Anda di halaman 1dari 12

4.

Sustentabilidade

Figura 7.1 Ilustrao sustentabilidade Fonte (site embalagemsustentavel)

4.1 Definio e Aplicao Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias

atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que sustentabilidade? Sustentabilidade um conceito sistmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Mas voc ainda pode pensar: E que isso tudo pode significar na prtica? Podemos dizer na prtica, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a explorao de reas ou o uso de recursos planetrios (naturais ou no) de forma a prejudicar o menos possvel o equilbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difcil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente invivel. No entanto, no bem assim. Mesmo nas Fonte (atitudessustentaveis)

atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a minerao; a extrao vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricao de papel e celulose e todas as outras; a aplicao de prticas sustentveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente vivel e em muitos deles trouxe um flego financeiro extra. Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parmetros de sustentabilidade, comearam a multiplicar-se e a espalhar-se por vrios lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenas de todo tipo; provocadas por indstrias poluidoras instaladas em suas vizinhanas viram sua qualidade de vida ser

gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentveis. Da mesma forma, reas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermnio por prticas predatrias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem aps a adoo de projetos de explorao com fundamentos slidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma explorao no predatria dos recursos disponveis.

Figura 7.2 Ilustrao sustentabilidade Fonte (site banasqualidade)

Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regies seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A explorao e a extrao de recursos com mais eficincia e com a garantia da possibilidade de recuperao das reas degradadas a chave para que a sustentabilidade seja uma prtica exitosa e aplicada com muito mais frequncia aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas

de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; alm de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na rea de extrao desses recursos um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatrios e punitivos eficientes, daro ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de ideias e formador de opinies ainda muito maior do que j existe nos dias atuais. De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma regio determinada; dar garantias de que mesmo explorada essa rea continuar a prover recursos e bem estar econmico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas geraes. Mantendo a fora vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ao contnua e da presena atuante da mo humana. Fonte (site strada)

Figura 7.3 Ilustrao Biodiversidade - Fonte (site ecodebate)

4.2 A sustentabilidade e a legislao atual A sustentabilidade tornou-se um assunto to importante que passou a ser discutida e inserida em legislaes. De acordo com a Lei 9.985 que regulamenta o artigo 225 da Constituio Federal e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, o uso sustentado nada mais que: explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel. A partir da foi inserida em Decretos e Leis Federais e Nacionais. cobrada em normas industriais como ISO 14.000 que um conjunto de normas que definem parmetros e diretrizes para a gesto ambiental para as empresas (privadas e pblicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO (Organizao Internacional para Padronizao).

Figura 7.4 Ilustrao Sustentabilidade - Fonte (site ecodebate)

A sustentabilidade foi discutida em encontros onde passaram a serem discutidos desafios e metas mundiais em prol da sustentabilidade, tais como: A carta da Terra - uma declarao de princpios ticos fundamentais para a construo, no sculo 21, de uma sociedade global justa, sustentvel e pacfica, uma viso de esperana e um chamado ao. Preocupa-se com a transio para maneiras sustentveis de vida e desenvolvimento humano sustentvel. Integridade ecolgica um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteo ecolgica, erradicao da pobreza, humanos, desenvolvimento democracia e econmico paz so equitativo, respeito e aos direitos

interdependentes

indivisveis.

Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente tico para guiar a transio para um futuro sustentvel. Estocolmo 1972, na Sucia - Foi realizada a Conferncia de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relao com o meio ambiente e assim atender as necessidades da populao presente sem comprometer as geraes futuras.

Figura 7.5 Ilustrao Carta da Terra - Fonte (site akatu)

Na Rio 1992 - Grande evento para debate ambiental foi a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O evento, que ficou conhecido como ECO92 ou Rio-92, fez um balano tanto dos problemas existentes quanto dos

progressos realizados, e elaborou documentos importantes que continuam sendo referncia para as discusses ambientais. Rio+20 em 2012 - A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20, foi realizada em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do

desenvolvimento sustentvel para as prximas dcadas. O objetivo da Conferncia foi a renovao do compromisso poltico com o desenvolvimento sustentvel, por meio da avaliao do progresso e das lacunas na implementao das decises adotadas pelas principais cpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Figura 7.6 Ilustrao Rio +20 - Fonte (site agenciajovem)

4.3 Agenda 21 A Agenda 21pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construo de sociedades sustentveis, em diferentes bases geogrficas, que concilia mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econnica. A Agenda 21 Brasileira um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentvel do pas, resultado de uma vasta consulta populao brasileira. Foi coordenado pela Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel e Agenda 21 (CPDS); construdo a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue sociedade, por fim, em 2002. A Agenda 21 Local o processo de planejamento participativo de um determinado territrio que envolve a implantao, ali, de um Frum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Frum responsvel pela construo de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentvel, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e aes de curto, mdio e longo prazos. No Frum so tambm definidos os meios de implementao e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementao, acompanhamento e reviso desses projetos e aes.

Figura 7.6 Ilustrao Agenda 21 - Fonte (site ipog)

4.4. Tipos de sustentabilidade

Figura 7.7 Ilustrao Sustentabilidade - Fonte (site consultoriaambiental)

4.5.0 Sustentabilidade econmica

uma gesto de recursos naturais, que foca o crescimento econmico, desenvolvimento social e manuteno dos recursos naturais, que atende as exigncias sociais do trabalho adequando uma justa distribuio de renda. 4.5.1. Sustentabilidade social Foca o desenvolvimento na melhoria da qualidade de vida, promovendo uma igualdade social, racial e econmica. 4.5.2 Sustentabilidade ambiental a manuteno de sustentao dos ecossistemas. A emisso de poluentes no pode ser maior capacidade de transformao ou absoro por parte do planeta. 4.5.3. Sustentabilidade ecolgica a manipulao correta dos recursos naturais em variedades ecossistemas. 4.5.4. Sustentabilidade cultural Ameniza a manuteno de culturas tais como costumes e valores. 4.5.5. Sustentabilidade territorial ou espacial Foca o equilbrio nas relaes inter regionais, para que cessem as desigualdades seja investimento publico, conservao da biodiversidade e o desenvolvimento ecolgico. 4.5.6. Sustentabilidade geogrfica A sustentabilidade geogrfica esta relacionada a m distribuio populacional no planeta. Fonte (site ppgedam)

4.6. Sustentabilidade Industrial: Aplicando Sustentabilidade na Indstria

A sustentabilidade tem sido foco das discusses sobre a temtica que envolve questes no apenas ambientais, mas que tambm visam o crescente lucro, ou de condies favorveis s indstrias.

Uma das perguntas centrais das discusses em torno do desenvolvimento sustentvel das indstrias : Como possvel torn-las ecologicamente ticas e ao mesmo tempo produtivas. A forma mais utilizada para tornar a indstria sustentvel , sem dvida, a adoo de projetos sustentveis com vistas na gerao de energia limpa e renovvel, alm de medidas de ordens sociais e ambientais que possam ser vantajosas. Quando as indstrias j so sustentveis, tem-se o cuidado de manter medidas e de sempre utilizar um investimento reservado a aplicao de novas tcnicas nas suas produes. A adoo da sustentabilidade industrial alm de ser uma medida tica e produtiva, tambm ganha um espao cada vez maior em questo de aceitabilidade dos consumidores. Fonte (site atitudessustentaveis)

Figura 7.8 Ilustrao Sustentabilidade - Fonte (site mopi)

4.7. Aes relacionadas sustentabilidade Preservao total de reas verdes no destinadas a explorao econmica.

Aes que visem o incentivo a produo e consumo de alimentos orgnicos, pois estes no agridem a natureza alm de serem benficos sade dos seres humanos;

Uso de fontes de energia limpas e renovveis (elica, geotrmica e hidrulica) para diminuir o consumo de combustveis fsseis. Esta ao, alm de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluio do ar.

Criao de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resduos slidos. Esta ao alm de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuio da retirada de recursos minerais do solo.

Desenvolvimento da gesto sustentvel nas empresas para diminuir o desperdcio de matria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

Atitudes voltadas para o consumo controlado de gua, evitando ao mximo o desperdcio. Adoo de medidas que visem a no poluio dos recursos hdricos, assim como a despoluio daqueles que se encontram poludos ou contaminados.

Figura 7.9 Ilustrao Sustentabilidade - Fonte (site portaleducacao)

A adoo de aes de sustentabilidade garantem a mdio e longo prazo um planeta em boas condies para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessrios para as prximas geraes, possibilitando a manuteno dos recursos naturais

(florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras geraes.

4.8. Projetos sustentveis utilizados pela empresa

Separao de materiais reciclveis; Descarte correto de produtos qumicos; Manuteno de rea verde dentro da fbrica; Manuteno de praas com reas verdes em comunidades prximas a fbrica;

Figura 7.10 Projeto Sustentvel - Fonte (site meioambiente.culturamix)

4.9. Sugesto de Projeto Sustentvel

Segregar todo cavaco utilizado na empresa, fazer a devida limpeza, retirando o leo e fluidos utilizados na usinagem, e assim fazer a destinao correta do resduos e do prprio cavaco. Objetivo Geral Criar atitudes que visem preservao do meio ambiente dentro da fbrica.

Objetivos Especficos

Criar atitudes de conscincia ambiental; Reutilizar os insumos no utilizados pela produo; Diminuir os prejuzos financeiros com o descarte de matrias primas adquiridas e no utilizadas.

Bibliografia http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ http://administradoras-dofuturo.blogspot.com.br/2011/11/tipos-desustentabilidade.html http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidadeindustrial-aplicando-sustentabilidade-industria/ http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm http://www.suapesquisa.com/o_que_e/iso_14000.htm http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20.html http://www.brasilescola.com/geografia/eco-92.htm http://www.infoescola.com/meio-ambiente/conferencia-de-estocolmo/ http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html http://www.dicio.com.br/insumo/

Anda mungkin juga menyukai