Anda di halaman 1dari 13

ESCOLA DJALMA PESSOA JULIANA CARDOSO FRANCO TURMA: 1 ANO D

MEMORIAL

SALVADOR 2014

ESCOLA DJALMA PESSOA JULIANA CARDOSO FRANCO TURMA: 1 ANO D

MEMORIAL

Trabalho solicitado pelos professores das discipilnas de Redao,Histria, Atualidade, Filosofia e sociologia e realizado por Juliana Cardoso Franco do 1 ano D, com objetivo de realizarmos um documento, uma petio ou uma obra do qual guarda histria (memria) do qual digna de ser contada ou lembrada.

SALVADOR 2014

APRESENTAAO
O memorial o resultado de uma narrativa da prpria experincia retomada a partir dos fatos significativos que nos vm lembrana. Gnero textual onde aparecem suas lembranas, memrias e tudo aquilo que voc se lembra, desde suas vitrias at suas tristezas e derrotas. O objetivo desse memorial fazer com que as coisas que realmente marcaram nossa vida seja desde criana at os dias atuais sejam recordadas.

DEDICATRIA Este memorial dedicado a uma pessoa muito especial na minha vida, uma segunda me, na qual deixou saudades e muitas lembranas. Minha me duas vezes, aquela que me d a maior fora para diminuir minhas fraquezas e fortificar o que existe de mais belo dentro de mim. Que me ensinou a trilhar o caminho do bem, minha av cheia de pacincia, que a todos servia... mulher prendada, que cozinhava, que sorria...Esta era minha av, um pouco Cardoso e com o passar do tempo, um pedao de mim...

MENSAGEM A gente nasce, cresce, comea a criar nossas razes, vive, apanha. Cria novas histrias, novos laos, amigos e momentos, nos perdemos no tempo, nos erros, camos e choramos. Nos reerguemos, recomeamos e aos poucos nos repomos, cultivamos novas amizades, resgatamos os laos e amizades verdadeiros e continuamos. Por fim envelhecemos, experientes, calejados e sbios, at o dia em que deixamos de fazer parte desta vida. Assim a vida, um ciclo, onde nascemos, vivemos o nosso tempo e partimos, onde passamos anos tentando fazer o certo, da melhor maneira possvel, quando na verdade fazer o correto da vida viver o presente sem se preocupar com o amanha, pois hoje nos sabemos o que podemos fazer, para onde ir... No amanha, tudo pode mudar e a vida uma caixinha de surpresas... No permita-se ficar preso as suas emoes, deixe-as flurem, viva a vida da forma que queres, seja feliz enquanto h tempo, pois no sabemos quanto tempo ainda nos resta!

A minha infncia foi marcada pelos finais de semana na casa da vov onde eu passava boa parte do dia assistindo desenhos e sendo mimada, das fantasias das datas comemorativas, de quando eu ia pra escola com o cheirinho da vov e pelas brincadeiras de rua. Na poca das festas e dos feriados anuais onde eu voltava para casa vestida de coelhinha, com aquele bigodinho por causa do feriado do dia dos pais, era to bom e hoje em dia no se v mais isso. Quem um dia vai dizer que no sente falta dos carinhos e mimos da vov? Que no sente falta da comida, das historias, da paciencia da vov? De ir pra escola toda feliz, sabendo qe na hora da sada ela estaria l, pra te dar aquele abrao que era s dela. As crianas de hoje em dia nunca iro saber o que jogar bola, pular elstico, sete pedrinhas, 5 cortes, brincar de boneca, amarelinha, mame na rua, pular corda, esconde-esconde,ciranda cirandinha, pega-pega, policia e ladro, chicotinho queimado, brincar de gude.. Brincadeiras que deixaram saudades de um tempo que no volta mais. , posso afirmar que ao contrrio de boa parte dos jovens de hoje em dia, eu tive infncia. O tempo passou, e aquela criana que tinha um mundo colorido, cheio de fantasias e de inocencia, comeou a ver o mundo com outros olhos, perdendo a inocencia, e percebendo que acabara de ingressar num novo mundo, o mundo das escolhas, das novas amizades, dos medos, segredos, amores. Um mundo onde no se pode errar, onde tem que dar o seu melhor, saber fazer escolhas certas e aprender que nem tudo como parece. A adolescencia chega e a puberdade comea a trazer modificaes no nosso corpo, uma poca extraordinria, onde eu descobri minha personalidade e a minha identidade. Tomar decises, as mudanas de humor. Aquele mundo estranho, coisa nova, um pouco dificil de se adaptar, onde nada fixo, tudo passageiro. Onde os medos tomam conta de si, medo de errar, de no ser suficiente, medo das escolhas, a fase da insegurana, e da confiana extrema em amizades, da descoberta de sentimentos, e no meio disso tudo, descobri um sentimento, o amor. E percebi que no como nos filmes, nem nas novelas que no fim sempre d certo e que a vida deixa de ser um conto de fadas, e comea a ser realidade, onde nem sempre as coisas vo dar certo e nada perfeito.

Tudo comeou quando eu recebi o convite de uma amiga pra passar uma tarde, e a eu o conheci. Logo de cara eu me interessei, me envolvi, e passamos por diversas barreiras, por ser muito nova e minha me nao aceitar, mas nada que atrapalhasse o sentimento crescer. Ele entrou na minha vida, num momento que foi muito dificil, logo depois que eu perdi meu pai. uma pessoa que me ensinou muito, me fez enxergar o mundo de maneira diferente, sempre esteve do meu lado quando eu mais precisei, nos momentos bons e principalmente nos ruins, foi meu porto seguro, meu ponto de apoio. Depois de tantas brigas, tantos risos, dificuldades, estamos aqui perto de completar 3 anos de namoro, firme e forte para enfrentar tudo que estiver por vir, um ao lado do outro. Passei por dificuldades, mas nada que me impea de sorrir. Uma das grandes perdas da minha vida, foi quando eu perdi minha av. Av, a segurana do abrao quente,o colo que aconchega, da certeza nos momentos de incerteza, do olho no olho, sem julgar . A mo segura de quem j viveu, a saudade na ida E a pergunta da demora, o amor, quase perfeito, que carrega no peito o

menor gesto de quem agora cresce. Afinal, nunca esperamos perder uma pessoa assim no ? meio dificil de aceitar que ela se foi, e que o que ficaram so lembranas, que o tempo jamais apagar. Logo em seguida, perdi meu pai, como existe aquela coisa que o nosso pai o nosso heri , um dos meus pontos de equilibrio, onde eu encontrava fora pra continuar. como se voc estivesse numa corda bamba, ou voc segue em frente ou voc olha pra baixo e desaba. Nunca imaginaria passar um dia dos pais, ou o dia da av sem eles, como se faltasse um pedao que ningum conseguisse preencher.Mas a vida assim, temos que aprender a lidar com as perdas, e aprender a seguir em frente. A vida me ensinou a dizer adeus s pessoas que amo, sem tir-las do meu corao. Pra mim, no importa onde eles estejam, estaro com orgulho de mim, e essa a minha concepo de enxergar o mundo. Mas, olhando por outro lado, quem acha que perder ser menor na vida, e sempre quer vitria perde a glria de chorar, eu que j no sou assim, muito de ganhar.. Junto as mos ao meu redor, fao o melhor que sou capaz s pra viver em paz..

Como toda adolescente, tenho sonhos, e um deles ser independente, e logo depois, fazer engenharia mecnica. Tive medos, e ainda tenho. Tenho uma me que uma me e um pai ao mesmo tempo, que t sempre comigo, me apoiando em qualquer decisao, me entendendo, e me dando os melhores conselhos que algum poderia dar mim. E a vida me ensinou a no desistir de lutar, a procurar evoluir, e enfrentar a vida da melhor maneira possivel, com seus altos e baixos, no me achar nem melhor nem pior que ninguem, nao ter dio, pena ou raiva de algum, isso no me faz bem, exclui do que minha alma contem. A ser sempre eu, e no deixar ningum me influenciar, e viver minha vida do meu jeito.

CONCLUSO Fazer o memorial foi uma experincia realmente incrvel onde eu puder me lembrar de algumas pocas da minha vida que realmente foram marcantes e inesquecveis. Fazer isso foi realmente interessante e incrvel, pois, eu achei at que estava escrevendo um filme sobre a minha vida, pois foi como se passa- se um filme de toda minha vida na minha mente e isso me deixou bastante feliz . Diante de tudo que eu escrevi e vivenciei eu posso dizer que eu tirei muitas coisas boas disso , mas uma principal foi : vida a vida pois, ela curta .

ANEXOS

Anda mungkin juga menyukai