transmitida para o martelo, o que certamente no aconteceria se a membrana no estivesse tencionada. Quando a platina do estribo move-se para dentro, contra a janela oval, obrigatoriamente a janela redonda projeta-se para fora, pois a cclea est limitada por todos os lados pelas paredes sseas. Porm, a tenso elstica desenvolvida nas fibras basilares inicia uma onda lquida que viaja ao longo da membrana basilar.

2- Impedncia e Sistema Ossicular


Cada amplitude de movimento na platina do estribo possui apenas trs quartos da amplitude do cabo do martelo, portanto, o sistema de alavanca ossicular no aumenta a distncia da movimentao do estribo, mas sim diminui a distncia da movimentao, o que aumenta a fora de movimentao por cerca de 1,3 vezes. Outra diferena que a rea da membrana do tmpano tem cerca de 55 milmetros quadrados, enquanto a rea do estribo tem cerca de 3,2 milmetros quadrados em mdia, totalizando uma diferena de aproximadamente 17 vezes. Essa diferena multiplicada pela relao de 1,3 do sistema de alavanca faz com que a fora exercida sobre o lquido da cclea seja equivalente a uma presso 22 vezes maior do que a presso exercida por uma onda sonora na membrana timpnica. Esse fato se d em funo do lquido possuir uma inrcia10 muito maior que o ar, necessitando de maior presso para causar a vibrao no lquido. O sistema ossicular e a membrana do tmpano proporcionam o ajuste de impedncias entre as ondas sonoras no ar e as vibraes do som no lquido da cclea. O curioso que o ajuste das impedncias 50 a 75% perfeito para freqncias compreendidas entre 300Hz e 3000Hz, permitindo maior utilizao da energia das ondas sonoras incidentes dentro desta faixa. Quando no existem mais o sistema ossicular e a membrana timpnica, as ondas sonoras ainda chegam at a cclea pela janela oval (observar figura 2) atravs do ar, deslocando-se diretamente pelo ouvido mdio, com isso, ocorre uma diminuio de cerca de 15 a 20 decibis na sensibilidade de audio, por falta da transmisso ossicular, ou seja, 15 a 20 decibis equivalem diminuio do nvel mdio da voz para um nvel pouco perceptvel.

3- O Princpio de Localizao Freqncia do Som


As figuras 3 e 4 exemplificam como viajam as ondas ao longo da membrana basilar (dentro da cclea) para sons de alta, mdia e baixa freqncia.

A
Freqncia alta

B
Freqncia mdia

C
Freqncia baixa

Figura 3 Ondas Viajantes ao Longo da Membrana Basilar


10

Tendncia de um objeto parado permanecer parado ou de um objeto em movimento permanecer em movimento com a mesma velocidade e direo.

Freqncia
8000 4000 2000 1000 600 400 200

10

15

20

25

30

35

Distncia do estribo (milmetros)


Figura 4 Amplitude para Sons de Freqncias entre 200 e 8000Hz Pela figura 4 percebemos que sons de alta freqncia atingem regies prximas da base da cclea, freqncias intermedirias atingem distncias intermedirias e freqncias baixas causam ativao mxima da membrana basilar prximo ao fim da cclea. Estas diferentes distncias so o que denominamos princpio da localizao, pois atravs dos diferentes locais que so estimuladas dentro da via coclear que detectamos quais so as freqncias sonoras que estamos recebendo. O mtodo principal utilizado pelo sistema nervoso para identificar diferentes freqncias sonoras determinar as posies ao longo da membrana basilar que so mais estimuladas. Na figura 4 tambm possvel observar que todas as freqncias abaixo de 200 ciclos/segundo (Hz) atingem a extremidade distal ou final da membrana basilar (membrana dentro da cclea), com isso fica difcil entender como se consegue distinguir freqncias sonoras baixas, na faixa de 20 a 200Hz. Pois bem, postulado que sons com freqncias baixas podem causar salvas de impulsos sincronizados nas mesmas freqncias. Essas salvas so transmitidas aos ncleos cocleares do encfalo e estes so capazes de distinguir as diferentes freqncias recebidas. Isso reforado pelo motivo de que quando destruda a membrana basilar da cclea, onde detectada a maioria das freqncias, no eliminada a discriminao dos sons de freqncia mais baixa. Esta outra forma de detectar freqncias mais baixas denominada de princpio de freqncia ou de rajada.

4- Determinao da Intensidade dos Sons


Pelo menos trs maneiras so utilizadas para percepo de intensidade. A primeira, que a medida que o som fica mais alto, aumenta tambm as vibraes da membrana basilar (dentro da cclea) e das clulas ciliadas, com isso ocorre um aumento do ritmo de excitao das terminaes nervosas. A segunda, que a medida que a amplitude da vibrao aumenta, mais clulas ciliadas so estimuladas, causando uma somao espacial dos impulsos, ou seja, transmisso por muitas fibras nervosas e no por apenas algumas. A terceira, que as clulas ciliadas externas no recebem estimulao significativa enquanto a amplitude da vibrao da membrana basilar no atinja alta intensidade, sendo que essa estimulao pode informar ao sistema nervoso que o som est alto.

5- Variaes da Intensidade Lei da Potncia


A variao da intensidade dos estmulos sensoriais ocorre aproximadamente em proporo de uma funo da potncia da intensidade real. Para o som, a sensao interpretada alterada quase proporcionalmente raiz cbica da intensidade real do som. Essa discriminao de diferenas quanto intensidade expressa pelo ouvido desde um sussurro at o som mais alto possvel, e isso, representando um aumento de cerca de um trilho de vezes (120dB de potncia) em relao a energia sonora, ou um aumento de um milho de vezes (120dB de amplitude) a movimentao da membrana basilar. Mesmo assim, o ouvido humano interpreta essa enorme diferena de nveis do som como uma alterao de aproximadamente 10.000 vezes, com isso, a escala de intensidade torna-se bastante comprimida pelos mecanismos de percepo do sistema auditivo. Mas graas a essa compresso que interpretamos as diferenas de intensidade ao longo de uma faixa extremamente ampla, e, com certeza muito mais ampla do que seramos capazes de interpretar se no fosse a compresso da escala de intensidade. Agora fica mais fcil entender o uso do decibel para expressar essas variaes. Vejamos: primeiramente por causa das extremas variaes de intensidades sonoras que o ouvido consegue detectar e discriminar, dessa forma a utilizao do decibel expressando as intensidades em termos do logaritmo das suas intensidades reais fundamental, onde um decibel representa um aumento real da energia sonora em 1,26 vezes. Segunda razo que na faixa usual de intensidade sonora para comunicao, os ouvidos mal conseguem distinguir uma alterao de aproximadamente um decibel na intensidade sonora.

6- Limiar da Audio do Som com Base em Diferentes Freqncias


A figura 5 mostra o comportamento da audio do som para diferentes freqncias. Nesta figura tambm podemos observar os diferentes limiares de presso nos quais os sons com freqncias diferentes mal podem ser ouvidos pelo ouvido.

Vibrao

Som

100 Alfinetada (no ouvido mdio) 80 60 Limiar 40 ao tato 20 0 Limiar de -20 audio -40 -60 Presso de referncia = -73,8 -80 1 2 5 10 20 100 500 2000 10000
Freqncia em Hz
Figura 5 Limiar da Audio do Som para Diferentes Freqncias Observe que para 2000 ciclos/s (Hz) o som pode ser ouvido at quando sua intensidade chega a aproximadamente -70 decibis, ou seja, 70 decibis abaixo do nvel de presso sonora de 0 dB = 1 dina/cm2 (1 dina/cm2 [unidade do sistema CGS, centmetro-grama-segundo] igual a 10-1Pa = 1uB, pois lembre-se que 1Pa igual a 10uB). Para a freqncia de 100 ciclos/s observamos que o nvel de presso est a aproximadamente -30 decibis do nvel de 0dB, o que nos mostra que da freqncia de 2kHz para a freqncia de 100Hz h uma diferena de nvel de audio de aproximadamente 40 decibis, ou seja, em 2Hz a sensibilidade tem uma relao de audio 40dB maior. Quantas vezes a mais ou a menos intensidade significam 40 decibis?

proporo = 10 10 40 (10)10 = 10.000vezes Obs:fator de multiplicao 10 porque se trata de Intensidade.


Podemos perceber que de 2kHz para 100Hz nosso ouvido tem uma variao de audio de aproximadamente 10.000 vezes, e tambm entendermos porque a regio dos mdios escutada com tanta facilidade, pois nessa regio podemos ouvir os sons com um nvel de intensidade muito mais baixo que em baixas e altas freqncias.

40

7- Faixa de Freqncias Audveis pelo Ouvido Humano


Afirma-se que uma pessoa jovem consegue ouvir uma faixa de freqncia entre 20Hz e 20kHz, isso antes de ocorrer o envelhecimento dos ouvidos. Pela figura 5 pode-se observar que essa faixa de freqncia sonora , em grande parte, dependente da intensidade do som. Se o nvel estiver 60dB abaixo de 1dina/cm2(0dB) a faixa se limita entre 500Hz e 5kHz, somente para sons bem intensos pode ser alcanada a faixa de 20Hz a 20kHz. Na velhice essa faixa cai para aproximadamente 50Hz a 8kHz ou at menor dependendo do caso.

8- Comportamento do Ouvido Humano


O ouvido humano consegue resistir a presses sonoras de amplitude maior que 100 Pa, podendo ainda detectar presses da ordem de 0,00001Pa (10uPa). Presses sonoras to pequenas, mas na faixa de 1kHz a 5kHz onde o ouvido possui sua maior sensibilidade, podem ser detectadas mesmo que estas produzam um deslocamento no tmpano na ordem de 10-12metros (10 picometros). Para se ter uma idia desta minscula distncia, aproximadamente um dcimo do dimetro de uma molcula de hidrognio, ou seja, um deslocamento muito pequeno.

Percebe-se ento que o ouvido um microfone extremamente sensvel, e no somente um microfone, mas um analisador de freqncias juntamente com o crebro capaz de discriminar perfeitamente as tonalidades. A caracterstica subjetiva conhecida como altura, uma funo direta da intensidade e da freqncia do som. A figura 6 nos mostra as diferentes curvas de audio apresentadas por Robinson e Dadson conforme a variao da intensidade sonora.
140 130 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 -10 0 20 40 60 80 100

Limiar da Dor
120

10

50

100

500

1000

5000

10000

Freqncia (Hz)

Figura 6 Curvas de Audibilidade de Robinson e Dadson Podemos observar que quanto menor a intensidade, maior ser a diferena de audio entre freqncias baixas (graves) e freqncias altas (agudos). Por causa desta variao enorme de nveis de audio do ouvido humano criaram-se as redes de ponderao, as quais tem o objetivo de fazer corresponder leitura dos instrumentos o mais prximo possvel ao nvel de altura percebido. Estas curvas so aproximadamente o inverso das curvas de audio para diferentes nveis de intensidade sonora mostrados na figura 6. A figura 7 ilustra as redes de ponderao A, B, C e D.
+20 +10 0 -10 -20 -30 -70 -40 -50 -60 -70 10 20 50 100 200 500 1000 2000 5000 10000 20000 A C B D

Freqncia (Hz)

Figura 7 Resposta de Freqncia para as Redes de Ponderao

Ponderao A: simula a resposta de freqncia do ouvido para baixos nveis, de 40 a 50 decibis. Ponderao B: simula a resposta de freqncia do ouvido para um nvel de conversao normal, aproximadamente 70 decibis (pouco utilizada). Ponderao C: simula a resposta de freqncia do ouvido para altos nveis, maiores de 90 decibis. Ponderao D: usada para avaliar o aumento de perturbao pelo som de alta freqncia presente no rudo produzido por certas naves areas.

Obs: Atualmente a rede de ponderao A est sendo bastante utilizada para avaliar sons independentemente do seu nvel, e no somente para sons de baixo nvel sonoro.

9- Referncias bibliogrficas
[1] [2] [3] [4] [5] GAYTON, Arthur C., M. D.; HALL, John E., PH. D. Tratado de Fisiologia Mdica. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2002. BRUNNER&SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgica. 9 ed. Vol II Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2002. PETERSEN, Dr. Carlos Allan Caballero. Apostla de Eletro-Acstica e Acstica de Locais. Departamento de Engenharia Eltrica. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul, 1998. BERTULANI, C. A. Curso de Fsica 2 Interativo. Disponvel em: <http://www.if.ufrj.br/ teaching/fis2>. Acesso em 20 de janeiro de 2004. GARDINI, Giacomo; LIMA, Norberto de Paula. Dicionrio de Eletrnica. So Paulo: Editora Hemus, 1982.

Anda mungkin juga menyukai