Anda di halaman 1dari 3

Articulaes dos Membros superiores: Articulaes do Complexo do Ombro: Glenoumeral: Tipo esferide (triaxial).

Realiza movimentos de aduo e abduo,flexo e extenso,rotao e circundao. Acrmio-clavicular: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). nico movimento realizado o deslizamento. Esternoclavicular: Tipo em sela. nico movimento realizado o deslizamento. Escpulo-torcica: Falsa articulao. Articulaes do Cotovelo: mero-ulnar: Tipo gnglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexo e extenso. mero-radial: Tipo gnglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexo e extenso. Rdio-ulnar proximal: Tipo trocide (monoaxial). Realiza movimentos de pronao e supinao do antebrao. Articulaes do punho e mo: Rdio-ulnar distal: Tipo trocide (monoaxial). Realiza movimentos de supinao e pronao. Rdio-crpica: Tipo condilar (biaxial). Realiza movimentos de aduo,abduo,flexo e extenso. Carpo-metacarpiana: Do polegar (entre trapzio e 1metacarpo). Tipo plana.Movimento de deslizamento. Metacarpo-falangiana(metacarp... Tipo sinovial elipside (biaxial). Realiza movimentos de aduo e abduo,flexo e extenso. Interfalngicas: Proximais e distais. Proximais: entre a cabea da falange proximal e a base das mediais. Distais: entre cabea das falanges mediais e a base das falanges distais. Tipo gnglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexo e extenso. Membros Inferiores: Articulao do Quadril: Sacroilaca: Tipo plana, apenas um eixo de movimento (monoaxial). nico movimento realizado o deslizamento. Coxofemoral (ilaco e fmur): Tipo esferide (triaxial). Realiza movimentos de abduo e aduo,flexo e extenso,rotao e circundao. Articulaes do Joelho: Patelo-femoral: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza apenas movimento de deslizamento. Tbio-femoral: Tipo gnglimo (dobradia, monoaxial). Movimentos realizados de flexo e extenso. Tbio-fibular: Articulao deslizante entre a faceta da cabea da fbula e a face posterior do cndilo lateral da tbia. Movimento realizado de deslizamento simples. Articulaes do Tornozelo e P: Talo-crural: Tipo gnglimo (dobradia). Realiza movimentos de dorsiflexo e flexo plantar.

Intertrsicas: Nessa regio a maioria das articulaes sinovial plana. No entanto,a articulao talocalcanavicular esferide. Principais movimentos do p, distalmente juntura do tornozelo,so a inverso e everso. Tarsometatrsicas: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza movimentos de deslizamento simples. Intermetatrsicas: Tipo plana, apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza movimentos de deslizamentos simples. Metatarsofalngicas: Tipo condilar (biaxial). Movimentos reali zados so de flexo e extenso,aduo e abduo. Interfalngicas: Tipo gnglimo. Movimentos de flexo e extenso.

Articulao do Esqueleto Axial: Temporomandibular (ATM): Combinao de gnglimo e juntura plana entre o cndilo da mandbula e a fossa mandibular do osso temporal. Movimentos de depresso,elevao(ocluso),pr... lateral e circundao. Articulao da Coluna Vertebral com o Crnio: Atlanto-occipital: Sinovial elipside entre os cndilos do osso occipital e as facetas articulares superiores do atlas. Movimentos de flexo e extenso e inclinao lateral. Articulao do Atlas com o xis: Atlanto-axial mediana: Sinovial trocideo entre o dente do xis e o arco anterior do atlas. Movimento de rotao. Articulaes da Coluna Vertebral: Entre os corpos vertebrais: Entre os corpos das vrtebras so cartilaginosas do tipo snfises,e entre cada duas vrtebras observam-se apenas pequenos movimentos. A coluna vertebral possui uma extenso total de movimentos considerveis. Portanto, o movimento realizado entre duas vrtebras de pequena amplitude,mas o movimento em todas as junturas da coluna considervel. Arcos Vertebrais: As junturas ou as articulaes entre os processos articulares das vrtebras pertencem variedade das articulaes por deslizamento e so envolvidas por cpsulas revestidas de membrana sinovial. Articula-se entre os processos articulares superiores e inferiores adjacente das vrtebras. Articulao das Costelas com as Vrtebras: Das cabeas das costelas: Sinovial do tipo plana, (cabea das costelas e corpo das vrtebras torcicas). Movimento de deslizamento simples. Articulaes das Cartilagens Costais: Costocondrais: Tipo sincondrose entre as costelas e cartilagens costais. Esternocostais: Articulao entre o esterno e as cartilagens costais. 1 costela: sincondrose Demais costelas: Sinoviais planas. Movimento de deslizamento simples. Intercostais: Sinovial,sem classificao de forma entre cartilagens costais adjacentes.

Articulaes do Esterno: Manbrio esternal: Cartilaginosa, snfise. Xifoesternal: Cartilaginosa,sincondrose. Articulaes da Pelve: Snfise pbica: Cartilaginosa,snfise. Sacroilaca: Sinovial plana. Sacrococcgea: Cartilaginosa,snfise

Anda mungkin juga menyukai