Anda di halaman 1dari 2

Parques Fluviais

Imprimir E-mail O mote de Parque Fluvial difundiu-se inicialmente no Rio de Janeiro a fim de coibir a degradao das margens dos rios fluminenses, causada principalmente pelas ocupa es ao longo dos rios! " ideia de Parque Fluvial deve estar sempre relacionada a uma estrat#gia para uso e proteo das margens de um rio!

Os Parques Fluviais sero instrumento de conservao e preservao de bacias $idrogr%ficas situadas, principalmente, em %reas urbanas, visando contribuir de forma permanente para aperfeioar a articulao com os diversos atores sociais presentes nas bacias $idrogr%ficas! Esses parques sero pro&etados para prevenir a ocupao desordenada das margens dos rios' recuperar a vegetao' e preservar os recursos naturais de uma regio, favorecendo o desenvolvimento de diversas atividades culturais, la(er, esporte e turismo! )rata-se de um pro&eto simples, e*equ+vel e democr%tico!
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/aguas-urbanas/parques-fluviais

A Secretaria de Estado do Ambiente lanou o Programa de Parques luviais visando ! preserva"o dos nossos rios e ao incentivo ao la#er e ao ecoturismo$ a partir da instala"o de diversos equipamentos urbanos e do plantio de milh%es de &rvores nas margens de importantes rios do estado$ como o 'uandu$ o (acacu$ o Piabanha e o Para)ba do Sul. *s parques fluviais s"o um pro+eto estrat,gico da SEA. Ao todo$ ser"o nove parques at, o final do atual governo. * reflorestamento das margens dos rios por cooperativas e detentos$ em parceria com a unda"o Santa -abrini$ est& sendo reali#ado com apoio de empresas como a .ale$ Petrobras e /guas de 0iter1i. *s Parques luviais v"o incentivar o ecoturismo e garantir mais quantidade e qualidade de &gua para consumo da popula"o$ fortalecer os corredores verdes de (ata Atl2ntica$ restaurar a biodiversidade e defender o clima$ evitando o assoreamento dos rios. -om esse novo conceito de parque$ moradores e turistas ser"o atra)dos para o la#er$ com cinema ao ar livre$ coretos e ciclovias$ entre outros atrativos. -om isso$ a+udar"o na manuten"o das matas ciliares dos nossos rios. Estaremos assim somando esforos para recuperar o verde que protege a &gua que bebemos. http://www.r+.gov.br/web/sea/e3ibeconteudo4article-id56789:;

" ,ecretaria do "mbiente do Rio quer transformar as %reas destru+das pelas c$eias de rios na regio serrana em parques fluviais urbanos e rurais! O ob&etivo # evitar novas ocupa es desordenadas nas margens, um dos motivos para o alto n-mero de mortes causadas pela c$uva!

,egundo o secret%rio do "mbiente, .arlos /inc, os parques fluviais em %reas urbanas tero quadras esportivas, ciclovias e outro equipamentos sociais, a fim de evitar a construo de novas casas! 0,e a c$eia acontecer, vai destruir esses equipamentos, mas no matar% ningu#m0, disse /inc! " presidente do Inea 1Instituto Estadual do "mbiente2, /arilene Ramos, disse que sero cerca de 34 5m de parques, sendo 44 5m urbanos! " e*tenso a partir das pode c$egar a 677 metros, disse ela, superando a e*ig8ncia de 97 metros do .:digo Florestal! /inc afirmou que a estimativa de custos # de R; 637 mil$ es! " e*pectativa do secret%rio # que em seis meses o tr<mite burocr%tico se&a superado e os pro&etos &% ten$am a verba garantida! Ele afirmou ainda que parte dos R; =77 mil$ es da lin$a de financiamento oferecido pelo >?@E, para atender a regio, parte no determinada ser% destinada, a fundo perdido, para agricultores regulari(arem sua situao fundi%ria, demarcando em cart:rios as %reas de proteo permanente e a reserva legal e*igida por lei! 0,e vai recomear, o ideal # que recomece direito0, disse /inc!
http://www6.folha.uol.com.br/cotidiano/<7=><>-r+-quer-fa#er-parque-fluvial-em-areadevastada-pela-chuva.shtml

Anda mungkin juga menyukai