Anda di halaman 1dari 10

Mtodos empricos para detetar prticas de manipulao de resultados

Auditoria
Manuel Ricardo Cunha PROFESSOR AUXILIAR DA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTO DA UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA E SCIO (NO ROC) DA MARQUES DA CUNHA, ARLINDO DUARTE & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

Earnings are of good quality if they do not reverse.


Penman (2012)

1. Introduo
A temtica da qualidade da informao tem assumido nos ltimos anos um papel fulcral na literatura de contabilidade e finanas. Os investidores e outros stakeholders utilizam a informao produzida pelo rgo de gesto de uma entidade para tomarem decises financeiras informadas e racionais, assumindo, numa situao normal, que essa informao apresenta qualidade. A evidncia emprica, e os princpios de teoria da agncia, demonstram no entanto que existem incentivos claros aos gestores para adotarem prticas de contabilidade criativa, ou como se diz na gria econmica anglo-saxnica, para o jogo dos nmeros financeiros (financial numbers game). As prticas de contabilidade criativa variam no entanto no grau, ou legalidade, com que os produtores da informao financeira intervm no processo. Em certos casos apenas se observa a utilizao em seu benefcio da discricionariedade permitida pelos princpios contabilsticos vigentes. Em outros contextos, os incentivos so to fortes que so adotadas pelos gestores prticas de contabilidade agressiva, ou mesmo relato contabilstico fraudulento, como observado em inmeros escndalos financeiros tornados pblicos nos ltimos anos. As estratgias utilizadas pelos gestores, ou outros responsveis pelo relato financeiro, com vista a empolarem, ou atenuarem, resultados contabilsticos so comummente designadas de prticas de manipulao de resultados. Visamos assim apresentar os mtodos empricos existentes para a deteo dessas prticas de manipulao de resultados. Na prxima seco claramente definido o conceito de manipulao de resultados, enquadrada a temtica e apresentados os principais incentivos a essa prtica. Segue-se uma breve descrio dos principais tipos e prticas identificadas de manipulao de resultados. A principal seco deste trabalho apresenta os principais mtodos empricos e os principais estudos da literatura acadmica de manipulao de resultados, assim como as principais evidncias empricas e factos estilizados encontrados. O estudo termina com uma anlise da ao do auditor na deteo de prticas de manipulao de resultados na seo 5, a qual contrariamente aos mtodos empricos acadmicos baseados na anlise de grandes amostras ou tendncias de carcter geral, orientada para a deteo de situaes concretas e observveis, pela utilizao de mtodos assertivos de pormenor ao nvel micro. Finalmente, na seo 6 so apresentadas as principais concluses deste trabalho.

2. Manipulao de Resultados Enquadramento e Incentivos


A manipulao de resultados, no sentido da terminologia anglo-saxnica de earnings management, conceito considerado neste estudo, pode ser definida de forma geral como uma estratgia de gesto de resultados contabilsticos resultante da discricionariedade dos rgos de gesto no que respeita a opes contabilsticas e fluxos de caixa operacionais (Ronen e Yaari, 2007).1 Mulford e Comiskey (2005), em maior detalhe, definem earnings management como a manipulao ativa de resultados em direo a um alvo pr-defini-

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

15

Auditoria
do, o qual pode ser definido pelo rgo de gesto, uma previso de analistas, um determinado limiar contratual, ou um montante consistente com uma srie de resultados de tendncia sustentada ou alisada. Healy e Wahlen (1999) afirmam que se est na presena de earnings management quando os gestores utilizam o seu julgamento no relato financeiro ou na conceo de transaes, com vista a ludibriarem alguns ou todos os stakeholders acerca da performance da empresa, ou com vista a influenciarem desfechos contratuais contingentes a determinados nmeros financeiros. A literatura existente refere assim diferentes incentivos prtica de manipulao de resultados. Healy e Whalen (1999) agrupam os tipos de incentivos em trs grandes grupos: mercado de capitais, contratos e legislao e regulao. Mulford e Comiskey (2005) mencionam como principais recompensas ou incentivos manipulao de resultados os efeitos sobre a cotao das aes, efeitos sobre o custo e o acesso ao endividamento, efeitos sobre compensao de executivos e efeitos polticos ou de regulao. Moreira (2008) menciona ainda o incentivo relacionado com o imposto sobre o rendimento, em linha com o preconizado por Boynton et al (1992) e Guenther (1994) relativamente a alteraes de taxa de imposto. sendo impostas penalidades ou mesmo cancelamento dos financiamentos, no caso do seu incumprimento. Sweeney (1994) encontra evidncia de prtica de manipulao de resultados no limiar de cumprimento contratual.

2.3 Incentivos legais, de regulao e polticos


Os incentivos legais manipulao de resultados observam forte paralelismo com os incentivos contratuais. Em determinados setores sujeitos a legislao especial, como por exemplo a banca ou o setor da construo, a capacidade para operar est dependente do cumprimento de determinados rcios ou condies. Existe assim um claro incentivo a prticas de manipulao positiva de resultados. No que respeita a incentivos polticos, Mulford e Comiskey (2005) defendem que as grandes empresas, pblicas ou sujeitas a forte regulao, como no setor das utilities ou com exploraes em pases em desenvolvimento, detm um incentivo para subavaliarem os seus resultados, por forma a estarem sujeitas a menor escrutnio, evitando aquilo que se denominou na gria como resultados obscenos. Adicionalmente, em determinados pases, a demonstrao de debilidade financeira pode incentivar formas de protecionismo aduaneiro (Jones, 1991).

2.1 Incentivos do mercado nanceiro e remunerao de executivos


Segundo Mulford e Comiskey (2005), no mercado financeiro, os investidores procuram ativos financeiros (aes) de empresas que apresentem uma srie de resultados elevados e sustentveis que se materializem em cash-flow no presente, ou em exerccios futuros. Consequentemente, empresas que relatem uma maior capacidade de gerao de resultados observam efeitos positivos na sua cotao, o que enriquece gestores detentores de aes, gestores cuja compensao seja baseada em aes ou stock options, ou dependente dos resultados, incentivando a prtica de manipulao de resultados. Adicionalmente, os investidores preferem resultados com maior estabilidade e menor volatilidade, que permitam maior certeza na previso da tendncia dos resultados, com reflexo positivo na cotao (Francis et al, 2004). Existe assim tambm um claro incentivo para a prtica de alisamento de resultados, income smoothing na terminologia anglo-saxnica, uma forma de manipulao de resultados que visa eliminar resultados anormalmente altos ou baixos, reduzindo e armazenando resultados de anos melhores para serem utilizados em anos menos favorveis, ou seja, a constituio de reservas de resultados, denominadas na terminologia anglo-saxnica cookie jar reserves. Um maior nvel de resultados, preferencialmente estvel, transmite tambm ao mercado uma imagem de qualidade de crdito, e consequentemente traz normalmente um rating de crdito superior (Baralexis, 2004 e Missioner Pera, 2004). A prtica de manipulao de resultados pode ter assim tambm como motivao o acesso ao crdito, ou a obteno de condies de crdito mais vantajosas.

2.4 Incentivos scais


O efeito fiscal, em especial o imposto sobre o rendimento, observa substancial relevncia em determinados contextos empresariais, como situaes em que propriedade e gesto so comuns, e nos quais existe uma relao direta entre contabilidade e fiscalidade, contexto em que surge um incentivo claro a uma reduo discricionria dos resultados (Moreira, 2008). Sendo muito relevante no contexto portugus, este incentivo no entanto muitas vezes esquecido na literatura acadmica internacional, pela separao entre contabilidade e fiscalidade vigente nos pases anglo-saxnicos, em especial os Estados Unidos, sendo exceo estudos como Boynton et al (1992) e Guenther (1994).

3. Estratgias de Manipulao de Resultados


Shilit (2010) e Mulford e Comiskey (2005) sistematizam as principais formas ou estratgias de manipulao de resultados de forma bastante prxima, aquilo que se denomina na gria de financial shenanigans, em linha com a restante literatura. O tipo de manipulao adotado depende em primeira instncia do sinal do efeito que se quer produzir. Os principais tipos de manipulao de resultados so assim o reconhecimento de rdito ou ganhos prematuramente ou de forma fictcia, o reconhecimento de rdito no recorrente como recorrente, o adiar do reconhecimento de gastos ou perdas para perodos futuros, o ocultar de gastos ou perdas, o protelar o reconhecimento de rdito para exerccios futuros, ou o antecipar de gastos futuros para o perodo corrente. Estas prticas de manipulao de

2.2 Incentivos contratuais


A prtica de manipulao de resultados pode ser tambm induzida por incentivos contratuais. Em determinados contratos, como contratos de financiamento bancrio, emisses obrigacionistas, ou contratos de crdito comercial, as empresas tm clusulas especficas de cumprimento de determinados rcios financeiros (covenants),

16

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

Auditoria
Manuel Ricardo Cunha
PROFESSOR AUXILIAR DA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTO DA UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA E SCIO (NO ROC) DA MARQUES DA CUNHA, ARLINDO DUARTE & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

resultados no so no entanto nicas, sendo o limite apenas a natureza criativa da mente humana.

3.1 Reconhecimento prematuro de rdito ou ganhos


A evidncia emprica demonstra que o reconhecimento prematuro de rdito ou ganhos efetuado por diversas formas. Uma destas formas o reconhecimento de vendas antes de serem cumpridas todas as obrigaes contratuais, por exemplo estendendo o perodo terico de reconhecimento de vendas para o perodo seguinte. Outra forma o reconhecimento de rdito em excesso do que seria esperado pelo grau de execuo (ou percentagem de acabamento) de um contrato. Por vezes, com vista a empolarem as vendas, as empresas reconhecem vendas antes da aceitao final do produto pelo adquirente, ou mesmo antes do seu envio, ou ainda de produtos consignao. Outra forma tpica de rdito prematuramente reconhecido o reconhecimento quando o pagamento pelo adquirente incerto ou mesmo desnecessrio, por exemplo por concesso de um tempo excessivamente alargado para pagar, ou acordos (side letters) permitindo a devoluo do produto. Em todas estas formas de manipulao de resultados o rdito no reconhecido da forma que seria expectvel tendo em conta os princpios contabilsticos geralmente aceites, sendo antecipado o momento de reconhecimento.

de transaes sem substncia econmica, nas quais por exemplo o cliente no tem obrigao de aceitar ou pagar o produto, pelo reconhecimento de transaes com partes relacionadas ou afiliadas, pelo reconhecimento como rdito de recebimentos que no o configuram (por exemplo, fluxos de caixa provenientes de dvida), ou reconhecimento de rdito de transaes legtimas por valores inflacionados.

3.3 Reconhecimento de rdito no recorrente como recorrente


Empresas em situao deficitria utilizam com frequncia transaes extraordinrias, ou no recorrentes, como elemento de melhoria dos seus resultados, induzindo em erro os leitores das demonstraes financeiras. Isto efetuado normalmente utilizando transaes de carcter nico e classificando-as de forma errnea como recorrentes. Estas tcnicas afetam a avaliao de empresas que utiliza de forma consistente apenas a componente persistente dos resultados (Penman, 2012).

3.4 Adiar o reconhecimento de gastos ou perdas


Quando as empresas incorrem numa despesa, sem o correspondente benefcio econmico ter sido recebido, efetuada a capitalizao dessa despesa, sendo reconhecido um ativo. A capitalizao agressiva ou indevida de despesa operacional corrente, a depreciao ou amortizao em perodos demasiado alargados, ou o no reconhecimento de imparidades de ativos fixos, contas a receber, ou investimentos, constituem assim adiamentos de reconhecimento de gastos e perdas, sendo uma das formas mais populares de manipulao de resultados.

3.2 Reconhecimento de rdito ctcio


Em contraste com o reconhecimento de rdito prematuro, onde as vendas antecipadas apresentam legitimidade, o reconhecimento de rdito fictcio implica o reconhecimento de uma venda ou prestao de servios no existente, e normalmente efetuado pelo registo

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

17

Auditoria

3.5 Adiar o reconhecimento de rendimentos ou ganhos


Conforme analisado na seco 2, os gestores podem ter incentivos para alisamento de resultados, ou para reduo de imposto sobre o rendimento. Nestas situaes observa-se prtica de transferncia de rendimentos ou ganhos do exerccio presente para perodos futuros. So na prtica criadas reservas - por exemplo por via de diferimentos, no momento de aquisies societrias, ou no reconhecimento de ganhos em produtos financeiros derivados - que permitem resultados futuros.

4. Mtodos Empricos de Deteo de Prticas de Manipulao de Resultados


O tema da prtica de manipulao de resultados um tema importante na literatura acadmica de contabilidade e finanas. A forma de estudo emprico da prtica de manipulao de resultados observa no entanto diferentes linhas de investigao. Entre os mtodos mais utilizados encontram-se os mtodos baseados em anlise de rcios e tendncias, os mtodos baseados em accruals, tanto considerando accruals agregados como accruals especficos, os mtodos baseados em casos de violaes de princpios contabilsticos claramente identificados, e os mtodos baseados na observao e anlise da distribuio dos resultados apresentados. Esta seco apresenta as principais metodologias nesta rea de investigao e algumas evidncias empricas.

3.6 Antecipar o reconhecimento de gastos ou perdas


Paralelamente ao adiamento do reconhecimento de rdito, ou rendimentos, pelos mesmos motivos, os gestores fazem o desreconhecimento de ativos e aumentam gastos e perdas no presente, por exemplo por estimativa/acrscimo ou por write-offs excessivos, criando reservas por forma a reduzir ou evitar gastos em perodos futuros. Um caso tpico so as situaes de Big Bath, nas quais os gestores reconhecem de forma generalizada imparidades, provises, write-offs e acrscimos de gastos, num esforo para tornar o balano extremamente conservador, com menores nveis de gastos a condicionarem resultados futuros. Esta prtica comum aquando de alterao da gesto ou quando j existem perdas no passveis de serem manipuladas e um sinal negativo ao mercado inevitvel no presente, protegendo-se, no entanto, o futuro.

4.1 Anlise de rcios e tendncias


Um mtodo emprico tradicional para anlise da existncia de prticas de manipulao de resultados a anlise de rcios e tendncias. Numa situao normal, de esperar que a relao/rcio entre determinadas rbricas das demonstraes financeiras, e ao longo dos diferentes perodos de relato, observe um carcter de regularidade, ou que, caso o mesmo carcter regular seja interrompido, exista um motivo econmico racional para esse facto. Caso esse motivo no exista, as divergncias no padro de estabilidade devem ser consideradas indcios de potencial manipulao.

18

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

Auditoria
Manuel Ricardo Cunha
PROFESSOR AUXILIAR DA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTO DA UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA E SCIO (NO ROC) DA MARQUES DA CUNHA, ARLINDO DUARTE & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

Penman (2012) prope diferentes testes diagnstico para deteo de manipulao dos resultados operacionais, baseados na deteo de manipulao de vendas, manipulao de gastos fundamentais e itens no recorrentes. Para deteo de manipulao do volume de vendas sugere rcios e anlise da evoluo de vendas face a contas a receber, crditos de garantias, acrscimos de vendas, e recebimentos (em especial estes ltimos, pois no so facilmente manipulveis). Para deteo de manipulao de gastos Penman (2012) sugere: a normalizao do volume de negcios e do resultado operacional e a sua comparao com os montantes no normalizados; a anlise cuidada de rcios e tendncias de gastos de amortizao e depreciao face ao total de ativos e despesas de investimento; a anlise crtica dos accruals face ao resultado operacional, ao total de ativo e ao crescimento das vendas; a anlise cuidada da evoluo de taxas efetivas de imposto e impostos diferidos; e a anlise cuidada de todos os valores registados baseados em estimativas, como elementos registados ao justo valor, imparidades, provises e financiamentos/passivos fora do balano. Na deteo de itens no recorrentes, Penman (2012) sugere especial ateno a gastos de reestruturao e o reconhecimento de fuses e aquisies, bem como das perdas ou ganhos associados. A metodologia de anlise de rcios e tendncias, apesar da sua enorme aplicabilidade prtica, e de ser eficiente para deteo em empresas individualmente, no muito disseminada na literatura acadmica emprica, pois a sua aplicao a amostras de alguma dimenso complexa, sendo difcil a identificao da varivel utilizada como elemento de manipulao e existindo uma dificuldade de claramente ser identificada uma variao num rcio ou tendncia como indcio de manipulao, pois a mesma variao pode ter como base uma razo econmica plausvel. Na seco 5, em que se discute a ao do auditor na deteo de prticas de manipulao de resultados, o papel da anlise de rcios e tendncias assume um papel fundamental na deteo das diferentes formas de manipulao de resultados.

os accruals observam menor facilidade de deteo pelos utentes da informao financeira (Moreira, 2008). Existe uma forte linha de investigao emprica sobre prticas de manipulao de resultados que tem como ponto de partida analisar a utilizao de accruals como indcio de prticas de manipulao de resultados. Embora existam estudos empricos baseados no total dos accruals como o indicador fundamental de prticas de manipulao de resultados, os modelos mais disseminados distinguem entre accruals resultantes da atividade normal da empresa no perodo, tendo em conta a performance, estratgia, prticas do setor, fatores macroeconmicos e outros fatores - accruals no discricionrios -, e accruals resultantes de transaes ou opes contabilsticas com vista a manipular resultados - accruals discricionrios. O modelo de Jones (1991) considerado o modelo basilar na literatura emprica de manipulao de resultados baseada em accruals. Modelos anteriores baseados na decomposio de accruals, como o de Ronen e Sadan (1981) que analisava o alisamento de resultados, Healey (1985) que analisava incentivos por via de compensao de executivos e descontinuidades na mesma, DeAngelo (1986) que analisava incentivos resultantes de um management buyout e Dechow e Sloan (1991) que analisava gastos com investigao e desenvolvimento, no apresentavam a capacidade de generalizao permitida pelo modelo de Jones (1991). Segundo Jones (1991), considerando um perodo pr-manipulao de resultados, o modelo abaixo permite a estimao dos accruals normais, ou no discricionrios de uma empresa i: A C C it= a i + 1i V N D it+ 2i A F T it+ it, onde V N D i t a variao das vendas do ano t, A F T i t o total de ativo fixo no ano t, e i t o erro do modelo, sendo todas as variveis deflacionadas pelo total de ativo do ano t-1. Os sinais esperados de 1 i e 2 i so respetivamente positivo e negativo, pois o primeiro est relacionado com crescimento das vendas, com o qual se estimaria um aumento dos accruals, e o segundo com as depreciaes, que observam sinal negativo. Os resultados do modelo permitem estimar para perodos futuros o accrual normal, ou no discricionrio. A diferena entre o valor estimado e o valor efetivo, ou seja, o erro U i t , representa a componente discricionria que, se significativamente diferente de zero, constitui indcio de manipulao e definido por: ^ U i t = A C C i t - ( 1 i V N D i t + 2 i A F T i t ) . Esta metodologia de deteo de manipulao de resultados baseada em accruals apresenta como principais vantagens a determinao do accrual discricionrio com base em variveis fundamentais e a capacidade de extenso do modelo para incluso de outras variveis que se consideram influenciar o nvel de accruals de natureza no discricionria. Dechow e Dichev (2002) baseiam as variveis explicativas dos accruals nos fluxos de caixa operacionais e inmeros estudos relacionam o nvel de accruals com outras variveis fundamentais, como nveis de financiamento e investimento. Adicionalmente, a metodologia pode ser estendida para a deteo de manipulao utilizando accruals especficos com alguma magnitude e fortemente dependentes de estimativas. Exemplos so os trabalhos de Beaver et al (1989), Whalen (1994) e Beaver e Engel (1996) usando as provises para crdito malparado na banca americana, ou o trabalho de McNichols e Wilson (1988) usando imparidades nas contas de clientes em empresas com um grande volume de

4.2 Mtodos baseados em accruals


Um dos mtodos mais disseminados de deteo emprica de prticas de manipulao de resultados o mtodo baseado nas variaes do capital circulante, em terminologia anglo-saxnica denominadas Accruals, nomenclatura que ser adotada neste estudo por motivos de simplicidade. Accruals surgem quando existe uma discrepncia entre o momento do fluxo de caixa e o momento do reconhecimento do resultado (Ronen e Yaari, 2007). O resultado operacional de uma empresa i no perodo t pode ser expresso como: R O it= C F O it+ A C C it, onde representa o fluxo de caixa operacional e os accruals. Durante a vida de uma entidade os resultados apresentados devem totalizar o total de fluxos de caixa, sendo assim os accruals totais zero, por via da reverso inevitvel de accruals passados em perodos futuros. O resultado do perodo composto assim por partes que se materializaram em fluxos de caixa e por outras partes que ainda no configuram recebimentos nem pagamentos. As opes contabilsticas dos gestores so consequentemente refletidas numa, ou em ambas as componentes do resultado. A componente de cash-flow apresenta no entanto menor capacidade de manipulao, pois a mesma implicaria a conivncia de terceiros. Mas, aes de manipulao sobre

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

19

Auditoria
contas a receber. Esta metodologia ainda passvel de ser aplicada setorialmente. A metodologia de deteo de manipulao de resultados baseada em accruals apresenta no entanto algumas desvantagens e limitaes, como a possibilidade de contaminao dos resultados por manipulao de resultados em perodos anteriores, escolhas inadequadas de variveis explicativas, e dificuldade de obteno de dados em srie temporal. Estas limitaes no so no entanto impeditivas que seja uma das metodologias mais populares e com melhores resultados na deteo de prticas de manipulao de resultados. manipulao utilizam prticas de manipulao de resultados. Moreira (2008) observa que as empresas portuguesas com altas necessidades de financiamento, consequentemente com incentivo para relatarem resultados slidos, apresentam uma distribuio com menor concentrao junto a resultados nulos do que as empresas com menores necessidades de financiamento. Moreira (2008) observa tambm que o incentivo fiscal aparenta ser relevante na manipulao de resultados efetuada por empresas portuguesas, as quais tm em conta no meramente a apresentao de resultados positivos, mas de resultados que lhes permitam usar o Pagamento Especial por Conta. Numa anlise simplista, a figura abaixo apresenta a distribuio dos resultados lquidos deflacionados pelo ativo total das 223 044 empresas portuguesas para o ano de 2011 disponveis na base de dados SABI:2
16000 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0
-110.5 -9 -7.5 -6 -4.5 -3 -1.5 7.5 1.5 4.5 10.5 -12 12 0 3 6 9

4.3 Mtodos baseados em casos de violaes de princpios contabilsticos


Existe uma linha de investigao que, identificando a posteriori situaes de violao do referencial contabilstico, analisa a forma como foi efetuada a manipulao de resultados. Por exemplo, Dechow et al (1996), Beasley (1996) e Beneish (1999) analisam casos nos Estados Unidos da Amrica e Peasnell et al (2001) no Reino Unido. Todos estes estudos tomam como base casos de manipulao de resultados identificados pelas autoridades responsveis (Securities and Exchange Commission e o Financial Reporting Review Panel). A vantagem desta metodologia a objetividade da identificao de situaes de manipulao e, consequentemente, um maior poder preditivo dos testes efetuados, assim como uma indicao clara de como a manipulao foi perpetrada. No entanto, os resultados obtidos so de difcil generalizao para uma populao de empresas, no s pelo carcter particular dos casos estudados, mas tambm pelo tamanho reduzido das amostras, que tornam a sua capacidade preditiva reduzida.

Figura 1: Distribuio do Rcio do Resultado Lquido sobre o Total de Ativo

Na anlise da figura acima, sem utilizao de quaisquer mtodos estatsticos complexos, pode ser observada a descontinuidade em torno de zero dos resultados das empresas portuguesas e a quebra da normalidade da distribuio de resultados que seria esperada para uma amostra da dimenso da utilizada. Este facto indicativo da existncia de prticas de manipulao de resultados. O mtodo baseado na anlise da distribuio dos resultados apresenta como grandes vantagens a no necessidade de medida direta de manipulao de resultados e a captura de forma imediata de todas as formas de manipulao de resultados, vantagens a que se acrescenta a capacidade de estimar a frequncia com que as empresas efetuam manipulao de resultados. No entanto, o pressuposto de que as descontinuidades so apenas explicadas pela existncia de prticas de manipulao de resultados e a no identificao dos mtodos utilizados para manipulao dos resultados, so comummente apresentados como desvantagens desta metodologia. Adicionalmente, a identificao de prticas de manipulao de resultados com o objetivo de atingir metas especficas, nmeros alvo, ou benchmarks, de difcil execuo utilizando esta metodologia.

4.4 Mtodos baseados em observao e anlise da distribuio dos resultados relatados


Os incentivos do mercado financeiro para a manipulao de resultados apresentados na seco 2 deste estudo mostram que evitado pelos gestores o relato, em primeiro lugar, de resultados negativos e, numa segunda fase, a apresentao de uma quebra ou inverso de tendncia dos resultados apresentados. Assim, de esperar que empresas com resultados preliminares negativos tnues utilizem prticas de earnings management que lhes permitam um relato de resultados positivos, e ainda que empresas com quebras ligeiras de resultados utilizem prticas similares para no apresentarem essas quebras, mas sim resultados consentneos com o previsto pelos analistas. Os mtodos empricos de deteo de manipulao de resultados baseados na anlise da distribuio dos resultados, como Burgstahler e Dichev (1997) e Degeorge et al (1999), baseiam-se na observao dos resultados apresentados e na anlise de descontinuidades na distribuio dos mesmos em certos pontos, com um nmero maior do que o esperado de observaes num dado intervalo, e menor noutro intervalo. Burgstahler e Dichev (1997) encontram evidncia de que 30 a 44% das empresas apresentando perdas antes da manipulao de resultados utilizam prticas de manipulao e que 8 a 12% das empresas com quebras de resultados antes de

5. A Ao do Auditor para Deteo de Prticas de Manipulao de Resultados


No seu papel de elemento de credibilizao das demonstraes financeiras, e de garante da qualidade da informao financeira, o

20

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

Auditoria
Manuel Ricardo Cunha
PROFESSOR AUXILIAR DA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTO DA UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA E SCIO (NO ROC) DA MARQUES DA CUNHA, ARLINDO DUARTE & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

Auditor um dos principais agentes dissuasores da prtica abusiva de manipulao de resultados (ver, por exemplo, Penman, 2012). Estudos empricos mostram mesmo que uma maior qualidade do auditor resulta em resultados contabilsticos mais conservadores (Kim, Chung e Firth, 2003 e Balsam, Krishnan e Yang, 2003). Detetando-se falhas nos processos de auditoria, tipicamente o auditor culpabiliza os rgos de gesto por ocultarem informao, ou invoca a natureza de teste dos procedimentos de auditoria, e o consequente risco de deteo (ver, por exemplo, Ronen e Yaari, 2007). Evidncia emprica mostra no entanto que muitas vezes os auditores tomam parte como consultores no processo de deciso de manipulao resultados, dentro dos limites dos princpios contabilsticos geralmente aceites (Turner, 2001). Nelson, Elliott e Tarpley (2002, 2003) concluem que de 515 processos de manipulao de resultados identificados por auditores, menos de metade resultaram em ajustamentos e menos de 1% resultam em modificaes de opinio. Os desenvolvimentos recentes da profisso e seu enquadramento no que respeita regulao, independncia, reputao, raio de ao e responsabilidade legal dos Auditores, nomeadamente Sarbanes-Oxley, resultaram no entanto num claro desincentivo da conivncia do auditor com prticas de manipulao de resultados. Abaixo so apresentados de forma sucinta alguns mtodos de deteo de prticas de manipulao de resultados que podem ser utilizados pelo auditor.

5.1 Mtodos empricos de deteo de prticas de manipulao de resultados pelo auditor


O auditor pode mitigar o risco de prticas de manipulao de resultados indesejadas por vrios meios: afastando clientes de elevado risco (Hertz, 2006); cobrando um prmio de risco a clientes de mais elevado risco (Gul, Chen e Tsui, 2003); incrementando o seu esforo - reduzindo o risco de deteo (De e Sen, 2002); negociando ajustamentos s demonstraes financeiras (Heninger, 2001); ou reduzindo a materialidade (Willekens, 2003). No entanto, nenhuma destas medidas garante o auditor, pois a deciso acerca da prtica de manipulao de resultados interna empresa. O auditor tem assim que, existindo evidncia de (ou suspeitando existir) prtica de manipulao de resultados, aplicar uma estratgia de deteo de manipulao de resultados (Giroux, 2004), e implementar procedimentos de auditoria (disponveis normalmente por via de checklists) que eliminem o seu risco de deteo dessa prtica, nos termos do proposto por Mulford e Comiskey (2005). A ao do auditor assim orientada para a deteo de situaes concretas de manipulao de resultados, via utilizao de mtodos assertivos, com carcter de detalhe (ou micro), os quais se diferenciam dos mtodos empricos acadmicos de deteo dessa prtica, os quais so orientados para a anlise da universalidade da prtica e suas condicionantes e para a captura de tendncias, com base na anlise de grandes amostras de empresas. Muitos dos procedimentos implementados pelo auditor configuram assim o clculo de rcios e anlise de tendncias, que conforme acima foi descrito por si s um mtodo emprico fundamental para deteo de manipulao de resultados (Penman,

...o Auditor um dos principais agentes dissuasores da prtica abusiva de manipulao de resultados...

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

21

Auditoria
2012). Estes procedimentos de deteo de prticas de manipulao de resultados, podem potencialmente agrupar-se por grandes tipos (Mulford e Comiskey, 2005):

d. PROCEDIMENTOS DE DETEO DE ATIVOS SOBREAVALIADOS i. Contas a Receber

O auditor tem assim que, existindo evidncia de (ou suspeitando existir) prtica de manipulao de resultados, aplicar uma estratgia de deteo de manipulao de resultados (Giroux, 2004), e implementar procedimentos de auditoria (disponveis normalmente por via de checklists) que eliminem o seu risco de deteo dessa prtica,...

Os procedimentos no que concerne a conta de Contas a Receber devero compreender, aps a anlise da poltica de crdito e reconhecimento dos mesmos, a anlise de tendncia das contas a receber e a sua comparao com a tendncia do volume de negcios. Adicionalmente, devero ser analisadas as imparidades reconhecidas e a sua suficincia, a tendncia das mesmas nos ltimos perodos de relato, deterioraes do ambiente econmico dos clientes e uma comparao com o setor.

ii. Inventrios
Os procedimentos no que respeita conta de Inventrios devero analisar a poltica de reconhecimento de inventrios, a sua tendncia ao longo do tempo, em especial no que respeita aos mtodos valorimtricos (FIFO e Custo Mdio) e a sua adequabilidade, a evoluo das margens brutas e o grau de rotao dos inventrios, em comparao com o setor e com a tendncia de preos do mercado do produto. Deve tambm ser analisada uma potencial sobreavaliao dos inventrios por reconhecimento de inventrios inexistentes ou por imparidades resultantes de obsolescncia ou deteriorao (especialmente em setores em rpida mutao tecnolgica).

a. PROCEDIMENTOS DE DETEO DE RDITO pREMATURO OU FICTCIO


Estes procedimentos compreendero a anlise da poltica de reconhecimento de rdito e sua mutao ao longo do tempo, a anlise dos procedimentos e momento de reconhecimento de rdito pela entidade, a existncia de acordos paralelos de devoluo ou reembolso, procedimentos alargados de reviso analtica, a anlise de rcios e tendncias, sobre o rdito e contas relacionadas, a anlise de transaes com partes relacionadas, a avaliao da capacidade instalada e sua adequao ao rdito verificado, a razoabilidade de contas a pagar e sua potencial relao com manipulao do rdito, a utilizao do mtodo da percentagem de acabamento e a razoabilidade das estimativas envolvidas.

iii. Investimentos e ativos detidos para negociao


A anlise das contas de investimentos e ativos detidos para negociao deve centrar-se fundamentalmente na anlise da necessidade de reconhecimento de ajustamentos de justo valor. Em ativos de dvida detida at maturidade, investimentos com carcter permanente, ou investimentos reconhecidos pelo mtodo da equivalncia patrimonial, deve ser avaliada a existncia de perdas permanentes de justo valor ou a existncia de imparidades. Em ativos detidos para negociao deve ser verificado se existem perdas no reconhecidas de justo valor que observem carcter de permanncia e afetem resultados futuros, ou um empolar dos capitais prprios por incrementos de justo valor que possam reverter no futuro devido a quebras de mercado.

b. PROCEDIMENTOS DE DETEO DE CApITALIZAO AgRESSIVA


Estes procedimentos devero compreender a anlise das polticas de capitalizao de gastos e sua comparao com o setor, a anlise da evoluo dos gastos capitalizados face ao volume de negcios, se os gastos capitalizados verificam as caratersticas de ativo e no excedem o valor de mercado e se os ativos criados esto disponveis para uso, e ainda a anlise de evidncia passada de uma poltica de capitalizao agressiva pela entidade (como o write-off de ativos resultantes de capitalizao).

c. PROCEDIMENTOS DE DETEO DE pERODOS DE DEpRECIAO/ AMORTIZAO ALARgADOS


Estes procedimentos devero compreender a anlise das polticas de depreciao e amortizao em vigor na entidade e a sua razoabilidade face s polticas mdias verificadas para o setor, um enfoque especial na presena de elevados perodos de depreciao e amortizao e/ou de um setor em mutao tecnolgica, e ainda a anlise de evidncia passada de uma poltica de perodos de depreciao ou amortizao alargados (como o reconhecimento de imparidades ou write-off de ativos com elevados perodos de depreciao ou amortizao).

e. PROCEDIMENTOS DE DETEO DE pASSIVOS SUBAVALIADOS i. Acrscimos de Gastos


A anlise dos acrscimos de gastos, com vista a deteo de prticas de manipulao de resultados, deve centrar-se em anlises de tendncia, comparaes da evoluo face ao total de rdito nos ltimos perodos e em anlises de se eventuais variaes em gastos gerais e administrativos, por exemplo, refletem verdadeiros incrementos de eficincia operacional.

22

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

Auditoria
Manuel Ricardo Cunha
PROFESSOR AUXILIAR DA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTO DA UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA E SCIO (NO ROC) DA MARQUES DA CUNHA, ARLINDO DUARTE & ASSOCIADOS, SROC, LDA.

ii. Contas a Pagar


No que respeita a contas a pagar, deve ser analisada a evoluo do prazo mdio de pagamento nos ltimos perodos e a sua comparao com o setor. Adicionalmente, devem ser escrutinadas as evolues de margem bruta e a sua previsibilidade e observada a existncia de paralelismo entre a evoluo das contas a pagar e dos inventrios.

Concluso
Neste estudo discutida a temtica da qualidade da informao, em especial da manipulao de resultados, e os mtodos empricos para a sua deteo. Os principais incentivos para a manipulao de resultados pelos gestores so apresentados como sendo produto do mercado financeiro, de mecanismos de remunerao de gestores, da fiscalidade, da legislao e regulao a que determinados setores esto sujeitos e de clusulas contratuais especficas, sendo ainda apresentadas as estratgias tpicas em que as empresas incorrem na sua prtica de manipulao de resultados. Conclui-se ainda que a literatura apresenta diversos mtodos empricos eficientes para a deteo de prticas de manipulao de resultados, que em grandes categorias se podem agrupar em anlise de rcios e tendncias, mtodos baseados em accruals, anlise da distribuio dos resultados e a anlise de casos identificados de manipulao pelas autoridades. Utilizando de forma simplista o mtodo de anlise da distribuio dos resultados conclui-se que existem indcios de manipulao de resultados no tecido empresarial portugus. efetuada ainda uma tentativa de resumo e sistematizao de aes e procedimentos a efetuar pelo auditor com vista a mitigar o risco de prticas de manipulao de resultados pelas empresas suas clientes, no caso de identificar situaes de incentivo s mesmas.

iii. Dvidas ao Estado


Os procedimentos a efetuar no que respeita a Estado devem ter em considerao a comparao da taxa efetiva de imposto sobre o rendimento com a taxa legal de imposto sobre o rendimento e a razoabilidade do montante reconhecido de ativos por impostos diferidos face s perspetivas futuras.

iv. Passivos Contingentes


No que concerne passivos contingentes, o auditor deve observar se h evidncia da existncia de passivos deste tipo no reconhecidos, evidncia essa resultante de divulgaes presentes nas notas s demonstraes financeiras, da anlise da operao da empresa, ou de procedimentos de auditoria.

REFERNCIAS Balsam, S., J. Krishnan, e J. S. Yang. 2003. Auditor Industry Specialization and Earnings Quality. Auditing: A Journal of Practice & Theory 22 (September), pp. 71-97. Baralexis, S. 2004. Creative Accounting in small advancing countries. Managerial Auditing Journal. 19 (3), pp. 440-461. Beasley, M. 1996. An Empirical Analysis of the Relation Between Board of Director Compensation and Financial Statement Fraud. The Accounting Review 71 (3), pp. 443-465. Beaver, W., C. Eger, S. Ryan and M. Wolfson. 1989 Financial Reporting and the Structure of Bank Share Prices. Journal of Accounting Research, pp. 157-178. Beaver, W., and E.E. Engel 1996. Discretionary Behavior with Respect to Allowance for Loan Losses and the Behavior of Securities Prices. Journal of Accounting and Economics, pp. 177-206. Beneish, M. 1999. Incentives and Penalties Related to Earnings Overstatements that Violate GAAP. The Accounting Review 74 (4), pp. 425-457. Boynton, C., P. Dobbins e G. Plesko 1992. Earnings Management and the Corporate Alternative Minimum Tax. Journal of Accounting Research 30, pp. 131-153. Burgstahler, D. e I. Dichev. 1997. Earnings management to avoid earnings decreases and losses. Journal of Accounting and Economics 24, pp. 99-126. De, S. e P. K. Sen. 2002. Legal Liabilities, Audit Accuracy and the Market for Audit Services Journal of Business Finance & Accounting, 291 3-4, pp. 353-410. DeAngelo, L. 1986. Accounting Numbers as Market Valuation Substitutes; A Study of Management Buyouts of Public Stockholders The Accounting Review, pp. 400-420. Dechow, P. e Dichev, I. 2002. The quality of accruals and earnings: the role of accrual estimation errors. The Accounting Review 77 (Supplement), pp. 35-59. Dechow, P. e R. Sloan. 1991. Executive incentives and the horizon problem: An empirical investigation Journal of Accounting and Economics 14, pp. 51-89 Dechow, P., R. Sloan e A. Sweeney. 1996. Causes and Consequences of Earnings Manipulations: An Analysis of Firms Subject to Enforcement Actions by the SEC. Contemporary Accounting Research 13 (1), pp. 1-36. Degeorge, F., J. Patel, e R. Zeckhauser. 1999. Earnings management to exceed thresholds. Journal of Business 72, pp. 1-33. Francis, J., R. LaFond, P. M. Olsson e K. Schipper 2004. Costs of Equity and Earnings Attributes The Accounting Review 79 (4), pp. 967-1010. Giroux, G. 2004. Detecting Earnings Management, Wiley Guenther, D. 1994. Earnings Management in Response to Corporate Tax Rate Changes: Evidence from the 1986 Tax Reform Act. The Accounting Review 69 (1), pp. 230-243. Gul, F. A., C. J. P. Chen; J. S. L. Tsui 2003 Discretionary accounting accruals, managers incentives, and audit fees Contemporary Accounting Research 20 (3), pp. 441-464. Healy, Paul M. 1985. The effect of bonus schemes on accounting decisions Journal of Accounting and Economics 1 (3), pp. 85-107 Healy, P. e J. Wahlen. 1999. A review of the earnings management literature and its implications for standard settings. Accounting Horizons 13 (4), pp. 365-383. Heninger, W. G. 2001. The association between auditor litigation and abnormal accruals The Accounting Review, 76 (1), pp. 76-111. Hertz, K. 2006. The Impact of SOX on Auditor Resignations and Dismissals University of Washington working paper Jones, J. 1991. Earnings management during import relief investigations. Journal of Accounting Research 29 (2), pp. 193-228. Kim, J.B., R. Chung, and M. Firth. 2003. Auditor conservatism, asymmetric monitoring and discretionary accrual choices. Contemporary Accounting Research 20, pp. 323360. McNichols, M. and G. Wilson. 1988. Evidence of earnings management from the provision for bad debts. Journal of Accounting Research 26 (Supplement), pp. 1-31. Missonier-Piera, F. 2004. Economic Determinants of Multiple Accounting Method Choices in a Swiss Context. Journal of International Financial Management & Accounting 15, pp. 118. Moreira, J. A. 2008 A Manipulao dos Resultados nas Empresas: um contributo para o estudo do caso Portugus, Jornal de Contabilidade da APOTEC Mulford, C. W. e E. E. Comiskey 2005. The Financial Numbers Game: Detecting Creative Accounting Practices, Wiley Nelson, M. W., J. A. Elliott, and R. L. Tarpley. 2002. Evidence from auditors about managers and auditors earnings-management decisions. Accounting Review 77 (Supplement), pp. 175-202. Nelson, M. W., J. A. Elliott, and R. L. Tarpley. 2003. How are earings managed? Examples from Auditor Accounting Horizons Supplement, pp. 17-35 Peasnell, K V., Pope, P. F. & Young, S. E. 2001. The characteristics of firms subject to adverse rulings by the financial reporting review panel, Accounting and Business Research 31 (4), pp. 291-311. Penman, S. H. 2012. Financial Statement Analysis and Security Valuation, Irwin Professional Pub. Ronen, J. e S. Sadan 1981. Smoothing Income Numbers: Objectives, Means, and Implications. Reading, MA: Addison-Wesley Ronen, J. e V. Yaari 2007. Earnings Management: Emerging Insights in Theory, Practice, and Research, Springer Series in Accounting Scholarship Shilit, H. 2010. Financial Shenanigans: How to Detect Accounting Gimmicks & Fraud in Financial Reports, Third Edition, McGraw-Hill Sweeney, A. 1994. Debt Covenant Violations and Managers Accounting Responses. Journal of Accounting and Economics 17, pp.281-308. Turner, L. E. 2001. The State of Financial Reporting Today: An Unfinished Chapter http://www.sec.gov/news/speech/spch508.htm Wahlen, J.M. 1994. The Nature of Information in Commercial Bank Loan Loss Disclosures. The Accounting Review, pp. 455-478. Willekens, M. 2003. Auditor Reporting Conservatism as a Defence Mechanism against Increased post-Enron Litigation Risk Working Paper, Catholic University of Leuven

1 Moreira (2008) defende que a expresso manipulao de resultados, no que respeita a investigao, no se deve afastar do conceito da expresso inglesa earnings management. A expresso manipulao de resultados apresenta uma conotao negativa, intuindo um ato fraudulento, mas nem sempre o ato de gerir (management) tem essa natureza, podendo ser apenas resultado do uso racional de opes contabilsticas permitidas pela flexibilidade do normativo contabilstico aplicvel. Giroux (2004) defende que a expresso earnings management cobre todo o espetro de manipulao contabilstica, desde prticas contabilsticas conservadoras at prticas de relato fraudulento. 2 SABI uma base de dados da Bureau van Dijk Electronic Publishing que disponibiliza dados financeiros, rcios e outros elementos relacionados de empresas portuguesas e espanholas.

REVISOrES AUDITOrES OUTUBRO_DEZEMBRO 2013

23

Anda mungkin juga menyukai