Anda di halaman 1dari 22

FUNDAMENTOS DA HISTRIA DAS INSTITUIES EDUCACIONAIS

Jnior Csar da Silva- FIAR- silvajunior@fiar.com1

RESUMO
O campo da pesquisa histrico-educacional passou nas ltimas dcadas por um significativo processo de renovao, pois notrio o nmero de pesquisadores de vrias partes do pas, que lanaram ateno aos estudos ligados s instituies educativas regionais. Nesta contextualizao, uma abordagem chamada pelos historiadores de Histria das Instituies Educacionais est em plena expanso no campo de pesquisa em Histria da Educao; aguando o interesse de investigadores que se conscientizaram de que fazer a constituio historiogrfica de uma instituio educacional , antes de tudo, buscar sua insero no plano histrico local. O objetivo do presente Artigo consiste em analisar os fundamentos da Histria das Instituies Educacionais, a fim de compreender os subsdios tericos que norteiam essa tendncia recente da historiografia.

Palavras- chave: Histria, Instituies, Educacionais.

ABSTRACT
The field of historical research and educational spent the last decades a significant process of renewal, it is noticeable the number of researchers from various parts of the country that launched attention to studies related to regional educational institutions. In this context, an approach called by historians the "History of Educational Institutions" is booming in the search field in History of Education, whetting the interest of researchers who are aware that making the constitution historiography of an educational institution is, first of all, seek its inclusion in a historical site. The purpose of this article is to examine the fundamentals of the History of Educational Institutions in order to understand the theoretical support that guide this recent trend in historiography.

Keywords:

History,

Institutions,

Educational.

1- Mestre em Educao Superior pela UNITRI- Centro Universitrio do Tringulo; Coordenador Pedaggico e Docente das Faculdades Integradas de Ariquemes/FIAR, Docente nas Faculdades Associadas de Ariquemes/FAAr. Especialista em Julgamento das Raas Zebunas pela FAZU e ABCZ- Faculdades Associadas de Uberaba e Associao Brasileira dos Criadores de Zebu.

INTRODUO

1.1

As inovaes historiogrfica

terico-metodolgicas

da

pesquisa

O campo da pesquisa em histria passou, nas ltimas dcadas, por um profundo e intenso processo de renovao de ordem terica e metodolgica, estimulado pelo esforo de sobrepujao de uma historiografia que, em uma de suas formas, realizava uma mera descrio dos fatos eminentemente de carter poltico, constituda sob os auspcios do positivismo; e em outra de suas categorias, promovia o desenvolvimento de uma narrativa repleta de anlises que concedia prioridade aos aspectos de natureza econmica da vida social, em detrimento de outros aspectos da produo do contexto social. Como resultado desse processo de renovao terico-metodolgica; na pesquisa historiogrfica vem sendo valorizado e fomentado o uso tanto de aportes tericos, quanto das evidncias: as fontes primrias. Essas fontes, torna-se imprescindvel explicitar, no se restringem a documentos escritos, mas abrangem fontes orais e iconogrficas, dentre outras. A natureza e a qualidade do saber produzido pela cincia historiogrfica consiste, ou parece consistir, na relevante indagao pela qual perpassou a Histria no sculo XX, perodo em que a concepo de produo da verdade absoluta e do saber absoluto dessa cincia foram colocados em discusso. Gatti Jr. afirma que:

Formas de responder a este colapso da idia de verdade absoluta na Histria, podem ser vislumbradas tanto na ruptura com a historiografia tradicional, realizada, sobretudo, na Frana do entre- guerras, pelo grupo que, posteriormente, ficaria conhecido como Escola dos Anais, como no rompimento com a leitura marxista da histria que ficou conhecida como marxismo vulgar, realizado na Inglaterra por diversos historiadores que se afastaram do Partido Comunista oficial, em meados dos anos cinqenta. (GATTI JNIOR, 2000, p.135).

A representao de significativa parcela da historiografia do perodo psguerra, se processou nesta dual ruptura, com a histria tradicional e com o marxismo vulgar. Nesta atmosfera de mutaes, rupturas e inovaes que emergem as condies propcias para analisar, bem como para tentar compreender de forma mais concreta e ampla, a configurao da produo historiogrfica da atualidade. Na contemporaneidade, torna-se perceptvel que grande parte dos historiadores alegam que, no existe apenas uma forma e nem to pouco um exclusivo mecanismo que determine o desenvolvimento histrico, para tentar realizar uma interpretao da realidade. evidente que os recentes anos de pesquisa historiogrfica tm apresentado uma prtica significativamente interligada ao fomento de anlises que se seguiam somente pela experincia, onde a teoria no mais encarada como primazia absoluta, mas exclusivamente como um mecanismo de acesso, isto , um auxlio para iniciar a sindicncia das fontes de pesquisa. O processo que desencadeou este tipo de concordncia entre os historiadores atuais, pode ser melhor interpretado se for realizada uma anlise histrica de duas correntes tradicionais da historiografia, as quais foram consideravelmente decisivas nos ltimos cinqenta anos: na Frana a Escola dos Annales, posteriormente denominada de Nova Histria chamada nova historiografia marxista. Nos primrdios do sculo XX, a historiografia francesa, principalmente aquela provinda da dita histria problema da corrente dos Annales, passou por um processo de desdobramento, discorrendo neste perodo em inmeras vertentes e tendncias da historiografia extremamente distintas, mas com a presena de um componente comum, distinguido por uma posio terica que contempla a idia de que o aspecto social no pode ser compreendido de maneira simplificada. Pelo contrrio, a realidade que o homem produz repleta de complexidade, tanto em sua realizao quanto na sua interpretao. Portanto, sob esse ngulo, nota-se um esforo de ruptura dos inmeros historiadores acadmicos da Frana com um estudo de carter social e histrico eminentemente poltico, por intermdio do engajamento de uma srie de novas temticas da historiografia. E dentre elas, pode-se explicitar o progresso de pesquisas acerca das mentalidades, da cultura material, dos processos e na Inglaterra, a

educacionais particulares, etc. Os historiadores franceses adicionaram a seus significativos conhecimentos da pesquisa histrica tradicional um esforo de coleta, padronizao e disponibilizao pblica de novos e vastos arsenais de fontes histricas, encaradas agora em uma direo com maior amplitude daquele prescrito ou institudo pela histria tradicional, em que se destacam testemunhos orais, iconografia, dentre outros. Essas mutaes pelas quais perpassou a historiografia francesa, se projetaram numa arena e num momento histrico marcado pelas denominadas Histrias Nacionais. As temticas da histria, no advento do sculo XX, expandiram e romperam as delimitaes geogrficas da nao. Os aspectos sociais, econmicos, polticos, filosficos e culturais, consistem em algumas das inmeras temticas que se engendraram no cenrio de pesquisa dos historiadores. Peter Burke (1992, p.10) caracterizou esta mudana como uma revoluo historiogrfica em que os novos historiadores, ou melhor, os historiadores dos Annales, reagiram a forma de se escrever histria preconizada pela escola rankeana, ou seja, historiografia positivista. Essa significativa mutao na historiografia inaugurou a possibilidade de trabalhar com novas, vastas e ricas fontes histricas, nas quais se buscam valorizar outros personagens atravs da anlise do processo social e da expanso de concepo de documento histrico. O estilo de historiografia que passa a ser fomentado na dcada de 1970, denominado de Nova Histria, apresenta grandiosas diferenas do tipo de histria instituda pelos fundadores da Escola dos Anais no findar dos anos 1920. A dcada de 1970 foi um perodo histrico do fim das utopias do ps 1968, terreno propcio para o desenvolvimento de uma historiografia distanciada da atualidade e decrescente das possibilidades da totalizao do real. Ao passo que na dcada de 1960 havia possibilidades de vislumbrar na Frana intelectuais renomados, na dcada de 1970 encontram-se inmeros intelectuais ligados somente s suas atividades acadmicas. A historiografia e os historiadores da chamada Nova Histria, parecem ter distanciado da cena pblica, profissionalizando-se, como se tivessem seguido o itinerrio dos intelectuais franceses. Mas, de qualquer maneira, restaram inmeras

inovaes na rea historiogrfica, que conquistaram a aprovao de historiadores no mundo ocidental. A fomentao da Histria Social teve repercusso sobre os Annales, desencadeando, no decorrer dos ltimos vinte anos, rumo a uma espacializao cultural. Os historiadores ingleses realizaram a ruptura com a chamada historiografia tradicional, positivista e conservadora, bem como com a historiografia simplificadora veiculada pelo que denominavam de marxismo vulgar. Hobsbawm (1982) caracterizou o marxismo vulgar como sendo uma elaborao terica feita em nome de Marx, mas que muito pouco possui de marxista, ou seja, no representa necessariamente o pensamento amadurecido de Marx. O marxismo vulgar, segundo Hobsbawm, expressou-se atravs de uma interpretao econmica da histria, onde tudo dela depende; de um modelo de base e superestrutura, onde a primeira domina e determina unilateralmente a segunda; de uma limitao do movimento da histria ao interesse de classe, de um determinismo evolucionista e mecnico expresso nas leis histricas e inevitabilidade histrica e ainda na eleio de determinadas temticas como prioritrias, alm da afirmao de uma certa imparcialidade da verdade nas obras historiogrficas. Os historiadores ingleses, aps o rompimento com a historiografia tradicional e com a interligada ao marxismo vulgar, inauguraram, sob inmeros aspectos, uma historiografia com criticidade e com maior amplitude, pois em suas anlises adicionaram as tradicionais questes de carter econmico e cultural. Esses historiadores tiveram a percepo de que o aspecto social e sua vivncia necessitam ser interpretados em sua estrutura complexa e estabeleceram crticas s anlises que preceituavam um recorte compreensivo marcadamente macro-social; isto , imputaram extrema significncia s singularidades e particularidades sociais. Nota-se, portanto, que h uma considervel distino entre o campo historiogrfico dos ingleses e dos franceses do ps-guerra, em decorrncia da poderosa tradio de anlises guiadas somente pela experincia que se aglomerou ao longo do itinerrio histrico, alm do fato de que, na Inglaterra, foram fomentadas anlises e pesquisas historiogrficas interligadas tradio marxista de estudo social com profundidade consideravelmente mais ampla que na Frana. Desde os idos da dcada de 1950, fomentaram-se discusses muito

importantes no campo marxista ingls. Os trabalhos de Thompson (1981) e Williams (1984) se destacaram na rea da denominada Histria Cultural. No trabalho intelectual de Thompson (1981), explicita-se claramente uma negao realizao de um estudo do aspecto social interligado dicotomia baseestrutura, tradicionalmente unida ao marxismo vulgar. Sua reflexo encontra-se embasada na valorizao explcita da pesquisa sobre as mediaes culturais e morais. Para ele, a experincia social, tomada como experincia de classe, a resultante do desenvolvimento das relaes sociais de produo. Esta experincia no apenas fruto de determinaes histricas como as constituem no terreno do real. Na obra historiogrfica e sociolgica de Raymond Williams (1979), realizada uma brilhante anlise das sociedades, principalmente no terreno de construo do que vem sendo denominado de materialismo cultural. Significativa parcela da produo intelectual de Williams representou-se como sendo uma busca de, partindo da textualidade marxiana, reinterpret-la, indicando suas incapacidades e propondo novas teorizaes, novas compreenses acerca da realidade social. Ao analisar minuciosamente conceitos como: literatura, lngua, cultura, ideologia, hegemonia e teoria cultural, Williams buscou compreend-los como conceitos que se evoluem e modificam- 0se no ntimo do processo histrico que os entrelaa, os especfica e lhes determina sentido. No fcil descrever, nem muito menos analisar os impactos destas novas formas do proceder historiogrfico, particularmente no campo da histria cultural. Peter Burke (1992), por exemplo, relatou uma srie de questes, tais como: problemas de definio, de fontes, de mtodo e de explicao. Descreveu o cenrio em que o historiador est trabalhando como sendo o de uma inevitvel proliferao de sub-disciplinas, em que a aproximao com outras disciplinas, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Lingstica, tornou-se lugar comum na produo historiogrfica (BURKE, 1992). Portanto, indefinies e significativas mutaes perpassam o desenvolvimento da histria e da produo historiogrfica atual. H um descompasso entre as questes de interesse histrico, tratadas nos pases capitalistas mais avanados, e as problemticas que envolvem crucialmente os pases pobres. Enquanto para estes a excluso das camadas sociais, envolvendo a

prpria sobrevivncia de grande parte da populao, impe-se como ncleo fundamental da reflexo histrica, para os pases ricos a ameaa de crise econmica provoca a suspeita de que sua mais nova utopia, o fim da luta de classes e o estabelecimento da sociedade do lazer, possa no se concretizar. Nesse contexto em que a historiografia, para dar conta da pluralidade do real, multiplica suas perspectivas terico-metodolgicas, cabe pensar por que as temticas da memria e da Histria Oral vm ocupando amplos espaos como se contivessem em si virtualidades redentoras dos impasses em que se encontra o conhecimento histrico. No Brasil, como em muito outros pases, memrias e depoimentos orais como objeto da historiografia so relativamente recentes. possvel afirmar que s aps a segunda grande Guerra Mundial surgem estudos nesse sentido, com o intuito de oporem-se ao domnio da histria poltica positivista, baseada em documentao escrita. com a vitria do marxismo no leste europeu e com a formao dos estados socialistas que a historiografia se volta decididamente para o estudo da questo social e passa a valorizar depoimentos e histrias de vida de trabalhadores, de lderes sindicais e de representantes de minorias, objetivando elucidar lacunas encontradas no discurso dominante. O trabalho com depoimentos orais e histrias de vida concebe-se, muitas vezes, como uma das alternativas s interpretaes estruturalistas e como um contraponto a determinado discurso homogeneizador, que no reconhece a pluralidade das diferentes verses sobre os acontecimentos. Nesse aspecto, o trabalho com fontes orais se constituiria numa reao s explicaes globalizantes, ancoradas fundamentalmente em documentos escritos (THOMPSON, 1992). Muito se tem discutido acerca da tcnica da Histria Oral, cuja utilizao tem-se estendido a um nmero cada vez maior de historiadores. O ponto central da discusso refere-se questo do contraste entre o aspecto cientfico e o subjetivo. Portanto, a Histria Oral tem seus problemas de confiabilidade, uma vez que a memria seletiva, pois o ato de rememorar, reviver, relembrar/ objeto central da tcnica de histria oral/ implica em um tal grau de subjetividade, de emocionalidade, de perspectiva do passado a partir da insero no presente, que comprometeria a imparcialidade, a neutralidade exigida de uma fonte cientfica. Quanto a Histria Oral de instituies, que atualmente objeto de vrios

estudos, apresenta maiores possibilidades analticas, desde que no privilegie apenas depoentes e mesmo estratos funcionais, recolhendo tambm vozes daqueles que no mais fazem parte dos seus quadros. Esses novos paradigmas da historiografia atual, fruto do intenso processo de renovao terico-metodolgico das ltimas dcadas, apresentam inmeros problemas, entretanto, a fertilidade de novas abordagens e temticas apresentadas permite argumentar que, mesmo existindo diferenas metodolgicas significativas na historiografia contempornea, elas assinalam, antes de mais nada, considervel riqueza interpretativa e pluralidade epistemolgica. H pensadores da teoria da Histria que assinalaram essa mudana de perspectiva, do geral ao particular e ao singular, como sendo um dos sinais de crise paradigmtica e, portanto, de fraqueza onto-epistmica da histria. Porm, as duas ltimas dcadas demonstraram que, pelo menos no territrio dos historiadores, essa possvel crise no inibiu a produo de obras importantes e em grande quantidade, fato que por si s afasta uma idia de crise historiogrfica.

1.2 Histria das Instituies Educacionais; tendncia recente da historiografia


A histria das Instituies Educacionais, como afirma Gatti Jr:
Corresponde a uma tendncia nova da historiografia, a qual atribui significncia epistemolgica e temtica ao exame das singularidades sociais em detrimento das precipitadas anlises de conjunto, que sobretudo, na rea educacional faziam-se presentes. Os textos de Histria da Educao mais utilizados nos Cursos de Pedagogia brasileiros da atualidade tm como caracterstica um tipo de anlise macro-sociolgica, com pouco ou nenhum trato com as fontes primrias que foram substitudas quase sempre pela consulta s fontes secundrias. (GATTI JNIOR, 2000, p.135)

Esta recente tendncia tem portanto como objeto de anlise as instituies educacionais, utilizando-se do mtodo histrico crtico, uma vez que essas instituies foram em tempos passados ou so hoje, totalidades em construo, em organizao e portadoras de identidade inserida num contexto social mais amplo.

importante ressaltar que as possveis historicizaes de instituies educacionais vo estar sempre no mbito da Histria da Educao; uma rea do conhecimento que toma como objeto a educao, a partir de uma historiografia, com base em conceitos e conceptualizaes de natureza pedaggica e educacional: antropolgicos, axiolgicos, filosficos, didticos, sociolgicos, psicolgicos, organizacionais, historiogrficos. A educao o objeto epistmico, o objeto a conhecer e a construir no plano histrico; um objeto complexo multidimensional, polissmico: educao- instituio; educao- ao; educao- contedo; educaoproduto. Esta polissemia do conceito, se no for levada em considerao, dificulta o desenvolvimento de uma investigao conseqente e aprofundada, torna enredosas a heurstica e a hermenutica, nos planos da informao e do discurso, torna a narrativa anacrnica e de difcil entendimento (MAGALHES, 1999). A pesquisa histrico-educacional tem passado, ao longo dos ltimos anos por grandes mudanas, pois grande o nmero de pesquisadores das diversas regies brasileiras que se voltou para os estudos ligados s instituies regionais. Tais pesquisas abordam as especificidades e as singularidades regionais, tomandoas como importantes objetos de investigao. Neste contexto, a abordagem denominada pelos historiadores de Histria das Instituies Educacionais est conquistando seu espao no campo da Histria da Educao, bem como o interesse de pesquisadores que conscientizaram de que fazer a histria de uma instituio educacional, antes de tudo buscar seu engajamento no contexto histrico local; como afirma Justino Magalhes:
Compreender e explicar a existncia histrica de uma instituio educativa , sem deixar de integr-la na realidade mais ampla que o sistema educativo, contextualiz-la, implicando no quadro de evoluo de uma comunidade e de uma regio, por fim sistematizar e (re)escrever-lhe o itinerrio de vida na sua multidi-mensionalidade, conferindo um sentido histrico (MAGALHES, 1996, p.2).

A investigao sobre as instituies educacionais pode implicar desde um estudo dos seus espaos fsicos e da prpria arquitetura dos edifcios, bem como na abordagem das suas grandes reas de organizao, ou seja, a pedaggica- didtica e a de direo -gesto. Mas no s, porque estas instituies tm tambm uma estrutura social, ou melhor, scio-cultural, que, submetida a uma hermenutica,

10

pode se constituir na via fundamental, para a construo da identidade histrica das instituies educacionais. Ali dever revelar ainda o papel dos seus diferentes atores, para que se possa interpretar o itinerrio histrico da instituio, luz do seu prprio modelo educacional. A abordagem dos processos de constituio e evoluo das instituies educacionais, formam um domnio do conhecimento historiogrfico em renovao no mbito da Histria da Educao. Uma renovao onde novas maneiras de indagar se entrelaam com um prolongamento das problemticas e com uma sensibilidade variedade dos contextos e especificidade dos paradigmas e prticas educacionais. Uma abordagem que autoriza a constituio de um processo histrico que confira uma identidade s instituies educacionais. A renovao da histria das instituies educacionais no se processa por oposio ou superao, de facetas abertas por abordagens tradicionalistas de estilo monogrfico que povoam parcela da bibliografia da especificidade, fomentadas de uma maneira geral, examinando os caminhos de convergncia com uma ortodoxia dos sistemas educacionais, ou evidenciando as abordagens em discursos de natureza apologtica e memorialstica. Ordena-se, outrossim, dando forma aos caracteres mais puros e naturais da monografia historiogrfica e intenta constituir uma identidade histrica, tomando em ateno as coordenadas de temporalidade e de espacialidade; quadros de mutaes e de continuidade; relaes entre o localregional e o geral-nacional; relaes entre o quadro terico-conceptuais e quadros prticos, seja no que se refere s dimenses pedaggica e didtica, seja no que se refere aos objetivos e aos condicionalismos sociais, humanos e tecnolgicos. A transformao do processo da identidade de uma instituio educacional, do ponto vista historiogrfico, no se adquire por meio de uma abordagem de cunho justificativo ou descritivo e no se demarca a relao dessas instituies com o contexto na qual encontram-se engendradas. Atualmente, nota-se que h um distanciamento da produo advinda do campo da Histria da Educao desse carter prescritivo e justificador, mas sim um redirecionamento no caminho da elaborao de interpretaes sobre o passado educacional brasileiro em sua concretude, por meio de consulta a uma diversidade muito grande de fontes primrias e secundrias e no mais somente a legislao educacional.

11

Para conferir uma identidade cultural e educacional uma instituio educativa, torna-se imprescindvel portanto, trilhar um percurso investigativo onde a relao histrica das instituies com o meio envolvente seja uma via fundamental na estruturao do conhecimento historiogrfico, sendo que este deve ser desenvolvido a partir de um processo cognoscente retrospectivo dos produtos para os processos, sempre engajados em contextos. Justino Magalhes argumenta:
Com efeito, a relao entre as instituies educativas e a comunidade envolvente, estruturando uma abordagem multidimensional, seja nos planos macro, meso ou micro-histrico, em si prprios, seja articulando-os de forma operacional, tende a estabelecer-se atravs duma dialtica relacional de convergncia / divergncia / convergncia, orientando-se numa pluralidade de sentidos. Uma relao comunicativa e interativa, cujo questionamento, operando-se por uma reconceptualizao do local, do regional e do nacional/universal no deixa de implicar um redimensionamento que tem vindo a proporcionar uma valorizao das abordagens de tipo meso, privilegiando o seu grau de representatividade face relao educativa enquanto totalidade. (MAGALHES, 1996, p.3).

Mas se as abordagens de estilo meso e micro no consistem em novidade para os historiadores, uma vez que por causa da chamada Nova Histria se abriram interdisciplinaridade, s totalidades, atualidade, a novas temticas, novas metodologias e fontes de informao. J a constituio de um novo objeto do saber historiogrfico, a instituio educacional, como totalidade organizada e aberta ao exterior, consistiu em um desafio inovador. importante salientar que diversos outros domnios do conhecimento educacional tm fomentado hipteses e problematizaes tendentes a mesoabordagens, continuando uma extensa dialtica de reconceptualizao e incrementando planos e mecanismos de observao e de interveno que objetivam uma configurao significativa da instituio educacional. Lcimio Lima (1994), num estudo crtico sobre o advento da instituio educacional como objeto de investigao, compreende que uma abordagem sociolgica da organizao escolar no representa apenas a procura de um lugar de encontro e de sntese, possvel, das contribuies resultantes das abordagens macroscpicas e microscpicas, mais do que isso, trata-se de valorizar um terreno especfico que uma vez articulado com os outros dois, que no pode de resto

12

dispensar ou desprezar, permitir o estabelecimento de uma espcie de triangulao que mais facilmente poder conduzir superao de limitaes anteriores. A racionalidade pedaggica tem vindo a constituir-se, tendo como referncias especficas, os fatores e os condicionantes; scio- culturais, materiais e humanos de natureza local. Uma evoluo de padres que se tem vindo a encaminhar para uma maior sensibilidade aos contextos e as interaes entre as instituies educacionais e os meios materiais e humanos envolventes. No que diz respeito renovao das polticas educacionais, tem tido significativa ateno toda a problemtica intrnseca efetiva remoo de decises para as estruturas semi- perifricas aos rgo principais de deciso, com todos os custos burocrticos que tal deciso abrange. As instituies educacionais vm, portanto, gozando de maior autonomia e capacidades de deciso e controle, transformando-se em organismos com maior complexidade estrutural e hierarquicamente distintos, cujo funcionamento determina uma importao de mecanismos de ao e de controle, tpicos do mundo econmico e empresarial. Abordagens desta naturalidade que, partindo da renovao de problematizaes em estudo, nomeadamente no que se diz respeito \s relaes educacionais e s relaes intra-institucionais, compreendidas ou no como relaes de poder, tomando-as em suas dimenses de comunicao e de afetao durvel das formas de pensar e agir dos agentes e sujeitos educativos, tem propiciado tomar conhecimento o que se denominas de clima institucional, cultura de escola. Alargando-se para a Psicologia da Educao, estas abordagens permitem rever problematizaes e questionamentos inerentes nomeadamente reao entre desenvolvimento e aprendizagem e diferenciao entre aprendizagens significativas e aprendizagens mecnicas. Assim, portanto, uma renovao cientfica que resultante de um objeto de investigao e se traduz no surgimento de um novo paradigma no ntimo das Cincias da Educao. Uma reformulao no plano epistemolgico que sugere a reformulao de estratgias no plano da hermenutica. No que diz respeito histria, o conhecimento da relao entre as instituies educacionais e o contexto fsico e scio-cultural no qual encontra-se inserida, pode reconceptualizar-se, encarando a escola como espao de contribuio para a emergncia das estruturas e das classes sociais. Uma

13

perspectiva construtivista, que inspira a ultrapassar e desprezar tanto as abordagens descritivas globalizantes, como as de carter conflitualista e reprodutivas; para encarar as instituies educacionais como sujeitos produtivos, mecanismos didticopedaggicos que trazem contributos inigualveis e indispensveis para a construo social. relevante explicitar que ao nvel das abordagens distintas com objetivo de tomar conhecimento e explicar o relacionamento das instituies educacionais com os seu prprios contextos envolventes, que as abordagens construtivas se tornam mais fecundas. Justino Magalhes refora que:

por conseguinte no mbito desta meso-abordagem que emerge a renovao do conhecimento historiogrfico sobre as linhas de continuidade e de mudana no percurso histrico das instituies educacionais que, fazendo apelo a uma diversidade de informaes, passa pela sua integrao nas paisagens fsica e humana e se alarga da estrutura arquitetnica do edifcio aos 0 aspectos simblicos, s relaes de comunicao e de poder, memria individual e coletiva, relao educativa. (MAGALHES, 1996, p. 8).

No possvel dar seguimento um canal de histria problematizante e de uma histria centrada nas prticas educacionais e na relao entre cada instituio educacional e o seu contexto na qual encontra-se engendrada, se no ampliar o estilo de informao que se tem em disponibilidade. Significativas parcelas das fontes de informao, as quais tm permitido trabalhos de investigao no domnio da organizao das instituies educacionais, o domnio da sociologia da educao, das metodologias, do desenvolvimento curricular, da anlise organizacional, da psicologia da educao, denominadamente, podem no vir a ser usadas pelos historiadores da educao. Portanto, pode haver domnios da Histria da Educao, cuja historiografia est continuamente ameaada, como sucede, momentaneamente, em relao a determinados aspectos do tempo passado. Lgico que o investigador no pode descartar a informao oral, sob a pena de se perder, processualmente, os depoimentos vivos referente a momentos extremamente valiosos do tempo mais recente. Mas importante salientar que tal recurso historiogrfico no deve contrapor-se documentao escrita.

14

A histria das instituies educacionais, bem como a histria das prticas educacionais, em significativas parcelas, ainda esto por fazer. Justino Magalhes, argumenta que ambas so:
[...] domnios fundamentais no debate de um conjunto de renovaes educativas que atualmente se procuram implementar ao nvel , quer da escola, quer do espao/turma, quer ainda da relao entre cada instituio educativa e meio envolvente.Muito provavelmente, este o momento oportuno para um novo olhar sobre a documentao que traduz e informa acerca do quotidiano da educao; acerca da complexidade das prticas educativas.Um olhar crtico, mas tambm e sobretudo um olhar que se traduza numa interveno efetiva.So muitos os indcios de boa vontade e de procura de dilogo, por parte dos vrios interlocutores no terreno, mas aos historiadores cabe uma palavra de inquietao, um desafio fundamental para a proposta de legislao e de aes concertadas, conduzidas sob apurado rigor cientfico e esclarecidas para uma historiografia atualizada.Porque h de fato uma histria da educao ameaada. (MAGALHES, 1996, p.17)

1.3 O sentido da evoluo histrica de uma Instituio Educacional

A escola como foro central dos sistemas educacionais modernos e contemporneos da rede pblica ou privada tomou para si funes de produo scio-cultural, funes de controle e conformao de comportamentos, ideologias, representaes e expectativas, bem como a funo de mobilizao, libertao e construo. Um itinerrio histrico, extremamente rico e variado, nos aspectos estrutural e conjuntural, caracterizado por significativos investimentos de cunho terico e prtico, nos planos macro, micro e meso e sob abordagens comparadas e especficas.
A histria das instituies educativas constituiu um domnio do conhecimento em que se tem operado uma profunda alterao metodolgica, uma vez que h uma narrativa de natureza cronstica e memorialista, que informa as representaes e os relatos orais dos atores se procura contrapor uma base de informao arquivsticas, sob uma heurstica e uma hermenutica complexa, problematizantes e centradas na instituio educativa como totalidade em organizao e desenvolvimento. Uma histria construda(s) da(s) memrias(s) para o arquivo e do arquivo para a memria, intentando uma sntese multidimensional que traduza um itinerrio pedaggico, uma identidade histrica, uma realidade em evoluo, um projeto pedaggico. (MAGALHES, 1999, p.61).

15

Diante do exposto, algumas indagaes se tornam relevantes elucidar. Como se constituiu essa histria, como se confere sentido ao itinerrio histrico de uma instituio educacional? Como se conceptualiza e estrutura um marco terico que permita compreender e explicar a histria de uma instituio educacional? O que consiste uma instituio educacional, abordada historiogrfico? As referidas indagaes aludidas, e que remete para preocupaes mais detalhadas e no superficiais ao nvel da hermenutica, somente do ponto de vista terico solvel alm do quadro das relaes das instituies educacionais com a sociedade e o contexto na qual encontra-se engajada. No plano histrico a instituio educacional consiste em uma complexidade espacial, temporal, pedaggica, organizacional, onde ocorre uma relao de componentes materiais e humanos, por meio de papis e representaes distintas, tecendo e projetando futuro, atravs de expectativas institucionais.A instituio educacional portanto um local de constantes tenses, so projetos arquitetados e fomentados a partir de aspectos culturais e sociais. Justino Magalhes argumenta que: a partir de um referencial

No basta conhecer, interpretar e recriar os regulamentos ou as definies dos princpios orientadores ao nvel dos objetivos vocacionais e programticos para se conferir uma identidade histrica a uma instituio educativa. na anlise historiogrfica que tal identidade ganha verdadeira razo de ser. Uma construo entre a memria e o arquivo, entretecendo uma relao entre aspectos sincrnicos e diacrnicos. (MAGALHES, 1996, p. 9).

As

instituies

educacionais,

como

instncias

complementares

alternativas, planejam e cumprem certas funes, sob um determinado nvel de autonomia, espao de liberdade, transformao, infidelidade, a partir de uma estrutura de organizao e direo, projetando continuar uma idia pedaggica, educacional e instrutiva, objetivando uma meta-formao, engendradas em contextualizaes sociais e culturais. As instituies educacionais, servem e selecionam as suas clientelas de forma criteriosa, atendendo aos fins determinados,

16

aos extratos sociais e culturais envolventes a capacidade de resposta. Segundo Justino Magalhes:

Na relao que estabelece com o seu pblico, defini-se um dos eixos fundamentais para a construo da instituio educativa como objeto cientfico, pois que traduz uma aproximao complexidade dos processos de projeo, deciso e ao formativas instrutivas- territorialidade, pblico, projeto. (MAGALHES, 1998, p. 62).

Por aproximao e distanciamento ao objeto, num criterioso ciclo epistmico que culmina com uma sintetizao crtica, cujo embasamento ao nvel da heurstica e da hermenutica, no convm legitimar que desenvolve-se a histria das instituies educacionais. A realidade- objeto, construda pela edificao, deslocamento de educandos, programas, manuais sumrios, exames, avaliaes, termos de matrcula e de exame, por um ngulo e atas, relatos de gerncia, oramentrios e de contabilidade, por outro lado, com uma triangulao pelas memrias individuais e conjuntos, atos de direo e deciso, adquirem significativo sentido histrico, numa tecitura problematizadora, tomando o relacionamento instituio-clientela como eixo epistmico. Sob uma lgica orgnico-funcional, a informao se ordena, a fim de obter o mais alto patamar de fidelidade, pragmatismo e importncia da instituio educacional (MAGALHES, 1998). As instituies educacionais, assim como as pessoas, so possuidoras de uma memria. Uma memria factual, assente na transmisso oral, uma memria fixista e por vezes justificativa e assinalada de exageros de inmera ordem (MAGALHES, 1996). Uma memria produzida por contraposio com outras memrias, que move- se com o ritmo do tempo; o tempo da ou das pessoas, o tempo das geraes. Uma memria que pra no fato acontecido. Uma memria em volta do fabuloso e do herico, ritualista e comemorativa. Sendo que esta realidade o historiador no pode desconhecer, no pode ignorar. As instituies, se transmitem uma cultura/ a cultura escolar/ obviamente no deixam de produzir e reproduzir culturas. So locais, espaos vivos, que no passado e no tempo presente, interligando-se de maneira mais ou menos convergente numa poltica e estrutura educacional, no deixaram de constru-los de forma crtica e condicionante ou

17

adaptativa. Contudo, Justino Magalhes afirma que:

[...] a histria das instituies educativas, muito embora se desenvolva sob uma lgica de estudo monogrfico, no pode deixar de estruturar-se,como se referiu, em torno de uma problemtica que corresponda a esta complexa matriz relacional das instituies educativas, enquanto estruturas, organismos e locus humanos, com relaes de poder e de comunicao no plano interno (MAGALHES, 1996, p. 9).

Entretanto,

enquanto

espaos

estruturais

de

complexidade,

as

instituies educacionais apresentam uma variedade significativa de dimenses materiais e logsticas e de fatores de organizao tecnolgica e humana, uma multiplicidade de funes, cuja abordagem na globalidade praticamente impossvel de realizar, sendo preciso fazer escolhas a cada instante. Para assegurar a representatividade e definir um eixo epistemolgico que permita uma aproximao ao devir histrico de uma instituio educacional, Brian e Chapoulie argumentam de uma maneira geral que:

[...] as instituies educativas encontram a sua clientela, a sua verdadeira razo de ser, no quadro geogrfico local e constituem unidades orgnicas na gesto de planos financeiros, espaos, pessoal e meios pedaggicos (BRIAN E CHAPOULIE, apud MAGALHES, 1996, p. 10).

Nesta direo, em torno da questo de acesso, seleo e tratamento dos educandos reside porventura uma propriedade essencial da instituio educacional, uma marca que tende a conferir-lhe poder de autonomia nos nveis local e regional. Um expressivo desafio para o historiador consiste em explicar as oscilaes entre os montantes de educandos inscritos e os fluxos de sada; especialmente para o investigador, geralmente privado de compulsar os dados de informao mais diretamente esclarecedores, explicativo desta questo. Desaulniers afirma que:

Para o passado recente, a memria oral uma fonte de informao

18

privilegiada, quer para se aceder as mltiplas interpretaes a que estiveram sujeitos os normativos gerais, quer para se conhecerem as caractersticas bsicas dos diversos intervenientes e se definirem os fatores que pesaram nas opes estratgicas e prticas do quotidiano. (DESAULNIERS, 1993, p. 294).

Relativamente, a histria das instituies educacionais, acede-se memria a partir de relatos escritos, de naturalidade biogrfica e monogrfica e a partir da tradio oral. Dois mecanismos de informao extremamente valiosos com relao multiplicidade de possibilidades de anlises e a aproximao ao clima e as vivncias de determinados contextos e fatos acontecidos, mas baseados em testemunhos nem sempre rgidos. A tradio oral consiste em um canal de informao incitante para a dialtica e para o ampliao das problematizaes, mas falta comprovao e anlise com criticidade apurada. Uma maneira particular de memria, consiste nos registros escritos e vivncias de trajetrias de vida dos sujeitos de ensino e dos patronos de determinadas instituies educacionais. Mas tambm dos educandos e de outros agentes. Uma variedade de papis, de trajetrias de vida, de destinos, expectativas e memrias, o que uma fonte de informao extremamente til, em diversos sentidos. Registros cujas linhas de orientao, ritmos e contedos da informao se entrelaam e, em significativa parcela, se identificam com o quotidiano e o itinerrio histrico das prprias instituies educacionais. Trajetrias de vida que se entrelaam, se completam e se confere um determinado sentido. Torna-se relevante explicitar que se a abordagem historiogrfica de uma instituio educacional no se restringe a uma mera descrio, mas sim busca conferir um sentido histrico; torna-se preciso revelar os mbeis de ao dos atores educacionais, investigando-os sob a tica poltica e simblica. Este ensejo fortifica a necessidade de tecer uma problematizao de relao ultrapassando a enumerao funcionalista dos caracteres materialistas e fsicos dos edifcios, das funes, papis e dos atores que compe as instituies educacionais. justamente neste desafio hermenutico em que a memria vem em auxlio ao arquivo. A constituio historiogrfica de uma instituio educacional, visa por fim, segundo Justino Magalhes: [...] conferir uma identidade cultural e educacional. Uma interpretao do itinerrio histrico, luz do seu prprio modelo

19

educacional (MAGALHES, 1996, p. 12). Neste captulo procurou-se em plano terico fundamentar o estudo da temtica visando compreend-la por meio de seu engajamento no contexto histrico local, conferindo-lhe uma identidade cultural, educacional, um sentido histrico, ancorado nos fundamentos da Histria das Instituies Educacionais.

Consideraes Finais
A histria da educao um campo cientfico aberto e marcado pela inovao. Nas ltimas dcadas passou por um processo de renovao, sendo este desencadeado pelas transformaes e rupturas internas histria da educao, bem como tambm por aspectos de ordem externa. As mudanas terico-metodolgicas da pesquisa historiogrfica, forneceram subsdios para a promoo de anlises desenvolvidas a partir da utilizao tanto de aportes tericos, quanto das evidncias; abarcando fontes orais, iconogrficas, dentre outras; permitindo, desse modo, a possibilidade de valorizar outros atores por meio do estudo do processo social e da ampliao de concepo de documento histrico. Os novos paradigmas da historiografia contempornea os quais assinalam notvel riqueza interpretativa e pluralidade epistemolgica, tm aguado o interesse de inmeros pesquisadores para a fomentao de anlises ligadas as instituies regionais. E neste contexto que surgiu uma nova abordagem intitulada pelos historiadores de Histria das Instituies Educacionais, que est em plena expanso no campo da Histria da Educao. O trabalho intelectual de Justino Magalhes, demonstra que a construo historiogrfica de uma instituio educacional, visando compreender e explicar sua existncia histrica, , antes, de mais nada, inser-la na realidade mais abrangente que o sistema educacional; contextualiz-la no seu plano de evoluo histrica

20

local. Nesse sentido, essa teorizao pode se constituir num mecanismo de fundamentao essencial para a construo da identidade cultural e educacional, bem como do processo histrico de uma instituio, a luz do seu prprio paradigma de educao. Atravs da respectiva abordagem acerca dos fundamentos tericos da Histria da Educao, tornou-se possvel construo de um marco terico de estruturao da anlise do processo de criao da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Patos de Minas; embasando o estabelecimento de uma periodizao e um itinerrio histrico para a referida instituio, uma representao dialtica de seu contexto scio-cultural, ligados pelo aspecto pedaggico.

REFERNCIAS BURKE, Peter.org. A escrita da histria. Novas Perspectivas. 2ed.

S.Paulo:UNESP. 1992. CATANI, Denice Barbara & Bastos, Maria Helena Cmara, orgs. Educao em Revista. A DESAULNIERS, J. Trabalho: A Escola do Trabalhador. Porto Alegre.

Universidade do Rio Grande do Sul.Faculdade de Educao. 1993. GATTI JNIOR, Dcio. Reflexes tericas sobre a histria das instituies educacionais. cone, Centro Universitrio do Tringulo, Uberlndia-MG, 6(2):131147,jul./dez.2000. MAGALHES, Justino. Breve apontamento para a histria das instituies educativas. In SAFELICE, Jos Lus, SAVIANI, Demerval & LOMBARDI, Jos Claudinei (orgs.). Histria da Educao: perspectivas para um intercmbio

21

internacional. Campinas, SP. Autores Associados, 1999, p.67-72. MAGALHES, Justino. Contributo para a histria das instituies educativas entre a memria e o arquivo.Instituto de Educao e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, s.d.18 p. MAGALHES, Justino. Linhas de Investigao em Histria da Educao e da Alfabetizao em Portugal - um Domnio do Conhecimento em Renovao.In Histria, Sociedade e Educao no Brasil. Anais do III Seminrio Nacional de Estudos e Pesquisas. Campinas: UNICAMP- FF.P.55-67. 1996. MAGALHES, Justino. Um apontamento metodolgico sobre a histria das instituies educativas. In SOUSA, Cynthia Pereira de & CATANI, Denice Brbara (orgs.). Prticas educativas, cultura escolares, profisso docente. So Paulo, Escrituras, 1998, p.51-69. MONTENEGRO, Antnio Torres. Histria oral e memria: a cultura popular revisitada / Antnio Torres Montenegro. So Paulo:Contexto.1992. (caminhos da histria). PEETERS, Madre Francisca. Pequena Histria da Educao. So Paulo: Melhoramentos. 1965. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao no Brasil (1930-1973). 4 ed. Petrpolis: Vozes, 1983. SAMPAIO, Helena. Ensino Superior no Brasil: o setor privado. SP:

HUCITEC/FAPESP, 2000. SOUSA, Cynthia Pereira de, org. Histria da Educao. Processos, Prticas e Saberes. So Paulo; Escrituras Editora. 1998. THOMPSON, Paul. A Voz do Passado.:Histria Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

22

1992. _____. Formao da Classe Operria. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2001. _____. A voz do passado: Histria Oral. So Paulo: Paz e Terra. 1998. VIDIGAL, Luiz. Os Testemunhos Orais na Escola. Histria Oral e Projetos Pedaggicos. Porto: Edies Asa. 1996.

Anda mungkin juga menyukai