Anda di halaman 1dari 16

Hijack No.

3 alarme - Guia Construo


Este circuito foi projetado principalmente para a situao em que um sequestrador obriga o condutor a sair do veculo. Se a porta for aberta enquanto a ignio est ligada - o circuito desarma depois de alguns minutos - quando o ladro est a uma distncia segura - a sirene soar. Mesmo se o ladro desligar a ignio na tentativa de silenciar a sirene - o motor no vai voltar a funcionar. Alm de atuar como um alarme Hijack - este circuito oferece alguma proteo adicional. . Isso , cada vez que a ignio ligada - o alarme ir disparar. Ento ele vai proteger o veculo sempre que voc deix-lo sozinho com a ignio desligada - mesmo durante a noite em sua garagem. Diagrama esquemtico

Notas
Toda vez que voc ligar o carro, o LED acender e o alarme dar um sinal sonoro curto. O comprimento do sinal determinado pela C4. Seu objetivo alertar para a necessidade de apertar o boto de reset. Quando voc pressiona o boto - o LED switch-off. Sua finalidade assegurar-lhe que o alarme de fato redefinido. Se o boto de reset no est pressionado, ento - cerca de 3 minutos mais tarde - tanto o Sirene o campainha soar continuamente. O comprimento do atraso definido por R8 e C5. Para efeito extra encaixar uma segunda sirene no interior do veculo. Com barulho suficiente acontecendo - voc pode sentir que desnecessrio para caber o motor cut-out. Nesse caso - voc pode deixar de fora C7, D8, R12, R13, Ty1 & Ry2. Quando a ignio ligada - C3 e R4 so responsveis por disparar o alarme. Ao tomar o pino 1 baixo momentaneamente - eles simulam a abertura de uma porta. Se voc no quiser que o alarme disparar cada vez que voc ligar a ignio - simplesmente deixar de fora C3 e R4. Porque a tenso em C3 pode ser revertida - o condensador tem de ser no-polarizada. Mas a ligao entre dois capacitores regulares 22uF volta para trs, como mostrado - vai funcionar to bem. Porque capacitores no polarizados no esto amplamente disponveis - o prottipo foi construdo com dois capacitores polarizados. Para redefinir o circuito que voc deve - ou desligar a ignio - ou fechar todas as portas - antes de voc pressionar o boto de reset. Embora tanto a ignio estiver ligada - E a porta permanece aberta - o circuito no ir repor. O boto reset carrega praticamente nenhuma corrente - portanto, qualquer pequeno interruptor normalmente aberto (N/A)vai fazer. .

Veroboard layout

Como evitar que o motor d a partida com voc. Deve acontecer quando Ry2 desenergiza. Os contatos de Ry2 so pequenos demais para fazer o trabalho eles mesmos. Portanto, use-os para trocar a bobina de um rel maior. Lembre-se que o rel deve ser adequado para a corrente exigido para transportar. Escolha um projetado especificamente para automveis - que vai ser protegido contra os elementos - e vai dar o melhor confiabilidade a longo prazo. Voc no quer que ele deixar voc para baixo em uma noite fria e molhada - ou pior ainda - no trfego em movimento rpido! Lembre-se tambm que voc deve caber um diodo 1N4001 na bobina do seu rel - para evitar danos ao CMOS IC SEU rel deve abandono quando Ry2 desenergiza. Fio de seu rel de modo que quando ele cai-out o motor no arranca. Porque transformando-off a ignio causar tanto Ry2 e seu rel para desenergizar - a corrente de espera ser baixo e o motor ser desativado quando o veculo est estacionado.

A placa de circuito deve ser protegido contra os elementos. Humidade ou condensao ir causar mau funcionamento. Coloque um fusvel o mais prximo possvel de sua fonte de alimentao 1-amp em linha. Isto muito importante. O fusvel est ali para proteger a fiao - no os componentes na placa de circuito. Por favor note que eu sou incapaz de ajudar a qualquer outra ou com a escolha de um rel adequado - ou com conselhos sobre a instalao. Tanto a sirene quanto o Buzzer vai continuar soando at que o alarme ser reiniciado. O circuito foi projetado para usar uma sirene eletrnica de at 500 mA.

Lista de peas

Guia Construo Os terminais so um bom conjunto de pontos de referncia. Para prepar-los, voc pode precisar para ampliar os buracos ligeiramente. Em seguida, vire a placa sobre e usar uma caneta de feltro para marcar os 34 locais onde as faixas esto a ser cortado. Quando estiver satisfeito que o padro certo - cortar as trilhas. Certifique-se que o cobre cortar todo o caminho. Por vezes, um pequeno fio de cobre mantm-se no lado do corte e isso vai provocar um mau funcionamento. Use uma lupa. . Basta usar a broca-bit como uma ferramenta de mo - no h necessidade e uma mquina de perfurao.

Tamanho real do Padro

Em seguida ajustar o Onze Fio links . Para os links - Eu usei fio de cobre nu no lado dos componentes da placa. Cabo de telefone adequado - a nica variedade encalhado usado dentro de casa para tomadas de telefone fio. Esticando um pouco o ncleo vai endireit-lo - e tambm permitir o isolamento de escorregar.

Agora caber os 13 resistores. Os resistores so todos mostrado deitado na mesa. No entanto, aqueles ligados entre as faixas estreitas ou adjacentes so montados de p em p. Veja a fotografia do prottipo.

Em seguida encaixar os dois transistores, os 10 diodos, o zener 16v eo tiristor. O transistor pnp - BC557 - o nico com a seta emissor de cor vermelha. Se voc estiver usando outros que o BC547 e BC557 transistores - verificar a sua configurao de pinos antes de sold-los em prtica. S porque eles tm a mesma aparncia no pense que eles tm a mesma configurao de pinos. Preste especial ateno orientao dos diodos. Mais uma vez - eles esto todos mostrado deitado na mesa. No entanto - aqueles ligados entre as faixas estreitas ou adjacentes so montados em p. Veja a fotografia do prottipo. As posies do athode k, um n e g comeu conexes so marcados no layout stripboard. Eu usei um TICP106D no prottipo porque amplamente disponvel. Voc provavelmente vai achar que qualquer SCR de 30 volts ou melhor - vai funcionar bem. Mas lembre-se que a configurao de pino de seu SCR pode ser diferente daquela da TICP106D.

Coloque os capacitores, tomada de IC e os dois rels. Preste especial ateno orientao dos capacitores eletrolticos. Note-se que os capacitores eletrolticos geralmente tm uma faixa para o lado ao lado do terminalnegativo. Veja a fotografia do prottipo.

Vire a placa mais e examinar cuidadosamente a parte inferior - para se certificar de que no existem pontes de solda indesejados ou outras conexes entre as faixas. Se voc backlight a bordo durante o exame - torna potenciais reas problemticas mais fcil de detectar. Quando estiver satisfeito que tudo est em ordem adicione as 12 pontes de solda.

Termine de inserir o CMOS 4001 na tomada. Pino 1 do IC deve ser no canto superior esquerdo. Verifique se todos os 14 pinos entraram no soquete. s vezes - em vez de entrar na base - um pino ir enrolar-se sob a IC.

Testando o Circuito
Introduo Um resistor e um LED so tudo que necessrio para demonstrar que a sada de campainha est funcionando corretamente - eo mesmo arranjo pode De utilizado para simular o Siren. Um par de pares de fios servir de porta e reset - e para a ignio - voc pode usar qualquer pequeno interruptor unipolar.

Se voc encontrar algum problema Se - no decorrer do teste - voc achar que algo no est funcionando corretamente, em seguida, uma inspeo cuidadosa da placa de circuito deve ligar-se a causa do problema. Se um LED no a iluminao verifique se ele est conectado a forma correta. Onde voc cortar a placa ao tamanho - olhar para os pequenos fios soltos de cobre deixados para trs pela serra. Verifique se a placa por curtos-circuitos provocados pelos cabos de componentes que se tocam. Tambm pode acontecer que o prprio stripboard est com defeito. J vi casos em que as trilhas de cobre no foram completamente cortadas um do outro durante a fabricao. Se voc construiu seu circuito usando os componentes especificados - e voc seguiu o guia passo-a-passo da construo fornecido -, ento as chances so de que qualquer erro ser causada por algo menor - um componente ligado s avessas - uma falta ou ponte de solda indesejado - um corte incompleto na pista, etc Se voc no usou os transistores especificados ou SCR - verifique a configurao de pinos. S porque os componentes tm a mesma aparncia - no pense que eles tm a mesma configurao de pinos. Se voc no consegue ver nada bvio - adoptar uma abordagem sistemtica para criticar os outros. Comece-duplo controlo que todos os cortes nas faixas foram feitas, que todos eles so - no lugar certo - e que cortar a pista completamente. Use uma lupa - e backlight da placa. Leva apenas o menor fio de cobre para causar um problema. Quando estiver satisfeito que as faixas foram cortados em todos os lugares certos, verifique se voc fez - e corretamente colocados - todos os doze pontes de solda. Mark cada ponte com uma caneta com ponta de feltro - ou algo semelhante - de modo que possa ser facilmente identificado mais tarde. Em seguida, examinar cuidadosamente o comprimento total de cada faixa. Procure por pontes de solda indesejados.Suas marcas de feltro ir dizer-lhe quais devem estar l - e ajud-lo a identificar os que no deveria estar l.Novamente, se voc backlight a bordo durante o exame - torna potenciais reas problemticas fcil de detectar. Se tudo isso falhar e voc ainda no encontrou a causa do problema - trabalhar o seu caminho atravs das instrues de montagem fornecidas. Verifique cada componente individual e ligao - para se certificar de que ele est presente e corretamente posicionado. Imprima os desenhos e marcar os componentes que voc v. Tome seu tempo e examinar cada componente individual com cuidado. Preste especial ateno orientao dos diodos, transistores, o SCR e os capacitores eletrolticos.

Testando o Circuito

Conecte um LED - em srie com um resistor de 2k2 - atravs dos terminais de campainha. Faa o mesmo atravs dos terminais da sirene - e ligar um LED aos terminais de LED. Conecte um resistor de 2k2 entre o terminal positivo eo terminal Pole. E ligar dois LEDs do N / O e os terminais N / C para o terminal negativo . ******* Eu usei cinco LEDs de cores diferentes no diagrama , porque eu quero ser capaz de distinguir entre os dois. Mas voc pode usar qualquer cor LEDs que voc tem disponvel . ******* Em seguida, ligue o interruptor de ignio entre o terminal positivo eo terminal " Ignit " . Mova o interruptor para a posio "Off" - e deix-lo l . ******* Ligue dois pares de fios para a porta e Reset terminais. Tira as pontas dos fios - mas no permitir que eles tocam. Mais uma vez, eu fiz os pares cores diferentes para que eu possa distinguir entre eles. Voc no tem que . ******* Finalmente , ligar a fonte DC para os terminais de entrada . Preste especial ateno polaridade da alimentao. Note-se que a ligao positiva passa para o terminal de topo . ******* Ligue a alimentao ******* Quando voc ligar o fornecimento de todos os LEDs - com exceo do branco um - deve ser desligado. Toque nas extremidades dos fios alaranjados juntos - para simular uma porta aberta. Nada deve acontecer. Enquanto a ignio estiver desligada - a abertura de uma porta no deve acionar o alarme . ******* Gire a chave de ignio por diante. Quando voc ligar a ignio - o alarme deve disparar cada vez que - mesmo se as portas esto todas fechadas . Quando se tropea - o LED amarelo deve piscar rapidamente - o que significa que a campainha deu um curto sinal sonoro. E o LED vermelho deve acender e permanecer aceso - indicando que o alarme disparou. Alm disso - Ry2 deve energizar - o LED branco deve desligar - eo LED azul deve acender . Isso significa que o seu dispositivo de corte desconectado - eo motor vai comear. ******* Toque nas extremidades dos dois fios de reset Azul junto momentaneamente . O LED vermelho deve desligar . Isso indica que o alarme foi redefinida com sucesso. ******* Prximo - para simular a abertura de uma porta - toque nas extremidades dos dois fios laranja juntos. O LED amarelo deve piscar rapidamente - eo LED vermelho deve acender e permanecer aceso. Isto significa que a campainha deu um breve sinal sonoro para avisar que o alarme foi acionado. E o LED vermelho est fornecendo um lembrete constante de que a sirene est prestes a soar . ******* Depois de trs minutos ou mais - Ry1 deve energizar . E ambos os LEDs amarelo e verde deve acender e permanecer aceso. Isso significa que tanto a cigarra ea sirene esto soando . ******* O LED azul deve permanecer aceso. E o LED branco deve permanecer desligado. Isso indica que Ry2 ainda est energizado - que o dispositivo de corte ainda est desligado - e que o motor ainda est em execuo. ******* Quando estiver pronto - desligar a ignio. Ry2 deve desenergizar .

O LED azul deve desligar eo LED branco deve acender . Isso indica que o seu dispositivo de corte desativou o motor. ******* Ligue a ignio novamente. Ry2 NO deve re-energizar . O LED azul deve permanecer desligado eo LED branco devem permanecer acesos . Isso indica que o motor ainda est desativada - e no ser re -start. ******* No h limite de tempo para a sirene ou o motor de corte . O circuito deve ser reajustado manualmente. Desligue a ignio e - se voc no tiver feito isso - separar os fios alaranjados . Em seguida, toque nos fios azuis juntos brevemente . ******* O alarme deve redefinir . Isso - o LED vermelho deve desligar . Ry1 deve desenergizar - e os LEDs verde e amarelo deve desligar . Isso indica que o alarme sonoro ea sirene so silenciosos. ******* Agora - quando voc liga o interruptor de ignio - Ry2 deve energizar . O LED branco deve desligar eo LED azul deve acender . Isso indica que o motor no est desativado. ******* Claro - voc tambm acionou o alarme de novo - ento voc precisa para tocar os fios azuis juntos brevemente - a fim de redefinir o circuito. ******* Faa o teste novamente. Comece tocando os dois fios laranja juntos. Voc deve obter um curto flash da LED amarelo - eo LED vermelho deve acender e permanecer aceso. Digamos que esta uma ativao acidental. Certifique-se de que os fios laranja no esto tocando - ou seja, as portas esto fechadas. Toque os dois fios de reset Azul juntos. O LED vermelho deve desligar . Isso significa que o alarme foi redefinida com sucesso. ******* Faa o mesmo novamente - mas desta vez torcer os dois fios laranja juntos e deix-los dessa forma. O LED amarelo pisca e o LED vermelho acende-se. Tente tocar os fios azuis juntos. O circuito no deve redefinir - porque a "porta" est ainda em aberto . ******* Espere at Ry1 energiza e os LEDs verde e amarelo claro - em seguida, desligue a ignio. Ry2 deve desenergizar - o LED azul deve desligar - eo LED branco deve acender . No entanto, a sirene e buzina deve continuar a soar - mesmo depois de a ignio ter sido desligada . Isso significa que - uma vez tropeou - desligar a ignio no vai impedir que o alarme funcione corretamente. ******* Ligue a ignio novamente. Ele no deve ter nenhum efeito sobre os resultados . Ligar a ignio no vai energizar Ry2 . Os LEDs vermelhos, amarelos , verdes e brancos devem continuar a luz. Isso indica que o alarme foi acionado - que a campainha e sirene so ambos soando - e que o motor foi desativado. ******* Destorcer os fios laranja - e tocar as pontas dos fios azuis juntos brevemente . O alarme deve redefinir . Isso - o LED vermelho deve desligar . Ry1 deve desenergizar - e os LEDs verde e amarelo deve desligar .

E - se a ignio no estiver ligado - quando voc lig-lo Ry2 deve energizar . O LED branco deve desligar eo LED azul deve acender . ******* Repita os testes to frequentemente como voc gosta - at que voc esteja convencido de que o circuito est a funcionar de forma confivel. ******* =====================================================

Anlise do Circuito
O CMOS 4001 tem quatro dois - entrada portas NOR . Portes 2, 3 e 4 cada um tem suas duas entradas ligados entre si . Nesta configurao, - os trs portes esto a ser utilizados como inversores simples . Se as duas entradas so elevadas - a sada ser baixo . Se as duas entradas so baixos - a sada ser alta . ******* A lgica NOR s relevante no que diz respeito ao porto 1. A sada de uma porta NOR no vai alto at tanto de seus insumos so baixos. Veja a linha de fundo da tabela de verdade. ******* Ao controlar cada entrada separadamente - ns pode exigir duas condies diferentes que devem ser preenchidas - antes pino 3 ser alta. A primeira condio que a ignio deve estar ligado. E a segunda condio que a porta deve ser aberta. At as duas condies forem satisfeitas simultaneamente - pino 3 permanecer baixa . ******* Enquanto a ignio estiver desligada - R2 possui pinos 5 e 6 de baixo . Assim, a sada da porta 2 - no pino 4 - ser alta . Ele por sua vez detm pino 2 elevado atravs de R5 . ******* Se a porta est aberta e o interruptor de porta leva o pino 1 baixo - ele no ter nenhum efeito . A sada da porta 1 permanecer baixa - porque o outro pino de entrada alta. ******* No entanto - quando a ignio ligada - pinos 5 e 6 so tomadas atravs elevado D3. Assim, a sada do porto 2 ser baixa . E por sua vez, leva o pino 2 baixo - atravs de R5 . ******* Agora - a principal condio satisfeita. Porque a ignio estiver ligada - pino 2 baixa. E - porque o pino 2 baixa - o gatilho porta est habilitado . ******* Enquanto todas as portas esto fechadas - R1 mantm o pino 1 alto - e pino 3 permanece baixa. Mas se uma porta est aberta - o interruptor da porta ter o pino 1 baixo . Isto significa que ambas as condies so agora satisfeitos. Tanto o porto 1 entradas so baixos e a sada vai alto . ******* Quando o pino 3 vai alta - conectado internamente ao trilho positivo - e atua como uma fonte de corrente . Ele tem quatro trabalhos diferentes para fazer - o primeiro dos quais o de trava -se em . ******* Se voc pudesse derrotar o alarme , basta fechar a porta - e permitindo que R1 para tirar o pino 1 alto novamente - o dispositivo seria intil. Da mesma forma - se voc pudesse tirar o pino 2 alta novamente - simplesmente desligar a ignio - o alarme no seria muito eficaz . Assim, uma vez que o alarme disparou - temos de forar os pinos 1 e 2 para permanecer baixa independentemente do estado das portas e / ou a ignio. ******* Quando Pino 3 vai alto - preciso pinos 12 e 13 por meio de alto R10. Isto significa que a sada da porta 4 ser baixa .

Quando o pino 11 vai baixo - ele est conectado internamente para a linha negativa. Ento pino 11 conecta os pinos 1 e 2 para a terra - atravs D4 e D5 . ******* Com efeito - pino 11 assumiu os postos de trabalho , tanto do interruptor da porta ea chave de ignio . Ele est segurando os pinos 1 e 2 baixo . Se voc fechar a porta ou desligar a ignio - no ter nenhum efeito sobre o porto 1. O alarme foi ativado - pino 3 alta - e continuar a ser elevado . ******* Segundo trabalho de Pino 3 fornecer um sinal de alerta precoce. Por um breve perodo - enquanto os encargos C4 at R6 - pino 3 fontes de corrente de base para Q1. Isso muda o transistor em breve - e ele se conecta o cabo negativo da campainha para a terra . A campainha vai dar um breve sinal sonoro para que voc saiba que o alarme foi ativado. Se a ativao foi acidental - o bip ir lembr-lo de pressionar o boto de reset . ******* Em terceiro lugar - pino 3 fornece corrente para acender o LED . O principal objetivo do LED demonstrar que o boto de reset funcionou. Quando o LED desliga-se - ele fornece tranquilidade visual de que o circuito tenha zerado. ******* Se o sinal mantido curto - eo LED pequeno - eles no vo atrair a ateno de um ladro. E mesmo que o faam - ele no vai entender o seu significado. ******* Finalmente - corrente do pino 3 encargos C5 lentamente - por meio de R8 e R9 . Depois de cerca de 3 minutos - C5 ter pinos 8 e 9 de alta - ea sada da porta 3 ser baixa . Este o perodo de tempo durante o qual o ladro coloca alguma distncia entre ele e voc . ******* Quando a sada do porto 3 vai baixo - conectado internamente ao trilho negativo. E a corrente flui atravs da juno emissor-base de Q2 e R11 - em Pin 10. Isso alterna Q2 diante. Q2 fornece energia para a bobina de Ry1 - eo rel energiza . Os contatos do rel conectar os cabos negativos da sirene eo sinal sonoro para a terra - e ambos som. ******* D7 permite que o rel de soar a campainha - conectando o fio negativo do buzzer para a terra . Mas D7 impede Q1 de conectar o cabo negativo da sirene ao cho. Se Q1 conectado o fio negativo da sirene para o solo - a corrente de alta destruiria o transistor. ******* Ty1 um SCR - abreviao de Retificador Controlado de Silcio . Eles tambm so conhecidos como Tiristores . Voc pode pensar em um SCR como um interruptor de travamento simples. Ele ligado quando uma pequena corrente flui para o terminal de porta ( g ) . Tipicamente - o tamanho da corrente necessria sob 0,2 mA . ******* No modo de espera do pino 10 elevada . Isso - pino 10 ligado internamente para a linha positiva. E fornece atual porto para Ty1 - por meio de R12 . Isto significa que Ty1 est ligado. Assim, o lado negativo da bobina do rel ligado terra - atravs do SCR . ******* Quando voc ligar a ignio voc fornecer energia para o lado positivo da bobina. Ento Ry2 vai energizar . Quando o rel energiza - deve desconectar seu dispositivo de corte - e , assim, permitir o arranque do motor . ******* Quando o alarme ativado e C5 leva pinos 8 e 9 de altura, pino 10 ser baixa . Portanto - o atual porto Ty1 desaparecer. No entanto - isso no significa que Ty1 desliga .

******* Uma vez que o SCR ligado - o seu circuito interno travas -lo na posio ligada. Quando isso acontece - ele no precisa mais da actual porto. Assim, mesmo depois de o actual porto desaparece - Ty1 vai ficar em tudo por si s. Consequentemente - Ry2 permanecer energizado - eo motor continuar a funcionar . ******* O que mantm o SCR ligado - a corrente que flui atravs dele . Essa corrente est vindo diretamente da bobina do rel . E a bobina do rel recebe o seu atual do interruptor de ignio . Ento Ty1 permanecer ligado at que a ignio desligada. ******* Quando a ignio desligada - Ry2 vai cair -out. A corrente que flui atravs Ty1 cessar. E o SCR desliga . ******* Desde pino 10 baixo - nenhuma corrente porto est disponvel para mudar o SCR novamente. E j que o SCR est desligado - o lado negativo da bobina do rel no mais ligado terra . Assim, quando a ignio ligada novamente - o rel no ir energizar . Em outras palavras - enquanto pino 10 permanece baixa - o motor no ir reiniciar . E pino 10 permanecer baixa at que o alarme reiniciado . ******* O boto de reset leva pinos 12 e 13 baixa. Isso faz com que o pino 11 para ir alto . Quando o pino 11 vai alto - que j no tem os pinos 1 e 2 baixo . Portanto - se a ignio estiver desligada - e / ou as portas esto fechadas - pino 3 ser baixa . ******* Quando o pino 3 vai baixo - o LED desligado . C5 ir descarregar rapidamente a R9 e D6 . Pinos 8 e 9 ser baixa - e pino 10 ser alta. ******* Quando o pino 10 vai alto - o Q2 -base atual deixar e o transistor desliga . Quando Q2 desliga - Ry1 cai fora - e tanto a sirene e o alarme so silenciadas . ******* Desde pino 10 agora elevada - o atual porto Ty1 restaurada. O SCR ligado e o lado negativo da bobina do rel uma vez mais ligado terra. Ento da prxima vez que voc ligar a ignio - Ry2 energizar - eo motor vai comear. ******* Os condensadores cermicos de 100nF esto l para retardar o tempo de resposta das entradas . Eles tambm remover sinais parasitas que podem causar danos ou uma falsa ativao. ******* Rel bobinas e alguns Sounders produzir grandes picos de tenso reversa que ir destruir CIs CMOS. D1, D8 , D9 e D10 so includos para curto-circuito os picos na Fonte - antes que possam fazer qualquer dano. ******* D4 & D5 permitir que ambas as entradas de uma porta a ser ligados mesma cavilha - sem , na verdade, ser ligados uns aos outros . Em outras palavras - embora os pinos 1 e 2 estiverem ambos ligados ao pino 11 - podem ainda ser controlados de forma independente um do outro . D4 e D5 tambm realizar uma segunda funo . Eles permitem que um baixo pino 11 para tomar as duas entradas de baixo . Mas eles impedem que um pino de alta 11 a partir de ambas as entradas altas , tendo .

******* Os restantes diodos so usados para fornecer caminhos de sentido nico. Quando o pino 3 vai alto - D6 foras C5 para carregar lentamente atravs R8 e R9 . Isso significa que ele leva cerca de 3 minutos antes de a sirene toca . Mas quando o alarme reiniciado - D6 permite C5 a descargas rapidamente atravs sozinho R9 . ******* Sem D6 - o capacitor teria que descarregar atravs ambos R8 e R9 . E isso levaria cerca de trs minutos. Mas com D6 - o temporizador sirene repe quase que imediatamente. Dentro de um segundo ou assim - Ry1 cai fora - ea sirene silenciada. ******* O alarme pode ser equipado com uma ampla variedade de veculos - com diferentes sistemas elctricos . D2 e D3 no so estritamente necessrias . Eu inclu -los como medida de precauo . Restringem - ao mnimo necessrio - os efeitos no sistema eltrico do veculo pode ter sobre o circuito de alarme , e vice-versa. ******* Pode no fazer mal para o circuito interruptor da porta para tirar o pino 1 alto - mas no necessrio. Pode no fazer mal para o circuito interruptor de ignio para tirar os pinos 5 e 6 de baixo - mas no necessrio. Apesar de diodos 1N4148 pode ser adequada - eu senti que de confiabilidade a longo prazo , seria melhor usar o 1N4001 mais robusto ******* D7 permite que os contatos do rel para ligar o fio negativo do buzzer para a terra . Mas evita Q1 de conectar o cabo negativo da sirene para o solo. Em outras palavras - o rel pode soar a campainha - mas Q1 no pode soar a sirene. ******* Alm de proteger o transistor do atual sirene - D7 impede a sirene de soar quando a campainha d o seu sinal sonoro de alerta precoce. Mais uma vez , embora um 1N4148 pode ser adequada - eu senti que de confiabilidade a longo prazo , seria melhor usar o 1N4001 mais robusto. ******* CIs CMOS vai trabalhar at cerca de 18 volts - mas nada sobre isso vai destru-los. Z1 ali para fixar o trilho de alimentao para um mximo de 16 volts . Isso protege o IC de quaisquer picos transientes de alta tenso produzidos pelo sistema eltrico do veculo. ******* Eu especifiquei rels com uma resistncia da bobina mnimo de 270 ohms. Use um valor mais alto , se desejar. Com uma alimentao de 12 volts - a corrente mxima atravs Q2 ser de cerca de 45mA . Isto est bem dentro dos limites da BC557 - que tem um IC ( max ) de 100 mA . tambm bem dentro dos limites de praticamente todos os SCR . ******* No h nada de especial sobre os transistores . Desde que o NPN / PNP exigncia satisfeita - qualquer pequenos transistores com um ganho (HFE ) superior a 100 e um IC (max ) de pelo menos 100 mA deve fazer. Mas lembre-se que a configurao de pino de transistores pode ser diferente daquela da BC547 e BC557 . ******* Para o SCR - Eu usei um TICP106D . Est em um caso TO92 - e se parece com um transistor BC547 . No entanto - os requisitos de corrente, tenso e potncia so desprezveis. Ento - praticamente qualquer tipo de SCR deve funcionar bem. Mas, de novo - verifique a configurao de pinos . Ele pode ser diferente daquela da TICP106D . ******* SCRs desencadear muito facilmente.

Tudo que voc precisa de cerca de 1 volt no porto - e uma corrente de menos de 0,2 mA . Na verdade - um simples toque no pino porta s vezes o suficiente para mudar -los em. ******* R13 e C7 retardar a velocidade com que o porto se opera. R13 amarra o porto para a terra - e mantm C7 descarregada. Tambm aumenta a corrente necessria para desencadear o SCR . Mais sobre isso mais tarde . Como resultado - o SCR no vai ser desencadeada por interferncia eltrica ou de rdio perdida. Em outras palavras - ela no ser desencadeada at que o pino 10 vai alto . ******* O boto de reset leva pinos 12 e 13 baixa. Se a ignio estiver desligada e / ou todas as portas esto fechadas - pino 3 ser baixa eo alarme ir repor . Mas no instante em que o boto de reset pressionado - pino 3 ainda alta. O objetivo do R10 permitir que o boto de reset para tirar os pinos 12 e 13 baixo - sem curto-circuito a alta pino 3 para o solo. ******* O valor de R10 no crtica . Por razes que explicarei mais tarde - eu queria R1 e R12 para ser 4k7 . Uma vez que os valores de R2 , R3 , R5 , R6 , R9 , R10 e R11 no so crticos - Fiz -lhes tambm 4K7 . ******* R2 possui pinos 5 e 6 de baixo , enquanto a ignio estiver desligada . Quando a ignio estiver desligada - pino 4 alta. R5 impede que um baixo pino 11 do curto-circuito um alto pino 4 para o solo - a D5 . E R9 limita o pico de descarga C5 atual - quando o alarme reiniciado . ******* Os valores de R6 e C4 foram escolhidos para dar um breve sinal sonoro no buzzer . Embora outras combinaes de valores vai funcionar muito bem - eu usei 4k7 e 22uF . R3 mantm Q1 ligado firmemente fora at que seja necessrio ******* Usando um resistor 4k7 para R11 d uma corrente de base de Q2 sobre 2mA . Ry1 requer uma corrente mxima de bobina de cerca de 45mA . Ento Q2 s precisa ter um ganho de cerca de 20 DC . Em outras palavras - praticamente qualquer transistor PNP ir funcionar bem nesta posio. ******* O porto de Ty1 s precisa chegar a 1 volt para o SCR para disparar . Eu queria C7 ter uma grande capacidade - de modo que o tempo que leva para carregar a 1 volt relativamente longo . Dessa forma - pulsos curtos de interferncia no ser capaz de mudar o SCR diante. ******* Ao mesmo tempo - eu queria manter o valor de R13 relativamente baixo. O SCR s precisa de uma corrente de cerca de 0,2 mA porto - tomar o porto para um volts. Mas um resistor de 1k precisa de uma corrente de pelo menos 1 mA flui atravs dele - antes de a tenso sobre ele vai chegar a 1 volt . Quando a resistncia est ligado em paralelo com a juno porta - que requerem uma corrente combinada de 1.2mA , a fim de alcanar um volts . Assim, uma corrente de cerca de 1,2 mA agora obrigado a mudar o SCR diante. Consequentemente - a sensibilidade da porta reduzido . E o SCR menos susceptvel de ser disparada por interferncia elctrica parasita. ******* R12 tem de ser suficientemente pequeno para fornecer o 1.2mA necessria para desencadear o SCR . Tem tambm a permitir que a tenso na juno de R12 e R13 a atingir , pelo menos, de 1 volt . Eu escolhi 4k7 porque vai fornecer mais de 2 mA - mais de corrente suficiente para operar porto. E o divisor de potencial que forma com a resistncia 1k - iria permitir a juno de R12 e R13 a atingir cerca de dois volts .Por isso, no vai impedir que a porta do SCR de alcanar 1- volt , o nvel que precisa para disparar . *******

Dependendo se a ignio estiver ligada ou desligada - e as portas esto abertas ou fechadas - a carga em C3 pode ser em qualquer direo.s vezes um pino ser baixo e o pino 4 ser elevado . s vezes o pino 4 ser baixa e um pino ser alta . ******* Se um capacitor polarizado tendenciosa no sentido inverso - ele vai conduzir a corrente direta. Se ele conduz corrente suficiente - ele vai aquecer e explodir. Embora seja altamente improvvel que isso acontea nas atuais circunstncias - C3 a rigor deveria ser nopolarizado. ******* Condensadores no polarizadas no esto amplamente disponveis .No entanto , voc pode simular um capacitor no polarizado , ligando dois capacitores regulares back- to-back . Como um dos capacitores sempre tendenciosa corretamente - nenhuma corrente DC pode fluir atravs do par . ******* Quando dois condensadores esto ligados em srie - a sua capacidade combinada reduzida . A frmula para condensadores ligados em srie - semelhante ao da frmula para resistncias ligadas em paralelo .Quando apenas dois condensadores esto ligados em srie - a frmula pode ser expressa como : ( O produto A Soma ) ou (Ca x Cb ) (Ca + Cb ) Ento, dois capacitores 22uF - ligadas em srie - tm uma capacidade combinada de : ( 22 x 22 ) 44 = 11uF *******

Quando - como aqui - ambos os capacitores tm o mesmo valor - no h um clculo mais simples. A capacidade combinada igual a metade do valor de um condensador . Ento, dois capacitores 22uF - ligadas em srie - tm uma capacidade combinada de : 22 2 = 11uF . ******* No modo de espera C3 est num estado descarregado .Quando a ignio ligada - pino 4 fica baixo . Isso - pino 4 conectado internamente ao trilho negativo.Por um breve momento - o pino 1 tambm est ligado terra atravs C3 , R4 & pin 4 .Em outras palavras - pino 4 leva o pino 1 baixo . Isso simula uma porta aberta - eo alarme dispara . ******* A razo para usar um capacitor que ns s queremos o pino 1 para ir baixo por alguns instantes. Se R4 estivessem conectados diretamente ao pino 1 - pino 4 levaria pino 1 permanentemente baixa.Assim, o alarme no pode ser reposto.Mas a introduo de C3 significa que o pino 4 s pode ter o pino 1 brevemente baixo .O pino 4 s ter um pino para baixo o comprimento de tempo necessrio para carregar R1 C3 .Quando R1 cobra C3 - pino 1 vai alta novamente. ******* Um condensador 1uF deu um impulso suficiente para desencadear o prottipo .Assim, o capacitor 10uF especificado mais do que suficiente para disparar o alarme de forma confivel.Se voc no quiser que o alarme disparar cada vez que a ignio ligada - deixar de fora C3 e R4. ******* R4 necessria para evitar que o oposto acontea .Sem R4 - cada vez que a porta aberta o alarme ir disparar - mesmo quando a ignio estiver desligada .A razo para isso que o interruptor da porta leva o pino 2 baixo - at C3 e R5 .A causa do problema a impedncia - ou resistncia interna - do pino de sada da porta 2 . ******* Quando o pino 4 alta - ele est conectado internamente para a linha positiva.No conectado diretamente linha positiva. Ele est conectado atravs de um transistor de xido metlico .E o transistor oferece alguma resistncia passagem da corrente .Normalmente - o equivalente a cerca de 200 ohms. *******

Assim, voc pode pensar em um porto CMOS como tendo um interno de 200 ohm resistor em srie com o pino de sada. Sem R4 - quando o interruptor da porta est fechada - praticamente toda a tenso de alimentao ser descartado atravs da resistncia interna.Em outras palavras - pino 4 ir brevemente baixo .Pino 4 ter pino 2 baixo - por meio de R5 .Assim, tanto as entradas porto 1 ser baixo e o alarme ser ativado. ******* O propsito de R4 o de criar um divisor de potencial com a resistncia interna .Quando o interruptor de porta leva R4 baixo - at C3 - a tenso ser descartado em ambos R4 e a resistncia interna .Grosso modo mais de 80 % da tenso vai cair em todo R4 - e menos de 20% vai cair do outro lado da resistncia interna .Isto significa que o pino 4 apenas cair para cerca de 10 volts .Consequentemente - no vai demorar pino 2 baixo e o alarme no ser ativado. ******* Desde que introduzimos um resistor em srie com o pino 4 - temos de considerar o seu efeito em ambas as direes .Queremos pino 4 para ser capaz de tirar o pino 1 baixo - at C3. isso que faz a ativao do alarme ao ligar a ignio. ******* R1 no pode ter uma resistncia muito elevada .Se o fizesse - condensao ou outro tipo de umidade sobre os interruptores de porta pode ter sucesso em tirar o pino 1 baixo - e causar um alarme falso.Mas o valor de R1 no pode ser demasiado baixo ou.R4 e o pino 4 resistncia interna - formam um divisor de potencial com R1.Assim, o valor de R1 tem que ser de tal modo que mais de metade da tenso de alimentao vai cair atravs dele . Caso contrrio - pino 4 no pode tirar o pino 1 baixo . ******* 4k7 cerca de quatro vezes o valor de R4 e a resistncia interna combinadas .Isto significa que cerca de 80 % da tenso de alimentao vai cair sobre R1 .E os 20% restantes vo cair em toda a R4 ea resistncia do pino 4 .Em outras palavras - porque R1 4k7 - quando o pino 4 vai baixo - R4 ter pino 1 at pouco mais de 2 volts .Isso mais que baixa o suficiente para ativar o alarme. *******

Anda mungkin juga menyukai