Anda di halaman 1dari 15

TRABALHO E EDUCAO: o trabalho industrial como princpio ducati!

o m "ramsci

Gestine Cssia Trindade E-mail: gestine@ibest.com.br Doutoranda em Educao (rea de Concentrao: Fundamentos da Educao !ni"ersidade Federal de #o Carlos $g%ncia Financiadora: C$&E#

RE#U$O: $ 'es(uisa tem como ob)eto a relao trabal*o industrial e educao no iderio gramsciano (Cadernos do Crcere ++, +-, -- e Escritos &ol.ticos +/+0-+/-0 . 1 ob)eti"o 2 elucidar as rela3es entre ati"idade 'roduti"a, 4ormao do *omem e educao escolar na sociedade industrial. 1 estudo 2 e5'osto em tr%s se3es: trabal*o industrial e *omem na sociedade moderna6 trabal*o industrial como 'rinc.'io educati"o da escola unitria6 e balano da relao trabal*o industrial e escola unitria na atualidade. %ALA&RA#'CHA&E: trabal*o industrial, educao, escola unitria, $ntonio Gramsci.

(ntrodu)*o 1 4il7so4o italiano $ntonio Gramsci (+8/+-+/9:


+

2 considerado um 'ensador de

tradio mar5ista-. De 'osse da inter'retao de ;ar5 sobre a *ist7ria da economia das sociedades, dos sistemas e das rela3es de 'roduo e de circulao, o 'ensador comunista se dedicou aos temas ligados < su'erestrutura, entre eles, a *egemonia, a 'ol.tica, a cultura, os intelectuais e a educao. $ radicalidade do iderio gramsciano est na leitura *istoricidade das sociabilidades *umanas (ue t%m nas 4oras 'roduti"as seu 'rinc.'io 4undante e 4undamental. 1 ".nculo to estreito entre a economia e a ideologia 2 'erceb."el no con)unto da obra do 'ensador. Ele no concebe o *omem seno em relao < sociedade e, dessa 'remissa, decorre uma conce'o de educao. Esta 'es(uisa tem como ob)eto de estudo um dos temas gramscianos , a saber: a relao trabal*o e educao. &ara Gramsci, con4orme sinteti=a >osella, o trabal*o industrial 2 ?a 4orma moderna de ati"idade 'roduti"a e 'rinc.'io educati"o do *omem moderno@ (+//+, '. +98 . Eis o ob)eti"o do estudo: elucidar as rela3es entre ati"idade 'roduti"a, 4ormao do *omem e educao escolar na sociedade industrial. &ara tanto, utili=amos como 4onte 'rioritria os te5tos do 'r7'rio 'ensador, em es'ecial nos Cadernos do Crcere (++, +- e -- e nos Escritos &ol.ticos (+/+0-+/-0 9. $ 'es(uisa 2 a'resentada em tr%s se3es. >a 'rimeira tratamos de 4ocali=ar o trabal*o industrial e o *omem na sociedade moderno. >a segunda abordamos o trabal*o industrial como 'rinc.'io educati"o da escola unitria. E na terceira e Altima seo, e5'omos um bre"e balano cr.tico da relao trabal*o industrial e escola unitria identi4icando limites e desa4ios dessa relao na atualidade.

$ biogra4ia de Gramsci no 2 ob)eto 'ara e5'osio neste estudo. $os interessados no con*ecimento biobibliogr4ico do 'ensador, indica-se consulta em >osella (-008 . $ t.tulo de in4ormao, no Brasil o iderio gramsciano na educao 4oi di4undido 'ela uni"ersidade ainda (uando da origem dos 'rogramas de '7s-graduao em educao, no 4inal da d2cada de +/:0. Gramsci c*ega < educao brasileira num conte5to de mudanas da ordem societria onde a sociedade ci"il organi=ada insere-se na luta 'ol.tica (ideologia e e'istemol7gica (teoria em 4a"or do 'ro)eto de su'erao da sociedade do ca'ital e da educao escolar "oltada aos interesses da classe trabal*adora. En4im, um 'er.odo marcado 'or lutas dos setores organi=ados de es(uerda 'ela a4irmao 'ol.tica da democracia. &ara um detal*amento do in"entrio dos estudos gramscianos na educao brasileira, sugere-se a leitura de >osella (-008 . 9 >o em'rego das res'ecti"as 4ontes o'tamos 'elo tratamento conceitual, mas 'reser"ando o registro conte5tuali=ado dos te5tos citados.

+ O trabalho industrial o hom m na soci dad mod rna $ citao a seguir e5'ressa o entendimento de Gramsci sobre *ist7ria. >uma das cartas (ue escre"eu ao 4il*o D2lio, em +/9:, o conceito 2 mani4esto: ?Cist7ria, (... di= res'eito aos *omens em sua e5ist%ncia e tudo o (ue di= res'eito aos *omens em sua "ida, (uanto mais *omens se)a 'oss."el, todos os *omens do mundo en(uanto se unam entre si e trabal*em e lutem e mel*orem a si mesmos@ (-008d, '. ++- . D not7rio (ue, 'ara Gramsci, como assinalou nos Escritos &ol.ticos, em ?#ocialismo e Cultura@ (+/+E , o *omem 2 ?criao *ist7rica, e no nature=a@ (-00F, '. G8 . >essa 'ers'ecti"a no * como 'ens-lo dissociado do seu tem'o e das condi3es materiais socialmente colocadas, ou se)a, do trabal*o e da organi=ao. D na relao com os seus 'ares, na ati"idade 'roduti"a e na ati"idade ideol7gica, (ue o *omem 4a= a si mesmo 4a=endo a *ist7ria. ;as de (ual *omem Gramsci se re4ereH Em (ue tem'o "i"e esse *omemH 1 iderio gramsciano 2 'rodu=ido e, 'ortanto, se situa nas d2cadas 4inais do s2culo IJI e nas d2cadas iniciais do s2culo II. Trata-se do *omem moderno na nascente sociedade industrial. Em carta < es'osa Julca, em +/9-, Gramsci caracteri=a o *omem moderno...
1 *omem moderno de"eria ser uma s.ntese da(ueles (ue so... 'ersoni4icados emblematicamente como caracteres nacionais: o engen*eiro americano, o 4il7so4o alemo, o 'ol.tico 4ranc%s, recriando, 'or assim di=er, o *omem italiano do Kenascimento, o ti'o moderno de Leonardo da Minci tornado *omem-massa ou *omem-coleti"o, mesmo mantendo a sua 4orte 'ersonalidade e originalidade indi"idual (-008d, '. +++ .

$o relacionar as es4eras da economia e da ideologia, Gramsci *istorici=a uma ti'ologia de *omem 'ara o seu tem'o, isto 2, um *omem, indi"idual e coleti"o, (ue se desen"ol"a integralmente nas media3es entre a ati"idade 'roduti"a, a ati"idade ideol7gica e a ati"idade intelectual. De modo 'articular e em ra=o do 4oco temtica da seo a(ui a'resentada, o conceito de trabal*o (ati"idade 'roduti"a torna-se de e5'resso indis'ens"el. >o Caderno do Crcere +- (+/9- , Gramsci de4ine trabal*o como ?(... a 4orma 'r7'ria atra"2s da (ual o *omem 'artici'a ati"amente na "ida da nature=a, "isando trans4orm-la e sociali=-la cada "e= mais 'ro4unda e intensamente@ (+/:8, '. +90 . $ *ist7ria dos *omens e das sociedades "incula-se diretamente < ati"idade 'roduti"a, 'ois 2 a 4orma 'eculiar do *omem se 9

relacionar com a nature=a a 4im de trans4orm-la no intercNmbio uni"ersal das condi3es materiais necessrias < re'roduo do g%nero *umano. Entretanto, na sociedade industrial em (uesto, ou se)a, na sociedade ca'italista onde a lei geral 2 a lei da acumulao do ca'ital, a ma(uinaria 2 introdu=ida e utili=ada como meio de 'roduti"idade do ca'ital. >os Escritos &ol.ticos, em 1'errio Fabril (+/-0 , Gramsci 2 claro na a4irmao:
Toda sociedade "i"e e se desen"ol"e 'or(ue adere a uma 'roduo *istoricamente determinada: onde no e5iste 'roduo, onde no e5iste trabal*o organi=ado (... , no e5iste sociedade, no e5iste "ida *ist7rica. $ sociedade moderna "i"eu e se desen"ol"eu at2 sua 4ase atual 'or(ue aderia a um sistema de 'roduo: <(uele sistema de 'roduo *istoricamente determinado 'ela e5ist%ncia de duas classes, ou se)a, a classe ca'italista, 'ro'rietria dos meios de 'roduo, e a classe trabal*adora, a ser"io da 'rimeira, sub)ugada < 'rimeira, 'elo ".nculo do salrio, da ameaa sem're 'resente de morrer de 4ome (-00F, '. 9-9 .

Gramsci declara (ue a sociedade modernaOindustrial aderiu a uma 4orma caracter.stica de 'roduo (ue a di"idiu em duas classes antagPnicas: os 'ro'rietrios dos meios de 'roduo (ca'ital e os 'ro'rietrios da 4ora de trabal*o (salrio . $ 'rimeira usu4rui da ri(ue=a material e das obras *umanas6 a segunda se redu= a luta 'ara no morrer de 4ome usu4ruindo de 'arcas 'ossibilidades de desen"ol"imento intelectual e cultural. $ sociedade industrial 2 mel*or temati=ada no Caderno do Crcere --, em ?$mericanismo e 4ordismo@ (+/9F (uando Gramsci obser"a (ue outra realidade emerge no 4inal do s2culo IJI e in.cio do s2culo II. Essa realidade acom'an*a as mudanas em'regadas no Nmbito da 'roduo material: urbani=ao, grandes 4bricas, m(uinas (motri=es e de utens.lios , racionali=ao, trabal*ador-coleti"o, taQlori=ao. #egundo ele,
$ *ist7ria do industrialismo sem're 4oi (e se torna *o)e de modo ainda mais acentuada e rigorosa uma luta cont.nua contra o elemento RanimalidadeR do *omem, um 'rocesso ininterru'to, 4re(Sentemente doloroso e sangrento, de su)eio dos instintos (naturais, isto 2, animalescos e 'rimiti"os a normas e *bitos de ordem, de e5atido, de 'reciso sem're no"os, mais com'le5os de "ida coleti"a, (ue so a conse(S%ncia necessria do desen"ol"imento do industrialismo (-00:, '. -E- .

1 industrialismo concorre 'ara a 4ormao do g%nero *umano dos trabal*adores (uando o *omem 'erde o res.duo de sua origem cam'onesa ou artesanal rom'endo com a

conce'o anterior ('r2-ca'italista

ligada aos estreitos e redu=idos laos com a

comunidade. Con4orme Gramsci e5'3e nos Escritos &ol.ticos, em 1'errio Fabril (+/-0 , * um no"o direcionamento < "ida, a saber: ?(... no interior da 4brica, 2 uma "ida ordenada, 'recisa, disci'linada segundo o ritmo das grandes m(uinas, de uma re4inada e e5ata di"iso do trabal*o, di"iso (ue 2 a maior m(uina da 'roduo industrial@ (-00F, '. 9-F . Tamb2m, o industrialismo en"ol"eu o *omem num con)unto am'lo de rela3es sociais no e5istentes anteriormente. $t2 a(ui Gramsci e5'ressa < 'ositi"idade do industrialismo. ;as 2 o 'r7'rio 'ensador (uem mani4esta a sua negati"idade atra"2s da di"iso social criada na estrutura da sociedade. Gramsci di=: ?(... as rela3es sociais e5ternas < 4brica, nas rela3es 'ol.ticas de distribuio da ri(ue=a eram desordenadas e ca7ticas@ (idem . >o Caderno ;iscelNneo 8, ?$ m(uina@ (+/9- , Gramsci retoma o debate sobre a ma(uinaria, e distingue os resultados da m(uina-motri= e da m(uina-utens.lio, insistindo na obser"ao dos elementos de 'ositi"idade e de negati"idade no industrialismo:
(... as m(uinas-motri=es ?am'liaram@ o cam'o do trabal*o e da 'roduo, 'ossibilitaram coisas (ue antes de sua descoberta eram im'oss."eis ou (uase. ;as as m(uinas-utens.lios so as (ue realmente substitu.ram o trabal*o *umano e re"olucionaram toda a organi=ao *umana da 'roduo (-00:, '. 9+0 .

Em tese se o industrialismo concorre 'ara a su'erao das necessidades materiais, necessariamente de"eria signi4icar e 'otenciali=ar liberdade 'ara (ue o *omem se dedicasse mais e mel*or < 'r7'ria 4ormao e desen"ol"imento como g%nero *umano. ;as contrariando a l7gica, e5igiu sim com'ortamentos ma(uinais de carter automtico e re'etiti"o, rom'eu com o trabal*o 'ro4issional (uali4icado, redu=iu as o'era3es 'roduti"as ao as'ecto 4.sico ma(uinal e im'Ps uma a'licao maior de *oras de trabal*o 'ara assegurar a materialidade da "ida. >esse sentido uma no"a *egemonia, (ual se)a, a do ca'ital, re'resentada 'ela classe burguesa, 'assa a reinar. $ contradio 2 a'ontada nos Escritos &ol.ticos, em ?Comens ou m(uinasH@ (+/+E : ?(... *omens@ (-00F, '. :E . 'ara os industriais mes(uin*amente burgueses, 'ode ser mais Atil ter o'errios-m(uinas em "e= de o'errios-

Gramsci no aceita o *omem como m(uina. >o raro, a m(uina, sinPnimo de liberdade 'ara su'erao dos instintos naturais e desen"ol"imento do g%nero *umano e da sociedade, 2 usada sob a 4orma im'ositi"a da 'roduti"idade do ca'ital condu=indo o *omem antes 'ara a 'ri"ao, mes(uin*e= e alienao do (ue 'ara a *umani=ao. Em s.ntese, Gramsci admite a tecnologia (ue a m(uina o4erece racionali=ando as ati"idades e5tor(uidas 'elo ca'ital no sistema da 'roduo industrial. Entende (ue uma coisa 2 a ma(uinaria, outra 2 o modo de utili=-la. &ara o ca'ital, ela 2 sim'lesmente um meio 'ara aumentar a 'roduti"idade do trabal*o, isto 2, 'ara diminuir o tem'o necessrio < 'roduo da mercadoria. Trata-se da 4orma encontrada 'ara 'rolongar a )ornada de trabal*o 'ara al2m dos limites da nature=a *umana. Certamente numa sociedade comunista a a'licao da ma(uinaria receberia dimens3es bem di"ersas da sua utili=ao 'elo ca'ital. $'esar das contradi3es notadas, a clare=a (ue a indAstria e os m2todos industriais de racionali=ao do trabal*o 'rodu=em um no"o modo de "ida 2 'ermanentemente reiterada 'or Gramsci. >o Caderno do Crcere --, ele di=: ?(... os no"os m2todos de trabal*o so indissoci"eis de um determinado modo de "i"er, de 'ensar e de sentir a "ida6 no 2 'oss."el obter %5ito num cam'o sem obter resultados tang."eis em outro@ (-00:, '. -EE . Torna-se 'erceb."el (ue as 4oras 'roduti"as e as 4oras ideol7gicas desen"ol"em um 'a'el tanto 'ara a 4ormao como 'ara a conser"ao das sociedades, bem como 'ara a trans4ormao. >a citao a seguir, e5tra.da dos Escritos &ol.ticos, em 1'errios e Cam'oneses (+/+/ , a tomada de 'artido de Gramsci (uanto < 'ers'ecti"a da sociedade comunista en(uanto luta *ist7rica dos trabal*adores se 4a= "aler. #egundo ele, 'ara os trabal*adores, ?(... em 'articular, o comunismo re'resente uma necessidade e5istencial: seu ad"ento signi4ica a "ida e a liberdade, en(uanto a 'erman%ncia da 'ro'riedade 'ri"ada signi4ica o 'erigo iminente do esmagamento, da 'erda de tudo, at2 mesmo da "ida 4.sica (-00F, '. -E8 . Jsso 4ica mel*or e"idenciado (uando, no mesmo te5to, "eementemente a4irma: ?1 comunismo 2 a sua ci"ili=ao: 2 o sistema de condi3es *ist7ricas nas (uais iro ad(uirir uma 'ersonalidade, uma dignidade, uma cultura, 'or meio do (ual se tornaro es'.rito criador de 'rogresso e de bele=a (idem, '. -E/ .

, O trabalho industrial: princpio ducati!o da scola unit-ria.

$ unidade entre sociedade, indi".duo, con*ecimento e cultura est 'resente na totalidade da obra gramsciana. E 2 no conte5to da sociedade industrial, da necessidade de disci'linamento demandada 'ela no"a racionalidade 'roduti"a, (ue Gramsci 'ensa a educao. Logo a educao 'retende tornar o *omem contem'orNneo < 'r7'ria 2'oca. &ara ele, e5istem ".nculos estreitos entre os 'rocessos sociais de trabal*o e os 'rocessos sociais de educao. $ indAstria e a m(uina im'useram um no"o modo de ser e de "i"er (ue se constitui numa luta 'ara su'erao das 4ormas anteriores ('r2ca'italistas rumo a uma no"a sociabilidade. $ no"a sociabilidade se ob)eti"a atra"2s da cultura, de4inida 'or Gramsci nos Escritos &ol.ticos, em #ocialismo e Cultura (+/+E , no como acumulo de di'lomas, mas: ?D organi=ao, disci'lina do 'r7'rio eu interior, a'ro'riao da 'r7'ria 'ersonalidade con(uista de consci%ncia su'erior: e 2 graas a isso (ue algu2m consegue com'reender seu 'r7'rio "alor *ist7rico, sua 'r7'ria 4uno na "ida (... @ (-00F, '. G8 . Tual 2 'a'el da educao na no"a sociabilidadeH $ educao escolar 2 consensualmente identi4icada e recon*ecida como o modelo mais desen"ol"ido de educao na modernidade, caracteri=ando-se como uma das maiores organi=a3es da cultura na 4ormao das sociedades. >o Caderno do Crcere ++ (+/9--+/99 , Gramsci declara: ?$ escola, em todos os seus graus, e a igre)a so as duas maiores organi=a3es culturais em todos os 'a.ses, graas ao nAmero do 'essoal (ue utili=am@ (-008c, '. :--:9 . Ela, a escola, agrega as no"as gera3es 'or longo 'er.odo e utili=a-se de boa 'arte do seu tem'o diariamente. >esse sentido, en(uanto es4era da su'erestrutura, a escola incide na 4ormao *umana das no"as gera3es e5ercendo im'ortante 'a'el na construo da *egemonia. D sabido (ue a *egemonia de'ende da ele"ao intelectual e cultural dos trabal*adores, o (ue 'recede a con(uista do 'oder. >a trans4ormao da sociedade a 4ormao da "ontade coleti"a "em acom'an*ada da a'ro'riao e di4uso de uma no"a conce'o de sociabilidade. Ketornando aos Escritos &ol.ticos, em ?#ocialismo e Cultura@ (+/+E , Gramsci conclu.:
F

C dois im'ortantes trabal*os a registrar sobre a temtica abordada nesta seo: ;anacorda (-008 e >osella (+//- .

#e 2 "erdade (ue a *ist7ria uni"ersal 2 uma cadeia dos es4oros (ue o *omem 4a= 'ara libertar-se dos 'ri"il2gios, dos 'reconceitos e das idolatrias, no se com'reende 'or (ue o 'roletariado U (ue (uer acrescentar um outro elo a essa cadeia U no de"a saber como, 'or (ue e 'or (uem 4oi 'recedido, bem como o bene4.cio (ue 'oder e5trair deste saber (-00F, '. E0-E+ .

Como se 'ode constatar a *ist7ria e o industrialismo so duas categorias im'rescind."eis na conce'o gramsciana de educao. 1 industrialismo e as no"as 4ormas de 'roduo criaram a necessidade im'eriosa de mudanas no sistema de educao escolar. D a(ui (ue Gramsci recorre < 'remissa do trabal*o industrial como 'rinc.'io educati"o da escola unitria, ou se)a, o trabal*o industrial re(uer tanto o con*ecimento da *ist7ria da sociedade e das leis da nature=a como um modo de "ida condi=ente e em *armonia com a organi=ao 4abril. $ *ist7ria do trabal*o e das sociabilidades *umanas caracteri=a-se como o 'rinci'al elemento da cultura e, a escola, 2 a instituio 'ri"ilegiada e 'rioritria 'ara (ue essa sociali=ao e a'ro'riao aconteam. $ consci%ncia se 4orma atra"2s da re4le5o inteligente e, nisso, a educao e5erce 'a'el 're'onderante. $ escola 2 o Anico es'ao social ca'a= de transmitir o con*ecimento sobre a *ist7ria uni"ersal aos trabal*adores, ao mesmo tem'o em (ue 'ossibilita os instrumentais 'ara a cr.tica < sociedade do ca'ital e 'ara a a'ro'riao da ci%ncia burguesa. Esse Altimo 'onto 4ica e5'licitado nos Escritos &ol.ticos, em #ocialismo e Cultura (+/+E : ?D atra"2s da cr.tica < ci"ili=ao ca'italista (ue se 4orma ou se est 4ormando a consci%ncia unitria do 'roletariado: e cr.tica (uer di=er cultura, e no e"oluo es'ontNnea e natural@ (-00F, '. E0 . $inda, mediante o conceito de trabal*o anteriormente e5'ostoG, 2 necessrio (ue o *omem ad(uira o con*ecimento das leis da nature=a, 'ois elas regulam a "ida do g%nero *umano. >essa 'ers'ecti"a, con4orme Gramsci e5'3e no Caderno do Crcere +- (+/9- ,
$ escola, mediante o (ue ensina, luta contra o 4olclore, contra todas as sedimenta3es tradicionais de conce'3es de mundo, a 4im de di4undir uma conce'o mais moderna, (... . 1 conceito e o 4ato do trabal*o (da ati"idade te7rica-'rtica 2 o 'rinc.'io educati"o imanente < escola (... e 4ornece o 'onto de 'artida 'ara o 'osterior desen"ol"imento de uma conce'o *ist7rico-dial2tica do mundo, 'ara a com'reenso do mo"imento e do devenir, 'ara a "alori=ao da soma de es4oros e de sacri4.cios (ue o 'resente custou ao 'assado e (ue o 4uturo custa ao
G

Mer 'gina 9.

'resente, 'ara a conce'o da atualidade como s.ntese do 'assado, de todas as gera3es 'assadas, (ue se 'ro)eta no 4uturo (GK$;#CJ, +/:8, '. +90-+9+ (grifo do autor .

D 'or isso (ue no iderio gramsciano, ?D o 'roletariado (ue de"e e5igir, (ue de"e im'or a escola do trabal*o@ (-008a, '. F- . Essa escola 2 a escola da modernidade industrial. 1 seu ad"ento ?signi4ica o in.cio de no"as rela3es entre trabal*o intelectual e trabal*o industrial no a'enas na escola, mas em toda a "ida social. 1 'rinc.'io unitrio, 'or isso, re4letir-se- em todos os organismos de cultura, trans4ormando-os e em'restando-l*es um no"o conteAdo@ (+/:8, '. +-G . 1 con*ecimento ob)eti"o sociali=ado nas rela3es sociais de educao 'rodu= e(uil.brio entre ordem social e ordem natural na ati"idade te7rico-'rtica, ou se)a, no trabal*o. $ escola no de"e ser 'ri"il2gio de camadas sociais es'ec.4icas, 'ois as no"as gera3es, diante da cultura, de"em ser iguais. Tuando Gramsci 'ro'3e a escola unitria do trabal*o E 'ensa uma escola Anica, 'Ablica, 'ara todos, de cultura geral, 4ormati"a, uma escola ?desinteressada@:, (ue contribua com o a'er4eioamento do carter, ?(... (ue e(uilibre e(uanimente o e (ue se desen"ol"imento da ca'acidade de trabal*ar manualmente (tecnicamente, industrialmente e o desen"ol"imento das ca'acidades do trabal*o intelectual@ (idem, '. ++8 'ro'on*a, assim, ?(... a tare4a de inserir os )o"ens na ati"idade social, de'ois de t%-los le"ado a um certo grau de maturidade e ca'acidade, < criao intelectual e 'rtica e a uma certa autonomia na orientao e na iniciati"a@ (idem, '. +-+ . !ma escola (ue )untamente com os conteAdos cient.4icos acumulados na *ist7ria da *umanidade, crie auto-disci'lina intelectual e autonomia moral necessrias < 4utura es'eciali=ao. Essa escola corres'onde < escola de educao bsica. &osteriormente, a educao su'erior sim, atra"2s das

>este estudo no nos 'ro'usemos a a'resentar a organi=ao da escola unitria do trabal*o em seus n."eis de ensino. Tal con*ecimento 'oder ser con4erido em Gramsci (+/:8 . Jndicamos, tamb2m, como leitura com'lementar, >osella (+//+6 +//- . : 1 conceito de ?desinteressado@ em Gramsci liga-se < escola 4ormati"a, (ue desen"ol"a o carter, de cultura geral, (ue tem como centralidade curricular os con*ecimentos uni"ersais, 'ortanto, a ci%ncia da *ist7rica. &ara ele, essa modalidade de escola, ?no de"e ter 4inalidades 'rticas imediatas ou muito imediatas, de"e ser 4ormati"o, ainda (ue ?instruti"o@, isto 2, rico de no3es concretas@ (+/:8, '. +9E .

uni"ersidades e academias, tornar-se-ia ?interessada@8 'or(ue "oltada aos cam'os 'ro4issionais. $ escola unitria de"e le"ar os alunos ?(... a (ue contraiam certos *bitos de dilig%ncia, de e5atido, de com'ostura mesmo 4.sica, de concentrao 's.(uica em determinados assuntos, (ue no se 'odem ad(uiri seno mediante uma re'etio mecNnica de atos disci'linados e met7dicos@ (+/:8, '. +99 . &ara tanto, ela utili=a-se de uma metodologia (ue *abitue a raciocinar obser"ando (ue em cada 4ato ou dado * sem're nele contido o geral e o 'articular, em relao. Tudo se coloca no mo"imento *ist7rico da contradio e do de"enir. Essa 2 a ci%ncia da *ist7ria (ue o *omem 'recisa se a'ro'riar 'ara inserir-se na ati"idade social. #omente assim se desen"ol"e estudiosos de grande "alor, necessrio ao a"ano do g%nero *umano. Gramsci tem ci%ncia (ue a escola unitria do trabal*o de'ende de condi3es ob)eti"as, (ue ela no se 4a= 'or si s7, em condi3es 'recrias em relao aos 'r2dios, ao cor'o docente, ao material cient.4ico, etc. Diante da nature=a uni"ersal e 'Ablica da escola unitria, 2 o Estado (uem, de 4ato e de direito, de"e assumi-la na 'ers'ecti"a da *egemonia. >o Caderno +- a (uesto est clara:
$ escola unitria re(uer (ue o estado 'ossa assumir as des'esas (ue *o)e esto a cargo da 4am.lia, no (ue toca < manuteno dos escolares, isto 2, (ue se)a com'letamente trans4ormado o oramento da educao nacional, am'liando-o de um modo im're"isto e tornando-o com'le5o: a inteira 4uno de educao e 4ormao de no"as gera3es torna-se, ao in"2s de 'ri"ada, 'Ablica, 'ois somente assim 'ode ela en"ol"er todas as gera3es, sem di"is3es de gru'os ou castas (+/:8, '. +-+ .

Gramsci atribui, ainda, ao 'ro4essor < tare4a de inter"ir e guiar, de maneira 4irme e r.gida, a 4ormao das no"as gera3es: ?(... sua tare4a, (ue consiste em acelerar e em disci'linar a 4ormao da criana con4orme o ti'o su'erior em luta com o ti'o in4erior@ (idem, '. +9+ . #ua luta 2 'ela su'erao do con*ecimento es'ontNneo em ra=o do con*ecimento ob)eti"o, da mes(uin*e= em ra=o da *umani=ao, e da construo da disci'lina intelectual. 1 'ro4essor no 'oder negligenciar (ue o re4erencial maior da
8

De acordo com Gramsci, o conceito de ?interesse@ integra-se ao dom.nio das t2cnicas 'roduti"as, se)am intelectuais ou 'rticas, 'ara (ue o *omem 'ossa e5ercer uma 4uno 'ro4issional na sociedade. #egundo ele, as escolas de ti'o ?interessada@ estariam ?'reocu'adas em satis4a=er interesses 'rticos imediatos, tomam a 4rente da escola 4ormati"a, imediatamente desinteressada@ (+/:8, '. +9E .

+0

ati"idade 'edag7gica 2 sem're a trans4ormao da sociedade, ou se)a, a ci"ili=ao comunista. Concomitante < escola unitria, a sociedade de"e criar di"ersas institui3es 'Ablicas (ue 'restem ser"ios ligados ao ensino e < cultura (mem7ria e di4uso (ue contribuam e4eti"amente na 4ormao do indi".duo, (uais se)am, bibliotecas, teatro, museus, centros de cultura, )ardins =ool7gicos, *ortos 4lorestais, etc. ;as a escola unitria, tanto no conte5to do iderio gramsciano como na atualidade, 'ouco se materiali=ou. $ tend%ncia (ue 're"aleceu e 'ermanece na sociedade do ca'ital...
(... 2 a de abolir (ual(uer ti'o de escola ?desinteressada@ (no imediatamente interessada e ?4ormati"a@, ou conser"ar delas tosomente um redu=ido e5em'lar destinado a uma 'e(uena elite de sen*ores e de mul*eres (ue no de"em 'ensar em se 're'arar 'ara um 4uturo 'ro4issional, bem como a de di4undir cada "e= mais as escolas 'ro4issionais es'eciali=adas, nas (uais o destino do aluno e sua 4utura ati"idade so 'redeterminadas (+/:8, '. ++8 .

/ Conclus*o ' um balan)o crtico: r la)*o trabalho industrial na atualidad

scola unit-ria

Bre"emente e < guisa de concluso, 'odemos declarar "eementemente (ue no iderio gramsciano 2 not"el os ".nculos entre economia e ideologia, trabal*o e educao, ati"idade industrial e escola unitria. >o Caderno do Crcere +- (+/9- essa relao 2 reiterada: ?(... (uanto mais e5tensa 4or a ?rea@ escolar e (uanto mais numerosos 4orem os graus ?"erticais@ da escola, to mais com'le5o ser o mundo cultural, a ci"ili=ao, de um determinado Estado@ (+/:8, '. / . >o em outra direo a ati"idade 'roduti"a 'ode ser a"aliada: ?(... a industriali=ao de um 'a.s se mede 'ela sua ca'acidade de construir m(uinas (ue construam m(uinas e na 4abricao de instrumentos cada "e= mais 'recisos 'ara construir m(uinas e instrumentos (ue construam m(uinas, etc.@ (idem . Em (ual(uer sociedade, 'ortanto, a com'le5idade da ati"idade intelectual, educacional e cultural encontra-se em relao < com'le5idade da ati"idade 'roduti"a. Eis uma 'rimeira concluso deste estudo.

++

;as con*ecer as 'ossibilidades da relao trabal*o e educao no 2 su4iciente. #aber utili=-las e (uerer utili=-las 2 to im'ortante (uanto con*ec%-las. !ma re4orma ou uma re"oluo na ati"idade intelectual, educacional e na cultura, isto 2, nas organi=a3es da su'erestrutura da sociedade, torna igualmente necessria uma re4orma ou re"oluo na ati"idade 'roduti"a, bem como a mudana desta acarreta mudana na(uela. $ dinNmica das mAlti'las determina3es entre as es4eras da economia e da ideologia da sociedade 2, de 4ato, im'rescind."el e indiscut."el 'ara o entendimento da *ist7ria das sociabilidades *umanas. $ escola unitria, sugerida 'or Gramsci, 2 a escola da modernidade industrial. Ela tin*a a incumb%ncia de rom'er com os ditames da escola tradicional 4ocali=ando no"as rela3es entre trabal*o industrial e trabal*o intelectual. Toda"ia essa escola no conseguiu se ob)eti"ar. Tamb2m, o industrialismo no assegurou a 'ro)etada liberdade 'ara (ue o g%nero *umano, de 'osse das condi3es ob)eti"as de "ida, 'udesse criar sem're no"as necessidades. >a modernidade, o industrialismo e a escola se colocaram a ser"io dos interesses do ca'ital e da *egemonia burguesa, no do desen"ol"imento material uni"ersalmente aceit"el e re(uerido 'ara a *umanidade. >os Escritos &ol.ticos, em ?$ escola "ai < 4brica@ (+/+E , Gramsci 2 radical ao a4irmar:
(... a escola, (uando 2 4eita com seriedade, no dei5a tem'o 'ara a 4brica e, "ice-"ersa, (uem trabal*a a s2rio a'enas com enorme 4ora de "ontade 'ode instruir-se. En5ertar uma na outra, (... , 2 mais uma das tantas aberra3es 'edag7gicas (ue, (... , sem're tem im'edido < escola de ser uma coisa s2ria (-008b, '. F9-FF .

Eis a se"era cr.tica < educao escolar na sociedade industrial. >a tentati"a de en5ertar ensino e ati"idade 'roduti"a a escola trans4eriu o dualismo da estrutura social 'ara o sistema educacional e es"a=iou de cultura geral e con*ecimento uni"ersal < 4ormao das no"as gera3es. 1 dualismo est na constituio de ti'os de escola di4erentes 'ara classes sociais antagPnicas, isto 2, 'ara a classe burguesa a educao 'ro'ed%utica e 'ara a classe trabal*adora a educao 'ro4issional. >uma "iso ing%nua a multi'licidade de escolas 'ode ceder < im'resso de democracia na es4era da 'ol.tica de Estado. Contudo, como a marca de uma escola 2 dada 'elas classes sociais (ue de4inem a

+-

sua 4uno social, isso corrobora, antes sim, 'ara a re'roduo da dualidade da estrutura social desigual. Jgualmente, o es"a=iamento dos conteAdos cient.4icos do curr.culo da escola de educao bsica, atra"2s das di"ersas "ertentes das 'edagogias do ?a'render a a'render@/, dentre elas, o construti"ismo, o escolano"ismo, a 'edagogia das com'et%ncias e a 'edagogia dos 'ro)etos+0, (ue atentam centralmente 'ara o con*ecimento cotidiano e 'ara o desen"ol"imento de com'et%ncias ao ideal 4uturista da em'regabilidade, relati"i=am e ani(uilam o clssico 'a'el da educao escolar de transmisso do con*ecimento ob)eti"o acumulado na *ist7ria da *umanidade. 1 estudo, como bem en4ati=a Gramsci, ?(... 2 um trabal*o, e muito 4atigante, com um tiroc.nio 'articular 'r7'rio, no s7 muscular-ner"oso mas intelectual@ (+/:8, '. +98-+9/ . Logo conciliar trabal*o e educao escolar na "ida das no"as gera3es 2 uma 4alcia, 'ois o estudo de4ine-se como um trabal*o. C contro"2rsias e ambigSidades sobre o sentido do trabal*o como 'rinc.'io educati"o da escola da modernidade industrial. Jsso tem uma du'la ra=o 'ara acontecer. De um lado 'or causa da e5'eri%ncia concreta da escola so"i2tica a 'artir do ad"ento da Ke"oluo Kussa (+/+: e, de outro lado, de"ido ao discurso *egemPnico da burguesia e, no raro, da 'r7'ria ret7rica do re4ormismo de es(uerda (ue legitima as escolas t2cnicas criadas no 'ercurso do s2culo II e do s2culo IIJ como sinPnimos de escolas do trabal*o. ;as na obra gramsciano essa 'ol%mica no est em'regada. Gramsci no titubeia ao e5'ressar (ue no conte5to da sociedade industrial no 2 a ma(uinaria e a indAstria (ue seriam le"adas 'ara o interior da escola, to 'ouco <s no"as gera3es 'oderiam ser lanadas 'recocemente nos 'ostos de trabal*o, mas 2 a *ist7ria da ma(uinaria, do industrialismo e dos trabal*adores (ue se constituiria como nAcleo necessrio, 'or(ue uni"ersal, do curr.culo da escola unitria. Essa escola, (ue 2 4ormati"a, rigorosa e de cultura geral, tem como ei5o articulador, a4unilador e integrador do con)unto das ati"idades educati"as, o trabal*o industrial. Jsso signi4ica (ue a *ist7ria do trabal*o, isso 2, a ci%ncia da *ist7ria caracteri=a-se como o 'rinc.'io 4undante e 4undamental da escola.

>o cam'o da educao brasileira o debate sobre as 'edagogias do ?a'render a a'render@ tem sido 'ro"ocado e am'lamente sistemati=ado 'or >eVton Duarte desde o 4inal da d2cada de +//0. $ (uesto est bem colocada em Duarte (-00F . +0 Em outra o'ortunidade ) elaboramos sobre o con)unto destas 'edagogias, Trindade (-00/ .

+9

&ara 4inali=ar, 2 im'ortante assinalar (ue as mudanas no sistema educacional no so coisas to sim'les (uanto 'ossa 'arecer. &ara Gramsci, no se trata ?(... de es(uemas 'rogramticos, mas de *omens, e no imediatamente dos *omens (ue so os 'ro4essores, mas de todo o com'le5o social do (ual os *omens so e5'resso@ (+/:8, '. +9- . Em suas 'ala"ras 4ica claro, 'elo menos 'ara a(ueles (ue aderem ao "alor da *istoricidade da classe trabal*adora, (ue ante ao desen"ol"imento do industrialismo, tanto a 'ers'ecti"a da escola unitria como a 'ers'ecti"a da su'erao da sociedade do ca'ital, 'ois ambas se encontram em relao, 'ermanecem como luta radical, 'resente e 4utura. Essa 2 a re4er%ncia maior 'ara todos (ue assumem e tomam 'ara si a tradio *ist7rica, econPmica e cultural do comunismo. >esse sentido concordamos com a indagao e concluso de ;anacorda, ?(... 'ara (ue ser"em os im'erati"os mais ou menos categ7ricosH >unca mudaram a *ist7ria. ;as tal"e= eles 'ossam ser"ir 'ara nos lembrar de ol*ar 'ara o alto@ (+/8/, '. 9E+ .

R 0 r1ncias D!$KTE, >eVton. &i2ots3i -00F. GK$;#CJ, $ntonio. $ escola do trabal*o. Jn: >1#ELL$, &aolo. Antonio "ramsci para os ducador s: antologia organi=ada 'or &aolo >osella. #o &aulo: !>J>1MEO!F#C$K, -008a, '. F+-F-. (te5to digitali=ado . XXXXX. $ escola "ai < 4brica. Jn: >1#ELL$, &aolo. Antonio "ramsci para os ducador s: antologia organi=ada 'or &aolo >osella. #o &aulo: !>J>1MEO!F#C$K, -008b, '. F9-FF. (te5to digitali=ado . XXXXX. Caderno ++ (+/9--+/99 . Jn: >1#ELL$, &aolo. Antonio "ramsci para os ducador s: antologia organi=ada 'or &aolo >osella. #o &aulo: !>J>1MEO!F#C$K, -008c, '. E0-:9. (te5to digitali=ado . o 4apr nd r a apr nd r5: cr.tica <s a'ro'ria3es

neoliberais e '7s-modernas da teoria "igotsWiana. 9. ed. Cam'inas: $utores $ssociados,

+F

XXXXX. Cartas. Jn: >1#ELL$, &aolo. Antonio "ramsci para os ducador s: antologia organi=ada 'or &aolo >osella. #o &aulo: !>J>1MEO!F#C$K, -008d, '. +0--++-. (te5to digitali=ado . XXXXX. Cad rnos do c-rc r 6!olum .7. Edio e traduo: Carlos >elson Coutin*o. -. ed. Kio de Yaneiro: Ci"ili=ao Brasileira, -00:. XXXXX. Escritos polticos ("olume +: +/+0-+/-0 . 1rgani=ao e traduo: Carlos >elson Coutin*o. Kio de Yaneiro: Ci"ili=ao Brasileira, -00F. XXXXX. Os int l ctuais a or2ani8a)*o da cultura. Traduo: Carlos >elson Coutin*o. ducati!o m "ramsci: americanismo e -. ed. Kio de Yaneiro: Ci"ili=ao Brasileira, +/:8. ;$>$C1KD$, ;rio. O princpio con4ormismo. -. ed. Cam'inas: Editora $l.nea, -008. XXXXX. Hist9ria da duca)*o: da antiguidade aos dias atuais. Traduo: Gaetano Lo ;onaco. #o &aulo:Corte=:$utores $ssociados, +/8/. >1#ELL$, &aolo. Antonio "ramsci para os ducador s: antologia organi=ada 'or &aolo >osella. #o &aulo: !>J>1MEO!F#C$K, -008. (te5to digitali=ado . XXXXX. A scola m "ramsci: &orto $legre: $rTes ;2dicas, +//-. XXXXX. 1 trabal*o como 'rinc.'io educati"o em Gramsci. Jn: #JLM$, Toma= Tadeu da (org. . Trabalho; duca)*o pr-tica social: 'or uma teoria da 4ormao *umana. &orto duca)*o scolar: o debate das teorias % s=uisas $legre: $rTes ;2dicas, +//+, '. +9F-+G/. TKJ>D$DE, Gestine Cssia. #oci dad 4Hist9ria; #oci dad 'edag7gicas na contem'oraneidade. Jn: &((( # min-rio <acional d Estudos

Educa)*o no Brasil5: Cist7ria, educao e trans4ormao U

tend%ncias e 'ers'ecti"as. Cam'inas, !>JC$;&, -00/. (JD: +FG, trabal*o a'ro"ado . .................................... Z Esta 'es(uisa conta com o au5ilio da ag%ncia 4inanciadora C$&E#.

+G

Anda mungkin juga menyukai