Anda di halaman 1dari 19

SELETIVIDADE

SELETIVIDADE

1 - INTRODUO
Dentre os principais requisitos para a proteo atingir as suas finalidades, a seletividade , sem dvida alguma, o item de maior importncia. Pois a presena de uma anormalidade no sistema deve ser isolada e removida, sem que as outras partes do mesmo sejam afetadas. Em outras palavras, seletividade significa isolar, to depressa quanto possvel, a parte do sistema afetada pela falta, e deixar todas as demais energizadas, garantindo a confiabilidade e continuidade no sistema eltrico em questo.

Podem ser implementados vrios meios para assegurar uma boa seletividade na proteo de uma rede eltrica, os mais conhecidos so: Seletividade amperimtrica (atravs de correntes) Seletividade cronomtrica (por tempo) Seletividade atravs de troca de dados, chamada de seletividade lgica Seletividade pelo uso de proteo direcional ou diferencial.

SELETIVIDADE

2 - SELETIVIDADE AMPERIMTRICA
A seletividade amperimtrica baseia-se no fato que a corrente de falta diminui de intensidade medida que o local do curto "se afasta" da fonte de alimentao.

Desta forma, utiliza-se uma proteo amperimtrica em cada ramal de alimentao, com ajuste inferior ao valor mnimo da corrente de curto-circuito causada por uma falta na seo vigiada, e superior ao valor mximo da corrente causada por uma falta a jusante. Ajustado deste modo, cada dispositivo de proteo s atua para faltas localizadas imediatamente a jusante, e no sensvel a faltas a montante. Todavia, na prtica, quando no h reduo notvel na corrente entre duas partes adjacentes, difcil definir os ajustes para dois dispositivos em cascata e, ainda, assegurar uma boa seletividade (o que acontece nas redes de mdia tenso). Porm, para sees de linhas separadas por um transformador, este sistema pode ser usado com grandes vantagens, por ser simples, econmico e rpido (desarme sem demora). Algumas literaturas definem esse tipo de procedimento como sendo uma seletividade por escalonamento das correntes de curto-circuito.

A figura 1 ilustra um exemplo tpico da instalao desses elementos envolvendo os enrolamentos primrio e secundrio de transformadores. Neste caso, para garantir a seletividade, o dispositivo de proteo de sobrecorrente instalado no primrio deve respeitar a seguinte condio: ICCA > Ir ICCB,

SELETIVIDADE

onde: Ir a corrente de ajuste; ICCB, a corrente de curto-circuito no secundrio (ponto B), referida ao primrio do transformador.

Figura 1 - Exemplo de seletividade amperimtrica em transformadores.

3 - SELETIVIDADE CRONOMTRICA
A seletividade cronomtrica consiste em ajustes diferentes nas temporizaes dos dispositivos de proteo distribudos ao longo do sistema eltrico. Quanto mais prximos da fonte supridora, as temporizaes devero ser ajustadas em tempos superiores aos elementos de proteo a jusante, conforme pode ser notado no diagrama unifilar indicado na figura 2.

SELETIVIDADE

Figura 2 - Exemplo de seletividade cronomtrica.

A falta mostrada neste diagrama enxergada por todas as protees (localizadas em A, B, C e D). A temporizao D fecha seus contatos mais rapidamente que aquela instalada em C, que por sua vez, mais rpida que a proteo em B, e assim sucessivamente. Assim que o disjuntor D aberto, e a corrente de falta eliminada, as protees nos pontos A, B e C, que estavam sensibilizadas, voltam a condio original (de vigilncia).

SELETIVIDADE

A diferena dos tempos de atuao t entre duas protees sucessivas o intervalo de seletividade, definido a partir da seguinte inequao:
t tc + tr + 2dt

Onde: tc - tempo de abertura dos disjuntores; dt - tolerncias da temporizao; tr - tempo de retorno posio de espera das protees.

Considerando o desempenho dos disjuntores e dos rels de proteo, normalmente encontrados na prtica, os valores adotados para o t de
aproximadamente 0,4 s.

Esta seletividade apresenta duas vantagens, pois alm de ser um sistema simples, assumi a sua prpria retaguarda (salvaguardando-se a parte isenta de falta da instalao). Porm, quando h um nmero elevado de protees em srie, observa-se que a proteo localizada mais a montante est ajustada com um tempo de atuao elevado. Dependendo do nvel de curto-circuito e do tempo de resposta do rel de proteo, pode-se em alguns casos, danificar os componentes dos sistemas eltricos, tais como: cabos, TCs", etc, devido ao aquecimento adicional a que ficam submetidos.

SELETIVIDADE

3.1 - APLICAO DA SELETIVIDADE CRONOMTRICA


Existem dois tipos de rels cronomtricos temporizados: Os rels de tempo independente Observa-se na figura 3 que se o nvel de curto-circuito for inferior ao seu ajuste, este trabalha na regio de no operao. Por outro lado, para valores superiores a sua faixa de ajuste, o rel atuar sempre com um valor de tempo constante e definido.

Figura 3 - Tempo independente do valor da corrente de curto.

Os rels de tempo dependentes (tempo inverso) Analogamente ao caso anterior, a regio de atuao depender do seu ajuste. No entanto, o tempo de atuao no ser constante, pois conforme mostrado na figura 4, o tempo depender do valor da corrente de curto-circuito.

SELETIVIDADE

Figura 4 - Tempo dependente do valor da corrente de curto.

A ttulo de ilustrao, a figura 5 esclarece um exemplo utilizando a proteo envolvendo tempo independente e inverso.

Figura 5 - Exemplo de aplicao cronomtrica.

SELETIVIDADE

No caso particular desta figura, para assegurar a seletividade cronomtrica entre os dispositivos de proteo, devem ser respeitado os seguintes critrios: Rel de tempo independente: IrA > IrB > IrC,

t A > tB > tC

Figura 6 - Ajustes dos rels do tipo tempo independente.

Rel de tempo dependente ou inverso: IrA > IrB > IrC,

IccA > IccB > IccC

SELETIVIDADE

Figura 7 - Ajustes dos rels do tipo tempo dependente ou inverso.

Os ajustes das temporizaes esto determinados para obter o intervalo de seletividade t para a mxima corrente vista pela proteo a jusante.

As temporizaes para obter a seletividade cronomtrica ativada quando a corrente excede o valor de ajuste dos rels. Por exemplo, na figura 5, o tempo de atuao na proteo do disjuntor A deve ser maior que o de B, que por sua vez, maior que C.

4 - SELETIVIDADE LGICA
Este princpio usado quando se deseja diminuir o tempo de eliminao da falta. A troca de dados lgicos entre os dispositivos de proteo sucessivos elimina a necessidade de intervalos de seletividade.

Com efeito, num sistema radial, so ativadas as protees localizadas a montante do ponto de falta e aquelas localizadas a jusante no so solicitadas. Podem ser localizados o ponto de falta e o disjuntor a ser comandado sem qualquer ambigidade. Cada proteo sensibilizada pela falta envia: Uma ordem lgica de espera para o nvel situado a montante (ordem para aumentar a temporizao prpria do rel a montante); Uma ordem de abertura para o disjuntor associado, a menos que o mesmo receba uma ordem lgica de espera do situado a jusante. Um desarme temporizado provido como retaguarda.

SELETIVIDADE

10

A grande vantagem da seletividade lgica, quando comparado seletividade cronomtrica, que o tempo do desarme no depende da falta na cascata da seletividade.

A figura 8 ilustra um sistema radial, onde os rels atuam baseados no princpio da seletividade lgica.

Figura 8 - Exemplo de aplicao da seletividade lgica.

SELETIVIDADE

11

5 - SELETIVIDADE DIRECIONAL
Numa rede em anel, na qual uma falta fica alimentada de ambas as extremidades, necessrio usar um sistema de proteo sensvel direo do fluxo da corrente de falta, para localiz-la e elimin-la.

A figura 9 apresenta um exemplo de utilizao de protees direcionais.

Figura 9 - Exemplo de aplicao da seletividade direcional.

Os disjuntores D1 e D2 esto equipados com protees direcionais instantneas, enquanto H1 e H2 so dotados de protees de sobrecorrente temporizadas. No

SELETIVIDADE

12

caso de uma falta no ponto (1), s as protees em D1 (direcional), H1 e H2 "enxergam" a falta. A proteo em D2 no se sensibiliza, devido a direo de seu sistema de deteco. Neste caso, D1 abre. A proteo H2 fica de fora e H1 abre. tH1 = tH2, tD1 = tD2, tH = tD + t

6 - SELETIVIDADE ATRAVS DE PROTEO DIFERENCIAL


Estas protees comparam as correntes nas extremidades do trecho de rede a ser vigiada. Qualquer diferena em amplitude e fase entre estas correntes indica a presena de uma falta. Este sistema de proteo reage apenas s faltas dentro da rea monitorada e insensvel a qualquer falta fora desta rea. portanto seletivo por natureza.

Esta proteo usada para detectar correntes de falta com valores inferiores corrente nominal e para desarmar instantaneamente, j que a seletividade est baseada sobre a deteco e no na temporizao.

O equipamento protegido pode ser: um motor, um gerador, um transformador, ou uma conexo (cabo ou linha). A figura 10 ilustra a aplicao da proteo diferencial.

SELETIVIDADE

13

Figura 10 - Aplicao da seletividade diferencial.

Proteo das ligaes (linhas e cabos)

Tipos de falhas e dispositivos de proteo

Proteo de distncia
A proteo de distncia (ANSI 21) contra falhas que afetam sees de linha ou de cabo, utilizada no caso de rede em malha (ligaes em paralelo, diversas fontes). Ela seletiva e rpida, sem necessidade de seletividade cronomtrica; sua sensibilidade depende da potncia de curto-circuito e da carga; sua colocao em operao difcil quando a ligao no for homognea (linha area + cabo). Seu princpio de funcionamento o seguinte: b medir uma impedncia proporcional distncia do ponto de medio na falha, b delimitar reas de impedncia que correspondam s sees de linha de diferentes comprimentos (fig.1), b disparar por rea com temporizao.
21
DE57279

21

0%

O exemplo da figura 2 mostra para a proteo em A da seo AB: b um crculo de impedncia equivalente a 80% do comprimento de linha (rea 1), no interior do qual associado um trip instantneo, b um crculo de impedncia compreendida entre 80% e 120% do comprimento de linha (rea 2), qual associado um trip temporizado (200 ms), b um crculo de impedncia equivalente a 120% do comprimento de linha (rea 3), no exterior do qual associado um trip temporizado longo de back-up da proteo B, fora do trecho AB, b um crculo de impedncia a 120% a jusante para assegurar o back-up da proteo a jusante, b Quando houver comunicao entre as protees nas extremidades, pode-se disparar instantaneamente entre 0 e 100%.
X
DE55280

rea 1 rea 3

ZL

rea 2
T2

T3

rea 1

T1

Z carga R

80%

rea a jusante rea 2

21

100%

Fig. 2: crculos de impedncia

Religador
21

rea 2

120%

rea 3

A funo religador (ANSI 79) destina-se eliminao das falhas transientes e semipermanentes das linhas areas, limitando ao mnimo o tempo de interrupo de servio. A funo religador gera automaticamente comandos de fechamento do disjuntor para realimentar uma linha area aps uma falha. Este procedimento feito em diversos passos: b na ocorrncia da falha, trip para desenergizao do circuito, b temporizao necessria na reconstituio da isolao no local da falha, b realimentao do circuito por religamento. A ativao do religamento assegurada pelas protees das ligaes. O religador pode ser monofsico e/ou trifsico e pode comportar um ou mais ciclos sucessivos de religamento.

L Fig. 1: princpio da proteo de distncia

Schneider Electric

45

Proteo dos transformadores

Tipos de falhas

O transformador um componente especialmente importante de uma rede. necessrio proteg-lo eficazmente contra todas as falhas suscetveis de danific-lo, sejam elas de origem interna ou externa. A escolha de uma proteo baseia-se freqentemente em consideraes tcnicas e custos ligados sua potncia.

As principais falhas que podem afetar um transformador so: b sobrecarga, b curto-circuito, b falha de carcaa.

Sobrecarga
As sobrecargas podem ser causadas por aumento do nmero de cargas alimentadas simultaneamente ou aumento da potncia absorvida por uma ou diversas cargas. Traduz-se por uma sobrecorrente de longa durao, que provoca uma elevao de temperatura prejudicial isolao e longevidade do transformador.

Curto-circuito
O curto-circuito pode ser interno ao transformador ou externo. Interno: trata-se de uma falha entre condutores de fases diferentes ou de uma falha entre espiras do mesmo enrolamento. O arco de falha danifica o enrolamento do transformador e pode provocar um incndio. Em transformadores a leo, o arco provoca a emisso de gs de decomposio. Se a falha for leve, h uma pequena emisso de gs e o acmulo de gases pode tornar-se perigoso. Um curto-circuito violento pode causar danos muito srios, que podem destruir os enrolamentos e tambm o tanque, derramando o leo em combusto. Externo: trata-se de uma falha fase-fase nas ligaes a jusante. A corrente de curtocircuito a jusante provoca esforos eletrodinmicos no transformador, que podem afetar mecanicamente os enrolamentos e levar a uma falha interna.
I
DE55288

I Imx

Falhas de carcaa
As falhas de carcaa so falhas internas. Estas podem ocorrer entre o enrolamento e o tanque ou entre o enrolamento e o ncleo magntico. Elas provocam uma emisso de gases em transformadores a leo. Como o curto-circuito interno, elas podem provocar a destruio do transformador e incndio. A amplitude da corrente de falha depende do regime de neutro das redes a montante e a jusante, e depende tambm da posio da falha no enrolamento: b em acoplamento em estrela (fig.1), a corrente na carcaa varia entre 0 e o valor mximo, se a falha estiver na extremidade do neutro ou da fase do enrolamento. b em acoplamento em tringulo (fig. 2), a corrente na carcaa varia entre 50% e 100% do valor mximo, se a falha estiver no meio ou em uma extremidade do enrolamento.

Imx

Imx 2 % 0 100% 0 50% % 100%

Informao sobre a operao dos transformadores


Fig. 1 Fig. 2
Corrente de falha, funo da posio da falha no enrolamento

DE55289

Ic
oe ie (t) = Ie e t -----

Energizao dos transformadores (fig. 3) A energizao de um transformador provoca um pico transitrio da corrente de inrush, que pode atingir at 20 vezes a corrente nominal com constantes de tempo de 0,1 a 0,7 segundos. Este fenmeno devido saturao do circuito magntico, que provoca o aparecimento de uma corrente de magnetizao elevada. O valor de pico da corrente mximo quando a energizao for efetuada na passagem a zero da tenso e com induo remanente mxima na mesma fase. A forma de onda contm uma quantidade substancial de harmnicos de 2 ordem. Este fenmeno uma manobra normal de operao da rede, logo, no deve ser detectado como uma falha pelas protees, que devero deixar passar o pico de energizao. Sobrefluxo Uma operao do transformador com tenso muito elevada ou com freqncia muito baixa provoca uma corrente de magnetizao excessiva e leva a uma deformao de corrente por uma quantidade substancial de harmnicos de 5 ordem.

Fig. 3: energizao de transformador Ie: envoltria da corrente de inrush o e: constante de tempo

46

Schneider Electric

Proteo dos transformadores

Dispositivos de proteo

Sobrecarga
A sobrecorrente de longa durao pode ser detectada por uma proteo de sobrecorrente de fase temporizada com tempo definido ou com tempo inverso (ANSI 51), seletiva com as protees secundrias. A temperatura do dieltrico (ANSI 26) monitorada pelos transformadores com isolao lquida ou a temperatura dos enrolamentos (ANSI 49T) monitorada pelos transformadores tipo seco. A proteo de sobrecarga trmica (ANSI 49RMS) utilizada para monitorar com uma melhor sensibilidade a elevao de temperatura: o aquecimento determinado por simulao da liberao de calor de acordo com a corrente e a inrcia trmica do transformador. Para os transformadores MT/BT, uma sobrecarga pode ser detectada no lado de baixa tenso pelo disparador de longo retardo do disjuntor BT principal.
DE57290

87T

Fig. 1: proteo diferencial de transformador


DE57291

Curto-circuito
Diversas protees podem ser utilizadas. b Para os transformadores a leo, dispositivos sensveis emisso de gases e ao deslocamento de leo (ANSI 63) provocados por curto-circuito entre espiras de uma mesma fase ou por curto-circuito fase-fase: v rel Buchholz para transformadores AT/AT de ventilao natural, v detectores de gs e presso para os transformadores AT/BT tipo estanque. b A proteo diferencial de transformador (ANSI 87T) (fig.1) que fornece uma proteo rpida contra falhas fase-fase. Esta proteo sensvel e vital para os transformadores de alta potncia. Para evitar o trip intempestivo, o harmnico de 2 ordem da corrente diferencial medido para detectar a energizao do transformador (restrio H2) e o harmnico de 5 ordem medido para detectar o sobrefluxo (restrio H5). A utilizao desta proteo em tecnologia digital com rede neural fornece vantagens: simplicidade de regulagem e estabilidade. b Uma proteo de sobrecorrente de fase instantnea (ANSI 50) (fig. 2) associada ao disjuntor situado no primrio do transformador assegura a proteo contra os curtos-circuitos violentos no primrio. O nvel de corrente regulado em um valor superior corrente devido a um curto-circuito no secundrio: a seletividade amperimtrica assim assegurada. b Um fusvel de AT pode garantir a proteo dos transformadores de baixa potncia.

t 51 51 50 50 I Curva de energizao do transformador Icc mx. BT Icc mx. AT

Fig. 2: proteo de sobrecorrente do transformador


DE57292

51G

Fig. 3: proteo de falha de carcaa do tanque do transformador


DE57293

Falhas de carcaa b Carcaa do tanque (fig. 3)

51N

64REF

Esta proteo de sobrecorrente levemente temporizada (ANSI 51G) instalada na conexo de aterramento da carcaa do transformador (se sua regulagem for compatvel com o regime de neutro) constitui uma soluo simples e eficaz contra as falhas internas entre um enrolamento e a carcaa; o transformador deve ser isolado da terra. Esta proteo seletiva: ela somente sensvel s falhas na carcaa do transformador dos lados primrio e secundrio. Uma outra soluo utilizar a proteo contra fuga terra: b pela proteo de fuga terra (ANSI 51N) situada na rede a montante para a falha de carcaa que afeta o primrio do transformador, b pela proteo de fuga terra (ANSI 51N) situada na entrada do quadro alimentado, se o aterramento do neutro da rede a jusante for realizado no barramento (fig. 4). Estas protees so seletivas: elas so somente sensveis s falhas fase-terra situadas no transformador ou nas ligaes a montante e a jusante. b por uma proteo de fuga terra restrita (ANSI 64REF) se o aterramento do neutro da rede a jusante for efetuado no transformador (fig. 5). Trata-se de uma proteo diferencial que detecta a diferena das correntes residuais medidas no aterramento do neutro de um lado e na sada trifsica do transformador, do outro lado. b por uma proteo de fuga terra com ponto neutro (ANSI 51G) se o aterramento do neutro da rede a jusante for efetuado no transformador (fig. 6). b por uma proteo de sobretenso residual (ANSI 59N) se o neutro da rede a jusante for isolado da terra (fig. 7).

Fig. 4: proteo de fuga terra


DE57294

Fig. 5: proteo de fuga terra restrita

59N 51G

Fig. 6: proteo de fuga terra com ponto neutro

Fig. 7: proteo de sobretenso residual

Schneider Electric

47

Funes de proteo

Lista das funes

As principais funes de proteo so indicadas com uma breve definio na tabela abaixo. A classificao feita em ordem numrica pelo cdigo ANSI C37.2. Cdigo ANSI 12 14 21 21B 24 25 26 27 27D 27R 27TN 32P 32Q 37 37P 37Q 38 40 46 47 48 - 51LR 49 49T 50 50BF 50N ou 50G 50V 50/27 51 51N ou 51G 51V 59 59N 63 64REF 64G 66 67 67N/67NC 78 78PS 79 81H 81L 81R 87B 87G 87L 87M 87T Nome da funo
Sobrevelocidade Subvelocidade Proteo de distncia Subimpedncia Controle de fluxo Controle de sincronismo Termostato Subtenso Subtenso de seqncia positiva Subtenso remanente Subtenso residual (3 harmnica) Direcional de sobrepotncia ativa Direcional de sobrepotncia reativa Subcorrente de fase Direcional de subpotncia ativa Direcional de subpotncia reativa Superviso da temperatura Perda de excitao Desbalano / corrente de seqncia negativa Sobretenso de seqncia negativa Partida longa, rotor bloqueado Sobrecarga trmica Superviso de temperatura Sobrecorrente de fase instantnea Falha de disjuntor Fuga terra instantnea

Definio
Deteco de sobrevelocidade das mquinas rotativas Deteco de subvelocidade das mquinas rotativas Deteco de medio de impedncia Proteo de back-up dos geradores contra curtos-circuitos fase-fase Controle de sobrefluxo Controle de autorizao de chaveamento de duas partes da rede Proteo contra as sobrecargas Proteo para controle de uma queda de tenso Proteo dos motores contra funcionamento em tenso insuficiente Controle de desaparecimento da tenso mantida pelas mquinas rotativas depois de uma desconexo da alimentao Deteco de falha de isolao terra dos enrolamentos estatricos (neutro impedante) Proteo de controle de transferncia de sobrepotncia ativa Proteo de controle de transferncia de sobrepotncia reativa Proteo trifsica contra subcorrente Proteo de controle de transferncia de subpotncia ativa Proteo de controle de transferncia de subpotncia reativa Proteo contra os aquecimentos anormais dos mancais das mquinas rotativas Proteo das mquinas sncronas contra falha ou perda de excitao Proteo contra os desbalanos das correntes das fases Proteo de tenso negativa e deteco da direo de rotao inversa de mquina rotativa Proteo dos motores contra partida com sobrecarga ou tenso reduzida, e para cargas que podem ser bloqueadas Proteo contra as sobrecargas Proteo contra os aquecimentos anormais dos enrolamentos das mquinas Proteo trifsica contra curtos-circuitos fase-fase Proteo de controle da no-abertura do disjuntor aps um comando de trip Proteo contra fugas terra: 50N: corrente residual calculada ou medida por 3 TCs 50G: corrente residual medida diretamente por um nico sensor (TC ou toride) Proteo trifsica contra curtos-circuitos fase-fase, com nvel dependente da tenso Deteco de energizao acidental do gerador Proteo trifsica contra sobrecargas e curtos-circuitos fase-fase

Sobrecorrente instantnea de fase com restrio de tenso Energizao acidental do gerador Sobrecorrente de fase temporizada Fuga terra temporizada

Proteo contra fugas terra: 51N: corrente residual calculada ou medida por 3 TCs 51G: corrente residual medida diretamente por um nico sensor (TC ou toride) Sobrecorrente de fase com restrio de tenso Proteo trifsica contra curtos-circuitos fase-fase, com nvel dependente da tenso temporizada Sobretenso Proteo de controle de tenso muito elevada ou suficiente Sobretenso residual Presso Diferencial de fuga terra restrita 100% de falta terra no estator do gerador Partidas por hora Direcional de sobrecorrente de fase Direcional de fuga terra Salto de vetor Perda de sincronismo (pole slip) Religador Sobrefreqncia Subfreqncia Taxa de variao de freqncia (df/dt) Diferencial do barramento Diferencial do gerador Diferencial da linha Diferencial do motor Diferencial do transformador Proteo de deteco de falha de isolao Deteco de falha interna do transformador (gs, presso) Proteo contra fugas terra dos enrolamentos trifsicos acoplados em estrela com neutro aterrado Deteco de falhas de isolao terra dos enrolamentos estatricos (rede com neutro impedante) Proteo que controla o nmero de partidas dos motores Proteo trifsica contra curtos-circuitos segundo a direo de escoamento da corrente Proteo contra fugas terra segundo a direo de escoamento da corrente (NC: Neutro Compensado) Proteo de chaveamento com salto de vetor Deteco de perda de sincronismo das mquinas sncronas em rede Automao de fechamento de disjuntor aps trip por falha transiente de linha Proteo contra freqncia anormalmente elevada Proteo contra freqncia anormalmente baixa Proteo de chaveamento rpido entre duas partes da rede Proteo trifsica contra falhas internas no barramento Proteo trifsica contra falhas internas no gerador Proteo trifsica contra falhas internas na linha Proteo trifsica contra falhas internas no motor Proteo trifsica contra falhas internas no transformador

26

Schneider Electric

CURVAS DE TEMPO INVERSO

Curvas temporizadas IEC com constante de tempo (k) ajustvel de 0,05-1,1 em degraus de 0,01 (Exemplo). Constante de tempo tambm chamada de dial de tempo (DT).

Curvas disponveis:

Funo Caracterstica de operao

Ajustes k = 0.05 a 1.1 em degraus de 0.01

I = Imedido / Iajuste IEC - Normal inversa IEC - Muito inversa IEC - Extremamente inversa IEC - Tempo-curto inversa IEC - Tempo-longo inversa

A= 0.14 A= 13.5 A= 80.0 A= 0.05 A= 120

P= 0.02 P= 1.0 P= 2.0 P= 0.04 P= 1.0

Anda mungkin juga menyukai