Anda di halaman 1dari 8

Abhysa & Vairgya

Estudos sobre a Cultura Mahi


Ptajala Yoga

. Abhysa & Vairgya .

Fernando Liguori

[Satsanga realizado durante os nove meses do Curso de Aprofundamento em Yoga ministrado pelo Instituto Kaula em 2011.]

Na Bhagavadgt, Arjuna faz uma referncia a mente. Ele diz a r Ka VI: 34:

cacala hi mana ka pramthi balavad dham | tasyha nigraha manye vyoriva sudukaram.

Pois a mente inconstante, atormentada, poderosa, obstinada, Ka! Eu considero o controle dela to difcil como o [controle] do vento.

Quando Arjuna fez esta observao, r Ka concordou com ele. Ele respondeu VI: 35:

asaaya mahbho mano durnigraha calam | abhysena tu kaunteya vairgyea ca ghyate.

Sem dvida, Mahbhu [Arjuna], a mente inconstante e difcil de ser controlada. Porm, Kaunteya [Arjuna], atravs da repetio e do desapego, ela disciplinada.

Ka destacou dois exerccios a fim de se controlar ou gerenciar a mente. O primeiro foi abhysa, que literalmente repetio, mas ns tambm chamamos de prtica. O segundo foi vairgya, desapego ou indiferena. Mantendo essas duas referncias em mente, vamos primeiro considerar o desapego, depois a prtica.

Quando a palavra mente usada no Yoga, ela se refere a todas as quatro funes ou comportamentos que manifesta na vida: manas, a habilidade de refletir ou pensar, buddhi, inteligncia, citta, o armazm das memrias e ahakra, o ego.

Essa grande mente, integrada em sua totalidade, identifica, interage e se associa aos sentidos e aos objetos dos sentidos. A mente percebe o que os sentidos experimentam. Se seus olhos vm um objeto, sua mente o reconhece, se identifica com ele, nomeia-o e o compreende em sua natureza. Se voc sente o cheiro de algo, a mente o identificar e imediatamente ir apreci-lo ou rejeit-lo. Se voc toca em alguma coisa, a mente vai reconhec-la. Se voc provar um doce, a mente ir reconhecer o sabor. Portanto, a mente se identifica e interage com os sentidos e seus objetos o tempo todo, em todas as circunstncias .

Por que a mente se identifica com os objetos dos sentidos? Porque ela tem que fazer isso! A fim de sobreviver no mundo como um ser humano, a mente tem de seguir a lei da Natureza prakti. Uma vez que a alma nasce, todas as faculdades do corpo, sejam sensoriais, mentais, emocionais

ou intelectuais, se conectaro externamente com algo tangvel e reconhecvel. por isso que a mente interage com o mundo.

Neste processo de interao existe uma busca, uma busca inconsciente de contentamento e felicidade. No importa a direo em que os sentidos e a mente vo, voc sempre est buscando felicidade e contentamento atravs dessa conexo ou associao. O desejo de posse e aquisio se manifesta como uma percepo subjacente de que voc ser feliz quando adquirir o objeto de seus desejos: eu vivo em uma choupana, se eu vivesse em uma casa de verdade, seria uma pessoa melhor; eu tenho uma bicicleta, mas se eu tivesse uma motocicleta, seria uma pessoa melhor; eu tenho uma motocicleta, mas se eu tivesse um carro, seria uma pessoa melhor; eu no tenho famlia, se eu tivesse uma, seria uma pessoa melhor. Sempre estamos esperando que algo acontea para sermos melhores. Nesse caminho, todas as interaes na vida, com qualquer objeto dos sentidos, pessoas ou ideias, so uma busca pessoal por completude e satisfao. isso que todos buscam por toda a vida.

Na medida em que a mente procura pelos sentidos e seus objetos, mantm-se distrada, dissipada e voltil. Quando a atrao pelos objetos dos sentidos e a satisfao sensorial reduzida, a mente se torna pacfica e quieta. Todos sabem disso, mas no so capazes de praticar porque no esto aptos a interromper a mente de seguir o trem do desejo. As pessoas so incapazes de guiar suas mentes, incapazes de saber o que realmente apropriado e o que no . por isso que, a fim de controlar a mente e gerenciar seu comportamento, abhysa prtica e vairgya desapego tm de ser desenvolvidos.

Alm da Bhagavadgt, o Yogastra tambm menciona que, a fim de reduzir as aflies da mente e superar o sofrimento e a instabilidade mental, o praticante tem de desenvolver abhysa e vairgya I: 12:

abhysavairagybhy tannirodha.

Atravs da repetio e do desapego [emerge] a cessao [da identificao com as flutuaes da conscincia].

A lei do apego

Rga significa apego, conectar-se e vairgya significa desapego.Vairgya indica que o praticante est livre da influncia dos apegos.

O Yogastra declara que o apego causado pela busca por prazer e felicidade II: 7:

sukhnuay rga.

Apego agarrar-se ao prazer.

Voc se sente atrado a pessoas, lugares e objetos que lhe trazem a sensao da felicidade. Voc se apega ao sentimento e a percepo do apego, associao ou conexo, acreditando que isso lhe trar felicidade. O oposto desta sensao o sofrimento, dukha II: 8:

dukhnuay dvea.

Averso agarrar-se ao sofrimento.

Apego e averso, atrao e repulso, representam o movimento em pndulo da mente. A mente oscila entre rga e dvea, do apego e o prazer a rejeio e o sofrimento, de sukha a dukha. Este tem sido o comportamento da mente humana do nascimento ao momento de sua transio.

O ser humano est sempre gravitando ao redor dos lugares, objetos dos sentidos ou pessoas com quem possa experienciar o regozijo e a felicidade, evitando e rejeitando aqueles que podem gerar contenda, discrdia, conflito, tenso, confuso, sofrimento e desarmonia. Essa a caracterstica natural ou o comportamento peculiar da mente.

A atrao pelo prazer d nascimento ao estado de rga na mente. Uma vez que tenha nascido, a experincia de rga se intensifica, aumentando o apego aos objetos que supostamente traro prazer. Neste apego e atrao a mente perde seu equilbrio. Quando o prazer do objeto do apego no satisfeito, a mente perde sua estabilidade e experincia o sofrimento e o descontentamento. Este o estado que Patajali descreveu como dukhnuay dvea. Quando a experincia do sofrimento se manifesta devido inexistncia do prazer, a nica coisa que se pode pensar na hora nas medidas necessrias para se livrar desta perturbao. Essa oscilao entre rga e dvea a causa da dissipao mental, depresso e doena . Desordens psicolgicas so causadas porque a maioria das pessoas no est livre da oscilao entrerga e dvea.

No estado de depresso voc se conecta com o sofrimento. Mas se voc se desconecta dele, no h razo para que a depresso continue a existir. Do outro lado do pndulo, quando voc

est alegre e regozijante, existe grande expectativa pelo prazer, pois est conectado ao prazer.Essa conexo a atrao pelo prazer, d nascimento aos seus pensamentos correspondentes, comportamento e aes.

Enquanto existir oscilao entre dor e prazer, todas as faculdades da mente manas, buddhi, citta e ahakra continuaro desassossegadas, imersas na vida material, aleijadas de seu equilbrio e controle. O resultado a falta de paz interior e contentamento, intensificao da agitao mental, grande atrao aos objetos dos sentidos e repulso ardorosa ao sofrimento.

Cultivando o desapego

Para gerenciar o estado mental em que a mente oscila entre os opostos, abhysa e vairgya tm de ser cultivados. Para compreender vairgya, o desapego, primeiro identifique s reas em sua vida que lhe causam apego a sensao de prazer e felicidade em conexo com os objetos dos sentidos. Este o sentido do desapego. No h negao de qualquer objeto dos sentidos, mas a conscincia de que voc no est apegado a ele. Isso vairgya.

Voc no est negando, rejeitando ou renunciando a nada, mas est livre dos efeitos do apego. Os objetos dos sentidos existem, o prazer existe, mas a mente no influenciada por rga em direo a eles. Em rgaexiste a escravido aos efeitos do apego, mas com o cultivo de vairgya, ocorre libertao desses efeitos. Em dvea existe a escravido aos efeitos da dor, mas com o cultivo de advea, ocorre libertao dos efeitos da dor.

Vairgya uma atitude mental; um estado de conscincia e de mente desperta atravs do qual voc pode testemunhar rga, os apegos e desejos. Tendo se transformado em uma testemunha, voc pode reconhecer sua utilidade ou inutilidade, modificando seu comportamento e pensamentos em concordncia com um discernimento mais refinado viveka. Uma pessoa que compreende a necessidade ou a superficialidade dos objetos dos sentidos e modifica sua vida apropriadamente para conquistar um estado de equilbrio, pode ser chamado de yog .

Uma pessoa que prtica sanas ou meditao no pode ser chamada deyog, da mesma maneira que uma pessoa que estuda cincia no pode ser chamada de cientista ou uma pessoa que estuda histria no pode ser considerada uma historiadora. Um estudante de cincia somente ser considerado um cientista quando ele atingir proficincia total em sua rea de estudo. Da mesma maneira, um yog aquele que realizou o pensamento e a sabedoria do Yoga, que comea com vairgya. Este o primeiro captulo do Yoga para o praticante srio desta cultura.

Os praticantes de Yoga esto divididos em muitos grupos. Uns so praticantes caprichosos. Eles vm ao Yoga a fim de encontrar a cura para suas doenas, mas uma vez que a doena seja tratada e curada, eles deixam o Yoga em busca de outra coisa. O praticante srio aquele que tenta levar sua vida pelo caminho do sdhan enquanto contempla os vrios aspectos do Yoga a fim de conquistar um resultado positivo, uma mente positiva e um corpo saudvel, sempre no caminho da realizao do potencial de fora infinito que faz sua morada no interior de cada ser humano. Tal praticante srio, no inicia sua prtica com sana,pryma, yama, niyama, jpa ou dhyna, mas com vairgya. Primeiro necessrio saber como se livrar do estresse, dores, dissipao da energia mental e problemas que surgem na vida e s existe um caminho para isso: deixe de lado aquilo que est lhe acorrentando, lhe escravizando, lhe prendendo.

Imaginem uma pessoa segurando o tronco de uma rvore dizendo: esta rvore me prendeu, por favor, algum me ajude, preciso me libertar.Todos se encontram nessa condio! O ser humano segura a rvore e diz: eu no sou capaz de me libertar, minha famlia no me deixa ser livre, a sociedade no deixa eu me libertar, o mundo no me deixa libertar, os prazeres e os objetos dos sentidos no deixam com que eu me liberte. Lembrem-se, nada e ningum est fazendo de voc um prisioneiro, voc mesmo que est se apegando as coisas e isso rga se manifestando em sua vida.

Todos so acometidos pelo apego a diverso, prazer e completude promovidos pelos desejos. Existem pessoas que vivero dessa forma, apegadas, at o fim de seus dias. Pode ser at a lei do destino agindo nessa questo e no importa como, ningum poder impor nada nesse caminho. Mas uma vez que o pensamento de se libertar da dor e do sofrimento nasce na mente e o desejo de que isso se realize ocorra, o primeiro mtodo a ser seguido vairgya.

Vairgya tem de ser cultivada por um longo perodo de tempo. No algo que se adquire atravs da prtica. Ela precisa ser cultivada e isso um processo de educao mental. A fim de conquistar vairgya, seja um observador atento e tenha a mente clara sobre as associaes e apegos que trazem completude ou discrdia na vida. Identifique ambos e permanea indiferente aos aspectos positivos e negativos da vida. dessa maneira que vairgya pode controlar o comportamento da mente e suas associaes. um processo de verificao da mente grosseira, sempre buscando completude sensorial, emocional e fsica. Essa uma perspectiva mental sob o panorama da conscincia.

Abhysa

O segundo mtodo para controlar a mente abhysa, que significa repetio, prtica constante. Que tipo de prtica? A prtica para regular a mente. r Ka disse na Bhagavadgt II: 58:

yad saharat cya krmognva sarvaa | indriyandriyrthebhystasya praj pratihit.

E quando, como uma tartaruga que recolhe totalmente [seus] membros, [a pessoa] capaz de recolher os rgos dos sentidos [retirando-os] de seus respectivos objetos, seu conhecimento firme.

Esta a prtica executada a fim de se controlar as faculdades mentais . r Ka nos informa que a mente est conectada aos objetos dos sentidos. Ela segue os sentidos onde quer que eles vo. Portanto, retraia a mente impedindo que ela siga a torrente dos sentidos. Se os olhos veem algo prazeroso, reconhea-o. Mas ao mesmo tempo diga para si mesmo: nossa, que bonito, realmente algo belo de se apreciar, e pare por aqui! Reconhea e aceite, e pare por aqui! No deseje o objeto contemplado. No fique obsecado por ele. No momento em que voc comea a desejar, imediatamente torna-se obsecado pela necessidade de possuir o objeto. Se os ouvidos escutarem algo agradvel, reconhea e aprecie o som, mas no se apegue a ele. Se o nariz sentir o cheiro de algo agradvel, reconhea e aprecie, mas no anseie por ele. Neste caminho, gradativamente voc ir retrair a mente, impedindo que ela siga o fluxo dos sentidos e evitando que ela crie mais desejos e expectativas.

Neste exato momento sua mente escrava de seus sentidos . Quando a mente se torna escrava dos sentidos, os sentidos tambm se tornam escravos da mente . Eles se integram e tornam-se apenas um. No existe mais a distino entre a experincia sensorial e a experincia mental. Se voc olha algo delicioso de se comer, sua mente imediatamente comea a desej-lo. Sua mente fundiu-se com o desejo, com a viso, apetite, paladar... tudo.

Lembrem-se: a mente e os sentidos no so entidades distintas, coisas separadas, embora eles sejam considerados assim. Eles so o comportamento denso e sutil da mesma akti, do mesmo poder. Os sentidos so o comportamento denso, grosseiro e a mente o comportamento sutil do mesmo poder csmico. Quando os sentidos esto ativos, a mente se funde a eles, seguindoos por toda parte.Quando a mente se desassocia dos sentidos, como ocorre durante o sono noite, ela se estabiliza por si mesma independente das experincias sensoriais. A mente continua a existir, mas os sentidos no.

No sono, aromas, vises e sensaes no costumam nos incomodar, a menos que sejam extremas. Somente quando eles se tornam extremos que tiram a mente de sua autoidentificao trazendo-a para dimenso grosseira. noite ns escutamos inmeros sons e

eles no nos incomodam. Mas se o telefone toca, ns ficamos atormentados; a sonoridade extrema do toque tira a mente de sua identificao com o sono profundo. Da mesma maneira, somos picados por inmeros mosquitos durante a noite e isso no nos incomoda, at o momento que nos sentimos desconfortveis e somos forados a nos reposicionar confortavelmente na cama.

Quando a mente est estabelecida em sua prpria identidade, os sentidos tm de se tornar mais fortes para conseguirem tir-la de sua harmonia. Isso o que acontece na experincia do sono. No estado de viglia, os sentidos e a mente atuam e funcionam como uma nica entidade, um nico poder, uma nica experincia. Se os sentidos forem retrados de seus respectivos objetos no estado de viglia, a mente se tornar firme e estabelecida em si mesma . r Ka utilizou o termopraj, no mana.

tasya praj pratihit.

Seu conhecimento firme.

Aqui r Ka fala de uma faculdade especfica da mente. Praj a inteligncia superior. Est relacionada a buddhi, a faculdade de distino e escolha pelo gozo ou pelo sofrimento, o que faz com que est funo da mente se torne a causa da agitao dos sentidos .

Os objetos dos sentidos ou pelos quais os sentidos desfrutam o mundo, sempre existiro. No incio da criao, quando a vida ainda no havia se manifestado, algo existia. Os seres humanos ainda no habitavam este mundo, mas os objetos sim. Quando o ser humano deixa de existir, a criao continua, os objetos permanecem. A criao feita de sujeito e objeto enquanto a vida feita de pra. Mesmo sem a presena dos seres humanos, os objetos continuaro a existir. No processo de criao o ser humano ganha vida para desfrutar dos objetos e quando seu tempo termina, ele parte e os objetos ficam. Portanto, as palavras de r K a querem dizer que os objetos dos sentidos sempre existiro, mas voc tem de se esforar para retrair seus sentidos. Assim como a tartaruga retrai os seus membros, voc deve retrair sua mente. Essa a prtica abhysa que precisa ser executada. A sequncia indicada naBhagavadgt a mesma sequncia do Ptajala Yoga como exposta noYogastra.

Anda mungkin juga menyukai