Anda di halaman 1dari 3

Pscoa no Tempo de Jesus

Como memria da sada do Egito e da manifestao de Deus nesta sada, a celebrao da Pscoa era a festa por excelncia, no s a mais importante mas tambm aquela cuja a profundidade e significado estabelecia uma identidade comum ao povo judeu. Jerusalm, cidade santa, era o local central para a festa do Dia de Jav, tempo para a alegria da libertao, tempo de ao de graas. A manifestao fundamental estava reservada para a refeio pascal, esta centrava-se no banquete em que era comido o cordeiro, que antes tinha sido imolado no Templo. O cordeiro tinha de ser adquirido quatro dias antes, 10 de Nizan, a sua imolao seria executada somente aps o meio-dia do dia 14. Seguidamente iria efetuar-se a ceia pascal que se iniciava em entardecer do mesmo dia 14, ou seja incio do dia 15 de Nizan, j que os dias iniciavam-se aps o pr-do-sol, e no meia-noite. O ritua l iniciava-se com a preparao do primeiro clice, em que se fazia a orao de louvor, e aps tomarem os aperitivos dava-se a abertura da liturgia pascal que precedia o banquete. O pai de famlia ou o presidente da mesa dava uma explicao da ceia com base na seguinte passagem: Proclamars, ento, em voz alta diante do Senhor, teu Deus: Meu pai era arameu errante: desceu ao Egito com um pequeno nmero e ali viveu como estrangeiro, mas depois tornou-se um povo forte e numeroso. Ento os

dura escravido.

egpcios maltrataram-nos,

oprimiram-nos e impondo-nos ouviu o nosso

Clamamos ao Senhor, Deus de nossos pais, e o Senhor

sair do Egito, com a sua mo forte e seu brao estendido, com grandes milagres,

clamor, viu a nossa humilhao, os nossos trabalhos e a nossa angustia, e fez-nos

sinais e prodgios. Introduziu-nos nesta regio e deu-nos esta terra, terra onde corre leite e mel. Por isso, aqui trago agora os primeiros frutos da terra de que me deste, Senhor! Depois, colocars isso diante do Senhor, teu Deus, e prostrar-te-s diante do Senhor, teu Deus. Alegra-te por todos os bens que o Senhor, teu Deus, te der e tua casa, tu, o levita e o estrangeiro que estiver no meio de ti! (Dt 25,5-11) A partir deste texto eram feitas as diversas interpretaes, no entanto dois elementos estavam sempre presentes: o cordeiro pascal, que obviamente os transportava para a lembrana de que Jav os havia poupado do extermnio, e tambm o po zimo que recordava a libertao da escravatura.

Aleluia! Louvai, servos do Senhor, Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. Desde o nascer ao pr-do-sol,

louvai o nome do Senhor. seja louvado o nome do Senhor.

O Senhor reina sobre as naes, a sua majestade est acima dos cus.

Quem como o Senhor, nosso Deus, quem tem o seu trono nas alturas? Ele se inclina, l do alto, para observar o cu e a terra. Ele levanta do p o indigente, e tira o pobre da misria, para o fazer sentar entre os grandes do seu povo. Ele d famlia mulher estril faz dela a me feliz de muitos filhos. Alleluia! (Sl, 113) Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacob, do meio de um povo estranho, Jud torna-se santurio do Senhor e Israel o seu domnio. vista disso, o

mar afastou-se e o Jordo voltou atrs.

Os montes saltaram como carneiros e as colinas, como cordeiros. Que tens, mar, para assim fugires, e tu, Jordo, para retrocederes? Montes, porque saltais como carneiros, e vs, colinas, como cordeiros? Treme, terra, com a chegada do Senhor, com a presena do Deus de Jacob, que transforma (Sl 114)

as rochas em lagoas, e as pedras, em fontes de gua.

Aps recitar a primeira parte do Hallel, que est transcrito em cima e que compreende os Salmos 113 e 114, bebia-se o segundo clice e iniciava-se o banquete. O po zimo era benzido pelo presidente do banquete, que em seguida partia e repartia por todos os participantes. Mais tarde realizava-se a bno do terceiro clice, o chamado clice da bno que assinalava o fim do banquete. Nesta altura recitava-se a segunda parte do Hallel (que pode ler-se em Sl 115-118) juntamente com o cntico de louvor sobre o quarto clice. A ceia terminaria por volta da meia-noite, no entanto os participantes no deviam sair das suas casas ou tendas antes da manh seguinte, continuando a festa por mais sete dias (zimos).

Qual o objetivo e contedo da festa?


Este louvor da passagem da no-vida vida a primavera do povo, a sua origem. A evocao da sada do Egito em que Jav se manifesta de uma forma magnfica, tambm um elemento agregador do povo para a realizao de uma adorao e evocao em agradecimento profundo a Jav. No entanto importante salientar que o povo nunca associou a celebrao, a comemorao ou o recordar a uma simples evocao de uma memria de um passado; segundo os doutores da lei, em cada gerao existia a noo de que eram tambm atores concretos da sada do Egito. O xodo torna-se presente e vivo em cada pessoa e assim no povo, a simbologia do amargo da escravido estava representado nas ervas amargas e a alegria da libertao para uma nova vida, apresentava-se no po zimo.

No olhar para o passado explica-se o presente, numa viso de passagem (Pscoa) da escravido para a liberdade, no caminho para o futuro, que atravs da presena de Jav no passado se assegura a Sua presena para o que vir, enquanto lugar de esperana. Desta forma a Pscoa era tambm uma celebrao escatolgica, em que interpelava obedincia e fidelidade a Jav, enquanto razo, origem da vida e sustentao do destino do povo, Povo Eleito.

Anda mungkin juga menyukai