Anda di halaman 1dari 6

BOMBA RECIRCULADORA PARA REDE DE RETORNO DE GUA QUENTE Normalmente o caudal utilizado poder andar entre 10% e 30%

30% do caudal de AQS. A perda de carga total da instalao no caminho crtico, ser a altura manomtrica da bomba. A bomba, para alm dos acessrios de desmontagem fcil, devem ainda ser instaladas sempre entre vlvulas de seccionamento, para na eventualidade de haver uma avaria ou mesmo uma manuteno, no ser necessrio esvaziar o circuito para intervir na bomba, deve ainda principalmente nos sistemas domsticos retirar os manpulos s vlvulas porque o fecho acidental de uma das duas vlvulas pode ter consequncias muito graves para o sistema. Como evidente temos que ter bom senso se por exemplo a bomba tiver uma vlvula a 50cm no se vai por duas vlvulas seguidas o objetivo no esvaziar todo o circuito mas pode ser esvaziado parcialmente ( uma questo de bom senso). Nas memrias descritivas inserir sempre o seguinte texto: Prev-se a instalao de tubagem de gua quente de retorno, provida de uma bomba recirculadora com v=1m/s junto ao depsito, com relgio e termostato incorporado, permitindo assim a imediata utilizao de gua quente nos aparelhos. A bomba circuladora, para alm dos acessrios de desmontagem fcil, devem ainda ser instaladas sempre entre vlvulas de seccionamento. Dever ainda, retirar-se os manpulos s vlvulas para evitar o fecho acidental das mesmas. CIRCUITO DE RETORNO DE AQS O calor da gua quente parada nos tubos, quando esta no est a ser utilizada, acaba por dissipar-se nas tubagens e no meio envolvente at ser atingido o equilbrio trmico. Consequentemente, ao abrir a gua quente necessrio esperar alguns minutos at esta chegar quente, pois os tubos vo absorver o calor da gua que sai do sistema de aquecimento at um novo ponto de equilbrio. O tempo de espera depende do comprimento do sistema, da temperatura que a gua sai do sistema de aquecimento e o isolamento utilizada na canalizao, como tambm da temperatura ambiente, do dimetro do tubo e do tipo de material utilizado. Quanto maior for a distncia do equipamento utilizado ao sistema de aquecimento, maior o desperdcio da gua fria, mas tambm da energia gasta para voltar a aquecer.

A recirculao evita esse desperdcio ao reduzir o tempo de espera at a chegada da gua quente. Este sistema faz circular a gua quente num circuito fechado, permanecendo os tubos quentes e consequentemente a temperatura da gua (Fig. 50). A variao da temperatura da gua desde a sada do acumulador at o ponto de consumo mais distante, deve localizar entre 5 a 10 C. Como evidente, o calor est constantemente a dissipar-se da gua para os tubos e para a envolvente destes. Para que este sistema seja vantajoso, o isolamento essencial, mas tambm o comprimento do sistema. De modo a economizar recursos, os custos energticos acrescentados com este sistema devem ser menores que o desperdcio da gua na ausncia deste. A circulao da gua nas tubagens pode ser feita de duas formas, por termossifo ou por bombagem. No primeiro caso, utilizado o princpio de que a gua quente possui uma massa especfica inferior, provocando uma fora que favorece o movimento, no entanto necessrio uma temperatura mais elevada para produzir tal fenmeno, consumindo mais energia. No segundo caso, utilizado uma bomba de recirculao para provocar a circulao da gua quente que sai do acumulador. mais frequente existir o sistema de recirculao em edifcios no familiares, em conjunto com os sistemas de produo de gua quente coletivo, uma vez que normalmente so edifcios maiores com redes de distribuio de gua quente mais compridas e exigncias de conforto mais elevadas. Este sistema intervm no dimensionamento dos equipamentos de produo de gua quente uma vez que os critrios de dimensionamento so alterados. O principal fator assegurar uma temperatura de utilizao quase instantnea no ltimo dispositivo de utilizao e passa para segundo lugar o volume de gua quente necessrio.

REGRAS BSICAS, PARA A INSTALAO E BOM FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA


CIRCULADORA

Existem certas regras bsicas para a instalao de uma bomba circuladora de rotor imerso que sendo respeitadas vo fazer com que o seu funcionamento seja o desejado, vamos agora observar cada uma dessas regras: 1. Posio de funcionamento O eixo do motor deve estar sempre na horizontal quer a bomba seja instalada na vertical ou na horizontal.

Dica: Muita gente sabe que assim que se instala uma bomba circuladora, mas pouca gente sabe porqu. A instalao do eixo da bomba na horizontal, deve-se ao facto de o motor ser lubrificado pelo fluido bombeado pela bomba e a instalao vertical pode resultar numa lubrificao insuficiente. O eixo do motor da bomba circuladora tem que ser sempre instalado na horizontal como na imagem

2.

Alinhamento

A bomba circuladora deve ser instalada em linha com a tubagem, e como vimos acima entre vlvulas de seccionamento.

Na imagem acima temos trs exemplos possveis de como instalar uma bomba circuladora, dois excelentes e um terceiro aceitvel, considerando que as setas azuis simbolizam as tubagens e o respetivo sentido do fluido, temos em (A) uma bomba na horizontal com a caixa das ligaes eltricas para cima tambm na horizontal com o cabo a sair para a lateral e o eixo do motor na horizontal, sem duvida OK. Na imagem (B) a bomba circuladora na vertical com a caixa das ligaes eltricas tambm na vertical com o cabo a sair para baixo e o eixo do motor na horizontal OK sem duvida tambm . Na imagem (C) igual (B) mas com o cabo a sair para cima est correto.

Na imagem acima, temos um exemplo de como no instalar uma bomba circuladora nestes casos o eixo no est na horizontal mas sim na vertical (A), eixo do motor da bomba virado para cima, (B) eixo do motor da bomba virado para baixo. 3. Ligaes eltricas Quando a bomba instalada na horizontal a caixa das ligaes eltricas no pode ficar virada para baixo (nunca pode). PORQU?

Porque se houver uma fuga de fluido na bomba esse fluido vai ter tendncia a descer e se a caixa estiver virada para baixo vai descer para a caixa podendo provocar um curto-circuito e danificar a bomba.

ENTO: A bomba circuladora deve ser instalada na horizontal ou na vertical mas sempre com o eixo do motor na horizontal e nunca com a caixa das ligaes eltricas para baixo (como est representado na figura acima). 4. Sentido do fluido. Respeitar o sentido de fluxo indicado na prpria bomba normalmente representado com uma seta e fazer coincidir o sentido da circulao da bomba com o sentido da circulao do circuito.

Na imagem acima podemos ver a marca do sentido da circulao de uma bomba circuladora. Em praticamente todas as bombas existe uma seta como esta a indicar o sentido. 5. Implantao no circuito. Instala-se na parte mais baixa (possvel) do circuito hidrulico e com a caixa das ligaes eltricas acessvel. importante que para aceder caixa de ligaes eltricas da bomba no seja necessrio retirar a bomba circuladora do circuito, deve conseguir-se retirar a tampa e ver as ligaes eltricas bem como efetuar uma possvel reparao sem ter que retirar a bomba do circuito. Caixa de ligaes das bombas circuladoras Observemos agora o interior da caixa de ligaes eltricas de uma bomba circuladora.

Como escolher uma bomba circuladora adequada ao meu sistema? Dica 1: Ateno temperatura limite de funcionamento da bomba. Verificar qual a temperatura mxima de funcionamento do sistema e escolher uma bomba que possa aguentar uma temperatura superior temperatura mxima do sistema. Dica 2: Ter em ateno se a bomba para guas sanitrias ou para aquecimento central. guas sanitrias corpo em lato ou bronze. Aquecimento central corpo em ferro fundido ou ao inox. Dica 3: Se a bomba circuladora for para substituir uma bomba circuladora avariada comprar uma bomba com as mesmas caractersticas. DICAS PARA COMPRAR BOMBA NOVA Escolha bombas com base no caudal necessrio e na perda de carga. Quando utilizar bombas de velocidade controlada, selecione sempre uma bomba onde o ponto de funcionamento esteja o mais prximo possvel do ponto de melhor rendimento. Esto muitas vezes disponveis diversas alternativas e um bom princpio bsico escolher uma bomba dentro de 10 % do ponto de rendimento mximo. Quando utilizar uma bomba de velocidade controlada, o ponto de funcionamento deve estar sempre dentro de 10 % ponto de rendimento mximo. Isto serve para assegurar uma seco de passagem grande o suficiente para utilizar quando regular a bomba. No utilize bombas de dimenso excessiva a troca de calor quase a mesma, mas as bombas consomem muito mais energia. Em sistemas de aquecimento, as consequncias da avaria da bomba so um clima interior menos confortvel. Por isso, em edifcios grandes, recomenda-se que se utilizem vrias bombas em vez de uma s para assegurar uma reserva e um determinado nvel de conforto, mesmo que uma bomba avarie. Uma das bombas capaz de lidar com o caudal total e a outra serve como reserva. Ou o caudal total tratado por vrias bombas que s funcionam com rendimento mximo quando necessrio.

DICAS PARA SUBSTITUIR UMA BOMBA O rudo do tubo/velocidade da gua ou a ausncia de movimento do fluido pode indicar que as bombas instaladas precisam de ser substitudas. Pergunte sempre se o edifcio foi modificado ou renovado desde a instalao da bomba antiga. Por exemplo, podem ter sido instaladas janelas novas com melhor isolamento. Se for o caso, o requisito de calor inferior e pode utilizar-se uma bomba mais pequena e de consumo energtico mais baixo. A tecnologia do motor evoluiu, proporcionando o caudal necessrio com um consumo energtico mais baixo. Esto disponveis guias de substituio completos em catlogos e na Internet e em breve tambm teremos um aqui no blogue. Para evitar entupimento de uma bomba circuladora, este tipo de bomba deve utilizar-se pelo menos de duas em duas semanas.

Anda mungkin juga menyukai