Anda di halaman 1dari 2

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA CRIMINAL DO FRUM DA COMARCA DE BELO HORIZONTE

Pedro Paulo, brasileiro, casado, garom, portador do registro de identidade n 14.932.980, com CPF sob o n 082.009.886-87, residente e domiciliado na Rua Maria Luiza Mendes, n 175, Bairro Amrica, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, por seu Advogado e procurador que a este subscreve (procurao anexa), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia requerer o RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE, com fundamento no art. 5 da CF, inciso LXV e sua combinao com o art. 302 do Cdigo e Processo Penal.

1. DOS FATOS Consta dos autos que o requerente e Marconi estavam sendo investigados pela autoridade policial da comarca de So Paulo em razo da pratica do delito de tentativa de furto qualificado pelo concurso de pessoas, ocorrido em 09/10/2009, por volta das 22h00minh. Ao registrar ocorrncia policial, a vitima, Maria Helena, narrou ter visto dois indivduos de estatura mediana, com cabelos escuros e utilizando bons, no estacionamento do shopping Iguatemi, tentando subtrair o veiculo Corsa/GM, de cor verde, placa IFU 6643/SP, que lhe pertencia. Disse ainda, que eles s no alcanaram xito na empreitada criminosa por motivos alheios s suas vontades, visto que foram impedidos de conclu-la pelos policiais militares que estavam em patrulhamento na regio. No dia 30/10/2009, o requerente foi convidado para que se fizesse presente naquela delegacia de policia e assim o fez, imediata e espontaneamente, a fim de se submeter a reconhecimento formal. Na ocasio, negou a autoria do delito, relatando que, no horrio do crime, estava em casa dormindo. A vitima Maria Helena, e a testemunha Agnes, que, no dia do crime, iria pegar uma carona com a vitima no reconheceram, inicialmente, Pedro Paulo como autor do delito. Em seguida, o requerente foi posto em uma sala, junto com Marconi, para reconhecimento, havendo insistncia, por parte dos policiais, para que a vitima confirmasse que os indiciados eram os autores do crime. Ento, a vitima assinou o auto de reconhecimento, declarando que Pedro Paulo era a pessoa que, no dia 09/10/2009 havia tentado furtar o seu veiculo, conforme orientao dos agentes de policia. Diante disso, o delegado autuou o requerente em flagrante delito e recolheu-o priso. Foi entregue ao requerente a nota de culpa, e, em seguida, foram feitas as comunicaes de praxe.

2. Dos Fundamentos Conforme dispe o Art. 302 do Cdigo de Processo Penal, existem requisitos bsicos ou mnimos para que a priso em flagrante seja considerada legal:

Art. 302 Considera-se em flagrante delito quem: I est cometendo a infrao penal, II acaba de comet-la, III perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao. IV encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. A priso em flagrante em questo nesse pedido terminantemente ilegal, posto que a mesma foi executada 21 dias aps o delito tentado e que, supostamente, o requerente possui envolvimento. Por tal, vale ressaltar que o requerente apresentou-se de forma livre e espontnea junto a autoridade policial, afim de tomar conhecimento sobre as investigaes em que sua pessoa se encontrara envolvida, o que descaracteriza todos os requisitos presentes da priso em flagrante. Em relao ao reconhecimento de pessoas, regulamentado pelos artigos 226, 227 e 228 do CPP, foi realizado de forma arbitrria e ilegal, uma vez que foi forado pelos policiais que tentavam conduzir o reconhecimento, insistindo que a vtima reconhecesse o requerente como um dos autores do ato delituoso. Portanto, diante de todas essas situaes narradas e formalmente fundamentadas, a Constituio Federal, em seu artigo 5, inciso LXV, dispe que: A priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria.

3. DOS REQUERIMENTOS De acordo com o exposto requer: - o beneficio de se defender solto da acusao imputada, relaxar o flagrante, que lhe

- proceda a expedio de ALVAR DE SOLTURA, encaminhando imediatamente para a autoridade policial coatora. Termos em que pede deferimento Belo Horizonte, 20 de Agosto de 2013.

_________________________________ Marllon Xavier Figueiredo OAB/MG 2008200049

Anda mungkin juga menyukai