Anda di halaman 1dari 15

FERRO FUNDIDO IRMO DO AO

O FERRO FUNDIDO
Ferro (do latim ferrum) um elemento qumico, smbolo Fe, de nmero atmico 26 (26 prtons e 26 eltrons) e massa atmica 56 u. temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado slido. extrado da natureza sob a forma de minrio de ferro que, depois de passado para o estgio de ferro-gusa, atravs de processos de transformao, usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono d-se origem a vrias formas de ao. O ferro tem sido historicamente importante, at mesmo um perodo da histria recebeu o nome de Idade do Ferro. O ferro, atualmente, utilizado extensivamente para a produo de ao, liga metlica para a produo de ferramentas, mquinas, veculos de transporte ( automveis, navios, etc. ), como elemento estrutural de pontes, edifcios, e uma infinidade de outras aplicaes.

IRMO DO AO
O ferro fundido, tambm chamado de irmo do ao, uma liga de ferro em mistura com os elementos, carbono e silcio. Forma uma liga metlica de ferro, carbono (a partir de 2 a 4,5% ), silcio (entre 1 e 3%) e podendo conter tambm outros elementos qumicos. Sua diferena para o ao que este tambm uma liga metlica formada essencialmente por ferro e carbono, mas com percentagens entre 0,008 e 2,11%. Os ferros fundidos dividem-se em trs tipos principais: branco, cinzento e nodular. Alm desses trs tipos principais de ferro fundido, destacam-se como ligas de ferro fundido, outros dois tipos e no menos importantes.

Ferro Fundido Malevel Ferro Fundido Nodular Austemperado

OBTENO DO FERRO FUNDIDO


Os ferros fundidos so ligas de ferro e carbono com teores elevados de silcio e tambm so fabricados a partir do ferro gusa. S que nesse irmo do ao, o carbono est presente com teores entre 2 e 4,5%. E, se eles tm mais carbono, inevitvel que eles fiquem mais duros do que o ao. Alm disso, por causa do silcio, forma-se grafite em sua estrutura. Por isso eles so mais frgeis! Portanto, no possvel forj-los, estir-los, lamin-los ou verg-los em qualquer temperatura. A transformao acontece em dois tipos de fornos: o forno eltrico e o forno cubil; No forno eltrico, o processo semelhante ao de produo do ao. O forno cubil trabalha com ferro-gusa, sucata de ao, calcrio (para separar as impurezas), ferro silcio, ferro-mangans e coque, como combustvel. Ele funciona sob o princpio da contracorrente (como o alto-forno), ou seja, a carga metlica e o coque descem e os gases sobem.

FERRO FUNDIDO BRANCO


Menos comum que o ferro fundido cinzento, o branco utilizado em peas em que se
necessite elevada resistncia abraso. Este tipo de ferro fundido no possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o

carbono encontra-se combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada


resistncia a abraso. Praticamente no pode ser usinado. A pea deve ser fundida diretamente em suas formas finais; ou muito prximo delas,

a fim de que possa ser usinada por processos de abraso


com pouca remoo de material.

FERRO FUNDIDO CINZENTO


Entre os ferros fundidos, o cinzento o mais comum, devido s suas caractersticas como baixo custo (em geral fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devido presena de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundio, permitindo a fundio de peas com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricao, j que no exige equipamentos complexos para controle de fuso e solidificao. Este tipo de material utilizado em larga escala pela indstria de mquinas e indstria automobilstica, ferroviria, naval e outras. equipamentos,

FERRO FUNDIDO NODULAR


O ferro fundido nodular uma classe de ferro fundido onde o carbono (grafite) permanece livre na matriz metlica, porm em forma esferoidal. Este formato do grafite faz com que a ductilidade seja superior, conferindo aos materiais caractersticas que o aproximam do ao. A presena das esferas ou ndulos de grafite mantm as caractersticas de boa usinabilidade e razovel estabilidade dimensional. Seu custo ligeiramente maior quando comparado ao ferro fundido cinzento, devido s estreitas faixas de composio qumicas utilizadas para este material. O ferro fundido nodular utilizado na indstria para a confeco de peas que necessitem de maior resistncia a impactos em relao aos ferros fundidos cinzentos, alm de maior resistncia trao e resistncia ao escoamento, caracterstica que os ferros fundidos cinzentos comuns no possuem temperatura ambiente.

Propriedades mecnicas dos nodulares: Boa resistncia mecnica trao; Boa ductilidade e resilncia; Boa resistncia compresso.
Nota: Resilincia ou resilncia um conceito oriundo da fsica, que se refere propriedade de que so dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.

FERRO FUNDIDO MALEVEL


O ferro fundido malevel um material que rene as vantagens do ao e as do ferro fundido cinzento. Assim, ele tem, ao mesmo tempo, alta resistncia mecnica e alta fluidez no estado lquido, o que permite a produo de peas complexas e finas. O ferro fundido malevel produzido a partir de um ferro fundido branco submetido a um tratamento trmico, por vrias horas, que torna as peas fabricadas com esse material, mais resistente ao choque e s deformaes. Dependendo das condies do tratamento trmico, o ferro pode apresentar o ncleo preto ou branco. O ferro fundido malevel de ncleo preto (ou americano) passa por um tratamento trmico em atmosfera neutra, em que a cementita se decompe em ferro e carbono e, no qual, o carbono forma uma grafita compacta,

diferente da forma laminada dos ferros fundidos


cinzentos. Ele usado para a fabricao de suportes de molas, caixas de direo, cubos de rodas, bielas, conexes para tubulaes hidrulicas e industriais.

FERRO MALEVEL DE FUNDO BRANCO


O ferro fundido malevel de ncleo branco passa por um tratamento trmico, em atmosfera oxidante, no qual o carbono removido por descarbonetao, no havendo formao de grafita. Por causa disso, ele adquire caractersticas semelhantes s de um ao de baixo carbono e pode ser soldado. um material indicado para a fabricao de barras de toro, corpos de mancais, flanges para tubos de escapamento. Descarbonetao O processo de descarbonetao uma mudana na estrutura e no contedo do ao, no qual alguns dos tomos de carbono contidos na camada superficial do ao sero perdidos. A descarbonetao o processo oposto carburao, ou seja, visa reduzir o teor de carbono em metais (geralmente do ao). A descarbonetao ocorre quando o carbono no metal reage com os gases presentes na atmosfera.

FERRO FUNDIDO NODULAR AUSTEMPERADO


Os ferros nodulares austemperados apresentam excelente combinao de resistncia mecnica e ductilidade. Para componentes onde a ductilidade de especial importncia, como em peas de suspenso de veculos, foram desenvolvidos os nodulares austemperados com microestrutura de ferrita prvia + ausferrita, obtidos por austenitizao parcial dentro da zona crtica. So apresentados resultados mostrando que a austenitizao inicia-se em contornos de clulas eutticas, consequncia da segregao de elementos de liga substitucionais, prosseguindo posteriormente para o interior das clulas, com localizao preferencial junto aos contornos de gro ferrticos. A microestrutura resultante mostra uma boa distribuio de ausferrita, o que contribui para os bons resultados de propriedades mecnicas obtidos. Propriedades mecnicas: - Alta resistncia mecnica; - Alta resistncia ao impacto; - Alta resistncia fadiga;

APLICAES DO FERRO FUNDIDO


O Ferro fundido est substituindo alguns tipos de aos e os ferros fundidos maleveis, na maioria de suas aplicaes. Mancais, virabrequins, cubos de roda, caixas de diferencial, peas de sistema de transmisso de automveis, caminhes e tratores so produtos fabricados com o ferro fundido nodular. Essas informaes esto reunidas no quadro a seguir:

Tipo de ferro fundido

Propriedades

Produtos

Ferro fundido cinzento

Boa usinabilidade. Blocos e cabeotes de Capacidade de amortecer motor, carcaas e plats vibraes. de embreagem, discos e tambores de freio; suportes, bases e barramentos de mquinas industriais. Dureza e fragilidade. Elevada resistncia compresso. Resistncia ao desgaste e abraso. Equipamentos de manuseio de terra, minerao e moagem; rodas de vages; revestimentos de moinhos.

Ferro fundido branco

Ferro fundido malevel (preto ou branco)

Alta resistncia mecnica e alta fluidez no estado lquido. Resistncia ao choque e s deformaes.

Suportes de molas, caixas de direo, cubos de roda; Conexes para tubulaes hidrulicas e industriais; suportes de barras de toro, copos de mancais, flanges para tubos de escapamento.

Ferro fundido nodular

Ductilidade, tenacidade, usinabilidade. Resistncia mecnica e corroso.

Mancais, virabrequins, caixas de diferencial, carcaas de transmisso, caixas satlites para automveis, caminhes e tratores.

NORMATIZAO
Os produtos de ferro fundido, assim como os de ao, e de qualquer outro tipo de material so normalizados, ou seja, seguem as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Os ferros fundidos so classificados segundo as normas da ABNT e da DIN. Os ferros fundidos cinzentos, por exemplo, so designados por FC, pela ABNT, ou GG, pela norma DIN, e os algarismos que acompanham indicam o limite de resistncia trao. Exemplo: FC20 significa ferro fundido cinzento.

Com limite de resistncia em 200 Mpa.


Aproximadamente 20 kgf/mm.

RESUMO
O que determina a classificao em cinzento ou branco a aparncia da fratura do material depois que ele resfriou. E essa aparncia, por sua vez, determinada pela forma como o carbono se apresenta depois que a massa metlica solidifica. E ele se apresenta sob duas formas: como cementita (Fe3C) ou como grafita, um mineral de carbono usado, por exemplo, na fabricao do lpis. Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido ser:

Cinzento Malevel

Branco

Nodular

CONCLUSO
O ferro fundido o que chamamos de uma liga ternria. Isso quer dizer que ele composto de trs elementos: ferro, carbono e silcio. Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga so acrescentados para dar alguma propriedade especial liga bsica.
Conclui-se de forma satisfatria com a aquisio das informaes obtidas em aula que o ferro fundido cinzento possui uma boa usinabilidade e capacidade de amortecer vibraes que o ferro fundido branco tem elevada resistncia a compresso e possui resistncia ao desgaste e braso, o ferro malevel contm alta resistncia mecnica, alta fluidez no estado lquido e resistncia ao choque e as deformaes e por ltimo observado o ferro fundido nodular tem boa ductibilidade, tenacidade e usinabilidade tendo tambm resistncia mecnica e corroso.

Anda mungkin juga menyukai