Anda di halaman 1dari 10

Profissional de Tcnico de Viticultura e Enologia Nome: _________________________________ N___ T____10 ano

Ficha de Trabalho: Estudo dos rgos da videira Flor As flores so ramos especializados com funo reprodutora e so formadas por apndices: as peas florais. As flores tm formas muito variadas, diferindo no tamanho, nmero de peas reprodutoras e arranjo das mesmas. Forma-se a partir de clulas meristemticas (clulas no diferenciadas, e capazes de diviso celular contnua) situadas abaixo das camadas externas do pice da gema ou gomo. 1. Indica a funo da flor. _____________________________________________________________ A flor tpica, dita "completa", composta por: 1. rgos de Suporte: Receptculo Pedicelo, P ou Pednculo 2. rgos de Proteo: Spalas Ptalas 3. rgos de Reproduo: Estames Carpelos

2. Indica no que consiste uma flor incompleta. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ rgos de suporte: Servem de suporte flor e so o pednculo e o receptculo.

Viticultura 2013/2014

Pgina 1 de 10

O pednculo o rgo de suporte da flor e possui na sua parte superior, geralmente o receptculo. Nalgumas espcies cada flor tem s um pednculo, enquanto que noutras esto agrupadas vrias flores num nico pednculo, designando-se por inflorescncia. Podem ser solitrias, se se encontram isoladas, ou grupadas, quando esto em grupos. 3. A imagem mostra a inflorescncia das flores da videira. 3.1. Indica o que significa a flor da videira apresentar inflorescncia. __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ 3.2. Classifica a inflorescncia da videira em grupada ou solitria. __________________________ As inflorescncias podem ainda ser classificadas como definidas ou indefinidas. No primeiro caso possvel notar uma flor terminal definida no eixo principal da inflorescncia, porm no segundo caso isso no ocorre, sendo difcil dizer qual o eixo principal. As inflorescncias grupadas dividem-se assim em: Racemo ou cacho: este tipo de inflorescncia indefinida, as flores pedunculadas esto ligadas aos ns de um pednculo comum. (figura A) Espiga: este tipo de inflorescncia indefinida, e as flores sem pednculo, esto ligadas aos ns de um pednculo comum. (figura B) Pancula: este tipo de inflorescncia indefinida, sendo que as flores aparecem geralmente apenas nas ramificaes e no topo do pednculo comum. (figura C) Umbela: este tipo de inflorescncia indefinida, sendo que de um mesmo local saem flores pedunculadas de altura semelhante. (figura D) Captulo: este tipo de inflorescncia indefinida, e as flores esto dispostas ao redor de um receptculo arredondado que protegido por brcteas, em forma aproximada de um disco na espessura e no dimetro. (figura E)

Viticultura 2013/2014

Pgina 2 de 10

Escorpiide: este tipo de inflorescncia definida, e as flores esto ramificadas e dispostas apenas de um dos lados do pednculo comum. (figura F) Cimeira Multpara: este tipo de inflorescncia definida, e as flores nascem sempre de gemas lateralizadas em volta do mesmo n, inclinadas em relao ao pednculo comum (o eixo principal). (figura G) Cimeira Bpara: este tipo de inflorescncia definida, e as flores esto opostas uma outra, graas ao desenvolvimento de suas gemas laterais. (figura H)

4. A imagem mostra a inflorescncia das flores da videira. Sabendo que esta, possui flores pedunculadas inseridas no eixo principal (com crescimento indeterminado ou indefinido), de maneira a que as flores mais velhas esto mais afastadas do pice, classifica o seu tipo de inflorescncia. _____________________________ _____________________________ _____________________________

Viticultura 2013/2014

Pgina 3 de 10

rgos de proteo: Tm a funo de proteger os rgos reprodutores e so as spalas e as ptalas. Spalas: pequenas peas florais geralmente de cor verde, tm a funo de proteger a flor. O seu conjunto forma o clice. Ptalas: peas florais de cores variadas, tm a funo de proteger os rgos reprodutores. O seu conjunto forma a corola. O conjunto do clice e da corola formam o perianto. O perianto pode ser diferenciado, quando as spalas se distinguem das ptalas, ou indiferenciado, quando as ptalas e as spalas so da mesma cor.

corola

As spalas e as ptalas podem ser livres ou aderentes. No primeiro caso, o clice dizse dialisspalo e a corola dialiptala, no segundo caso, o clice diz-se sinspalo e a corola simptala. A flor da Vitis vinifera videira-europeia tem spalas muito reduzidas (no visveis na foto); as ptalas esto soldadas pela extremidade numa estrutura em forma de capuz conhecida por caliptra ou caruma (caliptra em vias de se soltar da flor situada no pice distal do cacho). 5. Classifica, o tipo de perianto da flor da videira. ________________________________ 6. Justifica a designao de corola simptala e clice sinspalo flor da videira. ________________________________ ________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________ _________
Viticultura 2013/2014 Pgina 4 de 10

De acordo com o nmero de elementos presentes na corola, as flores so classificadas em: dmeras (2 ptalas), trmeras (3 ptalas), tetrmeras (4 ou mltiplo de 4 ptalas), pentmeras (5 ou mltiplo de 5 ptalas) e hexmeras (6 ptalas). A figura representa a flor da Vitis vinifera, e mostra: a flor jovem (1), a seo vertical da flor (2) e a flor sem corola (3). 6. Classifica a flor da videira, quanto ao nmero de ptalas. ____________________

(1)

(2)

(3)

rgos de reproduo: Tm funo reprodutiva e so os estames e os carpelos. Os estames, peas florais masculinas, esto dispostos no interior da flor. So constitudos por filamentos, os filetes, terminados por pequenos sacos, as anteras onde se formam os gros de plen; no seu conjunto formam o androceu, rgo reprodutor masculino. O nmero, aspeto, tamanho e disposio dos estames varivel de flor para flor. Umas vezes, os estames mostram-se livres, outras ligados, quer pelos filetes quer pelas anteras. Quando os estames so em nmero igual ou inferior a 10 dizem-se definidos, a partir da so indefinidos.

Viticultura 2013/2014

Pgina 5 de 10

Os carpelos, peas florais femininas, esto dispostos na parte central da flor. So estruturas formadas por um saco, o ovrio, adelgaando na parte superior, o estilete, cuja extremidade dilatada o estigma; no seu conjunto formam o gineceu, rgo reprodutor feminino. Tal como nos animais, no ovrio so produzidos os vulos, que so os gmetas femininos. O gineceu pode ser classificado relativamente ao nmero e coalescncia dos carpelos, em: Unicarpelar, unilocular - formado por um s carpelo que forma uma s cavidade (lculo). Pluricarpelar unilocular formados por diversos carpelos que formam uma nica cavidade. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com uma nica cavidadeinterna. Pluricarpelar plurilocular - formado por diversos carpelos que formam diversas cavidades. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com o interior dividido em gomos.

Na Vitis vinfera, o androceu, que corresponde parte masculina da flor, possui cinco estames formados pelo filete e pela antera; e o gineceu, que corresponde parte feminina e constitudo por um carpelo ou pistilo que possuiu um ovrio com dois carpelos soldados e um estilete curto que termina num s estigma. 7. Classifica os estames da flor da videira, em relao ao seu nmero. ___________________________________________________________ 8. Indica em que estrutura do estame se forma o gro de plen. ___________________________________________________________ 9. Caracteriza o gineceu da flor da videira. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Viticultura 2013/2014

Pgina 6 de 10

10. Classifica o gineceu da flor da videira quanto ao nmero e coalescncia dos carpelos. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Posio Relativa dos Ovrios e Estames: O ovrio da papoila e da tulipa, por exemplo, encontra-se acima do receptculo inserindo-se os estames e ptalas abaixo dele: o ovrio diz-se spero e os estames hipognicos (fig. ao lado).

Na cenoura, no lrio e no narciso, o ovrio fica alojado no receptculo, inserindo-se o perianto e os estames a nvel superior: o ovrio diz-se nfero e os estames epignicos (fig. ao lado).

Finalmente, na amendoeira e na cerejeira, o receptculo alarga e o perianto e os estames inserem-se volta do gineceu, aderindo os filetes parcialmente s ptalas: o ovrio diz-se semi-nfero e os estames perignicos (fig. ao lado).

Na Vitis vinfera (fig. ao lado), o ovrio spero, i.e. as restantes peas da flor esto inseridas por debaixo do ovrio. 11. Classifica os estames da flor da videira em relao ao ovrio. ______________________ ______________________

Viticultura 2013/2014

Pgina 7 de 10

12. Faz a legenda da flor completa: 3. 4. 1. 1. 1. 5. 9. 1. 1. 10. 1. 1.

6.

7. 2. 8. 1. 1- ________________________________________ 6- _______________________ 2- ________________________________________ 7- _______________________ 3- ________________________________________ 8- ______________________ 4- ________________________________________ 9- ______________________ 5- ________________________________________ 10-_______________________ 13. Indica o nome do conjunto formado: a) pelas ptalas: ___________________________________________ b) pelas spalas: ___________________________________________ c) pelas spalas e pelas ptalas: ________________________________ Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monicas (hermafroditas) quando possuem os dois sexos na mesma flor, ou Diicas quando os rgos reprodutores so encontrados em flores diferentes.

Viticultura 2013/2014

Pgina 8 de 10

No estado selvagem a videira poligmica diica, mas com a interveno do homem, a maioria das variedades passou a desenvolver flores hermafroditas perfeitas (flores com os dois sexos). Alm deste tipo de flores, na videira existem mais dois tipos: flores unisexuais masculinas e flores unisexuais femininas.

A florao na videira (e em todas as espcies do gnero Vitis) envolve a libertao (deiscncia) da corola (caliptra em Vitis) e a extruso dos estames, ou seja, as ptalas separam-se pela base e a corola cai, empurrada pelos estames. Depois de desabrochar, a abertura das anteras faz-se em direo ao exterior e o gro de poln cai sobre as flores vizinhas. 14. Caracteriza o desabrochar da flor da videira. ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ Frmulas Florais Para facilitar o estudo morfolgico da flor costume represent-la por expresses simblicas, chamadas frmulas florais. As frmulas florais so expresses formadas por letras, algarismos e outros sinais convencionais que resumem a constituio das flores.

Viticultura 2013/2014

Pgina 9 de 10

As diferentes peas so designadas pela letra inicial de cada termo: S spala; P ptala; E estame e C carpelo. O nmero de peas indicado por um algarismo que precede a letra inicial (se o nmero for elevado, representa-se por n). A coalescncia ou unio das peas indicada por um parntesis. A colocao de um trao abaixo ou acima do nmero correspondente aos carpelos indica que estes so speros ou nferos, respectivamente. Os diversos termos da expresso so separados pelo sinal +. Exemplo:

Batateira (5S) + (5P) + 5E + (2C)

Significa que a flor da batateira possui 5 spalas unidas, 5 ptalas unidas, 5 estames, 2 carpelos soldados com ovrios speros. 15. Escreve a frmula florar da videira, com base nos dados fornecidos ao longo da ficha de trabalho.

Vitis vinifera: boto floral

Vitis vinifera: flores depois da queda do perianto

Viticultura 2013/2014

Pgina 10 de 10

Anda mungkin juga menyukai