Anda di halaman 1dari 4

Aula: 16 Temtica: Objeto Direto / Objeto Indireto / Complemento Nominal / Agente da passiva

So os elementos que completam o sentido de nomes e verbos. Complementos Verbais: Objeto Direto (OD): completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem preposio obrigatria. Exs.: Os ecologistas protegem a natureza. (VTD= protegem; OD= natureza). Objeto Indireto (OI): completa o sentido de um verbo transitivo indireto, obrigatoriamente com preposio. Exs.: A qualidade de vida depende do meio ambiente. (VTI=depende; OI=do meio ambiente). H verbos que exigem, simultaneamente, os dois complementos: um objeto direto e um objeto indireto. SUJEITO Eles (Oculto) (Indeterminado) VTDI doaram Enviei Mandaram OD roupas flores ameaas OI aos pobres. ao aniversariante. para o vereador.

Complemento Nominal (CN): completa o sentido de um nome, sempre regido de preposio. Exs.: A preservao da natureza beneficiar as geraes futuras. (CN= da natureza completa o sentido de preservao). Algumas empresas trabalham contrariamente s normas ambientais. (CN=s normas ambientais completa contrariamente). Ateno: No confundir objeto indireto com complemento nominal: OI completa o sentido de um verbo transitivo indireto; CN completa o sentido de

LNGUA PORTUGUESA: CONHECIMENTOS BSICOS

um nome (substantivo, adjetivo, advrbio ou elementos equivalentes a uma forma nominal). Alguns exemplos: OBJETOS INDIRETOS Recorro a S. Bento. Assistimos ao filme. Contenta-se com pouco. Conto com voc. Gosto de manga. Roguei a Deus. Atentou contra a vida. No cedi tentao. Zombou de mim. Aludiu ao fato. Responderei carta. COMPLEMENTOS NOMINAIS: amor ao prximo respeito s leis a defesa da ptria favoravelmente ao ru a luta contra o mal assistncia s aulas explicao dos fatos referncia a ela confiana em voc benfico aos dois defesa dos animais prejudicial sade medo do escuro inveja dos sbios No preciso dele. Esperei por ela. Penso em voc. Falou contra Deus. Refiro-me a ela. Bati nela. Confio em voc. Anseio por um amor. Isto pertence a ele. No lhe perdo. Paguei ao chofer.

Vozes Verbais: so trs as vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva. 1) Na voz ativa, o sujeito pratica a ao, da chamar-se SUJEITO AGENTE. Ex.: As organizaes ambientais realizam grandes operaes. 2) Na voz passiva, o sujeito paciente, isto , recebe a ao; no o sujeito que pratica a ao, mas o agente da passiva. Ex.: Grandes operaes so realizadas por organizaes ambientais.

LNGUA PORTUGUESA: CONHECIMENTOS BSICOS

(Grandes operaes o sujeito paciente. Organizaes ambientais tornou-se o agente da passiva quem pratica a ao na voz passiva.) Observe como o sujeito (na voz ativa) transforma-se em agente da passiva (na voz passiva) e como o objeto direto (na voz ativa) transforma-se em sujeito (na voz passiva). O Agente da passiva o elemento que executa a ao na voz passiva, complementa o sentido de um verbo na voz passiva, indicando-lhe o ser que praticou a ao verbal. O agente da passiva somente existe se a orao estiver na voz passiva. Na voz passiva, podemos distinguir dois tipos: Voz passiva analtica Formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particpio do verbo principal. Ex.: Aes importantes foram praticadas pelos ecologistas. Voz passiva sinttica Formada por um verbo na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome se (apassivador). Ex.: Praticam-se aes importantes. (=Aes importantes so praticadas). Ateno: A passiva sinttica apresenta um s verbo, acompanhado da partcula SE, denominada PARTCULA APASSIVADORA. Ex.: CASAS SO VENDIDAS. Casas o sujeito paciente. ( passiva analtica). Passando para a passiva sinttica, empregando a partcula SE: VENDEM-SE CASAS. Voc notou que neste exemplo no existe o agente da passiva, pois ele no combina com a partcula apassivadora. CASAS continua como sujeito nas duas frases. por isso que o verbo est no plural, concordando com o sujeito. (Se escrever: Vende-se casas, estarei dizendo: Casas vendidas, o que est errado). Para descobrir a PARTCULA APASSIVADORA: tente apassivar pela forma analtica. Alugam-se salas. (Salas so alugadas.) Aceitam-se encomendas. (Encomendas so aceitas.) No se atiram pedras s rvores frutferas. (Pedras no so atiradas s rvores frutferas.)

LNGUA PORTUGUESA: CONHECIMENTOS BSICOS

3) Na voz reflexiva, o sujeito , ao mesmo tempo, agente e paciente, isto , pratica e sofre a ao. A voz reflexiva formada de um verbo mais um pronome reflexivo (ME, TE, SE, NOS, VOS, SE). Ex.: O menino se feriu.

LNGUA PORTUGUESA: CONHECIMENTOS BSICOS

Anda mungkin juga menyukai