Anda di halaman 1dari 134

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

Tiemi Kayamori Lobato da Costa

Indgenas e no indgenas na administrao pblica: Uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND) do Amazonas.

Curitiba 2013

Tiemi Kayamori Lobato da Costa

Indgenas e no indgenas na administrao pblica: Uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND) do Amazonas.

Dissertao de Mestrado em Antropologia Social apresentada no Programa de PsGraduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Paran, sob a orientao da Professora Doutora Cima Barbato Bevilaqua.

Curitiba 2013

Indgenas e no indgenas na administrao pblica: Uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND) do Amazonas.

Tiemi Kayamori Lobato da Costa

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________ Prof. Dra. Cima Barbato Bevilaqua

______________________________________________________ Prof. Dra. Edilene Coffacci de Lima

______________________________________________________ Prof. Dr. Jos Guilherme Cantor Magnani

Agradecimentos Agradeo a CAPES (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior), pela bolsa que me permitiu realizar o mestrado.

Ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Paran, seus funcionrios e professores.

A todos os colegas e amigos do mestrado, do NAPER (Ncleo de Antropologia da Poltica, Estado e Relaes de Mercado) e do NEA (Ncleo de Estudos Amerndios). Obrigada por aguentarem meus comentrios (s vezes sem sentido) e por terem contribudo imensamente com esse trabalho. Gostaria de citar os professores Miguel Carid Naviera, Marcos da Silva Silveira, Joo Rickli e Maria Ins Smiljanic; e alguns colegas sempre presentes: Elton Colini, Fernando Ciello, Guilherme Nanini, Karina Coelho, Gabriela Becker, Cristopher Feliphe Ramos, Victor Castillo de Macedo e Joelcyo Veras Costa.

Agradeo especialmente as professoras Edilene Cofacci de Lima, fundamental em toda a minha formao acadmica como professora, orientadora e pessoa; a Rosngela Digiovanni, que me incentivou a prestar a seleo de mestrado (mesmo eu achando que no conseguiria); e a Laura Perez Gil, pelos comentrios na banca de qualificao, e pelo exemplo a ser seguido.

Aos meus colegas do Grupo de Etnologia Urbana (GEU) e ao Ncleo de Antropologia Urbana da Universidade de So Paulo: Ana Fiori, Ana Sert, Flavia Belletati, Jos Agnello, Rodrigo Chiquetto e Yuri Tambucci pela acolhida, pela amizade, e pelas aventuras amaznicas. Mesmo de longe, vocs fizeram parte de todas as etapas de construo desta dissertao.

Agradeo igualmente ao Prof. Jos Guilherme Magnani, por viabilizar este intercmbio e, principalmente, pelo entusiasmo e valiosas observaes.

Agradeo imensamente aos meus amigos Angelita, Gabi, Nat, Fer, Rafa, Gustavo (Gnomo), Mema, Paulera, Taci, Betinha, Raysa e Soneca. No sei o que seria de mim sem vocs!

Agradeo a todos os servidores e amigos da SEIND. A dissertao s foi possvel porque vocs me receberam de braos abertos: secretrio Bonifcio, a prof. Ozenete, Jos Mario, Rose Meire, Cristiano, Ageu, Deniziu, Sinsio, Rafael, Miquelina, Amarildo Maciel, Rosa dos Anjos, Claudio Pequeno, Jurandir, Zuza, Antnia, Amarildo Tukano, Darcy, Miguel Maia, Keli, Tarcila, Karlene, Dorota, Luciene, Linda Marubo, Rosi, Vielo, Weminsont, Adail, Dyene, Lobo, Isaac e Valdemir. Gostaria de registrar um especial agradecimento a querida Chris Lopes, com quem muito aprendi.

A todos que fizeram parte da minha vivncia em Manaus: minhas manas Andreza e Lucie, e todos os amigos Sater-Maw de Yapyrehyt, Waikiru e Hywy.

A minha famlia, em particular meu pai, Mario, e meus irmos, Lucas e Joo. Obrigada pelo carinho, pacincia e amor, sempre incondicional.

A minha orientadora, Cima B. Bevilaqua, uma das pessoas mais incrveis que j conheci. Obrigada por tudo!

Resumo O presente trabalho consiste em uma etnografia do processo de estar e fazer uma administrao pblica tanto por servidores indgenas quanto no indgenas. Tomo como ponto de reflexo uma instituio brasileira: a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND), rgo vinculado ao poder executivo do estado do Amazonas, Brasil, criado a partir da Lei 3.403 de 2009. Busca-se refletir sobre o recente protagonismo de agentes estatais indgenas na administrao pblica e, assim, voltar o olhar para a uma forma estatal que emerge a partir do reconhecimento da diferena. Atravs da etnografia foi possvel notar que a forma com que os servidores indgenas se percebem em tal processo implica na continuidade de um projeto poltico que, at ento, havia tido seus principais desdobramentos atravs de organizaes e associaes vinculadas ao movimento indgena. Ao mesmo tempo em que o surgimento da SEIND possibilita a ocupao de um lugar de poder indito na estrutura estatal, estar em tal posio tambm significa entrar em consonncia com um novo universo poltico e certa ordem e forma da organizao estatal brasileira. O acompanhamento das atividades cotidianas na SEIND demonstrou que o imbricamento entre diferentes formas de estar na administrao pblica imprimem grande fluidez s concepes de Estado e de indianidade. Assim, as rotinas administrativas, a percepo dos servidores a respeito de seus trabalhos, e as interaes interinstitucionais, recriam e atualizam tal dualidade de diferentes formas: Estado e ndios, governo e movimento indgena, tcnica e poltica, indgenas e no indgenas. A articulao de ambos universos polticos demonstrou grande criatividade por parte dos servidores que, frente ao baixo oramento da instituio, utilizam a experincia adquirida nas associaes e organizaes indgenas para fundamentar diferentes estratgias de gesto. Argumento que esse espao de negociao entre um plo supostamente indgena e outro Estatal, ou seja, esta permanente confluncia, acabaria por produzir a SEIND em sua especificidade enquanto forma de administrao pblica e enquanto projeto poltico indgena.

Palavras chave: Administrao pblica; Indgenas; Estado.

Sumrio Introduo .................................................................................................................... 09 a. A Seind, um breve histrico .................................................................................. 15 Captulo 1: Rotinas, papis e demandas....................................................................... 26 1.1 Chegando SEIND ............................................................................................... 26 1.2 O 'Campo' de papis .............................................................................................. 31 1.3 As demandas ......................................................................................................... 37 Captulo 2: Espaos, despachos e pessoas .................................................................. 51 2.1 Movimentos e Hierarquias: a organizao interna da SEIND .............................. 51 2.2 Tomando providncias: a movimentao de papis e relaes ............................ 61

Captulo 3: Burocratas, tcnicos, lderes e representantes: os servidores da SEIND .. 72 3.1 Articulando um quadro de servidores indgenas e no indgenas .......................... 72 3.2 Pensando a indianidade: distines e divises ...................................................... 79 3.3 Representantes e representatividades ..................................................................... 81 3.4 Integrando leis, papis e pessoas ........................................................................... 85 Captulo 4: Instituies, projetos e aes ..................................................................... 98 4.1 Os Projetos ............................................................................................................. 99 4.1.1 Um exemplo: o projeto do BNDES .............................................................. 101 4.2 O Comit Gestor .................................................................................................... 105 4.2.1 Um exemplo: a Arca das Letras .................................................................... 117 4.3 A produtividade do Estado..................................................................................... 119 Consideraes Finais ................................................................................................... 122 Referncias Bibliogrficas .......................................................................................... 123 Anexo I ......................................................................................................................... 126 Anexo II ........................................................................................................................ 130 Anexo III ...................................................................................................................... 132

Lista de Siglas BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento CMA Comando Militar da Amaznia COIAB Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira COIPAM Coordenao dos Povos e Organizaes Indgena do Amazonas DEAD Departamento de Administrao DEPI Departamento de Promoo dos Povos Indgenas DETNO Departamento de Etnodesenvolvimento DOFIN Departamento Financeiro FEPI Fundao Estadual dos Povos Indgenas FUNAI Fundao Nacional do ndio FOIRN Federao da Organizaes Indgenas do Alto Rio Negro IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis INPA Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia MDA Ministrio do Desenvolvimento Agrrio PPA Plano Plurianual SDS Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel do Estado do Amazonas SEDUC Secretaria Estadual de Educao do Amazonas SEGPLAN Secretaria de Gesto e Planejamento SEJEL Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer SEIND Secretaria Estadual dos Povos Indgenas TAP Termo de Anuncia Pesquisa TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Introduo

No dia 16 de abril de 2012, no municpio de Manaus, teve incio mais uma edio da Copa Indgena. O evento fez parte de uma sequncia de atividades relativas ao Abril Cultural Indgena, organizado para comemorar o dia do ndio, 19 de Abril. O cronograma da comemorao contemplava, alm de uma programao esportiva representada pela Copa, eventos menores que se estenderam at o dia 01 de Maro. As atividades foram divididas entre uma Programao Cultural, com apresentaes artsticas, exposies fotogrficas e de artesanato indgena, e uma Programao Interinstitucional que, entre outras atividades, realizou palestras sobre empreendedorismo indgena e sustentabilidade, e encerrou o Abril Cultural com uma grande reunio onde estiveram presentes instituies de diversas naturezas, relacionadas s polticas pblicas para indgenas no estado do Amazonas1. As atividades que fizeram parte da comemorao foram organizadas pela Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND), atravs da articulao com diferentes instituies da administrao pblica e organizaes indgenas. H, por um lado, uma qualidade especfica atribuda s atividades realizadas: temos uma Copa Indgena, um ms indgena, o dia do ndio, uma programao cultural indgena, empreendedorismo indgena, e, por fim, uma Secretaria de Estado para os Povos Indgenas. Por outro lado, temos a heterogeneidade de tais elementos (supostamente no-indgena) que so chamados a compor um evento maior, indgena, onde se renem variadas atividades, instituies e pessoas. Essa heterogeneidade expressou-se na abertura do 'Abril Cultural', que tambm deu incio ao primeiro dia das competies da Copa Indgena. Realizada na Vila Olmpica de Manaus (estrutura da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do estado do Amazonas (SEJEL) com piscina para competies, pista de atletismo e quadras de futebol), a abertura do 'Abril Cultural' reuniu indgenas de Manaus e arredores, o Comando Militar da Amaznia (CMA), e instituies da administrao pblica. A abertura do evento ocorreu na arquibancada situada logo a frente do campo de futebol e pista de atletismo l tambm estava montado um pequeno palco. Na parte mais alta da arquibancada encontravam-se oficiais do exrcito que ocupavam praticamente um tero dela (totalizando cerca de 100 oficiais), todos estavam devidamente fardados e, justamente por este motivo, se destacavam do restante do
1

Essa reunio ser abordada com mais detalhes durante o Captulo 4.

10

pblico. Logo abaixo do palco estava a banda do Comando Militar da Amaznia j afinando os instrumentos para o hino nacional. Na parte central encontrava-se um espao reservado s autoridades (como me foi chamado a ateno quando, sem querer, acabei entrando l para perguntar a um conhecido onde o pessoal da SEIND estava). Era naquele local cercado, reservado s 'autoridades' e imprensa, onde tambm estava montado o 'palco' da onde foram feitos os discursos da abertura. Distribudo pelo restante da arquibancada estava o pblico para quem o evento, afinal, se destinava: os indgenas. queles oriundos de Manaus se organizavam de acordo com os grupos ou comunidades a qual pertenciam, por exemplo, a equipe SaterMaw, da comunidade Y'apirehyt; enquanto as 'comisses' vindas de outros municpios reuniam diferentes grupos e comunidades, a equipe do municpio de 'Novo Airo', por exemplo. Os membros da SEIND (instituio organizadora do evento) estavam 'uniformizados' com as camisetas do 'Abril Cultural' - com exceo do Secretrio de estado e alguns de seus assessores, que estavam na parte reservada s autoridades e trajavam camisas sociais. O restante dos servidores estava no meio da arquibancada, juntamente com o pblico indgena. A solenidade teve incio com uma srie de discursos realizados, primeiramente, pelo Secretrio da SEIND, Bonifcio Baniwa; em seguida pela Secretaria da SEJEL, Alessandra Camplo; pelo general de Brigada e chefe de Estado Maior do Comando Militar da Amaznia (CMA), Jos Luiz Jaborandy; pela vice-coordenadora da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB), Snia Guajajara; e pelo coordenador da Coordenao das Organizaes e Povos Indgenas do Amazonas (COIPAM), Fidlis Baniwa. Os nomes reproduzidos anteriormente seguem o formato utilizado pelo mestre de cerimnias que os apresentou ao pblico antes da realizao dos discursos. Enquanto os no indgenas eram apresentados com nome e sobrenome, os indgenas eram chamados pelo nome e etnia. Apesar da segmentao visual e fsica da arquibancada entre militares, autoridades e indgenas, nota-se que os discursos buscam operar justamente no sentido oposto, tentando enaltecer a forma com que estes diferentes setores do pblico presente na abertura se complementam e atuam conjuntamente. O site da SEIND narra esta parte do evento da seguinte forma:
Na abertura do evento, o titular da Seind, Bonifcio Jos Baniwa resumiu o Abril Cultural Indgena de 2012 como uma oportunidade para a troca de experincias e um grande momento para reflexo acerca da busca por melhorias na qualidade de vida dessas populaes no estado. um esforo grande do governador Omar Aziz, que no

11
ano passado assinou o decreto que criou o Comit Gestor Indgena, instncia que tem nos ajudado nesse sentido, justificou o secretrio. Apesar da chuva, conseguimos reunir os indgenas, graas ao apoio dos parceiros e da prpria imprensa, comemorou. A secretria de Juventude Desporto e Lazer, Alessandra Camplo, tambm agradeceu a presena dos indgenas. Diante dos representantes de vrios povos que fazem parte dos sete municpios da Regio Metropolitana de Manaus, ela aproveitou para anunciar a possvel realizao dos Jogos Mundiais Indgenas na capital amazonense, possivelmente no ano que vem. Eu tenho conversado com o ministro Aldo Rebelo e ele j me informou que quer trazer os jogos para o Amazonas, disse a titular da Sejel. A secretria elogiou a iniciativa da Seind e a presena do Exrcito, na organizao do Abril Cultural. O Exrcito tem um papel fundamental, pois atende s comunidades indgenas com vrias aes, inclusive sociais, disse ela. Para o general de Brigada e chefe de Estado Maior do Comando Militar da Amaznia (CMA), Jos Luiz Jaborandy, no d para separar o Exrcito dos Indgenas e a tendncia que haja uma integrao maior entre a instituio e a Seind, a partir das aes que comeam a ser executadas pelo Comit Gestor Indgena e do prprio Abril Cultural. A tendncia que tenhamos soldados indgenas participando no ano que vem desse evento, informou o oficial. (...) A abertura do Abril Cultural Indgena tambm foi prestigiada pela vicecoordenadora da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (Coiab), Snia Guajajara, e pelo coordenador da comisso que criou a Organizao das Organizaes Indgenas do Amazonas (Coipam), Fidlis Baniwa. (FONTE:http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/04/abril-cultural-indigena-de-2012e.html acessado em 26 de Setembro de 2012)

Se inicialmente tnhamos certa diversidade de elementos confluindo no sentido de produzir um evento indgena (diferentes instituies, pessoas e atividades), notamos nos discursos a constituio de dois mbitos distintos: por um lado, os indgenas, e por outro, as instituies. Os primeiros na posio de 'atendidos' e os segundos, enquanto concedentes de melhorias (criao de um Comit Gestor, realizao dos Jogos Mundiais Indgenas, etc). Nota-se que os discursos dos dois representantes de organizaes indgenas no foram abordados na reportagem, provavelmente pelo tom combativo dos mesmos que destoou significativamente da sintonia buscada pelos demais. Eles pediram a ateno das instituies do poder pblico s comunidades indgenas, e afirmaram que h muito descaso e falta de respeito com a cultura do povo indgena. Ambos os representantes usaram povo indgena no singular, provavelmente para demonstrar unidade frente aos demais presentes tanto o pblico, quanto autoridades. Aps os discursos houve a interpretao do hino nacional em lngua Ticuna, harmonizado com a banda do exrcito. A intrprete, Djuena Ticuna, bastante conhecida localmente, e foi altamente procurada pelo pblico indgena para tirar fotos aps a execuo hino. Durante o hino a bandeira nacional, a bandeira do estado do Amazonas e do municpio de Manaus, foram sincronizadamente hasteadas por representantes da Secretaria Estadual dos Povos Indgenas (SEIND), do Comando Militar do Amazonas (CMA), e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).

12

Cada titular dessas instituies nomeou um representante para realizar tal feito, j que no momento a chuva caa forte e nenhum deles parecia querer se molhar. Tal fato rendeu algumas piadas por parte do pblico e do prprio mestre de cerimnias.

Figura 1: Abertura da Copa Indgena. Na frente est a secretria de Juventude Desporto e Lazer, Alessandra Camplo; Bonifcio Jos Baniwa, Secretrio da SEIND; e o general de Brigada e chefe de Estado Maior do Comando Militar da Amaznia (CMA), Jos Luiz Jaborandy. No fundo est a contora Djuena Ticuna, juntamente com a banda do Comando Militar da Amaznia. FONTE: Assessoria de Comunicao da SEIND.

Aps o hino foi feito um ritual em que dois indgenas, um homem e uma mulher, danaram em crculos empunhando zarabatanas, chocalho e uma flauta de cerca de 1,5m. Neste momento a imprensa desceu da rea reservada para as autoridades e passou a acompanhar de perto os movimentos do ritual, filmando-o e fotografando-o. O pblico indgena, entretanto, continuou sentado, apenas observando de longe. O ritual parecia ser destinado aos no indgenas. Realizada a abertura, o evento teve sequncia com as provas da Copa Indgena: atletismo, arco e flecha, corrida do saco, cabo de guerra e natao. As autoridades j no estavam presentes, e agora, com o cessar da chuva, o pblico podia se aproximar da pista de atletismo para acompanhar o desempenho de suas equipes. A narrao das provas era feita com muito humor por um servidor da SEIND, Ageu, Sater-Maw, que anunciava os vencedores e perdedores, demonstrando grande intimidade com o pblico

13

e com os competidores. Depois de meia-hora do incio da competio, no auge das narraes cmicas das provas, um oficial do exrcito avisou a Ageu que o carro para recolher o equipamento de som havia chegado (o equipamento havia sido cedido pelo Comando Militar da Amaznia), portando ele deveria devolver o microfone. Sem perder a compostura, Ageu disse que estavam fazendo um favor a ele, j que logo sua voz iria acabar. As provas da Copa Indgena seguiram durante os trs prximos dias, e o evento ganharia destaque nos principais jornais da capital amazonense.

Figura 2: Equipe da SEIND e a pesquisadora na Copa Indgena de Futebol de Salo. De baixo para cima, da direita para esquerda, esto os servidores: Rosimar Costa e Miquelina Tukano; Weminsont Satustiano, Rafael Ticuna, Tiemi Costa (pequisadora) e Isaque Jnior; os dois estagirios do Departamento de Administrao, Adail Munduruku e Rafael Ticuna. FONTE: Assessoria de Comunicao da SEIND.

***

Atravs desta cena busquei introduzir o leitor s questes sob as quais o presente trabalho se debrua. Trata-se de refletir sobre um objeto permanente na antropologia brasileira voltado aos estudos dos processos de interao entre os povos indgenas e o Estado. Tanto no mbito interno da academia, quanto fora dela - no que se trata de produes do prprio Estado - as questes levantadas por essas reflexes se consolidaram enquanto um grande campo de discusso. Apesar de facilmente podermos enquadrar o presente trabalho de acordo com tal perspectiva analtica, busca-se,

14

justamente, realizar um movimento que esquiva da forma com que tal questo frequentemente concebida: os povos indgenas e suas diferentes formas de organizao, interagindo com o Estado e suas instituies. Pode-se observar na abertura da Copa Indgena tanto espacialmente, no tocante ocupao dos lugares da arquibancada, quanto nos discursos das autoridades, a emergncia de elementos que reforam o argumento de segmentao acima proposto (Estado e ndios). No entanto, um olhar cuidadoso pode revelar que alguns elementos parecem transitar entre ambos os plos proporcionando sua constante reconfigurao: a entonao do hino nacional em lngua Ticuna, o acionamento das etnias no lugar de sobrenomes, o discurso de um secretrio de estado indgena, e as modalidades de discurso e competio, so exemplos da forma com que a dicotomia entre um mbito supostamente indgena e outro supostamente estatal pode ser colocada em questo. O foco da pesquisa, portanto, reside na tentativa de pensar como tais elementos so colocados a existir juntos, e no tom-los como mbitos a priori. O presente trabalho uma etnografia de uma administrao pblica, que toma como ponto de reflexo a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND), rgo vinculado ao poder executivo do estado do Amazonas e criado a partir da Lei 3.403/092. A escolha deste lugar especfico deve-se ao fato de estarem presentes, na Secretaria, servidores indgenas e no indgenas atuando conjuntamente no sentido de produzir esta administrao pblica. Busco assim, tambm delinear algumas consideraes a respeito de um processo bastante recente e muito mais amplo: a crescente ocupao de cargos da administrao pblica por servidores indgenas. Atualmente a SEIND possui um quadro de 38 servidores, dos quais 18 so indgenas pertencentes a 10 diferentes grupos: Apurin, Baniwa, Marubo, Mayuruna, Miranha, Munduruku, Mura, Sater-Maw, Ticuna e Tukano. Uma perspectiva antropolgica que se ocupe de estudar o Estado deve buscar pensar as diferentes formas atravs das quais ele formado e informado por diferentes agentes. Ao perseguir tal tarefa, consequentemente seremos confrontados com mltiplas perspectivas que, continuamente, acabaro por (re)construir os prprios limites das instituies. O processo de formao da Secretaria aponta justamente para esta questo, uma vez que narrado como fruto tanto da articulao entre lideranas e organizaes indgenas, quanto de servidores e instituies da administrao pblica.

A ntegra do documento est no Anexo I.

15

Os dados aqui contemplados foram fruto de um esforo coletivo de pesquisa junto ao Grupo de Etnologia Urbana (GEU) vinculado ao Laboratrio de Antropologia Urbana (LabNAU) da Universidade de So Paulo (USP). O Programa de PsGraduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Paran

(PPGAS/UFPR), juntamente ao LabNAU, foram fundamentais para a realizao desta pesquisa. O perodo em campo compreendeu os meses de maro, abril e maio de 2012, e duas semanas entre os meses de novembro e dezembro do mesmo ano.

***

A seguir, tomando o processo de surgimento da SEIND como emblemtico das discusses que seguem nos captulos deste trabalho, irei traar um breve histrico da instituio atravs das colocaes de alguns interlocutores para, na sequncia, apresentar a forma com que o trabalho foi estruturado. importante destacar que as consideraes que seguem foram escritas a partir da narrativa da criao da SEIND por aqueles que fizeram parte deste processo portanto, o texto possui uma srie de imprecises. Acredito que estas, por sua vez, so naturais tentativa de se compor uma nica verso de um acontecimento narrado a partir de diferentes pontos de vista. As lacunas e questes levantadas nesta introduo sero respondidas no decorrer do texto da dissertao.

A SEIND, um breve histrico

A SEIND, rgo relativamente recente, surgiu como desdobramento de uma srie de movimentos polticos anteriores que no se encerram e nem se resumem a ela. No ano de 1998, o antroplogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ademir Ramos3, em ocasio de uma consultoria prestada para a Secretaria Estadual de Educao do Amazonas (SEDUC) sugeriu que a educao escolar indgena (que at ento no era diferenciada pela SEDUC das escolas rurais) passasse a ter um departamento prprio. Essa discusso deu origem ao Conselho Estadual de Educao
3

Ademir Ramos conta que iniciou sua atuao com os povos indgenas em 1978, com a criao do Conselho Indigenista Missionrio (CIMI). Nesta poca, a principal preocupao dos indigenistas er a a garantia das terras indgenas (Ademir Ramos, em entrevista, 20/04/2012). Seus principais trabalhos com o CIMI ocorreram na regio do Alto Rio Negro.

16

Escolar Indgena e o Departamento de Educao Escolar Indgena dentro da SEDUC, existentes at os dias de hoje. Alm de ser um rgo consultivo, o Conselho foi idealizado para tambm ter poder deliberativo, ou seja, ser capaz de formular polticas, e tomar decises a respeito da educao indgena. De acordo com Ademir Ramos, o objetivo do Conselho era permitir que os indgenas formulassem suas prprias polticas educacionais o que tambm implicava em repensar as prticas de gerncia da educao no estado, tal como estavam sendo feitas at ento. Nesta ocasio, para a criao do Conselho e do Departamento alguns indgenas foram convidados a fazer parte do processo. No entanto, eles no foram contratados como servidores (conforme ocorre atualmente), mas enquadrados como consultores externos. Ademir Ramos conta que esta opo surgiu, pois se no sabia ao certo como vincular os indgenas Secretaria para que procedimentos administrativos (como efetuar o pagamento) pudessem ocorrer. A forma padro de recrutamento da SEDUC eram os concursos pblicos, contudo, a prpria proposta de criao do Departamento e do Conselho exigia a participao de algumas pessoas especficas em tal processo no caso, os professores indgenas militantes pela educao escolar indgena. As discusses acerca do Conselho de Educao Escolar Indgena fizeram com que uma questo maior dentro do estado viesse tona chamando a ateno do prprio governador: a poltica indigenista no estado do Amazonas. Segundo Ademir Ramos, em uma reunio com o ento governador Amazonino Mendes4 no ano de 2000, ele e o Secretrio de Educao, Vicente Nogueira, sugeriram a criao de um departamento voltado especificamente poltica indigenista do estado (algo que j havia sendo discutido dentro da Secretaria de Educao h algum tempo). O governador foi favorvel ideia e criou o Departamento de Poltica Indigenista (DEPI), vinculado diretamente Secretaria de Governo do Amazonas (SEGOV). As atividades do Departamento eram coordenadas pelo prprio Ademir Ramos, juntamente com outras trs servidoras que foram cedidas pela Secretaria da Educao: Ozenete Aguiar5, Ldia e Francisca Matos todas no indgenas. A ideia do DEPI era abranger a discusso iniciada dentro da SEDUC e pensar a poltica voltada s populaes indgenas em

Foi eleito governador em 1998 pelo Partido da Frente Liberal (PFL), cargo que j ocupou em outros dois mandatos: 1986 1990 e 1994 - 1998. Tambm assumiu a prefeitura do municpio de Manaus em trs ocasies: 1982-1986, 1993-1994 e 2004-2008. Atualmente integra o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
5

Ozenete Aguiar atuava no setor de educao rural do governo do estado e j tinha alguma familiaridade com aes voltadas educao indgena. Atualmente ela integra a SEIND na qualidade de chefe de gabinete.

17

diferentes setores, no sentido de prestar assessoria ao governador. Neste momento o Departamento criado com carter consultivo. O DEPI durou apenas um ano (2000-2001), sendo em 2001 substitudo pela Fundao Estadual de Poltica Indigenista (FEPI), vinculada Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SDS) do estado do Amazonas. A Fundao surgiu com a proposta de ser uma agncia de articulao de polticas pblicas, e no apenas um rgo consultivo. A FEPI passou a ocupar um local fsico prprio, bem como quadro de servidores e oramento. Alm das trs servidoras que foram transferidas do DEPI, trs indgenas foram convidados por Ademir Ramos para fazer parte de seu processo de idealizao, de acordo com ele, exatamente pela funo tcnica: Jorge, do grupo Terena (falecido no ano de 2007), Amarildo Machado, Tukano, e Jecinaldo Cabral, Sater-Maw. Com Jorge Terena, Ademir Ramos estava buscando um indgena que conseguisse fazer articulaes com organismos de internacionais no sentido de viabilizar projetos e conseguir financiamentos - conforme Jorge estava atuando at ento junto s organizaes indgenas. Amarildo Tukano foi convidado em funo de ser muito bom tecnicamente e tambm porque Ademir Ramos estava buscando o aval do Alto Rio Negro, regio onde o grupo Tukano est presente e que era percebida como politicamente relevante. Atualmente Amarildo assessor do Secretario de Estado da SEIND, Bonifcio, do grupo Baniwa. J Jecinaldo Sater, foi convidado para dar uma fora na questo da liderana. Alguns anos depois, Jecinaldo foi nomeado o primeiro Secretrio de Estado da SEIND. A narrativa de Ademir Ramos a respeito dos primeiros momentos da FEPI nos mostra que o critrio utilizado para recrutar os servidores, a funo tcnica, pode incorporar diferentes qualidades nem sempre percebidas como tais. A capacidade de fazer articulaes, ter o aval de certas regies, e ser liderana, foram determinantes para o recrutamento destes trs indgenas tanto quanto outras qualidades. Esta questo ser aprofundada no segundo e no terceiro captulo da dissertao. Se, por um lado, tnhamos o DEPI, e mais tarde a FEPI, sendo formados por servidores pblicos majoritariamente vinculados Secretaria de Educao, por outro, temos a chegada de trs indgenas cujas trajetrias so estreitamente vinculadas a organizaes indgenas. Amarildo conta que foi convidado por seus parentes Tukano a participar do processo de fundao da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB) no incio da dcada de 90. Ele relata que na poca em

18

que a COIAB foi criada as organizaes indgenas estavam comeando a se consolidar enquanto instituies formais, impulsionadas pela Constituio de 1988. Devemos lembrar que as organizaes e associaes indgenas passaram por um momento de expanso a partir da possibilidade de se constiturem enquanto pessoas jurdicas, de acordo com o Artigo 232 da Constituio Federal de 1988. Segundo Bruce Albert (2000), o processo de multiplicao dessas associaes tem sua origem na encruzilhada de vrios processos scio-polticos gerais, interagindo em nvel nacional e internacional. O autor tambm afirma que, muitas dessas associaes, tm hoje vnculos e projeo internacionais, integrando um panorama heterogneo e diferentes formas de financiamento. Nesse sentido, tal quadro configura a passagem de associaes informais, frutos de um movimento conflitivo de organizao etno-poltica da dcada de 70 e 80, para a institucionalizao de uma imensa gama de organizaes, cujos interlocutores pertencem tanto a organizaes governamentais, quanto nogovernamentais (Albert, 2005). Tais associaes, atualmente, possuem caractersticas diversas. Elas podem representar tanto comunidades ou grupos locais, quanto diversos povos ou mesmo regies. A grande maioria delas est registrada em cartrio ou em processo de legalizao, desempenhando geralmente funes polticas de articulao interna e de representao intertnica. O papel poltico de reivindicao de direitos atravs das associaes indgenas deu corpo a o que os interlocutores denominam de movimento indgena. A trajetria dos trs indgenas que passaram a integrar a FEPI (como tambm de outros servidores que mais tarde vieram a fazer parte da SEIND) foram traadas em conjunto com este contexto poltico de formao das organizaes do movimento. Amarildo, Jorge e Jecinaldo, participaram de diferentes administraes da COIAB (frequentemente citada pelos interlocutores como uma das mais relevantes instituies indgenas do Brasil), bem como de outras organizaes, ocupando diferentes cargos presidente, tesoureiro, secretrio, vice-presidente, etc. Assim, tiveram uma intensa participao na vida poltica indgena antes mesmo de entrarem na FEPI o que, como vimos, foi um dos motivos que levaram Ademir a convid-los para participar da Fundao. Vale destacar que, apesar da ideia de um movimento indgena passar certa noo de homogeneidade, ela contempla diferentes posies polticas e pontos de vista, por vezes conflitantes, entre uma ou mais associaes e organizaes, ou entre grupos de associaes. Ao mesmo tempo, estar no governo, ou estar no movimento, so posies pensadas como circunstanciais e que suscitam uma srie de reflexes (mesmo que possam ser

19

vivenciadas simultaneamente ser servidor e participar do movimento). As trajetrias, os diferentes pertencimentos dos servidores e suas reflexes a respeito do papel que desempenham na SEIND sero abordados ao longo do terceiro captulo. No ano de 2002, Eduardo Braga6 foi eleito governador pelo Partido Popular Socialista (PPS), com o apoio do ex-governador Amazonino Mendes (PFL). De acordo com o atual secretrio da SEIND, Bonifcio Jos, do grupo Baniwa, Eduardo Braga investiu em reunies com o movimento indgena durante o perodo eleitoral, com o objetivo de conseguir apoio de seus eleitores. No ano de 2003, segundo Ozenete, aps Eduardo Braga ser eleito, o movimento se pronunciou e solicitou que houvesse indgenas na direo da FEPI. Bonifcio Baniwa, foi indicado pelo movimento para assumir a presidncia da FEPI juntamente com outros nove nomes, ele ento conta que foi escolhido pelo governador para assumir o cargo. O professor Ademir Ramos passou a dedicar-se exclusivamente Universidade. A formao da FEPI, nesse sentido, ocorre a partir de um movimento por parte tanto da prpria administrao pblica (que sentiu a necessidade de um departamento especfico para as questes indgenas que no atuasse apenas como um rgo consultivo), quando de um movimento poltico organizado por instituies e representantes indgenas. Bonifcio, como os demais indgenas, tambm havia traado sua trajetria at ento nas organizaes do movimento, participando tanto da Federao das Organizaes Indgenas do Alto Rio Negro (FOIRN), quanto da COIAB. Ressalta-se que a FOIRN e a COIAB so instituies que centralizam vrias associaes indgenas, podendo ser representantes de diferentes grupos ou comunidades. Desta forma, possuem uma regio de atuao que engloba diversas associaes locais. A COIAB, por exemplo, apesar de estar sediada em Manaus, possui tambm um escritrio em Braslia, e representa organizaes indgenas de toda a Amaznia legal. Logo que assumiu a diretoria da FEPI, Bonifcio mudou o nome de Fundao Estadual de Poltica Indigenista para Fundao Estadual dos Povos Indgenas, pois
a gente entendeu que a nossa presena, a nossa participao no governo (...) no era mais, vamos dizer assim, os cientistas, antroplogos, polticos pensando pelos indgenas, e sim os ndios construindo a poltica pblica. Isso foi aceito dentro do
6

O governador do estado do amazonas era Eduardo Braga, eleito em 2002, pelo Partido Popular Socialista (PPS). Os partidos que integravam a coligao eram: PPS, PFL, PTB, PDT, PSL, PTN, PSC, PSD, PSDC, PRP, PHS, PAN e PRONA. Eduardo Braga foi reeleito junto ao vice-governador, Omar Aziz, em 2006. No ano de 2010, Eduardo Braga se licenciou do cargo para disputar uma vaga para o Senado Federal pelo PMDB a qual foi eleito. No mesmo ano, Omar Aziz (PMN) assume o governo do Estado do Amazonas, e reeleito, sendo o atual governador do estado. No ano de 2011 Omar Aziz deixa o PMN para ajudar a fundar o PSD, seu atual partido.

20
governo, e comeamos a trabalhar o que era a poltica de etnodesenvolvimento, que voc ouvir respeitar o indgena. (Bonifcio Baniwa, em entrevista, 02/04/2012)

A chegada de um indgena na presidncia da FEPI foi considerada, por aqueles que participaram de tal processo, uma mudana em relao idealizao das polticas, ao funcionamento das rotinas administrativas da FEPI (como veremos no primeiro e no segundo captulo) e uma maior participao indgena dentro da estrutura da prpria administrao pblica. Ozenete conta que o governador deu o prazo de 90 dias para Bonifcio e sua equipe realizarem um planejamento de ao, juntamente com as lideranas e a populao indgena. Houve ento uma srie de reunies e conferncias em diferentes regies do estado, e a idealizao de um modelo de organizao denominado mesoregies (que ser abordado com mais detalhes durante o terceiro captulo, bem como a forma de recrutamento dos servidores indgenas). Para o momento, cabe destacar que o nmero de servidores indgenas na SEIND sofreu um progressivo aumento durante os anos, e o modelo de meso-regies lembrado como crucial para que isso ocorresse. Nesta mesma poca j havia a reivindicao, por parte das organizaes indgenas, da criao de uma Secretaria. Bonifcio conta que o governador alegava que a ideia de uma Secretaria precisava ser amadurecida o que ela seria e como ela seria. No ano de 2008 o ento governador Eduardo Braga foi reeleito, e em 2009, de acordo com a narrativa do secretrio Bonifcio aps anos de reivindicao do movimento indgena, ocorreu a criao de uma Secretaria voltada s polticas pblicas dos povos indgenas: a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND). interessante notar que apesar da pesquisa ter privilegiado as narrativas daqueles que participaram de tal momento enquanto servidores da FEPI (ou seja, funcionrios pblicos que tiveram papel ativo para que a SEIND se consolidasse), a Secretaria enunciada como uma conquista do movimento indgena. A lei 3.403/09 que dispe sobre a criao da SEIND tambm autoriza a extino da Fundao Estadual dos Povos Indgenas (FEPI), e transfere suas atribuies, finalidades e patrimnio, para a recm criada SEIND. A escrita de tal lei ocorreu entre representantes do movimento indgena, da FEPI, e do Conselho Estadual dos Povos Indgenas, rgo consultivo de assessoramento do governador, criado pelo decreto n 25.457, de 29 de Novembro de

21

20057. Aps a discusso e elaborao do texto, ele foi apresentado ao governador e enviado ao poder legislativo para votao. A SEIND, nesse sentido, possui uma situao institucional bastante frgil, uma vez que esta mesma lei pode ser revogada a qualquer momento. A escolha do Secretario tambm foi um processo bastante interessante. Grande parte do trabalho de campo foi dedicado leitura e anlise de documentos, cartas, emails, ofcios, entre outros (enfim, todo tipo de comunicao com a Secretaria) enviados tanto por indivduos ou organizaes indgenas, quanto de instituies da administrao pblica. A circulao de tais papis e os procedimentos administrativos decorrentes de sua movimentao sero abordados logo no primeiro captulo. Em um dos arquivos que continham tais documentos, encontrei uma srie de cartas do ano de 2009 com importantes informaes a respeito dos primeiros momentos da Seind como secretaria de estado. Nelas estavam presentes indicaes de nomes de indgenas de diferentes grupos para assumir, pela primeira vez, o cargo de Secretrio da (ainda no fundada) Secretaria Estadual para os Povos Indgenas (SEIND). Ao vasculhar o arquivo pude verificar a existncia de correspondncias enviadas de variadas regies do estado, representantes de diferentes organizaes e associaes indgenas. Os formatos e contedos das cartas variavam bastante: algumas haviam sido manuscritas, enquanto outras foram digitadas em computador; algumas indicavam um nome para ocupar o cargo de secretrio e elencavam a razo de t-lo escolhido, enquanto outras indicavam mais de uma pessoa; Algumas foram assinadas apenas pelo presidente da associao, enquanto outras continham diversas folhas repletas de assinaturas de todos os seus membros. Todas as folhas presentes no arquivo estavam presas umas as outras, o que aponta que para o fato de que no foram guardadas aleatoriamente. A primeira folha presente no arquivo parecia ordenar as demais. Era a ata da reunio onde as diversas cartas recebidas foram abertas. Ela continha no cabealho da folha um braso do estado do Amazonas, o logotipo do Conselho Estadual dos Povos Indgenas (CEPI), e o logotipo do governo do estado do Amazonas da gesto do governador Eduardo Braga. Logo abaixo do cabealho est, em letras maisculas, o assunto da Ata: ATA DA APURAO DA INDICAO DE NOMES PARA A SECRETARIA DE ESTADO DOS POVOS INDGENAS. Verifica-se que no ttulo
7

Anexo II. De acordo com o decreto de criao do Conselho, em sua composio esto presentes representantes de 28 instituies, das quais metade, 14, so organizaes indgenas.

22

consta Secretaria de estado dos povos indgenas, e no para os povos indgenas, tal como ocorre no nome atual. Em um curto pargrafo que segue logo abaixo do ttulo est especificada a data e o local da reunio, bem como as pessoas presentes. Havia representantes de 20 diferentes instituies, dessas vinte, treze correspondiam a organizaes indgenas, e sete instituies eram vinculadas administrao pblica. A Sesso de abertura das cartas, como enunciado pela Ata, foi realizada no dia 30 de Maio de 2009 e presidida pelo ento diretor presidente FEPI, Bonifcio Baniwa. Outro fator que merece destaque a presena de Jecinaldo Cabral, Sater-Maw, como titular da COIAB. Conforme mencionado anteriormente, ele foi o primeiro Secretrio de estado da SEIND e tambm participou da consolidao do DEPI a convite de Ademir Ramos, como vimos anteriormente. Aps a breve nomeao dos presentes, a ata continuava com uma tabela com trs colunas: Nome, Organizao-Regio-Municpio, e nmero de votos. Entre os indgenas listados nesta tabela, o que obteve a votao mais expressiva foi Jecinaldo Cabral, que acumulou 26 indicaes, seguido pelo atual secretrio Bonifcio, que registrou 17 votos. De acordo com outro documento presente no arquivo, foram abertas 57 cartas enviadas pelas bases, com representatividade de 88 Organizaes Indgenas. Ao final da folha h a assinatura de todos os participantes da reunio. Entre os nomes indicados temos treze indgenas de diferentes grupos e regies do estado; desses, cinco atualmente fazem parte do quadro de servidores da SEIND: Amarildo Machado, Tukano, assessor do Secretrio (que tambm integrou o DEPI e a FEPI, como anteriormente mencionado); Bonifcio, Baniwa, atual Secretrio; Jos Mario, Mura, atual Secretrio Adjunto; Lindomar (Linda), da etnia Marubo, chefe do Departamento Financeiro; e Zuza Cavalcante, Mayuruna, coordenador de Programas e Projetos no Departamento de Etnodesenvolvimento. Juntamente a ata da reunio de abertura das cartas indgenas estava outro documento com o ttulo Criao da Secretaria de Estado Para os Povos Indgenas, sem nenhuma data, cabealho, ou indicao de procedimento. Este documento reproduzido na sequncia:

Novembro de 2003 Solicitao da Criao da Secretaria pelas Lideranas na I Conferncia Estadual dos povos Indgenas; 19 de Abril de 2008 Elaborao do projeto de lei que dispe sobre a criao da

23 Secretaria de Estado para os Povos Indgenas; 28 e 29 de Abril de 2009 Reunio interna com os conselheiros indgenas para apresentao e apreciao da criao da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas/SEIND; 30 de Abril de 2009 Realizao da III Reunio Ordinria do Conselho Estadual dos Povos Indgenas com a participao dos 20 Conselheiros Indgenas e no indgenas para a definio do perfil e dos procedimentos administrativos para a escolha do Secretrio da SEIND. OBS: Perfil do Secretrio: Que seja indgena Que participe do movimento indgena; Que tenha compromisso com o movimento indgena; Que tenha boa relao com as organizaes indgenas, governo e organizaes no governamentais; Que tenha o mnimo de conhecimento da estrutura administrativa do Estado; Que no seja indicao partidria; Que tenha conhecimento bsico da lngua portuguesa, escrita e leitura em portugus; Que acate as decises do Conselho Estadual dos Povos Indgenas e; Que tenha o mnimo de conhecimento em legislao. Consulta s organizaes indgenas encaminhamento de Carta Consulta s organizaes indgenas para indicarem os candidatos ao cargo de secretrio conforme os requisitos estabelecidos pelo Conselho Estadual dos Povos Indgenas; 30 de Maio de 2009 Reunio extraordinria do Conselho Estadual dos Povos Indgenas para apreciao dos nomes indicados pelas lideranas indgenas, oportunidade em que foram lidas as 57 cartas encaminhadas pelas bases, com representatividade de 88 Organizaes Indgenas e apurados os votos para a formao da lista trplice a ser apresentada para o governador do estado. Obs: dos 28 conselheiros, participaram 21 membros;

As datas citadas neste documento ordenam os acontecimentos que antecederam a criao da Secretaria imprimindo certa perspectiva temporal a todo esse processo. A criao da SEIND pode ser pensada enquanto um desdobramento dessa srie de reunies e decises tomadas tanto por pessoas da administrao pblica, quanto pelos representantes do movimento indgena. O perfil de Secretrio delineado significativo nesse sentido, ao determinar, atravs dos itens 2, 3 e 8, o dever de um profundo comprometimento com as organizaes e estruturas indgenas: tanto o movimento quanto o Conselho. Por outro lado, o sexto item desvincula este movimento poltico de qualquer articulao partidria com governo, uma vez que estabelece que o Secretario no deveria ser indicao partidria. J os itens 5, 7 e 9 apontam para a relevncia do candidato dominar preceitos bsicos da forma de organizao estatal. Assim, conhecer basicamente sua estrutura

24

administrativa, legislao e dominar a leitura e escrita em lngua portuguesa surgem como condicionantes para a escolha do novo Secretrio. As prescries de tais itens demonstram a convergncia de duas diferentes estruturas e organizaes polticas que neste momento surgem como complementares. H, ento, a possibilidade de dar continuidade a uma poltica que at ento percorria seu caminho principalmente atravs de (mas no apenas) organizaes indgenas, mas agora, passa a ocupar um lugar diferente: uma secretaria de estado. A constituio da Secretaria, o objeto da pesquisa, de forma semelhante abertura da Copa Indgena, por si mesmo no aponta para uma suposta polaridade, mas evidencia a possibilidade de pensarmos alm dela ou mesmo desfaz-la. Como busquei pontuar nesta breve reconstruo de alguns dos momentos que antecederam a criao da SEIND, h a confluncia de diferentes movimentos que do corpo a uma poltica produzida tanto no interior da administrao pblica, quanto fora dela, em instituies do movimento indgena. Tendo em vista alguns dos pontos levantados nas pginas anteriores, o texto seguir a seguinte estrutura: O primeiro captulo dedicado s rotinas administrativas no interior da SEIND. A relevncia conferida a tais procedimentos surgiu logo nos primeiros momentos em campo: a negociao de uma contrapartida para a realizao da pesquisa. Atravs da elaborao dos documentos de regulamentao da contrapartida, foi possvel perceber como as rotinas administrativas no apenas movimentam e produzem papis, mas conectam pessoas, atualizam relaes, e geram diferentes reflexos no funcionamento da SEIND. A partir deste primeiro olhar a respeito da execuo das rotinas burocrticas, no segundo captulo, ser possvel compreender a Secretaria a partir das relaes desencadeadas pelos papis: quem se comunica com a Secretaria? Quais so as demandas que chegam a ela? Quais formatos tais papis seguem, e que foras polticas eles representam em um plano mais amplo de anlise? O objetivo deste captulo observar a forma com que elementos j sedimentados na burocracia estatal operam conjuntamente com elementos oriundos de uma forma especfica de se fazer poltica e de reivindicar direitos indgenas. O terceiro captulo, por sua vez, trata das trajetrias dos servidores da SEIND e do processo de tornar-se um servidor pblico. Objetiva-se refletir sobre a o processo de constituio de um servidor pblico indgena ou um tcnico indgena na Secretaria. Argumento que esta posio particular s pode ser ocupada por pessoas especficas, que

25

combinam diferentes qualidades. Essas qualidades, por sua vez, remetem a diferentes formas de estar na administrao pblica: como representante, como tcnico, como gestor, ou como indgena. O quarto e ultimo captulo se debrua sobre a forma com que a Secretaria produz as aes voltadas aos povos indgenas fator que ocorre principalmente atravs da escrita de projetos. O objetivo refletir sobre como a SEIND se coloca em relao s outras instituies do poder pblico e s organizaes indgenas. Olhando para um cenrio institucional mais amplo, abordo o Comit Gestor: uma estratgia de organizao de diferentes instituies (indgenas e no indgenas, a nvel municipal, regional, estadual e federal) que se ocupam da produo de polticas voltadas s populaes indgenas, e que coordenada pela SEIND em conjunto com a FUNAI.

26

Captulo 1: Rotinas, papis e demandas. Neste captulo abordo as rotinas administrativas da SEIND, com o propsito de descrever como a confluncia de diferentes elementos na produo e circulao de documentos conecta pessoas, atualiza relaes, mobiliza foras polticas e origina diferentes reflexos no funcionamento da instituio. A negociao para o incio da pesquisa no escapou da centralidade atribuda a tais processos burocrticos e, assim, apontou para a relevncia de um olhar cuidadoso acerca dos mesmos. Ao seguir o percurso de documentos e demandas que so despachados incessantemente, busco apontar como as relaes entre os servidores, as comunidades e organizaes indgenas, e os demais rgos da administrao pblica so parte integrante dos procedimentos burocrticos, de modo que os prprios limites entre a instituio e seu exterior se mostram contingentes e imprecisos.

1.1 Chegando SEIND Depois de caminhar pela tumultuada e barulhenta Avenida Sete de Setembro, um dos principais eixos de movimento de pessoas, carros e mercadorias no centro manauara, chega-se a uma praa de uma tranquilidade contrastante. Belssimas edificaes histricas bem preservadas, que atualmente so ocupadas por instituies da administrao pblica8, compem o cenrio da chegada SEIND. A Secretaria est situada em uma modesta edificao de dois andares, que complementa, mesmo que de forma coadjuvante, o conjunto arquitetnico da praa - cujo principal elemento , sem dvida, o grande Pao Municipal. Logo ao atravessarmos a porta de entrada e subirmos os poucos degraus nos deparamos com uma escrivaninha atravessada no estreito corredor com os dizeres: Identifique-se aqui. Esta a Recepo da SEIND, improvisada frente falta de espao no prdio. A forma com que a escrivaninha est disposta tambm cumpre um papel funcional: impossibilitar o acesso de pessoas no identificadas s dependncias da Secretaria. As primeiras vezes em que estive na SEIND, tive meu nome e nmero de documento anotado pelos funcionrios da portaria, procedimento de rotina para todos os visitantes. Com o passar do tempo e provavelmente em funo da frequncia da minha presena, tal procedimento passou a no mais ocorrer. J nos ltimos dias do trabalho
8

Pode-se citar como exemplos o Arquivo Pblico, a Secretaria da Justia e o INSS.

27

de campo, os funcionrios registravam meu horrio de expediente (chegada e sada da Secretaria), como ocorre com os servidores. Como estratgia para iniciar a pesquisa optei pela realizao de entrevistas, buscando, em um primeiro momento, delinear alguns aspectos do processo de constituio e do funcionamento atual da Secretaria a partir da narrativa da trajetria de alguns servidores. Neste processo (e em outros vrios momentos) tive grande ajuda de uma das servidoras da SEIND, Chris Lopes. Chris Coordenadora de Pesquisa e Sociodiversidade do Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI) e foi a primeira pessoa com quem estabeleci contato na Secretaria. Formada em Cincias Sociais, atualmente est finalizando o mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). J tendo atuado enquanto membro do comit de tica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA), Chris Lopes encarregada de atender os pesquisadores que buscam a instituio como foi meu caso9. Seguindo as indicaes de Chris Lopes, privilegiei a realizao de entrevistas com os servidores (no caso, servidoras) que acumularam mais tempo de trabalho junto Secretaria. A partir da foi possvel conhecer um pouco mais de perto a rotina da SEIND e do trabalho desenvolvido pelas entrevistadas, j que grande parte das conversas foi realizada em seus ambientes de trabalho, sendo poucas as vezes em que elas optaram pelo silncio de uma sala reservada. Durante as entrevistas tambm surgia a oportunidade de falar sobre aspectos da pesquisa, ainda em fase inicial, ao mesmo tempo em que os demais servidores se familiarizavam com minha presena no ambiente da Secretaria. Logo ao chegar SEIND eu informava aos responsveis pela portaria com quem iria conversar. Eles ento me acompanhavam at a sala do entrevistado e anunciavam minha chegada. Uma das frases que se tornou recorrente logo nos primeiros dias de trabalho de campo e que, muitas vezes, antecedeu as entrevistas foi: ele(a) est despachando, tem que esperar um pouco..., s vezes com algumas variaes como: a Professora (Chefe de Gabinete) est com o Secretrio, despachando, logo chega. Durante a espera pelas pessoas que estavam despachando, era inevitvel eu me perguntar: o que despachar? O que as pessoas tanto despacham?

Atravs de conversas informais, soube que a Secretaria j foi objeto de pelo menos dois trabalhos de pesquisa de alunos do curso de Cincias Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A minha pesquisa foi a primeira a ser realizada na instituio em nvel de mestrado.

28

Figura 3: Fachada da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND).

Figura 4: Portaria da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas (SEIND). Enildo Lopes, sentado, e Waldenias Monteiro, de p. Ao lado, podemos observar caixas de artesanato Baniwa de uma organizao que estava em reunio com o Secretrio.

O ato de despachar, cotidiano ao ambiente da SEIND, consiste na principal atividade que autoriza a circulao de papis internamente e para alm da Secretaria: os

29

diversos papis no apenas circulam entre salas, departamentos e outras instituies, mas so despachados de um lugar para outro. Cada vez que um documento ou papel muda de lugar, seja este uma sala, uma mesa ou uma instituio, recebe uma assinatura, possivelmente um carimbo, o registro da data e hora em que foi despachado10 e, grande parte das vezes, segue para seu novo destino com algumas recomendaes. Assim, a trajetria percorrida, bem como o tempo de circulao dos papis, so registrados neles prprios atravs de tais procedimentos burocrticos. Esse conjunto de atividades constitui o despacho. Segundo um acordo verbal estabelecido entre os servidores da SEIND, a data de recebimento dos papis e o final de seu processo de circulao interna (etapa em que se espera que j exista uma resposta ao envio do papel, construda progressivamente durante sua circulao), deve se prolongar por no mximo quinze dias. Isso nem sempre ocorre e, muitas vezes, suscita certa insatisfao por parte dos servidores. O principal motivo levantado pelos mesmos a existncia de diferentes variveis que incidem no tempo levado pelos papis que iro percorrer determinado trajeto: viagens, prazos para entrega de projetos, alterao de calendrio de editais, acmulo de trabalho, entre outros. Tais variveis, no entanto, no suprimem as etapas de tal processo de circulao altamente formalizado (e que so incessantemente executadas pelos servidores, como veremos a seguir), mas do margem a variadas estratgias adotadas no sentido de tornar tais processos mais dinmicos. O acordo verbal anteriormente citado, bem como a nfase na comunicao entre os servidores, so alguns exemplos que sero retomados na sequncia. Desta forma, ao tentar compreender o despacho no ambiente da Secretaria, fui levada a perceber a centralidade ocupada pelos papis nas atividades cotidianamente desempenhadas pelos servidores. A relevncia conferida aos despachos de papis, por sua vez, apontou para a possibilidade de pensar a SEIND a partir da circulao dos mesmos, e revelou a reflexividade dos servidores a respeito dos procedimentos burocrticos cotidianamente executados. Deve-se destacar que o ato de despachar adquire uma importncia fundamental nesta anlise ao ser parte integrante de um processo mais amplo de produo de documentos (ainda que a presena de papis dentro da SEIND seja mais abrangente do que aqueles despachados). Nesse sentido, busco pensar a forma com que cada despacho,

10 Ressalva-se que nem sempre a data e a hora dos despachos esto registradas nos documentos.

30

ou cada estgio de circulao, passvel de produzir diferentes efeitos tanto nos prprios papis que circulam (que so progressivamente modificados a cada etapa e, no momento em que so arquivados, j sustentam o status de documentos) quanto na prpria Secretaria (j que sua circulao coloca em movimento no s os papis, mas tambm pessoas vinculadas a diferentes esferas de representatividade poltica, como veremos na sequncia). Em sua etnografia Persona, Agencia y Estado, Brgida Renoldi (2010) investiga as rotinas judiciais em um Juzgado Federal de Instruccin, na Argentina. Ao acompanhar situaes cotidianas do Juizado, a autora percebeu que a execuo dos processos burocrticos suscetvel tanto criatividade das pessoas, quanto aos meios materiais necessrios para que eles ocorram (que nem sempre so utilizados da maneira prescrita). De forma semelhante, o esforo realizado neste captulo busca refletir sobre a centralidade da circulao de papis e demais procedimentos burocrticos, e suas diferentes potencialidades: mobilizar e conectar pessoas, atualizar relaes, mobilizar foras polticas, e originar diferentes reflexos nas rotinas administrativas da SEIND. Assim, como Renoldi (2010) sugere, a dupla agncia de pessoas e papis provoca efeitos que escapam s funes anteriormente designadas a tais processos; justamente essa possibilidade de superao que nos permitiria perceber o mecanismo burocrtico em movimento, tornando possvel o prprio funcionamento institucional (2010:106). Destaca-se que olhar para os papis enquanto forma de compreenso de processos mais amplos nos coloca frente a um vocabulrio especfico, em que o acionamento de certas categorias na escrita dos textos carregados pelos papis evidencia sua conexo com outras esferas. Atentando para tal questo, as palavras destacadas em itlico sero tratadas enquanto categorias nativas, que requerem um olhar mais cuidadoso na anlise que segue.

1.2 O campo de papis A prpria insero no campo para a realizao da pesquisa no escapou centralidade dos papis. Aps o primeiro contato com a Secretaria realizado em outubro de 2011, ocasio em que foi possvel conhecer alguns de seus servidores e conversar a

31

respeito da realizao de uma pesquisa cujo tema central seria a prpria instituio, foi requerida a elaborao de um projeto de pesquisa que deveria ser enviado SEIND. Tal projeto, solicitado pela servidora Chris Lopes, responsvel por atender este tipo de demanda, deveria passar pela anlise dos tcnicos da SEIND e do secretrio de estado, que decidiriam pelo aceite ou no da realizao da pesquisa. Ao enviar o projeto, direcionei o e-mail a dois tcnicos: a prpria Chris Lopes e tambm a Ageu Vilcio, responsvel pela Coordenao de ndios na Cidade (tema que me despertava interesse por estar vinculada ao Grupo de Etnologia Urbana do Laboratrio de Antropologia Urbana da Universidade de So Paulo). Ageu Vilcio indgena sater-maw e ocupa o cargo de Assessor na Coordenao de Promoo Social no Departamento de Promoo dos Povos Indgenas (DEPI) o mesmo departamento da servidora Chris Lopes. No sei ao certo qual foi a circulao do projeto que encaminhei, no entanto, ao escrever manifestando minha vontade de retornar a Manaus no ms de fevereiro de 2012 com o objetivo de dar incio a um perodo de trabalho de campo de trs meses de durao, recebi uma resposta afirmativa. Ao chegar capital amazonense, iniciou-se o dilogo com Chris Lopes a respeito da forma como a pesquisa seria conduzida. A servidora mencionou que a SEIND faz uso de alguns documentos no sentido de regulamentar as pesquisas realizadas na instituio: o Termo de Anuncia Pesquisa (TAP) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE Anexo III). O Termo de Anuncia Pesquisa (TAP) apresentado pela servidora consiste em um documento de duas pginas divididas em nove itens; cada um deles tem suas especificidades abordadas em distintos tpicos. A forma do documento, atentando aqui tanto para a diagramao da folha, quanto para o vocabulrio acionado, demonstra grande similaridade a um contrato jurdico. A reproduo integral desse documento, na sequncia11, ser realizada tanto no sentido de propiciar uma reflexo sobre as novas condies de negociao e regulamentao da pesquisa antropolgica, quanto em funo de exprimir um modo de operar que caracteriza a dinmica da SEIND.

TERMO DE ANUNCIA PRVIA Pelo presente a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas, com CNPJ 11.126.029.0001-30 e endereo Rua Bernardo Ramos, 179, Centro, Manaus/AM, atravs de seu Secretrio de
11

Alguns dados foram suprimidos no sentido de manter a privacidade dos interlocutores.

32 Estado, Bonifcio Jos, brasileiro, [estado civil], com CPF [xxxx], est ciente e concorda com a realizao do projeto de pesquisa de dissertao ndios e no ndios na administrao pblica: uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas do Estado do Amazonas, da mestranda Tiemi Kayamori Lobato da Costa do Programa de PsGraduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Paran (PPGAS/SCHLA/UFPR), nos seguintes termos: 1 Dos objetivos da pesquisa: Objetivo Geral: Refletir sobre os desdobramentos do movimento indgena a partir de sua relao com a administrao pblica na Secretaria de Estado para os Povos Indgenas SEIND. 2 Sujeitos envolvidos na pesquisa: Servidores da SEIND. 3 - Da forma como vai ser conduzida a pesquisa Trata-se de uma pesquisa etnogrfica que utilizar como instrumentos de coleta de dados: a) o levantamento documental de informaes sobre a SEIND a fim de reconstruir a trajetria de criao da Secretaria; b) acompanhar, documentar e registrar o processo interno dirio da Secretaria na administrao pblica, buscando perceber a forma com que as polticas pblicas voltadas s populaes indgenas so elaboradas; c) refletir sobre a trajetria dos funcionrios indgenas e no indgenas da Secretaria, atividade que ser realizada por meio de entrevistas; d) levantar o relacionamento interinstitucional da Seind com outras instituies do Governo e fora dele, com as organizaes indgenas e no indgenas, a fim de refletir sobre o modelo de gesto de polticas pblicas. 4 Dos materiais biolgicos e recursos genticos a serem pesquisados No haver utilizao de materiais biolgicos e recursos genticos nesta pesquisa. 5 Da utilizao do conhecimento tradicional associado, da propriedade intelectual e da publicao dos resultados da pesquisa A SEIND entende por publicao os artigos em peridicos, coletneas, relatrios, laudos, gravaes, vdeos, teses ou dissertao aprovada e quaisquer obras de acesso pblico impresso ou digital. As informaes sobre ndios e no ndios na administrao pblica obtidos a partir da etnografia da SEIND, podero ser publicadas pela pesquisadora desde que cumpra os seguintes requisitos: - dar acesso ao manuscrito integral em portugus SEIND para que esta, no prazo mximo de 30 dias, possa exercer seu direito de manifestao, comunicando por escrito seu consentimento ou indicando as partes no autorizadas para publicao; - em qualquer caso de publicao, o pesquisador obrigado consignar a colaborao da SEIND. - um exemplar de cada publicao dever ser entregue SEIND; - os conhecimentos tradicionais identificados no sero patenteados. 6 Dos impactos ambientais, sociais e culturais da pesquisa A realizao deste projeto de pesquisa no prev impactos negativos ambientais, sociais ou culturais SEIND. 7 Do oramento do projeto As despesas com o projeto sero sustentadas pela pesquisadora e instituio qual ela est inserida: Universidade Federal do Paran (atravs de bolsa de estudos). 8 Da repartio de benefcios A SEIND define como benefcios quaisquer bens, produtos e/ou servios oriundos do projeto

33 de pesquisa e que podem ser repartidos, a exemplo de publicaes e capacitaes. Para esta pesquisa no haver repartio de benefcios econmicos. A SEIND ser beneficiada com os resultados: - registro e documentao das atividades desenvolvidas pela Secretaria durante o perodo da pesquisa de campo (Maro a Maio de 2012); - divulgao da Secretaria, bem como destaque para as atividades realizadas pela mesma, em eventos acadmicos dos quais a pesquisadora participar (congressos, reunies, grupos de pesquisa, entre outros); - compartilhamento de pesquisas e publicaes acadmicas dos grupos de pesquisa dos quais a pesquisadora faz parte, a saber: Ncleo de Antropologia Urbana NAU, vinculado Universidade de So Paulo USP; Ncleo de Estudos Amerndios NEA, vinculado Universidade Federal do Paran UFPR; e Ncleo de Antropologia da Poltica, do Estado e das Relaes de Mercado NAPER, vinculado Universidade Federal do Paran UFPR. 9 Compromisso do proponente O pesquisador se compromete : - entregar uma cpia da tese (e todas as outras publicaes a partir dela) SEIND; - garantir o direito da SEIND em retirar-se da pesquisa em qualquer fase sem que isto lhe cause implicaes jurdicas ou econmicas; - destacar a participao da SEIND na pesquisa. Este Termo de Anuncia no substitui a aprovao do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Tendo lido e concordado com os termos acima descritos, assinam as partes envolvidas na pesquisa. Este TAP validado pela Ata da reunio realizada com as partes envolvidas.

__________________________ Bonifcio Jos Secretrio de Estado para os Povos Indgenas

__________________________ Tiemi Kayamori Lobato da Costa Pesquisadora

Manaus, 19 de Maro de 2012.

Mesmo que em um primeiro momento minha posio tenha sido de desconforto a respeito da assinatura de tal documento, justamente por se tratar de algo ainda controverso e pouco frequente na pesquisa antropolgica, mais tarde, refletindo sobre a maneira como ele foi elaborado, bem como sobre a relevncia conferida aos despachos na SEIND, tornou-se possvel retornar a tal questo com um novo olhar. Em primeiro lugar, o Termo de Anuncia Pesquisa (TAP) foi apresentado a mim de forma incompleta: eu deveria terminar de preench-lo de acordo com os dados

34

contidos em meu projeto, com destaque reproduo integral de seu objetivo geral e objetivos especficos12. Sendo assim, no inadequado dizer que participei de sua elaborao. Nota-se tambm que a estrutura do documento provavelmente foi inspirada por outro Termo de Anuncia previamente existente; um indcio disso o item quatro, que dispe sobre o uso de materiais biolgicos e recursos genticos, o que no se aplica a uma pesquisa realizada em uma repartio pblica como a SEIND. Desta forma, tal documento foi elaborado a partir de dois conjuntos diferentes de informaes: seu contedo foi em parte retirado do projeto de pesquisa (ao realizada por mim), e em parte constitudo a partir de uma fonte desconhecida. Assim, ao incorporar trechos do meu projeto de pesquisa no TAP, possvel dizer que a Secretaria passa a assumi-los como sendo tambm os dela. Ao assinar o termo, estou me comprometendo com as prprias questes de pesquisa esboadas por mim que tambm passam a fazer parte dos compromissos com a instituio e com meus interlocutores e vice-versa. O Termo de Anuncia, nesse sentido, estabelece um compromisso recproco entre a pesquisadora e os pesquisados a partir de um processo conjunto de construo de tal documento (ainda que a iniciativa seja oriunda de um dos lados). Um dos compromissos firmados no Termo de Anuncia a Pesquisa (TAP) seria a elaborao e o uso de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a ser assinado por todos os servidores que participassem da pesquisa atravs de entrevistas. Tendo em vista que o Termo de Consentimento tambm deveria ser aprovado pelos tcnicos da SEIND, e j tendo a experincia de colaborar com a elaborao do Termo de Anuncia, no momento de escrita deste segundo documento busquei me aproximar de um formato que reproduzisse a formalidade e o contedo do anterior (ANEXO I). O TCLE, nesse sentido, reproduz os objetivos contidos no TAP que, por sua vez, reproduz (mas no somente) os objetivos do projeto. Destaca-se que o Termo de Anuncia, alm de ter gerado o Termo de Consentimento, deu origem a outro documento: um Parecer em relao pesquisa. Este novo documento, que deveria ser assinado somente pelo Secretrio de Estado, consiste em um texto de uma pgina que emite uma avaliao a respeito do Termo de Anuncia (que, por sua vez, foi elaborado pela prpria Secretaria, ainda que com minha participao), autorizando a realizao da pesquisa. Da mesma forma que nos outros documentos, o Parecer tambm incorpora partes do Termo de Anuncia ao qual se
12

As partes preenchidas por mim no Termo de Anuncia foram destacadas em itlico.

35

refere, acrescentando ainda algumas disposies. A recomendao foi de carregar o Parecer comigo cotidianamente, e apresent-lo caso algum servidor tivesse dvidas em relao aos dados que poderiam ser acessados o que no foi necessrio durante a pesquisa na SEIND. Imagino que isso deva ter ocorrido porque, alm de passar por um procedimento de integrao (em que fui apresentada a todos pela Coordenadora de Recursos Humanos, Karlene), durante a pesquisa foi possvel estabelecer certa relao com os servidores que dispensou o papel. Remontando forma com que tais processos foram desencadeados, temos, inicialmente, o requerimento da elaborao de um documento expondo minhas intenes e objetivos: o projeto de pesquisa. Na sequncia, observamos tal projeto sendo tratado como uma demanda a ser analisada pelos tcnicos da SEIND. Temos a resposta ao projeto a partir da elaborao de um documento que busca regulamentar a realizao da pesquisa: o Termo de Anuncia Pesquisa (TAP). Vimos que a forma seguida pelo Termo de Anuncia foi incorporada de um documento desconhecido, j seu contedo foi parte retirado do projeto e parte consistiu em novos elementos. Tal Termo, por sua vez, requer o uso de outro documento na realizao da pesquisa: o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que surge enquanto um compromisso de minha parte em relao Secretaria e/ou aos servidores entrevistados (tomados individualmente). Sua elaborao tambm foi de acordo com o formato buscado pelo Termo de Anuncia, incorporando partes de seu contedo. Posteriormente, temos o Parecer em relao ao prprio Termo de Anuncia emitido pela Secretaria, que refora os objetivos estabelecidos nos documentos anteriores oriundos primeiramente do projeto elaborado. Embora o contedo dos documentos parea ser o mesmo, cada um cumpre um fim especfico, no podendo ser substitudo por outro. O processo de produo destes quatro documentos evidencia seus padres e tambm peculiaridades: ao utilizar certo formato e vocabulrio reproduzindo partes uns dos outros, e ao acrescentar novas disposies (dando origem a mais documentos), cada um deles passa a ser insubstituvel - o que tambm permite que cumpram diferentes papis. Tal dinmica permite a observao de um processo em que um documento prexistente e de origem incerta (ao menos para mim), condiciona o surgimento dos demais. Nesse sentido, os papis colocam certas regras que devem ser seguidas tanto por mim quanto pelos servidores, ao mesmo tempo em que so multiplicados por ns mesmos.

36

A regulamentao da situao de pesquisa atravs do contrato tem sido acionada em contextos contemporneos e, de certa forma, est ligada a formas contratuais que vm de outras esferas. A antropologia, disciplina que desde sua consolidao busca continuamente refletir sobre seus processos de produo de conhecimento, tem procurado analisar as consequncias que isso pode trazer realizao das etnografias, tanto por parte dos pesquisadores quanto dos seus interlocutores. No caso especfico aqui ilustrado, foi possvel perceber que embora a assinatura de tais termos no seja uma prtica comumente observada na pesquisa antropolgica, em outras reas, isso um padro. Desta forma, acredito que este desdobramento est perfeitamente alinhado aos processos e dinmicas que acompanhei dentro da Secretaria: todos devidamente registrados em papel. Ao mesmo tempo, preciso levar em conta que, por um lado, temos uma pesquisadora desconhecida, vinda de uma regio distante, e inexperiente; e, por outro, uma instituio pblica imersa em uma conjuntura bastante complexa de interao, muitas vezes tensa, tanto com o prprio governo do estado quanto com organizaes indgenas, o que justificaria certo cuidado com a minha presena. No posso dizer ao certo se esses foram os motivos que levaram elaborao do Termo de Anuncia e, mais tarde, de um Parecer a respeito do mesmo. No entanto, de suma importncia mencionar que nem o Termo, nem o Parecer foram assinados. Na poca em que tais documentos foram elaborados o Secretrio encontrava-se fora da cidade e, aps seu retorno, o assunto no voltou tona. Talvez este fato aponte muito mais para a relevncia do processo de produo de tais documentos e para minha disposio a assin-los, do que para o contrato em si e seus efeitos. A novidade de tal forma de regulamentao, nesse sentido, parece ter se dado no apenas pelo lado da pesquisadora, mas tambm consistiu em uma experimentao pelo lado dos prprios pesquisados. Foi durante este momento de negociao que um dos itens contidos no TAP tomou grande importncia: o Compromisso do Proponente. De acordo com Chris Lopes, para a realizao da pesquisa na SEIND espera-se que o interessado oferea alguma forma de contrapartida. Assim, busca-se o estabelecimento de compromissos no somente antes e aps o trabalho de campo (como o compartilhamento dos resultados e a entrega de uma cpia da dissertao, por exemplo), mas tambm durante sua realizao.

37

A conversa com a servidora da SEIND seguiu a partir de um exemplo: Se voc soubesse utilizar o Excel de forma avanada, poderia propor um curso de Excel para os servidores. Meu repertrio de Excel era mnimo, bem como o de cursos que poderia oferecer. Conversando mais um pouco, Chris levantou que durante a reunio de Planejamento Estratgico, momento em que realizado, ao comeo do ano, um balano do trabalho na e da Secretaria, surgiu como questo a insuficincia de dados relativos s demandas oriundas da sociedade. Em outros termos, no seria possvel avaliar o que a sociedade espera da SEIND de acordo com a servidora. A ausncia de um registro sistemtico sobre por que as pessoas procuram a SEIND tambm dificultaria o acompanhamento, por parte dos servidores, das atividades realizadas em outros departamentos, impossibilitando traar um quadro geral da instituio. No era possvel saber quantas demandas chegam Secretaria por ms ou mesmo quais seriam as mais recorrentes; assim, seria de extrema importncia tentar desenvolver algum sistema de catalogao. Buscando de alguma forma coletar dados para pensar as demandas, e mais uma vez seguindo as recomendaes de Chris Lopes, dei incio a um trabalho bastante manual: tabelar todos os registros de pessoas ou instituies que procuraram a SEIND em janeiro e fevereiro de 2012 (meses que antecederam o trabalho de campo), e outubro e novembro de 2009 (os dois primeiros meses de funcionamento da SEIND como uma Secretaria de Estado). Estabelecemos que esta atividade integraria minha contrapartida durante a realizao da pesquisa.

1.3 As demandas

A tarefa de tabular as demandas, que inicialmente parecia bastante manual, se mostrou muito interessante: ao mesmo tempo em que minha presena na Secretaria no mais dependia da realizao de entrevistas (pois agora eu tinha uma funo que permitia acompanhar o cotidiano da SEIND), os servidores passaram a me ver ao computador, digitando tabelas e mexendo em papis e pastas como a maioria deles no dia-a-dia. Ao lidar com as demandas fui gradativamente percebendo que elas forneciam uma via de acesso compreenso das relaes entre a SEIND e seus diferentes interlocutores, assim como do prprio funcionamento da Secretaria que, em grande

38

medida, um efeito das numerosas demandas que recebe. A partir da materialidade das demandas, comearam a surgir conexes entre as rotinas administrativas e o exterior da secretaria, bem como entre seus prprios departamentos e servidores. A sala em que passei a trabalhar era uma diviso do Gabinete do Secretrio, onde tambm trabalha um de seus assessores e duas estagirias (que a maior parte do tempo pareciam estar bastante atarefadas, constituindo praticamente a expresso fsica do movimento dos papis indo de uma sala a outra). Fui alocada justamente no local de maior prestgio da SEIND: perto da sala do secretrio, juntamente com seus assessores e ao lado da sala da chefe de gabinete. Ao mesmo tempo, acredito que este local possibilitava certo controle, por parte deles, a respeito das atividades que eu estava desenvolvendo.

Figura 5: A assessora Keli Oliveira na sala da chefe de gabinete, Ozenete Aguiar. Ao fundo esto algumas das pastas que contm as demandas analisadas na pesquisa.

O trabalho que eu deveria desenvolver olhando para aquela enorme quantidade de demandas era separar os papis recebidos e verificar o contedo de cada um deles qual era a demanda contida nele (caso houvesse), quem foi o autor do documento, de onde veio e o tempo que permaneceu em circulao na Secretaria. As demandas dos meses de janeiro e fevereiro de 2012 estavam arquivadas em pastas com os dizeres Documentos Recebidos e organizadas de acordo com as instituies que as

39

encaminharam SEIND. Tambm havia outras pastas e arquivos que continham mais documentos recebidos ou expedidos em anos anteriores. Note-se que, ao serem arquivados nas pastas (portanto, ao encerrarem sua circulao, ao menos temporariamente, j que uma pesquisadora vinda de longe pode resgat-los), os papis recebidos j sustentam o status de documentos e contm algum despacho capaz de interromper sua movimentao.

As pastas com que lidei tinham sido organizadas da seguinte forma: demais secretarias e rgos do governo do estado se encontravam em uma pasta; as demandas oriundas de instituies pblicas federais estavam organizadas em outra pasta; e, com um volume maior de documentos, na terceira pasta estavam organizadas as demandas das Organizaes Indgenas. Nesta ltima se encontravam, alm de ofcios e cartas circulares de associaes e organizaes indgenas, demandas individuais. As demandas que chegam SEIND so as mais diversas, podendo ser enviadas por indivduos ou coletivos indgenas (esses ltimos podem ou no estar institucionalizados sob a forma de associaes). Apesar da multiplicidade de contextos que podem dar origem a demandas, a fala do chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, no indgena, tcnico em pesca e com ps-graduao em gesto ambiental, revela a existncia de alguns critrios que operam no sentido de organizar a forma como elas sero tratadas:
Chegam demandas individuais, chegam demandas de comunidades, e chegam demandas em nome de organizaes indgenas. A poltica adotada pela secretaria, dado os critrios de acesso a recursos, que s tem como atender ou tentar atender as demandas em nome de um grupo, e que esse grupo esteja formalizado por meio de organizao indgena. Ento o atendimento basicamente por meio de organizaes indgenas. As que chegam por meio individual ou comunitrio, a gente procura inform-los que temos as limitaes para estar atendendo as demandas de grupos no formais, dado nosso oramento, que se a gente tivesse um oramento maior at daria para estar atendendo. Como no tem e o oramento limitado, como a gente faz: recebe a demanda e, em conjunto com a organizao indgena, procura transformar essa demanda em um projeto para que seja captado esse recurso e que esse recurso seja passado para a organizao. (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012)

As demandas, de maneira geral, podem conter pedidos de bens materiais, como aquisio de barcos, motores, construo de malocas, passagens fluviais etc., ou ento tratar de assuntos no materiais, como requerimentos para a elaborao de projetos, reconhecimento poltico, pedido de visitas tcnicas e agendamento de reunies, entre

40

outros. Vale destacar que uma demanda que inicialmente poderia ser vista como no material, tal como a elaborao de um projeto, pode ser um meio para adquirir um bem material: a construo de uma maloca. O funcionamento da Secretaria estreitamente vinculado ateno destas demandas. As demandas individuais, bem menos frequentes que aquelas oriundas de grupos, geralmente so manuscritas em papel sulfite ou mesmo folhas de caderno. Dentro de um universo de 103 demandas tabuladas referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2012, apenas seis eram provenientes de indivduos desvinculados de qualquer instituio. Grande parte das vezes solicitavam apoio jurdico ou financeiro em casos especficos. O exemplo a seguir de uma demanda individual que foi manuscrita em folha sulfite. Como as demais demandas, esta tambm se enderea ao Secretrio, saudando-o formalmente. Bastante pontual, seu remetente solicita passagem fluvial no trecho Manaus Santa Isabel do Rio Negro, municpio do norte amazonense:

"O motivo dessa solicitao, que no estava no meu planejamento, que a minha sogra faleceu, no incio dessa semana, vtima de picada de cobra, no municpio de Santa Isabel do Rio Negro, deixando minha esposa s com duas crianas, fazendo com que meu regresso fosse antecipado. (Fonte: Arquivo SEIND.)

Demandas como esta aparentam ser entregues em mos na Secretaria, j que no h registro de passagem pelos Correios, como selos ou envelopes. Pelo padro seguido por tais cartas (bastante semelhante ao formato utilizado na produo de documentos na prpria Secretaria), no de se estranhar que tenham sido escritas na prpria instituio, provavelmente com o auxlio de algum servidor. Das demandas deste tipo a que tive acesso, nenhuma foi atendida. Os despachos contidos nelas repetiam a frase informar a impossibilidade de atender, por vezes mencionando a falta de recursos da instituio, e sempre foram realizados no primeiro estgio da circulao: o gabinete do Secretrio13. Podemos citar como outro exemplo de demanda o seguinte ofcio emitido por uma associao indgena da regio do centro amazonense. A Associao requer a elaborao de um projeto para a construo de um galpo, configurando uma demanda simultaneamente material e no material. No cabealho est o logotipo da associao e seu nome, logo abaixo o nmero do ofcio, local e data. Percebemos que existe grande

13

As etapas de circulao dos documentos sero tratadas adiante.

41

preocupao com o vocabulrio e o formato utilizados pela associao na escrita da demanda:

[Logotipo da Associao] Ofcio n XXX [Municpio], 21 de Setembro de 2009 Ao Exmo. Senhor Jecinaldo, Secretario de Estado.

Prezado senhor, Ao cumpriment-lo, solicitamos apoio tcnico para elaborao de projeto para construo de um galpo para armazenamento e beneficiamento de babau. Sendo o que temos a tratar no momento, desde j agradecemos a ateno e compreenso. Atenciosamente, [Assinatura do presidente da associao]. Fonte: Arquivo SEIND

Na pgina seguinte est um esboo do galpo que a associao deseja construir, especificando suas dimenses e tambm as medidas do muro para cerc-lo. Como mencionado anteriormente, demandas como esta so encaminhadas aos tcnicos da SEIND para a escrita dos projetos, tarefa realizada geralmente em conjunto ou atravs da consulta s Associaes, para ento serem submetidos a editais de outras instituies pblicas. Esse processo ser detalhado no Captulo 3. O contraste entre ambas as demandas demonstra que as que solicitam bens materiais diretamente Secretaria tm sua circulao restrita, sendo logo nos primeiros despachos comunicada a impossibilidade de atendimento, enquanto aquelas que solicitam apoio para a escrita de projetos so frequentemente atendidas. Mais que isso, elas compem uma das atividades centrais da secretaria. Conforme citado anteriormente, existem demandas que no so relacionadas a bens materiais ou apoio financeiro. Um exemplo o seguinte ofcio emitido por uma associao indgena da regio do Alto Solimes, datado de 30 de Outubro de 2009 (ou seja, alguns meses aps a criao da SEIND). Seguindo o mesmo formato da demanda

42

anterior, o que o ofcio requer o reconhecimento da associao remetente junto Secretaria:

[logotipo da Associao] OFICIO CIRCULAR N XXXX [Municpio], AM. Assunto: Informao

Senhor Secretrio, Viemos atravs deste oficio encaminharmos a v. Senhoria, a nossos prstimos, parabenizando a funo e da nomeao concretizado no governo Eduardo Braga, estamos felizes, que o companheiro de luta est no poder, temos a convico e plena certeza vai mostrar a sua competncia, que somos capazes de assumir responsabilidade em qualquer instncia. Aproveitamos do ensejo de encaminharmos o nome dos representantes das organizaes ou associaes constitudas no municpio de [nome do municpio]. Solicitamos o reconhecimento das organizaes ou associaes indgenas do municpio. Segue as relaes das seguintes organizaes ou associaes e seu presidente, a baixo relacionada: [Lista das organizaes e associaes] Justificativa: (...) queremos que a nossa organizao indgena constituda no municpio seja conhecida, no aceitamos intermedirios, como sempre vem acontecendo que dependia de outra liderana do outro municpio, queremos que mantenham contato direto atravs de representantes. Muito evento acontece, mas o representante das organizaes no so convidados para participar do movimento. Diante deste ofcio, solicitamos do senhor secretario da SEIND que registre e faa encaminhamento s outras secretarias estaduais se fizer necessrio, confiamos no senhor para articular o reconhecimento dos parentes que precisam de apoio. Assim sendo, fortaleceremos a poltica indgena de base, junto s autoridades constitudas no nosso estado. Sem mais no momento para solicitar, agradecemos a compreenso de todos.

[Assinatura do presidente da associao]. [Municpio], 30/10/2009 Fonte: Arquivo SEIND

O assunto da demanda bastante significativo: Informao. Notamos que a associao informa SEIND quais seriam as outras associaes legtimas no municpio e, ao mesmo tempo, solicita seu reconhecimento por parte da Secretaria. Por outro lado, ao pedir reconhecimento Secretaria, a associao tambm acaba por conferir legitimidade instituio enquanto espao de poltica indgena na administrao pblica. A nfase na capacidade poltica indgena presente na demanda acaba por produzir um ns indgena: [ns] somos capazes de assumir responsabilidade em

43

qualquer instncia. O acionamento do termo parentes no sentido de sugerir a inexistncia de diviso entre os parentes que esto no governo e os parentes que esto nas associaes tambm opera nesse sentido: confiamos no senhor para articular o reconhecimento dos parentes que precisam de apoio. O documento emitido pela associao tambm carrega certa noo de conquista com a criao da SEIND que, ao mesmo tempo, confere sentido sua existncia: um espao indgena no Estado. Tal espao legitimado no momento em que a associao pede para que a SEIND repasse essa informao para outras secretarias estaduais. Desta forma, se anteriormente as associaes citadas no eram reconhecidas pelo governo, a partir do momento em que a SEIND criada e ocorre a nomeao de um companheiro de luta para o poder, isso passa a se tornar possvel. A demanda, nesse sentido, diferencia a Secretaria das associaes e organizaes indgenas e, ao mesmo tempo, confere a ela um lugar legtimo dentro da administrao estatal que permite a articulao com outras reparties do estado.

***

Apesar de o contedo ser bastante varivel, possvel perceber que as maiores diferenas so as que distinguem as demandas individuais das demandas institucionais. Por outro lado, as demandas institucionais, tanto oriundas da administrao pblica (inclusive da prpria SEIND), quanto das associaes indgenas, so bastante semelhantes em termos formais. As demandas individuais a que tive acesso solicitavam elementos pontuais, majoritariamente passagens de barco para diferentes localidades do estado. Tal tipo de pedido tambm foi realizado por algumas associaes indgenas, no entanto, os despachos foram os mesmos: informar a impossibilidade de atendimento. Nenhuma das demandas individuais havia sido digitada ou enviada eletronicamente, eram todas manuscritas, no vocabulrio utilizado era possvel perceber certo cuidado na escolha das palavras, no entanto o texto era bem mais simples do que aquele encontrado nas demandas oriundas de instituies. Estas iniciavam, geralmente, com o logotipo da associao indgena ou rgo pblico no cabealho da folha, seguido do nmero do ofcio ou carta circular (se existente), municpio e data. Logo abaixo se colocava o assunto, por vezes os remetentes, por exemplo: Caciques indgenas e demais lideranas da [nome da

44

associao]. Todas as demandas tm como destinatrio o Secretrio14. A opo mais utilizada pelas associaes indgenas para se referirem ao Secretrio : Senhor Secretrio, enquanto as instituies pblicas optam por: ao Exmo. Senhor Secretrio. Aps essa introduo, geralmente seguem um ou dois pargrafos que expem o assunto a ser tratado, finalizando com a assinatura do titular do rgo pblico ou da associao indgena. Nota-se que no caso das associaes mais de uma pessoa pode assinar, como em situaes em que a demanda tenha sido escrita em uma reunio com vrios participantes. A este conjunto de elementos so incorporados mais tarde, pelos servidores da SEIND, os diferentes carimbos, assinaturas e encaminhamentos dos despachos. A busca por determinado vocabulrio e formato no momento de produzir os documentos de regulamentao da pesquisa, bem como a tentativa de aproximar as demandas de tais parmetros, aponta para a relevncia conferida a uma forma de comunicao especfica com a administrao pblica ou entre os rgos que a compem. A SEIND, rgo relativamente novo, acaba por reproduzir (e assim tambm produzir) tais parmetros, orientando as associaes indgenas a fazerem o mesmo. Nesse sentido, tais rotinas administrativas, que j se encontram sedimentadas no universo da burocracia estatal, evidenciam certo modo de fazer que ultrapassa a Secretaria e as associaes e preexistem a elas. No entanto, possvel perceber que tais rotinas so incorporadas pelas instituies e seus agentes em um processo de aprendizagem coletiva de estar/se relacionar com o estado. As falas que exponho na sequncia exemplificam tal questo. A primeira do chefe de Departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, que narra uma reunio ocorrida entre a SEIND e diversas organizaes indgenas. A segunda reflexo de Ageu Vilcio, indgena sater-maw, servidor do Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas, que discorre sobre o relacionamento com outras secretarias a partir de sua experincia enquanto servidor da SEIND:
Ano passado a gente fez um encontro governo do estado e povos indgenas (...) e a gente aproveitou para apresentar a realidade da SEIND. (...) Ento mostramos tudo o que a Secretaria, qual o papel de um tcnico na secretaria, como que funciona a transformao de uma demanda, como chega a demanda deles pra gente. Tem muita que chega manual, manuscrito, indgena no coloca telefone, no tem nada... Eu disse: parente, fica difcil atender isso aqui porque s sei o nome de quem ta pedindo. No sei
14

Em certa ocasio (que ser narrada logo na sequncia) produzi uma demanda endereada a um dos tcnicos da SEIND (e no ao Secretrio). Fui prontamente corrigida pelo tcnico uma vez que o Secretrio deveria ser o destinatrio do documento.

45
onde o cara mora, no tem contato, no tem nada. Como eu vou atender? Primeiro que no tem oramento, segundo que eu poderia transformar isso aqui em um projeto. Mas como eu vou transformar uma simples folha [em projeto]?!. A gente escaneou, mostrou na reunio: parente, olha aqui o que chega: pedido de uma caixa de frango, pedido de rancho, a Secretaria no para estar atendendo individualmente, para atender coletivo. A eles: Poxa a gente no sabia... Tem tcnicos que so nossos, que esto l dentro [da SEIND], que vem de vez em quando na regio e que nunca falaram disso pra gente aqui. (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012)

Se voc for analisar aqui dentro, o movimento te olha e pensa: o parente t l, vai nos ajudar, mas se o sistema no te permite que tu o ajudes, ou tu no crias estratgia para que isso reflita nas bases, acaba te quebrando, te queimando. Voc tem que pensar: tem um sistema que precisa ser trabalhado, fazer com que isso aqui reflita em polticas pblicas para as bases, estou falando isso tecnicamente, mas no nada fcil, porque o sistema tambm fechado. (...) Quando vou a outras secretarias e falam isso [pedir por escrito], no fao. Eu sei que vai dizer no tem. Qual a possibilidade de ns trabalharmos juntos?, ah, ns temos isso e isso. A eu vou escrever, mas vou diretamente nisso que voc tem, que voc pode me ajudar, entendeu? Mas isso no deve acontecer. Segundo a cartilha do servidor pblico eu no posso fazer essa articulao sem autorizao da minha chefe, do meu superior... (...) Tem um fluxograma... (...) Mas isso aqui uma construo. (Ageu Vilcio, em entrevista, 11/04/2012)

A fala de Cristiano mostra que algumas demandas tm maior possibilidade de ser atendidas ou transformadas em projeto: aquelas cuja identificao dos remetentes clara (nome, telefone ou endereo) e que no configuram pedidos individuais (como caixa de frango, ou passagens fluviais, como citado anteriormente). Vale destacar que ele se refere a demandas enviadas por organizaes ou indivduos indgenas para a Secretaria e, apesar de no ser indgena, utiliza o termo parentes, o que passa certa noo de unidade entre a Secretaria e as organizaes. J Ageu em sua fala parece compreender que o sistema muitas vezes no est em consonncia com as comunidades indgenas, por isso precisa ser trabalhado. Assim, em um primeiro momento, faz referncia aos indgenas que vo SEIND procurar auxlio para alguma questo e recebem a resposta de que devem realizar um encaminhamento por escrito o que nem sempre efetivo, considerando-se os limites oramentrios e as normas administrativas a serem observadas. Ageu expe sua experincia enquanto servidor de ir a outras secretarias pedir auxlio, e constata que muitas vezes o encaminhamento por escrito no suficiente, sendo acionado apenas depois de outras formas de comunicao entre ambas as instituies.

46

Os dois casos, no entanto, nos mostram que o processo de lidar com as rotinas administrativas dos rgos pblicos compreende a aprendizagem da melhor forma de faz-lo, que passa no apenas pela formalidade escrita das demandas, mas tambm pela experincia e pela aprendizagem de se relacionar com as instituies pblicas seja enquanto servidor, ou enquanto representante de alguma associao.

***

Olhando para os documentos produzidos e para as falas dos servidores a respeito das rotinas administrativas, foi possvel perceber que certas categorias podem ser utilizadas carregando diferentes sentidos. A prpria palavra demanda, por exemplo, pode ser associada a um universo poltico de reivindicao de direitos e, simultaneamente, operar enquanto categoria burocrtica na SEIND - uma maneira de classificar certos papis. Desta forma, os despachos, documentos e carimbos, que inicialmente podem ser identificados com certo universo burocrtico, acabam por se misturar, nos papis recebidos e encaminhados, s demandas, reivindicaes e solicitaes vindas de indivduos ou coletivos indgenas. Ao elaborar projetos e produzir documentos, a SEIND acaba por consagrar esta confluncia de palavras e significados em forma de texto, tratando-os enquanto documentos oficiais. O fato de todas as demandas serem formuladas atravs de textos e se materializarem em papis para assumirem essa condio, j que demandas verbais no so reconhecidas plenamente como demandas, configurou um aspecto de grande importncia na anlise. Em certa ocasio, levei Secretaria uma carta que solicitava a realizao de uma visita tcnica a uma comunidade indgena sater-maw, no municpio vizinho de Manaquiri. A entrega da carta em mos foi o pedido de um colega que no se encontrava em Manaus. Ele j havia feito toda a negociao para a visita pessoalmente semanas antes (conversa que acompanhei), e a carta, requerida pelo servidor da SEIND, consistiria apenas em uma oficializao do pedido. Frente falha de comunicao via e-mail e telefone, meu colega no encontrou alternativa seno pedir que eu intermediasse a negociao. Imprimi a carta na prpria Secretaria e a entreguei ao tcnico responsvel pela autorizao da visita (o mesmo que havia conversado comigo e meu colega dias antes). Para minha surpresa o tcnico pegou a carta e foi at a portaria, onde o porteiro realizou o despacho registrando a data de recebimento, e em seguida se dirigiu chefe de gabinete (a prxima parada da carta), pedindo que ela

47

tentasse dar os encaminhamentos o quanto antes, j que a data para a visita se aproximava. Assim, nota-se que uma atividade - visita comunidade sater-maw - que, teoricamente, independe de portaria, chefe de gabinete e talvez da prpria autorizao do Secretrio - pois j havia sido previamente negociada por meu colega com a prpria comunidade e com o tcnico responsvel por sua realizao - precisou primeiramente se materializar em papel para ter validade frente administrao da Secretaria. Mais que isso, esse papel precisava realizar determinado percurso para se tornar vlido: passar pela portaria, depois pelo gabinete do secretrio, pelo chefe de departamento para, finalmente, chegar s mos do tcnico que fez o requerimento de sua prpria existncia. S assim a carta seria passvel de desempenhar a funo esperada agendar a visita. Como este exemplo demonstra, ao chegar Secretaria via Correio, fax, e-mail, ou mesmo quando entregues pessoalmente, os papis sempre recebem o primeiro despacho das mesmas pessoas: os dois funcionrios encarregados da portaria, contratados atravs de uma empresa terceirizada. A escrivaninha onde as pessoas so recebidas logo que chegam SEIND equipada com carimbos, canetas e folhas; com esses materiais so realizados os despachos dos papis. Nem todos os papis chegam SEIND pela porta de entrada: ao contrrio, muitos deles so enviados eletronicamente (via fax ou e-mail), ou mesmo produzidos no local com assistncia de alguns dos servidores que transformam as demandas verbais em documentos. Mas mesmo quando tais papis chegam aos porteiros no formato de e-mails impressos no andar de cima, ou fax recebidos pelo gabinete do secretrio, ali que se inicia o registro da circulao. Em sua pesquisa intitulada A Burocracia Vista do Cartrio, Danilo Souza Pinto (2007) se debrua sobre os procedimentos adotados nos cartrios para compreender o modus operandi de um setor especfico da burocracia estatal brasileira15. Refletindo sobre a autenticao de assinaturas, o autor coloca:
Desta maneira, ao associar pessoas concretas a nomes e assinaturas, estas pessoas passam a ser burocraticamente inteligveis, e a ao contida no documento passa a ser lida como legtima perante o Estado, pois foi assimilada pelo idioma falado por este, aps o cumprimento de todos os procedimentos necessrios. Agora esta ao existe oficialmente, pois foi traduzida para o idioma do oficial. De um papel, passou a documento legtimo. (Souza Pinto, 2007:69).

15

Deve-se destacar que desde a Constituio de 1988 os cartrios no so mais rgos estatais, e sim, servios exercidos em carter privado por delegao do poder pblico.

48

Embora partindo de um contexto diferente de anlise, as reflexes de Souza Pinto ajudam a compreender que o esforo realizado no sentido de transformar as demandas em papel proporciona sua inteligibilidade Secretaria. Mais que isso, evidenciam um modo especfico de fazer diferentes elementos existirem dentro das instituies pblicas: atravs do papel. Ainda que as demandas que chegam SEIND surjam a partir de diferentes contextos (algumas delas, inclusive, j sendo reconhecidas como documentos), sua entrada na Secretaria sempre padronizada. Isso significa no apenas uma padronizao burocrtica na produo de documentos a partir de um formato especfico, mas tambm a necessidade do cumprimento de determinado percurso entre as salas e departamentos da SEIND (que, por sua vez, centralizado e determinado pelo gabinete do Secretrio). So esses dois requisitos que permitem a passagem do no-oficial para a oficialidade dos carimbos, assinaturas e despachos. A partir das reflexes anteriores possvel notar uma forma de apreenso do mundo de fora da SEIND atravs dos papis. Olhar para as demandas enviadas, nesse sentido, permite pensar a Secretaria enquanto ponto de convergncia de diversas expectativas projetadas tanto por aqueles que procuram a SEIND, quanto por aqueles que se relacionam com ela de outra forma. Essas mltiplas expectativas (que grande parte das vezes se materializam em documentos tratados enquanto demandas) acabam por colocar em questo, continuamente e cotidianamente, o que deveria ser uma administrao pblica indgena, tanto nas diferentes esferas a partir das quais so projetadas, quanto para a prpria Secretaria. A simultaneidade de ambos os processos tambm acaba por delinear os contornos da prpria SEIND, inclusive negociando os limites entre dentro e fora contextualmente. Assim, atravs das demandas e documentos que circulam percebemos a emergncia de diferentes formas de compreenso da Secretaria, que podem produzir um ns indgena que alia outras instituies pblicas SEIND, ou a SEIND s associaes indgenas, mas tambm pode contrapor tais mbitos: instituies pblicas versus SEIND, ou SEIND versus associaes, etc. A passagem do no oficial para o oficial atravs de diferentes procedimentos burocrticos, nesse sentido, tambm faria parte desse constante movimento de negociao, incorporando elementos de fora (supostamente no estatais) linguagem estatal, e vice-versa (um exemplo j citado nesse sentido a prpria categoria demanda que atua organizando certos tipos de papis).

49

Estas expectativas projetadas, ainda que sejam discrepantes, demonstram ter uma incidncia muito concreta nos processos internos instituio, pois ao mesmo tempo em que constroem (mesmo que de forma fragmentria) o que deveria ser uma administrao pblica indgena para diferentes agentes, obrigam quem est dentro a construir uma resposta uma resposta de Secretaria de governo. Um exemplo que ilustra esta questo a forma com que se deu a atual configurao do Departamento de Etnodesenvolvimento (DETNO). Este departamento, ao lado do Departamento de Promoo dos Direitos Indgenas (DEPI), considerado de atividade fim da Secretaria, ou seja, onde so escritos os projetos a partir das demandas ou definidas as aes da Secretaria16. Na lei de criao da SEIND, o DETNO composto por seis diferentes gerncias (Gerncia de Produo, Negcios e Desenvolvimento Sustentvel, Gerencia de Extrativismo, Gerencia de Turismo e Meio Ambiente, Gerncia de Cultura, Esporte e Lazer, Gerncia de Fortalecimento das Organizaes Indgenas, Gerncia de Mudanas Climticas e Pesquisa) e uma assessoria de apoio administrativo. No entanto, o chefe de departamento, Cristiano, comentou que a equipe ficava sobrecarregada em determinadas reas, fazendo com que outra configurao se tornasse mais interessante:
A gente verificou que as demandas que chegam dos povos indgenas tm um quantitativo maior em determinada rea. Um exemplo: a demanda maior era de agricultura familiar. Ento acabava que o Gerente de Produo acabava ficando um pouco sobrecarregado. (...) O segundo era de fortalecimento: tinha muito pedido de apoio para assemblia, para criao de organizaes indgenas, e acabava que esse gerente ficava muito sobrecarregado. Ento ns fizemos a avaliao e achamos por bem montar uma estrutura extinguindo as gerncias especficas. Foi montada para 2011 uma estrutura com duas coordenaes dentro do departamento (...). (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012)

Atualmente o departamento organizado em duas coordenaes. A primeira de Territrio da Cidadania, e possui dois servidores. Eles so encarregados de lidar com a questo de projetos ambientais e de agricultura familiar. A segunda gerncia de Programas e Projetos, que possui cinco servidores. Sua atribuio elaborar e dar apoio a projetos que visem a realizao de eventos voltados articulao das associaes indgenas - tanto em seus passos iniciais, quanto depois de formadas. H, inclusive, um servidor que se ocupa basicamente da parte jurdica da criao de uma associao, e redige os estatutos e regimentos internos das associaes quando necessrio. Notamos

16

Essas questes sero retomadas nos captulos seguintes.

50

assim que a ateno s demandas, alm de conformar a principal atividade dentro da SEIND, movimentando papis e definindo certas funes dos servidores, tem grande influncia na prpria forma com que Secretaria se estrutura.

51

Captulo 2: Espaos, despachos e pessoas.

Neste captulo irei tratar do desencadeamento e atualizao de relaes atravs dos procedimentos administrativos anteriormente descritos, localizando-os no tempo, espao e hierarquia interna da SEIND.

2.1 Movimentos e Hierarquias: a organizao interna da SEIND. A sala em que passei a trabalhar era justamente o local de maior prestgio da SEIND: uma diviso do gabinete do secretrio, juntamente com seus assessores e ao lado da sala da chefe de gabinete. L tambm ficavam duas estagirias (que a maior parte do tempo pareciam estar bastante atarefadas, constituindo praticamente a expresso fsica do movimento dos papis indo de uma sala a outra). Ao mesmo tempo, este local possibilitava certo controle, por parte deles, a respeito das atividades que eu estava desenvolvendo. A sala possua uma grande estante com diversas pastas e arquivos, alguns recentes e outros ainda da extinta Fundao Estadual dos Povos Indgenas - FEPI. Tal cenrio bastante comum na SEIND: todas as salas possuem grandes estantes repletas de arquivos e pastas coloridas com muitos documentos; alis, existem duas ou trs salas menores da Secretaria destinadas exclusivamente para o armazenamento de mais documentos.

52

Figura 6: Espao onde a pesquisadora passou alguns dias tabelando as demandas presentes nas pastas e arquivos da foto.

Olhando para o espao fsico da SEIND na figura abaixo, e tendo em vista a movimentao dos documentos descrita no captulo anterior, podemos perceber que os papis transitam por toda extenso da Secretaria, conectando todas as salas, departamentos e servidores da SEIND uns aos outros:

53

Figura 7: Planta respectivamente do primeiro e do segundo andar da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas SEIND. Fonte: Elaborao prpria

A movimentao dos documentos atravs dos despachos tambm evidencia um forte fator hierrquico: com exceo da portaria, a circulao vai do gabinete do secretrio aos gerentes, passando por praticamente todos os cargos intermedirios. Se realizarmos um exerccio imaginativo e traarmos a rota de um documento em relao ao organograma da SEIND, ser possvel perceber que ele percorre as diferentes posies de cima a baixo. H um caminho institucional traado pelos documentos que consiste em diferentes posies hierrquicas e certo desencadeamento automtico de sua circulao, evidente atravs desta mesma hierarquia as diferentes posies so paradas quase obrigatrias para os documentos. este o caminho que se encontra registrado pelos despachos. O funcionograma a seguir aponta os servidores que ocupam as diferentes posies institucionais e, no caso dos indgenas o grupo a que pertencem. Durante a realizao da pesquisa a Secretaria possua 38 servidores, 18 indgenas e 20 no indgenas. Esses elementos sero retomados adiante.

54

Figura 8: Funcionograma da SEIND, 2012. Fonte: SEIND.

Como anteriormente mencionado, todos os papis que chegam SEIND, sem exceo, so despachados para o Gabinete do Secretrio logo ao lado da mesa da recepo. Nesta sala trabalham a chefe de gabinete, Ozenete, sua assessora, Keli, e duas estagirias (uma no perodo da manh e outra tarde). Ozenete a servidora com maior tempo de Secretaria, presente na instituio desde a criao da FEPI. Os demais servidores demonstram ter grande respeito por ela, chamando-a de professora. A partir da avaliao do contedo dos papis, realizada tanto pela chefe de gabinete quanto pelo prprio secretrio, eles so encaminhados (sempre atravs de despachos) para os demais departamentos. Na ausncia do Secretrio Bonifcio, Ozenete quem administra os despachos. H, nesse sentido, grande centralizao na figura do Secretrio e de sua chefe de gabinete, que avaliam pessoalmente toda forma de comunicao com a Secretaria via papis.

55

Figura 9: Recorte da planta do primeiro andar da Secretaria Sala do secretrio e de seus assessores, e da chefe de gabinete.

A mais alta posio hierrquica na SEIND o cargo de Secretrio de Estado. A ele esto diretamente subordinadas duas secretarias: a Secretaria de Gesto e Planejamento (SEGPLAN), encarregada de coordenar as atividades correspondentes ao Departamento de Administrao e ao Departamento Financeiro, situados no primeiro andar; e a Secretaria Adjunta (SEA), encarregada das atividades fim da Secretaria, correspondentes ao Departamento de Promoo dos Povos Indgenas e ao Departamento de Etnodesenvolvimento ambos localizados ao segundo andar17. Como podemos observar no funcionograma e na figura que segue, o cargo de Secretrio de Gesto e Planejamento est vago. O atual secretrio de estado, Bonifcio Baniwa, era seu ocupante anterior. Quando o ento secretrio de estado Jecinaldo, Sater Maw, licenciou-se para concorrer ao cargo de deputado estadual pelo Partido da Mobilizao Nacional (PMN)18 em 2010, Bonifcio, que j havia sido diretor presidente da Fundao Estadual dos Povos Indgenas (FEPI), assumiu a SEIND interinamente. O governador do Estado, Omar Aziz19, at a atualidade no nomeou outro secretrio de
17

No organograma acima, as duas secretarias subordinadas ao Secretrio esto em azul e os departamentos em laranja. No texto, as Secretarias sero marcadas em negrito, e os departamentos estaro sublinhados.
18

Durante a campanha Jecinaldo teve o apoio do ento e atual governador Omar Aziz, tambm integrante do PMN. No entanto, no foi eleito. 19 O governador Omar Aziz atualmente integra o Partido Social Democrtico (PSD). Assumiu o governo do estado do Amazonas em 31 de Maro de 2010, aps a renncia do ento governador Eduardo Braga para disputar uma vaga no Senado. Foi reeleito no ano de 2010, tomando posse ao ano de 2011. o atual governador do estado.

56

estado, desta forma, a Secretaria de Gesto e Planejamento segue funcionando apenas com uma servidora e nenhum secretrio. Todos os documentos envolvendo questes financeiras ou administrativas so enviados Secretaria de Gesto e Planejamento (SEGPLAN), localizada no final do corredor da sala de espera. Aps os papis passarem pela nica servidora da SEGPLAN, Dyenne, so encaminhados para um dos dois departamentos localizados no mesmo corredor: o Departamento de Administrao ou o Departamento Financeiro (um ao lado do outro).

Figura 10: Recorte da planta do primeiro andar da Secretaria Sala da Secretaria de Gesto e Planejamento, e Departamento de Administrao.

Quando os papis so encaminhados para os departamentos, seu recebimento sempre atravs de seus respectivos chefes. Assim como Dyenne, a chefe do Departamento de Administrao (DEAD), Tarcila, tambm no indgena. Iniciou em 2001 sua trajetria em instituies pblicas na Fundao Estadual dos Povos Indgenas (FEPI), que mais tarde deu lugar SEIND. A servidora narra que durante os anos de atuao na FEPI e na SEIND ocupou diferentes cargos, sempre no setor administrativo. A mudana entre um cargo e outro vinculada por Tarcila transio de governo ou mudana de secretrios. Alm dela, o departamento possui quatro funcionrios: um assessor de informtica, Vielo, e trs gerentes: de Recursos Humanos, Karlene, no indgena, que entrou na SEIND como estagiria; de Material e Patrimnio, Weminsont, no indgena e, na poca da pesquisa de campo, recm-contratado; e de Servios Gerais e Transporte, Adail, Munduruku.

57

Figura 11: Recorte da planta do primeiro andar da Secretaria Sala do Departamento Financeiro, Sala do Departamento de Ateno aos Povos Indgenas, sala da Assessoria de comunicao e Assessoria Jurdica.

A chefe do Departamento Financeiro (DOFIN), Lindomar Marubo (Linda), iniciou cedo sua trajetria em organizaes do movimento indgena, mas sempre atuando na parte administrativa. Segundo sua narrativa, foi eleita pelos Marubo, para represent-los na FEPI (este processo de indicao de nomes ser detalhado no prximo captulo). O departamento tambm possui outras trs servidoras: a gerente de Contabilidade, Rosimar, no indgena, esposa de Marcos Apurin, que na poca da pesquisa era diretor da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB); a gerente de Oramento e Finanas, Dorota, no indgena, que junto a Ozenete fez parte da FEPI e atualmente acumula mais de dez anos de trabalho ininterruptos entre FEPI/SEIND; e uma assessora, Luciene, no indgena, e formada em Administrao. Ainda no primeiro andar, est a sala da Assessoria de Comunicao onde trabalha o jornalista Isaque Jnior e uma estagiria. Logo ao lado e acessvel pela mesma entrada, est a sala do advogado Valdemir da Silva, responsvel pela Assessoria Jurdica. Papis cujo contedo pode transform-los em demandas, como cartas de associaes indgenas, por exemplo, so despachados para a Secretaria Executiva Adjunta (SEA), no andar de cima.

58

Figura 12: Recorte da planta do segundo andar da Secretaria Secretaria Executiva Adjunta.

O Secretrio Adjunto, Jos Mario, Mura, iniciou sua trajetria como professor, tendo se formado no Magistrio indgena em 2003. Indicado pelo movimento indgena de Autazes, municpio do norte amazonense onde participa deste 1990 do Conselho Indgena Mura (instituio que ajudou a criar), Jos Mario assumiu em 2000 a funo de conselheiro do Conselho de Educao Escolar Indgena, vinculado Secretaria de Educao do Estado do Amazonas, em Manaus. No ano de 2003 chefiou o setor de educao da COIAB para, em 2005, entrar na FEPI, inicialmente na parte administrativa. Em seu gabinete trabalha sua assessora, Antnia, tambm indgena da etnia Miranha, e um estagirio no indgena. O Secretrio Adjunto, Jos Mario, quem ir encaminhar as demandas para o Departamento de Etnodesenvolvimento ou para o Departamento de Promoo dos Povos Indgenas.

Figura 13: Recorte da planta do segundo andar da Secretaria Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas.

59

O Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI) possui uma chefe de departamento, Rose Meire, e sete servidores. Rose Meire, no indgena, formada em Administrao e chegou na FEPI em 2004 convidada para integrar o gabinete do diretor presidente. No entanto, conta que um ano depois, foi para a reafim, onde diz gostar de trabalhar. O departamento est organizado em trs coordenaes. Na coordenao de Promoo Social esto Amarildo Maciel, Munduruku, e Sinsio, Ticuna. Amarildo foi presidente do Conselho Estadual de Educao Escolar Indgena da Secretaria de Educao do estado. Teve grande atuao na organizao indgena de sua regio, Vale do Javari, de acordo com os outros servidores, principalmente no processo de demarcao da Terra Indgena que engloba sua comunidade de origem. J Sinsio Ticuna foi vereador pela cidade de So Paulo de Olivena, municpio onde se localiza a comunidade qual pertence. Na poca da pesquisa de campo, tinha como um dos principais objetivos na Secretaria fortalecer o movimento indgena de sua regio. Na coordenao de Pesquisa em Sociodiversidade est a servidora Chris Lopes, j mencionada anteriormente, e Miquelina, indgena Tukano. Miquelina tem a atuao voltada principalmente causa das mulheres indgenas, e participou de diferentes organizaes vinculadas regio do Alto Rio Negro, como a Federao das Organizaes Indgenas do Alto Rio Negro (FOIRN) e a Associao das Mulheres Indgenas do Alto Rio Negro (AMARN). Na coordenao de Promoo Cultural, Esporte e Lazer est Rafael Costdio, Ticuna, que participou de organizaes indgenas do Alto Solimes, e seu assessor, tambm Ticuna, Deniziu, formado em um curso voltado a lideranas indgenas na COIAB. Ageu Sater-Maw, anteriormente mencionado igualmente oriundo do movimento indgena , tambm integra o departamento na qualidade de Assessor.

60

Figura 14: Recorte da planta do segundo andar da Secretaria Departamento de Etnodesenvolvimento.

Como mencionado, o Departamento de Etnodesenvolvimento (DETNO) organizado em duas coordenaes: de Territrio e Cidadania, e de Programas e Projetos. O departamento possui oito servidores e dois assessores. Cristiano, no indgena, o chefe do DETNO, e chegou FEPI em 2007. Seu primeiro contato com a Fundao foi atravs de um projeto de manejo de castanha que estava sendo executado pela instituio em conjunto com a Agncia de Floresta do Amazonas (AFLORAM), autarquia vinculada Secretaria de Desenvolvimento Sustentvel e Meio Ambiente, onde trabalhava na poca. Aps tal experincia, Cristiano foi convidado pelo prprio Secretario Bonifcio a compor o quadro de servidores da SEIND. Na coordenao de Territrio e Cidadania est Ronisley, no indgena, tambm convidado a integrar o quadro da SEIND em funo de suas qualidades tcnicas, assunto que ser retomado na sequncia. Na coordenao de Programas e Projetos esto trs indgenas: Zuza Mayuruna, Jurandir Tenharin e Claudio Apurin, e uma servidora no indgena: Rosa dos Anjos. Zuza e Claudio, antes de iniciarem suas atividades na SEIND, integraram organizaes do movimento indgena, sendo indicados pelas mesmas para integrar o quadro da Secretaria. J Jurandir Tenharin enfatiza sua formao em tcnico agrcola e a no vinculao a nenhuma organizao; segundo o mesmo, est na SEIND por suas competncias tcnicas.

61

Escutar os servidores da SEIND narrando suas trajetrias permitiu perceber que, enquanto para alguns, ressaltar o pertencimento a alguma organizao indgena pareceu mais importante, para outros, o preparo tcnico era o que deveria ser enfatizado. Nesse ltimo caso, percebi a atuao destes servidores em setores vinculados a atividades administrativas (como o caso de Jurandir Tenharin e Linda Marubo). J para Sinsio Ticuna, por exemplo, a Secretaria pensada enquanto um mecanismo para o fortalecimento das organizaes indgenas. Por outro lado, os servidores no indgenas sempre abordam certa qualificao acadmica para estar na Secretaria, geralmente mencionando o curso em que se formaram ou esto frequentando. Esta breve descrio dos departamentos e servidores da SEIND tambm nos permite perceber que a circulao de papis no s coloca os processos internos da Secretaria em movimento, como tambm conecta agentes estatais que possuem diferentes trajetrias: participantes de diversas organizaes indgenas, servidores oriundos de diferentes regies do estado, indgenas de diferentes grupos, tcnicos formados em variadas reas, entre outros. Ao circularem, os documentos mobilizam no s pessoas, mas foras polticas representativas em diferentes planos: organizaes, regies e grupos assim como saberes tcnicos.

2.2 Tomando providncias: a movimentao de papis e relaes. As distintas formas de circulao dos papis evidenciam que eles carregam diferentes qualidades. A transformao de um papel em documento (colocando-o em circulao) ou seu depsito em arquivo (interrompendo sua circulao e, assim, no produzindo outros efeitos institucionais) depende no somente de seu contedo, mas da avaliao das pessoas que iro receb-lo e encaminh-lo (ou no) para outros setores. Embora o trnsito dos papeis sempre se d em conformidade com a hierarquia da instituio, durante a circulao que so produzidas as prprias condies pelas quais os papis so enviados a um lugar ou outro ou seja, quem o mais qualificado para atender determinada demanda, com base em critrios que sero detalhados mais adiante. Ainda que os despachos encaminhem os documentos para um ou outro lugar, muitos deles contm informaes bastante genricas. A chefe do Departamento de Administrao (DEAD), Tarcila, relatou:

62 (...) dentro do processo tem uma folha de despacho, que a gente chama. L cada um d um despacho. (...) s vezes tem um monte de despacho que no diz quase nada. (Tarcila, em entrevista, 13/04/2012).

A categoria despacho praticamente como auto-explicativa, pois na folha de despacho que cada um d um despacho. No entanto, apesar de cada despacho ser diferente (e insubstituvel, uma vez que carregam um carimbo e assinatura que asseguram que o percurso do documento foi cumprido de forma adequada) algumas vezes eles contm mensagens semelhantes:
s vezes a Ozenete manda um despacho que diz assim SEGPLAN para
providncias. A maioria assim... Mas que providncias?! A gente faz isso porque, como eu disse, todo mundo j sabe o que tem que fazer, para agilizar a gente acaba colocando para providncias. Quando chega aqui com a Dyene ela j sabe se tem que mandar para mim ou se para o DOFIN. A quando ela manda para mim, ela coloca a mesma coisa: para providncias. Quando chega l comigo eu j sei quais so as providncias. A eu mando para o Emerson ou para a Karlene, e eles tomam as providncias. Ou seja: a gente j sabe o que tem que fazer. (Tarcila, em entrevista, 13/04/2012).

Como pode ser observado, o que recorrentemente acrescentado no despacho de um servidor para outro so as solicitaes de providncias. Mesmo que tais recomendaes sejam bastante semelhantes, parecendo imprecisas, constituem exemplos de como cotidianamente so compartilhados certos cdigos compreensveis apenas aos que fazem parte do ambiente da Secretaria: supe-se que todos saibam quais so as providncias. A afirmao de que a gente j sabe o que tem que fazer e o uso de um vocabulrio especfico como demandas, providncias e despachos de maneira auto-evidente demonstra uma forma especfica de se estar na Secretaria - mais que isso, uma forma de fazer a administrao pblica que compreende um processo de aprendizagem e condicionamento na execuo de tais cdigos. No entanto, como se aprende quais so as providncias que devem ser tomadas? Mesmo que os procedimentos burocrticos aqui citados sejam executados inmeras vezes ao dia por todos os servidores, impossvel precisar da onde surgiram tais regulamentaes. A ao dos servidores, no entanto, orientada e promovida de acordo com tais regras e, ao segui-las, eles acabam por recriar as prprias condies de surgimento de tais normas, reproduzindo-as.

63

Essa automatizao das rotinas administrativas evoca a concepo weberiana de burocracia, segundo a qual a burocracia teria o funcionamento semelhante ao de uma mquina:
A razo decisiva para o progresso da organizao burocrtica foi sempre a superioridade puramente tcnica sobre qualquer outra forma de organizao. O mecanismo burocrtico plenamente desenvolvido compara-se s outras organizaes exatamente da mesma forma pela qual a mquina se compara aos modos no-mecnicos de produo (Weber 1946:150).

A imperatividade da racionalidade tcnica e a execuo automtica de seus procedimentos burocrticos como a referida pelos interlocutores o centro da anlise de Weber. O autor afirma que o funcionamento ideal de tal mquina deveria ser realizado atravs de regras calculveis, e sem relao com as pessoas (1946:151). Assim, desenvolve a idia de funcionrios altamente especializados em executar tais procedimentos que, por sua vez, poderiam alternar de funo ou cargo desde que conseguissem dar cabo s suas funes: no importa o funcionrio, mas sim a execuo dos processos burocrticos. No entanto, ao refletir sobre as providncias, a servidora Tarcila d continuidade ao seu relato fornecendo outra perspectiva de tal processo:
S que o certo voc dizer quais so as providncias que tem que ser tomadas. Mas como a gente j sabe, a gente j agiliza, e j manda com as providncias. Cada um faz o seu, entendeu? Quando a gente no sabe, ou a gente no entende: Mas o que eu tenho que fazer nesse processo? A vai l e pergunta. O que tem que fazer nesse processo? Eu j fiz isso e isso. A a pessoa: No Tarcila, t faltando isso. Ah, t bom!. A comunicao imprescindvel. (Tarcila, em entrevista, 13/04/2012).

A categoria providncias emerge na fala de Tarcila evidenciando que pode carregar diferentes sentidos: alguns compartilhados por todos e executados de forma automtica, e outros que so definidos atravs da comunicao verbal. O acionamento de tal palavra permite que o papel continue sua circulao e seja enviado a outro departamento, mesmo quando no se pode definir exatamente o que as providncias querem dizer. A abertura de tal categoria justamente o que permite a avaliao dos servidores para onde encaminhar os papeis (ainda que limitada pela estrutura hierrquica da Secretaria) e, de certa forma, definir quais providncias devem ser tomadas. A trajetria de alguns servidores em organizaes indgenas, ou seu

64

pertencimento a determinada Terra Indgena ou localidade, tende a direcionar o percurso do papel tanto quanto suas competncias tcnicas. As providncias, portanto, so tambm responsveis por incorporar s rotinas administrativas as trajetrias dos servidores, que, por sua vez, concentram qualidades diferenciais que trazem para o interior da Secretaria uma multiplicidade de relaes. Ainda que os servidores paream conceber a burocracia como algo impessoal, parece ser justamente a combinao com a dimenso das relaes pessoais responsvel pelo bom funcionamento da Secretaria. A nfase na comunicao verbal e o estabelecimento de acordos entre os servidores (tal como tempo mximo de circulao de 15 dias) so, portanto, parte deste emaranhado burocrtico, tomados como fundamentais no sentido de tornar os processos mais dinmicos, e assim, evitar que a circulao dos documentos seja demasiadamente demorada. A importncia central conferida s rotinas administrativas passa, ento, a operar juntamente com as conversas. Tarcila faz um contraponto entre o que supostamente aconteceria em outras secretarias, onde a comunicao ocorreria exclusivamente atravs dos processos, e na SEIND, onde os servidores buscam a agilidade atravs da comunicao verbal. Assim, marca positivamente uma distintividade da SEIND em relao s outras instituies do governo, ainda que os procedimentos burocrticos sejam semelhantes:
Isso que muito importante dentro das secretarias, que no funciona. Os setores quase no se comunicam, eles se comunicam atravs do processo. O processo fsico, ele vai pra mim, vejo o que , e fao. Devolvo. s vezes falta um documento, e o cara despacha por que falta um documento e volta. Ou seja, ele no senta e conversa como a gente faz aqui. Em outras secretarias os processos andam muito mais lentos, no trabalham como a gente trabalha aqui, isso eu tenho certeza porque a gente vai nas outras secretarias e a gente v como funciona. (Tarcila, em entrevista, 13/04/2012).

Parecem coexistir na SEIND duas formas de proceder que, embora percebidas como distintas, operam de modo indissocivel: uma vinculada aos processos pensados enquanto exclusivamente burocrticos, e outra que enfatiza a comunicao, a avaliao compartilhada e o estabelecimento de acordos entre os colegas no sentido de definir quais providncias devem ser tomadas em cada caso. Tambm sobre este assunto, o Chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, marca uma distintividade entre a prpria FEPI e a SEIND:

65
Quais eram os problemas dentro da FEPI: essa distncia entre rea meio e rea fim que dificulta a tramitao. Um processo que era para pra gente licitar e finalizar em trs ou quatro meses demorava um ano (...). E s vezes era justificado que era um erro de grafia, um errinho simples que poderia ser resolvido com um simples telefonema, com a simples substituio de uma pgina. Mas no... a avaliava e mandava um parecer at meio que pesado de volta e o processo voltava todinho. Chegava l com o tcnico e ele se chateava, porque poxa, poderia ter ligado e resolvido isso de maneira mais simples. (...) Um dos mecanismos que a gente encontrou foi isso: fazer reunies. (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012)

Atravs da fala de Cristiano, possvel perceber que as pessoas e os papis no operam de maneira independente uns dos outros. Pelo contrrio, ambos andam em conjunto: sejam as pessoas carregando os papis, os papis mobilizando pessoas, ou as pessoas produzindo documentos. Assim, verificamos que, contextualmente, pode haver a prevalncia de pessoas ou de papis (dos procedimentos automatizados que eles impem), de acordo com o momento da circulao. A fala de Cristiano tambm retoma uma questo j sublinhada: lidar com as rotinas administrativas envolve certo aprendizado burocrtico a respeito da forma mais eficaz de produzir os efeitos institucionais desejveis. Esse aprendizado ocorre tanto no momento de se relacionar com outras organizaes da administrao pblica, quanto no dia-a-dia da Secretaria. Como indica a fala de Cristiano, tais processos envolvem vrios servidores e uma forma de conhecimento cumulativo, aprendido coletivamente, e que leva a mudanas na forma de agir dentro da Secretaria. Como mencionado anteriormente, as diferentes trajetrias dos servidores tambm podem influenciar na forma com que as demandas surgem para a Secretaria, bem como na sua circulao interna. A fala da chefe de departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas, Rose Meire, ilustra tal questo:
Cada tcnico aqui dentro tem referncia de uma regio. Pessoal l do Purus: tudo o que eles vo fazer que tem a ver com nossas atividades, eles entram em contato. Eles ligam e eles perguntam como que podem fazer, o que eles precisam fazer para que determinada ao seja direcionada pra l. Temos o mesmo, por exemplo, no Vale do Javari: eles tm como referncia a Chris. Eles ligam, eles pedem, eles brigam com a gente tambm, ento no tem como desvincular. Muitas vezes os gestores aqui dentro no percebem isso. Essa questo poltica do movimento, (...) s vezes ns tcnicos tambm ajudamos bastante, at a evitar alguns conflitos. (Rose Meire, em entrevista. 21/03/2012)

Rose

Meire

destaca

que

Chris,

Coordenadora

de

Pesquisa

em

Sociodiversidade, a pessoa com quem os indgenas do Vale do Javari se comunicam

66

(atravs de ligaes) quando buscam a Secretaria, e no o secretrio (a quem todas as demandas so destinadas quando enviadas por escrito). Esta conexo (entre a servidora e o Vale do Javari) tambm pode produzir documentos que iro circular at retornar mesa de Chris, como, por exemplo, projetos enviados para a servidora revisar, cartas pedindo auxlio para assembleias, convites para reunies, etc. A relao estabelecida entre a servidora e os indgenas do Vale do Javari, nesse sentido, transcende a circulao dos papis - que ocorre somente aps o contato via telefone. Ao mesmo tempo, a impossibilidade de traarmos uma correspondncia direta entre o cargo de Coordenadora de Pesquisa em Sociodiversidade, ocupado por Chris Lopes, e a regio do Vale do Javari, aponta para o fato de que tal relao no foi traada exclusivamente via a posio institucional da servidora. A afirmao da chefe de departamento: cada tcnico tem como referncia uma regio revela uma questo importante: grande parte das pessoas ou organizaes que entram em contato com a Secretaria j sabe mais ou menos quem procurar de acordo com cada demanda, mesmo que a natureza da demanda no corresponda posio institucional do servidor que se busca. Chris Lopes teve seu primeiro contato com o Vale do Javari ainda como estudante de Cincias Sociais, momento em que participou de um projeto de sade indgena na regio. Se retomarmos a descrio dos departamentos e dos servidores que l trabalham, notamos que essas conexes podem ser estendidas para quase todo o estado, e a SEIND seria um ponto de convergncia dessas diferentes trajetrias. O mapa a seguir mostra as Terras Indgenas localizadas na regio da Amaznia Legal. As Terras Indgenas coloridas so ocupadas por grupos aos quais os servidores da SEIND pertencem, conforme a tabela. No Anexo IV esto listadas todas as terras indgenas de acordo com as etnias dos servidores da SEIND.

67

Figura 15: Mapa das Terras Indgenas da Amaznia Legal. Fonte da base cartogrfica: ISA, 2009. Grupos: Tukano e Baniwa Tukano Tikuna Marubo e Mayuruna Tenharin Mura Apurin Mura e Miranha Tikuna e Miranha Sater-Maw e Munduruku Sater-Maw Miranha

Os papis surgem aps a comunicao das comunidades com a Secretaria e, assim, mostram que o envio das demandas formaliza uma relao anterior um compromisso, grande parte das vezes, firmado verbalmente. Estas relaes entre os servidores e as comunidades indgenas esto constantemente sendo construdas e reconstrudas atravs de reunies, ligaes e tambm da produo de documentos. Como indica a fala de Ageu anteriormente citada, se este vnculo no for constantemente refeito ou a atividade dos tcnicos no se refletir nas bases, a relao pode ser colocada em risco bem como o prprio cargo do servidor que perde a

68

legitimidade para ocup-lo. Desta maneira, ter percorrido determinada trajetria ou pertencer a certa regio no garante de uma vez por todas o apoio das comunidades indgenas. Dominar os processos burocrticos e fazer com que eles resultem em aes ou projetos to determinante em tais relaes quanto a comunicao verbal. Vemos assim, que isso evidencia uma dinmica institucional assentada na indissociabilidade entre qualidades pessoais e polticas, e conhecimentos tcnico-burocrticos. Outro fator significativo que emerge a partir da fala da chefe do departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas, Rose Meire, o uso da categoria dos tcnicos no momento de fazer referncia a si mesma e a sua equipe: s vezes ns tcnicos ajudamos bastante, at a evitar alguns conflitos. Uma perspectiva semelhante a de Ageu, a respeito de seu trabalho enquanto tcnico autodenominao de grande parte dos servidores, presente em carimbos, abaixo de assinaturas e e-mails. Quando perguntado em entrevista sobre as atividades que desenvolve na Secretaria, respondeu:
Eu tenho apoio das organizaes e do povo, do povo de Manaus para estar aqui. (...) eu tambm virei um pouco de bombeiro. Como os povos de Manaus so mais agressivos, (...) eu sou o cara que modera o conflito. Eu sou o cara que vai na penitenciria ver o parente que est apanhando, sou o cara que, por exemplo, tem uma invaso e vo bater nos parentes, eu que vou moderar a polcia. No geral, isso aqui a SEIND.

Atravs das ponderaes dos servidores, assim como da observao do cotidiano da Secretaria, pude perceber que a categoria dos tcnicos pode conter diferentes sentidos: um vinculado aos processos institucionais de anlise de documentos, escrita de projetos e execuo de rotinas administrativas, e outro a certas atividades que, para Ageu (assim como para outros tcnicos), definiriam a atuao da SEIND: moderao de conflitos e articulao com as organizaes indgenas e governamentais, entre outras. Esta dupla-funo s pode ser exercida pelos tcnicos da SEIND, uma vez que eles conjugam, cada um de um modo especfico, essas qualidades aparentemente contraditrias. O chefe de Departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, tambm abordando tal questo, pondera aspectos tcnicos e polticos para a contratao de novos servidores:
Eu procuro, para o secretrio, mostrar a necessidade de um quadro tcnico para o departamento. Para que a gente possa estar dando uma resposta altura e poder estar atendendo essas demandas. Mas algo que a gente tem que ter certo jogo de cintura, porque tem que medir a necessidade tcnica e a necessidade poltica, dado que uma secretaria de discusso e criao de polticas pblicas. Ento no basta ter s o

69
conhecimento tcnico, tem que ter certa influncia poltica. (...) Eu particularmente defendo mais a questo tcnica, e o secretrio a questo poltica, e a gente acaba entrando em consenso. (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012)

Os mbitos da tcnica e da poltica surgem intrinsecamente ligados a esse movimento de ateno s demandas que, para ser executado, requer um pouco de ambos. Mesmo que em um primeiro momento a servidora Rose Meire realize a separao da questo poltica do movimento em relao ao trabalho realizado pelos tcnicos, e Cristiano identifique claramente uma esfera tcnica e outra de influncia poltica, pode-se perceber que ambas so constantemente articuladas pelos prprios servidores no momento de falar sobre trabalho desenvolvido na Secretaria. Assim, suas falas politizam a prpria burocracia e o trabalho realizado pelos tcnicos inicialmente concebidos enquanto esferas separadas. Os tcnicos no so simplesmente burocratas, mas realizam tambm um trabalho poltico de moderao de conflitos, articulaes interinstitucionais etc., pensado como fundamental para o funcionamento da instituio. A mobilizao realizada pelos tcnicos no sentido de articular as aes da Secretaria e as comunidades indgenas descrita pela Chefe de Departamento dos Direitos dos Povos Indgenas da seguinte forma:
Tcnico aqui na SEIND tem que elaborar o projeto, ele tem que fazer o projeto acontecer. Quando eu falo acontecer, envolve toda a articulao que tem que ser feita com os conselhos, com as autorizaes indgenas, com o financiador de determinado projeto, como tambm todo o processo burocrtico aqui dentro para que ele saia do papel e a ao chegue l na comunidade. Ento os tcnicos tm que elaborar o projeto, articular o projeto, quando o projeto aprovado, tem que fazer todo esse trmite de abrir processo, de fazer cotao, de montar perfil, de montar Edital, de mexer em Siconv 20, de fazer articulao com o pblico-alvo do projeto, de ir pra rea e executar as atividades do projeto. E o acompanhamento tem que ser direto na rea. Tem processos de licitao que durou um ano e ainda no foram concludos, aquele trabalho mesmo de acompanhamento dirio, de ir nas instituies, na Comisso Geral de Licitao do Estado e ver qual a melhor forma de fazer.... (Rose Meire, em entrevista. 21/03/2012)

Percebemos na fala da chefe de departamento que no so apenas os papis que se movimentam intensamente pelas salas e corredores, mas os tcnicos tambm cumprem diferentes itinerrios dentro e fora da Secretaria. Todas as articulaes
20

Siconv um sistema de informtica que controla toda a movimentao de dados referentes aos projetos realizados em convnio com o governo federal. Tal sistema deve ser utilizado por todas as instituies pblicas, s atravs dele se consegue adicionar, alterar ou modificar os dados de determinado projeto.

70

necessrias no sentido de fazer o projeto acontecer, que compreendem tanto o envolvimento com outras instituies do governo e organizaes indgenas, quanto o domnio dos processos burocrticos internos da Secretaria, so realizadas pelos tcnicos. So nas diferentes movimentaes dos tcnicos que podemos verificar a constante construo de pontes entre o universo burocrtico da administrao estatal e o universo de reivindicao de direitos indgenas, tecendo uma rede21 onde as instituies governamentais, as comunidades indgenas, as demandas e os tcnicos se encontram conectados. So os tcnicos os responsveis por estabelecer tais conexes e, assim, unir os documentos s falas, s prticas, s reunies, aos projetos, enfim, a tudo o que o ocorre para alm do domnio dos papis, mas que s pode existir com eles.

Figura 16: Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI). Na mesa central, Rose Meire e Chris Lopes. No canto direito, Sinsio Ticuna.

21

Aqui, me remeto ao sentido de rede proposto por Bruno Latour na Teoria Ator-Rede (TAR). De acordo com Latour, a TAR consiste em seguirmos os atores e perceb-los traando as redes conforme se movimentam, e no tom-las como existentes de antemo. As redes podem ser traadas por atores heterogneos, que envolvem humanos e no-humanos. No caso aqui contemplado, vemos uma rede sendo traada a partir da movimentao das demandas e dos tcnicos.

71

Figura 17: Departamento Financeiro (DOFIN).

***

Neste captulo busquei demonstrar que a materialidade das demandas permitiu com que fossem traadas diferentes conexes, que ocorrem atravs das rotinas administrativas, da movimentao dos servidores, e que tambm trazem o exterior da Secretaria as comunidades e associaes indgenas para seu interior. Foi possvel perceber que, ao mesmo tempo em que as pessoas colocam os papis em movimento (no sentido de produzi-los ou envi-los de um lugar a outro), os papis tambm carregam um pouco das pessoas uma vez que tambm so frutos das conexes que os mobilizam. No prximo captulo irei abordar a constituio de um tcnico na SEIND a partir de seu processo de entrada na Secretaria e da experincia diria de executar as rotinas administrativas e articulaes institucionais. Para tanto, ser enfatizada a trajetria de alguns dos servidores, a forma como pensam seu papel na SEIND, e algumas perspectivas das comunidades ou organizaes indgenas de onde vieram.

72

Captulo 3: Burocratas, tcnicos, lderes e representantes: os servidores da SEIND. Nos captulos anteriores olhei para a execuo das rotinas administrativas no sentido de perceber as relaes estabelecidas atravs da SEIND (tanto entre seus servidores, quanto entre eles e as comunidades indgenas) como constitutivas destes processos. Indo ao encontro de tais consideraes, o presente captulo procura pensar a produo de um servidor pblico no ambiente da SEIND atravs da descrio do processo de entrada e da experincia diria na Secretaria. Busca-se refletir sobre a emergncia de distines contextuais que recolocam continuamente questes como ser indgena e estar no Estado que, ao mesmo tempo, do margem emergncia de mltiplas definies nativas de representao e representatividade. Argumento que as relaes entre os servidores e as comunidades no so apenas parte constituinte dos processos burocrticos da SEIND, mas tambm so tecidas dentro da Secretaria atravs das representatividades, trajetrias e pertencimentos, que envolvem laos que devem ser permanentemente refeitos.

3.1 Articulando um quadro de servidores indgenas e no indgenas

Uma das caractersticas da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas a existncia apenas de cargos comissionados ou ento ocupados por servidores cedidos por outras reparties pblicas. De uma forma ou de outra, no h a realizao de concursos pblicos especficos, pois a criao da Secretaria, atravs da Lei 3.403/2009, no regulamentou um quadro prprio de pessoal. Este fator contribui para um clima de maior instabilidade entre os servidores, uma vez que nenhum cargo da SEIND efetivo (com a exceo de Ozenete Aguiar, servidora cedida de outra secretaria de estado). No entanto, o Secretrio Bonifcio oferece uma interpretao diferente para a questo. Segundo ele, foram os cargos comissionados que permitiram a montagem de um quadro de servidores que combinasse indgenas e no indgenas na administrao da Secretaria, inclusive proporcionando o aumento progressivo da porcentagem dos primeiros ao longo dos anos. No organograma da instituio, como mencionado na Introduo, tem-se um quadro de 38 servidores, dos quais 18 so indgenas, oriundos de 10 diferentes etnias. Foi possvel chegar a este nmero com a ajuda da Gerente de Recursos Humanos, Karlene, que a meu pedido apontou aqueles servidores que seriam indgenas no funcionograma da SEIND (o mesmo reproduzido no captulo 1).

73

O processo de entrada de novos servidores na SEIND (indgenas ou no) articula no somente procedimentos burocrticos, como a assinatura do contrato, mas tambm compreende uma srie de negociaes que vo alm (e no se encerram) nos limites fsicos da Secretaria, exigindo o dilogo no s com povos e organizaes indgenas, mas tambm com o prprio governo. Inicio este captulo com uma fala do Secretrio da SEIND, ocorrida em situao de entrevista, na qual eu havia pedido para que ele tecesse alguns comentrios acerca do crescente nmero de servidores indgenas na instituio:
Facilitou para que a gente pudesse ter indgenas aqui [os] cargos comissionados, ainda no temos servidores por meio de concurso (...). Ento no foi drasticamente, mas pouco a pouco fomos envolvendo os indgenas, tambm caando indgenas que tem perfil, que possam contribuir, e ns tnhamos essa proposta de ter realmente mesoregies. O governador na poca [da criao da SEIND] deu 11 vagas [cargos comissionados] para a gente, isso facilitou trazer lideranas aqui pra dentro, s que isso foi gradativo. Tem algumas reas que ainda necessitamos, que no temos ainda indgenas suficientes, formados nessas reas, como contabilidade, administrao... Tudo bem que hoje temos uma colega formada em administrao pblica, que chefe do DOFIN [Departamento Financeiro] mas [os] outros so no indgenas. (Bonifcio Baniwa, em entrevista, 02/04/2012).

O modelo de organizao da Secretaria atravs de critrios territoriais, com o estabelecimento de meso-regies22, teve incio no ano de 2004. Segundo o secretrio adjunto Jos Mario, da etnia Mura, neste mesmo ano foram realizadas quinze grandes oficinas no Estado, com o objetivo de discutir como seria a execuo dessas mesoregies. O secretrio adjunto relata que cada meso-regio foi concebida pela Secretaria e pelas comunidades e organizaes indgenas que participaram de tais oficinas enquanto uma base, que teria uma representao aqui dentro [da SEIND]. Desta forma, cada representante deveria levar Secretaria as demandas de sua meso-regio. Como relatado, o estado do Amazonas foi dividido em onze parcelas de territrio (ou seja, onze meso-regies), de acordo com as onze vagas concedidas pelo governador23. Segundo o Secretrio Bonifcio a natureza dos cargos comissionados permitiu a contratao de servidores que fossem indgenas sem a necessidade de realizao de
22

As meso-regies definidas foram: 1 Alto Rio Negro; 2 Javari; 3 Alto Solimes; 4 Juru; 5 Purus; 6 Alto Madeira; 7 Rio Negro/Solimes; 8 Baixo e Mdio Madeira; 9 Tringulo Juta/Juru/Solimes; 10 Baixo Amazonas; 11 Mdio Rio Negro. 23 Como mencionado na introduo, o governador do estado era Eduardo Braga, eleito em 2002, pelo Partido Popular Socialista (PPS). Eduardo Braga foi reeleito junto ao vice-governador, Omar Aziz, em 2006. No ano de 2010, se licenciou do cargo para disputar uma vaga para o Senado Federal pelo PMDB a qual foi eleito.

74

concurso pblico, o que facilitou trazer lideranas aqui para dentro. Tais indgenas representantes de suas bases seriam indicados por suas regies que, no momento de eleg-los, levariam em conta critrios prprios. Ao mesmo tempo, porm, o secretrio diz que ainda no temos servidores por meio de concurso, o que indica que o caminho de estabilizao da prpria Secretaria passa pela formalizao de um quadro prprio e pela realizao de concursos24. Esta forma de organizao antecedeu a criao da SEIND (ocorrida em 2009), tendo sido estabelecida na poca da Fundao Estadual dos Povos Indgenas (FEPI). As informaes que pude obter durante a pesquisa no permitem precisar de que maneira foram definidos os limites das meso-regies. Seja como for, o preenchimento dos cargos disponveis buscou potencializar a entrada de mais servidores indgenas na SEIND, especialmente, aqueles considerados lideranas. A busca por um tipo de qualidade especfica nestes novos servidores ser liderana demonstra que essa forma de recrutamento articulada pelos interlocutores ideia de representatividade poltica. Percebemos ento a organizao da Secretaria sendo constituda atravs da articulao de elementos que dizem respeito esfera governamental (concesso de vagas pelo governador), juntamente com elementos prprios de uma forma de organizao de movimentos sociais (oficinas participativas e indicaes de nomes atravs de eleies para assumir os cargos). A forma de recrutamento dos servidores da SEIND, nesse sentido, difere dos critrios universais dos concursos pblicos, ao mesmo tempo em que no segue a atribuio de cargos a aliados polticos (oriundos de coligaes partidrias, por exemplo). Paralelamente, possvel notar (mais uma vez) o acionamento de certo vocabulrio e de uma forma de organizao associada a um universo poltico de reivindicao de direitos indgenas (e tambm de outros movimentos sociais), que envolvem demandas, bases, lideranas e assemblias. Atualmente, no entanto, os servidores designados como indgenas e que entraram na Secretaria atravs das meso-regies so a minoria. Inclusive, existem informaes discrepantes a respeito da entrada dos onze indicados, dos quais apenas seis teriam assumido cargos. Entre outras coisas, isso aponta para o fato de que esta no foi a nica forma de recrutamento dos servidores indgenas. Mas apesar de o modelo das meso-regies no ter funcionado da maneira prevista, dando lugar um ano depois da

24

Como dito na introduo, a SEIND foi criada por uma lei delegada, e ocupa uma posio relativamente instvel na administrao estadual.

75

disponibilizao das onze vagas a uma forma de organizao atravs de Gerncias, ele ainda parece fornecer uma retrica bastante atual. Como observamos na fala do Secretrio, as meso-regies so recorrentemente mecionadas pelos interlocutores. Temos uma narrativa que claramente relaciona os servidores indgenas ao papel de representantes, muitas vezes, como citado anteriormente, tambm pensados enquanto lideranas, o que acaba por constituir no apenas uma retrica, mas tambm d sentido maneira como os servidores pensam sua prpria presena e atuao na Secretaria. No faltaram oportunidades para escutar falas durante conversas informais e entrevistas onde os servidores afirmavam que tinham sido eleitos para representar suas regies. Isto indica que, mesmo com o abandono do modelo de meso-regies (que recrutou servidores apenas na ocasio narrada), as vagas na Secretaria continuam a ser ocupadas com base em uma srie de articulaes entre organizaes do movimento indgena, assim como por indicaes dos prprios servidores ou chefes de departamentos. Recentemente, observa-se que tais negociaes podem culminar na indicao de servidores indgenas ou no indgenas, dependendo dos fatores que esto em jogo. A etnografia indica que tais articulaes geralmente giram em torno de aspectos tcnicos ou polticos, no entanto, a deciso final cabe ao secretrio Bonifcio, que busca ponderar os argumentos colocados por mltiplos agentes que fazem parte de tal processo. Conforme o comentrio de Cristiano, chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento, citado no captulo 2:
Algo que eu procuro mostrar para o secretrio a necessidade de um quadr o tcnico para o departamento, para que a gente possa estar dando uma resposta altura e poder estar atendendo essas demandas, mas algo que a gente tem que ter certo jogo de cintura porque tem que medir a necessidade tcnica e a necessidade poltica, dado que uma secretaria de discusso e criao de polticas pblicas. Ento no basta ter s o conhecimento tcnico, tem que ter certa influncia poltica. (Cristiano, em entrevista, 08/05/2012).

Na perspectiva de Cristiano a influncia poltica to desejvel e importante quanto o domnio sobre a tcnica para produzir eficcia na implementao de polticas pblicas. Na fala de outro interlocutor25, possvel perceber que a questo da

25

Optei por identificar apenas as falas registradas em entrevistas mantendo o anonimato dos interlocutores quando solicitado pelos mesmos, e tambm no caso de reflexes feitas em conversas informais.

76

influncia poltica operaria tanto no sentido de articular a relao da SEIND com as organizaes indgenas (proporcionando o bom funcionamento da Secretaria), quanto no sentido inverso, levando os representantes das organizaes indgenas SEIND:
A gente procura trabalhar com representatividade, de que forma? Usand o a distribuio geogrfica do estado e por calha de rio. Tanto que tem indgena do Baixo Amazonas, tem indgena do Madeira, tem indgena do Purus, s no tem indgena do Juru... Temos indgenas do Alto Solimes, tem indgena do Mdio Solimes e temos indgenas do Alto Rio Negro. Ento voc v que esto distribudos em todo o Estado do Amazonas os representantes. E aqui dentro, acaba tendo um nmero maior de representantes, em funo at mesmo da presso do movimento, quem cobra mais e quem pressiona mais. (comunicao pessoal, 2012).

A partir da fala possvel notar que continua a existir um critrio geopoltico no recrutamento de servidores que, no entanto, se difere do anterior: agora a conjugao entre as calhas de rio e organizaes do movimento indgena passa a operar, enquanto antes o critrio seguido tinha como base as meso-regies e as eleies dos representantes em assemblias. Este interlocutor tambm explica que os representantes hoje chegam SEIND diretamente a partir das organizaes indgenas (por vezes em votaes entre seus membros que so eleitos para ocupar cargos na Secretaria), e no mais atravs de assemblias realizadas entre as comunidades. Nesse sentido, temos na SEIND a convergncia no s de diferentes coletivos (aqueles que pressionam mais), mas tambm de diferentes regies (agora concebidas a partir das calhas dos rios) e organizaes indgenas (vindas do movimento). Assim emerge outra noo de representatividade que segue o movimento de certas foras polticas das organizaes indgenas. Ao mesmo tempo, como reiteram as falas, h a necessidade de equilbrio entre certos atributos tcnicos, por um lado, e polticos, por outro. O mapa que segue foi elaborado pelo Instituto Socioambiental, e mostra as macrobacias hidrogrficas da Amaznia Legal.

77

Figura 18: Macrobacias hidrogrficas da Amaznia Legal. FONTE: ISA, 2009.

***

A representatividade, embora possa comportar diferentes significados, concebida como um atributo fundamental dos servidores indgenas. No entanto, essa mesma afirmao coloca uma nova questo: se os servidores indgenas esto na Secretaria no sentido de representar diferentes espaos geopolticos, eleitos a partir de assemblia ou indicados por organizaes indgenas, quais so (ou foram) os critrios mais relevantes no momento de contratar os servidores no indgenas? Retornando prpria fala do Secretrio Bonifcio podemos encontrar algumas pistas a respeito de tal tema. O Secretrio ressalta a ausncia de indgenas com formao especfica em determinadas reas como o motivo pelo qual se faz necessria a presena de no indgenas. Ele cita justamente as reas de contabilidade e administrao, onde o trabalho com procedimentos burocrticos mais intenso (compreendendo atividades como prestao de contas, oramentos e a interlocuo com os procedimentos burocrticos de outras secretarias, j que grande parte do oramento dos projetos vem de outras instituies pblicas). Ao mesmo tempo, a fala do Secretrio parece indicar que, se houvesse indgenas formados nessas reas, provavelmente

78

ocupariam as vagas dos servidores no indgenas. Idealmente, portanto, a SEIND deveria contar apenas com servidores indgenas. A chefe do Departamento Financeiro, Linda Marubo, relata em entrevista outros motivos para a ausncia de indgenas na parte administrativa da Secretaria:
a rea administrativa, no sei se voc percebeu, ainda um problema para os indgenas... Porque o que eu percebo que eles no gostam. No gostam da parte burocrtica. Tanto que de indgena l tem s eu que sou da parte de oramento e outro que trabalha na parte de transporte. S... Porque se fosse para trabalhar em outra rea l dentro, acho que ele teria... pedido as contas! (Linda Marubo, em entrevista, 28/03/2012).

A fala da servidora menciona a ausncia de indgenas na rea administrativa, que compreende os Departamentos de Administrao e Financeiro. Ao mesmo tempo em que Linda afirma ser a nica indgena na parte administrativa (com exceo de um colega que desempenha a funo de motorista), refere-se aos demais indgenas em terceira pessoa, observando, com certo tom crtico, que eles no gostam da parte burocrtica. interessante notar que, aqui, a ausncia de indgenas na parte administrativa no mais atribuda a uma falta de qualificao tcnica, como disse o Secretrio, mas sim a uma escolha: os indgenas no gostam de tais funes. A insuficincia de quadros tcnicos, portanto, no provm de incapacidade, nem uma situao transitria (conforme as observaes do Secretrio), mas se explica por uma avaliao negativa dessas reas. Vale destacar que a servidora, alm da graduao em Administrao Pblica (concluda na Universidade Estadual do Amazonas - UEA, atravs das cotas destinadas a indgenas), ainda cursa dois programas de ps-graduao: um em Oramento Pblico, e outro em Planejamento Governamental. Por um lado, portanto, temos os servidores indgenas pensados (por outros e por eles mesmos) enquanto representantes de determinadas regies ou povos, podendo tambm ser reconhecidos enquanto lideranas polticas; por outro, temos os servidores no indgenas presentes em setores que exigem a formao especfica em cursos superiores ou tcnicos (como administrao e contabilidade), onde h o predomnio de atividades vinculadas execuo de procedimentos burocrticos. Ainda que nas falas dos interlocutores possa ser percebida certa essencializao de atributos polticos e tcnicos, ou de indgenas e no indgenas, a etnografia mostra que essa diferenciao realizada contextualmente. Existem mltiplos modos de distinguir tais elementos que, simultaneamente, apontam para diferentes perspectivas

79

nativas acerca do que ser um burocrata ou representante de algum local ou comunidade.

3.2 Pensando a indianidade: distines e divises

Certo dia eu esperava por Karlene, gerente de Recursos Humanos, na recepo da SEIND - uma sala de dimenses pequenas, cerca de 3m x 3m, onde frequentemente se encontram indgenas (por vezes famlias) aguardando por algum servidor. Neste dia no foi diferente. Um cacique Mura estava com a sua esposa Apurin espera do Doutor Advogado. Ela, bastante comunicativa, disse que era estudante de psicologia e queria aprender para aplicar na aldeia. Em seguida perguntou de que etnia eu era. Afirmei, ento, que no era indgena. A moa se mostrou um pouco constrangida pelo engano. Tentei amenizar a situao dizendo que afinal, na sala de espera da SEIND, com os olhos puxados, eu s poderia ser indgena. Demos risada. O pressuposto da minha indianidade pode ter ocorrido por diferentes motivos. O que me passou de imediato foi que a ascendncia japonesa e a pele morena teriam proporcionado o comentrio. Mais tarde pensei em outras possibilidades: talvez o fato de eu estar na SEIND aguardando por um servidor na sala de espera, como os outros indgenas, possa ter causado tal impresso de fato, muito difcil encontrar no indgenas aguardando ou mesmo as duas hipteses anteriores em conjunto. Alguns minutos depois Karlene foi recepo me chamar, ento caminhamos at a sala do Departamento de Administrao, onde ela trabalha. Depois que nossa conversa teve incio reparei que, involuntariamente, eu estava tentando identificar pela aparncia fsica se a servidora era ou no indgena. Essa atitude, na verdade, ocorreu mais de uma vez durante a pesquisa em relao a diferentes servidores. No entanto, assim que trocamos algumas palavras estabeleceu-se uma distino entre ns (no indgenas) e eles (indgenas). O objetivo da conversa era justamente que eu conhecesse um pouco melhor a Secretaria e seus servidores, e Karlene, enquanto Gerente de Recursos Humanos, cumpria um importante papel que poderia me ajudar nesse sentido: era encarregada de realizar o procedimento de integrao dos recmchegados. A dvida que surgiu a respeito da minha possvel indianidade na sala de espera e que logo depois se repetiu em relao a Karlene, bem como meu pedido para que ela

80

assinalasse os servidores indgenas no organograma da SEIND, no configura apenas uma ocasionalidade. Penso que antes ela ilumina uma forma de olhar para a constituio de diferentes posies entre aqueles que esto no ambiente da Secretaria. A emergncia de tais posies em ocasies como as narradas acima acaba por produzir distines colocadas cotidianamente, sempre de forma contingente e contextual, e que assim, movimentam e atualizam categorias tal como ser indgena ou no indgena. No sentido de dar sequncia a esta reflexo, nos aproximamos da forma de anlise proposta por Alain Pottage. O autor afirma que as teorias da sociedade dividiram o mundo em oposies, originando categorias a partir das quais ele vivenciado, como por exemplo, natureza e cultura (2004:08). Indo contra esta perspectiva, Pottage argumenta que tais categorias seriam constitutivas e no declaratrias da ontologia em que esto baseadas. O autor critica o fato de algumas anlises as tomarem enquanto entidades estveis e preexistentes experincia. Assim, prope a mudana de um esquema baseado em divises onde se supe categorias passveis de descreverem o mundo e, sobretudo, supe que esse mundo existe antes e de modo independente das categorias com as quais ele descrito - para um esquema de distines, que seriam contextualmente emergentes, e constituiriam fragmentos, por esse motivo, sempre incompletos, de informao (2004:10). A tentativa de qualificar indgenas e no indgenas entre os servidores da SEIND surge enquanto uma questo minha, mas que pode ser recolocada de diferentes maneiras por outras pessoas. Mesmo que em um primeiro momento a forma de qualificao tnica possa parecer assertiva (tal como eu estava buscando na Secretaria), o que iremos observar nas linhas seguintes a maneira atravs da qual tais categorias se colocam para os servidores - o que no passa necessariamente pelos mesmos termos que eu havia imaginado. Assim, a indianidade pode emergir de um fentipo (olhos puxados), de uma conversa (que produz um ns e eles), ou mesmo do fato de se estar em determinado lugar (na sala de espera de uma secretaria indgena). A antroploga Brigida Renoldi, em Persona, agencia y estado: rutinas de instruccin judicial en el processo federal argentino (2010), atravs da etnografia de uma instituio judiciria e seu trabalho cotidiano, nota que a distino entre os poderes do Estado (aqui, fazendo referncia a diferentes instituies que lidam com delitos federais na Argentina) ocorre atravs de fluxos e continuidades que tornam as divises imperceptveis (porque talvez no existam todo o tempo e nem em todos os lugares (2010:95). A partir das reflexes acima expostas, notamos que as divises (se Karlene

81

era ou no indgena, neste caso) se tornam praticamente imperceptveis ao olharmos para os fluxos e continuidades atravs dos quais o dia-a-dia na Secretaria vivido (Renoldi, 2010). Em outras palavras, tais divises, que antes foram o ponto de partida, passam a dar lugar a distines sempre contextuais, que no implicam pontos de partida nem de chegada, mas sim a continuidade da maneira como as relaes so estabelecidas. Tal forma de construo da etnografia, entretanto, requer uma reflexo sobre as prprias condies sob as quais ela ocorre. A emergncia de distines pensada por Pottage (2004:08) enquanto um processo contingente aos olhos daquele que observa, uma vez que so colocadas a existir pelo prprio observador. De forma semelhante, Barbara Yngvesson e Susan Coutin (2008) defendem que as etnografias selecionam percorrer um caminho particular, tecido atravs dos processos observados. No entanto, alertam que a prpria construo de tal caminho sempre motivada no sentido de responder s questes colocadas pela pesquisa que se busca desenvolver. Tal fato, segundo as autoras, apontaria para duas construes simultneas: a necessidade de o pesquisador manter-se aberto s possibilidades do campo, uma vez que o mesmo construdo simultaneamente ao processo de coleta dos dados; e outra que seria retroativa, realizada na escrita do texto etnogrfico. Nesse sentido, no se deve pensar o campo de antemo, uma vez que o mesmo inexistente, tornado real por essas duas construes. Sendo assim, ainda que durante o trabalho de campo tenha se sobressado aos meus olhos a polaridade entre indgenas e no indgenas (os primeiros vinculados a certa noo de poltica, e os segundos de tcnica), ao retomar as entrevistas, documentos e demais materiais, pude perceber a progressiva mistura de tais plos. Mais que isso, as mesmas informaes que levaram a tais polaridades passaram a apontar para a produo, sempre contextual, de tais categorias.

3.3 Representantes e representatividades

Como j apontado, Linda, comentando sobre sua experincia na SEIND e a impossibilidade de atuar como representante no setor administrativo, estabelece certa a diviso entre setores mais ou menos indgenas na organizao da Secretaria. Contudo, sua presena na parte administrativa tambm demonstra que o trnsito entre tais plos

82

existe, permitindo que elementos antes considerados distintos, agora passem a se confundir. Ao tomarmos outros aspectos da trajetria da mesma servidora, percebemos que os motivos que levaram indicao de seu nome no se restringem representatividade, embora sua entrada na Secretaria seja enunciada a partir de tal retrica. Em entrevista realizada em sua residncia na cidade de Manaus (pois estava em licena maternidade), Linda comentou este assunto:
Linda: Quando eu cheguei aqui foi para representar meu povo perante a Fundao, que j era uma Fundao do Estado. E estou l at hoje! Tiemi: O seu povo ento te escolheu, te reconheceu... Linda: Eles me indicaram porque naquela poca no tinha um indgena que representasse o povo, mas que tivesse conhecimento. Conhecimento que eles queriam no era s conhecimento poltico, era um conhecimento mais tcnico, [para] que a gente [pudesse] passar para eles o que estava acontecendo aqui, o que o governo quer para os ndios, qual era a discusso sobre poltica para os indgenas (...). Ento tinha que ser uma pessoa que soubesse. Como eu j tinha rodado por tudo quanto lugar, a eles me escolheram. (...) Eles verificaram que entre eles mesmos no tinha uma pessoa que pudesse fazer, que conhecesse pra poder reivindicar. A eles meio que tambm no tiveram opo: ela, tem que ser ela. (Linda Marubo, em entrevista, 28/03/2012. nfase minha).

Linda realiza uma diferenciao entre certo conhecimento poltico e outro tcnico. Tanto neste momento, quanto nas falas anteriormente citadas, percebemos que a poltica e a tcnica so concebidas como modos diferentes de conhecimento, e devem ser qualidades combinadas pelos servidores. Essa questo tambm aponta para o fato de que, se por um lado, o surgimento da SEIND intimamente ligado ao movimento indgena, por outro, o movimento indgena tambm tem que se adaptar a certos padres das instituies da administrao pblica quando passa a fazer parte dela. Isso ocorre tanto no sentido de uma padronizao burocrtica no envio de documentos, quanto na indicao de nomes para compor a SEIND. No basta ser apenas representante, para criar a eficcia necessria dentro da SEIND tambm preciso ser tcnico e vice-versa. Linda destaca que foi justamente sua capacidade tcnica que a levou SEIND, e no apenas sua representatividade poltica. Curiosamente, podemos ressaltar que quando entrou na SEIND a servidora possua o ensino mdio completo, mas no o curso de graduao em Administrao Pblica (cursado aps sua entrada na Secretaria). Foi sua experincia de ter vivido e estudado na cidade - onde adquiriu certo tipo de conhecimento - que levaram sua indicao por parte da comunidade, o que foi interpretado por ela enquanto caractersticas tcnicas. Em outras palavras, foi sua

83

experincia de vida e contato com o mundo no indgena (tanto atravs da escola, quanto atravs da vida na cidade), que a qualificou enquanto apta a representar poltica e tecnicamente as pessoas que a elegeram. Tambm interessante notar que a forma da servidora verbalizar as necessidades de sua comunidade passa por um vocabulrio vinculado tambm a movimentos sociais no indgenas, como indicaes e reivindicaes. Apesar de entrar na SEIND atravs da indicao de uma meso-regio, a servidora narra que passou a exercer um cargo na parte administrativa que no era compatvel com sua indicao, que partia da ideia de representatividade poltica. Assim, mostra que certas funes ou posies institucionais correspondem mais ou menos a certa expectativa de representao. Como possvel perceber, a parte administrativa no uma delas. Tal situao deu origem a uma srie de desentendimentos com a comunidade que a elegeu:
E a eu fui sendo cobrada por eles [comunidade]. Porque eles diziam: u, como que voc entrou para representar uma meso-regio e a gente no t recebendo nada aqui! A demorou anos para eles entenderem que a funo que eu assumia l dentro no era compatvel com a que eles tinham me indicado, e que no governo se pensa uma coisa e que fora do governo outra. Isso demorou uns trs anos para eles entenderem. No foi fcil! Pediram a minha cabea vrias vezes! (Linda Marubo, em entrevista, 28/03/2012).

Temos ento a qualidade da tcnica atuando contra e a favor da servidora: ao mesmo tempo em que foi motivo de sua indicao, estar em uma rea da SEIND vista como tcnica significa a no atuao como representante. No entanto, Linda narra que, ao se especializar nesta rea, tinha como objetivo um projeto poltico maior:
Como no comeo da Fundao [FEPI] a discusso era que os ndios assumissem [todos os cargos] dentro de cinco anos, a eu comecei a pensar: u, como que ns vamos assumir se ns no queremos trabalhar na administrao? Ento vou ficar aqui! Vou ficar nessa rea e me especializar nessa rea. E estou at hoje, tambm a nica!. (Linda Marubo, em entrevista, 28/03/2012).

Mesmo que sua presena no setor administrativo tenha sido vista negativamente pelos que a elegeram, Linda percebe que ocupar este lugar possibilita o empoderamento dos indgenas. Atuar em uma rea tcnica e dominar os processos burocrticos, para

84

Linda, significa tambm atuar a favor de um projeto poltico maior que envolve a ocupao de todos os cargos da Secretaria por indgenas. Agora, tomemos outro exemplo. Curiosamente, se retornarmos s colocaes da chefe de Departamento de Promoo dos Povos Indgenas, Rose Meire, reproduzidas no captulo anterior, verificaremos uma situao oposta:
Cada tcnico aqui dentro tem referncia de uma regio. Pessoal l do Purus: tudo o que eles vo fazer que tem a ver com nossas atividades, eles entram em contato. (...) Temos o mesmo, por exemplo, no Vale do Javari: eles tm como referncia a Chris. Eles ligam, eles pedem, eles brigam com a gente tambm, ento no tem como desvincular. Muitas vezes os gestores aqui dentro no percebem isso. Essa questo poltica do movimento, (...) s vezes ns tcnicos tambm ajudamos bastante, at a evitar alguns conflitos. (Rose Meire Barbosa, em entrevista, 21/03/2012).

Percebemos a vinculao da servidora Chris Lopes a uma localidade: o Vale do Javari que, toda vez que necessita de algo, entra em contato com ela. No entanto, Chris no definida etnicamente enquanto indgena, muito menos pensada enquanto representante poltica ela considerada uma tcnica, e foi contratada em virtude de sua formao de cientista social. Ao mesmo tempo, sua funo de coordenadora de Pesquisa e Sociodiversidade elimina qualquer possibilidade de pensarmos que a correspondncia entre a servidora e o Vale do Javari seria decorrente do cargo ocupado. Na fala de Rose Meire, h a configurao de uma ideia de representao diferente da representao poltica, uma representao tcnica, que no pode ser exercida por Linda no Departamento de Administrao, mas pode ser exercida por uma no indgena no Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas. A poltica, na fala de Rose Meire, surge como necessria para evitar alguns conflitos e, assim, pode ser pensada como parte integrante do trabalho dos tcnicos. Nesse sentido, se Linda se distancia de certa noo de indianidade ou de representatividade por estar na rea administrativa (o que impede que exera a funo para a qual foi eleita, aos olhos da comunidade), a atuao de Chris Lopes como tcnica e sua identificao com o Vale do Javari a aproximam da representatividade e de certa noo de indianidade. Portanto, se recuperarmos a ideia de que os indgenas esto na Secretaria para representar certas comunidades ou localidades, a servidora Chris Lopes pode facilmente ser considerada uma tcnica indgena. Assim, surge outra questo: como se configura a indianidade de um servidor pblico na SEIND? Ou ento, o que representar ou ser um tcnico no dia-a-dia da Secretaria?

85

O que a posio de ambas servidoras demonstra a existncia de mltiplos entendimentos sobre o que seria indianidade e representatividade. Os servidores da SEIND parecem operar a partir de divises entre servidores indgenas e no indgenas como se fossem categorias estveis. No entanto, a cada momento, tais divises so colocadas diferentemente pelos interlocutores, o que nos permite perceb-las enquanto distines (cf. Pottage 2004). Assim, ser indgena na Secretaria no configura uma condio auto-evidente, ou to somente marcada pelo pertencimento tnico. Pelo contrrio, emerge cotidianamente atravs das diferentes formas de se estar na e de fazer a administrao pblica. A indianidade, nesse sentido, pode ser pensada como uma qualidade fruto das relaes que so estabelecidas pelas pessoas dentro da Secretaria e tambm fora dela, nas comunidades e organizaes. Sendo assim, tais relaes devem ser constantemente refeitas, uma vez que os laos com as comunidades, mesmo quando permanentes, no so estveis. Detalharei tal questo na sequncia. Tendo j esboado estas consideraes acerca das diferentes posies ocupadas pelos servidores da SEIND, agora busco percorrer o processo de Integrao dos novos servidores. Com isso, pretendo refletir sobre o processo de tornar-se um servidor pblico e, ao mesmo tempo, possuir uma trajetria bastante vinculada a organizaes indgenas.

3.4 Integrando leis, papis e pessoas

Como mencionado anteriormente, na sala do Departamento de Administrao (DEAD), alm da Karlene, tambm trabalham mais quatro pessoas: a Chefe de Departamento, Tarsila; o Assessor de Informtica, Vielo; o Gerente de Material e Patrimnio, Weminsont; e o Gerente de Transportes, Adail. Da mesma forma que nas outras salas, prateleiras repletas de arquivos coloridos integram a paisagem do DEAD. Eu estava l, pois Karlene iria simular comigo um procedimento de Integrao, realizado toda vez que um novo servidor chega SEIND. Tal procedimento contempla a entrega de alguns papis e um tour pelo prdio, em que ocorre a apresentao dos diferentes departamentos e dos servidores que l trabalham. Os papis entregues foram:

86

1.

Manual de Integrao e Regulamentao Interna da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI; Um Anexo desse manual, denominado Normas e Procedimentos da Folha de Frequncia Obrigatria;

2.

3.

Cpia do Dirio Oficial do Estado do Amazonas, onde consta a publicao da Lei n 3.403, de 07 de julho de 2009, que dispe sobre a criao da SEIND;

4.

Cpia do Dirio Oficial do Estado do Amazonas do dia 22 de dezembro de 2003, onde consta o Cdigo de tica Profissional dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo e dos Militares do Estado do Amazonas;

5. 6.

Organograma da SEIND de acordo com a Lei n 3.403; E, por fim, um Funcionograma da SEIND mais abrangente que o organograma, pois contempla as diferentes coordenaes e gerncias (que no esto previstas em lei) e tambm localiza todos os servidores dentro da estrutura da instituio de acordo com nome e cargo ocupado.

Figura 19: Manual de Integrao e Regulamentao Interna da Fundao Estadual dos Povos Indgenas e cpia do Dirio Oficial do Estado do Amazonas entregues no procedimento de integrao.

87

Tendo em vista que os itens 3, 5 e 6 j foram abordados anteriormente, manterei a ateno nos itens 1, 2 e 4. O Cdigo de tica Profissional dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo e dos Militares do Estado do Amazonas coloca a funo de servidor pblico acima de qualquer outra forma de comprometimento, uma vez que o mesmo considerado reflexo do prprio poder estatal, tanto no exerccio do cargo quanto fora dele:
Das Regras Deontolgicas: I A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. (...) III A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. (...) V O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito deste trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. (FONTE: Cdigo de tica Profissional dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo e dos Militares do Estado do Amazonas, 2003. nfase minha)

Temos, ento, no apenas a nfase no trabalho e no comprometimento com a funo exercida, mas tambm uma ideia que interliga o bem estar do servidor com a busca por um bem comum, a partir da noo de que os funcionrios pblicos seriam a extenso do poder estatal. Na reproduo de tais trechos percebemos que legalmente configura-se um tipo de relao com o prprio trabalho que exclui a possibilidade de quaisquer outros vnculos que possam se sobrepor atividade exercida, padronizando um tipo de servidor pblico que deve ter a vida pessoal e profissional voltada execuo de seu trabalho. O assessor Amarildo Machado, Tukano, aborda em entrevista o aspecto universal das regras que regem o funcionalismo pblico:
(...) o sistema tem toda uma srie de regras, normas e regras. E isso precisa adequar, nos adaptar melhor a esse processo realmente difcil. Porque tem rgos de controle de fiscalizao que dizem como que deve ser... O ndio, na gesto, vai ser imputado pra voc responder na responsabilidade da gesto, que recurso pblico, quem paga o contribuinte. Ento tem toda essa srie [de] elementos que precisa manter, seguir o que est escrito (...) independente se so os ndios ou no, isso no governo a gente precisa

88
observar. No movimento tem suas regras e sua forma de ver essa questo. (...) Quem no fizer correto as coisas tem suas sanes. Ento, no governo, a regra pra todos, ou seja, indgena ou no ns entendemos bem isso, que precisa ser aceito. (Amarildo Machado, em entrevista, 19/03/2012. nfase minha)

A fala do servidor destaca o fator da imputabilidade, que permite que qualquer pessoa na condio de servidor seja passvel de processo judicial caso se conduza em desacordo com as normas legais seja este servidor indgena ou no. Vale ressaltar que isso no ocorre da mesma maneira com indgenas fora do servio pblico, em que sempre colocado em questo se podem ou no, devem ou no, sofrer processo judicial, e em que circunstncias. Se por um lado tnhamos na SEIND uma srie de servidores oriundos de diferentes comunidades, regies e organizaes, contratados por variadas razes (tcnicas, polticas ou ambas), por outro, temos a utilizao de um Estatuto26 (aprovado pela Lei 1.762 de 14/11/1986, ou seja, anterior Constituio Federal de 1988) e de um Cdigo de tica que homogeneizam tal diversidade. A prpria trajetria dos servidores pensada a partir da representatividade e do reconhecimento de alguns deles enquanto lideranas ou seja, os prprios motivos pelos quais chegaram Secretaria parecem ir contra tais marcos legais. O Manual de Integrao, por sua vez, foi elaborado no ano de 2008, portanto anterior criao da SEIND (que ocorreu apenas em 2009), por esse motivo ainda contm o nome e o logotipo da FEPI em sua capa. A cpia que recebi j apresentava o texto levemente apagado, provavelmente em virtude da grande quantidade de reprodues ao longo dos anos. A elaborao do manual foi realizada pela atual chefe do Departamento de Administrao, Tarcila, que na poca ocupava o cargo de Gerente de Recursos Humanos (atualmente o lugar de Karlene). Essa circulao dos servidores por diferentes cargos bastante comum na SEIND. O Manual apresentado da seguinte forma:
(...) este manual informa as normas e procedimentos bsicos institucionais, alm dos direitos e deveres de todos os servidores e estagirios que ingressam em seu quadro de pessoal. Com isso, facilita a integrao e o entendimento dos trabalhos desenvolvidos pela FEPI, os quais diante da realidade dos povos indgenas requer cada vez mais, maior interao entre as aes promovidas por organizaes governamentais, no
26

O Estatuto no estava entre os documentos entregues por Karlene, no entanto, o Manual faz referncia a ele por diversas vezes. Seu contedo pode ser acessado em: http://www.sefaz.am.gov.br/arquivos/Estatuto.pdf (acesso em 05/11/2013).

89
governamentais e organizaes indgenas para o alcance do sucesso em nossos trabalhos, o que s depende de nossa organizao e de nosso compromisso com a causa indgena. (FONTE: Manual de Integrao e Regulamentao Interna da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI 2008:03. nfase minha).

Segundo Tarcila, o manual da FEPI ainda utilizado na SEIND pois seu contedo permanece atual. A distino entre FEPI e SEIND realizada de forma contingente pelos interlocutores, o que no ocorreu neste momento. O manual segue o formato das cpias do Dirio Oficial do Estado do Amazonas tambm entregues por Karlene no momento da Integrao: seu contedo organizado em 19 pginas e 16 diferentes sees, cada qual abordando um assunto especfico. Cada seo dividida em itens ordenados por algarismos romanos. No trecho reproduzido do texto de apresentao notamos que o Manual faz uso de uma linguagem formalizada, mas que passa longe ao rebuscamento utilizado no Dirio Oficial. As pginas foram diagramadas de forma a conter em seu cabealho o braso do Estado do Amazonas, sem nenhuma indicao de procedncia (supe-se de que o leitor j saiba o que ele significa), o logotipo da FEPI, e o logotipo do governo do estado do Amazonas, representado pela bandeira do estado, referente gesto do governador Eduardo Braga - estes ltimos devidamente identificados. Destaca-se que no trecho reproduzido do manual h nfase, por um lado, no aspecto organizacional da Secretaria e, por outro, no compromisso com a causa indgena no sentido de promover o alcance do sucesso nos trabalhos. A ltima seo do manual, que contempla as Consideraes Finais, assinada pelo Secretrio Bonifcio, ento presidente da FEPI, em janeiro de 2007 ou seja, anterior a ultima verso do Manual, de 2008. As Consideraes finais contm dois curtos pargrafos. O primeiro deles repete um trecho do texto da Apresentao e contempla a importncia do Manual no sentido dos servidores e estagirios conhecerem as normas e procedimentos bsicos institucionais, alm de seus direitos e deveres. J o segundo pargrafo, novamente de acordo com a Apresentao, afirma que o sucesso e o alcance dos objetivos da Fundao, dependem do esforo, comprometimento e dedicao dos servidores e estagirios da FEPI para com a causa indgena. Ressalto tais consideraes com o objetivo de demonstrar a maneira como o compromisso com a causa indgena toma lugar central no Manual - nfase tambm presente na Lei 3.403/2009 que criou a Secretaria. Cinco das 16 sees que compem o

90

manual tratam sobre este assunto, a saber: Histrico da FEPI, Nossa Misso, Nossa Poltica, Nossas Competncias e Nossos Princpios. Para ilustrar tal questo, podemos citar especificamente os itens IV, VII e VIII da seo que versa sobre as Competncias da instituio:

NOSSAS COMPETNCIAS: (...) IV - Valorizao da diversidade cultural constitutiva da sociedade regional, respeitando os processos prprios das comunidades, em ateno ao reconhecimento da cidadania indgena; (...) VII - Preservao dos valores, bens culturais e histricos representativos da memria indgena; VIII A formao, a capacitao e o aperfeioamento de lideranas indgenas em relao legislao social, ambiental e educacional. (FONTE: Manual de Integrao e Regulamentao Interna da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI, 2008:07 nfase minha).

Ao estabelecer como suas competncias a valorizao da cidadania, a preservao da memria e o incentivo formao de lideranas, a prpria Secretaria acaba por configurar quais seriam as reivindicaes da causa indgena. Nesse sentido, exige no apenas o cumprimento de regras administrativas, mas uma forma de comprometimento relacionada a um espao mais amplo de exerccio poltico. Paralelamente nfase nos aspectos indgenas, observa-se no Manual a introduo dos novos servidores ao universo da administrao pblica. Isso ocorre tanto atravs de uma regulamentao externa, alinhada legislao estadual, quanto a partir de um conjunto de normas internas Secretaria que dizem respeito ao seu funcionamento dirio. No Manual temos sees sobre Normas de Frequncia e Horrios de Trabalho, Normas do Uso da Carteira de Identificao ou Crach, Rotina e Procedimentos Referentes a Materiais, Patrimnio, Transportes e Servios Gerais e Rotina e Procedimentos de Concesso, Aplicao e Prestao de Contas e Dirias de Viagens. As regras presentes nestas sees devem (e parecem ser) seguidas risca pelos servidores, uma vez que o desencadeamento de tais rotinas tambm relacionado, pelos meus interlocutores, ao prprio funcionamento da Secretaria. Assim, o no cumprimento de tais normas pode trazer consequencias futuras, por exemplo: se um servidor que foi viajar a trabalho no prestar contas, ficar impossibilitado de ir s suas prximas viagens, e assim em diante.

91

Percebemos ento que os novos servidores so introduzidos ao universo burocrtico e a certa percepo de sua temporalidade e procedimentos antes mesmo de realizarem um tour pelo prdio ou de serem apresentados aos demais colegas. Logo nos primeiros instantes na Secretaria eles j so colocados frente a uma quantidade de papis no muito volumosa, mas cujo contedo pode ser bastante intimidador para aqueles que nunca se depararam com este tipo de literatura. Tal literatura vislumbra um determinado tipo de leitor, assim, espera-se que os indivduos designados como servidores pblicos consigam assimilar as leis e regulamentaes que envolvem tal funo, contidas nos papis que lhes so entregues. Nas sees do Manual que versam sobre os Direitos do Servidor, bem como as Proibies ao Servidor, os ltimos itens acrescentam aos direitos e proibies anteriormente descritos aqueles tambm previstos no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado do Amazonas, demonstrando que ambos os documentos esto alinhados da mesma forma que os documentos para a regulamentao da pesquisa. Percebemos no Manual a reproduo de alguns itens presentes no Estatuto que remontam ao perodo pr-Constituio de 88, tal como a proibio de fundar sindicatos ou participar de greves. interessante ressaltar que a legislao estadual aborda temas como tica, moralidade e lealdade no sentido do bom desempenho das atividades pblicas. Tais temas podem ser pensados, em um primeiro momento, enquanto um comprometimento com o trabalho que vai alm das normas de conduta funcional. De forma semelhante, a nfase no comprometimento com a causa indgena abordada no manual tambm exige uma forma de dedicao que no fique limitada ao cumprimento das regras formais. Nesse sentido, o manual e o cdigo de tica parecem se dirigir a sujeitos que, simultaneamente, so enquadrados nas regras gerais do funcionalismo pblico e que tambm devem se comprometer profundamente com a causa indgena. A coexistncia de diferentes prescries percebida e apontada pelos servidores como uma situao delicada e repleta de disjunturas o que acaba por criar certa confuso entre eles mesmos. Em uma conversa pessoal um dos meus interlocutores afirmou:
Tiveram pessoas que falaram que quando voc passa a ser funcionrio pblico voc para de ser ndio, porque voc funcionrio pblico, voc tem que ter uma cartilha. Mas por que a gente tem que fazer isso se nosso pblico alvo so os povos indgenas?. (Comunicao pessoal, abril de 2012).

92

A questo levantada aponta para certo descompasso entre ocupar a posio de servidor pblico e, ao mesmo tempo, ser um indgena oriundo de uma trajetria em organizaes indgenas (responsvel por representar suas comunidades, regies ou associaes). Assim, meu interlocutor critica o motivo pelo qual a cartilha deve ser seguida, se todo o trabalho desempenhado pela Secretaria voltado s comunidades indgenas que, muitas vezes, no esto em consonncia com tal universo. No entanto, ao olharmos para a fala do Secretrio Bonifcio, notamos sua compreenso dessa condio no como um descompasso, mas como um papel prprio do servidor pblico da SEIND e no de outras Secretarias:
Tiemi: interessante porque parece que no s o senhor, mas os outros servidores que vieram do movimento indgena esto entre duas coisas... Bonifcio: , porque ento, isso um papel de quem est aqui. Alm de eu ser um membro de um povo, que Baniwa, eu tenho que dar satisfao para esse meu povo e por ser de uma regio tenho que representar aquela gente tambm e tem que dar uma satisfao para a organizao maior que a FOIRN. (...) Alm disso, voc tambm tem que atender o programa de governo, exigncias, decises, encaminhamentos, e ns somos interlocutores tanto para o governo e tambm entre os indgenas para o governo. Ento so dois... (...) Porque voc no esta s representando, alm de representar perante o governo para a comunidade, voc representa a comunidade para o governo. (...) O nosso negcio aqui fazer o Estado entender o ndio, e no o ndio entender o Estado. S que ao mesmo tempo, na prtica, a gente acaba fazendo eles tambm entender o governo. Burocracia... Muita das vezes os indgenas so muito imediatistas, (...) sendo que o governo trabalha com planejamento, PPA [Planejamento Plurianual]. Isso acaba que a gente tambm acaba trabalhando isso com as comunidades... (Bonifcio Baniwa, em entrevista, 02/04/2012).

A criao da Secretaria resulta de uma mobilizao poltica que visa, entre outras coisas, que o Estado entenda o ndio. Contudo, os indgenas que entram no Estado no apenas tm que aprender como proceder no universo da administrao pblica, mas tambm fazer com que os demais indgenas, fora do Estado, entendam como ele funciona. Tambm possvel perceber na fala do Secretrio o imbricamento de diferentes posies: ocupar o cargo de Secretrio, pertencer ao povo Baniwa, dar satisfao para a organizao da sua regio, a FOIRN, alm de atender ao programa de governo. O equilbrio entre tais posies necessrio tanto para ter o apoio das organizaes e povos indgenas, quanto para atender os anseios do governo e assim, manter a prpria Secretaria. Na mesma entrevista o Secretrio deu continuidade a tal questo a partir do pedido para que ele comentasse a realizao de conferncias e grandes reunies pblicas envolvendo organizaes indgenas e os servidores da Secretaria em sua gesto:

93

Como eu falei, eu vim para o governo para construir uma coisa que no est feita. Uma coisa no tem receita. Ento no meu entendimento tem que trabalhar junto. (...) tanto que ns trouxemos indgenas de outra regio para que ns pudssemos aprender o que rgo pblico, como enfrentar isso. Chegou a ter 15 etnias diferentes aqui, hoje estamos com 13. (Bonifcio Baniwa, em entrevista, 02/04/2012, nfase minha).

Estar em um rgo pblico envolve tambm a aprendizagem dos procedimentos burocrticos (e consequentemente, do universo no indgena), processo que se d individual e coletivamente. Segundo o Secretrio, tal conhecimento da administrao pblica acaba na prtica tambm sendo passado para as comunidades, para que elas compreendam a forma e o tempo de atuao da Secretaria; este ltimo, sempre em menor velocidade que o desejado. Desta forma, a ambiguidade vivenciada pelos servidores, sempre de forma contingente e contextual (combinando determinada trajetria e a funo de servidor pblico, ou representando as comunidades para o governo, e o governo para as comunidades), acaba por produzir uma poltica especfica, relacionada emergncia de tais posies. Paralelamente h uma noo de que tal processo tem que ser enfrentado coletivamente, de acordo com o Secretrio, apontando mais uma vez para o fato de existirem disjunturas entre estas diferentes posies. Em outra entrevista, desta vez com o secretrio adjunto Jos Mario, da etnia Mura, notamos que a entrada no governo compreende um processo de aprendizagem, como mencionado anteriormente, mas que tambm contempla a mudana da forma com que se olha para ambas as situaes, governo ou movimento:
Quando estava no movimento indgena a gente discriminava muito quem estava no governo (...), at porque a gente no fazia parte do governo. Aquela velha histria do preconceito n, o conceito anterior causa que voc est discriminando. Mas quando voc entra aqui e verifica a possibilidade de ajudar as populaes indgenas, dentro da possibilidade da instncia em que voc trabalha, mas no do jeito que voc pensava, quando voc tava batendo (no faz educao, no faz no sei o que..), s que quando voc entra voc verifica tecnicamente um milho de dificuldades que tem, por exemplo, de se chegar em uma rea indgena. (Jos Mario, em entrevista, 29/03/2012).

Notamos que estar no Estado ou estar no movimento so posies circunstanciais para os interlocutores, que as encaram enquanto divises, dois plos opostos. Contudo, a particularidade de se estar no Estado necessariamente requer o

94

estabelecimento de dilogo entre tais plos que so, de fato, vivenciados simultaneamente. A reflexo estabelecida por este dilogo d lugar a uma viso crtica acerca da prpria forma como esta posio no Estado constituda. Em entrevista, o servidor Ageu Vilcio, Sater-Maw, realiza uma leitura bastante interessante a respeito de tal questo:

Tiemi: Como essa questo de estar dentro de uma instituio pblica e ao mesmo tempo ser um indgena vindo do movimento indgena? Ageu: Eu vim do movimento, agora estou no Estado, estou em uma circunstncia. Eu penso que, por exemplo, se voc trabalhar muito com o movimento para fazer parte do Estado, do Estado brasileiro, e eu penso que o Estado brasileiro ainda precisa melhorar muito para responder os anseios do movimento. Essa a grande verdade. Quando voc conquista uma Secretaria do porte como SEIND, uma secretaria do estado, voc est admitindo que os povos indgenas tem direito a tratamento diferenciado por uma questo cultural, e assim sucessivamente, n? S que ser que voc est preparado como Estado para dar esse suporte? Ento esse o papel fundamental da minha misso. (Ageu Sater, em entrevista, 11/04/2012)

Ageu d sentido ao seu trabalho dentro da SEIND e tambm oferece uma interpretao, baseado em sua experincia, a respeito do processo de dilogo que envolve o movimento indgena e o Estado brasileiro. Paralelamente, h a percepo de uma antinomia entre o que pensando enquanto indgena e o que pensando enquanto governo. Estar em ambos os plos, nesse sentido, simultaneamente desejvel e perigoso. Em outras palavras: por um lado a indianidade dos servidores os reveste de uma caracterstica especfica; afinal, quem melhor que um indgena para entender e responder s demandas indgenas? Por outro lado, apreender o universo estatal e seu funcionamento potencialmente perigoso, uma vez que pode redundar na apreenso da prpria indianidade do servidor, tornando-o simplesmente um burocrata, afastando-o das comunidades e do movimento indgena. Na sequncia da entrevista, Ageu menciona a importncia do trabalho realizado na Secretaria no sentido de no se tornar mais um no sistema e a responsabilidade para com as comunidades e sua histria:
O Lula tem uma frase que eu gosto: todo mundo tem o direito de errar, mas eu no posso errar. Se eu errar, vai refletir muito nos meus parentes, nas pessoas que confiam em mim e que me apiam. A responsabilidade muito grande, no s em relao aos meus filhos, mas histria... Conheceu a histria da minha me? Minha me passou o legado dela para mim. s vezes eu no queria! No sou Tuxaua, sou tcnico! Resumindo, eu acho que a Secretaria tem que ser modelo (...) tem que serem feitos alguns ajustes para que isso acontea, para que no vire mais um no sistema. E ser mais um no sistema tem mais um monte a!. (Ageu Sater, em entrevista, 11/04/2012)

95

Nota-se, portanto, a emergncia de diferentes nveis de indianidade, vinculados a diferentes elementos e questionados constantemente pelos interlocutores. Nesse sentido, ser servidor e indgena nunca uma posio estvel. A combinao da tcnica e da poltica, a obrigao de dar um retorno para as bases, e ainda cumprir as exigncias do governo, so elementos que requerem, por parte dos servidores, a constante negociao de laos e relaes. Equilibrar todos esses elementos garante a eficcia da atuao na e da Secretaria, percebida tambm como tarefa exclusiva daqueles que esto l - os nicos capazes de realizar tais conexes que envolvem distintas trajetrias, pertencimentos e formaes.

***

Retomando brevemente as consideraes do captulo anterior, vimos que as rotinas administrativas acabam por conectar agentes estatais de variadas trajetrias (representantes em diferentes escalas) e, assim, distintas foras polticas. Tais foras so partes constituintes das rotinas administrativas da SEIND, e produzem uma srie de aes em seu nome. Percebemos ento que os limites do prprio Estado so negociados no decorrer de tais processos, e fazer parte dele potencializa a produo (e, talvez, reproduo) de uma poltica feita tambm por organizaes indgenas. A partir das entrevistas apresentadas neste captulo, notamos que a entrada no Estado ou no governo compreende uma mudana de posio que acompanhada da necessidade da apreenso dos procedimentos burocrticos. Esta forma de experienciar a administrao pblica tambm pensada enquanto um processo de aprendizagem individual e coletiva de ocupar cargos pblicos. Desta forma, alm de se estar no Estado, deve-se ser capaz de transmitir para as comunidades parte de tal conhecimento para que elas compreendam o tempo do governo - que no imediato e depende de planejamentos, PPA, como levantado pelo Secretrio. A crtica por parte de Ageu Vilcio interessante neste sentido ao apontar para a falta de suporte da administrao pblica para lidar, justamente, com servidores no homogneos, que combinam diferentes trajetrias. Os tcnicos da SEIND devem possuir caractersticas que lhes permitam circular e conectar diferentes universos. A abertura de concurso pblico, comumente concebida como um mecanismo de

96

produo de eficcia (como na anlise weberiana da burocracia), pode significar neste contexto um risco para a forma especfica de eficcia que, na perspectiva indgena, a SEIND deve produzir. Se um quadro prprio de pessoal contribui para estabilizar a secretaria (tornando-a mais permanente na estrutura da administrao estadual), tambm interrompe, de certa maneira, o movimento que propiciou sua criao e as expectativas que nela so depositadas. Os processos internos da SEIND, como vimos, so bastante influenciados pelas relaes entre os servidores e as comunidades; no entanto, a Secretaria tambm tem um intenso papel na produo dessas mesmas relaes. Ao combinar diferentes servidores com distintas trajetrias, e exigir que sejam continuamente realizadas articulaes entre universos distintos para que os processos da SEIND sejam eficientes, a Secretaria tambm acaba por constantemente reconfigurar variadas noes de representatividades e indianidade, suscetveis a tais movimentos. O captulo que segue dar continuidade descrio desses movimentos atravs do processo de produo de projetos pelos tcnicos da SEIND. Ser detalhada a forma como funcionam os departamentos da rea-fim da Secretaria e como as articulaes com outros rgos do governo e com as comunidades so realizadas no dia-a-dia.

97

Captulo 4: Instituies, projetos e aes. Iniciava-se o ultimo ms de trabalho de campo, era abril de 2012. As atividades na Secretaria Estadual para os Povos Indgenas do Amazonas se tornavam cada vez mais intensas com a aproximao do Abril Cultural Indgena, evento promovido pela Secretaria para comemorar o dia do ndio, 19 de abril. Eu estava no Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI) debruada sobre uma srie de papis tentando compreender um dos projetos elaborados pela Secretaria. Prateleiras e escrivaninhas com inmeras pastas-arquivo contendo mais e mais papis podiam ser observadas por toda a sala do departamento, disputando espao com livros, computadores, com os servidores e comigo mesma. A este cenrio recorrente em outros rgos da administrao pblica, no entanto, tambm se misturavam outros elementos: um cesto indgena no canto da sala guardava cartazes antigos; outras cestas menores guardavam canetas, borrachas e demais materiais de escritrio; um patau (suporte de cuia) figurava sobre uma das prateleiras; junto s demais xcaras e copos, prximas cafeteira eltrica, estavam mais algumas cuias. Logo atrs de mim eu podia escutar os servidores Rafael e Deniziu (trajando camisas e sapatos sociais) travando uma animada discusso sobre os ltimos detalhes do Abril Cultural Indgena ambos dialogavam em sua lngua materna, Ticuna. O Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI) e o Departamento de Etnodesenvolvimento (DETNO), como anteriormente mencionado, so responsveis pela elaborao dos projetos da Secretaria. E eu, aps lidar com as demandas, finalmente subia ao segundo andar para tentar seguir os caminhos que elas percorriam e responder indagao: afinal, como os tcnicos da SEIND transformam demandas em aes de Estado? Partindo dessa pergunta, o presente captulo busca pensar as diferentes articulaes institucionais que envolvem a SEIND, compreendendo tanto segmentos da administrao pblica, quanto associaes e organizaes vinculadas s comunidades indgenas. Para tanto, o captulo ser dividido em dois momentos. O primeiro trata de um modelo de organizao denominado Comit Gestor, que rene diversos rgos pblicos (em nvel federal, estadual e municipal) que possuem aes voltadas aos povos indgenas. E o segundo, da transformao das demandas enviadas a Secretaria em projetos. Observar a forma de interao entre a SEIND e diferentes instituies nos

98

leva, ao final do captulo, a uma reflexo a respeito dos limites entre o estatal e o no estatal - e a forma com que so constantemente reconfigurados.

Figura 20: Os servidores Sinsio, Ticuna, e Ageu, Sater-Maw, na Sala do Departamento de Promoo dos Direitos dos Povos Indgenas (DEPI). Notar o cesto com cartazes ao lado direito da foto, e a cuia ao lado esquerdo, junto aos potes com caf e acar.

4.1 Os projetos

Grande parte das demandas que so enviadas SEIND encaminhada aos departamentos correspondentes s chamadas atividades fim: o Departamento de Etnodesenvolvimento (DETNO) e o Departamento de Promoo dos Povos Indgenas (DEPI). No entanto, nem sempre as demandas podem ser atendidas a comear pelas limitaes oramentrias da SEIND. De acordo com a Coordenadora de Programas e Projetos do DETNO, Rosa dos Anjos, logo que as demandas chegam, os tcnicos verificam a possibilidade de inscrev-las em editais abertos por outras instituies pblicas (secretarias de estado, ministrios etc.) ou privadas (bancos, fundaes etc.). Quando isso ocorre e as demandas podem, de fato, originar projetos que se alinhem aos temas dos editais, os tcnicos ficam to empolgados quanto as comunidades, e ento do os encaminhamentos para a abertura de um processo.

99

Os processos so abertos pelos servidores do DEPI ou do DETNO junto ao Gabinete do Secretrio, que emite um nmero de protocolo e fornece uma pasta com uma folha de capa para ser preenchida com os dados do processo. A folha de capa sempre padronizada e carrega o ttulo de Folha dos Dados Cadastrais. No seu cabealho esto o braso do Estado do Amazonas e os logotipos da SEIND e do governo estadual. Em seguida deve ser preenchido o nome da instituio/rgo proponente27, CNPJ, endereo completo, telefone e nome do responsvel28. Na segunda metade da folha est uma tabela para o registro dos despachos do projeto, contendo espao para o nome da pessoa que despachou, a data e a hora, e para onde o projeto foi despachado. As pastas dos processos so preenchidas por uma srie de documentos: a demanda que deu origem ao mesmo, os ofcios, e-mails ou cartas circulares emitidos pela Secretaria ou por outras instituies (do poder pblico ou organizaes indgenas) relacionadas viabilizao do projeto, o prprio projeto (depois que for escrito) e, grande parte das vezes, o edital impresso ao qual o projeto foi submetido. Ainda que as demandas no dem origem imediatamente a projetos, elas podem ser resgatadas assim que um edital que contemple o seu tema for aberto. Os tcnicos esto constantemente buscando esses editais nas mais diversas reas: cultura, sade, educao, entre outras, principalmente via internet. Chris Lopes, do Departamento de Promoo dos Povos Indgenas, tambm mencionou que algumas secretarias de Estado ligam para avisar quando editais que interessem SEIND iro abrir. Assim, os servidores da SEIND aproveitam o fato de estarem em uma Secretaria de Estado para trabalhar e entrar em contato com as outras Secretarias. A proximidade entre esses rgos da administrao pblica pode ser construda em diferentes movimentos, como reunies entre as instituies, desenvolvimento de atividades em conjunto, entre outros. A escrita do projeto pode ser realizada pela comunidade ou associao indgena, pela secretaria, ou por ambas em conjunto. bastante comum o envio de projetos j prontos SEIND. Nestes casos, os servidores apenas corrigem eventuais erros e realizam alguns ajustes para alinhar o projeto ao formato do edital. Em outros casos, a Secretaria escreve o projeto a partir da demanda e consulta a associao indgena apenas para saber se ainda h interesse na concretizao do projeto. Outras vezes, os
27

Os tcnicos geralmente optam por colocar a SEIND como proponente do projeto para facilitar o acompanhamento de sua execuo. No entanto, isso nem sempre possvel, uma vez que a Secretaria um rgo pblico, o que muitas vezes a impede de receber recursos dependendo da natureza do edital e da instituio que o abriu.
28

O responsvel pelo projeto pode ser tanto um servidor da Secretaria, quanto um representante da organizao/associao indgena. Isso depende da instituio que ser a proponente do projeto.

100

projetos podem ser escritos em conjunto por algum representante da associao e pelos servidores da Secretaria. Geralmente o representante indgena vai Secretaria para se reunir com algum servidor e ento ambos delineiam o projeto em um dos computadores disponveis nos departamentos. Aps a escrita do projeto, ele enviado instituio que abriu o edital. Todos os encargos financeiros de tal processo (como impresso, envio pelo correio, xerox de documentos etc.) so custeados pela SEIND. O desenrolar deste processo sugere um caminho em que a abertura dos editais determina quais demandas sero atendidas, o que ocorre conforme os assuntos contemplados (sade, educao, cultura, etc.) que expressam prioridades e temporalidades de outras instituies e no a ordem de chegada das correspondncias e e-mails SEIND. Os tcnicos, ao transformarem as demandas em projetos, mantm em vista os critrios e categorias presentes nos editais para que ambos fiquem alinhados. Desta forma, em um primeiro momento, o que seriam critrios externos (utilizados por outras instituies) parece dar corpo poltica feita na SEIND. Contudo, h tambm outro movimento que vem dos editais. Ao mesmo tempo em que os editais apresentam uma determinada linguagem, utilizando certo vocabulrio e categorias, os servidores se apropriam de tais elementos no momento de pensar em como atender as demandas. Assim, o que aparentemente era um critrio externo que deveria ser seguido pela SEIND, acaba virando um critrio da prpria instituio.

***

No sentido de exemplificar a forma com que as demandas operam dentro da SEIND, produzindo diferentes desdobramentos, na seo seguinte irei explorar o processo de negociao de um projeto cujo contedo teve como base as prprias demandas de organizaes indgenas.

4.1.1. Um exemplo: o projeto do BNDES Recentemente a SEIND esteve frente a uma ocasio excepcional. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel do Amazonas (SDS) a procurou em funo da existncia de um recurso destinado a polticas pblicas para os povos indgenas que no havia sido utilizado, havendo a necessidade da escrita de um projeto

101

para capt-lo. Tal recurso, proveniente do BNDES, era bastante significativo se comparado ao oramento anual da SEIND o que, segundo Rosa (a coordenadora de projetos do DETNO), fez com que todos ficassem eufricos com a possibilidade de escrever um grande projeto para capt-lo. A verso do projeto a que tive acesso no final do ano de 2012 na poca, a mais recente ainda estava em fase de negociao com o banco. Desta forma, o chefe do departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, apontando para o fato de que seu contedo provavelmente passaria por algumas alteraes, solicitou que eu no utilizasse no trabalho (e assim, no divulgasse) o texto na ntegra. Por este motivo, optei por no reproduzir nenhuma parte do projeto. No momento de escrever o projeto, Rosa narra que foram levantadas todas as demandas recebidas (e no atendidas) desde 2009 (ano em que foi criada a SEIND). Em seguida foi realizada uma consulta a todas as organizaes que as tinham enviado para verificar se ainda havia interesse em sua execuo. Aps essa consulta, as demandas que restaram (que ainda eram muitas, de acordo com Rosa) deram corpo ao Projeto Gesto Ambiental e Produo Sustentvel das Terras Indgenas do Amazonas, cujo valor total se aproximou a 31 milhes de reais. Em uma conversa sobre o assunto, o chefe do departamento de Etnodesenvolvimento, Cristiano, relatou que na primeira reunio com o BNDES os tcnicos da SEIND foram perguntados: como a SEIND, que tem oramento anual de trs milhes, vai gerenciar 31 milhes?. Tal questo levou os tcnicos do departamento a redimensionar o projeto para torn-lo mais administrvel segundo os critrios do banco. A primeira medida foi verificar quais associaes estavam com a situao legal regularizada o que contribuiu para a reduo do volume de demandas contempladas no projeto. O gerenciamento dos recursos recebidos por meio de editais, bem como a execuo do projeto, ficam a cargo exclusivamente das associaes que, muitas vezes, no vem com bons olhos a interferncia da Secretaria nos momentos posteriores aprovao no edital. Assim, fundamental que as associaes estejam regularizadas; caso contrrio, mesmo com o projeto aprovado, no podem receber o recurso. A partir da anlise das demandas restantes Rosa dos Anjos disse que verificaram que havia a necessidade de apoio em atividades de gerao de renda em praticamente todas as comunidades, o que levou investigao das potencialidades produtivas de cada regio e como poderiam ser exploradas de forma sustentvel. Segundo ela, isso ocorreu a partir da vivncia que os tcnicos tm nas terras indgenas e seus

102

conhecimentos a respeito do funcionamento do Estado. Assim, o grande projeto enviado ao BNDES se estruturou atravs de uma srie de projetos menores, pensados de acordo com as demandas recebidas e os recursos naturais disponveis em cada regio. Por exemplo: se determinada regio se destaca na extrao da castanha, receber uma ao que promova o maior aproveitamento de tal especialidade. A categoria aes utilizada pelos servidores no momento de se referir ao que os projetos fazem. Na conversa com Rosa ela constantemente repetiu o uso desta palavra, o que ocorreu tambm com outros servidores. interessante destacar que esse vocabulrio baseado em aes, metas, programas e projetos tem uso mais geral no mbito da administrao pblica e privada. Por exemplo: a ideia de unificar tal vocabulrio entre os servidores pblicos do ministrio da Ministrio da Sade, deu origem ao Glossrio Temtico: Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliao das Aes em Sade (Sisplam)29. Esse Glossrio consiste em uma publicao online de 52 pginas com uma srie de verbetes e suas definies. De acordo com essa mesma publicao:
Pretende-se que a terminologia apresentada nesses glossrios temticos seja uma prtica de gesto do conhecimento, de maneira que favorea o desempenho dos servios e das atividades institucionais, e a melhor compreenso do Sistema nico de Sade. A meta consolidar, de forma permanente, o processo de gesto do vocabulrio institucional em face do carter normativo da ao federal e do patamar tcnico e cientfico necessrio s aes do Estado. (FONTE: Ministrio da Sade).

Atravs deste trecho presente na apresentao do Glossrio possvel perceber no apenas a busca por um vocabulrio unificado, mas tambm por unificar seus significados. Assim, essa produo e reproduo de categorias especficas seria parte constituinte do prprio processo de produo do conhecimento das instituies (no caso, o Ministrio da Sade). O Glossrio define a categoria aes da seguinte forma:
Ao, fem. Operao que resulta em produto (bem ou servio) ofertado sociedade, ou que contribui para atender aos objetivos de um programa. Nota: incluem-se tambm no conceito de ao as transferncias obrigatrias ou voluntrias a outros entes da federao e a pessoas fsicas e jurdicas, na forma de subsdios, subvenes, auxlios, contribuies, doaes, entre outros, e os financiamentos. Ver: Descrio da Ao; Produto; Subao; Tarefa.

29

Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_sisplam.pdf (Acessado em 20/10/2013)

103

A forma como a categoria ao definida pelo Ministrio da Sade parece ir ao encontro do uso que Rosa dos Anjos estava fazendo dela na nossa conversa. A Ao, nesse sentido, pode ser pensada como tudo que sai da SEIND em direo s comunidades e associaes indgenas o que ocorre principalmente atravs de projetos enviados por ela prpria a outras instituies, e por programas de outros rgos pblicos, como ser visto adiante. Na srie de procedimentos necessrios para a elaborao do projeto, as comunidades esto presentes sempre por meio das associaes que as representam que, por sua vez, enviaram as demandas. Se retomarmos a fala da servidora Chris Lopes no primeiro captulo, quando sugeriu que eu tabulasse as demandas, pois era importante saber o que a sociedade espera da SEIND, percebemos aqui que as demandas se transformam nos objetivos da prpria Secretaria e, inclusive, em objetivos pessoais dos tcnicos, que ficam to empolgados quanto as comunidades frente possibilidade de efetiv-las. De acordo com o chefe do DETNO, a consulta previamente realizada junto s associaes (no sentido de verificar a existncia de interesse na demanda) criou grande expectativa por parte das comunidades. Preocupados com o fato de terem que excluir muitas delas do projeto, os tcnicos optaram por no restringir sua rea de abrangncia (ou seja, continuar contemplando uma extensa regio30), no entanto, reduzir o nmero de aes voltadas para cada associao. Assim, se uma regio receberia cinco aes, passou a ser beneficiada com apenas trs. Entre as aes previstas esto oficinas de artesanato, cursos de capacitao em piscicultura, implantao de projetos de agricultura familiar, entre outros. No sentido que gerenciar o recurso a ser utilizado (que desta vez seria repassado diretamente administrao da SEIND), foi elaborada uma Proposta de Governana do Projeto. Esta proposta prev a criao de uma coordenao dentro do Departamento de Etnodesenvolvimento, responsvel pela execuo tcnica, administrativa e financeira do projeto, inclusive ocupando um espao fsico prprio. A criao desta coordenao, segundo o chefe de departamento, foi uma contrapartida ao recebimento do financiamento do banco, e seria composta por uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. Em funo do quadro da SEIND contar com apenas 38 servidores, o que

30

A verso do projeto a que tive acesso contempla 15 municpios e 25 terras indgenas.

104

tornaria invivel o deslocamento de 12 deles para fazer parte de tal coordenao, a proposta sugere a reconfigurao do organograma da instituio atravs da contratao de novos servidores. Inicialmente houve a proposta, por parte do BNDES, de utilizar a estrutura de outra secretaria de estado (tanto o espao fsico, quanto servidores). Desse modo, a execuo do projeto no seria totalmente realizada pela SEIND, consequentemente diminuindo seu controle sobre as diferentes etapas. O chefe do departamento de Etnodesenvolvimento e o Secretrio Bonifcio compreenderam que seria politicamente mais interessante aumentar o quadro de servidores, o que tambm fortaleceria a Secretaria futuramente. No entanto, a viabilidade de tal proposta algo muito difcil de ser abordado, uma vez que envolve negociaes em diferentes nveis, tanto com o governo do Estado (que o nico que pode concretizar as contrataes pela natureza institucional da SEIND), quanto com o banco, que deve aprovar a proposta da Secretaria. A ltima notcia que tive a esse respeito foi o agendamento de uma reunio com representantes do BNDES na SEIND para a anlise do projeto, agendada para o incio do ano de 2013. A negociao com o BNDES evidencia uma srie de tenses relacionadas posio institucional ocupada pela SEIND e as circunstncias que a envolvem, desde a limitao dos recursos disponveis at desconfianas, por parte de outros rgos, de suas competncias tcnico-administrativas. Trabalhar atravs dos editais e parcerias (como veremos adiante) buscar identificar e incorporar uma produtividade vinda do exterior (situada fora dos limites institucionais da SEIND, presente tanto no mbito estatal quanto alm dele), no sentido de garantir sua atuao e o direcionamento de aes para os povos indgenas. A criatividade dos servidores em tal processo acaba ao menos potencialmente - por reformular os departamentos, as coordenaes e a prpria atuao dos tcnicos que, conforme disse Rose Meire, chefe do DEPI, tm que fazer o projeto acontecer. Na parte seguinte do texto, irei abordar outra estratgia da SEIND no sentido de viabilizar seu funcionamento.

4.2 O Comit Gestor

Em novembro de 2009 o governo do estado do amazonas firmou um Termo de Cooperao Tcnica com a FUNAI durante o Frum Amazonas Indgena (FORIND). O

105

Frum foi uma das primeiras atividades organizadas pela SEIND depois de ser criada, e tinha como finalidade reunir lideranas indgenas e membros de rgos pblicos para discutir as polticas pblicas voltadas s populaes indgenas no estado. Tais discusses criaram a matriz institucional do uma forma de organizao que, mais tarde, foi chamada de Comit Gestor, oficializada atravs do Decreto Estadual 31.052/10 assinado pelo atual governador, Omar Aziz31. O Comit Gestor passou a funcionar a partir do ms de julho de 2011 (data da publicao do decreto), e consiste na articulao entre um conjunto de instituies pblicas que possuem polticas voltadas s populaes indgenas do Amazonas, bem como algumas organizaes indgenas. De acordo com o decreto, o Comit presidido pela SEIND em parceria com a Fundao Nacional do ndio (FUNAI), e tem como objetivo
implementar aes de etnodesenvolvimento nas reas de educao, sade, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, cultura, infraestrutura, fomento e desenvolvimento regional, mediante a consulta prvia, informada, livre e esclarecida dos povos indgenas, no mbito do Programa Amazonas Indgena e Programa Proteo e Promoo dos Povos Indgenas. (Fonte: Decreto Estadual 31.052/10)

Atualmente, registra-se a participao de 52 diferentes instituies denominadas por meus interlocutores de instituies parceiras. Entre estas instituies encontram-se secretarias em nvel estadual e municipal, como a Secretaria Municipal de Educao de Manaus (SEMED) e a Secretaria de Assistncia Social do Estado do Amazonas (SEAS), rgos federais, como a prpria FUNAI e o Ministrio de Desenvolvimento Agrrio (MDA), rgos voltados pesquisa, tal como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia (INPA), e uma organizao indgena, a Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB). A COIAB, nica instituio indgena a integrar o Comit Gestor, participa de suas atividades em uma qualidade diferente das demais, como instituio ouvinte. Enquanto presidentes, a FUNAI e a SEIND tm a tarefa de articular estas diferentes instituies no sentido de organizar as polticas pblicas voltadas aos povos indgenas desenvolvidas por cada uma delas. O objetivo desta forma de organizao

31

Omar Aziz era vice-governador e assumiu o governo em 31/03/10 com a renncia de Eduardo Braga para concorrer ao Senado. Foi reeleito em outubro de 2010 e assumiu o novo mandato em 01/01/2011.

106

seria o de criar um Plano de Ao Integrada entre essas instituies, garantindo o dilogo e a troca de informaes entre os rgos do poder pblico e, assim, evitar a rplica de polticas em diferentes instncias. Em uma reportagem veiculada no site de internet do governo do estado do Amazonas32 na ocasio da criao do Comit, o secretrio Bonifcio fez a afirmao de que o comit chega para encurtar as distncia do atendimento e fazer com que os benefcios cheguem s comunidades indgenas. Ainda segundo o secretrio, tal iniciativa busca superar um problema: a burocracia, em suas palavras, ela ainda emperra. Em seguida mencionou que por conta da legislao brasileira, j tem projeto com dois anos que ainda no foi colocado em prtica. Nesta mesma reportagem, o assessor da presidncia da Funai/Braslia, Francisco Piynko33, mencionou que a proposta do Comit criar agendas de trabalho conjuntas, para garantir que as estratgias cheguem s comunidades de forma articulada: Se a gente tem isso claro, podemos dialogar com os outros possveis parceiros que possam ajudar no processo, cada um com seu papel e com uma agenda unificada no Comit. Internamente, o Comit Gestor dividido em quatro diferentes grupos de instituies denominados Cmaras Tcnicas, e organizadas a partir de diferentes temticas. Elas so as seguintes: I- Gesto Territorial e Ambiental; II- Promoo dos Povos Indgenas do Amazonas; III- Qualidade de Vida dos Povos Indgenas no Amazonas; IV- Gerao de Renda. importante notar que os nomes das Cmaras so bastante semelhantes s reparties internas da SEIND: enquanto os temas das Cmaras I e IV so bastante alinhados s duas coordenaes do Departamento de Etnodesenvolvimento (Coordenao de Territrio e Cidadania e Coordenao de Programas e Projetos), a Cmara II replica o nome de um dos departamentos da SEIND (Departamento de Promoo dos Povos Indgenas) e a III possui grande afinidade com as atividades desenvolvidas pela Coordenao de Promoo Social desse mesmo departamento. Da mesma forma, cada Cmara possui um coordenador responsvel por redigir as atas das reunies e encaminhar as discusses. Os coordenadores das quatro Cmaras so os prprios servidores da SEIND responsveis pelo departamento e pelas coordenaes da Secretaria acima citadas. Cada uma dessas Cmaras Tcnicas composta por diversas instituies distribudas de acordo com os trabalhos a serem desenvolvidos. Por exemplo, na
32

Disponvel em: http://www.amazonas.am.gov.br/2011/07/seind-cria-comit-gestor-indgena-para-atuaointegrada-com-a-funai/ (Acesso em 31/10/2013).


33

Francisco Piyanko indgena Ashaninka, j participou da Secretaria Indgena de Rio Branco, Acre. Atualmente segue sendo servidor da FUNAI.

107

Cmara III, Qualidade de Vida dos Povos Indgenas, est a Secretaria Estadual de Educao (SEDUC), pois a educao escolar indgena um tema contemplado por tal Cmara. No entanto, essa diviso baseada em instituies e respectivos temas bastante malevel, uma vez que assuntos como a prpria educao perpassam quase todas as Cmaras. Desta forma, alguns representantes das instituies parceira, podem ser chamados a participar das atividades de mais de uma Cmara. O Decreto assinado pelo governador utilizado com o objetivo de assegurar o comparecimento dos representantes das instituies parceiras s reunies: no somos ns [SEIND] que estamos chamando, o governador que passou essa atribuio para a gente. Segundo Chris Lopes, coordenadora da Cmara III, a participao das instituies parceiras foi aumentando conforme as atividades do Comit Gestor passaram a ganhar mais visibilidade - principalmente a partir do acompanhamento e divulgao pela imprensa das reunies do Comit (movimento proporcionado pela prpria SEIND atravs de sua Assessoria de Comunicao). As Cmaras Tcnicas se renem periodicamente, geralmente a cada trs semanas, dentro da estrutura fsica da SEIND. J as reunies do Comit Gestor ocorrem duas vezes ao ano: no incio, com o objetivo de definir uma agenda para ser seguida ao longo do ano; e ao final, no sentido de realizar um balano das atividades realizadas. Neste momento, todas as instituies de todas as Cmaras so chamadas a participar, o que confere grande relevncia e visibilidade para o evento. Algumas organizaes indgenas tambm so convidadas pela SEIND a participar de tais momentos, ao contrrio do que ocorre nas reunies das Cmaras Tcnicas, onde sua participao deve ser negociada com os demais membros da cmara. Durante o acompanhamento das atividades desenvolvidas na SEIND foi possvel presenciar uma reunio do Comit Gestor, que ocorreu em 19 de abril de 2012, o dia do ndio e, como mencionado na introduo, fez parte de uma srie maior de eventos vinculados ao Abril Cultural. Tal reunio consistiu em um grande evento realizado no auditrio da Secretaria Estadual de Justia (SEJUS), uma edificao bastante moderna que mantm a fachada de uma casa histrica que j abrigou o palcio do governador. A abertura do evento contou com uma apresentao cultural com msica e dana do grupo Bayor, formado por indgenas Tukano que residem em Manaus.

108

Figura 21: Abertura das atividades do Comit Gestor com a apresentao do grupo Tukano Bayur. Fonte: Assessoria de Comunicao da SEIND.

Aps o anncio do grupo Bayur o auditrio foi sendo progressivamente ocupado pelas pessoas que estavam do lado de fora, muitos entravam curiosos para conferir a apresentao. Compareceram cerca de 80 pessoas reunio (que ocuparam quase a capacidade mxima do auditrio), todas representantes de diferentes rgos do governo. Os indgenas presentes foram apenas os servidores da SEIND e os titulares das duas organizaes indgenas convidadas para a mesa de abertura, alm do grupo artstico. Aps a apresentao, houve a abertura solene do evento, que teve sua mesa composta pelo assessor da presidncia da FUNAI, Francisco Piynko, pela deputada estadual do Partido Progressista (PP), Conceio Sampaio (que na ocasio representava o presidente da Assemblia Legislativa do Amazonas), pelo secretrio da SEIND, Bonifcio Baniwa (que presidiu a mesa e introduziu seus participantes), por um representante do Comando Militar da Amaznia (que no teve o nome citado), pelo titular da Secretaria de Governo do Estado do Amazonas (SEGOV), Hamilton Gadelha (representante do governador, que estava em viagem) e dois representantes de organizaes indgenas: Marcos Apurin, na poca titular da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB), e Fidelis Baniwa, encarregado da comisso que criaria, alguns dias depois da reunio, a Coordenao das

109

Organizaes e Povos Indgenas do Estado do Amazonas (COIPAM) - ocasio em que ele tambm seria eleito presidente da organizao. A composio da mesa de abertura evidencia um fator bastante significativo (ainda que possa ter ocorrido em funo de uma srie de coincidncias). Percebemos que nenhuma autoridade comparece: h um representante do governador, uma representante da Assemblia Legislativa, e um representante da FUNAI. Por outro lado, do lado indgena, esto l os titulares da Secretaria e das Associaes.

Figura 22: Mesa de abertura da reunio do Comit Gestor. FONTE: Assessoria de Comunicao da SEIND.

Nas falas de abertura foi possvel identificar duas modalidades de discurso. Os representantes das organizaes governamentais ressaltaram a iniciativa do Comit Gestor, destacando a importncia das polticas pblicas voltadas s populaes indgenas no estado do Amazonas. Seus discursos foram todos no sentido de enaltecer a unidade e colaborao das instituies em relao umas s outras, e em relao aos povos indgenas. Os indgenas foram claramente colocados no lugar de atendidos ainda que o evento tivesse como finalidade a garantia de seus direitos constitucionais. J os indgenas representantes das organizaes indgenas e o Secretrio Bonifcio optaram por um tom mais combativo, apontando a necessidade de avanos nas polticas pblicas, exigindo o cumprimento da Constituio, e mencionando situaes de descaso

110

em relao aos povos indgenas (a respeito deste ultimo item, o secretrio foi mais discreto que os demais). O primeiro a falar foi Hamilton Gadelha, secretrio da SEGOV, e representante do governador no evento. Gadelha lembrou que o governo do estado se faz presente no Comit atravs da SEIND (como consta no Decreto) e parabenizou o secretrio Bonifcio por mais um dia de luta, mais um dia de conquista e por mais um dia de festa dos povos indgenas. Continuou afirmando que ns [do governo] entendemos que dia 19 de Abril no pode ser um dia apenas de festividade, tem que ser um dia tambm de luta, conquista e incluso. Fidelis Baniwa foi o segundo a discursar. Iniciou seu discurso lembrando as conquistas dos indgenas, como a demarcao de terras e as cotas para estudantes indgenas nas universidades, atribuindo tais conquistas ao movimento. Com a voz forte, Fidelis afirmou: deixamos grande parte da luta feita atravs do arco e flecha para travarmos uma luta ao lado dos parentes (...) com o papel, essa mudana que vivemos hoje, o movimento que tem conquistado, isso que quero registrar. De acordo com sua perspectiva, aquele momento de reunio era para fazer uma avaliao, mas tambm para buscar uma resposta mais eficiente para as necessidades dos indgenas do estado do Amazonas. Encerrou sua fala mencionando que celebrava e se orgulhava de todas as conquistas do movimento indgena, e enalteceu o fato de um indgena ser o secretrio da SEIND. No entanto, reafirmou que ainda falta muito. O terceiro a falar foi Marcos Apurin, presidente da COIAB que deu sequncia ao tom combativo de Fidelis. Ele iniciou seu discurso com algumas frases em lngua indgena, para ento, em portugus, dar continuidade sua fala. No houve traduo para suas primeiras frases - compreensveis apenas aos indgenas l presentes. Lembrou que naquele dia, 19 de abril, a COIAB estava completando 22 anos, e ento pediu uma salva de palmas para os povos indgenas, pois ns estamos presentes em todo o lugar, em todo o momento, todo dia apesar de todas adversidades vividas durante os anos. Continuou seu discurso relatando que tinha ido Braslia e falado com o presidente da FUNAI e com o secretrio da Secretaria Especial de Sade Indgena (SESAI), mas mostrou descontentamento, afirmando que ns temos indgenas l tambm referindo-se a outros indgenas servidores pblicos-, mas no est como a gente quer. Criticou a atuao dos rgos governamentais - para ns a conquista atravs de direito, mas isso no est sendo aplicado como deveria -, discursou contra a PEC

111

21534, afirmando sua inconstitucionalidade, e disse que o Comit Gestor deve, acima de tudo, ter compromisso com os indgenas. Elogiou a atuao dos indgenas no poder executivo e citou o secretrio Jos Bonifcio, de quem temos muito orgulho, mas criticou a ausncia de indgenas e representantes dos indgenas no legislativo. Finalizou seu discurso relembrando a fala de Fidlis: a arma no mais a borduna e a flecha, mas sim o papel e caneta, isso que temos que aprender da sociedade no indgena para que possamos abrir espao para a gente. Para isso ns precisamos estudar e nos qualificar. Os discursos de ambos os indgenas parecem conversar entre si e serem direcionados ao mesmo pblico: os representantes do governo. Em ambos os casos, no entanto, h o elogio e aprovao do secretrio Bonifcio que, por sua vez, diferenciado por Marcos Apurin de outros indgenas presentes no governo, como no caso da FUNAI e da SESAI. Assim, ainda que o tom crtico dos discursos prevalea, h certo cuidado e percepo de que as crticas no podem ir longe de mais para no comprometer as relaes com o governo (nas quais coexistem a fora poltica das organizaes indgenas e a dependncia a decises governamentais). A luta atravs do papel e da caneta, e no mais atravs da borduna e a flecha surge tambm em ambos os discursos. Penso que essas colocaes possuem menos um sentido literal, do que metafrico. Durante o trabalho de campo sugiram algumas colocaes que criticavam as alianas de organizaes indgenas com rgos do governo (inclusive com a prpria SEIND). De acordo com tais comentrios, esse posicionamento destoa significativamente da forma com que as organizaes indgenas atuavam no passado: atravs do enfrentamento. A prpria SEIND foi invadida quatro vezes por indgenas em seus primeiros anos de gesto. A negociao de alianas (o papel e a caneta), nesse sentido, parece constituir um desdobramento de tal estratgia de enfrentamento (borduna e a flecha), ainda que seja percebida por algumas pessoas como ineficaz. O seguinte a falar foi o representante do Comando Militar da Amaznia (CMA). Ele iniciou seu discurso lembrando que os indgenas tm o costume de se chamar de parentes, e ento continuou: eu queria dizer que vocs tambm podem chamar os integrantes do exrcito de parentes, porque o dia 19 de abril de 1648, nas lutas contra os holandeses em Pernambuco, foi a gnese do nosso exrcito brasileiro, e as tropas que deram origem ao exrcito brasileiro naquelas lutas eram compostas de indgenas tambm. Terminou sua fala ressaltando a existncia de muitos soldados indgenas no
34

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 tira do Poder Executivo transfere ao Legislativo a responsabilidade de decidir sobre as demarcaes de terras indgenas, atualmente sob a competncia da Fundao Nacional do ndio.

112

exrcito

atualmente,

mencionou

necessidade

dos

rgos

governamentais

proporcionarem aos povos indgenas melhores qualidades de vida, e que acredita que o Comit opera justamente nesse sentido. A fala do representante do Comando Militar da Amaznia evidencia uma perspectiva claramente assimilacionista (enquanto as instituies teriam comeado a acolher os indgenas apenas recentemente, o exrcito o faz desde sua gnese). Desta forma, sua fala destoa completamente da ideia do evento, que era a discusso e promoo dos direitos indgenas atravs de polticas pblicas. A deputada estadual Conceio Sampaio (PP), a seguinte a falar, afirmou a necessidade da casa do povo [garantir] a promoo social dos povos indgenas. Em sua perspectiva, tudo no pas depende de deciso poltica, a deciso poltica que faz com que tenhamos ou no mais cidadania e, de acordo com ela, nisso que o governo do Amazonas pensou quando criou uma secretaria [SEIND], para que ns tivssemos de fato uma poltica estadual e pudssemos olhar para os povos indgenas do nosso estado, da nossa regio e pudssemos lembrar a importncia que cada um tem nesse processo, no nosso Brasil. Se direcionando aos parentes, apesar de no ser indgena, a deputada disse que se sentia honrada de estar naquela mesa de abertura e afirmou que o pas tem uma dvida histrica com os povos indgenas. Encerrou seu discurso interpretando o significado do termo parente: estamos perdendo a capacidade de viver coletivamente, estamos perdendo a base da famlia que a base de tudo, os povos indgenas nos ensinam isso, e chamar de parente, acolher, e isso que ns precisamos cada vez mais (...) estamos juntos nessa luta. evidente o aspecto de unidade entre os rgos do governo, e destes em relao s populaes indgenas, na fala da Deputada. Ela encena um grande comprometimento de todo o poder pblico com os indgenas no s do estado do Amazonas, mas de todo o Brasil. Para retificar suas colocaes ela faz o uso, da mesma forma que o representante do CMA, do termo parentes, o que, mais uma vez, refora o aspecto da unidade e harmonia entre os indgenas e no indgenas, ou entre as organizaes indgenas e o poder pblico. O representante da FUNAI, Francisco Piynko, mencionou a reestruturao do rgo nos ltimos dois anos (desde o ano de 2010) e afirmou que agora a instituio est forte para atuar a favor dos povos indgenas: esse Comit aqui possi bilitou uma poltica integrada [da FUNAI] junto ao governo do Amazonas. A gente visualiza a um avano, que a gente pode chegar s comunidades indgenas com mais eficincia e com mais segurana, porque a gente consegue visualizar atravs do comit o que o estado do Amazonas est pensando para os povos indgenas, e a gente consegue usar nossos

113

projetos e nossas polticas (...) e fazer essa integrao. De certa forma, o discurso do representante da FUNAI parece indicar a abertura da instituio aos outros rgos do poder pblico, mais uma vez, apontando para a afinidade entre eles. Contudo, como veremos adiante, a reunio evidenciou algumas questes que apontam para outra direo. O ltimo a discursar foi o prprio secretrio Bonifcio. Ele afirmou que a iniciativa do Comit no recente, e mencionou o constante esforo dos tcnicos da SEIND em tentar articular as instituies do estado, antes mesmo da assinatura do Decreto pelo governador: Esse Comit Gestor j vem trabalhando para que pudssemos mobilizar todas as secretarias de governo, os parceiros... A o governador assinou o Decreto. Trabalhamos com todas as secretarias (...) todos os parceiros e os tcnicos, para que a gente pudesse chegar no ano passado e apresentar nosso Plano de Gesto Integrada na poca, (...) a partir deste plano foram trabalhadas as prioridades para 2012. Continuou apresentando a pauta da reunio e enfatizando a importncia do movimento indgena e da presena de representantes de organizaes indgenas naquele momento: Hoje sero apresentadas as prioridades (...), por isso a importncia de representantes, inclusive do movimento indgena, que esto aqui. Ns precisamos deles para que possamos exigir e cobrar do governo. interessante notar que neste momento o Secretrio se distancia do governo (possamos exigir e cobrar do governo) e alia sua posio ao movimento. Na sequncia, afirma que a construo da igualdade e dos direitos indgenas deve ser diria, e toma a COIAB, a SEIND e o Comit como elementos fundamentais para que isso se concretize:
A COIAB que vigilante dos direitos indgenas, de forma que possam ser respeitados. Ento esse Comit tem essa importncia de unir todas essas secretarias e coordenado pela nossa secretaria, que a SEIND, e hoje vai ser mais um marco da nossa mobilizao e parceria. (...) Queria reafirmar a importncia de cada um de vocs no cumprimento do exerccio dos direitos do nosso povo, o direito do povo indgena. (...) Esse direito conquistado h 20 e poucos anos, ainda um exerccio que ns aprendemos a cada dia para tentar coloc-lo na prtica, isso tanto para os indgenas como para os no indgenas. Ajudar, fazer com que os prprios rgos do governo, a prpria legislao... Ainda h muito que se aprender para colocar esse direito na prtica, por isso queria agradecer muito os que esto aqui, todos os tcnicos, todos os representantes de Secretarias. (Bonifcio Baniwa, na reunio do Comit Gestor, 19/04/2012)

O discurso de Bonifcio dialoga com os dos representantes das organizaes indgenas e, mais que isso, demonstra que a SEIND vem atuando, tal qual o movimento indgena, na garantia de direitos. Ao mencionar que, antes mesmo da criao do comit

114

pelo Decreto, a atuao dos tcnicos j era feita nesse sentido, ele evidencia que h uma poltica sendo produzida no interior do prprio estado que est em consonncia com a do movimento indgena. Aps sua fala o Secretrio foi muito aplaudido e encerrou a mesa de abertura. Conforme os indgenas presentes na mesa de abertura foram se retirando do palco (Bonifcio Baniwa, Marcos Apurin e Fidelis Baniwa), representantes da imprensa (rdio, jornais e televiso) os cercavam com inmeras perguntas. O tumulto neste momento foi muito grande, e s cessou quando a segunda parte da reunio teve incio com a apresentao das atividades desenvolvidas por cada Cmara Tcnica no ano anterior. H, neste primeiro momento, uma performance ritual de unidade entre alguns rgos do governo por um lado (que, como veremos, contrasta com a reunio propriamente dita), e entre a SEIND e as organizaes indgenas, por outro. Nesse sentido, ainda que tenha surgido certo tom crtico por parte dos representantes indgenas, este foi bastante contido. Na mesa de abertura, tudo seguiu segundo o protocolo exigido pela formalidade de tal momento, assim, a apresentao do evento para a mdia (que, como mencionado, esteve presente apenas neste momento) foi de forma bastante unssona.

O momento que seguiu evidenciou uma srie de tenses. Os membros da FUNAI questionavam as aes previstas pelas Cmaras Tcnicas em alguns pontos especficos: qual o conceito de comunidade que vocs esto usando?, enquanto os coordenadores da Cmara questionavam a ausncia da FUNAI nos momentos de reunio. Foi possvel escutar comentrios (antes, durante e aps a reunio), mencionando a ausncia da FUNAI em todas as discusses que envolviam o Comit Gestor. Surgiu, desta forma, certa polarizao entre o governo estadual (que se apresentou de forma unitria a SEDUC, a SEIND e a SEAS foram as principais participantes de tais discusses) e o governo federal (FUNAI). O momento seguinte da reunio teve incio com uma breve apresentao a respeito da nova estrutura da FUNAI, realizada por uma representante de Braslia (no o mesmo que participou da mesa de abertura). Em seguida, cada responsvel pelas regionais da FUNAI no estado do Amazonas apresentou os programas que estavam desenvolvendo nas localidades de sua rea de abrangncia. O que se evidenciou foi a dissonncia entre a FUNAI a as outras instituies de governo, que ficou evidente no

115

s na duplicao de certos programas e aes, mas tambm no prprio vocabulrio acionado pelos servidores da FUNAI e demais instituies: enquanto alguns dos representantes das regionais da FUNAI expressaram uma preocupao conceitual na elaborao e desenvolvimento das polticas, buscando pensar conceitos como o de comunidade, os tcnicos da SEIND apontavam para a existncia de uma urgncia pragmtica, como a logstica para acessar certas comunidades, por exemplo. A reunio foi encerrada com certo clima de tenso, e com o combinado de a FUNAI e a SEIND se reunirem no prazo de uma semana com o objetivo de alinhar as informaes a respeito dos programas e polticas que estavam sendo desenvolvidas e pensar em um modelo integrado para o funcionamento do Comit. O perodo que permaneci em Manaus aps essa reunio foi de mais trs semanas. Dentro desse tempo, a reunio prevista no ocorreu. No entanto, de acordo com Chris Lopes, coordenadora da Cmara III, a FUNAI passou a demonstrar maior interesse pelos assuntos desenvolvidos no Comit Gestor. As reunies das Cmaras passaram a ser agendadas tambm de acordo com a disponibilidade dos representantes das regionais da FUNAI, uma vez que eles devem se deslocar do interior para a capital para participarem das atividades. A segunda parte da reunio (ocorrida longe das cmeras da mdia) evidenciou alguns conflitos que, no entanto, permaneceram domsticos, restritos aos membros do comit. Quando a discusso se intensificou, houve a iniciativa de ser marcada outra reunio entre os tcnicos da SEIND e da FUNAI. O ambiente, nesse sentido, esteve o tempo todo controlado, muito embora alguns conflitos tenham sido explicitados. Ficou evidente que havia um momento apropriado para que isso ocorresse.

***

At este momento, abordei o Comit Gestor enquanto estratgia de articulao de diferentes instituies que possuem polticas voltadas aos povos indgenas no estado do Amazonas. O item seguinte ir abordar uma das aes que articularam tcnicos da SEIND, do Ministrio de Desenvolvimento Agrrio, e do IBAMA.

4.2.1 Um exemplo: a Arca das Letras.

116

A Arca das Letras um programa criado pelo Ministrio de Desenvolvimento Agrrio (MDA) no ano de 2003 e busca implantar bibliotecas no meio rural brasileiro. De acordo com o a descrio encontrada no site do MDA, o objetivo do programa seria o de facilitar o acesso ao livro e informao por parte das famlias do campo, como agricultores familiares, assentados da reforma agrria, comunidades de pescadores, comunidades quilombolas, indgenas e populaes ribeirinhas. A Arca consiste em um mvel-biblioteca onde os livros ficam expostos. Este mvel possui um design especfico, fornecido pelo MDA, e deve ser fabricado por meio de parcerias entre rgos pblicos, prefeituras, associaes comunitrias ou eventuais colaboradores. Aps a fabricao da Arca, o MDA envia o material bsico para o funcionamento da biblioteca, um acervo de aproximadamente 200 livros, e fornece apoio tcnico para a capacitao de agentes de leitura. O acervo constitudo por livros didticos, tcnicos e de literatura, e os exemplares so escolhidos de acordo com a indicao e demanda das famlias atendidas. Durante o perodo de acompanhamento das atividades da SEIND, Clvis, um antigo colega de Chris Lopes e servidor do MDA, entrou em contado com ela para falar sobre o programa. Ele mencionou a existncia de 50 acervos de livros que estariam parados na cidade de Parintins, fronteira com o Par. No entanto, Clvis mencionou certa dificuldade na produo dos mveis (que deveriam seguir o design do programa, e serem feitos por outras instituies, que no o MDA) o que, por sua vez, inviabilizava a utilizao dos acervos. Clvis, ento, disse a Chris Lopes que se a SEIND conseguisse um meio para fabricar os mveis, os acervos poderiam ser disponibilizados Secretaria inclusive, poderiam ser enviados a outros municpios e poderiam ser requisitados mais acervos para atender comunidades indgenas do estado. Esta pareceu uma possibilidade de parceria muito interessante para Chris Lopes. Algum tempo depois, ela estava em sua mesa de trabalho apresentando o programa e o design da Arca para o Secretrio Adjunto Jos Mario, que se mostrou bastante positivo em relao ao envolvimento da SEIND. Ao olhar esboo do mvel Jos Mario comentou: essas rodinhas vo atolar na lama nas comunidades indgenas!. Depois de autorizada a prosseguir com o projeto, Chris entrou em contato com Henrique, um servidor do IBAMA responsvel pelas madeiras iregulares apreendidas no estado. Chris e Henrique j haviam estado em algumas reunies juntos, no entanto, falar diretamente com ele foi dica de Clvis.

117

Na semana seguinte, Chris, Clvis e Henrique estavam na sede do IBAMA em Manaus articulando a viabilidade do projeto em uma reunio (que tive a oportunidade de acompanhar). Clvis iniciou explicando o programa do MDA a Henrique, e comentou que j haviam sido implantadas algumas bibliotecas em comunidades ribeirinhas, e agora queriam lev-las s comunidades indgenas no interior do estado e em reas de conservao lembrando que muitas vezes essas categorias se sobrepem. Chris continuou a explanao de Clvis afirmando que a SEIND se responsabilizaria pela capacitao dos Agentes de Leitura locais, e que, inclusive, visualizava uma possvel expanso do projeto atravs do incentivo produo de textos e materiais udio-visuais pelas comunidades indgenas e sobre elas prprias. Clvis deu continuidade ideia de Chris comentando que o MDA havia identificado uma tendncia do programa se ampliar de forma autnoma nas comunidades. Segundo ele, em algumas delas os moradores construram um lugar especfico para deixar o mvel, que passou a funcionar como uma biblioteca da comunidade. Em outras localidades foram adicionadas mais prateleiras Arca, pois o acervo no parou de crescer. Henrique se mostrou bastante favorvel realizao do programa, e mencionou que havia uma grande quantidade de madeira apreendida no municpio de Maus localizado entre Manaus e Parintins. Os trs, ento, comearam a pensar na logstica para o carregamento, transporte e fabricao dos mveis. Combinaram que a SEIND e o MDA realizariam a articulao com as prefeituras locais para remover a madeira: seria necessrio um caminho toreiro, uma carregadeira, licena operacional das madeireiras e checar se a serraria estava regularizada, entre outros procedimentos. O IBAMA se comprometeu a localizar a madeira, ver se ela ainda estava no local aonde foi apreendida, e se possua condies de ser utilizada (j que fatores externos, como a chuva, poderiam t-la danificado). Vemos que neste caso a desejada articulao institucional entre rgos e nveis de governo s se torna possvel porque ancorada em relaes pessoais. Clvis e Chris foram colegas no curso de Cincias Sociais, Henrique conhecido de Clvis que, por sua vez, o indica a Chris. Ao mesmo tempo, notamos que as relaes pessoais no promovem interesses particularistas, ao contrrio: viabilizam programas e aes institucionais interessantes para todos os lados. Aquilo que o Comit Gestor se prope a fazer alcanado aqui, ao menos at certo ponto, e sem necessidade de formalizao maior. Por outro lado, ainda que o Comit no tenha proporcionado tal articulao, ele fornece o respaldo legal para que ela ocorra sem maiores problemas.

118

4.3 A produtividade do Estado

Nas sees anteriores tentei identificar duas formas de atuao da Secretaria: uma delas atravs do Comit Gestor, que busca centralizar as polticas voltadas aos povos indgenas produzidas em instituies pblicas; e outra atravs da busca de editais e da escrita de projetos. Os servidores da SEIND identificam que existe certa produtividade nas instituies estatais que pode ser acessada atravs de editais, projetos e articulaes interinstitucionais. O papel desempenhado por eles pensado a partir da possibilidade de agenciar essa produtividade para os povos indgenas, adequando as polticas j existentes, e captando recursos via editais o que suscita diferentes pontos de vista e reflexes. Durante o trabalho de campo, foi possvel identificar pelo menos duas perspectivas a respeito destas formas de ao da Secretaria. A primeira delas coloca a SEIND enquanto mediadora da interao entre as comunidades e organizaes indgenas e, de outro, diferentes organizaes pblicas ou privadas. Desta forma, h o reconhecimento de uma estrutura estatal previamente existente que possui recursos, e tambm da possibilidade de acess-los mediante projetos. Contudo, os contextos particulares que informam as instituies indgenas e no indgenas (e suas respectivas diferenas) evidenciam que tal aproximao frequentemente marcada por dissonncias e tenses. O prprio Secretrio narra algumas dificuldades de tal processo fazendo uma diferenciao entre o que seria da cultura indgena, e de certa cultura do Estado:
Nossas organizaes no so das cidades. Hoje eu sou da cidade, quando eu no estiver aqui, eu volto pra aldeia, ento tem que ter uma lei, legislao, que fala da burocracia diferente daqueles que moram na cidade. Por exemplo, hoje a lista de documentos voc tem que declarar a cada 30 dias, uma organizao nossa, do interior, s vezes vem duas ou trs vezes por ano pra cidade, como que fica a situao dela? Vai ficar inadimplente perante o Estado, por qu? Ela no est todo tempo na cidade. Ento vejo que um entrave, um desafio para ns alcanarmos depois. Porque como eu falei, a cultura indgena, quando ele pede uma coisa, ele quer resposta rpida. (...) a cultura do indgena, quando ele d uma coisa pra outro semelhante, parente, esposa, ele no quer ficar perguntando como que vai utilizar aquilo ali. Se ele tem, ele responde: tem farinha? Ele d farinha. No quer saber se aquela farinha vai tomar nica vez, vai tomar duas vezes, ou se vai contar caroo de farinha. Ele entregou peixe e farinha: pronto! Aquela farinha que tu vai saber como cuidar e quantos dias vai utilizar aquilo ali. Sendo que para a burocracia do governo assim, voc tem l R$100, ele quer que voc fale que esse centsimo vai ser pra isso, vai ser pra isso... Dez pra combustvel quatro pra prego... Para o indgena no existe isso. Ento na prtica, para a burocracia,

119
para a cultura indgena isso ainda um entrave - alm de no ter leis que amparem o desenvolvimento de atividades no interior. (Bonifcio Baniwa, em entrevista, 02/04/2012)

Visando essa conjuntura prpria das associaes e organizaes indgenas, o Departamento de Etnodesenvolvimento passou a investir em cursos de capacitao, administrao e gerenciamento de associaes. Curiosamente, a demanda que eu havia levado secretaria a pedido do meu colega solicitando uma visita tcnica comunidade Sater-Maw (cf. Captulo 1) era referente realizao de uma dessas oficinas de capacitao, o que aponta para uma preocupao com a manuteno das associaes tanto por parte delas mesmas, quanto por parte da SEIND. Tal questo tambm mostra como a Seind no s produz aes, mas tambm se pensa e se reconfigura atravs delas. Essa fala do secretrio tambm nos leva a um segundo ponto a respeito dessa mesma perspectiva. Ainda que exista o reconhecimento da produo de polticas voltadas aos indgenas, dispersas por diferentes rgos pblicos, h tambm uma viso crtica a respeito delas: a necessidade de adequao para os povos indgenas. Assim, se em um primeiro momento a existncia de polticas voltadas aos povos indgenas em diversas instituies (inclusive com departamentos especficos para isso na estrutura estatal) parece ir de encontro funo da SEIND enquanto rgo do poder executivo, em outros, parece dar sentido sua prpria existncia. Neste ltimo caso, vemos por diversas vezes os interlocutores destacarem certa distintividade da SEIND em relao aos demais rgos do governo. Quem melhor que os prprios indgenas para realizar essa adequao? Nesse sentido, no caberia Secretaria executar diretamente as aes, mas sim, adequ-las e lev-las s pontas - o que pode depender do estabelecimento de alianas institucionais e pessoais dentro do governo.

Uma segunda perspectiva pode ser vinculada fala da mesa de abertura de Marcos Apurin, titular da COIAB, na reunio do Comit Gestor. Ele iniciou mencionando suas reunies com representantes da FUNAI e da SESAI, para logo na sequncia afirmar: ns temos indgenas l tambm, mas no est como a gente quer. Foi possvel identificar posies dentro da SEIND bastante semelhantes explicitada por Marcos, oriundas justamente da percepo a respeito do lugar institucional da Secretaria. A nfase nos editais e a incessante escrita de projetos constituem uma forma de ao idntica das associaes indgenas. Essa estratgia, no entanto, suscita crticas

120

por parte de alguns servidores e ex-servidores. Para eles, a Secretaria no deveria buscar financiamento para os projetos em outros rgos, mas j possuir tais recursos em sua estrutura e aplic-los conforme seus critrios. Nesse sentido, caberia SEIND formular e executar as polticas, no apenas mediar as relaes entre as organizaes indgenas e os rgos pblicos. A atuao da SEIND atravs dos editais e projetos, bem como a prpria forma com que surgiu intrinsecamente vinculada ao movimento indgena - leva alguns servidores a pensarem a Secretaria enquanto um posto avanado do movimento indgena. Enquanto alguns olham para tal questo como problemtica, vinculando-a a poltica, e enfatizando a necessidade da tcnica, outros a percebem como uma importante conquista do movimento. Atravs do acompanhamento dirio das atividades da Secretaria, pode-se dizer que h a percepo entre os servidores de que ela ocuparia diferentes posies estratgicas, representando tanto o governo para os indgenas, quanto os indgenas para o governo.

121

Consideraes Finais

Em Cutting the Network, Marilyn Strathern, dialogando com as proposies de Bruno Latour a respeito da Teoria-Ator-Rede (TAR) sugere uma forma de anlise que se contrape ideia de que as redes poderiam ser infinitamente estendidas. De acordo com a autora, alguns elementos (sejam pessoas ou objetos) podem conter em si a rede, sendo passveis tanto de carreg-la, quanto de encerr-la. Notamos, nos exemplos citados, que cada documento tambm carrega uma diferente histria que o permitiu existir, relativa tanto s relaes que envolveram seu processo de produo, quanto s conexes que o mobilizam. As redes, nesse sentido, so tecidas em tais movimentos que conectam no s pessoas e papis, mas diferentes foras polticas. Se os laos entre as pessoas e instituies no forem sempre refeitos, a rede tambm pode ser interrompida. Se os tcnicos no conseguem fazer o projeto acontecer, a rede pode igualmente ficar em risco. Ainda que os procedimentos burocrticos sejam de fato executados em exausto, os tcnicos e as relaes que eles possuem com determinadas regies ou grupos desempenham papel fundamental no funcionamento da Secretaria. Ao mesmo tempo, a articulao entre pessoas e instituies, por si s, no garante a eficcia. Ela precisa ser colocada a existir em papel para se tornar inteligvel administrao pblica e produzir os efeitos institucionais desejados. A produo da poltica da Secretaria, desta forma, no existe sem as rotinas administrativas, porque as rotinas administrativas tambm fazem a poltica e, mais que isso, elas tambm so a poltica. Os tcnicos da Secretaria so os nicos que conseguem concentrar todas as qualidades necessrias para gerar o tipo de eficcia que se espera da SEIND, pois, simultaneamente, so tcnicos, polticos, burocratas, lideranas e representantes. A SEIND, nesse sentido, no apenas um ponto de convergncia de pessoas de diferentes trajetrias, mas tambm atua como produtora de tais relaes: produz tcnicos, representatividades, e diferentes concepes de indianidade. O que est sendo colocado em questo ao abordarmos tais movimentos so diferentes formas de registros e de propagao de saberes. O imbricamento destes modos de fazer e de conhecer produz a SEIND em sua especificidade ela, ento seria um rgo hbrido, parte movimento, parte governo, parte poltica e parte tcnica. Os limites da Secretaria, nesse sentido, se tornam imprecisos, uma vez que seu interior e exterior so construdos sempre contingentemente aos processos que os cercam.

122

Referncias Bibliogrficas ABLS, Marc. Identity and Borders: An Anthropological Approach to EU Institutions", 21th Century Studies, Milwaukee, On-Line Working Papers from the University of Wisconsin. Disponvel em: http://www4.uwm.edu/c21/pdfs/workingpapers/abeles.pdf ALBERT, Bruce. 2000. Associaes indgenas e desenvolvimento sustentvel na Amaznia brasileira. In: RICARDO, Carlos Alberto (editor) Povos Indgenas no Brasil, 1996-2000, So Paulo: Instituto Socioambiental, p.197-207. AMAZONAS (estado). 2008. Fundao Estadual dos Povos Indgenas - FEPI. Manual de Integrao e Regulamentao Interna da Fundao Estadual dos Povos Indgenas. BEVILAQUA, Cima B.; LEIRNER, Piero C. 2000. Notas sobre a anlise antropolgica de alguns setores do Estado brasileiro. Revista de Antropologia 43(2):105-140. BEVILAQUA, Cima B. 2003. Etnografias do Estado: algumas questes metodolgicas e ticas. Campos 3: 51-64. BOURDIEU, Pierre. 1996 [1994]. Espritos de Estado : gnese e estrutura do campo burocrtico . In Razes Prticas: sobre a teoria da ao. Campinas: Papirus.
BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, Senado, 1998.

BRASIL. Decreto de Lei n25.457, de 29 de novembro de 2.005. Dispe sobre a constituio do Conselho Estadual dos Povos Indgenas. Dirio Oficial do Amazonas, AM. BRASIL. Lei n 2.869 de 22 de Dezembro de 2003. Institui o Cdigo de tica profissional dos Servidores Pblicos Civis e dos Militares do Estado do Amazonas. Dirio Oficial do Estado do Amazonas. Manaus, AM. Nmero 30.286. Ano CX. BRASIL. Lei n3.403 de 07 de Julho de 2009. Dispe sobre a criao da Secretaria Estadual para os Povos Indgenas SEIND. Dirio Oficial do Estado do Amazonas. Manaus, AM. Nmero 31.623. Ano CXIV. CLASTRES, Pierre. 2003 [1974]. A sociedade contra o Estado. So Paulo: Cosac&Naify. CLASTRES, Pierre. 2004 [1980]. Arqueologia da Violncia. So Paulo: Cosac&Naify. GUPTA, Akhil; SHARMA, Aradhana. 2006. Introduction. In A. Sharma & A. Gupta (eds.) The Anthropology of the State: a reader. pp. 1-41. HARTUNG, Miriam Furtado. 2009. Saberes reversos ou o difcil dilogo entre saberes tradicionais e poderes estatais. Antropologia em Primeira Mo n 115. Florianpolis: PPGAS/UFSC (24 pp.)

123

IUBEL, Aline Fonseca. 2009. Sensibilidades e Documentos: o movimiento de pessoas, fatos e palabras em um direito. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Universidade Federal do Paran, Curitiba. KRAMER, Ana Mara Gorosito. 2008. Convenios y leyes: la retrica polticamente correcta del Estado. Cuadernos de Antropologa Social 28: 5165. LATOUR, Bruno. 2002. La fabrique du droit. Une ethnographie du Conseil dtat. Paris: La Dcouverte. LATOUR, Bruno. (2000-a). A cincia em ao: como seguir cientistas e engeheiros sociedade afora. So Paulo, Unesp LEAL, Alejandra. 2006. Burocracia, justicia y pluralismo jurdico. Una exploracin de los espacios del poder en Oaxaca. Alteridades 16(31): 39-48. Mxico: Distrito Federal, Universidad Autnoma Metropolitana. PANTALEON, Jorge. 2004. Entre la Carta y el Formulario: poltica y tcnica en el desarrollo social. Buenos Aires: Antropofagia. POTTAGE, Alain. 2004. "Introduction: the fabrication of persons and things." In: A. Pottage & M. Mundy (eds.),Law, anthropology, and the constitution of the social. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 1-39. RICHTER, Vitor. 2012. Seguindo as Vias: declarao de nascido vido, identificao e mediao. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. RICKLI, Joo Frederico. 2003. A comunidade da beno: religio, famlia e trabalho na colnia Castrolanda. 146 p. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Universidade Federal do Paran, Curitiba. RENOLDI, Brgida. 2010. Persona, agencia y estado: rutinas de instruccin judicial en el proceso federal argentino. Cuadernos de Antropologa Social 32: 95-120. SCHAVELZON, Salvador. 2010. Antropologa del Estado, su lugar, algunas problemticas. Publicar en Antropologa y Ciencias Sociales IX: 75-100. Colegio de Graduados de La Repblica Argentina. Disponvel em: http://www.cga.org.ar/revista_publicar_en_antropologia_y_ciencias_sociales.php SCHAVELZON, Salvador. 2010. A abertura e o Estado Pluralista como busca de soluo constitucional ao problema das duas Bolvias. Cadernos PROLAM/USP, ano 9, v. 1, pp. 80-97. SHORE, Cris. 2006. In uno plures- EU Cultural Policy and the Governance of Europe. Cultural Analysis 5 :7-26. SOUZA LIMA, Antnio Carlos; TEIXEIRA, Carla C. 2010. A Antropologia da administrao e da governana no Brasil: rea temtica ou campo de disperso?. In Carlos B. Martins (coord. geral); Lus Fernando D. Duarte (coord. de rea). Horizontes das cincias sociais no Brasil: Antropologia. So Paulo: ANPOCS, pp. 51-95.

124

STRATHERN, Marilyn. Cutting the Network. Journal of the Royal Anthropological Institute, 2 (3), 1996. p.517-535. WEBER, Max. 1968 [1946]. Burocracia. In Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores (:229-282). YNGVESSON, Barbara; Susan Coutin. 2008. Schrdingers Cat and the Ethnography of Law. PoLAR-Political and Legal Anthropology Review 31(1):61-78.

125

Anexo I
Lei n 3.403, de 7 de julho de 2009 DISPE sobre a criao da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND, definindo suas finalidades, competncias e estrutura organizacional, fixando o seu quadro de cargos comissionados, AUTORIZA a extino da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI, e d outras providncias.

CAPTULO I DA CRIAO, DAS FINALIDADES E DAS COMPETNCIAS Art. 1. Fica criada a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND, rgo integrante da Administrao Direta do Poder Executivo. Art. 2. A Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND tem como finalidade a formulao, execuo e implementao da poltica de etnodesenvolvimento do Estado, em parceria com outras instituies dos governos federal, estadual e municipal, com as comunidades, organizaes indgenas e entidades no-governamentais, com atividades voltadas ao desenvolvimento sustentvel e preservao de valores culturais e histricos definidos e aprovados pelo Conselho Estadual dos Povos Indgenas. Art. 3. Para o cumprimento do disposto no artigo anterior, sem prejuzo de outras aes e atividades previstas em normas legais e regulamentares, compete Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND: I - a coordenao das aes do Governo do Estado em ateno s comunidades indgenas; II - a formulao e implementao da poltica de etnodesenvolvimento, com vistas ao fortalecimento das organizaes tradicionais e das organizaes das comunidades indgenas, possibilitando a apropriao de novas tcnicas de saber; III - o estabelecimento de parcerias com organismos governamentais, entidades nogovernamentais, organizaes indgenas e empresas privadas, com vistas a viabilizar a execuo das aes promotoras do etnodesenvolvimento; IV - a valorizao da diversidade cultural constitutiva da sociedade regional, respeitando os processos prprios das comunidades, em ateno ao reconhecimento da cidadania indgena; V - a promoo: a) da captao de recursos financeiros junto aos rgos e entidades do Governo Brasileiro, rgos internacionais e empresas privadas em benefcio das comunidades indgenas e em respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentvel; b) das aes referentes preservao dos valores, bens culturais e histricos, representativos da memria indgena; c) da formao, da capacitao e do aperfeioamento de lideranas indgenas em relao legislao social, ambiental e educacional; d) da pesquisa, com a produo do conhecimento para uma cincia aplicada, de forma institucional ou interagindo com outras instituies; VI - a contribuio para aprofundar a compreenso da realidade da populao indgena, por meio da pesquisa, com a produo do conhecimento para uma cincia aplicada, funcionando como centro de referncia no campo scio-educacional, poltico, histrico e cultural; VII - o estmulo e a defesa da valorizao cientfica e cultural das comunidades indgenas;

126 VIII - o assessoramento na formulao e na execuo de polticas pblicas scioeducativas, no mbito das comunidades indgenas, inclusive a assistncia tcnica; IX - o estmulo a todas as formas de produo que gerem renda, a fim de fortalecer a identidade cultural das comunidades indgenas; X - a garantia do funcionamento do Conselho Estadual dos Povos Indgenas; XI - a execuo de outras aes e atividades pertinentes s suas finalidades.

CAPTULO II DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 4. Dirigida por um Secretrio de Estado, com o auxlio de um Secretrio Executivo e de um Secretrio Executivo Adjunto, a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND tem a seguinte estrutura organizacional: I - RGO COLEGIADO a) Conselho Estadual dos Povos Indgenas II - RGOS DE ASSISTNCIA E ASSESSORAMENTO a) Gabinete b) Assessoria III - RGOS DE ATIVIDADES-MEIO a) Secretaria Executiva de Gesto e Planejamento 1. Departamento de Administrao 2. Departamento de Oramento e Finanas IV - RGOS DE ATIVIDADES-FIM a) Secretaria Executiva Adjunta de Etnoconservao, Diversidade Cultural, Servios Sociais e Etnodesenvolvimento 1. Departamento de Etnoconservao, Diversidade Cultural e Etnodesenvolvimento 2. Departamento de Ateno e Servios Sociais Pargrafo nico. O Conselho Estadual dos Povos Indgenas tem sua composio, competncias e forma de funcionamento disciplinadas em ato especfico, conforme o disposto na legislao aplicvel.

CAPTULO III DAS COMPETNCIAS DAS UNIDADES Art. 5. As unidades integrantes da estrutura organizacional da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND tm as seguintes competncias, sem prejuzo de outras aes e atividades previstas no seu Regimento Interno: I - GABINETE - programao, coordenao, superviso e execuo das atividades de representao poltica, administrativa e social do Secretrio de Estado; II - ASSESSORIA - assistncia ao Secretrio de Estado, ao Secretrio Executivo, ao Secretrio Executivo Adjunto e aos Chefes de Departamento em assuntos tcnicos e administrativos; assessoramento aos gestores principais do rgo em matria jurdica, por meio de orientao ou mediante emisso de pareceres ou elaborao de outros documentos, em processos ou procedimentos pertinentes s finalidades e competncias da Secretaria, com vistas ao controle prvio da conformidade lei dos atos a serem praticados; III - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTO E PLANEJAMENTO assistncia ao Secretrio de Estado na superviso geral das atividades da Secretaria, includas as aes da Secretaria Executiva Adjunta; coordenao e controle das atividades desenvolvidas pelos Departamentos de Administrao e de Oramento e Finanas; auxlio ao Secretrio na definio de diretrizes e no desenvolvimento das aes na rea de sua competncia; IV - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO coordenao, superviso e execuo das atividades relativas administrao de pessoal, recursos humanos, material e patrimnio, servios gerais, protocolo administrativo, transporte e informtica;

127 V - DEPARTAMENTO DE ORAMENTO E FINANAS coordenao, superviso e execuo das atividades relativas execuo oramentria e financeira da Secretaria; contabilidade de convnios e contratos; VI - SECRETARIA EXECUTIVA ADJUNTA DE ETNOCONSERVAO, DIVERSIDADE CULTURAL, SERVIOS SOCIAIS E ETNODESENVOLVIMENTO coordenao e organizao das pesquisas junto s organizaes indgenas e implementao de um sistema de rede que valorize a arte e as manifestaes culturais, fomentando a sustentabilidade e a identidade etnocultural dos povos indgenas; formulao e implementao de polticas pblicas focadas na gerao de renda, na promoo da produo e comercializao agroextrativista sustentvel, no manejo dos recursos naturais e no ordenamento territorial, visando promoo humana, socioambiental e econmica das populaes indgenas; assistncia social s populaes indgenas infantil, de idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes qumicos, articulando e implementando aes junto aos setores e s Secretarias de Estado competentes para a prestao de servios s populaes indgenas em sade, educao e cultura; VII - DEPARTAMENTO DE ETNOCONSERVAO, DIVERSIDADE CULTURAL E ETNODESENVOLVIMENTO articulao com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educao, Cultura e Pesquisa, rgos afins, organizaes indgenas e organizaes no-governamentais a fim de assegurar aos povos indgenas ensino de qualidade, respeitando suas especificidades culturais e garantindo sua participao plena nos projetos de desenvolvimento do pas; VIII - DEPARTAMENTO DE ATENO E SERVIOS SOCIAIS articulao com as Secretarias Estaduais e Municipais de Sade, Assistncia Social e de Polticas Sociais, rgos afins, organizaes indgenas e organizaes no-governamentais para assegurar a assistncia social s populaes indgenas infantil, de idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes qumicos, articulando e implementando aes de sua competncia.

CAPTULO IV DAS COMPETNCIAS DOS DIRIGENTES Art. 6. As competncias do Secretrio de Estado, do Secretrio Executivo e do Secretrio Executivo Adjunto so as estabelecidas nos artigos 16 a 18 da Lei Delegada n. 67, de 18 de maio de 2007. Art. 7. Sem prejuzo do disposto no Regimento Interno da Pasta, so atribuies comuns dos demais dirigentes das unidades que compem a estrutura organizacional da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND: I - gerir as reas operacionais sob sua responsabilidade; II - assegurar padres satisfatrios de desempenho em suas reas de atuao; III - zelar pelos bens e materiais sob sua guarda, garantindo adequada manuteno, conservao, modernidade e funcionamento; IV - promover permanente avaliao dos servidores que lhes so subordinados, com vistas constante melhoria dos servios; V - propor medidas disciplinares, na forma da legislao especfica; VI - julgar os recursos contra atos de seus subordinados, quando couber; VII - executar outras aes, em razo da natureza da unidade sob sua direo, sob a orientao ou por determinao do Secretrio de Estado, do Secretrio Executivo ou do Secretrio Executivo Adjunto.

CAPTULO V DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSO

128 Art. 8. Os cargos de provimento em comisso da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND so os especificados no Anexo I desta Lei, extintos os cargos constantes do Anexo nico da Lei Delegada n. 115, de 18 de maio de 2007. Pargrafo nico. Os cargos a que se refere este artigo sero ocupados, preferencialmente, por servidores da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 9. Fica autorizada a extino da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI, com observncia do disposto na legislao pertinente, e transferidas as atribuies, finalidades e o patrimnio para a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND. Pargrafo nico. A promoo do encerramento das atividades e a extino da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI sero efetivadas, no prazo de 06 (seis) meses, por uma comisso composta por 05 (cinco) membros, designados dentre os servidores da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas SEIND, pelo titular da Pasta. Art. 10. Ficam transferidos para a Secretaria de Estado para os Povos Indgenas SEIND: I - a representao do Estado do Amazonas, com os direitos e as obrigaes conseqentes, nos contratos, convnios e demais ajustes firmados pela Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI, cujos objetivos guardem relao com as competncias da Pasta, ficando autorizada a celebrar os necessrios termos aditivos; II - os bens patrimoniais mveis e imveis da Fundao Estadual dos Povos Indgenas FEPI, especificados em inventrio sob a superviso de servidor designado pelo Secretrio de Estado de Administrao e Gesto. Art. 11. Fica o Poder Executivo autorizado a abrir, no Oramento Fiscal e da Seguridade Social do Poder Executivo, em favor da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas, crdito adicional especial no valor de R$ 1.270.201,52 (um milho, duzentos e setenta mil, duzentos e um reais e cinquenta e dois centavos), para atender programao constante do Anexo II desta Lei. Pargrafo nico. Os recursos necessrios execuo do disposto no artigo anterior decorrero de anulao das dotaes indicadas no Anexo III desta Lei. Art. 12. Fica criado, a contar da publicao desta Lei, 01 (um) cargo de Secretrio Extraordinrio. Art. 13. Em razo do disposto nesta Lei, a Lei Delegada n. 67, de 18 de maio de 2007, passa a vigorar com a incluso da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas - SEIND, na estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual, prevista no artigo 5., bem como com a modificao dos quantitativos previstos no artigo 12, caput, 13, 1. do referido diploma legal. Art. 14. Revogadas as disposies em contrrio, com a ressalva constante do artigo 12, esta Lei entra em vigor aps decorridos 60 (sessenta) dias de sua publicao.

129

Anexo II
DECRETO N 25.457, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2.005. DISPE sobre a constituio do CONSELHO ESTADUAL DOS POVOS INDGENAS, e d outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, no exerccio da competncia que lhe confere o artigo 54, IV, da Constituio Estadual, e considerando o disposto na Lei Delegada n 44, de 29 de julho de 2.005 e o que mais consta do Processo n 6.529/ 2.005 CASA CIVIL, DECRETA: Art. 1 O CONSELHO ESTADUAL DOS POVOS INDGENAS, fica assim constitudo: I - MEMBROS NATOS: a) VIRGLIO MAURCIO VIANA Secretrio de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel; b) CARLOS LLIO LAURIA FERREIRA- Secretrio de Estado de Justia e Cidadania; c) GEDEO TIMTEO AMORIM Secretrio de Estado de Educao e Qualidade de Ensino; d) WILSON DUARTA ALECRIM Secretrio de Estado de Sade; e) GEORGE TASSO LUCENA SAMPAIO- Secretrio de Poltica Fundiria; f) MARILENE CORRA DA SILVA FREITAS Secretria de Estado de Cincia e Tecnologia; g) BONIFCIO JOS Presidente da Fundao Estadual dos Povos Indgenas; h) IRACEMA ALENCAR DE QUEIROZ Presidente do Instituto de Proteo Ambiental do Amazonas IPAAM. II - MEMBROS DESIGNADOS: a) AGEU FLORNCIO DA CUNHA - Representante do Ministrio Pblico Federal; b) HIDEMBERG ORDOZGOITH FROTA Representante da Universidade Federal do Amazonas UFAM; c) LOURENO DOS SANTOS PEREIRA BRAGA Representante da Universidade do Estado do Amazonas UEA; d) PEDRO GARCIA Representante do Fundao Nacional do ndio FUNAI; e) FRANCISCO JOS DA COSTA AIRES - Representante da Fundao Nacional de Sade FUNASA; f) JOS MRIO DOS SANTOS FERREIRA- Representante do Conselho Estadual de Educao Escolar Indgena do Amazonas CEEI / AM; g) MOACIR ARIPUAN Representante da Organizao dos Povos Indgenas do Mdio Purus OPIMP; h) AURLIO TANHARIM Representante da Organizao dos Povos Indgenas do Alto Madeira OPIAM; i) DOMINGOS SVIO BORGES BARRETO Representante da Federao das Organizaes Indgenas do Rio Negro FOIRN; j) NINO FERNANDES Representante do Conselho Geral da Tribo Ticuna- CGTT; k) ALDEMCIO BASTOS Representante da Federao das Organizaes e dos Caciques e Comunidades Indgenas da Tribo Ticuna FOCCITT; l) JORGE OLIVEIRA DUARTE Representante do Conselho Indgena do Vale do Javari CIVAJA;

130 m) FRANCISCO CARDOSO MUNDURUKU Representante da Unio dos Povos Indgenas Munduruku e Sater Maw UPIMS; n) TOM CRUZ Representante da Unio da Naes Unidade de Tef Uni- Tef; o) OBADIAS BARBOSA GARCIA Representante do Conselho Geral da Tribo Sater Maw CGTSM; p) JECINALDO BARBOSA CRUZ Representante da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira COIAB; q) CLARINDO CHAGAS CAMPOS Representante da Associao Indgena de Barcelos ASIBA; r) ESTVO LEMOS BARRETO Representante da Confederao das Organizaes Indgenas do Amazonas COIAM; s) LCIA SARMENTO REZENDE Representante da Associao das Mulheres Indgenas do Alto Rio Negro AMARN; e t) DONATO VARGAS Representante da Associao dos Professores Indgenas do Alto Rio Negro - APIARN. Art. 2 Os Conselheiros nomeados na forma do Art. anterior, cumpriro mandato nos termos da Lei Delegada n 44, de 29 de julho de 2.005. Art. 3 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao, retroagindo seus efeitos a 23 de novembro de 2.005. GABINETE DO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 29 de novembro de 2.005. EDUARDO BRAGA Governador do Estado

JOS ALVES PACFICO Secretrio de Estado Chefe da Casa Civil

VIRGLIO MAURCIO VIANA Secretrio de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel

CARLOS LCIO LAURIA FERREIRA Secretrio de Estado de Justia e Cidadania

GEDEO TIMTEO AMORIM Secretrio de Estado de Educao e Qualidade de Ensino

WILSON DUARTE ALECRIM Secretrio de Estado de Sade

GEORGE TASSO LUCENA SAMPAIO CALADO Secretrio de Estado de Poltica Fundiria

MARILENE CORRA DA SILVA FREITAS Secretria de Estado de Cincia e Tecnologia

131

Anexo III
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido O/a Sr/Sra est sendo convidado/a para participar da pesquisa ndios e no-ndios na administrao pblica: uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indgenas do Estado do Amazonas, desenvolvida por Tiemi Kayamori Lobato da Costa, mestranda do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social a Universidade Federal do Paran, sob orientao da professora Cima Barbato Bevilaqua. Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desdobramentos do movimento indgena a partir de sua relao com a administrao pblica na Secretaria de Estado para os Povos Indgenas SEIND. Trata-se de uma pesquisa etnogrfica que utilizar como instrumentos de coleta de dados: a) o levantamento documental de informaes sobre a SEIND a fim de reconstruir a trajetria de criao da Secretaria; b) acompanhar, documentar e registrar o processo interno dirio da Secretaria na administrao pblica, buscando perceber a forma com que as polticas pblicas voltadas s populaes indgenas so elaboradas; c) refletir sobre a trajetria dos funcionrios indgenas e no indgenas da Secretaria, atividade que ser realizada por meio de entrevistas; d) levantar o relacionamento interinstitucional da Seind com outras instituies do Governo e fora dele, com as organizaes indgenas e no indgenas, a fim de refletir sobre o modelo de gesto de polticas pblicas. Sua participao nesta pesquisa se dar por meio de entrevista e, no que couber, na viabilizao dos procedimentos de coleta de dados enunciados acima. Essa participao no lhe trar benefcios diretos, mas contribuir para o melhor conhecimento da trajetria da SEIND, de seu trabalho na formulao e implementao de polticas pblicas e de suas relaes com outras instituies governamentais, organizaes indgenas e no indgenas. As informaes obtidas atravs da pesquisa sero tratadas com confidencialidade e destinadas unicamente a fins acadmicos. No entanto, pode ocorrer que na divulgao de resultados da pesquisa os entrevistados possam ser identificados em virtude das posies que ocupam. O/a sr/a receber uma cpia deste termo, onde constam os meios de contato com a pesquisadora e com o PPGAS/UFPR, podendo tirar suas dvidas sobre o projeto e sua participao, agora ou a qualquer momento. _____________________________________ Tiemi Kayamori Lobato da Costa - Pesquisadora tiemicosta@gmail.com (92) 82453281 Universidade Federal do Paran - Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social Rua General Carneiro, 460 6 andar 80.240-170 Curitiba - Paran (41) 3360-5272 - ppgas@ufpr.br Declaro que entendi os objetivos e condies de minha participao na pesquisa e concordo em participar. __________________________________ Nome:

132

Anexo IV:
Grupo e regio Terra Indgena Alto Rio Negro Mdio Rio Negro I Mdio Rio Negro II Rio Apapris Tukano (AM, Colombia e Venezuela) Rio Tea Balaio Baixo Rio Negro Aldeia Beija Flor Cu-Cu/Marabitanas Alto Rio Negro Mdio Rio Negro I Baniwa (AM, Colombia e Venezuela) Mdio Rio Negro II Balaio Baixo Rio Negro Cu-Cu/Marabitanas Marubo (AM) Vale do Javari Aldeia Beija Flor Padre Paran do Arauat Rio Jumas Pinatuba Rio Urubu Rio Manicor Fortaleza do Castanho Cuia Gavio Lago Aiapu Lago Capan Lago Jauari Mura (AM) Mria Miguel/Josefa Natal/Felicidade Patau Paracuhuba Recreio/So Flix So Pedro Trincheira Cunh-Sapucaia Tabocal Apipica Ariramba Boa Vista Itaitinga

133
Miratu Capivara Muratuba Guapenu Setem Arary Pantaleo Lago do Marinheiro Ponciano Sissama Vista Alegre Murutinga/Tracaj Aldeia Beija Flor Jauary Lago do Limo Cajuhiri Atravessado Cui-Cui Barreira da Misso Mria Miranha (AM e Colombia) Munduruku (AM, MT, PA) Sater-Maw (AM) Miratu Coat-Laranjal Aldeia Beija Flor Andir-Marau Coat-Laranjal Aldeia Beija Flor Tor Seruini/Marien gua Preta/Inari Lago do Barrigudo Igarap Paiol Fortaleza do Patau Acim Alto Sepatini Apurin do Igarap Tauamirim Apurin (AM, MT, RO) Apurin km-124 BR-317 Boca do Acre Caititu Camicu Catipari/Mamori Guajah Paumari do Cuniu Paumari do Lago Paric Peneri/Tacaquiri So Pedro do Sepatini Tumi

134
Paumari do Lago Marah Apurin do Igarap So Joo Jatuarana Apurin do Igarap Mucuim Baixo Seruini/Baixo Tumi Itixi Mitari Sepoti Tenharim (AM) Tenharim/Marmelos Tenharim do Igarap Preto Tenharim Marmelos (Gleba B) Cajuhiri Atravessado Nova Esperana do Rio Jandiatuba Lauro Sodr Tup-Sup Bom Intento Riozinho Barreira da Misso Betnia vare II Ilha do Camaleo Lago Beruri Macarro Porto Praia Ticuna (AM, Colombia e Peru) So Leopoldo Tikuna Feijoal Tikuna de Santo Antnio Tikuna Porto Espiritual Tukuna Umariau Uati-Paran Vui-Uata-In Marait So Francisco do Canimari Sururu Matintin Porto Limoeiro Lago do Correio Estrela da Paz vare I Mayuruna ou Matss (AM e Peru) Maraja Vale do Javari

Anda mungkin juga menyukai