Anda di halaman 1dari 3

Como ajudar seu filho a ser protagonista de sua vida?

Sim, o seu filho pode chegar longe mas tem de se esforar para isso. Veja o que o protagonismo e como estimul-lo nas crianas

Quem demonstra protagonismo responsabiliza-se por suas atitudes, distingue as suas aes das dos outros e expressa iniciativa e autoconfiana.

O seu filho inteligente? A chance de a sua resposta ser "sim" imensa. E, possivelmente, voc tem razo: crianas e adolescentes costumam ser inteligentes. A m notcia, porm, que isso no significa muita coisa. Foi a essa concluso que chegou Carol Dweck, professora do departamento de psicologia da Universidade de Stanford, aps anos de estudos. Em sua tese tornada livro Mindset - The New Psychology of Success, Carol defende a crena no prprio desenvolvimento como a grande chave do sucesso escolar e profissional. Ou seja, inteligncia e talento, por si s, no movem montanhas. Mas sero muito bem aproveitados se somados ao esforo, dedicao e vontade de aprender. "A aprendizagem um rotina, um trabalho processual", lembra Luciana Barros de Almeida, presidente da Associao Brasileira de Psicopedagogia. Portanto, no h como nascer sabendo, e a que entra o protagonismo. Achando que tudo na nossa vida j est pronto e decidido pelos nossos traos (inteligncia ou falta dela, coordenao motora ou falta dela), pelo destino e pelos outros, fica difcil aprender e crescer. Se, por outro lado, nos sentirmos como protagonistas da nossa vida, capazes de mudar e melhorar cada vez mais, os caminhos se abrem nossa frente. A seguir, entenda melhor o que protagonismo e veja como estimular essa habilidade no cognitiva, ou competncia socioemocional, em seu filho.

1. O que protagonismo? a capacidade de se enxergar como agente principal da prpria vida. Quem demonstra protagonismo responsabiliza-se por suas atitudes, distingue as suas aes das dos outros e expressa iniciativa e autoconfiana. Para o desempenho escolar, essa caracterstica muito bem-vinda, j que o aluno "protagonista" acredita que pode aprender e se esfora para isso. Em suas publicaes sobre as habilidades no cognitivas, o Instituto Ayrton Senna relaciona o protagonismo ao conceito de lcus de controle: a distino entre situaes atuais decorrentes de decises e atitudes tomadas no passado (lcus interno) e situaes provocadas pelo acaso, pela sorte ou por decises e atitudes de terceiros (lcus externo). Em outras palavras, a distino entre o que vem de ns e o que vem de fora. J o

conceito de protagonismo juvenil est relacionado ao papel de cidado do jovem e a sua capacidade de se mobilizar socialmente.

2. Trabalho duro vale a pena "No importa o que eu faa, nada d certo" o hino das pessoas que se vitimizam. Pois no d esse exemplo ao seu filho, sob o risco de ele passar a vida culpando os outros por seus insucessos. Se um objetivo no alcanado, preciso analisar se o caminho para consegui-lo foi o adequado. Procure mostrar para o seu filho que o esforo vale a pena: conte para ele sobre as metas que voc alcanou na vida, relate histrias de sucesso de terceiros e proponha atividades que demonstrem isso - se plantarmos uma rvore e cuidarmos bem dela, um dia ela dar frutos; se nos organizamos, conseguiremos ler essa coleo inteira de livros at o fim do ano; e assim por diante.

3. Chega de "vai bem em matemtica e mal em portugus" Essas tachaes, como "ser bom de matemtica" e "no ter talento para esportes" no ajudam em nada - e no refletem a realidade. Todos somos capazes de nos desenvolver seja l em que disciplina for, desde que com o devido ensino (por parte de cuidadores e professores) e esforo (da nossa parte). Afinal, se no fssemos capazes de aprender, o que seria da escola? Estimule seu filho a querer se desafiar em todas as disciplinas e a descobrir o seu interesse em todas elas, e no apenas nas que lhe parecerem mais fceis. 4. Diga sim autonomia A autonomia est bastante relacionada ao protagonismo, j que a pessoa que consegue se virar bem sozinha ganha autoestima e independncia. E como estimular a autonomia de seu filho? "Para a criana se tornar um sujeito autnomo, ela precisa aprender a cuidar de si, entender-se e s depois entender o outro. A formao da autonomia se d pelo autoconhecimento", explica Luciana Barros de Almeida, complementando: "A conquista da autonomia a premissa da aprendizagem". Como facilitar esse caminho para o seu filho? Deixando-o agir e experimentar. "Na primeira vez em que a criana de dois anos pegar gua sozinha, ela derramar muito. Aos poucos, derramar menos, at no derramar mais", exemplifica a psicopedagoga. No caso de adolescentes, recomendvel que eles sejam responsveis por tarefas dentro de casa - como sempre levar o prato pia e arrumar o seu quarto- e que, vez ou outra, resolvam, eles mesmos, questes burocrticas na escola de ingls ou no jud. sempre bom reforar: pais que fazem tudo pelos filhos lhes prestam um desservio. 5. A nota sua "A nota atribuda pela escola, mas construda pelo aluno em um determinado perodo", frisa a psicopedagoga Luciana Barros de Almeida. Portanto, em vez de falar mal das provas ("isso foi pegadinha!") e do professor ("aposto que ele nem explicou isso direito"), transmita ao seu filho a ideia de que as notas escolares obtidas em provas e trabalhos so resultado de atitudes dele, como estudar o contedo, prestar ateno nas aulas, participar dos trabalhos em grupo etc. Se a criana/o adolescente acreditar que as notas so atribudas aleatoriamente, no ver por que nem como melhorlas. 6. Soluo de conflitos Errar humano. Mas, embora saibamos disso, transformamos com frequncia pequenos deslizes cometidos pelas crianas e pelos adolescentes em verdadeiros dramas. Esqueceram a porta da

geladeira aberta? Erraram a data de entrega de um trabalho? Quebraram algo? picuinha - e, s vezes, at gritaria - na certa. Pois, daqui para frente, tente fazer diferente. "Errar no o problema. O problema no corrigir", refora a psicopedagoga Luciana Barros de Almeida, que prope um passo a passo para a soluo de conflitos: 1) os pais pontuam o que a criana/o adolescente fez de errado, sem exaltao; 2) a criana/o adolescente tem o direito de relatar o seu lado na histria; 3) caso tenha havido mesmo uma falha, os pais a/o ajudam a identific-la; 4) o erro corrigido e/ou evitado em uma prxima vez. Dessa forma, admitir o erro - e colocar-se como protagonista da situao - torna-se bem mais fcil. 7. Os dois lados da questo Toda situao pode ser interpretada de duas ou vrias formas diferentes. E, acredite: isso vale, inclusive, para as reclamaes do seu filho. Os pais, em geral, tm dificuldade de enxergar o real papel da criana ou do adolescente em um conflito. "A tendncia achar que o filho foi a vtima", constata a psicopedagoga Luciana Barros de Almeida. " um exerccio de reflexo levar os dois lados em conta", completa. Sem desmerecer a dor ou a revolta do seu filho, leve-o a pensar no outro lado, por exemplo: ser que o seu colega empurrou voc de propsito, ou apenas se desequilibrou? Ser que o professor no achou que voc estava falando alto demais, por isso pediu silncio? Com esse exerccio cotidiano, aos poucos aprendemos a levar o ponto de vista do outro em considerao, desenvolvendo, assim, o senso de justia e a noo de que ns, tambm, podemos incomodar outras pessoas.

Anda mungkin juga menyukai