Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA NATUREZA CCBN CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA

A COMPARADA DOCENTES: PROFA. DR. FRANCISCA ESTELA DE FREITAS

SEGUNDA E TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

HEBERSON CRISTIANO SANTOS SILVA MARILCIA ALVES RODRIGUES MIRNA AMEDO LIMA RAIR SOUSA VERDE

RIO BRANCO,AC FEVEREIRO 2014

SEGUNDA SEMANA DO DESELVOVIMENTO HUMANO

A segunda semana caracterizada por: - Trmino da implantao do blastocisto (10 dia); - Formao do disco embrionrio bilaminar - epiblasto e hipoblasto; - Formao de estruturas extra-embrionrias: a cavidade amnitica, o mnio, o saco vitelino, o pednculo de conexo e o saco corinico.

Dia 8.

O blastocisto est parcialmente includo no estroma endometrial. O trofoblasto diferencia-se em uma camada exterior: o trofoblasto, e uma camada interior: o citotrofoblasto. O embrioblasto diferencia-se em clulas cbicas: hipoblasto, e uma camada de clulas cilndricas: epiblasto. No interior da epiblasto aparece a cavidade amnitica. O estroma endometrial torna-se edemaciado e vascularizado.

Dia 9 a 10.

O blastocisto est includo no estroma endometrial, e este fechado por um cogulo de fibrina. No plo embrionrio, o trofoblasto sincicial apresenta vacolos que formam lagoas (perodo lacunar). No embrio clulas plo formam hipoblasto exocelmico, membrana que reveste a superfcie interna da citotrofoblasto. Membrana de exocelmica, juntamente com o hipoblasto formando cavidade exocelmico ou saco vitelino primitivo.

Dia 11 a 12 .

O endomtrio restaurado, e o sinciciotrofoblasto corroem os capilares maternos , o sangue flui atravs das lacunas que institui a circulao tero-placentria . Ocupando o espao entre a sada do trofoblasto do mnio e a membrana exocelmica entre a superfcie interna do citotrofoblasto e a superfcie exterior do saco vitelino primitivo, aparece mesoderme extra de embrionrio. A mesoderme extra-embrionria pode ser, mesoderme somtico externo ou interno e mesoderme esplncnica, que formar a cavidade corinica.

Dia 13 .

Clulas citotrofoblasto proliferam no sinciciotrofoblasto formando o vilo corial primrio. As clulas hipoblasto migram para a membrana exocelmica, proliferam e formam o saco vitelino definitivo. O celoma extra-embrionrio se estende e forma a cavidade corinica. A mesoderme extra-embrionria reveste o sinciciotrofoblasto. A mesoderme extra-embrionria atravessa a cavidade corinica para formar a haste, que mais tarde tornar-se o cordo umbilical.

Dia 14 .

O disco formado pelo epiblasto que forma o piso da cavidade amnitica. O hipoblasto forma o teto do saco vitelino. Na poro ceflica do disco a placa precordial.

TERCEIRA SEMANA DO DESELVOVIMENTO HUMANO

Grandes mudanas ocorrem no embrio com a sua passagem do disco embrionrio bilaminar para um disco embrionrio trilaminar, composto de trs camadas germinativas. Este processo de formao de camadas germinativas denominado gastrulao.

A linha primitiva

A linha primitiva aparece no incio da terceira semana como um espessamento na linha mdia do epiblasto embrionrio na extremidade caudal do disco embrionrio. Ela d origem a clulas mesenquimais que migram ventralmente, lateralmente e cranialmente entre o epiblasto e o hipoblasto. To logo a linha primitiva comea a produzir clulas mesenquimais, a camada epiblstica passa a chamar-se ectoderma embrionrio, e o hipoblasto, endoderma embrionrio. As clulas mesenquimais produzidas pela linha primitiva logo se organizam numa terceira camada germinativa, o mesoderma intra-embrionrio. As clulas migram da linha primitiva para as bordas do disco embrionrio, onde se juntam ao mesoderma extra-embrionrio que recobre o mnio e o saco vitelino. Ao final da terceira semana, existe mesoderma entre o ectoderma e o endoderma em toda a extenso, exceto na membrana orofarngea, na linha mdia ocupada pela notocorda (derivada do processo notocordal) e da membrana cloacal.

Formao da notocorda

Ainda no comeo da terceira semana, o n primitivo produz clulas mesenquimais que formam o processo notocordal. Este se estende cefalicamente, a partir do n- primitivo, como um basto de clulas entre o ectoderma e o endoderma. A fosseta primitiva penetra no processo notocordal para formar o canal notocordal. Quando totalmente formado, o processo notocordal vai do n primitivo placa procordal. Surgem aberturas no soalho do canal notocordal que logo coalescem, deixando uma placa notocordal. A placa notocordal dobra-se para formar a notocorda. A notocorda forma o eixo primitivo do embrio em torno do qual se constituir o esqueleto axial.

Formao do tubo neural

A placa neural aparece como um espessamento na linha mdia do ectoderma embrionrio, em posio ceflica ao n primitivo. A placa neural induzida a formar-se pelo desenvolvimento da notocorda e do mesnquima que lhe adjacente. Um sulco neural, longitudinal forma-se na placa neural; o sulco neural flanqueado pelas pregas neurais, que se juntam e se fundem para originarem o tubo neural. O desenvolvimento da placa neural e o seu dobramento para formar o tubo neural chamado neurulao.

Formao da crista neural Com a fuso das pregas neurais para formar o tubo neural, clulas neuroectodrrricas migram ventrolateralmente para constiturem a crista neural, entre o ectoderma superficial e o tubo neural. A crista neural logo se divide em duas massas que do origem aos gnglios sensitivos dos nervos cranianos e espinhais. As clulas da crista neural do origem a vrias outras estruturas.

Formao dos somitos O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A diviso dessas colunas mesodrrricasparaxiais em pares de somitos comea cefalicamente, no final da terceira semana. Os somitos so agregados compactos de clulas mesenquimais, de onde migram clulas que daro origem s vrtebras, costelas e musculatura axial.

Formao do celoma O celoma intra-embrionrio surge como espaos isolados no mesoderma lateral e no mesoderma cardiognico. Estes espaos celmicos coalescem em seguida para formarem uma cavidade nica em forma de ferradura, que, no final, dar origem s cavidades corporais (e.g.,a cavidade peritoneal). Formao do sangue e vasos sanguneos. Os vasos sanguneos aparecem primeiro no saco vitelino em torno da alantide e no crio. Desenvolvem-se no embrio pouco depois. Aparecem espaos no interior de agregados do mesnquima (ilhotas sanguneas), que logo ficam forradas por endotlio derivado das clulas mesenquimais. Estes vasos primitivos unem-se a outros para constiturem um sistema cardiovascular primitivo.

Ao final da terceira semana, o corao est representado por um par de tubos endocrdicos ligados aos vasos sanguneos do embrio e das membranas extraembrionrias (saco vitelino, cordo umbilical e saco corinico). As clulas do sangue primitivas derivam sobretudo das clulas endoteliais dos vasos sanguneos das paredes do saco vitelino e da alantide. Formao das vilosidades corinicas As vilosidades corinicas primrias tornam-se vilosidades corinicas secundrias, ao adquirirem um eixo central do mesnquima. Antes do fim da terceira semana, ocorre a formao de capilares nas vilosidades, transformando-as em vilosidades corinicas tercirias. Prolongamentos citotrofoblasto que saem das vilosidades juntam-se para formarem um revestimento citotrofoblstico externo que ancora as vilosidades pendunculares e o saco corinico ao endomtrio. O rpido desenvolvimento das vilosidades corinicas durante a terceira semana aumenta muito a rea da superfcie do crio disponvel para a troca de nutrientes e outras substncias entre as circulaes materna e embrionria.

Anda mungkin juga menyukai