Anda di halaman 1dari 17

TRAADORES DE ALTURA E RUGOSIMETRO

Aluno: Milton Josu Medeiros Matrcula: RA 3243561251

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE 2014

Disciplina: Controle Metrolgico de Produtos e de Processos Curso: Engenharia de Produo 4 C Professor: Engenheira Caroline de Moura Padilha

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE 2014

ndice

ndice de imagens ....................................................................................... 4 Palavras chave ........................................................................................... 5 Introduo ................................................................................................... 6 Objetivo ....................................................................................................... 7 Desenvolvimento ........................................................................................ 8 Materiais e mtodos/ Resultados................................................................. 13 Concluso ................................................................................................... 16 Referncias bibliogrficas .......................................................................... 17

NDICE DE IMAGENS

Imagem 01 .............................................................................................. 7 Imagem 02 .............................................................................................. 7 Imagem 03 .............................................................................................. 8 Imagem 04 .............................................................................................. 8 Imagem 05 ............................................................................................. 10 Imagem 06 .............................................................................................. 11 Imagem 07 .............................................................................................. 13 Imagem 08 .............................................................................................. 13 Imagem 09 .............................................................................................. 13 Imagem 10............................................................................................... 13 Imagem 11 .............................................................................................. 14

PALAVRAS CHAVE

Traadores de altura, rugosimetro, metrologia, materiais, altura, preciso, rugosidade.

INTRODUO A importncia da metrologia nos processos de produo industrial foi um importante aspecto que nasceu na dcada de 20, quando foram iniciados os primeiros estudos sobre os processos de medio. Na dcada de 30 iniciou a produo dos primeiros instrumentos de medio das vrias grandezas de cada produto, sobretudo, ao que importa ao presente trabalho, da altura e dos estados de superfcie. Os aparelhos de medio de altura eram de uso mais geral, para vrios produtos confeccionados em vrios materiais. Entretanto, os primeiros medidores de estados de superfcie eram de uso exclusivo em metais. Mais tarde foram surgindo aparelhos para outros tipos de materiais.

OBJETIVO O presente trabalho tem como principal objetivo conhecer os aparelhos rugosmetro e traador de altura, e fazer um levantamento da rugosidade e da altura precisa de uma pea, retificada e com tratamento de polimento. Para saber se o aparelho est correto nos valores apresentados pelo visor, os dados so comparados com estudos prvios do material em diversas condies de instalao, de tratamento e de polimento.

01

02

DESENVOLVIMENTO

Utilizao do rugosimetro: durante o processo de usinagem, so deixadas marcas ou sulcos pela ferramenta nas superfcies. Essas irregularidades so chamadas de rugosidades ou texturas primrias, sendo que esses tipos de irregularidades tambm so chamados de erros.

O rugosimetro utiliza uma pequena agulha para percorrer uma amostra da superfcie, definem numericamente ou graficamente o seu perfil, em termos de microns - . = m.

A rugosidade e a ondulao so parmetros aceitos para controle e qualificao de superfcies A rugosidade pode ser definida como os desvios apresentados em uma superfcie, tendo frequncias peridicas produzidas intencionalmente - e aperidicas erros -, produzidas diretamente pelo contato da ferramenta de corte ou abraso sobre a superfcie da pea sofrendo uma influncia sobre o tipo de formao de cavaco. J as ondulaes so desvios predominantemente peridicos, que surgem devido fixao fora de centro, batimento no processo de usinagem ou por vibraes nas mquinas, nas ferramentas ou nas peas.

03

04

A avaliao da rugosidade de uma pea depende da utilizao e do grau de preciso requeridos na definio dessa rugosidade. Esses recursos de medio so diversos, podendo ser divididos em trs grupos: placas graduadas para comparao visual, aparelhos de leitura de parmetros e aparelhos que fornecem leituras e grficos. Os aparelhos de leitura de parmetros so sistemas eletrnicos que contm uma agulha de diamante que entra em contato com a superfcie da pea. Aparelhos de leitura e grficos so conjuntos formados pelos aparelhos eletrnicos, com unidades de registro grfico acopladas, que fornecem a curva de rugosidade ou o perfil efetivo.

O rugosmetro tem as seguintes capacidades de medio ou parmetros: de 0,05 a 10 m em Ra e 0,10 a 50 m em Rz, curso de 6 mm, cut off de 0,25, 0,8 e 2,5 mm, velocidade de 1 mm/s e fora < 0,016 N. Sendo: - Ra - dado pelo comprimento de amostragem, que indica a medida da rugosidade; - Rq - que a raiz da mdia dos quadrados das ordenadas do perfil efetivo; - Rz - a mdia aritmtica dos valores de rugosidade parcial; Rt - a distncia vertical entre o pico mais alto e o vale mais profundo; Rmax - a maior das rugosidades parciais.

Naqueles, onde as medidas horizontais so fundamentais, os parmetros a serem medidos so: - Lc - que o comprimento do contato a uma profundidade abaixo da salincia mais alta; - Tp - a frao de contato a determinada profundidade.

Os parmetros de medio de rugosidade fundamentados em medidas proporcionais tm como variveis: -Ke - definido como coeficiente de esvaziamento; e Kp - que o coeficiente de enchimento.

Como os aparelhos funcionam por apalpamento, o rugosmetro no oferece uma anlise bidimensional da superfcie. Uma aparelhagem relativamente simples permite medir

essa segunda dimenso atravs da multiplicao dos perfis paralelos da mesma superfcie. O contato desse apalpador com a superfcie da pea provoca uma espcie de eroso.

Utilizao do traador de altura: O traador vertical, tambm conhecido por traador de altura ou paqumetro de altura, um instrumento usado para traar e delimitar distncias no sentido vertical, podendo ser usado outras mais aplicaes quando associado a acessrios como acessrios de profundidade, riscadores de metal duro, riscadores rebaixados, relgios indicadores, apalpadores eletrnicos e o acessrio PT99441, que podem ampliar seu campo de ao, mesmo operando segundo o mesmo princpio de funcionamento das aplicaes anteriormente citadas.

O traador de altura tem o mesmo princpio de funcionamento do paqumetro, apresentando uma escala fixa associada a um nnio (escala mvel) de deslocamento vertical para ampliao da leitura. A escala fixa bem como a escala mvel (nnio ou vernier) geralmente possuem dupla gravao de trao e constitui uma pea menor do aparelho, de forma que uma encontra-se associada ao sistema mtrico e a outra ao sistema ingls.

05

10

06 De acordo com o nmero de divises da escala mvel possvel se conhecer a resoluo do instrumento e executar a medio. Toma-se como referncia o primeiro trao do nnio (trao zero), da ento se contam todos os traos da escala principal que ficam acima deste, obtendo-se assim o valor referente escala fixa. Verifica-se qual dos traos do Nnio melhor coincide com outro trao da escala principal, obtendo-se o valor referente escala mvel. Da ento basta somar os valores obtidos na escala fixa com o obtido na escala mvel, encontrando-se assim o resultado da medio.

O traador vertical consiste basicamente de uma base plana com uma coluna perpendicular que possui uma escala graduada, sobre a qual desliza um cursor que tambm possui uma escala graduada (vernier). O traador da altura utilizado em conjunto com um desempeno de ferro fundido ou granito, que serve como superfcie de apoio base do instrumento e com referncia. Associada ao cursor h uma regio denominada ponta de trao e medio, a qual constituda de um elemento de elevada dureza para que possa executar riscos com eficincia e facilidade.

Pode se encontrar diversos outros modelos de traadores verticais, como os listados a seguir:

* Traador Vertical Analgico com coluna simples * Traador Vertical com contador mecnico e coluna simples * Traador Vertical com contador mecnico e dupla coluna
11

* Traador Vertical Analgico com coluna simples * Traador Vertical digital dupla coluna -Traador Vertical Analgico com coluna simples -Traador Vertical com contador mecnico e coluna simples -Traador Vertical com contador mecnico e dupla coluna -Traador Vertical digital com coluna simples -Traador Vertical digital dupla coluna

A seguir encontram-se algumas das principais aplicaes: * Traar marcas numa pea por intermdio da ponta de traar. * Anlise de planicidade * Anlise de retinilidade * Verificao de paralelismo * Controle dimensional * Localizar distncias entre centros * Delimitar distncias verticais

Faixa de Medio: o conjunto de valores de medidas para o qual se admite que o erro de um instrumento de medio mantm-se dentro dos limites especificados. Quando o erro do instrumento no conhecido, a faixa de medio pode ser considerada como a diferena em mdulo, entre os seus limites de indicao.

Erro de Medio: indicao ou leitura de um instrumento de medio menos um valor verdadeiro da grandeza a ser medida. Este conceito aplica-se, instrumento comparado a um padro de referncia. principalmente, quando o

Resoluo: Menor diferena entre leituras de um instrumento que pode ser significativamente percebida. Corresponde variao mnima da grandeza a ser medida que o instrumento consegue identificar

12

MATERIAIS E MTODOS RESULTADOS

Como exemplo do uso conjunto de traador de altura e de rugosimetro, foi escolhida uma mesa suspensa de vidro com acabamento polido.

vidro- microscpio 07

08

09

O traador de altura foi utilizado para medir a altura precisa para a instalao da mesa. Foi utilizado um traador digital de coluna simples, que forneceu a altura de 800 milmetros ou 80 centmetros. O traador utilizado da marca Digimess 1000 mm.

10
13

O vidro utilizado como tampo da mesa vidro comum, sem tratamento trmico tmpera- e com acabamento polido. Para medir sua superfcie foi utilizado um rugosimetro digital marca Mitutoyo SJ-210.

11 Caractersticas tcnicas: Capacidade: eixo Z 350 m eixo X 12,5 mm

Unidade acionadora: Velocidade de Medio: 0,25 mm/s; 0,5 mm/s, Retorno: 0,8 mm/s. Comprimento do cabo: 1 m Peso: 190 g Ponta padro (178390) Mtodo de medio Indutivo diferencial: Capacidade 350 m Tipo de ponta: Diamante Raio 5 m Raio do suporte protetor 40 mm Fora de medio 4 mN Peso 18 g Perfis analisados: Perfil primrio (P), Perfil de rugosidade (R),DIN 4776 Parmetros de avaliao: Ra, Ry, Rz, Rt, Rp, Sm, S, Pc, R3z, mr,A1, A2, Rq, Rk, Rpk, Rvk, Mr 1, Mr 2, Vo Normas: DIN, ISO, ANSI, JIS Comprimento de (L) medio: 0,25 mm, 0,8 mm, 2,5 mm

14

Comprimento de Cut-of: c: 0,25 mm, 0,8 mm, 2,5 mm , ?s: 2,5 mm, 8 mm (M) Comprimento de amostragem: x 1, x 3, x 5, L Capacidade da unidade de leitura: Ra, Rq: 0,01 m ~ 100 m Ry, Rz, Rt, R3z, Rvk, Rpk, Rk, Rp 0,02 m ~ 350 m Vo: 0,000 ~ 10,00 (mm3 /cm2) S, Sm: 2 m ~ 4000 m Pc: 2,5/cm ~ 5000/cm Mr 1, Mr 2: 0 ~ 100 % mr: 1 ~ 100 % Julgamento de tolerncia: Valor mximo/mnimo Calibrao: Calibrao automtica entrando com os valores e medio de rugosidade do padro Alimentao Atravs de adaptador (DC 7,5 V 1,5 W) ou bateria recarregvel interna Bateria recarregvel Tempo de carregamento:12 horas (para 500 medies) Sada e entrada de dados Interface para entrada e sada RS232 C Sada Digimatic Peso: aproximadamente 290 g

O valor obtido pelo rugosmetro, calibrado para mm milimetros foi de Ra rugosidade mdia - 0.0015 u.m. unidades de medida.

15

CONCLUSO

A anlise dos resultados do presente trabalho possibilitam verificar que, tanto o traador vertical, quanto o rugosimetro, so alguns dos inmeros instrumentos desenvolvidos com o objetivo de conseguir mais praticidade, segurana e eficincia em operaes usuais em funo dos detalhes quanto ao instrumento como seu princpio de funcionamento, caractersticas tcnicas, tipos construtivos, calibrao e as principais aplicaes onde indispensvel o uso de tal instrumento.

O correto uso destes instrumentos intensifica a qualidade do produto final, em funo da preciso dos dados necessrios sua confeco.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Manual Mitutoyo do Rugosmetro modelo SJ-201 INMETRO - Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais em Metrologia 1995 lvaro M. F. Theisen - Fundamentos da Metrologia Industrial - Programa RH Metrologia, 1997 Gonalves e Sousa, 2008. Fundamentos de Metrologia cientfica e industrial. Ed. Manole. Balbinot. Instrumentao e Fundamentos de Medidas vol.1. LTC, 2006 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos - apresentao. Rio de Janeiro, 2001 FERREIRA, M. C.; MOURA, M. C. S.; PAINE, P. A. Manual de elaborao de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 WWW. INMETRO.COM.BR SHINGO, Shigeo - Sistema Toyota de produo: do ponto de vista da engenharia de produo. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1996 FUSCO, Jos Paulo Alves. Tpicos emergentes em engenharia de produao I. So Paulo: Arte & Cincia, 2002 Eve Anne Melo. Metrologia aplicada Fsica - 1 parte: Unidades de Medidas. Exactus Metrologia e Qualidade.

17

Anda mungkin juga menyukai