Anda di halaman 1dari 3

ROSA DANIELLE DE SANTANA SILVA POLO LUCENA

1. Como so classificadas as despesas pblicas? Comente cada um dos tipos.

Classificao institucional: traz a classificao institucional da despesa, que serve para agrupar as aes e identifica o rgo e a unidade oramentria aos quais a despesa est vinculada, por meio de um cdigo de cinco dgitos, os dois primeiros referentes ao rgo e trs seguintes referentes unidade oramentria. Classificao funcional e por programa: identifica a rea de governo qual a despesa est atrelada. Essa classificao abrange cinco categorias de programao: funo, subfuno, programa, ao e subttulo. Classificao por natureza da despesa: serve para identificar as aes segundo vrios critrios necessrio para o controle da gesto dos rgos e das polticas do governo. Essa classificao compreende quatro critrios: categoria econmica; grupo de natureza da despesa (GND); modalidade de aplicao (MA) e elemento de despesa.

2. Dvida Ativa o mesmo que Dvida Passiva? Comente. Dvida ativa sinnimo de crdito. O vocbulo ativa diz respeito ao plo ativo da relao jurdica. Dvida ativa, em poucas palavras, , pois, crdito vencido e no liquidado. Crdito exigvel, por estar vencido e no adimplido. Os crditos de natureza no tributria tambm so passveis de execuo fiscal. A dvida Passiva representa os valores que o Estado deve a terceiros. Divide-se em dois grupos: dvida flutuante e dvida consolidada.

3. Cite e explique os estgios do processamento das despesas pblicas. Segundo a legislao vigente no Brasil, Lei 4.320/64, a despesa passa pelas seguintes fases: fixao (pois segundo a Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, a despesa fixada); Empenho; Liquidao e Pagamento. Fixao da despesa: neste ponto temos a estimativa da despesa - fase em que so estimadas as despesas para o exerccio financeiro e assim segue-se a converso das estimativas em oramento, as estimativas so convertidas em Lei oramentria anual. O empenho o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Pblico a obrigao de pagamento. Empenhar uma despesa consiste na emisso de uma Nota de Empenho. A liquidao consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base documentos comprobatrios do crdito, tendo por fim apurar a origem e o objeto do pagamento, a importncia a ser paga e a quem ela deve ser paga a fim de que a obrigao se extingua. A liquidao ter por base o contrato, o ajuste ou acordo, a nota de empenho e os comprovantes de entrega do material ou da prestao do servio. Por fim temos o pagamento, fase onde o credor comparece diante do agente pagador, identifica-se e recebe o numerrio que lhe corresponde para que se extinga determinada obrigao. 4. De que forma podem ser fornecidas as garantias contratuais? Pode ser de forma a avaliar a necessidade da exigncia de garantia, de acordo com a complexidade do objeto do contrato, visando assegurar sua execuo e evitar prejuzos ao patrimnio pblico.

5. O que so restos a pagar? Restos a Pagar so as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas. Processadas so as despesas inscritas em restos a pagar, liquidadas e no pagas. No Processados, so as despesas empenhados e no liquidados.

Anda mungkin juga menyukai