Anda di halaman 1dari 3

ANALISANDO A EDUCAO BRASILEIRA, PELO OLHAR MARXISTA Vitor Luiz Carvalho da Silva ; Wellington Felipe de Castro .

RESUMO O ponto de partida do trabalho atingir algumas concepes utilizadas por Karl Marx, por meio de estudiosos como: Istvn Mszros, Demival Saviani e do prprio autor, sobre poltica e educao, tentando fazer analogia com os dias atuais, destacando os nveis de abstraes vivenciadas pelo proletariado nas distintas pocas Foi identificada a dominao do capital atravs da unio, burguesia e estado, e as conquistas efetivadas pela classe operaria. No h como negar a hegemonia do capital, mas suas crises no tiram a esperana de ver um estado humano, onde direitos como a educao, sejam para todos e no privilgios, por isso o objetivo no foi solucionar o problema pela teoria, mas sim entender alguns problemas da educao brasileira na atualidade. Palavras-chave: capital. Burguesia. Educao. INTRODUO As sempre novas relaes de poder que movimentam nossa sociedade contempornea, no se diferem dos tempos de Karl Marx, dessa vez a interferncia governo e burguesia na educao e ensino, , a qualificao do aluno para o mercado de trabalho, e, de forma a falsear a realidade cria-se o fetichismo na classe trabalhadora de ascenso social atravs de cursos tcnicos, que vem a servir o capital na qualificao de mo de obra e o armazm de reservas para o capital, a luta dos intelectuais contra esse sistema educacional vigente , constante, talvez um processo longo de anos de durao que acarretar em novos mtodos polticos, educacionais e pedaggicos.

METOTODOLOGIA Para a realizao do trabalho em tela, foi realizada pesquisa bibliogrfica pautada no Marxismo dentro da educao, tendo como autores, Istvn Mszros (2008) e Demival Saviani (2009). DISCUSSO Nos tempos de Karl Marx, a organizao educacional que permeava favorecia a classe burguesa pelos aspectos econmicos e sociais, o proletariado, porm, amargava o trabalho rduo e desumano, com extensas jornadas de trabalho que enriquecera a burguesia

mediante da sua mais-valia. Ao longo do processo histrico, pouca coisa mudou, o proletariado conquistou direitos que veio a melhorar sua qualidade de vida, entre eles, menor jornada de trabalho, educao e sade. A burguesia aprimorou suas tcnicas para continuar a sua hegemnica dominao, vendo no Poder pblico que deveria assegurar o direito de todos, a sustentao de seu poder, fazendo a manuteno do capital e de seu status quo. Quando falamos em Brasil e de suas polticas educacionais podemos perceber que ao longo dos tempos ela vem se tornando de carter imediatista, tendo como objetivo em sua formao, alimentar a reposio de corpos para o mercado de trabalho, visando sustentao do capital.

Trata-se, porm, de uma subordinao histrica e, como tal, no somente pode como deve ser superada. Isso porque, se as condies de exerccio da pratica poltica esto inscrita na essncia da realidade humana, mas so negadas pela sociedade capitalista, no podendo realizar-se a seno de forma subordinada, secundria. (SAVIANI, 2009, p.77). A educao institucionalizada, especialmente nos ltimos 150 anos, serviu- no seu todo- ao propsito de no s fornecer os conhecimentos e o pessoal necessrio mquina produtiva em expanso do sistema do capital, como tambm gerar e transmitir um quadro de valores que legitima os interesses dominantes, como se no pudesse haver nenhuma alternativa gesto da sociedade, seja na forma internalizada (isso , pelos indivduos devidamente educados e aceitos) ou atravs de uma dominao estrutural e uma subordinao hierrquica e implacavelmente impostas. (MSZROS, 2008, p.35).

As prticas de dominao do capital sobre a educao nos tempos atuais, comea pela base, na formao inicial da criana e, termina na fase de transio do adolescente, garantindo controle social e claro um vasto armazm de reserva para o capital, bastante comum que o adolescente indo para fase adulta opte por cursos tcnicos financiados muitas vezes pelo governo e ou pela iniciativa privada, para qualificar a sua mo de obra que acompanha o desenvolvimento da tecnologia desenvolvida pelo capital, fazendo com que o trabalhador acredite em melhor qualidade de vida e ascenso social. A educao brasileira e seu contedo pedaggico burgus sofrem forte influncia do liberalismo, ou seja, o estado burgus controla no somente o proletariado o que j seria ruim, mas tambm toda a massa critica pensante, dando assim mais um motivo para o proletariado em geral, lutar contra esses tipos de polticas educacionais e polticas que controlam e manipulam a educao.

por isso que hoje o sentido da mudana educacional radical no pode ser se no o rasgar da camisa de fora da lgica incorrigvel do sistema: perseguir de modo planejado e consistente uma estratgia de rompimento do controle exercido pelo capital, com todos os meios disponveis, bem como todos os meios ainda a ser inventados, e que tenham o mesmo esprito. (MSZROS, 2008, p.35).

Contudo, para que haja tal mudana na educao, necessrio muita luta contra o estado e contra o capital, pensando uma nova pedagogia, que no nos limite a pensar a pratica apenas como teorias, mas tambm colocando a pratica sobre a teoria fazendo o exrcito de mudana diariamente.

REFERNCIAS LOMBARDI, Jos Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educao: debates contemporneos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. MSZROS, Istvn. A educao para alm do capital. 2. ed. So Paulo: Boitempo, 2008. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

Anda mungkin juga menyukai