Anda di halaman 1dari 63

AVALIAO GLOBAL DA PESSOA IDOSA NA ATENO BSICA

Prof Esp. Marlia Cavalcante

Enfermagem na Sade do Adulto e do Idoso Faculdade Campo Real

Avaliao Geritrica Ampla (AGA)


Sempre multidimensional, freqentemente interdisciplinar Objetivo: determinar as deficincias, incapacidades e desvantagens apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e o acompanhamento a longo-prazo.
Difere do exame clnico padro por enfatizar a avaliao da capacidade funcional e da qualidade de vida e por basear-se em escalas e testes quantitativos.

Os benefcios e utilidades da AGA so:

1. Nvel individual:
a. Complementa o exame clnico tradicional e melhora a preciso diagnstica; b. Determina o grau e a extenso da incapacidade (motora, mental, psquica); c. Identifica risco de declnio funcional; d. Permite uma avaliao de riscos e possibilidades no estado nutricional; e. Serve de guia para a escolha de medidas que visam restaurar e preservar a sade (farmacoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia); f. Identifica fatores que predispem iatrogenia e permite estabelecer medidas para sua preveno; g. Estabelece parmetros para o acompanhamento do paciente; h. Serve de orientao para mudanas e adaptaes no ambiente em que o paciente vive, no sentido de reduzir as desvantagens e preservar sua independncia. (Ex: instalao de barras de apoio nos banheiros, elevao dos assentos dos vasos sanitrios, aumento da iluminao, troca de degraus por rampas); i. Estabelece critrios para a indicao de internao hospitalar ou em instituio de longa permanncia (asilo).

2. Nvel populacional:
a. Serve como uma medida precisa em estudos clnicos onde se avalia a capacidade funcional e a qualidade de vida; b. Identifica populaes de risco; c. Permite um investimento em sade, qualidade de vida e bem-estar; d. Serve para planejamento de aes e polticas de sade.

Perguntar sobre...
mudanas no estado funcional no ltimo ano, alteraes de peso no intencionais, fadiga, mal estar inespecfico, quedas, transtornos do sono, alteraes cardiovasculares, alteraes miccionais ou intestinais, presena de incontinncia, afeces osteoarticulares, dor problemas sexuais.

Tpicos
Alimentao e nutrio Acuidade Visual Acuidade Auditiva Incontinncia Urinria Sexualidade Vacinao Avaliao Cognitiva Depresso Mobilidade Quedas Avaliao Funcional

Alimentao e Nutrio
Antropometria e ndice de Massa Corporal (IMC) - semestral
Considerar alteraes fisiolgicas nos idosos:
declnio da altura; perda de peso (homem); alteraes sseas [osteoporose]; mudana na quantidade e distribuio do tecido adiposo subcutneo; reduo da massa muscular.

Em relao alimentao da pessoa idosa...


Perda da capacidade/autonomia para comprar e preparar os alimentos e para alimentar-se; Perda de apetite e diminuio da sensao de sede e da percepo da temperatura dos alimentos; Perda sensorial (paladar, viso, olfato) parcial ou total que dificulte a seleo, preparo e consumo dos alimentos; Restrio alimentar (dietas para perda de peso, diabetes, hipertenso, hipercolesterolemia); Alteraes de peso recentes; Dificuldade de mastigao.

Acuidade Visual
Reduo AV no idoso 90% usam lentes corretivas
Pergunte se h dificuldade ao ler, assistir televiso, dirigir ou para executar qualquer outra atividade da vida cotidiana.
Em caso positivo, avaliar com o uso do Carto de Jaeger

CARTO JAEGER
Objetivo: Identificar possvel disfuno visual.
Distncia de 35 cm, testar cada olho em separado (vendar com as mos) e depois em conjunto. Manter culos durante o exame.

Avaliaes dos resultados: at nvel 20/40 sem disfuno.


Em caso de alteraes, encaminhar para avaliao no oftalmologista.

Acuidade Auditiva
Perguntar ao idoso: 1/3 referem algum grau de declnio PRESBIACUSIA (causa mais comuns)
perda progressiva da capacidade de diferenciar os sons de alta freqncia Compreende a fala em situaes sociais? Consegue entender o que ouve no rdio ou televiso? Tem necessidade que as pessoas repitam o que lhe falado? Sente zumbido ou algum tipo de barulho no ouvido ou cabea? Fala alto demais? Evita conversar? Prefere ficar s?

Muitas vezes, o idoso pode no perceber essa perda e, por essa razo, no referi-la. Para auxiliar nessa verificao pode-se utilizar o teste do sussurro
O examinador deve ficar fora do campo visual (a 33cm de distncia) e sussurrar, em cada ouvido, uma questo breve e simples como, por exemplo, qual o seu nome? Se a pessoa idosa no responder, devese examinar seu conduto auditivo para afastar a possibilidade de cerume. No sendo identificados obstculo nos condutos auditivos externos, deve-se solicitar audiometria.

Incontinncia Urinria
30% idosos no institucionalizados
nem sempre a referem na avaliao clnica ou por vergonha ou por acharem ser isso normal no processo de envelhecimento.

Muitas das causas so reversveis - delrio, restrio de mobilidade, reteno urinria, infeco e efeito medicamentoso - e devem ser investigadas.
Perguntar diretamente
Se a resposta for afirmativa, investigue possveis causas Medida de Independncia Funcional (MIF)

Sexualidade
Problemas na capacidade de desfrutar prazer nas relaes sexuais no devem ser considerados como parte normal do envelhecimento.
Alguns problemas comuns tambm podem afetar o desempenho sexual: artrites, diabetes, fadiga, medo de infarto, efeitos colaterais de frmacos e lcool. 74% dos homens e 56% das mulheres casadas mantm vida sexual ativa aps os 60 anos.
Investigar DSTs/AIDS

Vacinao

Registro na Caderneta de Sade da Pessoa Idosa

Oferecidas anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinao do Idoso

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464

Mobilidade
grande propenso instabilidade postural e alterao da marcha aumenta o risco de quedas podem ocorrer por disfunes motoras, de sensopercepo, equilbrio ou dficit cognitivo. A Escala de Tinneti, que no Brasil conhecida como POMA-Brasil, mostra-se til para o desenvolvimento dessa avaliao
Pontuao menor que 19 indica risco 5 vezes maior de quedas.

Escala de Avaliao do Equilbrio e da Marcha de Tinneti

Escala de Avaliao do Equilbrio e da Marcha de Tinneti

Quedas
Associadas elevados ndices de morbimortalidade, reduo da capacidade funcional e institucionalizao precoce. Questionar a ocorrncia e freqncia de quedas, registrando na Caderneta de Sade da Pessoa Idosa.
A maioria das quedas acidentais ocorre dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posio, ir ao banheiro. Cerca de 10% das quedas ocorrem em escadas sendo que desc-las apresenta maior risco que subi-las.

A avaliao da queda visa...


a) Identificar a causa que levou a queda e trat-la. b) Reconhecer fatores de risco para prevenir futuros eventos, implementando intervenes adequadas.
Devem ser levantados dados relacionados: Ao contexto e mecanismo das quedas. s condies clnicas da pessoa idosa, considerando as doenas crnicas e agudas presentes. A medicao em uso (prescritas ou automedicadas).

Dados clnicos e diagnstico de causas que podem levar a quedas

Principais Causas
Relacionadas ao ambiente. Fraqueza/distrbios de equilbrio e marcha. Tontura/vertigem. Alterao postural/hipotenso ortosttica. Leso no SNC. Sncope. Reduo da viso.

Fatores de Risco Intrnsecos


idosos com mais de 80 anos; sexo feminino; imobilidade; quedas precedentes; equilbrio diminudo; marcha lenta e com passos curtos; baixa aptido fsica; fraqueza muscular de MMII e MMSS (hand grip); alteraes cognitivas; doena de Parkinson; polifarmcia; uso de sedativos, hipnticos e ansioliticos.

Fatores extrnsecos:
Riscos domsticos para quedas

Fatores que agravam a ocorrncia de leso na queda:


Ausncia de reflexos de proteo; Densidade mineral ssea reduzida osteoporose; Desnutrio; Idade avanada; Resistncia e rigidez da superfcie sobre a qual se cai; Dificuldade para levantar aps a queda.

Principais complicaes
Leses de partes moles, Restrio prolongada ao leito, Hospitalizao, Institucionalizao, Risco de doenas iatrogenicas, Fraturas, Hematoma subdural, Incapacidade Morte.

Medidas prticas para minimizar as quedas


a) Educao para o autocuidado. b) Utilizao de dispositivos de auxilio marcha (quando necessrio) como bengalas, andadores e cadeiras de rodas. c) Utilizao criteriosa de medicamentos evitando-se, em especial, as que podem causar hipotenso postural. d) Adaptao do meio ambiente (residncia e locais pblicos)

www.casasegura.arq.br

Adaptao do meio ambiente


Acomodao de gneros alimentcios e de outros objetos de uso cotidiano em locais de fcil acesso, evitando-se a necessidade de uso de escadas e banquinhos. Orientao para a reorganizao do ambiente interno residncia, com o consentimento da pessoa idosa e da famlia. Sugerir a colocao de um diferenciador de degraus nas escadas bem como iluminao adequada da mesma, corrimos bilaterais para apoio e retirada de tapetes no inicio e fim da escada. Colocao de pisos anti-derrapantes e barras de apoio nos banheiros, evitar o uso de banheiras, orientar o banho sentado quando da instabilidade postural e orientar a no trancar o banheiro.

AVALIAO COGNITIVA E FUNCIONAL

Avaliao Cognitiva
Auxilia na identificao das principais alteraes na sade mental Primeira avaliao: solicitar que repita o nome dos objetos: Mesa, Ma e Dinheiro. Aps 3 minutos, pedir que os fale novamente. Se for incapaz de repeti-los, h necessidade de uma investigao mais aprofundada.
Mtodos utilizados: Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Desenho do Relgio Teste de Fluncia Verbal por Categorias Semnticas QPAF Questionrio Pfeffer de Avaliao Funcional

Mini Exame do Estado Mental (MEEM)


No serve para diagnstico, mas serve para indicar que funes devem ser melhor investigadas. Pontuao total = 30 pontos.
Encaminhamento para avaliao neuropsicolgica especfica em casos de escores muito baixos associados aos outros testes de funo cognitiva. As notas de corte sugeridas so: 19 23 24 28 Analfabetos 1 a 3 anos de escolaridade 4 a 7 anos de escolaridade > 7 anos de escolaridade

Desenho do Relgio
Solicitar que desenhe um mostrador de relgio com nmeros. Em seguida, solicita-se que sejam acrescentados os ponteiros do relgio, de horas e minutos, representando ali um horrio especfico, por exemplo, 2 horas e 50 minutos.
Se o paciente desenha um mostrador pequeno, onde no cabem os nmeros, j h evidencia preliminar de uma dificuldade com o planejamento. Na negligncia unilateral, os nmeros sero colocados apenas na metade do relgio. Pacientes com disfuno executiva (leso frontal) podem apresentar dificuldade para colocar os ponteiros.

Teste de Fluncia Verbal por Categorias Semnticas


Solicitar que diga o maior nmero possvel de animais em 1(um) minuto, visando verificar declnio cognitivo.
Pacientes com demncia, alm de produzirem escores baixos, tendem a interromper a gerao de palavras aps 20 segundos do teste. Pacientes deprimidos podem apresentar escores baixos, mas tendem a gerar palavras durante todo o minuto. O escore esperado de 14 ou 15 animais citados.

Encaminhamento para avaliao neuropsicolgica especfica.

Questionrio de Pfeffer (QPAF)


uma escala de 11 questes aplicada ao acompanhante ou cuidador da pessoa idosa discorrendo sobre a capacidade desse em desempenhar determinadas funes.

As respostas seguem um padro:


Pontuao mxima = 33 pontos. 6 = maior dependncia.

0 sim capaz 0 nunca o fez, mas poderia fazer agora 1 com alguma dificuldade, mas faz 1 nunca fez e teria dificuldade agora 2 Necessita de ajuda 3 no capaz

A combinao MEEM + QPAF indica uma maior especificidade para a medida de declnio cognitivo mais grave.

Questionrio de Pfeffer (QPAF)


A PESSOA IDOSA CAPAZ DE...
1. 2. 3. 4. 5. 6. Cuidar do seu prprio dinheiro? Fazer as compras sozinho (por exemplo de comida e roupa)? Esquentar gua para caf ou ch e apagar o fogo? Preparar comida? Manter-se a par dos acontecimentos e do que se passa na vizinhana? Prestar ateno, entender e discutir um programa de radio, televiso ou um artigo do jornal? 7. Lembrar de compromissos e acontecimentos familiares? 8. Cuidar de seus prprios medicamentos? 9. Andar pela vizinhana e encontrar o caminho de volta para casa? 10. Cumprimentar seus amigos adequadamente? 11. Ficar sozinho (a) em casa sem problemas?

Depresso
No Brasil, prevalncia varia de 4,7% a 36,8%; mulheres 2 vezes maior
A depresso a doena psiquitrica mais comum que leva ao suicdio e os idosos formam o grupo etrio, que com mais freqncia, se suicida.

Especial ateno deve ser dada as seguintes situaes, que favorecem o desenvolvimento do quadro depressivo:

Antecedentes depressivos prvios. Doena incapacitante, sobretudo se h deteriorao funcional implicando numa mudana brusca e rpida. Doena dolorosa (neoplasia, doena osteoarticular deformante). Abandono e/ou maus tratos. Institucionalizao. Morte de cnjuge, familiar ou amigo prximo. Uso de medicamentos como os benzodiazepnicos, betabloqueadores, metildopa, reserpina, clonidina, cinarizina, flunarizina, digoxina e esterides.

Situaes que, quando associadas, sugerem um perfil suicida na pessoa idosa:

Sexo masculino. Viver s. Doena depressiva severa. Insnia persistente. Inquietude psicomotora importante. Doena mdica severa, dolorosa, incapacitante. Perda recente do cnjuge. Institucionalizado ou dependente de cuidados de longa durao. Etilista. Ter sentimentos de culpa excessiva.

Escala de Depresso Geritrica Abreviada


Trata-se de um questionrio de 15 perguntas com respostas objetivas (sim ou no) a respeito de como a pessoa idosa tem se sentido durante a ltima semana
As perguntas no podem ser alteradas, deve-se perguntar exatamente o que consta no instrumento.

uma ferramenta til de avaliao rpida para facilitar a identificao da depresso em idosos. A cada resposta afirmativa some 1 ponto.
Uma pontuao entre 0 e 5 se considera normal, 6 a 10 indica depresso leve e 11 a 15 depresso severa.

Situaes que podem agravar o quadro de depresso:



Sintomas psicticos como alucinaes. Uso de lcool. Risco ou tentativa de suicdio. Repercusso grave sobre uma doena somtica associada. No responde s doses habituais de um frmaco no tempo esperado. Transtorno de personalidade. Ausncia de apoio social. Efeitos secundrios que impedem a continuao do uso do medicamento. A pessoa no aceita o diagnstico e por isso no adere s recomendaes teraputicas. Presena de pluripatologias psiquitrica.

Avaliao Funcional
Representa uma maneira de medir se uma pessoa ou no capaz de desempenhar as atividades necessrias para cuidar de si mesma.
Caso no seja capaz, verificar se essa necessidade de ajuda parcial, em maior ou menor grau, ou total.

Usualmente, utiliza-se a avaliao no desempenho das atividades cotidianas ou atividades de vida diria.

Capacidade funcional avalia o potencial que a pessoa idosa tem para realizar a atividade, ou seja, sua capacidade remanescente, que pode ou no ser utilizada.

Desempenho avalia o que o idoso realmente faz no seu dia-a-dia.

Didaticamente essas atividades so subdivididas em:


a) Atividades de Vida Diria (AVD) que so as relacionadas ao autocuidado e que, no caso de limitao de desempenho, normalmente requerem a presena de um cuidador para auxiliar a pessoa idosa a desempenh-las.
Comer Banho Vestir-se Ir ao banheiro Andar com ou sem ajuda Passar da cama para a cadeira Mover-se na cama Urinria Fecal

CUIDADOS PESSOAIS

MOBILIDADE

CONTINNCIA

b) Atividades Instrumentais da Vida Diria (AIVD) que so as relacionadas participao do idoso em seu entorno social e indicam a capacidade de um indivduo em levar uma vida independente dentro da comunidade.
Preparar a comida Servio domstico Lavar e cuidar do vesturio Trabalhos manuais Manuseio da medicao Manuseio do telefone Manuseio de dinheiro Fazer compras (alimentos, roupas Usar os meios de transporte Deslocar-se (ir ao mdico, compromissos sociais e religiosos

DENTRO DE CASA

FORA DE CASA

Mtodos para avaliao funcional


Escala de Katz
avalia a capacidade para as AVDs

Escala de Lawton
avalia a capacidade para as AIVDs

Medida de Independncia Funcional (MIF)


quantifica a ajuda necessria

Index de Independncia nas Atividades de Vida Diria de Katz


Avalia a independncia no desempenho de seis funes (banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferncia, continncia e alimentao) classificando as pessoas idosas como independentes ou dependentes.

Escala de Lawton
Objetivo: avaliar o desempenho funcional da pessoa idosa em termos de AIVDs que possibilita que a mesma mantenha uma vida independente. Classificadas como independentes ou dependentes no desempenho de nove funes.

Escala de Lawton

Escala de Lawton

A pontuao mxima 27 pontos.

Medida de Independncia Funcional


Verifica o desempenho da pessoa idosa para a realizao de um conjunto de 18 tarefas, referentes s subescalas de autocuidados, controle esfincteriano, transferncias, locomoo, comunicao e cognio social. Resultados
Grau de (in)dependncia 7 6 5 4 3 2 1 Independncia completa Independncia modificada Superviso, estmulo ou preparo Assistncia mnima Assistncia moderada Assistncia mxima Dependncia total

Disponibilidade e Adequao de Suporte Familiar e Social


importante indagar se:
O idoso sente-se satisfeito e pode contar com familiares para ajud-lo a resolver seus problemas; O idoso participa da vida familiar e oferece seu apoio quando os outros membros tm problemas; H conflitos entre as geraes que compem a famlia; As opinies emitidas pelo idoso so acatadas e respeitadas pelos membros que compem o ncleo familiar; O idoso aceita e respeita as opinies dos demais membros da famlia; O idoso participa da vida comunitria e da sociedade em que vive; O idoso tem amigos e pode contar com eles nos momentos difceis; O idoso apia os seus amigos quando eles tm problemas.

Referncias
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa. Braslia : Ministrio da Sade, 2007.

Anda mungkin juga menyukai