Anda di halaman 1dari 9

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

Coisas da Arquitetura
Just another WordPress.com weblog

Tcnicas construtivas do perodo colonial I


Publicado em 06/09/2010 | 8 Comentrios

Slv io Colin

Foto Pedro Martinelli

A alv enaria uma tcnica de confeco de muros utilizando tijolos, lajotas ou pedras de mo, aglutinados entre si por meio de uma argamassa. No perodo do Brasil colonial as argamassas mais utilizadas eram de cal e areia ou de barro.

O adobe uma lajota feita de barro com dimenses aprox imadas de 20 x 20 x 40 cm, compactados manualmente em formas de madeira, postos a secar sombra durante certo numero de dias e depois ao sol. O barro dev e conter dosagem correta de argila e areia, para no ficar nem muito quebradia, nem demasiadamente plstica. Para melhorar sua resistncia, pode-se acrescentar fibras v egetais ou estrume de boi. As lajotas assim confeccionadas so assentadas com barro, e rev estidas com reboco de argamassa de cal e areia. Embora encontremos importantes construes feitas inteiramente de adobe, como a matriz de Santa Rita Duro, MG[1 ], o material era usualmente reserv ado a div isrias interiores.

coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/

1/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

Fig. 1 Adobe. Confeco e assentamento

Usando a mesma matria prima a argila, o tijolo cermico difere do adobe pelas suas dimenses menores e pelo fato de ser cozido em fornos, a altas temperaturas. Sua durabilidade o riv aliza com a pedra. Foi talv ez o primeiro material de construo durv el utilizado pelo homem. Alis, mesmo o homem fora feito de argila, de acordo com a Bblia, que ensinav a a utiliz-lo [2],e sua presena assinalav a para a possibilidade de v ida sedentria, junto aos aluv ies dos rios. O Porto de Ishtar, na Babilnia, do sculo IV a.C. e a Muralha da China, do sculo III a.C., constituem-se em ex emplos no somente da durabilidade como tambm do grau de ev oluo a que chegou esta tcnica no perodo proto-histrico. Desde o sculo XV II, o tijolo era comumente empregado na Bahia e em 1 7 1 1 j ex iste registro de uma olaria em Ouro Preto. A precariedade de condies, entretanto, reserv av a a maior parte da produo das olarias para telhas. As alv enarias de tijolos somente v o se tornar comuns no sculo XIX. Nos sculos precedentes perde, em importncia para a taipa de pilo, a pedra e cal, e mesmo o adobe. Encontramos, entretanto, fiadas de tijolos associadas pedra em muros de pedra e cal.

Fig. 2 Alv enaria de tijolos. Aparelhos.

Era o material que conferia maior resistncia aos muros, razo porque era utilizada nas fortificaes, igrejas monumentais e nas construes oficiais. No incio da colonizao, ainda no sculo XV I, j encontramos construes assim realizadas. o caso da torre que Duarte Coelho ergueu em Olinda em 1 535. Foi a tcnica preferida das igrejas de Ouro Preto [3].

coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/

2/12

Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

Fig. 3 Alv enaria de pedra As pedras utilizadas eram calcrios, arenitos ou pedra de rio e granitos , no Rio de Janeiro, e mesmo a pedra-sabo e a canga [4], em Minas. As argamassas eram cal e areia, mais resistente, ou o barro, onde no ex istia a disponibilidade de cal. As pedras eram de tamanho v ariv el, at 40 cm na maior dimenso ou mais, e acabamento irregular, sem qualquer trabalho de aparelhagem. Pedras menores eram colocadas para calar as maiores. Na alv enaria de pedra seca, dispensada a argamassa. As paredes tm grande espessura (0,60 a 1 ,00 m) e so assentadas com a ajuda de formas de madeira. Esta tcnica mais utilizada para muros ex teriores. As pedras de mo, maiores, contornadas por pedras menores recebe o nome de cangicado.

Fig. 4 Canjicado.

Por cantaria entendemos o serv io utilizando a pedra lav rada de maneira precisa, de modo que as peas se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o aux lio de argamassa aglutinante. Para o assentamento rigoroso utilizam-se grampos metlicos e, s v ezes, leo de baleia como adesiv o, para aux iliar na v edao. Apesar de ser um serv io sofisticado, que ex ige profissional bastante habilitado o canteiro , tambm milenar. Os templos gregos e romanos, as grandes catedrais mediev ais foram, em sua maioria, ex ecutados em cantaria.

coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/

3/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

Fig. 5 Aparelho de cantaria e aparelho misto de cantaria e alv enaria de pedra. No Brasil, entretanto, como tambm em Portugal, dev ido dificuldade de mo de obra qualificada e tambm dev ido ao custo, a cantaria no era utilizada na totalidade do edifcio, mas apenas em suas partes mais importantes: nos frontispcios, nas soleiras, nas pilastras, nas cornijas, nos portais, nas janelas e nos cunhais, sendo, no restante das v edaes, utilizada outra tcnica mural. O aparelho das pedras no era muito elaborado, ex ceto no Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do sculo XV III.

Fig 6. Portal de cantaria. Imagem RODRIGUES, 1 97 9.

A taipa de pilo foi o material mais empregado nas construes coloniais no Brasil, dev ido sobretudo abundncia de matria prima o barro v ermelho, relativ a facilidade de ex ecuo, satisfatria durabilidade [5] e s ex celentes condies de proteo que oferece quando recebem manuteno adequada. uma tcnica de origem mourisca praticada pelos portugueses e espanhis desde tempos imemoriais, conhecida tambm pelos negros africanos. Era de uso comum na Europa,
coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/ 4/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

at meados do sculo XIX. Na Frana recebia o nome de pis.

Fig. 7 Taipal e pilo. Imagem BARDOU, 1 981 , p. 1 9 A tcnica consiste em amassar com um pilo o barro colocado em formas de madeira, os taipais , semelhantes s formas de concreto utilizadas hoje. Os taipais tm somente os elementos laterais, e so estruturados por tbuas e montantes de madeira, fix ados por meio de cunhas, em baix o, e um torniquete em cima. Suas dimenses so de aprox imadamente 1 ,0 m de altura por 3,0 a 4,0 m lateralmente, e tm a espessura final da parede, 0,6 m a 1 m. Aps a secagem, o taipal desmontado e deslocado para a posio v izinha. E assim sucessiv amente.

Fig. 8 Ex ecuo da taipa de pilo. Imagem BARDOU, 1 981 , p. 20. Os critrios de escolha do barro no se conserv aram plenamente, de v ez que dependia de tradio oral e ficou perdida no tempo. Sabe-se que, semelhante ao adobe, dev e ser uma mistura bem dosada de argila e areia e alguma fibra v egetal, crina de animal ou mesmo estrume. Podia-se tambm misturar leo de baleia, que conferia uma resistncia ex traordinria [6]. O barro colocado em pequenas quantidades, em camadas sucessiv as de aprox imadamente 20 cm, que se reduzem a 1 0 ou 1 5 cm depois de comprimidas. A secagem durav a de 4 a 6 meses, findos os quais as paredes poderiam receber rev estimento, geralmente argamassa de cal e areia, que lhe aumentav a a resistncia. A esta argamassa era, s v ezes acrescentada bosta de v aca. O resultado era uma argamassa capaz de resistir mais forte e duradoura chuv a [7 ]. Como a parede no podia receber gua de chuv a, alguma prov idncias eram
coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/ 5/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

tomadas, entre elas o uso de grandes beirais e a elev ao acima do terreno com alv enaria de pedra. Paulo Santos nos fala de uma construo ex istente em Cabo Frio, datando de pelo menos trs sculos, de taipa de pilo, cuja resistncia to grande, a ponto de se assemelhar ao nosso concreto [8] Uma v ariante do sistema, chamado formigo [9], consiste em misturar massa de barro pedras midas e pedras maiores (pedras de mo). A taipa de pilo foi mais utilizada nas regies de So Paulo e Gois. Em Minas, a encontramos em igrejas mais antigas e em residncias. Nas cadeias, quando no era possv el sua ex ecuo com pedra e cal, a taipa era reforada com engradamento de madeira, nas paredes e nos pisos.

Fig. 9 Taipa de pilo reforada com madeira, utilizada nas cadeias. Fonte BARRETO, P. T. Casas de cmara e cadeia In: Arquitetura Oficial I,

Pau-a-pique, taipa de sebe, taipa de mo, barro armado ou taipa de sopapo , so div ersos nomes para um dos sistemas mais utilizados tanto nos tempos da colnia como ainda hoje em construes rurais, dev ido a suas qualidades baix ssimo custo (todos os materiais so naturais), resistncia e durabilidade. Conhecido dos indgenas e dos negros africanos, utilizado no Nordeste, nos Massaps e em Minas.

Fig. 1 0 Construo em pau-a-pique rustica. Imagem BARDOU, 1 98, p. 49.

6/12

12/11/12

Na sua v erso mais depurada, consiste em uma estrutura mestra de peas de madeira, cuja seo pode v ariar 50 x 50 cm, 40 x 40 cm at 20 x 20 cm composta de esteios peas v erticais enterradas no solo, baldrames peas horizontais inferiores, e frechais peas horizontais superiores. Os esteios tem comprimento de at 1 5 m, dos quais 2 a 4 m so enterrados.

Fig. 1 1 Construo em pau-a-pique apurada. Detalhe. Imagem SANTOS, 1 951 A parte ex trema dos esteios, que ficav a enterrada no era afeioada em seo quadrada, mantendo a forma rolia das rv ores. Era popularmente denominada nabo . As madeiras preferidas era a Aroeira ou Brana. Os baldrames era ligados aos esteios por sambladuras tipo rabo-de-andorinha. Entre os esteios e os frechais eram ento colocados paus rolios v erticais (paus-a-pique), de aprox imadamente 1 0 cm de dimetro. A este eram ligados horizontalmente outros mais finos, compondo uma malha quadrangular, em apenas um dos lados ou nos dois lados. Esta trama era amarrada com cordes de seda, linho, cnhamo ou buriti. Feita a trama, o barro era jogado e apertado com as mos, da o nome de sopapo.

Fig. 1 2 Elementos de estrutura em pau-a-pique apurada. Imagem SANTOS, 1 951 No caso de paredes muito altas, utilizam-se peas intermedirias entre o baldrame e o frechal,
coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/ 7/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

denominadas madres [1 0]. Sob os ba ldrames esto os socos, o espao preenchido com alv enaria, funcionando apenas para v edao. Para reforo do baldrame, entre este e o solo, pode-se colocar peas de madeira, denominadas burros. Paulo Santos nos informa de div ersas igrejas de Minas construdas por esta tcnica: Santa Rita e Nossa Senhora do , em Sabar, Matriz de Nossa Senhora da Conceio, em Catas Altas, Nossa Senhora das Mercs, em Mariana, Nossa Senhora das Mercs e Perdes em Ouro Preto [1 1 ]. Era a tcnica muito utilizada tambm para div isrias internas, sobretudo nos pav imentos elev ados, em construes cujas paredes ex ternas eram de taipa de pilo.

Em tudo semelhante ao sistema anterior no que se refere estrutura principal, dele difere quanto v edao. Neste caso o v o entre os esteios, estes tambm denominados enxaimis, e as madres, baldrames e frechais, reforado com peas inclinadas nos cantos ou na diagonal dos quadros. Estas peas tm o nome de cruz de Santo Andr ou aspas francesas . O v o preenchido com adobe ou mesmo tijolos. Esta tcnica tambm milenar, utilizada na Europa mediev al, e muito popular no sul do pas. Mas tanto Paulo Santos como Sy lv io de V asconcelos registram a utilizao em outras regies.

Fig. 1 3 Muro de enx aimel. Imagem BARDOU, 1 981

Tabique uma div isria feita com estrutura de v igas de madeira e rev estimento de tbuas. um serv io e grande simplicidade e facilidade de ex ecuo, utilizado no Brasil colonial sobretudo para div isrias internas. As madeira utilizadas so as mesmas das estruturas de maior responsabilidade,
coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/ 8/12

12/11/12 Tcnicas construtiv as do perodo colonial I | Coisas da Arquitetura

isto , aroeira, ip, peroba, maaranduba, jatob, e tambm aquelas de menor densidade como o cedro, a canela, o v inhtico, a cav ina, entre outras. Esta grande simplicidade entretanto no quer dizer que lhe foi reserv ado papel de menor responsabilidade. O ex emplo mais marcante , sem dv ida, o da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto, cujas paredes ex ternas so de alv enaria de pedra e a parede da nav e, de madeira, conferindo-lhe a forma poligonal.

Fig. 1 4 Tabique. Imagem www.masisa.com

Fig. 1 5 Planta da matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto com as div isrias da nav e construdas em tabique. Imagem SANTOS, 1 951

Notas [1 ] BAZIN, 1 956, V ol. 1 , p. 58.


coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtiv as-do-periodo-colonial-i/ 9/12

Anda mungkin juga menyukai