Anda di halaman 1dari 7

RISCOS AMBIENTAIS

O risco nada mais do que uma provvel possibilidade de alguma coisa no dar certo conforme o planejado, ou seja, a ocorrncia de um evento adverso bem definido. H vrios fatores de risco que afetam o trabalhador no desenvolvimento das suas tarefas dirias, podem ser riscos especficos de determinadas profisses, como por exemplo, dos mineradores, que trabalham submetidos a grandes profundidades terrestres e a altas temperaturas, ou mesmo de metalrgicos que trabalham com ao em alta temperatura, e por esse fato, so obrigados a usar roupas especiais, para conservar a temperatura do corpo. Existem outros e diversos fatores de risco que afetam outras profisses, agridem trabalhadores de diferentes reas e nveis ocupacionais, algumas at imperceptvel que so por sinal, os mais perigosos, porque so os mais ignorados. So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes/mecnicos que possam trazer ou ocasionar danos sade do trabalhador nos ambientes de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio ao agente.

Riscos Fsicos
Vibrao: produzida por mquinas e equipamentos especficos, com o passar do tempo e sem a devida proteo, o trabalhador poder sofrer danos nas articulaes, dores na coluna, disfuno renal e circulatria. Radiao: a ultravioleta, provocada por soldas eltricas, por exemplo, pode ocasionar leses oculares e queimaduras. As ionizantes, advindas de materiais radioativos, podem provocar anemias, leucemia e at outros tipos de cncer. Rudo: em nveis excessivos, os rudos advindos no local de trabalho, ao longo do tempo podem provocar alteraes auditivas, que vo desde a perda parcial at a surdez total. Temperaturas Extremas: Calor: Os trabalhadores expostos a atividades de fundio, siderurgia, indstrias de vidro a cu aberto e outras, so os mais propensos a problemas como insolao, internao, cimbras e, em alguns casos, problemas com o cristalino do globo ocular, mais conhecidos como catarata. Frio: Os casos mais comuns de doenas que se destacam pela ao do frio so as queimaduras pelo frio, gripes, inflamaes das amgdalas e da laringe, resfriados, algumas alergias, congelamento nos ps e mos e problemas circulatrios. Umidade: As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, podero ser capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, como frieiras e micoses, dentre outras

Riscos Biolgicos
So microorganismos fungos, vrus, bactrias, parasitas, bacilos, protozorios Esses agentes biolgicos so visveis apenas ao microscpio, sendo capazes de produzir doenas, deterioraes de alimentos, mau cheiro, etc. Apresentam muita facilidade de reproduo, alm de contarem com diversos processos de transmisso. Os casos mais comuns de manifestao so: Nos ferimentos e machucados podem provocar infeco por ttano; Hepatite, tuberculose, micoses da pele, entre outros que podem ser levados por funcionrios contaminados para o ambiente de trabalho; Diarrias causadas pela falta de asseio e higiene em ambiente de alimentao

Riscos Ergonmicos
A Organizao Internacional do Trabalho define ergonomia como a aplicao das cincias biolgicas humanas em conjunto com os recursos e tcnicas da engenharia para alcanar o ajustamento mtuo, ideal entre o homem e seu trabalho e cujos resultados se medem em termos de eficincia humana e bem-estar no trabalho. So exemplos de agentes ergonmicos: sono, fadiga, posio do corpo na execuo das tarefas, monotonia, ritmo e jornada de trabalho, tarefas repetitivas, mveis e ferramentas inadequados, entre outros.

Riscos Qumicos
Os agentes qumicos que podem causar doenas profissionais so encontrados nas formas gasosa, lquida e slida e, quando absorvidos pelo nosso organismo, produzem, na grande maioria dos casos, reaes chamadas de venenosas ou txicas. H trs vias bsicas de penetrao dos txicos no corpo humano: Respiratria; Cutnea; Digestiva. Um agente qumico ao ser absorvido, tanto pelas vias respiratrias, cutneas ou digestivas, pode depositar-se em qualquer rgo do corpo humano. Alguns metais como o cobre e o mercrio, podem fixar-se nos rins, criando uma insuficincia renal. Outro caso o monxido de carbono, que afeta as clulas do corao. Nas intoxicaes por chumbo, monxido de carbono, arsnico e tlio, ocorrem problemas neurolgicos.

Riscos Mecnico ou Acidentes:


So ferramentas, mquinas, equipamentos e instalaes defeituosas, capazes de causar leses nos trabalhadores como cortes, fraturas escoriaes, queimaduras, etc. importante destacar que nem todos os produtos ou agentes aqui comentados e presentes no ambiente de trabalho iro causar, obrigatria e imediatamente prejuzos sade. Para que haja danos sade necessrio que se tenha a combinao de fatores como: tempo de exposio; predisposio individual e concentrao do agente de risco. MAPA DE RISCO

PPRA NR 9
Programa de Preveno de Riscos Ambientais Esta norma estabelece a obrigatoriedade de elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos (rudos, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes), qumicos (poeiras, nvoas, gases, vapores) e biolgicos (bactrias, fungos, vrus) existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. O PPRA dever conter, no mnimo, a seguinte estrutura: planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratgia e metodologia de ao; forma do registro, manuteno e divulgao dos dados; periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA.

O PPRA dever: - estar descrito num documento-base; - estar disponvel s autoridades competentes; - ser apresentado e discutido na CIPA (quando existente na empresa), assim como suas alteraes e complementaes; - estabelecer critrios e mecanismos de avaliao da eficcia das medidas de proteo implantadas; Segundo a NR 09, constituem obrigaes dos empregados: - colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; - seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; - informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar risco sade dos trabalhadores.

Com relao ao empregador, a norma 09 determina que o mesmo dever: - manter um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, por um perodo mnimo de 20 (vinte) anos. Alm de deix-lo disponvel aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes. - estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. - informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos. - garantir que, na ocorrncia de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper imediatamente suas atividades. A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolv-lo.

PCSMO NR7
Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional Esta NR obriga os estabelecimentos que tenham empregados regidos pela CLT a implementar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), visando promover e preservar a sade do trabalhador. Seguindo as diretrizes desta NR, o PCMSO dever avaliar os trabalhadores de forma individual ou coletiva, atravs de instrumentos clnico-epidemiolgicos. O PCMSO tem carter de preveno e diagnstico dos agravos sade do trabalhador, alm de constatar casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade do trabalhador. Compete ao empregador elaborar e implementar de forma efetiva o PCMSO, custeando sem nus para os empregados os servios do mesmo. Deve ainda indicar dentre os mdicos de Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina no Trabalho (SEESMT), um coordenador responsvel pela execuo da PCMSO, mesmo no caso de empresas que no estejam obrigadas a manter mdico na empresa. As empresas prestadoras de servios devem implementar o PCMSO no lugar da empresa que a contratou e se responsabilizar ainda pelos riscos aos quais os trabalhadores esto expostos. Excetua-se da obrigatoriedade de indicar mdico coordenador do PCMSO: Empresas de grau de risco 1 e 2 com ate 25 empregados Empresas de grau de risco 3 e 4 com at 10 empregados; Empresas de 25 a 50 empregados e grau de risco 1 e 2, mediante negociao; Empresas de 10 a 20 empregados e grau de risco 3 e 4, mediante negociao com a presena de um profissional do rgo regional de segurana e sade no trabalho.

Por determinao do Delegado Regional do Trabalho, com base no parecer tcnico conclusivo da autoridade regional competente ou mediante negociao coletiva; Esta no obrigatoriedade encerra-se em caso de potencial risco grave aos trabalhadores. O mdico deve realizar exames mdicos ou encaminhar para outro profissional especializado em patologia ocupacional, que deve conhecer o ambiente e condies de trabalho e riscos a que o trabalhador est exposto. Os exames da PCMSO podem ser de carter: admissional, peridico, retorno ao trabalho, mudana de funo ou demissional. Os trabalhadores expostos aos riscos dos Quadros I e II da NR devem ser submetidos a exames complementares, com freqncia prevista na NR ou por notificao do rgo responsvel, ou por negociao coletiva. Exames audiolgicos devem ser realizados para constatar casos de perda auditiva devido exposio a nveis elevados de presso. Para cada exame mdico realizado, emite-se o Atestado de Sade Ocupacional (ASO) em 2 vias, onde a primeira arquivada no local de trabalho para fins de fiscalizao e a segunda via entregue ao empregado. A ASO deve conter no mnimo: Nome completo, RG e funo do trabalhador; Riscos ocupacionais especficos ou ausncia deles segundo as instrues da SSST; Indicar procedimentos mdicos e exames complementares, e data de realizao; Nome do mdico coordenador ou encarregado do exame e respectivo CRM; Definio de apto ou inapto do trabalhador para a funo designada; O relatrio anual, que de responsabilidade do mdico coordenador do PCMSO, deve ser discutido pela CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) com copia anexado a ata dessa reunio. Deve conter o numero e a natureza dos exames mdicos realizados, estatstica de resultados anormais, bem como, o planejamento para o ano seguinte. Esse relatrio deve estar disponvel e de acesso imediato por agentes de inspeo, e mantido por um perodo de at 20 anos. Toda empresa dever estar preparada para prestar primeiros socorros quando necessrio.

CURSO TCNICO EM ADMINISTRAO

Gleidson Carvalho

Segurana do Trabalho Professor: Joo

Resende 2014

Anda mungkin juga menyukai