Anda di halaman 1dari 10

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

BIPV E BAPV: AVALIAES A PARTIR DE CONCEITOS TERICOS, DE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS E DE ESTIMATIVAS DE DESEMPENHO ENERGTICO PARA REGIES DE BAIXA LATITUDE
Renata Torres Farias retorres_86@hotmail.com Paulo Nazareno Monteiro Junior nazareno.paulo@gmail.com Andr Cavalcante do Nascimento andre.nascimento@ifpa.edu.br Luis Carlos Macedo Blasques blasques@ifpa.edu.br Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par IFPA Filomena Mata Viana Longo menamata@gmail.com Marco Valrio de Albuquerque Vinagre valeriovinagre@gmail.com Universidade da Amaznia UNAMA

Resumo. O presente trabalho trata das aplicaes de sistemas fotovoltaicos conectados rede (SFCR) integrados edificao, analisando aspectos conceituais e vantagens e desvantagens de sistemas plenamente integrados edificao (BIPV) e sistemas aplicados edificao (BAPV). O estudo motivado pelo recente aumento do interesse, no mundo e mais especificamente no Brasil, em instalaes com caractersticas de integrao total arquitetura. Para relacionar os aspectos tericos principal funcionalidade de um sistema fotovoltaico, a gerao de eletricidade, anlises de desempenho energtico so realizadas para localidades de baixa latitude, onde as instalaes predominantemente verticais distanciam-se de maneira mais evidente do caso timo. O Brasil possui 15 capitais de estados situadas em latitudes entre 11 Sul e 3 Norte, incluindo todas da Regio Norte. Em funo disto, a cidade de Belm, capital do Estado do Par, utilizada como estudo de caso, por apresentar latitude muito prxima a zero (1 27 21 S). Conclui-se que, caso o projeto FV seja pensado de forma totalmente conjunta ao projeto arquitetnico, em etapas preliminares, as aplicaes do tipo BIPV apresentam bons resultados, principalmente por integrar os benefcios energticos da gerao FV com a integrao arquitetnica e os melhores resultados estticos, mesmo que o desempenho energtico do sistema seja inferior ao obtido em instalaes do tipo BAPV. No entanto, nota-se tambm que a disponibilidade de materiais FV propcios para instalaes do tipo BIPV, no Brasil e mais especificamente na Regio Norte, escassa, o que ajuda a explicar a maior ocorrncia, nos dias de hoje, de instalaes mais simples, do tipo BAPV, principalmente em funo dos custos mais elevados das instalaes BIPV. Palavras-chave: Energia Solar Fotovoltaica, SFCR, BIPV, BAPV, Desempenho Energtico.

1.

INTRODUO

De forma geral, os sistemas fotovoltaicos (FV) podem ser classificados em dois grupos: sistemas conectados rede e sistemas isolados. Os sistemas isolados foram as primeiras aplicaes de sistemas FV instalados, no mundo e no Brasil, contemplando desde aplicaes espaciais, as primeiras a utilizarem energia solar para gerao de eletricidade, at os sistemas atuais para eletrificao de residncias ou aglomerados populacionais. Porm, desde a dcada de 90, os sistemas FV conectados rede (SFCR) vm sendo utilizados no Brasil (Rampinelle e Krenzinger, 2007). Tratando especificamente de SFCRs, este tipo de aplicao tambm pode apresentar dois tipos de configuraes bsicas: instalao integrada edificao, como nas fachadas ou coberturas de prdios, e instalao de forma centralizada, como em uma usina geradora convencional (Rther, 2004). A primeira aplicao pode entregar energia diretamente rede eltrica, de forma distribuda, prximo ao consumidor final, reduzindo as perdas na transmisso e distribuio, que se traduz no conceito de gerao distribuda (GD). Esta conexo rede pblica, combinada com a integrao do sistema edificao, um exemplo de gerao de energia eltrica ideal para ambientes urbanos (Rther e Salamoni, 2011). De forma ainda mais especfica, os SFCR integrados edificao podem apresentar outras duas classificaes, mais recentes, que so objeto principal do presente trabalho: sistemas do tipo BIPV (sistemas FV integrados edificao, do ingls Building-Integrated Photovoltaics) e do tipo BAPV (sistemas FV aplicados edificao, do ingls Building-Applied Photovoltaics). Independente da classificao, sistemas FV instalados em edificaes vm apresentando um potencial crescente de aplicaes em todo o mundo e o Brasil j vem desenvolvendo alguns estudos sobre este tema. Sistemas FV so apropriados integrao em edifcios, pois so fabricados para suportar as intempries, podendo operar satisfatoriamente por um perodo de 25 anos ou mais, compatveis com a vida til da edificao. Este mercado gera grandes perspectivas de crescimento medida que arquitetos e construtoras tomam conhecimento da potencialidade desse tipo de sistema (Pereira, 2009). No entanto, muito ainda deve ser feito para que os sistemas FV integrados

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

edificao ocupem maior espao no cenrio mundial de gerao de eletricidade. Em 2010, por exemplo, 440 MW foram instalados em aplicaes do tipo BIPV no mundo (Schuetze, 2013), porm, foi instalado um total de 16,6 GW de capacidade FV naquele mesmo ano, o que indica uma participao de instalaes integradas a edificaes de somente 2,6 %.

2.

ASPECTOS CONCEITUAIS DE BIPV E BAPV

Um sistema BIPV consiste na utilizao de elementos de gerao fotovoltaica como parte funcional da estrutura do edifcio, sendo arquitetonicamente integrados a ele (Peng et al., 2011). Em sistemas BIPV, os elementos de gerao so chamados de materiais fotovoltaicos, e substituem materiais de construo convencionais, podendo atuar como material de vedao de coberturas e de fachadas dos prdios, nos brises e prgolas, dentre outros (Jelle et al., 2012). A Fig. 1 apresenta exemplos de instalaes do tipo BIPV, com materiais FV atuando como elementos de vedao da cobertura em (a), e de fachadas em (b), ambos com determinado grau de transparncia.

(a) Figura 1- Exemplos de BIPV (Peng et al., 2011).

(b)

Segundo Hagemann (2002), sistemas BIPV podem ser descritos como uma aplicao de sistemas FV funcionalmente, esteticamente e energeticamente integrada a um edifcio. Atualmente, a maior parte dos sistemas FV instalados no Brasil so aplicados a edifcios j construdos. Um sistema BAPV consiste na aplicao de mdulos FV sobre a estrutura j construda da edificao, com caractersticas diferentes, ou no, de orientao e inclinao. Geralmente, esse tipo de sistema no substitui o material de vedao e nem a cobertura, so instalados sobrepostos cobertura da edificao, necessitando de estruturas que sirvam como suporte e determinam a inclinao e a orientao dos mdulos. O Cdigo Tcnico da Edificao (CTE), publicado na Espanha, classifica os sistemas, quanto a sua integrao na edificao, de duas formas: superposio de mdulos FV e integrao arquitetnica de mdulos FV (Cern et al., 2013). O segundo traduz exatamente o conceito de BIPV j apresentado; porm, o primeiro indica que a superposio de mdulos FV ocorre somente quando estes equipamentos so instalados paralelamente envoltria do edifcio, porm sem a dupla funo definida no conceito de BIPV. O CTE apresenta uma terceira possibilidade, denominada apenas de geral, que engloba sistemas instalados de forma no paralela edificao. O presente trabalho agrupa estes dois ltimos conceitos apresentados em uma nica classificao, a de sistemas do tipo BAPV. A Fig. 2 apresenta dois exemplos de BAPV que seguem a linha de raciocnio aqui apresentada. Em (a) os mdulos so instalados de forma paralela cobertura da edificao, mas em (b) no.

(a)

(b)

Figura 2- Exemplos de BAPV (Peng et al., 2011; Blasques e Vale, 2012).

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

Apesar das inmeras definies existentes, ainda hoje no se tem um consenso claro sobre quais sistemas se enquadram em cada categoria. Segundo Crassard e Rode (2007), os sistemas BIPV podem ser classificados em trs nveis de integrao: integrao visual, adio construtiva, e integrao construtiva, como apresentado na Fig. 3. No entanto, segundo a classificao apresentada anteriormente neste trabalho, a classificao em (c) seria exemplo clssico de BIPV, em (a) exemplo de BAPV, e em (b) estaria situada entre as duas, devendo ser analisada de forma mais especfica para que seja classificada corretamente.

(a)

(b)

(c)

Figura 3- Tipos de integrao fotovoltaica em edifcios: (a) integrao visual; (b) adio construtiva; (c) integrao construtiva. Adaptado de Crassard e Rode (2007).

3.

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE BIPV E BAPV

O objetivo comum de sistemas BAPV e BIPV gerar eletricidade atravs da energia solar, porm a principal diferena entre esses dois sistemas est no grau de integrao dos sistemas FV nas edificaes (Peng et al., 2011). Um sistema FV pode ser instalado tanto em edifcios j existentes como em novas construes, entretanto, devido a algumas vantagens, sistemas BIPV tm se mostrado uma das mais promissoras aplicaes de produtos fotovoltaicos. Uma dessas vantagens a combinao de gerao limpa e arquitetonicamente atraente, que um diferencial quando compara-se um edifcio com BIPV a outros (Pereira, 2009). Mesmo com custos ainda elevados de produtos BIPV, os materiais tradicionalmente usados em coberturas, fachadas ou vidros podem ser substitudos por clulas ou mdulos FV, o que gera uma reduo de custos de materiais de construo (Peng et al., 2011). Outras vantagens relacionadas a sistemas BIPV esto no crescente mercado imobilirio, o que permite tambm um crescimento na integrao de sistemas FV aos edifcios, pois a utilizao de tais sistemas promove impacto visual e prestgio ao edifcio (Hayter e Martin, 1998). No entanto, o custo total do BIPV maior que o do BAPV, devido ao custo mais elevado dos produtos BIPV, s complexas estruturas que precisam ser montadas para a integrao dos mdulos ao edifcio e a sua difcil manuteno. J em sistemas BAPV as estruturas, que tm como funo o suporte, orientao e inclinao dos mdulos, so mais simples de montar e manter, e os edifcios podem funcionar normalmente sem os mdulos FV (Peng et al., 2011). Porm, os telhados dos edifcios j construdos podem necessitar de reforos, pois podem no ter sido projetados para suportar o peso adicional dos mdulos e de suas estruturas de sustentao. Os sistemas FV que so montados diretamente sobre o telhado, sem espao para ventilao, apresentam um aumento na temperatura de operao do mdulo, o que um ponto negativo do sistema BAPV, pois o aumento da temperatura do mdulo provoca uma queda de desempenho do sistema, diminuindo sua eficincia. Logo, a ventilao tem um papel importante no arrefecimento dos mdulos (Hrica et al., 2011). Uma possvel soluo para minimizar este problema em sistemas BAPV a instalao dos mdulos em estruturas elevadas na cobertura, e no diretamente sobre o telhado, o que permite maior circulao de ar e consequente reduo da temperatura de operao das clulas. Nestes casos, os mdulos geram sombras na cobertura da edificao, com possibilidade de reduo de carga trmica interna (Castanheira e Corbella, 2010). No entanto, tal soluo gera um problema esttico ainda maior, o que comprova uma das principais vantagens de sistemas BIPV: a melhor integrao e os melhores resultados estticos. A localizao geogrfica do edifcio j construdo limita o dimensionamento e a otimizao de um sistema do tipo BIPV, pois, geralmente, condiciona a orientao e a inclinao dos mdulos mesma orientao e inclinao do edifcio, que nem sempre so aquelas que otimizam o desempenho energtico dos sistema. Esta questo especfica, no entanto, ser abordada no item 4 do presente trabalho.

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

3.1. Tecnologias fotovoltaicas Existem diferentes tipos de tecnologias de clulas FV que podem ser utilizadas em uma instalao solar. Estas clulas podem estar dispostas em mdulos, com ou sem molduras, em estruturas opacas (normalmente com cobertura posterior em tedlar), ou com dado grau de transparncia (conhecido como encapsulamento vidro-vidro), ou ainda dispostas em estruturas sem uma forma definida, como fitas, estruturas flexveis, adaptadas para substituir uma determinada parte da envoltria da edificao, dentre outras. Dependendo do tipo de edificao e do local onde o sistema ser instalado, utiliza-se a tecnologia mais adequada aplicao, o que propicia um SFCR mais eficiente, alm de deixar a cobertura e/ou a fachada da edificao esteticamente mais agradveis (Jelle et al., 2012). O elemento mais utilizado em clulas FV comerciais o silcio, devido ao fato da microeletrnica ter aperfeioado continuamente sua tecnologia, alm da sua grande abundncia no planeta. Estas clulas so encontradas na forma de silcio monocristalino (mono-Si), policristalino ou multicristalino (poli-Si) e amorfo (a-Si) (Zilles et al., 2012). Outras tecnologias de clulas foram desenvolvidas com o passar do tempo, como o arseneto de glio (GaAs); o disseleneto de cobre e ndio (CuInSe2, ou simplesmente CIS); o disseleneto de cobre, glio e ndio (CuInGaSe2); e o telureto de cdmio (CdTe). Mais recentemente, alguns materiais orgnicos esto sendo estudados para utilizao na converso FV. As tecnologias de silcio amorfo (a-Si), GaAs, CuInSe2, CuInGaSe2, e CdTe so denominadas de tecnologias de filmes finos, em funo de sua composio estrutural. Em aplicaes FV integradas edificao, trs caractersticas so particularmente consideradas na escolha da tecnologia FV a ser empregada: a eficincia de converso, a potncia produzida por unidade de rea (densidade de potncia, dada em W/m2), e a aparncia da clula, normalmente avaliada em funo de sua colorao e de seu grau de transparncia. A Fig. 4 apresenta uma tabela comparativa entre as tecnologias de clulas mais difundidas comercialmente, com destaque para as caractersticas aqui citadas.

Figura 4- Caractersticas de diferentes tecnologias de clulas FV, pertinentes ao estudo de aplicaes integradas edificao. Adaptado de Ertex Solar (2013). Com a finalidade de minimizar o impacto visual causado pelos mdulos FV tradicionais, de estruturas rgidas, as tecnologias de filme fino se mostram bastante atraentes. Tal tecnologia pode ser subdividida em vidros fotovoltaicos, folhas e membranas de telhado rgidas ou dispostas sobre substratos flexveis. Podem facilmente ser integradas a fachadas e telhados gerando energia com menor, ou nenhum, impacto visual (Mercaldo et al., 2009). Algumas empresas mundo afora vm inovando ainda mais no conceito de aplicao de tecnologias FV a materiais propcios integrao arquitetnica plena. Empresas especializadas em produtos em vidro utilizam sua expertise e a somam a clulas FV para fabricarem produtos ideais para BIPV, mesmo com tecnologia de clula cristalina, as mais eficientes comercialmente disponveis. Uma dessas empresas permite inclusive uma completa simulao para anlise da aparncia final de um produto BIPV em vidro, considerando variaes na forma, nas dimenses, no tipo de clula e na colorao do vidro, conforme ilustra a Fig. 5 (Vidurglass, 2013).

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

Figura 5- Ambiente para simulao de aparncia de clulas FV em configurao vidro-vidro (Vidurglass, 2013). 3.2. Aspectos construtivos Em termos construtivos, segundo Chivelet e Solla (2010), integrar a funo dos elementos FV arquitetura significa que as coberturas e as fachadas FV passam a desempenhar o mesmo papel conferido a coberturas e fachadas convencionais, ou aos elementos de revestimento que substituem. Isto envolve a cor, a imagem e o tamanho dos elementos de vedao externa, a impermeabilidade, a estabilidade, a resistncia a cargas dos ventos, a resistncia ao fogo, a durabilidade e a manuteno, a segurana eltrica durante a construo e o uso e, finalmente, os custos. Coberturas. O telhado representa a parte externa da cobertura de um edifcio e tem como funes a proteo, o isolamento e o suporte. Alm disso, esta rea apresenta grande possibilidade de integrao, devido a sua posio na estrutura do edifcio, com privilegiado acesso ao recurso solar e menos propcia a sombreamentos originados por elementos no entorno da edificao (Pereira, 2009). Os telhados dos edifcios so os locais em que os sistemas FV so mais comumente instalados, pois a rea disponvel em um telhado muitas vezes desaproveitada (Lpez e Lill, 2009). A classificao mais habitual de telhados em edificaes a de telhados inclinados e telhados planos. Os telhados inclinados so a forma mais antiga nesse tipo de construo, e sua inclinao garante o escoamento da gua mais facilmente. Quanto instalao de sistemas FV, h duas possibilidades. Uma delas a insero de uma estrutura de suporte sobre o telhado, possibilitando que os mdulos fiquem acima de seu nvel, e a outra possibilidade integrar os mdulos ao mesmo nvel do telhado (Lpez e Lill, 2009), sobre a estrutura do telhado ou substituindo total ou parcialmente a cobertura. Neste ltimo caso, quando os mdulos substituem a cobertura, eles passam a fazer parte da estrutura da edificao e, alm da produo de eletricidade, tm como funo proteger o interior da edificao do clima, propiciar isolamento trmico e acstico, gerar sombra e impedir a infiltrao de gua por entre os mdulos (Pereira, 2009), o que justifica as complicadas tecnologias de montagem de sistemas BIPV. Uma dessas tecnologias de montagem a fixao de uma estrutura em substituio prpria estrutura do telhado para sustentar os mdulos, que serviro de cobertura. Este sistema de montagem semelhante ao utilizado pelas telhas convencionais, que consiste na introduo de mdulos FV em ganchos fixados nas ripas da cobertura, conforme ilustra a Fig. 6.

Figura 6- Sistema de suporte para se obter uma integrao completa (Lpez e Lill, 2009).

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

Nos telhados considerados planos, o ngulo de inclinao bastante reduzido, geralmente abaixo dos 5, o que, dependendo da localizao geogrfica, pode prejudicar a incidncia da radiao solar em comparao com a inclinao tima. Nesse tipo de cobertura, o sistema FV pode ser montado no mesmo plano de inclinao do telhado, com integrao praticamente plena, como no caso da Fig. 7, onde instala-se uma tela solar como se fosse uma membrana impermevel, ou dispondo os mdulos diretamente sobre a cobertura, com elementos de integrao, como na Fig. 8 (GREENPRO, 2004). Outra possibilidade montar uma estrutura que levante e incline os mdulos para se obter a mxima produo energtica, porm sem integrao arquitetnica, caso tpico de BAPV (Lpez e Lill, 2009).

Figura 7- Aplicao de tela solar em telhados planos (GREENPRO, 2004).

Figura 8- Aplicao de telhas solares em telhados planos (GREENPRO, 2004). Fachadas. As fachadas so elementos estruturais que tambm expressam a aparncia de um edifcio e tm como funes bsicas a separao entre o interior e o exterior do edifcio, a proteo visual, o aproveitamento da luz do dia e a proteo solar. As fachadas podem ser classificadas em dois tipos: fachadas frias e fachadas quentes (GREENPRO, 2004). A fachada fria consiste na diviso da fachada em duas partes independentes, com cavidades para circulao do ar, sendo que a parede exterior tem a funo de proteger o edifcio contra a ao do clima e a parede interior funciona como estrutura e para garantir isolamento trmico. Este tipo de construo excelente para a integrao de elementos FV. As cavidades para circulao do ar podem ser aproveitadas para o cabeamento, alm de favorecer a ventilao dos mdulos, facilitando a dissipao do calor e evitando altas temperaturas, o que possibilita uma maior produo energtica (Lpez e Lill, 2009). A Fig. 9 (a) apresenta exemplo de fachada fria. As fachadas quentes consistem de elementos que envolvem o edifcio e que tm como funes a proteo climtica e o isolamento trmico e acstico, podendo fazer parte da estrutura do edifcio, porm sem ventilao (GREENPRO, 2004). A Fig. 9 (b) apresenta exemplo de fachada quente.

(a)

(b)

Figura 9- Ilustraes com exemplos de (a) fachada fria, e (b) fachada quente (GREENPRO, 2004).

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

As fachadas so elementos verticais, porm, como apresentado no subitem anterior, em algumas regies, sistemas FV instalados na vertical perdem eficincia na gerao quando comparados a sistemas instalados com inclinaes prximas latitude local. Esta aparente desvantagem das fachadas para receberem mdulos FV pode ser superada em funo da grande rea normalmente disponvel, principalmente em edifcios com predominncia de verticalidade, e das boas tcnicas de integrao existentes, como as fachadas frias, em que os mdulos no so responsveis somente pela gerao de eletricidade, mas tambm agem como elementos passivos na edificao.

4.

ESTIMATIVAS DE DESEMPENHO ENERGTICO

A integrao de sistemas FV a edificaes pode ser considerada um tema multidisciplinar, por envolver arquitetos e engenheiros trabalhando em conceitos como condicionantes estticas, conforto ambiental, eficincia energtica e gerao de eletricidade, dentre outros. Em muitos casos, a falta de comunicao entre as reas pode levar a sistemas esteticamente agradveis, porm, ineficientes energeticamente, ou ainda sistemas com elevado desempenho energtico, mas com esttica duvidosa. Hagemann (2004) define uma integrao FV de sucesso como aquela que proporciona uma correta inter-relao entre questes estticas, eltricas e construtivas. No mesmo trabalho, so apresentados diversos casos de sucesso de sistemas BIPV no mundo, com relaes adequadas entre esttica e desempenho energtico. O Brasil, no entanto, ainda tem pouqussimas instalaes do tipo BIPV. Do primeiro sistema instalado com estas caractersticas, em 1997 (Rther, 1998), aos dias de hoje, pouco foi feito, efetivamente. Como aspecto positivo, pode-se destacar que a pesquisa nesta rea no pas, com nfase no compromisso entre forma e funo, j vem se desenvolvendo de maneira mais intensa nos ltimos anos (Santos, 2013; Urbanetz et al., 2011; Vannini, 2011). Com o objetivo de contribuir para esta discusso, este item apresenta como a relao entre instalaes aplicadas e integradas edificao pode influenciar no desempenho energtico de sistemas instalados em regies de baixa latitude. Duas diferentes abordagens podem ser usadas para caracterizar as variaes de desempenho energtico entre sistemas BIPV e BAPV: a tecnologia FV utilizada e a disposio fsica dos sistemas instalados. A primeira j foi abordada anteriormente e, mesmo que as tecnologias de silcio cristalino, mais eficientes, j estejam sendo bem aplicadas a elementos de integrao arquitetnica, como ilustrado pela Fig. 5, no Brasil esta realidade ainda est razoavelmente distante. Em funo disto, a anlise aqui apresentada considerar a utilizao de mdulos de silcio cristalino em aplicaes do tipo BAPV, e de silcio amorfo em aplicaes do tipo BIPV. No segundo ponto, a disposio fsica dos sistemas instalados, est o principal elemento de variao de desempenho energtico entre sistemas BIPV e BAPV. Esta variao se torna mais acentuada medida que os locais de instalao se aproximam da latitude zero, caso de 15 das 27 capitais brasileiras, que encontram-se em latitudes entre 11 Sul e 3 Norte. 4 delas, Macap, Belm, So Lus e Boa Vista, encontram-se em latitudes bastante prximas a zero, entre 3 Sul e 3 Norte. A ttulo de estudo de caso, Belm, situada em latitude 1 27 21 S, ser analisada. A variao dos resultados para outras localidades de latitudes baixas pequena, sendo o objetivo principal do presente trabalho a identificao das variaes mdias de desempenho para diferentes configuraes de sistemas. Com base nos conceitos de geometria Sol-Terra, sabe-se que as duas grandezas que influenciam na incidncia de radiao solar sobre uma superfcie coletora, e que podem ser variadas em funo das diferentes topologias de instalao, so a inclinao da superfcie e o ngulo azimutal da superfcie, definidas abaixo (Pinho et al., 2008). ngulo azimutal da Superfcie (). Determina a orientao da superfcie coletora. o ngulo compreendido entre a projeo da normal superfcie no plano horizontal e a direo norte-sul. No hemisfrio sul o deslocamento tomado a partir do Norte, estando compreendido entre -180 e 180, sendo considerado positivo quando a projeo se encontra esquerda do Norte, e negativo quando encontra-se direita. Inclinao da superfcie () . ngulo compreendido entre o plano da superfcie coletora e a horizontal. Variando-se estes dois ngulos e considerando dados de irradincia obtidos do Programa METEONORM, verso 7.0.22, para a cidade de Belm, pode-se avaliar os pontos timos de instalao de sistemas na cidade. A Fig. 10 apresenta uma carta de disponibilidade de irradincia global anual para Belm, em funo de e (Zilles et al., 2012), onde pode-se notar, como esperado, que as melhores disposies de instalao so prximas horizontal, com o ponto ideal sendo = 0 e = 6, que segundo o METEONORM resulta em uma irradincia global anual de 1.851 W/m2.

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

Figura 10- Disponibilidade de irradincia global anual para Belm, em funo de e (Zilles et al., 2012). Considerando o valor deste ponto ideal como 100 % de aproveitamento da irradincia incidente, a Fig. 11 apresenta um esquema com possveis disposies de sistemas FV em Belm, com diferentes ngulos e e apresentando as variaes percentuais de disponibilidade energtica para cada caso.

Figura 11- Variaes percentuais de disponibilidade energtica para diferentes combinaes de e , considerando o caso ideal como 100 %. Fonte: Elaborao prpria. Com o auxlio da Fig. 11 e de outras referncias, algumas concluses podem ser obtidas. Para qualquer orientao, com inclinaes de at 40, uma superfcie coletora em Belm captar valores prximos a 90% da irradincia tima, sendo as orientaes para leste e oeste mais favorecidas medida que a inclinao aumenta (Cronemberger et al., 2012). Ainda na Fig. 11, observa-se que as instalaes em fachadas so menos favorecidas. A fachadas leste e oeste, as mais indicadas para este tipo de instalao, apresentam irradincia anual equivalente a aproximadamente 55 % do valor timo. A partir destas anlises, nota-se que em Belm a utilizao de sistemas FV em fachadas pode ser muito melhor aproveitada em elementos de sombreamento, por exemplo, com inclinaes de at 40, do que na vertical. Ainda assim, a disponibilidade energtica das fachadas leste e oeste em Belm proporcional disponibilidade verificada em fachadas sul de cidades de latitudes mais altas e onde as instalaes do tipo BIPV so bem mais disseminadas do que no Brasil, casos de Madrid (disponibilidade 13 % superior a Belm nas condies citadas) e Munique (14 % inferior a Belm) (Cronemberger et al., 2012). Um sistema FV hipottico de 10 kWp a ser instalado em uma edificao em Belm, apresentando as duas possibilidades, integrao do tipo BIPV e BAPV, pode servir como base para a comparao de desempenho energtico entre as duas diferentes configuraes. Assume-se que o sistema BAPV apresentar mdulos de silcio monocristalino instalados em cobertura, com disposies timas ( = 0 e = 6), e que o sistema BIPV apresentar mdulos de silcio amorfo instalados na fachada oeste. Considera-se que ambos os sistemas apresentam semelhantes fatores de desempenho (PR Performance Ratio), de 80 %, com a diferena principal entre eles sendo verificada na densidade de potncia. Com base em dados de mdulos reais comercializados no Brasil, o sistema com tecnologia de silcio monocristalino necessita de rea aproximada de 67 m2 para os 10 kWp, enquanto a mesma potncia em silcio amorfo necessita de aproximadamente 108 m2. Nas condies descritas, o sistema BAPV apresenta uma produtividade anual

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

(yield) de 1.480,8 kWh/kWp, fator de capacidade de 16,9 % e energia anual gerada de 14.808 kWh, enquanto o sistema BIPV apresenta um yield anual de 800,8 kWh/kWp, fator de capacidade de 9,1 % e energia anual gerada de 8.008 kWh. Avaliando de forma mais especfica a energia gerada, que o parmetro utilizado em anlises econmicas, e considerando custos obtidos no mercado nacional dos mesmos mdulos considerados acima, de R$ 4,08/Wp para os mdulos de silcio cristalino e de R$ 3,48/Wp para os mdulos de silcio amorfo, os custos de energia gerada de cada sistema, considerando os mesmos custos acessrios (R$ 30.000,00 para inversores, materiais eltricos e instalao) e os mesmos indicadores econmicos (25 anos de vida til e 6 % de taxa de desconto), seriam de R$ 0,32/kWh para o sistema BAPV e de R$ 0,53/kWh para o sistema BIPV. O custo consideravelmente superior do sistema BIPV ainda se reflete no principal entrave para a maior disseminao destes sistemas no Brasil, em especial na Regio Norte, onde as variaes de desempenho so maiores e a disponibilidade de materiais para integrao do tipo BIPV escassa. Ressaltase ainda que a anlise simplificada aqui apresentada no considerou um provvel aumento de custos de instalao do BIPV, associados a estruturas mais complexas ou mesmo a maiores requisitos de instalao e manuteno.

5.

CONCLUSES

Sistemas fotovoltaicos instalados em reas urbanas, fazendo uso das prprias estruturas das edificaes que recebem parte ou toda a energia gerada, j so uma realidade no mundo, e no Brasil comeam a despontar como uma excelente soluo para problemas energticos, principalmente aps a publicao da Resoluo ANEEL no 482, de 2012, que regulamenta a gerao distribuda com fontes renovveis, dentre elas a solar FV. O que muito se discute, em um passado no to recente no mundo, mas bastante recente no Brasil, a forma desta integrao dos elementos de gerao s edificaes. Por ser uma forma de gerao ainda nova no pas, muitos projetistas de sistemas FV e proprietrios de edificaes que os recebem fazem questo que a integrao torne o sistema o mais visvel possvel. Tal opo contrasta com o desejo de outros projetistas, que buscam pela integrao plenamente esttica, em que os sistemas FV se tornam parte da edificao, no sendo, portanto, diferenciados dela em uma primeira anlise visual. O presente trabalho, alm de apresentar elementos que norteiam esta discusso recente, conclui, a partir das principais caractersticas associadas a este tipo de anlise, que a deciso pela instalao de sistemas do tipo BIPV ou BAPV vai muito alm de questes estticas ou mesmo de otimizao do desempenho energtico. As tcnicas de vedao FV na arquitetura, bem com os materiais disponveis para uma integrao plena, nos moldes de sistemas BIPV, ainda no so uma realidade no Brasil. Na Regio Norte, muito menos. E esta regio ainda apresenta uma caracterstica diferenciada em relao s regies sul e sudeste do pas: o fato de estar situada em latitudes muito prximas a zero torna ainda mais discrepante o padro de instalao ideal, prximo horizontal, ao que se tem na maioria das instalaes do tipo BIPV, predominantemente verticais. Faz-se necessrio, no Brasil como um todo, porm, mais especificamente na Regio Norte, que pesquisas mais aprofundadas sejam conduzidas com relao ao potencial de aplicao de sistemas BIPV, s possibilidades de ganhos energticos passivos na edificao, como minimizao do uso de iluminao e climatizao artificiais com uso de tcnicas BIPV, disponibilidade futura de materiais que possibilitem integrao plena, e sobre a viabilidade econmica de utilizao destes materiais, dentre outros estudos que podem concluir de maneira mais evidente sobre qual o real potencial de uso das instalaes do tipo BIPV.

REFERNCIAS Blasques, L. C. M.; Vale, S. B., 2012. Anlise preliminar de um sistema solar fotovoltaico conectado rede eltrica de 12,6 kWp, instalado em um prdio comercial na cidade de Belm, Estado do Par. IV CBENS - IV Congresso Brasileiro de Energia Solar e V Conferncia Latino-Americana da ISES, So Paulo. Castanheira, R. G., Corbella, O. D., 2010. Painis fotovoltaicos: Sombra e gerao de energia nos telhados. III CBENS III Congresso Brasileiro de Energia Solar, Belm. Cern, I., Caamao-Martn, E., Neila, F. J., 2013. State-of-the-art of building integrated photovoltaic products. Renewable Energy, vol. 58, pp. 127133. Chivelet, N. M, Solla, I. F., 2010. Tcnicas de Vedao Fotovoltaica na Arquitetura. Traduo Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 194 p. Crassard, F., Rode, J., 2007. The Evolution of Building Integrated Photovoltaics (BIPV) in the German and French Technological Innovation Systems for Solar Cells. Master of Science Thesis in Management and Economics of Innovation, Chalmers University of Technology, Gteborg, Sweden. Cronemberger, J., Caamao-Martn, E., Snchez, S. V., 2012. Assessing the solar irradiation potential for solar photovoltaic applications in buildings at low latitudes Making the case for Brazil. Energy and Buildings, vol. 55, pp. 264272. Ertex Solar, 2013. Disponvel online em <http://ertex-solar.at/en/press/downloads/doc_download/181-ertex-solarfolder-english>, acesso em 27/12/13. GREENPRO, 2004. Energia Fotovoltaica - Manual sobre Tecnologias, Projecto e Instalao. Manual desenvolvido no projeto GREENPRO. Disponvel online em <http://www.greenpro.de/po/fotovoltaico.pdf>, acesso em 20/12/13.

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - Recife, 31 a 03 de Abril de 2014

Hagemann, I. B., 2002. Building Integrated Photovoltaic: Architectural Integration of Photovoltaics in the Building Envelope (em alemo). Mller Rudolf. Hagemann, I. B., 2004. Examples of Successful Architectural Integration of PV: Germany. Progress in Photovoltaics: Research and Applications, vol. 12, pp. 461-470. Hayter, S. J., Martin, R. L., 1998. Photovoltaics for Building Cutting-Edge PV. National Renewable Energy Laboratory. Presented at UPVG Utility PV Experience (UPEx) '98, San Diego, CA. Hrica, J., Chatterjee, S., TamizhMani, G., 2011. BAPV Array: thermal modeling and cooling effect of exhaust fan. 37th IEEE Photovoltaic Specialists Conference (PVSC), Seattle, WA, pp. 3144-3149. Jelle, B. P., Breivik, C., Roekenes, H. D., 2012. Building integrated photovoltaic products: A state-of-the-art review and future research opportunities. Solar Energy Materials and Solar Cells, vol. 100, pp. 6996. Lpez, S., Lill, M, 2009. Gua de Integracin Solar Fotovoltaica. Fundacin de la Energa de la Comunidad de Madrid, 96 p. Mercaldo, L. V., Addonizio, M. L., Noce, M. D., Veneri, P. D., Scognamiglio, A., Privato, C., 2009. Thin film silicon photovoltaics: Architectural perspectives and technological issues. Applied Energy, vol. 86, n. 10, pp. 1836-1844. Peng, C., Huang, Y., Wu, Z., 2011. Building-integrated photovoltaics (BIPV) in architectural design in China. Energy and Buildings, vol. 43, n. 12, pp. 35923598. Pereira, F. C., 2009. Estimativa da Produo de Sistemas Fotovoltaicos Integrados em Edificios, Dissertao de Mestrado, FEUP, Porto. Pinho, J. T., Barbosa, C. F. O., Pereira, E. J. S., Souza, H. M. S., Blasques, L. C. M., Galhardo, M. A. B., Macdo, W. N., 2008. Sistemas hbridos: Solues energticas para a Amaznia. Ministrio de Minas e Energia, Braslia. Rampinelli, G. A., Krenzinger, A., 2007. Comportamento do fator de forma de mdulos fotovoltaicos sob condies variveis de irradincia, temperatura e sombreamento de clulas. ASADES - Avances en Energas Renovables y Medio Ambiente, vol. 11. Rther, R., 1998. Experiences and operational results of the first grid-connected, building-integrated, thin-film photovoltaic installation in Brazil, WCPEC2, Vienna, Austria. Rther, R., 2004. Edifcios Solares Fotovoltaicos: o potencial da gerao solar fotovoltaica integrada a edificaes urbanas e interligada rede eltrica pblica no Brasil. Editora UFSC/LABSOLAR, Florianpolis. Rther, R., Salamoni, I., 2011. O potencial dos setores urbanos brasileiros para a gerao da energia solar fotovoltaica de forma integrada s edificaes. Frum Patrimnio: Mudanas climticas e o impacto das cidades, v.4, n.1. Santos, I. P., 2013. Desenvolvimento de ferramenta de apoio deciso em projetos de integrao solar fotovoltaica arquitetura. Tese de Doutorado, Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, UFSC, Florianpolis. Schuetze, T., 2013. Integration of Photovoltaics in Buildings Support Policies Addressing Technical and Formal Aspects. Energies 2013, 6, pp. 2982-3001. Urbanetz, J., Zomer, C. D., Rther, R., 2011. Compromises between form and function in grid-connected, buildingintegrated photovoltaics (BIPV) at low-latitude sites. Building and Environment, vol. 46, n. 10, pp. 2107-2113. Vannini, V. C., 2011. Otimizao da forma para captao da radiao solar sobre superfcies de edifcios: um exerccio de integrao entre os programas Rhinoceros e Ecotect. Tese de Doutorado, Programa de Pesquisa e PsGraduao em Arquitetura, UFRGS, Porto Alegre. Vidurglass, 2013. Disponvel online em <http://www.vidurglass.com/es/solar-pv-glass/vidrios-a-medida/tecnologiacristalina>, acesso em 27/12/13. Zilles, R., Macdo, W. N., Galhardo, M. A. B., Oliveira, S. H. F., 2012. Sistemas Fotovoltaicos Conectados Rede Eltrica. Oficina de Textos, So Paulo.

BIPV AND BAPV: ANALYSIS FROM THEORETICAL CONCEPTS, POSITIVE AND NEGATIVE ASPECTS AND ENERGY PERFORMANCE ESTIMATION FOR LOW-LATITUDE REGIONS Abstract. The present work deals with the application of building-integrated grid-connected photovoltaic systems, analyzing conceptual aspects and advantages and disadvantages of building-integrated PV systems (BIPV) and building-applied systems (BAPV). This study is motivated by the recent interest increase, in the world and more specifically in Brazil, in installations with characteristics of architectonic integration. Aiming to attach the theoretical concepts to the main functionality of PV systems, the electricity generation, this paper develops energy performance analysis for low-latitude regions, where predominantly vertical installations distance themselves more evidently from the optimum case. Brazil has 15 metropolis located at latitudes between 11 South and 3 North, including all of the Northern Region. Because of this, the city of Belm, capital of Par state, is used as a case study, due to the fact that it is situated very close to zero latitude (1 27 21 S). It is concluded that if the PV project is designed fully joined to the architectural project in preliminary stages, BIPV applications present good results, mainly because it incorporates PV benefits of electricity generation with the architectural integration and better aesthetics results, even if the systems energy performance is lower than in BAPV installations. However, it is also observed that the availability of friendly BIPV materials in Brazil, and more specifically in the Northern Region, is limited, which helps to explain the greater occurrence, nowadays, of simpler installations, the BAPV ones, mainly due to the higher costs of BIPV installations. Keywords: Photovoltaic Solar Energy, GCPV, BIPV, BAPV, Energy Performance.

Anda mungkin juga menyukai