Anda di halaman 1dari 110

METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS/ DOENAS

Msc. Danielle Rachel

Carboidratos
!! !!

Fontes mais importantes de energia do organismo; So classificados como:

Monossacardios; Oligossacardios; Polissacardios;

Carboidratos
-!

Monossacardeos: Acares simples (3 a 7 tomos de carbono); Essas cadeias de carbono so hidroxiladas, com a presena de grupos carbonila; Aldoses ou cetoses; Aldoses: polilcool-aldedo; Ex: GLICOSE / GALACTOSE

-!

-! -!

-!

Cetoses: polilcool-cetona; Ex: FRUTOSE


3

Carboidratos
-!

Oligossacardeos: Formados por ligaes glicosdicas de dois ou mais (at dez) monossacardeos. Trs mais importantes:

!! Maltose

= Duas molculas de glicose; = Uma molcula de glicose e uma de frutose;

!! Sacarose !! Lactose

= Uma molcula de glicose e uma de galactose.

Carboidratos
-!

Polissacardeos: Carboidratos de elevada massa molecular formados por mais de dez unidades monossacardicas; Trs mais conhecidos: Amido, glicognio e celulose. Amido (forma de armazenamento de glicose nos vegetais) o principal polissacardeo da dieta; Principal fonte: batatas, arroz e mandioca.

-! -!

-!

Carboidratos
-!

GLICOGNIO a mais importante forma de polissacardeo de armazenamento para a glicose nos animais! Equivalente ao amido dos vegetais;

- Celulose: Polissacardeo de papel estrutural, isto , participa da parede das clulas vegetais;

Carboidratos
!!

Os carboidratos da dieta fornecem a maior parte das necessidades calricas do organismo; Antes da absoro dos carboidratos pelas clulas do intestino delgado, essencial que os polissacardeos e oligossacardeos sejam HIDROLIZADOS em seus componentes monossacardicos; Isto ocorre em diferentes locais do sistema digestrio por uma srie de ENZIMAS.

!!

!!

Carboidratos
!!

Ex: Amido degradado pela enzima !-amilase (salivar e pancretica); Forma maltose e isomaltose; Maltose e isomaltose hidrolizados em GLICOSE por enzimas ligadas membrana intestinal: maltase e isomaltase; Hidrlise ocorre na superfcie das clulas da mucosa intestinal.

!! !!

!!

Carboidratos
!!

Principais monossacardeos obtidos por hidrlise: Glicose, Frutose e Galactose; Absorvidos do lmem para as clulas e levados ao fgado pelo sistema porta; Glicose no fgado metabolizada ou armazenada como glicognio; Fgado libera glicose para a circulao sistmica, tornando-a disponvel a todas as clulas do organismo.

!!

!!

!!

Carboidratos
!!

Frutose e galactose so convertidas em glicose, a forma usual de acar circulante; Concentrao de glicose no sangue regulada por uma complexa interrelao de muitas vias e modulada por vrios hormnios.

!!

10

Glicose
!!

Glicose a aldohexose mais importante para a manuteno energtica do organismo; Em condies normais, a glicose sangunea (GLICEMIA) mantida em teores apropriados por meio de vrios mecanismos regulatrios; Ex: Aps uma refeio contendo carboidratos, ocorre a elevao da glicose circulante que provoca:

!!

!!

11

Glicose
1) Remoo pelo fgado de 70% da glicose transportada via circulao porta: A veia porta heptica fornece ao fgado uma quantidade enorme de glicose que impossvel ser totalmente degradada no metabolismo energtico;

12

Glicose
-! -!

Parte da glicose oxidada; Parte convertida em glicognio para ser utilizada como combustvel no jejum; Excesso de glicose parcialmente convertida em cidos

graxos e triglicerdios incorporados s VLDL (lipoprotenas de densidade muito baixa) e transportados para os estoques do tecido adiposo.

13

Glicose

14

2) Liberao de insulina pelas clulas " do pncreas.


!!

INSULINA= Principal hormnio que afeta os nveis de glicose sangunea; Importante compreender suas aes para o estudo do diabetes mellitus; Insulina = Pequena protena sintetizada nas clulas " das ilhotas de Langerhans do pncreas; Ao = atravs de receptores das membranas; Tecidos alvo = Fgado, msculo e tecido adiposo; Liberada nos perodos ps prandiais.

!!

!!

!! !! !!

15

Insulina
!!

Efeito geral / Funo = Incorporao celular e armazenamento de combustveis metablicos; Sua ausncia = Impede penetrao de glicose nas clulas da maioria dos tecidos do corpo;

!!

- Tecidos insulino-dependentes: Muscular, adiposo, diafragma, aorta, hipfise anterior, glndulas mamrias e lente dos olhos;

16

Insulina
- Tecidos insulino-independentes: Clulas do fgado, crebro, eritrcitos e nervos;

NO NECESSITAM DE INSULINA PARA A CAPTAO DE GLICOSE!!!

17

Glucagon
!!

Hormnio produzido pelas clulas ! Langerhans do pncreas; liberado nos perodos de jejum;

das ilhotas de

!! !!

No jejum importante que o organismo produza glicose e que os tecidos perifricos utilizem cidos graxos como principal fonte energtica, poupando a glicose para o SNC, o que realizado pelas aes do glucagon.

18

Glicose
!!

Hormnios (adrenalina, hormnio de crescimento, glicocorticides, hormnios da tireide) tambm atuam na regulao da glicemia; Em situaes de estresse:

!!

- Aumentam a liplise e a produo heptica de glicose (ativao da gliconeognese e/ou glicogenlise );


-!

Diminuem a captao e a utilizao perifrica da glicose; Intensificam as aes metablicas do glucagon.


19

-!

Glicose
!!

Estas atividades metablicas levam a reduo da glicemia em direo aos teores encontrados em jejum; Quando os nveis de glicose no sangue em jejum esto acima dos valores de referncia, denomina-se HIPERGLICEMIA, quando abaixo destes valores, HIPOGLICEMIA.

!!

20

Glicose
!!

G l i c o s e n o r m a l m e n t e F I LT R A D A P E L O S GLOMRULOS e quase totalmente REABSORVIDA PELOS TBULOS RENAIS; Quando os teores sanguneos atingem a faixa de 160 a 180 mg/dL, a glicose aparece na urina = glicosria.

!!

21

Metabolismo do carboidrato

22

Metabolismo do carboidrato
Alimentao (grande quantidade de glicose); Eleva nveis de acar = Nvel Glicmico; Participao da insulina; Liberao pelo pncreas.

!! !! !! !!

23

Metabolismo do carboidrato
!!

Insulina se liga a protenas nas membranas das clulas do fgado e outros tecidos;

!!

Permite que a glicose entre nas clulas do corpo e saia da corrente sangunea;

!! !! !!

Insulina funciona como um SINALIZADOR; Valor glicmico normaliza; Pncreas no libera mais insulina.

24

Hiperglicemia - Diabetes mellitus


!!

Hiperglicemia = Aumento anormal do nvel de glicose no sangue; Torna o sangue muito concentrado alterando os mecanismos osmticos de reabsoro de gua nos tbulos renais (induz a uma diurese excessiva = desidratao); Provoca uma srie de alteraes patolgicas especficas tpicas de uma doena metablica muito comum, o DIABETES MELLITUS!
25

!!

!!

Diabetes mellitus
!! -! -!

TIPOS: Tipo 1: Dependente de insulina (Falta de insulina); Tipo 2: No dependente de insulina (Defeito no receptor de membrana);

-! -!

Tipo 3: Outros tipos especficos; Diabetes gestacional.

26

Diabetes mellitus tipo 1


!! !! !! !!

Responsvel por 15% de todos os casos; Mais comum no jovem com menos de 20 anos; Tambm chamada de IMUNO-MEDIADA; Destruio das clulas do pncreas, levando a uma deficincia de insulina pancretica; Vrus e substncias txicas s clulas podem iniciar uma ao auto-imune progressiva que causa a destruio das clulas.

!!

27

Diabetes mellitus tipo 1


!!

O processo auto-imune lentamente progressivo tornando-se o DMT1 clinicamente manifesto somente depois que mais de 90% das clulas foram destrudas (aps vrios anos); Hereditariedade pode influenciar;

!!

28

Diabetes mellitus tipo 1


Indivduos geneticamente susceptveis iniciam suas vidas sem qualquer alterao detectvel

Fator precipitante

Diminuio da massa de clulas , contudo reserva funcional suficiente para manter nveis normais de glicemia.

29

Diabetes mellitus tipo 1


Processo auto-imune continua; Sendo lesivo s clulas, provocando uma grande perda destas que causa diminuio de secreo de insulina.

Diabetes se manifesta clinicamente

30

Diabetes mellitus tipo 1


!! !!

Paciente insulino-dependente; Insulina importante para manter a vida e prevenir cetoacidose; Tem presena de anticorpos: Anti-insulina; Anti-ilhotas. A presena desses anticorpos no soro pode ser um indicador do desenvolvimento futuro de diabetes.

!! -! -! !!

31

DM tipo 1 Quadro clnico


!! !! !! !!

Poliria (glicosria e diurese osmtica); Polidipsia (desidratao pela diurese osmtica); Emagrecimento (estado catablico); Evoluo para a cetoacidose (descompensao metablica mxima).

32

DM tipo 1 Tratamento
!! -! -!

Terapia Mdica Nutricional: 6 refeies; Refeies principais devem conter: carboidratos, gordura e protenas; Recomenda-se que as principais fontes de carboidratos sejam: os cereais, as frutas, os vegetais e o leite desnatado.

-!

33

DM tipo 1 Tratamento
!! -! -! !! -!

Atividade fsica: Regularmente praticada; 30 min 5 dias; Insulinoterapia: Duas doses antes do caf da manh e uma dose antes do jantar, ou antes de deitar, aplicadas no tecido subcutneo; Transplante do pncreas.

!!

34

Diabetes mellitus tipo 2


!! !! !! !!

Responsvel por cerca de 85% dos casos; Mais comum entre os 40 a 80 anos; Em geral se instala de forma lenta em pacientes obesos; Motivos: Maus hbitos alimentares, falta de atividade fsica e obesidade; Pacientes apresentam sintomas moderados e no so dependentes de insulina;

!!

35

Diabetes mellitus tipo 2


!!

Receptores esto bloqueados, impedindo o contato com a insulina; Bloqueio ocorre devido presena de lipdios, ou clulas adiposas, ou ainda por anticorpos produzidos pelo prprio organismo, que impedem o contato da insulina com os seus devidos receptores; Atividade fsica e dietoterapia so fundamentais! Raramente apresenta cetoacidose diabtica.

!!

!! !!

36

DM tipo 2 Quadro clnico


!!

Diagnstico feito aps vrios anos de doena porque a hiperglicemia desenvolve-se gradualmente; Sintomas leves: Fadiga, fraqueza, tontura; Se o grau de hiperglicemia no for suficiente para produzir sintomas, diagnstico s aps complicaes macro e microvasculares;

!! !!

!!

Diagnstico muitas vezes feito por dosagem da glicemia em exames de rotina; Com a evoluo da doena: poliria, polidipsia, emagrecimento e micoses de pele ou do trato genital.
37

!!

DM tipo 2 Tratamento
!! -! -! !!

Terapia Mdico Nutricional: Dieta igual para o DM1 Exceto quanto necessidade de reduo do peso; Atividade fsica:

- Igual para o DM1;


!! !!

Antidiabticos Orais; Insulinoterapia:

- Dose pequena de insulina antes do paciente se deitar com manuteno da posologia antidiabtica oral durante o dia.

38

DM tipo 2 Tratamento
!!

Tratamentos Associados:

Mudanas do estilo de vida: Alimentao saudvel; Reduo de peso; Abandono de vcios (fumo e lcool); Aspirina = Indicada (dose baixa) nos diabticos com complicaes vasculares ou como profilaxia auxiliar das doenas cardiovasculares, em todo diabtico acima dos 30 anos de idade.
39

Diabetes mellitus gestacional


!!

Alto nvel de glicose cujo incio ou reconhecimento feito durante a gestao; Diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez podendo ou no persistir aps o parto; Geralmente aparece no segundo trimestre da gravidez; Por que? Porque hormnios antagonistas da insulina atingem seu valor mximo.

!!

!! !! !!

40

Diabetes mellitus gestacional

41

Diabetes mellitus gestacional


!!

Encontrada entre 1-20% das grvidas; FATORES DE RISCO:

!! !! !!

Mais de 25 anos ao engravidar; Possuir histrico familiar de diabetes; Apresentar acar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pr-natal peridica; Tiver hipertenso; Ganho de peso excessivo durante a gestao;
42

!! !!

Diabetes mellitus gestacional


!! !! !!

Sndrome dos ovrios policsticos; Histria prvia de bebs grandes (mais de 4 kg); Tiver passado por um aborto espontneo de causa indeterminada ou tiver tido um natimorto; Estava acima do peso antes de engravidar.

!!

43

Diabetes mellitus gestacional


!!

Uma vez diagnosticado, Diabetes gestacional persiste at o fim da gravidez; Depois do parto, geralmente nveis glicmicos se normalizam; Dentro de 5 a 10 anos, mulheres podem vir a desenvolver diabetes; Em certos casos, a gravidez um fator precipitante para o DM1. Diabetes tipo 1 e 2 ! DMG
44

!!

!!

!!

!!

DMG Quadro clnico


!!

Geralmente quadros de hiperglicemia leve;

- Viso borrada - Fadiga - Infeces frequentes, incluindo na bexiga, vagina e pele - Aumento da sede - Aumento da mico
-! !

Nusea e vmitos Necessrio acompanhamento para no prejudicar o feto;


45

DMG Tratamento
!!

Controle feito na maioria das vezes atravs de uma orientao nutricional adequada; Prtica de atividade fsica = medida de grande eficcia para reduo dos nveis glicmicos. Se dentro de duas semanas a taxa de glicemia no se normaliza = Insulina! Aproximadamente 6 semanas aps o parto a mulher que teve diabetes gestacional deve realizar um novo teste oral de tolerncia a glicose.
46

!!

!!

!!

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

Defeitos genticos: DAS CLULAS # = Formas raras;

MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young) Diabetes de incio na maturidade do tipo juvenil; um subtipo da Diabetes Mellitus; Manifestam na adolescncia; Difere do tipo 2 por pacientes serem: Normotensos, normolipidmicos e no apresentarem obesidade; Estabilidade do diabetes.
47

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

Por que ocorre? provocados por

Distrbios genticos nas clulas ", alteraes em vrios genes;

Tipo mais comum um defeito no cromossomo 12; Provoca alteraes nos hepatcitos.

48

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

Diagnstico :

Diagnstico efetuado antes dos 25 anos de idade em, pelo menos, um membro da famlia; Transmisso autossmica dominante com, pelo menos, 3 geraes atingidas pela diabetes; Capacidade de controle da diabetes sem recurso da insulinoterapia (e sem desenvolver cetose) durante um perodo de, pelo menos, 2 anos. Bom controle metablico apenas com medidas dietticas.
49

Outros tipos especficos de Diabetes


!! -! -! -!

Doenas do pncreas: Pancreatites (alcoolismo); Hemocromatose; Pancreatopatias;

50

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

I n d u z i d o p o r d ro g a s o u a g e n t e s q u m i c o s : Glicocorticides = Tendncia a levar hiperglicemia, principalmente devido ao aumento da gliconeognese heptica e do antagonismo perifrico ao da insulina; Leva a diminuio da captao de glicose no msculo e tecido gorduroso; Podem induzir o aparecimento de diabetes, usualmente sem cetose, relacionado com a dose e a durao do tratamento;
51

!!

!!

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

Na maioria das vezes reversvel com a parada da administrao; Atividade fsica regular um importante recurso; Indivduos com predisposio gentica podem permanecer diabticos.

!! !!

52

Outros tipos especficos de Diabetes


!!

I n d u z i d o p o r d ro g a s o u a g e n t e s q u m i c o s : Antipsicticos = olanzapina, quetiapina, e risperidona; Causam ganho de peso, hiperlipidemia, hiperglicemia, e hipertenso arterial; Hiperglicemia: Secundariamente ao ganho de peso ou de forma independente; Pacientes precisam fazer verificaes de peso, glicemia, presso arterial, circunferncia abdominal e perfil lipdico pelo menos a cada 4 meses.
53

!!

!!

!!

Hipoglicemia
!!

Condio mdica aguda caracterizada pela concentrao da glicose sangunea abaixo dos limites encontrados no jejum;

!!

<70 mg/dL em adultos e <40 mg/dL em recm nascidos;

54

Hipoglicemia
!!

Pode ocorrer reduo em uma hora e meia a duas horas aps refeio;

!!

comum a obteno de teores de glicose plasmtica ao redor de 50 mg/dL no teste ps - prandial de 2 horas;

55

Hipoglicemia
!! -!

Fatores que levam hipoglicemia: Insulinoma: Tumores das culas = produzem insulina em excesso (remoo cirrgica);

-!

Doena de Addison: Leva a deficincia de glicocorticide e gera hipoglicemia;

-!

No comer o suficiente, ou demorar a comer.

56

Hipoglicemia
!! -! -! -!

Razes para hipoglicemia em diabticos: Usar medicaes para diabetes em excesso; Exerccio fsico vigoroso; Ingesto excessiva de lcool.

57

Hipoglicemia Quadro clnico


!! !!

No existem sintomas especficos; Reduo rpida da glicose plasmtica a teores hipoglicmicos geralmente desencadeia uma RESPOSTA SIMPTICA com liberao de adrenalina; Produz sintomas clssicos da hipoglicemia: fraqueza, suor, calafrios, nusea, pulso rpido, fome e tonturas;

!!

58

Hipoglicemia Quadro clnico


!! !!

Crebro = totalmente dependente da glicose sangunea! Nveis muito baixos (menos de 20 a 30 mg/dL) provocam disfunes severas do SNC; Durante jejum prolongado ou hipoglicemia, os corpos cetnicos so utilizados como fonte de energia; Sintomas e sinais : enxaqueca, confuso, letargia e perda de conscincia. Restaurao da concentrao da glicose plasmtica, geralmente provoca recuperao, apesar de uma provvel leso irreversvel.
59

!!

!!

!!

Hipoglicemia O que fazer?


!! !!

Tomar gua com acar ou refrigerante; 2 a 3 balas doces;

!! !!

Controlar a glicemia (> 80mg/dl) dentro de 15 minutos; Opo de tratamento para indivduos que tm hipoglicemias com facilidade: Glucagon injetvel 1 mg intramuscular.

!!

60

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

O diagnstico dos distrbios no metabolismo da glicose de p e n de da de mon st r a o de a l t e r a e s n a concentrao de glicose no SANGUE e tambm na URINA; So usados vrios testes bioqumicos para o diagnstico e monitoramento a longo prazo dos pacientes.

!!

61

INVESTIGAO LABORATORIAL

ANLISE DA URINA

62

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose na urina:

GLICOSRIA permite uma boa varredura inicial do diabetes; Maior parte dos exames mdicos de rotina e das internaes em hospitais incluir anlise de GLICOSE na URINA; Glicose no aparece na urina at que o nvel de glicose do plasma se eleve acima de 10 mmol/L.

63

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose na urina: EXCEO EM INDIVDUOS SADIOS

Glicose pode transbordar para a urina em concentraes plasmticas bem inferiores! Esses indivduos possuem um LIMIAR RENAL de glicose baixo; Apresentam GLICOSRIA sem que tenham Diabetes mellitus.

64

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Cetonas na urina:

Corpos cetnicos = Acetona, Acetoacetato e " hidroxibutirato; Pode haver acmulo no plasma de um paciente diabtico; Podem aparecer em indivduos NORMAIS como resultado de JEJUM PROLONGADO;

65

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Cetonas na urina:

Existe um mtodo para testar cetonas na urina (em casa) atravs de fitas teste; Chemstrip K

66

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Cetonas na urina:

Chemstrip K; Padres:
-! -!

15 mmol/L = Baixa 40 mmol/L = Moderada

80 mmol/L= Alta 160 mmol/L = Muito Alta

67

INVESTIGAO LABORATORIAL

ANLISE DO SANGUE

68

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Peptdeo C:

Norma de Coleta: Jejum de 8 horas. Valor de Referncia: 0,9 a 4,0 ng/mL Mtodo: Quimioluminescncia Instruo de Coleta: Coletar 1,0 mL de soro Exame no pedido para diagnosticar diabetes !

69

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Peptdeo C:

70

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Peptdeo C:

Aumento = Em DM tipo 2 e quando acompanhado de hipoglicemia sugestivo de insulinoma. Diminuio = Pacientes em uso de insulina exgena e DM tipo 1.

71

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL Indicao: Avaliao da reserva pancretica em diabticos do tipo 1 e 2. !Orientaes: Teste realizado somente pela manh, em jejum de 8 horas. Mede-se a glicemia capilar antes do incio do teste (deve estar entre 70 e 200 mg/dL)
72

-!

-! -!

-!

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL Pacientes em uso de insulina devem realizar sua aplicao logo aps o trmino do teste, a critrio mdico. Medicaes que estimulam a secreo de insulina (sulfonilurias e meglitinidas) podem interferir na avaliao do teste. proibido fumar durante o teste.
73

-!

-!

-!

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL Tcnica:

-!

Coleta de sangue basal para dosagem de Peptdeo C Administrao de soluo de Sustacal 6 ml/kg de peso em at 10 minutos, no excedendo 360 ml;
-!

Preparo da soluo de Sustacal:

Diluir 40 gramas de Sustagen em 1 copo de leite integral (200 mL); Se necessrio (peso do paciente) preparar duas medidas.
74

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL Tcnica: Coleta de sangue aos 90 minutos aps completa ingesto do Sustacal;

-! -!

75

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL Interpretao:

-!

IMC at 25 Kg/m": 0,75 a 3,73 ng/mL IMC entre 25 e 30 Kg/m": 0,98 a 4,39 ng/mL IMC acima de 30 Kg/m": 1,39 a 5,87 ng/mL.

76

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM SUSTACAL

MTODO: Ensaio imunoenzimtico por quimioluminescncia. #

77

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM GLUCAGON Indicao: Avaliao da reserva pancretica (funo da clula beta). Tcnica: Aps jejum 8 horas, puno venosa com cateter e

-!

-!

repouso de 20 minutos (amostra basal). Administrao por via endovenosa de 1mg de Glucagon; Coletar amostra aps 6 minutos da administrao do glucagon.
78

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

TESTE DE ESTMULO DO PEPTDEO C COM GLUCAGON Interpretao:

-!

Valor mdio 1,6 ng/mL; Valor inferior a 0,8 ng/mL indica reserva pancretica funcional comprometida. - MTODO: Ensaio imunoenzimtico por quimioluminescncia.
79

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose sangunea:

Glicose dosada em amostras de sangue colhidas em tubos contendo fluoreto; Tambm pode ser dosada fora do laboratrio por TIRAS DE DOSAGEM;

80

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose sangunea aleatria (GSA):

Em situaes de emergncia a GSA a nica dosagem requerida; GSA deve ser menor que 8 mmol/L nos NO DIABTICOS; GSA acima de 11 mmol/L geralmente indica Diabetes.

81

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose sangunea em jejum (GSJ):

GSJ medida aps jejum de pelo menos 10 horas; Para diagnstico: GSJ melhor que GSA; Normais: at 100 mg/dL Glicemia de jejum inapropriada: de 110 a 126 mg/dL Diabticos: acima de 126 mg/dL

82

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose Plasmtica ps-prandial de duas horas:

Verificar concentrao da glicemia duas horas aps a ingesto de 75 g de glicose em soluo aquosa (ou refeio contendo 75 g de carboidratos); Por que 2 horas? Aps a ingesto de carboidratos, a glicose sangunea tende a retornar ao normal dentro de 2 horas!!

83

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose Plasmtica ps-prandial de duas horas:

Aps duas horas da sobrecarga, valores de glicemia plasmtica: $ 200 mg/dL so considerados diagnsticos de DIABETES; Entre 140 e 200 mg/dL na tolerncia glicose alterada; % 140 mg/dL so considerados normais.

84

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Glicose Plasmtica ps-prandial de duas horas:

Valores tendem a crescer com a idade (10 mg/dL por dcada de vida, aps a idade de 40 anos); Concentraes acima de 200 mg/dL podem ser encontradas em indivduos idosos que no apresentam diabetes!

85

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Teste de tolerncia oral glicose (TOTG):

Diagnstico de Diabetes feito com base na resposta do paciente a CARGA ORAL DE GLICOSE; 1) Coleta de amostra de sangue basal, pela manh, aps perodo de jejum de 8-10 horas; 2) Paciente ingere 75 g de glicose oral em cerca de 300 mL de gua, bebida dentro de 5 minutos;

86

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Teste de tolerncia oral glicose (TOTG):

3) Medio dos nveis de glicose do plasma a cada 30 min, durante 2 horas (0, 30, 60, 90 e 120 min)
!! -! -! -! -!

Paciente deve estar: Confortavelmente sentado durante todo o teste; No deve fumar; Dieta normal pelo menos 3 dias antes do teste; Com ingesto mnima de 250 g de carboidratos/dia, por pelo menos 3 dias que antecedem o teste.
87

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Indicaes do TOTG:

Existem poucas indicaes para o teste;


-!

Glicose Sangunea em jejum ou ps-prandial no LIMIAR (110 126 mg/dL); Glicosria persistente; Glicosria em mulheres grvidas; Grvidas com histrico familiar de Diabetes mellitus ou perda inexplicada do feto.

-! -! -!

88

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Interpretao do TOTG:

Diagnstico de Diabetes mellitus quando: H aumento no nvel de glicose de 2 horas e quando a glicose for igual ou maior do que 11 mmol/L em algum ponto do teste; Glicose em jejum maior que 8 mmol/L; Glicose de 2 horas acima de 11 mmol/L;

89

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Interpretao do TOTG:

Paciente com GLICOSE plasmtica de JEJUM NORMAL e APENAS glicose de 2 horas na faixa diabtica = Repetir o teste aps 6 semanas;

90

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!

Interpretao do TOTG:

Tolerncia glicose diminuda: como uma doena! Mostra o que?

No deve ser encarada

Paciente se encontra em ESTGIO INTERMEDIRIO entre a normalidade e o Diabetes; Risco AUMENTADO de desenvolver Diabetes! Acompanhamento anual! Valores entre 140 e 199 mg/dl (7,8 a 11,1 mmol/L) JEJUM e 2 HORAS;
91

INVESTIGAO LABORATORIAL /GRVIDAS


!! -! -! -! -! !!

Recomendaes preconizam screening para: TODAS as mulheres grvidas; Mais de 25 anos; Obesas; Histrico familiar de diabetes; Teste efetuado entre a 24 e 28 semana de gravidez;

92

INVESTIGAO LABORATORIAL /GRVIDAS


!!

Critrios diagnsticos so ligeiramente diferentes em gestantes; Colhe-se sangue para saber o nvel de acar ainda em jejum; Administrase: 100 g de glicose e as amostras de sangue so colhidas nos tempos 0, 60, 120 e 180 minutos; Valores em mulheres no diabticas: 1 hora <190 mg/dL 3 horas <145 mg/dL
93

!!

!!

!!

Jejum <105 mg/dL 2 horas <165 mg/dL

INVESTIGAO LABORATORIAL /GRVIDAS


!!

O diagnstico de diabetes gestacional ocorre quando dois desses limites forem atingidos ou ultrapassados; Em gestantes no incio da gravidez ou a partir da 20 semana, indica-se teste de glicemia em jejum; Valores maiores que 85 mg/dL so considerados positivos, sendo necessrio proceder ao TOTG; Considera-se, tambm, confirmatrios de diabetes gestacional valores obtidos de duas glicemias em jejum $ 105 mg/dL.
94

!!

!!

!!

INVESTIGAO LABORATORIAL /GRVIDAS


!!

TESTE DE OSULLIVAN Dibetes gestacional

Empregado para detectar o diabetes gestacional e deve ser realizado entre 24 e a 28 semana de gestao; Paciente em jejum administrada 50 g de glicose em soluo aquosa por via oral; Sangue colhido aps 1 hora; Resultados iguais ou superiores a 140 mg/dL indicam a necessidade de um teste completo.

95

INVESTIGAO LABORATORIAL
!! -!

Hemoglobina A1c ou Hemoglobina Glicada Obtidas pela adio espontnea de glicose ao grupo amino livre das protenas hemoglobnicas; Estudo realizado, principalmente, pela medida da subfrao HbAl c; Indica o controle metablico do paciente nas 8 a 10 semanas precedentes ao teste (1/2 vida da hemoglobina); Bom ndice de controle diabtico; Monitorada:
96

-!

-!

-! -!

INVESTIGAO LABORATORIAL
!! -! -!

Hemoglobina A1c ou Hemoglobina Glicada Cada 3 ou 4 meses em diabticos estveis; Cada 1 ou 2 meses, em diabticos com pobre controle glicmico; Grvidas diabticas (especialmente tipo 1) avaliadas 1 a 2 vezes ao ms; til para:

-!

-!

Complementar as informaes dos nveis de glicose sangunea; Registrar dosagens de glicose do paciente.
97

INVESTIGAO LABORATORIAL
!!
-!

Hemoglobina A1c ou Hemoglobina Glicada


Valores normais para pessoas sem diabetes: entre 4% e 6%; Diabetes bem controlado: valores abaixo de 7%; Nveis acima de 7% associados a um maior risco de complicaes.

-! -!

98

INVESTIGAO LABORATORIAL
-!

Albumina

Valor Normal = 2,5 25 mg/dia; Macroalbiminria = > 250 mg/dia; Microalbuminria = Intermediria; Pequeno aumento na excreo urinria no detectado em testes de tiras; Quantificao em urina de 24 horas; Excreo de pequenas quantidades (albumina) por diabticos com nefropatia com reduo da filtrao glomerular;

99

INVESTIGAO LABORATORIAL
-!

Albumina

Microalbuminria: Medida de nefropatia diabtica! Determinao da microalbuminria permite a deteco de complicaes renais; Sinal PRECOCE e REVERSVEL de leso renal.

100

COMPLICAES
DOENA RENAL
!!

10-25% dos pacientes tratados com doena renal terminal apresentam NEFROPATIA DIABTICA; Provocado por doena dos pequenos vasos sanguneos (glomrulo renal) associada ao diabetes; Manifestao inicial: Proteinria; Depois, a funo renal declina com ELEVAO DA URIA E CREATININA PLASMTICA, levando insuficincia renal;
101

!!

!! !!

COMPLICAES
DOENA RENAL
!!

Avaliao da microalbuminria til para detectar esta desordem precocemente; Permite o retardamento da evoluo pela estabilizao dos nveis de glicemia; A presena de microalbuminria em diabticos tipo 1 sugere maior risco de contrair nefropatia diabtica; Nos diabticos tipo 2, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e infarto do miocrdio.

!!

!!

!!

102

COMPLICAES
CETOACIDOSE DIABTICA

!!

Pacientes portadores de episdios hiperglicmicos, quando no tratados, desenvolvem cetoacidose! Caracterizado por deficincia grave de insulina associada elevao do glucagon e demais hormnios contra-reguladores; Como se desenvolve???

!!

!!

103

CETOACIDOSE DIABTICA
Diminuio do transporte de glicose para os tecidos

Hiperglicemia

Glicosria = Diurese osmtica

Desidratao
104

CETOACIDOSE DIABTICA
Deficincia/ resistncia insulina

Liplise

Excesso de produo de cidos graxos

Cetonas = Acidose metablica e Cetonria

105

CARACTERSTICAS CETOACIDOSE DIABTICA

!! !!

Ocorre geralmente com Hiperglicemia >300 mg/dL; Controle importante nas situaes em que a glicemia se encontra acima dos 250 mg/dl; Acidose metablica apresenta: anons indeterminados elevados, pH sanguneo < 7,30 e bicarbonato < 15 mmol/L; Cetonemia e Cetonria;

!!

!!

106

CARACTERSTICAS CETOACIDOSE DIABTICA Dor abdominal: Elevaes da amilase (diagnsticos errneos de pancreatite aguda);
!! !! !!

!!

Perda de gua e eletrlitos; Vmito; Nveis de creatinina elevados em virtude da desidratao; Alteraes do ritmo respiratrio; Gasometria arterial = CO2 reduzido (abaixo de 5 mmol/ L nos casos severos);
107

!! !!

CARACTERSTICAS CETOACIDOSE DIABTICA

!! !! !!

Hlito cetnico (acetona); Cefalia, mal-estar; Em situaes de normalidade, os resultados da cetonemia devem encontrar-se abaixo dos 0,6 mmol/L; Glicemia superior a 250 mg/dl, cetonemia maior que 3 mmol/l.

!!

108

TRATAMENTO CETOACIDOSE DIABTICA

!! -!

ADMINISTRAO DE: Lquidos: Geralmente paciente DESIDRATADOS, sendo essencial administrar salina para restaurar circulao; Insulina: Insulina intravenosa!

-!

Intramuscular = Alternativa
-!

Potssio: Pacientes com CAD sempre tem nveis de potssio anormais.

Objetivo: Manter o potssio srico entre 4 e 5 mEq/l


109

TRATAMENTO CETOACIDOSE DIABTICA

!!

Em casos graves (concentrao de on hidrognio alta > 100nmol/L) administrar bicarbonato de sdio IV;

110

Anda mungkin juga menyukai