Anda di halaman 1dari 4

ESCOLA SECUNDRIA DE LOUSADA Cincias Fsico-Qumicas 10 Ano Ficha de apoio

Assunto:-Equilbrio trmico e lei zero da termodinmica-Lei de Stephan-Boltzmann-Lei de Wien-Temperatura mdia da Terra e efeito de estufa Nome: ______________________________________________________________________________________ N ______ Turma: ____

1. Energia - do Sol para a Terra

De toda a energia emitida pelo Sol que cerca de 3,9 x 1026 joules num segundo, apenas 1,8 x 1017 joules chegam Terra, j que a Terra um planeta relativamente pequeno e afastado do Sol. O Sol transfere energia para a Terra atravs da luz que nos envia, ou seja, por radiao. Tambm a Terra transfere energia para o espao atravs de radiao. Dizemos que o Sol e a Terra radiam energia, isto , transferem energia para as suas vizinhanas atravs de radiao. A radiao outro nome para ondas electromagnticas. Todas as ondas tm aspectos comuns. As ondas transportam energia sem transportar matria. Uma onda , portanto, a propagao de uma perturbao. As ondas numa corda, no mar, no ar (ondas sonoras), na Terra (ondas ssmicas) precisam de um meio para se propagar. Mas as ondas electromagnticas no; propagam-se mesmo no vazio. Apesar de o espao entre o Sol e a Terra ser vazio, a radiao solar - constituda por ondas electromagnticas - chega Terra. A sua velocidade de propagao a velocidade da luz, que se representa por c, e tem o valor 300 000 km/s no vazio. No ar a sua velocidade tambm tem aproximadamente este valor. Todas as ondas, independentemente da sua natureza, podem ser descritas por trs caractersticas: amplitude, comprimento de onda e perodo.

As ondas transportam energia que depende da sua amplitude e frequncia. Se duas ondas tiverem a mesma frequncia e amplitudes diferentes tem maior energia a onda de maior amplitude. Por exemplo. uma luz vermelha muito intensa (com grande amplitude) tem mais energia do que uma luz vermelha pouco intensa (com pequena amplitude). Se as ondas electromagnticas tiverem a mesma amplitude mas frequncias diferentes, mais energtica a que tiver maior frequncia (ou menor comprimento de onda). Em resumo: Ondas com a mesma amplitude: . Tem maior energia a que tiver maior frequncia (ou menor comprimento de onda). Ondas com a mesma frequncia (ou mesmo comprimento de onda): . Tem maior energia a que tiver maior amplitude. Quando a radiao incide num corpo parte dessa radiao reflectida na superfcie onde incide. Outra parte absorvida, podendo provocar aquecimento do corpo. Parte da radiao pode ainda atravessar o corpo: diz-se que o corpo transmite a radiao. A conservao da energia indica que a energia associada radiao incidente igual soma das energias das radiaes reflectida, absorvida e transmitida.

Um corpo diz-se opaco radiao quando no a transmite, ou seja, no se deixa atravessar por ela. Caso contrrio diz-se transparente. Mas pode ser opaco a uma dada luz com determinada frequncia e transmitir luz com outras frequncias. o caso de certos vidros: deixam passar luz visvel mas so praticamente opacos aos ultravioletas. O mesmo se passa com a radiao solar que atinge a atmosfera da Terra. Parte dela absorvida pela atmosfera como a radiao gama, os raios X, quase toda a radiao ultravioleta (a mais energtica) e infravermelha, e alguma radiao microondas. Diz-se que a atmosfera opaca a estas radiaes.

A radiao que transmitida pela atmosfera e chega superfcie terrestre pode ser captada por telescpios adequados a cada tipo de radiao. o caso da radiao visvel e das ondas usadas nas telecomunicaes (ondas de rdio e alguma radiao microondas), assim como radiao ultravioleta menos energtica e alguma radiao infravermelha mais energtica Fala-se de janelas atmosfricas, significando que a atmosfera transparente a estas radiaes, ou seja, deixa-se atravessar por elas.

A energia da radiao solar que incide perpendicularmente no topo da atmosfera terrestre, em todos os comprimentos de onda, cerca de 1370 J por cada metro quadrado e durante um segundo. Ou seja, 1370 J/(s m2), equivalente a 1370 W /m2. A este valor chama-se constante solar e a sua medio faz-se com satlites colocados acima da atmosfera. um valor mdio, adoptado pela Organizao Meteorolgica Mundial. Distribuio da energia que a Terra recebe: . cerca de 30% da radiao incidente reflectida na atmosfera, nas nuvens e na superfcie terrestre. Constitui o albedo do planeta; . a restante radiao incidente, 70%, distribui-se aproximadamente do seguinte modo: -19% absorvida pelas nuvens e atmosfera; a radiao ultravioleta mais energtica absorvida na termosfera e outra menos energtica na estratosfera; a maior parte da radiao infravermelha absorvida na baixa estratosfera e troposfera( ver fig. acima) - 51 % transmitida para a superfcie terrestre, mas s 25% desta radiao transmitida radiao directa do Sol; a restante, 26%, reflectida e dispersa para a superfcie da Terra pelas nuvens e pela atmosfera. A radiao que chega a um lugar da superfcie da Terra depende de factores como a latitude do lugar, a hora do dia, a poca do ano e a transparncia da atmosfera.
Por que que a temperatura mdia no est sempre a aumentar? De facto o nosso planeta recebe radiao solar mas tambm irradia energia, caso contrrio, a Terra aumentaria sempre a sua temperatura. Por outro lado, a quantidade de energia recebida pelo nosso planeta aproximadamente igual quantidade de energia que emite, no mesmo intervalo de tempo, permanecendo a temperatura mdia da Terra, praticamente, constante. Sem efeito de estufa a temperatura da Terra seria de aproximadamente -18C, e durante o dia a terra sofreria grandes oscilaes trmicas. Estes gases absorvem radiao infravermelha proveniente da Terra e reenviam parte dessa energia para a Terra o que permite que no haja grandes variaes trmicas ao longo do dia e que a temperatura mdia da terra seja de aproximadamente 15C. O que acontece com a Terra tambm sucede com todos os corpos, j que esto constantemente a emitir radiao e a receber energia por radiao de todos os outros corpos em seu redor. De onde vem a radiao emitida pelos corpos? Todos os corpos so constitudos por partculas (tomos, molculas, etc.) que esto em permanente agitao, emitindo ondas electromagnticas, cujas frequncias e amplitudes so variveis, devido ao diferente comportamento das partcu1as. Por consequncia, os espectros de radiao dos diferentes corpos so contnuos. O grfico da figura representa a intensidade da radiao emitida por unidade de comprimento de onda. A forma da curva puramente trmica e corresponde a uma emissor perfeito -corpo negro (emite a qualquer temperatura a quantidade mxima possvel de radiao em todos os comprimentos de onda e absorve toda a radiao que nele incide). A radiao emitida pelo

corpo negro s depende da temperatura e no da sua constituio. Todos os corpos emitem radiao num contnuo de comprimentos de onda e o comprimento de onda para o qual se d a emisso com intensidade mxima depende da temperatura. A intensidade total (I) da radiao trmica emitida por um corpo a energia emitida por unidade de tempo e de rea desse corpo, ou seja, a potncia por unidade de rea, que pode ser calculada pela rea sob a curva do grfico da figura, que proporcional com a quarta potncia da temperatura absoluta. Estas concluses so traduzidas pela Lei de Stefan-Boltzmann para um emissor perfeito: I= T4 P= A T4 Mas, na realidade, corpos reais no so emissores perfeitos, ou corpos negros, fala-se por isso em emissividade. A emissividade (e) um factor numrico compreendido entre zero e um, que depende da constituio do corpo emissor, caracterizando a tendncia de um corpo para emitir em relao a um emissor perfeito, sendo zero para um reflector perfeito e um para um emissor perfeito ou corpo negro. Sendo assim, a Lei de Stefan-Boltzmann para corpos reais traduz-se por: P= e A T4 P- potncia total emitida em todas as frequncias (W) A - rea da superfcie irradiadora (m2) T - temperatura absoluta a que o corpo se encontra (K) - constante de Boltzmann - 5,67 x 10-8 -2 -4 e - emissividade do material Wm K Quando varia a temperatura, o que acontece ao espectro de emisso trmica? Acima do zero absoluto, qualquer que seja a temperatura, os corpos negros emitem radiao em todas as frequncias. Contudo, existe uma zona em que emitem com intensidade mxima para cada temperatura. Quanto maior for a temperatura de um corpo, mais agitadas estaro as partculas que o constituem, por consequncia, as amplitudes e frequncias das suas oscilaes vo ser maiores e o espectro de emisso trmica modifica-se Observando a figura conclui-se que:. -A uma maior temperatura corresponde uma maior quantidade de energia emitida pelo corpo, por unidade de rea e de tempo (a rea por baixo da curva maior). - A mxima intensidade em cada uma das curvas ocorre para comprimentos de onda tanto maiores quanto menores forem as temperaturas - deslocamento de Wien, traduzido pela expresso: mx. = B/T B= 2,898 X 10-3 m K O deslocamento de Wien permite explicar a cor das estrelas e por consequncia a sua idade, j que estas caractersticas esto directamente relacionadas com a temperatura superfcie das mesmas. Verifica-se, por exemplo, para o Sol que a sua intensidade mxima de emisso situa-se na zona verde do visvel (a temperatura da camada exterior do Sol cerca da 5800 K). J para o nosso planeta, que emite radiao a temperaturas muito mais baixas, a sua mxima emisso situa-se na zona dos infravermelhos.

E os humanos tambm emitem radiao? Claro que sim, j que a nossa temperatura superior ao zero absoluto, ronda os 310 K, pela Lei de Wien verifica-se que a intensidade da nossa radiao mxima para comprimentos de onda prximos de 9,3 x 10-6 m, ou seja, na zona dos infravermelhos, s no detectamos esta radiao com os nossos olhos, j que corresponde a uma zona no visvel do espectro electromagntico. O contrrio tambm pode ser feito, ou seja, pode-se conhecer a temperatura de um corpo analisando a sua radiao. assim que se tem conhecimento, por exemplo, da temperatura do Sol, 5800 K, j referida. Quem emite e quem recebe radiao? Todos os corpos emitem e recebem radiao, sendo os bons emissores tambm bons absorsores. Se um corpo emite mais radiao do que recebe, ento arrefece, ou seja, a sua temperatura baixa e a da sua vizinhana sobe, recebendo a radiao emitida, at se atingir o equilbrio trmico, altura em que estas trocas de energia (taxas de absoro e emisso) so iguais, bem como a temperatura do corpo e da sua vizinhana - Lei Zero da Termodinmica - dois sistemas termodinmicos (sistemas constitudos por um elevado nmero de partculas e onde so apreciveis variaes de energia interna) em equilbrio trmico com um terceiro esto em equilbrio trmico entre si ( de referir que o equilbrio trmico tambm se atinge por outros processos que iremos referir mais frente). A variao de energia interna de um sistema, devido radiao, depende do balano entre a energia que absorve e emite e, se esta variao for igual a zero, fala-se em equilbrio trmico, apesar de o sistema emitir e receber radiao continuamente. Qual a temperatura mdia de "quase equilbrio" da Terra? O nosso planeta encontra-se numa situao de quase equilbrio trmico, j que a sua temperatura mdia praticamente constante. Para calcular o valor da temperatura mdia da Terra, pode-se adoptar um modelo matemtico que tem em considerao a Lei de Stefan-Boltzmann e a noo de que num sistema em equilbrio trmico as energias emitidas e absorvidas por unidade de tempo e por unidade de rea so iguais. Sendo assim, a energia emitida pela Terra mais atmosfera igual energia que recebe do Sol, que cerca de 70% da radiao solar incidente, cerca de 952 W por metro quadrado. Conhecendo a rea da superfcie da Terra e considerando que o nosso planeta tem uma emissividade de 1, obtm-se que a temperatura mdia da Terra cerca de 255 K = - 18 C O valor da temperatura encontrado pelo modelo matemtico muito inferior ao medido directamente (T = 15 C), pois T = 255 K = - 18 C T (K) = 273 + T (OC)).

Esta diferena deve-se fundamentalmente ao facto de se ter explorado o modelo matemtico, considerando ausente na atmosfera o efeito de estufa, isto , no se teve em conta o facto de na atmosfera existirem determinados gases (CO2 e H2O) que absorvem radiao infravermelha e, como qualquer outro corpo, reemitem radiao. Parte desta radiao atinge a superfcie da Terra, contribuindo para o seu aquecimento. Por outro lado, a radiao emitida pelo Sol tem o mximo de potncia na zona do visvel e a radiao emitida pela Terra tem o mximo na zona do infravermelho (sendo a primeira mais energtica do que a segunda). O aquecimento global deve-se fundamentalmente ao aumento do efeito de estufa. So vrias as actividades naturais e antropognicas que todos os dias emitem para a atmosfera gases como CO2, CFC, CH4, responsveis pela intensificao do referido efeito. Este aquecimento global poder trazer consequncias graves para o nosso planeta e consequentemente para o Homem, como, por exemplo: fuso dos glaciares, intensificao de alguns fenmenos meteorolgicos, tais como furaces, tempestades tropicais, ciclones.

Anda mungkin juga menyukai