Anda di halaman 1dari 3

8.

Departamento de Produo

Planejamento e Controle da Produo (PCP)


O Departamento de Produo da Sol Plstikus possui a seguinte composio orgnica:
Fbrica

1 (hum) Gerente de Produo 1 (hum) Encarregado Administrativo 50 (cinqenta) operadores de mquinas e equipamentos

PROCESSOS
- Produo
1. As etapas de produo dos produtos para comercializao feita por mquinas e pessoas utilizandose de planilhas eletrnicas e pranchetas de anotaes.

- Necessidades
1. 2. Espera-se que com a implantao do sistema de ERP possibilite o controle automatizado que garanta agilidade no processo de planejamento, respostas rpidas nos prazos de entrega, melhor dimensionamento de recursos, equilbrio da Capacidade X Demanda e a otimizao do processo de compras. O novo sistema dever incorporar as melhores prticas de MRPII, tais como: Engenharia e configurador de produtos;

Manuteno da lista de materiaisBOM (Bill Of Materials); Manuteno do roteiro de produoBOP (Bill Of Process)

Funes de Planejamento:

Planejar necessidades de materiais (MRP):


a comprar: inicia o processo de compras via solicitao de compras. a produzir: inicia o processo de fabricao via ordem de produo.

Determinar prazos de produo e de compras de acordo com prazos de entregras (lead-time) e de fabricao mdios. Suportar decises alternativas de conduo do planejamento.
Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

Pgina 24

8. Departamento de Produo

Gesto da Produo
A expectativa da gerncia da produo que se possa melhorar e agilizar o planejamento e controle da produo com o novo sistema.

Fbrica

- Necessidades
Planejar necessidades de materiais (MRP) - continuao

Planejar e alocar recursos necessrios para fabricao CRP:


alocao pelo incio (empurrar); alocao pelo fim (puxar). capacidade finita.

Suportar decises relacionadas s necessidades de mobilizao / obteno de recursos. Refinar o planejamento de materiais (MRP), visando a sua correta utilizao; Identificar, no processo de produo, os pontos de gargalos e ociosidade; Planejar as horas necessrias para produo e alocao de custos de centros de trabalhos utilizados.

Funes de Controle:

Acompanhar o processo produtivo fase fase, identificando interrupes ou falhas no processo, permitindo rpida ao para soluo de eventuais problemas. Acompanhar o processo produtivo, reportando os pedidos em andamento.

Pgina 25

Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

8. Departamento de Produo

Gesto da Produo
O sistema dever disponibilizar para a Gerncia de Produo informaes grficas atualizadas para acompanhamento da produo para que se possa tomar decises em tempo hbil.

Fbrica

- Necessidades
Realizar apontamento do realizado, obtendo comparativos em relao ao previsto. Analisar desvio e perdas no processo Com o uso de ferramentas, auxiliares, tais como Template ACD e PC-Factory, o PCP permite a automao de processo no cho de fbrica, utilizando cdigos de barras, coletor de dados com rdio frequncia , leituras diretas de mquinas e equipamentos. 3. GestoDisponilizao de informaes importantes que agilizaro a tomada de decises e as aes estratgicas da empresa. Os principais so:

Itens em ponto de pedidos; Valor de materiais em Processo; Ordens de Produo em aberto; Ordens de Produo em atraso; Alocao Carga Acumulada; Data da ltima alocao por recurso; Alocao Carga Acumulativa.

Pgina 26

Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

Anda mungkin juga menyukai