Anda di halaman 1dari 5

Lista de Exerccios Qumica Geral

Mdulo 6 Modelos atmicos qunticos


!"#$%&'()*+&*,-./&"0#"+ 1()23'&4.#*+(*56)32(*7-84.32(*9:#+&"4(; :#+&%#*(.<'32#*+&*13&%)*=#/"

REAGE, GS NOBRE!
Fala Gs Nobre, tudo bem? Essa a quinta lista de exerccio do nosso curso. Nela contm exerccios obrigatrios, ou seja, que voc deve resolver para continuar os estudos. Todos os exerccios obrigatrios possuem resoluo em vdeo, que pode ser visto em nosso site. Aqui temos tambm os exerccios complementares, que voc deve fazer para aperfeioar o aprendizado adquirido durante a semana. Nessa lista so OBRIGATRIOS os seguintes exerccios: 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 15. Todo o restante so exerccios COMPLEMENTARES. 1

01 - (UFGD MS) At algum tempo atrs, adolescentes colecionavam figurinhas que brilhavam no escuro. Essas figuras apresentam em sua composio uma substncia chamada sulfeto de zinco (ZnS). Este fenmeno ocorre porque alguns eltrons que compe os tomos desta substncia absorvem energia luminosa e saltam para nveis de energia mais externos. No escuro, estes eltrons retornam aos seus nveis de origem liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Este fenmeno pode ser explicado considerando o modelo atmico proposto por a) b) c) d) e) Thomson. Dalton. Lavoisier. Bohr. Linus Pauling.

03 - (UEG GO) O efeito fotoeltrico, interpretado corretamente pelo fsico Albert Einstein, em 1905, enuncia que uma luz incidente sobre a superfcie de determinados metais pode arrancar eltrons dessa superfcie por causa da interao entre a radiao e a matria, caracterizada pela absoro dos ftons e pela liberao de eltrons. A respeito da interpretao de Einstein sobre o efeito fotoeltrico, CORRETO afirmar: a) a luz incidente no metal composta por ftons dotados de uma energia dada pelo comprimento de onda da luz vezes a constante de Planck. b) existe uma frequncia-limite abaixo da qual esse efeito no ocorre, mesmo que se aumente consideravelmente a intensidade da luz incidente sobre o metal. c) ocorre um espalhamento por um eltron devido coliso com um fton de momento linear igual constante de Planck dividida pelo comprimento de onda da luz. d) todos os metais possuem a mesma funo trabalho, que responsvel pela ejeo dos eltrons cinticos do metal.

02 - (UFRN) O Diodo Emissor de Luz (LED) um dispositivo eletrnico capaz de emitir luz visvel e tem sido utilizado nas mais variadas aplicaes. A mais recente sua utilizao na iluminao de ambientes devido ao seu baixo consumo de energia e sua grande durabilidade. Atualmente, dispomos de tecnologia capaz de produzir tais dispositivos para emisso de luz em diversas cores, como, por exemplo, a cor vermelha de comprimento de onda, !V, igual a 629 nm, e a cor azul, de comprimento de onda, !A, igual a 469 nm.A energia, E, dos ftons emitidos por cada um dos LEDs determinada a partir da equao de Einstein E = hf onde h a constante de Planck, e f a frequncia do fton emitido.Sabendo ainda que c = !f, onde c a velocidade da luz no vcuo e !, o comprimento de onda do fton, correto afirmar que a) o fton correspondente cor vermelha tem menos energia que o fton correspondente cor azul, pois sua frequncia menor que a do fton de cor azul. b) o fton correspondente cor vermelha tem mais energia que o fton correspondente cor azul, pois sua frequncia maior que a do fton de cor azul. c) o fton correspondente cor azul tem menos energia que o fton correspondente cor vermelha, pois seu comprimento de onda maior que o do fton de cor vermelha. d) o fton correspondente cor vermelha tem mais energia que o fton correspondente cor azul, pois seu comprimento de onda menor que a do fton de cor azul.

04 - (Unifacs BA)

A figura representa nveis de energia de um eltron em um tomo de hidrognio, um dos componentes de compostos orgnicos. Considerando-se a constante de Planck, h, igual a 4, 15 14 . 10 e V . s e com base nos postulados de Bohr, correto afirmar: 01. A atrao magntica prov a um eltron acelerao centrpeta necessria para girar ao redor do ncleo do tomo de hidrognio, descrevendo movimento circular varivel. 02. A energia cintica do eltron que se encontra no estado estacionrio fundamental igual a 2F . rB, sendo F a fora de atrao eletrosttica e rB, o raio de Bohr.

03. A frequncia de onda do fton emitido no retorno do nvel 2 para o nvel 1 aproximadamente igual a 2,5 . 1015Hz. 04. A energia absorvida por um eltron, para ionizar o tomo de hidrognio, igual a 20,4 e V. 05. A energia liberada por tomos de hidrognio, ao transferir eltrons para o oxignio na sntese da gua, igual a 13,6eV. 05 - (UEFS BA) Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo, a exemplo das reaes que utilizam a energia proveniente dos alimentos para excitar eltrons de tomos em determinadas molculas. Esse fenmeno conhecido como bioluminescncia e ocorre nos vagalumes, em algumas espcies de fungos e de cogumelos, e de cnidrios.Os fenmenos da bioluminescncia, da emisso de luz dos lasers e dos luminosos de nenio tm como fundamento os postulados do modelo atmico proposto por N.Bhr, e ocorre quando o eltron, no tomo, a) se desloca de um nvel de menor energia para outro de maior energia e libera radiao na regio do infravermelho. b) libera energia na forma de ondas eletromagnticas, ao retornar de uma rbita estacionria para outra interna. c) permanece entre nveis de energia e passa a emitir energia luminosa, quando excitado. d) se movimenta em rbitas estacionrias e emite luz ultravioleta. e) se move livremente ao redor do ncleo em trajetrias elpticas. 06 - (UFG GO) Os modelos atmicos so elaborados no intuito de explicar a constituio da matria e tm evoludo ao longo do desenvolvimento da cincia, desde o modelo filosfico dos gregos, passando pelos modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, at o modelo atual. O modelo mais recente caracteriza-se pela a) quantizao dos nveis de energia dos eltrons. b) indivisibilidade do tomo em partculas menores. c) forma esfrica de tamanho microscpico. d) distribuio dos eltrons em rbitas circulares em torno do ncleo. e) distribuio dos eltrons de maneira uniforme na superfcie do tomo. 07 - (UFAL)

De acordo com o modelo atmico de Bohr, eltrons giram ao redor do ncleo em rbitas especficas, tais como os planetas giram em rbitas especficas ao redor do Sol. Diferentemente dos planetas, os eltrons saltam de uma rbita especfica para outra, ganhando ou perdendo energia. Qual das afirmaes abaixo est em discordncia com o modelo proposto por Bohr? a) Ao saltar de uma rbita mais prxima do ncleo, para outra mais afastada, o eltron absorve energia. b) Ao saltar de uma rbita mais afastada do ncleo para outra mais prxima, o eltron emite energia. c) Dentro de uma mesma rbita, o eltron se movimenta sem ganho ou perda de energia. d) O processo no qual o eltron absorve energia suficiente para escapar completamente do tomo chamado ionizao. e) O modelo proposto aplicado com xito somente ao tomo de hidrognio. 08 - (UFPR) A constituio elementar da matria sempre foi uma busca do homem. At o incio do sculo XIX, no se tinha uma ideia concreta de como a matria era constituda. Nas duas ltimas dcadas daquele sculo e incio do sculo XX, observou-se um grande avano das cincias e com ele a evoluo dos modelos atmicos. Acerca desse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Prton. Eltron. tomo de Dalton. tomo de Rutherford. tomo de Bohr.

( ) Partcula de massa igual a 9,109 . 1031 kg e carga eltrica de 1,602 . 1019 C. ( ) Partcula constituda por um ncleo contendo prtons e nutrons, rodeado por eltrons que circundam em rbitas estacionrias. ( ) Partcula indivisvel e indestrutvel durante as transformaes qumicas. ( ) Partcula de massa igual a 1,673 . 1027 kg, que corresponde massa de uma unidade atmica. ( ) Partcula que possui um ncleo central dotado de cargas eltricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas eltricas negativas. Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 2 5 3 1 4.

b) c) d) e)

1 3 4 2 5. 2 4 3 1 5. 2 5 4 1 3. 1 5 3 2 4.

09 - (UFSC) Quando uma pequena quantidade de cloreto de sdio colocada na ponta de um fio de platina e levada chama de um bico de Bunsen, a observao macroscpica que se faz que a chama inicialmente azul adquire uma colorao laranja. Outros elementos metlicos ou seus sais produzem uma colorao caracterstica ao serem submetidos chama, como exemplo: potssio (violeta), clcio (vermelhotijolo), estrncio (vermelho-carmim) e brio (verde). O procedimento descrito conhecido como teste de chama, que uma tcnica utilizada para a identificao de certos tomos ou ctions presentes em substncias ou misturas.Sobre o assunto acima e com base na Teoria Atmica, correto afirmar que: 01. as cores observadas para diferentes tomos no teste de chama podem ser explicadas pelos modelos atmicos de Thomson e de Rutherford. 02. as cores observadas na queima de fogos de artifcios e da luz emitida pelas lmpadas de vapor de sdio ou de mercrio no so decorrentes de processos eletrnicos idnticos aos observados no teste de chama. 04. a cor da luz emitida depende da diferena de energia entre os nveis envolvidos na transio das partculas nucleares e, como essa diferena varia de elemento para elemento, a luz apresentar uma cor caracterstica para cada elemento. 08. no teste de chama as cores observadas so decorrentes da excitao de eltrons para nveis de energia mais externos provocada pela chama e, quando estes eltrons retornam aos seus nveis de origem, liberam energia luminosa, no caso, na regio da luz visvel. 16. as cores observadas podem ser explicadas considerando-se o modelo atmico proposto por Bohr. 10 - (UNICAP PE) As trs ondas eletromagnticas representadas por X, Y e W so referentes s luzes emitidas por um tomo de hidrognio que foi excitado. Admitindo que as ondas correspondem transio entre os trs primeiros nveis de energia do hidrognio, quais correspondncias entre o grfico e as ondas so verdadeiras e quais so falsas ?

00. 01. 02. 03. 04.

B corresponde a Y. A corresponde a X. C corresponde a W. D corresponde a W. E corresponde a X.

11 - (UFPE) Em 1913, Niels Bohr props um modelo para o tomo de hidrognio que era consistente com o modelo de Rutherford e explicava o espectro do tomo daquele elemento. A teoria de Bohr j no a ltima palavra para a compreenso da estrutura do tomo, mas permanece como o marco do advento da teoria atmico-quntica. Em relao aos postulados e aplicaes dessa teoria, podemos afirmar que: 00. o eltron movimenta-se ao redor do ncleo em rbitas circulares. 01. somente um nmero limitado de rbitas com determinadas energias permitido. 02. ocorre necessariamente emisso de luz quando o eltron salta de uma rbita para outra. 03. a teoria de Bohr explica com preciso, exclusivamente, o espectro do tomo de hidrognio. 04. a teoria de Bohr pode ser aplicada com sucesso na interpretao do espectro de ons como He+ e Li2+ , que contm um nico eltron. 12 - (UEG GO) A figura abaixo descreve o efeito fotoeltrico. Esse experimento contribuiu para a descoberta da

a) b)

dualidade onda-partcula da luz. energia de ionizao dos metais.

c) aquecido. d) metlicos.

emisso contnua de radiao por um corpo descrio da ligao qumica entre elementos

Qual modelo atmico escolhido pelo personagem no ltimo quadrinho? Explique. 15 - (UEG GO) A fabricao de fogos de artifcio requer um controle rigoroso das variaes do processo como, por exemplo, a proporo dos componentes qumicos utilizados e a temperatura de exploso. A temperatura necessria para acionar os fogos de artifcio de mdio e grande porte de cerca de 3600 C. a gerao desse calor que responsvel pela produo de ondas luminosas, pois provoca a emisso atmica, ou seja, a emisso de luz que ocorre quando o eltron sofre uma transio de um nvel mais energtico para outro de menor energia. Considerando este assunto, responda aos itens abaixo: a) A qual modelo atmico esse fenmeno de emisso de luz est ligado? b) Explique esse fenmeno de emisso de luz em termos de eltrons e nveis de energia.

13 - (Unimontes MG) O efeito fotoeltrico ocorre quando uma radiao eletromagntica, por exemplo a ultravioleta, incide sobre uma placa metlica, provocando a emisso de eltrons por essa placa, como mostra a figura a seguir. Esse efeito tem aplicaes importantes em sistemas como alarmes, portes eletrnicos, etc.

O efeito fotoeltrico foi tambm utilizado por Bohr para propor seus postulados. Relacionando tal efeito com o modelo atmico proposto por Bohr, INCORRETO afirmar que a) o eltron deve receber uma energia mnima suficiente para sua emisso da placa metlica. b) a emisso de eltrons que estiverem mais prximos do ncleo requer radiao mais energtica. c) a quantidade de energia, para que ocorra o efeito fotoeltrico, a mesma para qualquer metal. d) a radiao absorvida, em parte, convertida em energia cintica pelo eltron que foi emitido. 14 - (UFG GO) Observe o trecho da histria em quadrinhos a seguir, no qual h a representao de um modelo atmico para o hidrognio.

16 - (UNESP SP) O sucesso do modelo atmico de Niels Bohr estava na explicao da emisso de luz pelos tomos. A emisso de luz provocada por uma descarga eltrica atravs do gs sob investigao. Bohr desenvolveu um modelo do tomo de hidrognio que lhe permitiu explicar esse fenmeno. a) Descreva o modelo de Bohr. b) Descreva o que ocorre, segundo o modelo do tomo de Bohr, com o eltron do hidrognio quando submetido descarga eltrica. 17 - (UFPB) A lmpada de vapor de sdio, utilizada na iluminao pblica, emite luz amarela. Esse fenmeno ocorre, porque o tomo emite energia quando o eltron a) passa de um nvel de energia mais externo para um mais interno. b) passa de um nvel mais interno para um mais externo. c) colide com o ncleo. d) removido do tomo para formar um ction. e) permanece em movimento em um mesmo nvel de energia.

Qual o modelo atmico escolhido pelo personagem no ltimo quadrinho? Explique-o. 15 - (UEG GO)

Anda mungkin juga menyukai