Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

TRABALHO PS-GRADUAO

(Processos de Fabricao de Eixo)

Aluno: Emerson Ronaldo Bortolani 930919-6

SO JOS DO RIO PRETO - SP 2013

Possveis Processos de Fabricao para Eixo


Um eixo pode ser fabricado por 5 diferentes tipos de processos: Torneamento, forjamento, fundio, extruso e sinterizao. Estes processos de fabricao sero descritos abaixo:

Torneamento
Um eixo pode ser fabricado por torneamento de barras redondas trefiladas de at 60mm e laminadas de 60mm a 150mm. O processo de torneamento um processo que se baseia no movimento da pea em torno do seu prprio eixo, ou seja, um torneamento. O torneamento uma operao de usinagem que permite trabalhar peas cilndricas movidas por um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo. O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com mquinas ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da pea a ser trabalhada. O cavaco cortado por uma ferramenta de um s gume cortante, que deve ter uma dureza superior a do material a ser cortado. No torneamento, a ferramenta penetra na pea, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo A, permite o corte contnuo e regular do material.

Forjamento
O forjamento o processo antecessor de todos os processos de transformao por deformao plstica, pois tribos hindus desde 1500 antes de cristo j usavam esse processo para forjar ouro, prata e o ferro. Na idade mdia se usava esse processo para fabricar amaduras e armas. Forjamento um processo de conformao mecnica realizado por martelamento ou prensagem. Enquanto o martelamento produz deformao principalmente nas camadas superficiais, a prensagem atinge camadas mais profundas e, a deformao resultante mais regular do que a do martelamento. O forjamento realizado a quente, ou seja, s temperaturas acima das de recristalizao do metal, embora alguns metais possam ser forjados a frio. A temperatura mxima do forjamento corresponde aquela em que pode ocorrer fuso incipiente, ou acelerao da oxidao e, a temperatura mnima corresponde aquela abaixo da qual poder comear o encruamento. Para o caso dos aos carbono, a faixa usual de temperatura entre 800 e 10000 C. Nos aos ligas, as temperaturas empregadas so mais elevadas, variando conforme os elementos constituintes. Existem dois tipos de forjamento, o primeiro e mais antigo o forjamento por impacto que a aplicao de fora instantnea em uma rea relativamente pequena. Mas a desvantagem do mtodo por impacto que necessita-se de usinagem aps o processo. O segundo mtodo de forjamento o forjamento por presso. Nesse processo uma presso continua e devagar aplicada na rea a ser forjada. Pode ser realizada a quente ou a frio, e o forjamento por presso mais econmico do que o por impacto e grandes tolerncias de dimenso so obtidas. O processo de forjamento o que tem menor custo de fabricao pois se tem a perda mnima de material.

Fundio
A fundio se destaca dos outros mtodos principais de processos de fabricao no s por ser um dos mais antigos, mas porque um dos mais versteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode produzir por esse processo. Pode ser considerado tanto um processo inicial, produzindo lingotes para laminao e forjamento, quanto intermedirio, produzindo peas semi-acabadas que sofrero posterior usinagem. O processo de fundio consiste em vazar (despejar) metal lquido num molde contendo uma cavidade com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. No se restringe apenas s ligas de ao, mas a vrios tipos de ligas metlicas, desde que apresentem temperatura de fuso noelevada e fluidez adequada. Os mais utilizados so: aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas. A fundio permite obter, de modo econmico, peas grandes ou de geometria complexa, sua principal vantagem em relao a outros processos. Porm existem tambm desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, microporosidade e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao, como conformao a quente. Existem muitas variantes no processo de fundio (grau de automao, produtividade, preciso dimensional, acabamento superficial, etc.), entretanto destaca-se a influncia do tipo de molde nas propriedades fsicas do material resultante. Por este motivo os processos de fundio so muitas vezes classificados de acordo com o tipo de molde utilizado. Alm disso, podem tambm ser classificados pela fora ou presso usada para preencher o molde com o metal lquido (por gravidade ou por presso).

Extruso
Extruso um processo de conformao mecnica que consiste na compresso de um cilindro slido, por exemplo, de metal alumnio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifcio existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifcio e formar um perfil extrusado, sob o efeito de altas presses e elevadas temperaturas de trabalho. Este processo de extruso conhecido como extruso direta. Todo o processo de extruso ocorre com o metal no estado slido, diferente do processo de Injeo onde o metal est no estado lquido. A extruso pode ser a frio ou a quente,

sendo que normalmente quando a quente o processo ocorre com o metal aquecido a uma faixa de temperatura que est diretamente atrelada ao metal e a liga que ser extrusada. Existem dois tipos de tcnicas de extruso: Extruso Direta, trata-se do processo onde a matriz (ferramenta) fica fixa. O tarugo colocado em um container (camisa) mvel. Os dois (camisa e tarugo) so aproximados e posicionados contra a matriz e um mbolo (pisto) comprime este tarugo contra a matriz formando o perfil.

Sinterizao
A Metalurgia do p, comumente denominada sinterizao, vem a ser um processo altamente desenvolvido de manufatura de peas metlicas ferrosas e no ferrosas. Basicamente, os ps metlicos so prensados em ferramental apropriado com posterior aquecimento sob condies controladas a temperaturas abaixo do ponto de fuso do metal base para promover ligao metalrgica entre as partculas. Esse aquecimento, chamado sinterizao, normalmente confere massa de p aglomerada as propriedades fsicas e mecnicas desejadas. comum, entretanto, a ocorrncia de outras fases de processo que permitem alcanar valores mais rigorosos de resistncia mecnica, tolerncia dimensional, acabamento, etc. Fundamentalmente, a sinterizao um processo onde a economia de material levada ao extremo: no h gerao de cavacos (os quais numa usinagem convencional podem representar at 50% do peso original da pea bruta, nem carepas e tendo ainda vantagem de controlando-se a densidade, eliminar pesos mortos indesejveis no produto final. Mesmo levando em considerao necessidade de operaes posteriores de usinagem, uma pea sinterizada normal, usa mais de 97% de sua matria original. A considerao dos aspectos econmicos torna ainda mais significativos quando se fabricam peas de formas complexas, tolerncia dimensionais rigorosas e grandes lotes de produo.

A sinterizao a etapa do processo de metalurgia do p em que uma massa de partculas, na forma do compactado verde ou confinado em moldes, aquecida mediante lenta passagem temperatura abaixo do ponto de fuso do metal ou liga, levando em conta condies controladas de temperaturas, tempo de permanncia, velocidade do aquecimento/resfriamento e atmosfera. Basicamente, a sinterizao um processo de estado slido, ocorrendo ligao qumica e metalrgica das partculas do p no sentido de eliminar ou diminuir a porosidade existente no compactado verde, formando um corpo coerente provido das propriedades fsicas primrias do sinterizado. Em diversos casos, a temperatura de sinterizao suficientemente alta para fundir um ou mais componentes do material, caracterizando a chamada sinterizao com fase lquida. Sob o ponto de vista de economia e funcionalidade do processo, o desejvel ter o produto sinterizado acabado aps esta operao. Entretanto, quando certas caractersticas fsicas e dimensionais no so atingidas, podem-se promover operaes subseqentes de recompresso, resinterizao, infiltrao com metais de mais baixo ponto de fuso, etc. Os efeitos da sinterizao sobre as propriedades do produto final muito importante e seu conhecimento til na sua correta aplicao funcional. A sinterizao comumente processada em fornos contnuos, caracterizados por trs zonas de operao: pr-aquecimento, manuteno e resfriamento.

Vantagens e Desvantagens
Ser citado abaixo as vantagens e desvantagens para o processo de Forjamento e de Metalurgia do P

Forjamento Vantagens:
Controlando a deformao durante o processo de forjamento, pode-se melhorar as propriedades mecnicas da pea produzindo um alinhamento direcional, melhorando assim propriedades de tenses, ductibilidade, impacto e resistncia a fadiga. As fibras podem ser alinhadas na direo em pontos onde ocorrem mximas tenses. Menor custo de fabricao, pois se tem a mnima perda de material.

Desvantagens:
As peas a serem forjadas geralmente necessitam de usinagem depois do processo de forjamento Os equipamentos so muito caros

Metalurigia do P Vantagens:
Reduz perda de matria prima ao minimo Facilita o controle da composio qumica Elimina ou reduz operao de usinagem Produtos obtidos de alta pureza

Desvantagens:
Limita a forma geomtrica Obriga a execuo de grandes lotes de produo Limita o tamanho da pea

Anda mungkin juga menyukai